Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONOBM

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
OBM

Description:
OBAMA da Onça

Author:
ACO1
(Other tests from this author)

Creation Date:
10/03/2021

Category:
Others

Number of questions: 76
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Tem a missão de coordenar o esforço integrado de defesa, bem como contribuir para a garantia da soberania, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem e do patrimônio nacional. Ministério das Forças Armadas EMCFA Ministério da Defesa Forças Armadas CEMCFA.
Qual é o orgão da administração pública federal, que tem a seu cargo a direção superior das Forças Armadas ? Conselho militar de defesa Estratégia de defesa Poder marítimo Ministério da Defesa Ministério do ataque.
Foi criado em 10 de junho de 1999, em substituição ao Estado-Maior das Forças Armadas e aos ministérios militares ? Ministério da Defesa Presidente da Republica Ministro da Defesa Politica nacional de Defesa Livro Branco de Defesa.
São competências de quem, os seguintes assuntos: orçamento de defesa; política de ensino de defesa; política nacional; política de defesa nacional e legislação de defesa e militar. Presidente da Republica Poder maritimo Ministério da Defesa Estratégia de Defesa Conselho militar de Defesa.
Como se divide a estrutura organizacional do ministério da Defesa ? Orgão de Estudo, assistência e apoio Orgão de Assessoramento Orgão de Assistência imediata e direta ao ministro de estado de defesa Orgão de especificos singulares Forças armadas Orgão Central de direção Orgão Colegiado.
Gabinete, Assessoria Especial de Planejamento, Assessoria especial Militar, Consultoria Jurídica, Secretaria de Controle Interno e Instituto Pandiá Calógeras são órgãos de: Assessoramento Assistência direta e imediata ao MD Estudo, de assistência e de apoio Colegiado Específicos singulares.
Escola Superior de Guerra, Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa e Hospital das Forças Armadas são exemplos de órgãos de: Central de direção Específicos singulares Colegiado Assistência direta e imediata ao MD Estudo, de assistência e de apoio.
Conselho Militar de Defesa e EMCFA (Gabinete do EMCFA, Chefia de Operações Conjuntas, Chefia de Assuntos Estratégicos e Chefia de Logística e Mobilização) são exemplos de órgãos de: Específicos singulares Forças Armadas Colegiado Assistência direta e imediata ao MD Assessoramento.
Secretaria de Orçamento e Organização Institucional, Secretaria de Produtos de Defesa, Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia são exemplos de órgãos de: Assessoramento Assistência direta e imediata ao MD Estudo, de assistência e de apoio Colegiado Específicos singulares.
O Conselho Deliberativo do Sistema de Proteção da Amazônia – Consipam é de que órgão?.
Departamento do Programa Calha Norte e Gabinete do Secretário-Geral são exemplos de órgão: Assistência direta e imediata ao MD Central de direção Assessoramento Singulares Colegiado.
Segundo o art. 5°, compete assessorar o MD nos assuntos de interesse dos Comandos das Forças Armadas. Gabinete Assessoria Especial de Planejamento Assessoria Especial Militar Secretaria de Controle Interno Instituto Pandiá Calógeras.
Compete assessorar o MD, como órgão de apoio à supervisão ministerial; e acompanhar, controlar, fiscalizar e avaliar a gestão contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, inclusive quanto à economicidade, à eficiência e à eficácia de seus resultados. Secretaria de Controle Interno Órgão setorial da Advocacia- Geral da União Assessoria Especial Militar Gabinete Assessoria Especial de Planejamento.
Compete assistir o MD em sua representação funcional e pessoal, especialmente no preparo e no despacho de seu expediente pessoal; e acompanhar o andamento dos projetos de interesse do MD em tramitação no Congresso Nacional.
Compete assessorar o MD nos assuntos relacionados à política, às estratégias setoriais de defesa e aos temas específicos de sua área de atuação; e coordenar os processos de elaboração, acompanhamento e revisão do planejamento estratégico de defesa. Assessoria especial de planejamento Assessoria especial militar Órgão da advocacia-geral da união Secretaria de controle interno Instituto Pandiá Calógeras.
Compete assessorar o MD, apresentando a percepção da sociedade civil, particularmente do meio acadêmico, sobre assuntos ligados à segurança internacional e à defesa nacional; e interagir com a sociedade civil, particularmente com o meio acadêmico, em assuntos vinculados à sua área de atuação, para contribuir com os Planejamentos Estratégicos Nacional e Setorial de Defesa e com as atividades desenvolvidas pela Secretaria Geral. Gabinete Assessoria especial de planejamento Instituto Pandiá Calógeras Órgão setorial da Advocacia-geral da união Secretaria de controle interno.
Compete prestar assessoria e consultoria jurídica no âmbito do MD; e fixar a interpretação da Constituição, das leis, dos tratados e dos demais atos normativos a ser uniformemente seguida na área de atuação do MD, quando não houver orientação normativa do advogado-geral da união.
Compete assessorar o PRESREP, no que concerne ao emprego de meios e militares; e assessorar o MD, no que concerne aos assuntos pertinentes à área militar. EMCFA Conselho militar de defesa Gabinete do EMCFA Chefia de assuntos estratégicos Chefia logística e mobilização.
Compete assessorar o CEMCFA na gestão dos recursos alocados ao EMCFA e no controle, na orientação e na coordenação das atividades de planejamento, orçamento e finanças do órgão; e nas atividades conjuntas de interesse do EMCFA e das Forças Singulares. Chefia de operações conjuntas Chefia de assuntos estratégicos Conselho militar de defesa Gabinete do EMCFA EMCFA.
Compete assessorar o MD nas políticas e estratégias nacionais de defesa, de inteligência e contrainteligência; e políticas e estratégias militares de defesa. Chefia logística e mobilização Chefia de assuntos estratégicos Chefia de operações conjuntas Conselho militar de defesa EMCFA.
Compete assessorar o CEMCFA nos assuntos relativos a exercícios de adestramento conjunto das Forças Armadas e emprego conjunto das Forças Armadas em operações reais, de paz, de ajuda e desminagem humanitárias, de defesa civil e em atividades Subsidiárias. Gabinete do EMA Gabinete do EMCFA Chefia de Operações Conjuntas Chefia de Conjunto das Forças Chefia de Assuntos Estratégicos.
Compete assessorar o CEMCFA nos temas relativos à política, à estratégia e aos assuntos internacionais e orientar, supervisionar e controlar as atividades das subchefias subordinadas. Chefia de Assuntos políticos estratégicos Gabinete Chefia de Assuntos de Defesa Nacional Chefia de Assuntos Estratégicos Chefia de Mobilização.
Compete assessorar o CEMCFA nos assuntos relativos a logística, mobilização, geoinformação, aerolevantamento no território nacional, catalogação e serviço militar; e orientar, supervisionar e controlar as atividades das subchefias subordinadas.
Compete assistir o Secretário-Geral do Ministério da Defesa em sua representação funcional; e auxiliar o Secretário-geral do Ministério da Defesa no preparo e no despacho de seu expediente. Secretaria Geral Gabinete Geral de Secretaria Gabinete do Secretário-Geral Secretaria de Defesa Secretaria de Assuntos Militares.
Integrante da estrutura do EMCFA, tem a função de acompanhar as atividades previstas pela Comissão de Segurança Hemisférica da Organização dos Estados Americanos. CHS RBJID CSHOEA RDIFE Consipam.
É composto pelos Comandantes da Marinha, Exército, Aeronáutica e pelo CEMCFA.
O Ministro da Defesa integrará o Conselho Militar de Defesa na condição de: Relator Supervisor Presidente Conselheiro Assessor.
Compete elaborar propostas e diretrizes para atualização das estruturas organizacionais, a racionalização e a integração de procedimentos administrativos comuns às FA; coordenar a proposição da legislação de defesa comum as FA etc. Gabinete de Orçamento e Organização Secretaria de Organização Institucional Gabinete de Organização Institucional Secretaria de Orçamento e Organização Institucional Gabinete de Orçamento e Organização Institucional .
Compete planejar, dirigir, coordenar, orientar, acompanhar e avaliar a execução das atividades dos órgãos e das unidades que integram suas áreas.
Compete propor os fundamentos para a formulação e a atualização da política de ciência, tecnologia e inovação de defesa e acompanhar sua execução; propor os fundamentos para formulação e atualização da política nacional da indústria de defesa e acompanhar sua exceção etc. Secretaria de pessoal Secretaria de assuntos estratégicos Secretaria de defesa Secretaria de produtos de defesa Secretaria de assessoramento militar.
Compete propor política de pessoal civil, militar e pensionistas, e políticas, estratégias e diretrizes setoriais de pessoal civil, militar e pensionistas, em seus aspectos comuns a mais de uma Força, e acompanhar sua execução; propor a política de remuneração dos militares e de seus pensionistas e acompanhar a sua execução; e coordenar os procedimentos administrativos relacionados a anistiados de competência do Ministério. Secretaria de pessoal, ensino e desporto Secretaria geral de pessoal, saúde e ensino Gabinete geral de pessoal, ensino, saúde e desporto Secretaria geral de pessoal, saúde, ensino e desporto Secretaria de pessoal, ensino, saúde e desporto.
Compete propor, acompanhar, implementar e executar as políticas, diretrizes e ações destinadas ao Sipam, aprovadas e definidas pelo Consipam; fomentar e elaborar estudos, pesquisas e o desenvolvimento de recursos humanos no âmbito de sua competência; e coordenar, controlar e avaliar as ações e atividades relativas ao Sipam. Centro gestor e operacional do sistema de proteção da Amazônia Secretaria de apoia a proteção a Amazônia Centro de operações de proteção a Amazônia Coordenação especial de combate a crimes na Amazônia Órgão estratégico de proteção a Amazônia.
Órgão colegiado integrante da estrutura básica do Ministério da Defesa, que se reúne para discutir sobre a proteção da Amazônia.
Compete desenvolver estudos e avaliações em suas áreas de atuação, prestar assistência e realizar atividades especializadas de apoio.
Cabe realizar a interlocução com os órgãos da administração central do Ministério da Defesa e coordenar a realização de cursos da Escola em Brasília.
O PRESREP, na condição de Comandante Supremo das FFAA, é assessorado por Ministro da Defesa e CEMCFA Conselho Militar de Defesa e Ministro da Defesa Comandantes das FFAA e CEMCFA CEMCFA e EMA das FFAA Congresso Nacional e Conselho Militar de Defesa .
Exerce a direção superior das Forças Armadas pelo Conselho Militar de Defesa, pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e pelos demais órgãos, conforme definido em lei. PRESREP Ministro de Estado da Defesa CEMCFA CEMA Comandante da Marinha.
O Livro Branco de Defesa Nacional deverá conter dados estratégicos, orçamentários, abordando os seguintes tópicos, exceto: Remuneração dos militares e pensionistas Modernização das Forças Armadas Política Nacional de Defesa Estratégia Nacional de Defesa Operações de paz e ajuda humanitária.
Compete prestar assessoria e consultoria jurídica no âmbito do MD; e fixar a interpretação da Constituição, das leis, dos tratados e dos demais atos normativos a ser uniformemente seguida na área de atuação do MD, quando não houver orientação normativa do advogado-geral da união. Poder Legislativo Poder Judiciário PRESREP Ministro da Defesa Poder Executivo.
Entre as estratégias para manutenção do nosso poder marítimo, podemos citar como exemplo: Negação do uso do mar e o controle de áreas marítimas Uso do mar e o controle de poluição Controle de pesca e o controle de tráfico marítimo Verificação constante de embarcações suspeitas Inspeção rigorosa de todas as embarcações do litoral.
Com o intuito de assegurar o nosso Poder Marítimo, duas áreas do nosso litoral merecem atenção especial, do ponto de vista da necessidade de controlar o acesso marítimo ao Brasil, são elas: Faixa de Santos a Vitória e área em torno do Rio Paraguai Faixa de Santos a Vitória e área em torno do Rio Amazonas Faixa de Vitória a Natal e área em torno do Rio Paraguai Faixa de Vitória a Natal e área em torno do Rio Amazonas Faixa de Salvador a Natal e área em torno do Rio Paraguai.
Defesa das instalações navais e portuárias, prontidão para responder a qualquer ameaça, capacidade de operações internacionais de paz, fora do território e das águas jurisdicionais brasileiras, monitoramento da superfície do mar a partir do espaço, são tarefas básicas do: Ministro da Defesa Conselho Militar de Defesa Poder Marítimo Poder Naval Comandante da Marinha.
É a que organiza antes de atendidos quaisquer outros objetivos estratégicos, a estratégia de defesa marítima do Brasil.
Orientar e controlar a Marinha Mercante e suas atividades correlatas, no que interessa à defesa nacional; prover a segurança da navegação aquaviária, são exemplos de atribuições subsidiárias particulares do (a): Exército Polícia Judiciária Marinha Aeronáutica Força Nacional.
Orientar, coordenar e controlar as atividades da aviação civil; prover a segurança da navegação aérea; operar o correio aéreo nacional, são exemplos de atribuições subsidiárias particulares do (a): Exército Polícia Judiciária Marinha Aeronáutica Força Nacional.
A Estratégia Nacional de Defesa organiza-se em quantos eixos estruturantes? 1 3 4 5 2.
Fiscaliza a produção e o comércio de produtos controlados; executa obras de engenharia em diversas regiões do País; distribui água na região Nordeste, ficando designado como “Autoridade Terrestre” , são exemplos de atribuições subsidiárias particulares do (a): Exército Polícia Judiciária Marinha Aeronáutica Força Nacional.
Diz respeito a como as FA devem se organizar e se orientar para melhor desempenharem sua destinação constitucional e suas atribuições na guerra. Primeiro eixo estruturante Segundo eixo estruturante Quarto eixo estruturante Terceiro eixo estruturante Quinto eixo estruturante.
Refere-se a reorganização da indústria nacional de material de defesa, para assegurar que o atendimento das necessidades de equipamento das FA apoie-se em tecnologias sob domínio nacional. Primeiro eixo estruturante Segundo eixo estruturante Quarto eixo estruturante Terceiro eixo estruturante Quinto eixo estruturante.
Os cargos de Comandante da Marinha, Exército e Aeronáutica são privativos de oficiais superiores do último posto da respectiva força. verdadeiro falso.
O Brasil é pacífico por cultura e por convicção. verdadeiro falso.
Versa sobre a composição dos efetivos da FA e, consequentemente, sobre o futuro do Serviço Militar Obrigatório. Seu propósito é zelar para que as Forças Armadas reproduzam, em sua composição, a própria Nação. Primeiro eixo estruturante Segundo eixo estruturante Quarto eixo estruturante Terceiro eixo estruturante Quinto eixo estruturante.
É o Órgão de Direção Geral (ODG):.
FA identificadas com a sociedade brasileira, com altos índices de confiabilidade e adaptabilidade do brasileiro à situações novas e inusitadas; fortalecer três setores de importância estratégica; estimular a integração da américa do sul, incentivando a cooperação militar regional, podem ser considerados como principais: Aspectos importantes Aspectos positivos Aspectos a serem desenvolvidos Aspectos particulares Aspectos de continuidade.
Tem o propósito de assessorar o CM na Direção Geral do Comando da Marinha e no desempenho de suas atribuições no Alto Comando das FA, elaborar e disseminar a Doutrina Militar Naval. EMA CEMA EMCFA DPMM Conselho Militar de Defesa.
O CEMA é o substituto eventual do CM e é o Presidente da Comissão de Promoções de Oficiais (CPO). VERDADEIRO FALSO.
a Amazônia representa um dos focos de maior interesse para a defesa. verdadeiro falso.
a Marinha deverá estar mais presente na região norte, no Leste e no Atlântico Norte. verdadeiro falso.
As preocupações mais agudas de defesa estão, na região da foz do amazonas e nas grandes bacias fluviais do amazonas e do Paraguai paraná. verdadeiro falso.
É o órgão de Assessoramento Superior do CM. Tem como propósito assessorar o CM nas decisões relativas às Políticas Marítimas e Naval do Brasil. EMA EMCFA Almirantado DGPM DPMM.
Quais são as entidades vinculadas.
Compete zelar, perante o TM, pela fiel observância da Constituição, das leis e dos atos emanados dos poderes públicos. .
Cabe exercer as competências estabelecidas em regulamento específico.
Assessorar o Cm no estudo dos assuntos submetidos à sua apreciação e no preparo dos documentos relativos às suas decisões, assistir ao CM em sua representação funcional e pessoal.
Compete assessorar o CM nos assuntos administrativos-financeiros, exercendo o mais elevado nível de controle da execução orçamentária e físico-financeira da Marinha. COFAMAR CPO PEM COPLAN DFM.
Compete tratar, em seu mais alto nível, da produção e salvaguarda de conhecimentos de interesse da Marinha.
É o órgão responsável pela gestão das atividades de comunicação social na MB.
As principais unidades do Exército estacionam no sudeste e no sul do Brasil. A esquadra da Marinha concentra-se na cidade do RJ. A Força área está quase toda localizada em São José dos Campos, SP. VERDADEIRO FALSO.
Compete executar as atividades técnicas e administrativas desta, bem como assessorar o seu coordenador.
Encaminha cópias de ofícios/documentos para o TCU.
Gerencia projetos integrantes de programas aprovados pelo Comando da Marinha. .
É uma empresa pública criada pelo governo brasileiro com a atribuição de apoiar o setor nuclear da marinha nacional. Consipam AMAZUL Projeto Amazônia EMGEPRON CONCITEM.
É um Órgão Autônomo Vinculado, que tem como função julgar incidentes e acidentes da navegação. É responsável pela manutenção de registros gerais de propriedade naval, das hipotecas e ônus sobre embarcações brasileiras e dos amadores nacionais. TM CPRJ DPC Delegacia de Itacuruçá DelAReis.
São Órgãos de Apoio (subordinados ao EMA): CN e EM EAM e CIAA EGN e RPBIMO TM e DGPM EMGEPRON e CCCPM.
Prepara os Oficiais da MB da melhor maneira possível. É responsável pelo aperfeiçoamento e qualificação dos oficiais da Marinha.
Tem o propósito de contribuir para a garantia dos interesses nacionais quanto à segurança marítima e da navegação, e à proteção do meio ambiente marinho.
Report abuse Consent Terms of use