Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONAlinhamento de Máquinas Rotativas Q-TIP 1/2022

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Alinhamento de Máquinas Rotativas Q-TIP 1/2022

Description:
Instrutor 3ºSG Falce

Author:
fontes.felippe
(Other tests from this author)

Creation Date:
18/04/2022

Category:
Others

Number of questions: 95
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Converta 5/8'' para milímetros.
Determinado parafuso sextavado mede 19 mm em sua cabeça, qual chave de boca você precisará buscar para apertar o parafuso? 5/8" 1/2" 3/4" 1 1/4" 1/4".
Realize a conversão de 1 17/128" para polegada milesimal (aproxime até a 4º casa decimal).
Converta 13,544 mm em polegada fracionária.
Converta 1.6406" em polegada fracionária.
Dentre os instrumentos de medição lineares, quais são os mais simples? Micrômetro Paquímetro Régua graduada Metro articulado Goniômetro Trena.
É a menor medida que um instrumento é capaz de medir. Resolução Exatidão Precisão Rugosidade Capacidade.
A resolução de um instrumento como o paquímetro pode ser encontrada dividindo-se o menor valor da escala fixa pela quantidade de traços da escala móvel, nônio ou vernier. Verdadeiro Falso.
Qual é a resolução de um paquímetro, em milímetros, cujo nônio contém 50 traços?.
Um micrômetro, em milímetros, tem tambor com 50 traços e possui um nônio com 10 divisões. A resolução deste instrumento, portanto, é de 0,01 mm Verdadeiro Falso.
Quais são os tipos de medidas que um paquímetro é capaz de realizar? Internas Externas Profundidade Ressaltos Ângulos Diferenças de medidas.
Quantas divisões tem o nônio do paquímetro de polegada milesimal?.
O micrômetro é composto de um fuso roscado cujo passo equivale à cada divisão de sua escala fixa. Dessa forma, qual distância o fuso se deslocará após uma volta completa do tambor de um micrômetro, em milímetros?.
O goniômetro simples nos permite medir ângulos com precisão de minutos, enquanto um goniômetro de precisão nos permite medir ângulos com precisão de segundos. Verdadeiro Falso.
Qual instrumento me permite realizar medidas indiretas? Paquímetro com vernier Micrômetro interno Goniômetro de precisão Relógio comparador Trena eletrônica.
Qual é a capacidade de medição mais encontrada nos relógios comparadores? 10 mm 1 mm 0,1 mm 0,01 mm 100 mm.
Como são chamadas as pequenas saliências e reentrâncias que caracterizam uma superfície, também conhecidas como erros microgeométricos?.
Relacione conforme a correta definição dos tipos superfícies. Superfície efetiva Superfície real Superfície geométrica.
Em rugosidade, a ___________ é a linha que divide o perfil efetivo ao meio, de modo que a soma das áreas dos picos seja igual à soma das áreas dos vales. Linha média Linha do meio Linha de simetria Linha do Equador Linha central.
Rugosidade são erros de forma, verificáveis por meio de instrumentos convencionais. Verdadeiro Falso.
O perfil de rugosidade é uma aproximação do perfil real, obtido por meio de avaliação ou medição. O perfil efetivo é obtido a partir do perfil de rugosidade, por meio de instrumento de avaliação, após filtragem. Verdadeiro Falso.
A rugosidade desempenha um papel importante no comportamento dos componentes mecânicos. Marque a alternativa que contém fatores influenciados pela rugosidade. Na aparência Na qualidade de deslizamento Na resistência ao desgaste Na vedação Todas as alternativas.
Como é chamada a superfície obtida por processo de fabricação? Efetiva Geométrica Real Rugosa Aparente.
Um valor muito importante para avaliação da rugosidade, medida nos rugosímetros, é o Cutt Off. Qual é a definição deste valor? Comprimento de amostragem Comprimento total de avaliação Passo das irregularidades Altura máxima dos picos Profundidade máxima dos vales.
Qual é o parâmetro de rugosidade, mais utilizado e que representa a média aritmética das ordenadas de afastamento em relação à linha média?.
Está definido como o maior valor das rugosidades parciais que se apresenta no percurso de medição. Esta é a definição de qual parâmetro de rugosidade?.
O parâmetro Ra é indicado como complemento ao Ry, uma vez que é capaz de medir as maiores rugosidades relativas entre picos e vales, detectando riscos e defeitos superficiais. Verdadeiro Falso.
Qual parâmetro de rugosidade é indicado para superfícies de vedação?.
Relacione os componentes do rugosímetros com suas funções: Apalpador Registrador Unidade de acionamento Amplificador.
Corresponde à diferença entre a superfície real da peça e sua forma geométrica teórica. Esse é o conceito de: Erro de forma Erro geométrico Tolerância Superfície efetiva Afastamento mínimo.
Os erros de forma são ocasionados por vibrações, imperfeições na geometria da máquina, defeito nos mancais e nas árvores etc. Tais erros podem ser detectados e medidos com instrumentos convencionais e de verificação, tais como réguas, micrômetros, comparadores ou aparelhos específicos para quantificar esses desvios. Verdadeiro Falso.
São erros de forma: Retilineidade Circularidade Forma de uma linha qualquer Planeza Cilindricidade Forma de uma superfície qualquer Paralelismo Concentricidade Perpendicularidade Simetria.
É a condição pela qual o elemento deve estar dentro do desvio angular, tomado como referência o ângulo reto entre uma superfície, ou uma reta, e tendo como elemento de referência uma superfície ou uma reta, respectivamente. Esse é o conceito de:.
As dimensões indicadas no desenho de uma peça são chamadas dimensões efetivas. Verdadeiro Falso.
Qual a dimensão máxima admitida, em milímetros, em um componente com dimensão nominal 23 mm, com afastamento inferior de +0,10 mm e afastamento superior de +0,15 mm? .
Qual a dimensão mínima admitida, em milímetros, para um eixo com dimensão nominal de 62 mm e afastamentos inferior igual a -0,15 mm e superior igual a - 0,05 mm? 61,85 61,95 62,05 62,15 62,00.
Em um conjunto furo/eixo com dimensão nominal de 25 mm, o eixo possui afastamento superior de +0,15 e afastamento inferior de +0,05. Já o furo possui um afastamento superior de +0,00 e afastamento inferior de -0,05. Qual tipo de ajuste se obtém na montagem desse conjunto? Com folga Com interferência Indeterminado Por pressão Misto ou combinado.
O sistema de ajuste eixo-base é um sistema no qual os eixos variam conforme o tipo de ajuste desejado. Já os furos terão sua dimensão mínima igual à dimensão nominal, ou seja, a linha zero constitui o limite inferior de tolerância. Verdadeiro Falso.
O ________ ocorre quando as linhas de centro dos eixos de rotação de duas máquinas não estão em linha um com o outro.
Qual é o principal benefício do correto alinhamento de máquinas rotativas? Aumentar a vida útil do equipamento Sair mais cedo de bordo Reduzir custos Melhorar a qualidade da produção Todas as alternativas.
Quais são as formas de diagnóstico de desalinhamento? Análise de óleo, de vibrações e termografia Análise de óleo, ruídos e termografia Análise de vibrações, de óleo e ruídos Análise de vibrações, ruídos e termografia Análise de ruídos, de óleos e de rugosidade.
O método de alinhamento a laser é recomendado para acoplamentos de grandes diâmetros em conjunto com baixas rotações. Verdadeiro Falso.
A diferença entre circularidade e cilindricidade é que a primeira é delimitada por círculos e a segunda é delimitada por cilindros, levando em consideração o comprimento. Verdadeiro Falso.
O __________ é a condição de uma linha ou superfície ser equidistante em todos os seus pontos, de um eixo ou plano de referência.
Um dos procedimentos de preparação para o alinhamento é a verificação e correção do "pé manco" e, para tanto, utiliza-se o relógio comparador sobre o pé do equipamento. Ao apertar e afrouxar o parafuso, a oscilação do relógio não poderá ultrapassar 0,05 mm. Se necessário, adicionam-se calços para o ajuste. Verdadeiro Falso.
Os dispositivos de deslocamento instalados na base do equipamento antes da realização do alinhamento permitem maior precisão e facilidade de deslocamento horizontal. Verdadeiro Falso.
Ao realizar o alinhamento radial ou paralelo, coloca-se a agulha do relógio comparador posicionada em qual ponto do acoplamento? Diâmetro externo Diâmetro interno Face Carcaça do motor.
Para o correto alinhamento de máquinas rotativas, é necessário respeitar uma sequência de operações. Marque a alternativa com a correta sequência de operações de alinhamento: Paralela vertical > Paralela horizontal > Angular vertical > Angular horizontal Paralela vertical > Angular vertical > Paralela horizontal > Angular horizontal Angular vertical > Paralelo vertical > Angular horizontal > Paralelo horizontal Angular vertical > Paralela horizontal > Paralelo vertical > Angular horizontal Paralelo radial > Vertical horizontal > Axial azimutal > Angular esferoidal.
Quais são os tipos de desalinhamento? Axial ou angular Radial ou paralelo Combinado ou misto Paralelo ou axial Angular ou radial Radial ou axial Paralelo ou angular Raxial ou paragular Adial ou Angulelo.
A escala móvel do paquímetro também é conhecida como _________. Nônio ou vernier Nhonho ou garnier Escala articulada Haste de profundidade Escala de precisão.
Efetue a leitura do paquímetro a seguir.
Efetue a leitura do paquímetro a seguir.
Efetue a leitura do paquímetro abaixo.
Efetue a leitura do paquímetro abaixo.
Efetue a leitura do paquímetro abaixo.
Efetue a leitura do paquímetro abaixo.
A capacidade de leitura dos micrômetros no sistema inglês variam de 25 em 25 polegadas. Verdadeiro Falso.
Para medir uma peça com 32,75mm de diâmetro, usa-se o micrômetro com a seguinte capacidade de medição, em milímetros: 30 a 50 25 a 50 30 a 55 20 a 45 0 a 50.
Efetue a leitura do micrômetro abaixo (sistema métrico).
Efetue a leitura do micrômetro abaixo (sistema métrico).
Efetue a leitura do micrômetro abaixo (sistema inglês).
Efetue a leitura do micrômetro abaixo (sistema inglês).
Nos relógios comparadores comuns, cada volta do ponteiro equivale a _____ mm, portanto, se há 100 divisões no mostrador, a resolução deste instrumento equivale a _____mm. 1 e 0,01 10 e 0,001 0,01 e 10 1 e 0,1 1 e 0,001 .
Para elevar a sensibilidade do relógio comparador em 0,001 mm, usa-se qual tipo de amplificação? Por engrenagem Mista (alavanca/engrenagem) Por alavanca Por alavanca de revisão Pressostato.
Efetue a leitura do relógio comparador abaixo.
Efetue a leitura do relógio comparador abaixo.
Quando o ponteiro do relógio comparador gira no sentido horário, significa que a agulha sofreu uma pressão e, portanto, a variação da medida é positiva. Verdadeiro Falso.
Efetue a leitura do goniômetro abaixo. 0° 20' 13° 20' 10° 30' 5° 30' 5° 20'.
Efetue a leitura do goniômetro abaixo. 14° 20' 14° 15' 0° 20' 20° 15' 0° 15'.
É recomendado pela norma ISO que os rugosímetros devam medir 5 comprimentos de amostragem e indicar o valor médio. Marque a alternativa que representa o "Cutt Off" na imagem abaixo. Le Lm Lt Lv Ln.
Relacione o parâmetro de rugosidade com suas aplicações (mais de uma associação para o mesmo item). Ra Ry.
Por ser um parâmetro que indica a média da rugosidade (Ra), se um pico ou vale não típico aparecer na superfície, o valor da média não sofrerá grande alteração, ocultando o defeito. Verdadeiro Falso.
Qual é a simbologia que representa a exigência de remoção de material?.
Analise a simbologia abaixo e marque as opções corretas. Superfície deve ser fresada Sobremetal para usinagem = 1,5mm Sobremetal para usinagem = 2mm Rugosidade Ry = 1,5 microns Rugosidade Ra = 3,7 microns Estrias cruzadas em duas direções Estrias perpendiculares ao plano de projeção Comprimento de amostragem = 3,7mm Cut Off = 1,5mm Proibido fresar a superfície.
Quanto a direção das estrias, relacione os símbolos com seu significado. = ⊥ x M C R.
Aponte o símbolo que representa tolerância de planeza.
Aponte o símbolo que representa tolerância de cilindricidade.
Aponte o símbolo que representa tolerância de forma de uma superfície qualquer.
A _____________ estuda a relação entre dois ou mais elementos, estabelecendo o valor permissível de variação de um elemento da peça em relação à sua posição teórica, estabelecida no desenho.
São tolerâncias de posição por orientação: Perpendicularidade Paralelismo Inclinação Simetria Circularidade Concentricidade.
Aponte o símbolo que representa tolerância de posição de um elemento.
Aponte o símbolo que representa tolerância de simetria.
Aponte o símbolo que representa tolerância de batimento.
Uma adequada seleção de tolerâncias e ajustes garante a __________, ou seja, a possibilidade de substituir uma peça por outras ao montar ou consertar um equipamento.
Um requisito fundamental da intercambialidade é a seleção de um processo de fabricação que assegure a produção de peças com igual __________, ou seja, correspondência entre as dimensões reais e aquelas indicadas no desenho. Exatidão Precisão Qualidade Valor Tamanho.
Deve-se determinar a menor precisão possível na qual a peça exerça sua função adequadamente. Qualquer melhoria além disso elevará o custo do produto. Verdadeiro Falso.
Considerando a cota abaixo, qual é o valor da tolerância da peça, em milímetros?.
São tipos de ajustes: Com folga Com interferência Indeterminado Sob pressão Apoiado.
Considere o sistema furo-eixo abaixo. Qual é o tipo de ajuste desta montagem?.
Considere o sistema furo-eixo abaixo. Qual é o tipo de ajuste desta montagem?.
Considere o sistema furo-eixo abaixo. Qual é o tipo de ajuste desta montagem?.
O desvio conhecido como desalinhamento pode resultar em vibrações excessivas, aumento de temperatura, aumento da força incidindo sobre os mancais, perda de potência e pode causar empenamento ou quebra do eixo, assim reduzindo a vida útil do equipamento. Verdadeiro Falso.
Relacione os métodos de alinhamento. Régua com calibrador de folga Relógio comparador Laser.
Antes de iniciar o procedimento de alinhamento, é necessário realizar uma preparação ou procedimentos pré-alinhamento. Esse procedimento consiste em: 1) Nivelamento 2) Centralização 3) Dispositivos de deslocamento ("macaquinhos") 4) Verificação do pé manco Verdadeiro Falso.
Posicionar o relógio no diâmetro externo do acoplamento e realizar medições nas posições 0º, 90º, 180º e 270º, zerando nas posições usadas como referência. Este é o procedimento pra efetuar o alinhamento axial. Verdadeiro Falso.
Report abuse Consent Terms of use