Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONAvaliação de biologia

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Avaliação de biologia

Description:
Genética(Conceitos Básicos), Monoibridismo e Tipos sanguíneos

Author:
Eliara Bandiera
(Other tests from this author)

Creation Date:
20/09/2013

Category:
Science

Number of questions: 15
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
1. (UFRGS) Em genética, o cruzamento-teste é utilizado para determinar: o número de genes responsável por uma característica. o padrão de herança de uma característica. a recessividade de uma característica. o grau de penetrância de uma característica. a homozigose ou a heterozigose de um dominante.
2.(PUC-MG) Os esquemas mostram as possíveis transfusões de sangue tradicionais em relação aos sistemas ABO e Rh. Pode-se dizer que os tipos sanguíneos mais difíceis e mais fáceis para receber sangue são, respectivamente: O Rh+ e O Rh- O Rh- e AB Rh+ A Rh- e OB Rh + AB Rh + e O Rh-.
3.(UFC-CE) Leia o texto a seguir. Estudante descobre não ser filha dos pais em aula de genética Uma aula sobre genética tumultuou a vida de uma família que vive em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Uma estudante descobriu que não poderia ser filha natural dos pais. Miriam Anderson cresceu acreditando que Holmes e Elisa eram os seus pais. Na adolescência, durante uma aula de genética, ela entendeu que o tipo sanguíneo dos pais era incompatível com o dela. Jornal Hoje – Rede Globo, 29/09/08. Considerando que o tipo sanguíneo de Miriam seja O, Rh– , assinale a alternativa que apresenta o provável tipo sanguíneo do casal que confirmaria o drama descrito na reportagem, ou seja, que Holmes e Elisa não poderiam ter gerado Miriam. Pai: AB, Rh+ e mãe: O, Rh– Pai: A, Rh+ e mãe: B, Rh+ Pai: B, Rh– e mãe: B, Rh– Pai: O, Rh– e mãe: A, Rh+ Pai: B, Rh+ e mãe: A, Rh+.
4.(MACKENZIE-SP) Assinale a alternativa correta a respeito do heredograma abaixo: O indivíduo 1 pode ser homozigoto para o albinismo. O casal 1X2 tem 50% de probabilidade de ter uma criança destra e normal para o albinismo. Um dos pais do indivíduo 4 é obrigatoriamente canhoto. Todos os filhos do casal 6X7 serão albinos. Os indivíduos 1 e 8 têm obrigatoriamente o mesmo genótipo.
5.(PUC-MG) Quando, num indivíduo diplóide heterozigoto, o fenótipo determinado por apenas um dos alelos se manifesta, diz-se que esse alelo é dominante. Quando um caráter precisa que o alelo esteja em dose dupla (homozigose) para se manifestar, chama-se o alelo de recessivo. É INCORRETO afirmar: Um alelo ser dominante não significa que ele seja adaptativamente melhor do que o recessivo. Um caráter como a presença de cinco dedos nas mãos é dominante, pois a maioria da população o possui. Na espécie humana, existem genes que são dominantes e causam doenças graves na população. Um alelo dominante pode ser raro em uma população, enquanto seu recessivo pode ser abundante.
6.(PUC-MG) Analise o heredograma para um fenótipo recessivo esquematizado a seguir e assinale a afirmativa INCORRETA. As pessoas afetadas possuem pelo menos um dos pais obrigatoriamente afetado. Aproximadamente1/4 das crianças de pais não afetados pode ser afetado. O fenótipo ocorre igualmente em ambos os sexos. Se um dos pais é heterozigoto, o alelo recessivo pode ser herdado por descendentes fenotipicamente normais.
7.(UFG-GO) Após seu retorno à Inglaterra, Darwin casou-se com sua prima Emma, com quem teve dez filhos, dos quais três morreram. Suponha que uma dessas mortes tenha sido causada por uma doença autossômica recessiva. Nesse caso, qual seria o genótipo do casal para esta doença? aa e aa. AA e aa. AA e Aa. AA e AA. Aa e Aa.
8.(UNIFESP-SP) Uma planta A e outra B, com ervilhas amarelas e de genótipos desconhecidos, foram cruzadas com plantas C que produzem ervilhas verdes. O cruzamento A x C originou 100% de plantas com ervilhas amarelas e o cruzamento B x C originou 50% de plantas com ervilhas amarelas e 50% verdes. Os genótipos das plantas A, B e C são, respectivamente: Vv, vv, VV. VV, vv, Vv. VV, Vv, vv. vv, VV, Vv. vv, Vv, VV.
9. A cor da porção suculenta do caju é determinada por um par de alelos. O alelo dominante condiciona cor vermelha e o alelo recessivo, cor amarela. Um cajueiro, resultante do cruzamento entre uma planta homozigótica com pseudofrutos vermelhos e uma com pseudofrutos amarelos deverá produzir: 100% de cajus vermelhos. 100% de cajus amarelos. 75% de cajus vermelhos e 25% de cajus amarelos. 75% de cajus amarelos e 25% de cajus vermelhos. 50% de cajus vermelhos e 50% de cajus amarelos.
10. Em algumas variedade de gado bovino a ausência de chifres é produzida por gene dominante C. Um touro sem chifres é cruzado com três vacas. Com a vaca A, com chifres, produziu bezerro sem chifres; com a vaca B, com chifres, produziu bezerro com chifres; com a vaca C, sem chifres, produziu bezerro com chifres. Qual o genótipo do touro e das vacas cruzadas? Touro: Cc; vaca A: Cc; vaca B: cc; vaca C: Cc. Touro: Cc; vaca A: cc; vaca B: cc; vaca C: Cc. Touro: Cc; vaca A: cc; Vaca B: Cc; vaca C: cc. Touro: CC; vaca A: cc; vaca B: Cc; vaca C: Cc. Touro: Cc; vaca A: Cc; vaca B: cc; vaca C: cc.
11. Na determinação genética dos quatro grupos sanguíneos do sistema ABO, os três genes alelos envolvidos podem ser representados por IA , IB e i. No que se refere à dominância, podemos afirmar: IA = IB = i IA = IB > i IA > IB > i IA > IB = i IA < IB = i.
12.Uma criança necessita urgentemente de uma transfusão de sangue. Seu pai tem sangue do tipo B e sua mãe, do tipo O. Que outro(s) tipo(s) de sangue, além do tipo O, poderia(m) ser utilizado(s) na transfusão, mesmo sem a realização de teste, sabendo-se que o avô paterno da criança tem sangue do tipo AB e sua avó paterna tem sangue do tipo O? Tipo AB. Tipo A. Tipo B. Tipo A e tipo B. Nenhum outro tipo.
13.(FURG) João e Maria são do tipo sanguíneo A e sua descendência, representada na genealogia ao lado, é composta de três filhos (1, 3 e 4) do tipo sanguíneo A e dois (2 e 5) do tipo O. A partir dessas informações, pode-se afirmar que: I. João e Maria são heterozigotos IAi e IAi. II. João e Maria possuem os tipos sangüíneos A e O, respectivamente. III. a chance de João e Maria terem um filho do sexo masculino e do tipo sangüíneo O é 1/8. IV. a chance de João e Maria terem um filho de qualquer sexo do tipo sangüíneo O é 1/2. V. cada vez que João e Maria tiverem um filho de qualquer sexo, a chance de ter um filho do tipo sanguíneo O será 1/4. Quais afirmativas estão corretas? II, III e IV. I, II e IV. I, III e V. I, IV e V. II, IV e V.
14.(MACK SP) Um homem pertencente ao tipo sanguíneo AB, Rh+, que teve eritroblastose fetal ao nascer, casa-se com uma mulher doadora universal. Sabendo que o casal já tem uma criança que apresentou eritroblastose fetal, a probabilidade de terem uma criança pertencente ao tipo A Rh– é de: 75% 50% 25% zero 100%.
15.(UEPB) Analise as proposições abaixo, referentes a eritroblastose fetal (DHRN). I. É condição para sua ocorrência a incompatibilidade sangüínea para o Sistema D (Rh) entre os parentais, sendo a mãe Rh– e o pai Rh+. II. É necessário que a mãe esteja previamente sensibilizada para que a DHRN venha a se manifestar. III. Em casal em que a mulher é dd e o homem é Dd, a probabilidade de manifestação da doença na 1ª gestação, considerando-se que a mulher não tenha recebido transfusão de sangue de tipo Rh+, é de 50%. IV. Em casais em que a mulher é Rh– e o homem Rh+, não estando a mulher previamente sensibilizada, o(a) primeiro(a) filho(a) Rh+ não manifestará DHRN, pois durante a gestação não ocorre contato entre o sangue da mãe e do nascituro. Estão corretas apenas as proposições: II, III e IV. I, II e IV. I, III e IV. I e III. II e IV.
Report abuse Consent Terms of use