Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONCAOP- FN

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
CAOP- FN

Description:
Caracteristicas

Author:
AVATAR

Creation Date:
22/01/2022

Category:
Others

Number of questions: 72
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Diz respeito à influência do terreno na capacidade de exercer vigilância sobre determinada área ou outra tropa. Observação aproximada Campo de tiro Observação O terreno Observação afastada.
É uma área em que uma arma ou um grupo de armas pode cobrir, eficazmente, com fogo desde uma determinada posição. Observação afastada Observação aproximada Cobertas e abrigos Campos de tiro Vias de acesso.
É a proteção contra a observação e abrigo a proteção quanto aos efeitos dos fogos. Canalizador Encostas Campo de tiro Observação Cobertas e abrigos.
É é uma faixa no terreno, variável com o escalão considerado, que permite ou favorece o movimento de determinada tropa em direção a um AcdtCap. Acidente capital Via de acesso Obstáculo Obstáculo que retardam Cobertas e abrigo.
São acidentes do terreno, naturais ou artificiais, que: impedem, retardam, canalizam ou dissociam o movimento de tropas em uma AOp. Encostas Canalizador Obt impeditivos Obstáculos Acidente capital.
são todos aqueles que já estavam presentes no terreno antes das operações militares se iniciarem, aí incluídos os rios, lagos, vegetação, edificações, cortes de estradas, etc. Terreno Cobertas Vias de acesso Naturais Artificiais.
É qualquer acidente no terreno cuja posse, conquista, manutenção ou controle, assegure uma vantagem marcante a qualquer um dos contendores. Via de acesso Acidente capital Obt que retardam Campo de tiro Encostas.
Os Obt impeditivos são aqueles que por suas características impedem a tropa afetada de cumprir as tarefas impostas no tempo disponível. Verdadeiro Falso.
Procura fazer com que a tropa que com ele se depara escoe na direção desejada pelo inimigo e não na direção que vinha mantendo. Via de acesso Fogo eficaz Obstáculos Obt que retardam Canalizador.
O terreno deve ser analisado de acordo com o seu valor militar, segundo seus aspectos táticos: observação e campos de tiro; cobertas; obstáculos; acidentes capitais; e vias de acesso observação e campos de tiro; cobertas; obstáculos impeditivos; acidentes capitais; e vias de acesso observação e campos de tiro; cobertas e abrigos; obstáculos; acidentes capitais; e linha de acesso observação e campos de tiro; cobertas e abrigos; obstáculos; acidentes capitais; e vias de acesso observação e campos ; cobertas e abrigos; obstáculos; acidentes capitais; e vias de acesso .
Os Obt devem estar intrinsicamente ligados ao ................. e ao .................., pois de nada valerá um Obt se o mesmo não for batido por fogos. Plano de defesa , Observação afastada Plano de defesa , Plano de fogo eficaz Plano de defesa , Plano de apoio de fogo Plano de abrigo , Plano de apoio de fogo Plano de defesa , Plano de apoio.
São elementos que podem exercer acentuada influência quanto à observação, aos campos de tiro ou mesmo constituírem obstáculos à progressão. Linhas de crista Encostas Colina Crista militar.
É o ar em movimento e resulta das diferenças na pressão atmosférica. Ventos Pressçao atmosférica Nebulosidade Precipitação Crepusculos.
A declividade aumentará à medida que o terreno na elevação perde altura. As curvas de nível são bem espaçadas na crista e próximas no sopé. encosta convexa encosta plana encosta linha de crista encosta côncava .
Tem sua curvatura voltada para cima. Ou seja a declividade diminui à medida que se aproxima da base. Neste caso, as curvas de nível são mais próximas na crista e mais afastadas no sopé . encosta uniforme encosta côncava encosta convexa montes crista militar.
O segmento mais alto da linha de crista será chamado de : encosta convexa crista topográfica encosta côncava crista militar encosta.
Será o ponto da linha de crista que proporciona comandamento s obre todo o terreno à frente da elevação, sem a presença de ângulos mortos. encosta convexa garupa linha de crista crista militar ravina.
Constituem as regiões do minantes do terreno, ao longo das quais se pode ter observação contínua e profunda. linhas de crista crista topográfica crista militar ravinas espigão.
Formadas pela linha inferior da vertente (encosta). São elementos naturalmente desenfiados, razão pela qual podem ser aproveitados militarmente em função da proteção que oferecem . espigão linhas de crista colina crista topográfica linhas de fundo .
A ligação de duas vertentes em ângulo convexo pode dar origem a três formas básicas do terreno: espigão, a garupa e o mamelão ravina, a garupa e o esporão encosta, a garupa e o esporão colina, a garupa e o esporão espigão, a garupa e o esporão.
são massas de umidade condensada e suspensa no ar em forma de diminutas gotas d’água. Precipitação Nebulosidade Umidade Ventos Nevoeiro.
É o mais comum, de porte mais modesto, quase sempre com a parte superior arredondada, em forma de zimbório. Dobras Montes Morro Montanha Outeiro.
é a forma do terreno em que as encostas são convexas. O ângulo entre elas é obtuso, dando origem a uma linha de crista abaulada, sendo as curvas de nível representadas com formato arredondado garupa espigão espigão linhas de crista mamelão .
é a forma do terreno caracterizada por uma linha de crista com uma inflexão, ou seja, apresentando uma elevação de menor porte mais próxima ao sopé ravina garupa esporão Colina espigão.
é um sul co ou mordedura na encosta da elevação, provocada pela ligação lateral de duas vertentes; normalmente servirá como linha de reunião de águas. mamelão ravina crista topográfica crista militar esporão.
é o elemento resultante da reunião de várias linhas de festo no topo de uma elevação. nó de crista ravina Colina mamelão espigão.
Tipo de elevação em que as vertentes são arredondadas e uniformes. Pela sua forma, suas encostas permitem, normalmente, ampla observação em qualquer direção. ravina mamelão nó de crista Colina esporão.
Se alonga segundo uma direção defini da. Tanto se presta à instalação de armas e órgãos de defesa, como pode valorizar uma via de acesso. Mamelão Ravina Nó de crista Colina Montanha.
O céu sem nuvens ou com somente 10% encoberto é chamado de ________. De 10 a 50% chamamos de _______; de 50 a 90% de ________. E o _______ é aquele que está coberto acima de 90%. Céu Claro ; Céu Espalhado ; Céu Espalhado; Céu Carregado Céu Espalhado ; Céu claro ; Céu Interrompido ; Céu Carregado Céu Claro ; Céu Espalhado ; Céu Interrompido ; Céu Carregado Céu Claro ; Céu Espalhado ; Céu Carregado; Céu Interrompido.
Elevações consideráveis, geralmente abruptas, destacando - se do solo circunvizinho. Graficamente são representados por curvas de nível que se fecham e mantém uma curvatura m ais ou menos uniforme Montes Dobras Outeiro Morro colina.
É definido como a massa de gotículas d’água suspensa na atmosfera próxima a superfície da terra e que reduz a visibilidade horizontal. Nevoeiro Nebulosidade Umidade Ventos Pressão atmosférica.
são elevações alongadas, cuja altura não atinge a cota da menor curva de nível da carta considerada, capaz de furtar tropa da observação terrestre inimiga. Outeiro Morro Montes Serra Dobras.
termo genérico que exprime um aglomerado de elevações de forma e natureza diferentes, numa extensão mais ou menos considerável, em que o comprimento excede a largura. Montanha Montes Morro Cadeia de montanhas Planalto.
É uma série de montanhas que se sucedem numa grande extensão, sempre na mesma direção, dando origem a grandes linhas de cumeada e donde, em geral, se d estacam, no sentido mais ou menos paralelo ao da direção principal. Cadeia de montanhas Cordilheira Maciço Corredor Vales.
São montanhas contíguas, de forma mais ou menos alongada, que ocupam grande superfície. Serra Cordilheira Montes Cadeia de montanhas Vales.
Montanha de forma muito alongada, em cuja parte elevada aparecem pontos salientes, culminantes, em forma de dentes de serra, denominados vértices, cumes ou cimos, em forma de picos ou agulhas. Planalto Maciço Cordilheira Serra Cadeia de montanhas.
É um agrupamento de elevações que se ramificam de diversas maneiras, em qualquer sentido, apresentando o aspecto de um círculo de elevações em torno de um ponto culminante central. Serra Maciço Planalto Vales Planícies.
Superfície mais ou menos extensa e regular, situada a grande altura em relação do nível do mar, em geral ondulada, com declividades suaves e algumas vezes acidentada, porém acessíveis. Maciço Serra Planícies Planalto Montanha.
são as formas opostas às elevações e para onde vão ter as águas que se escoam das vertentes que as cercam e formam. Depressões Vales Planalto Corredor Planícies.
Nome genérico de depressão que serve de leito para esc oamento das águas, com a forma de sulcos alongados e sinuosos, de profundidade e largura variáveis. Corredor Desfiladeiro Vales Garganta Depressões.
é uma passagem mais ou menos longa, entre duas elevações, cujas vertentes se prestam a uma organização do terreno capaz de barrar a progressão inimiga. Desfiladeiro Vales Corredor Garganta Planícies.
é caracterizado p or uma passagem entre elevações de extensão apreciável, podendo as elevações que o forma serem ou não acessíveis à tropa. Monte Desfiladeiro Vales Corredor Garganta.
é uma passagem estreita e curta entre elevações. Vales Garganta Corredor Depressões Desfiladeiro.
Forma intermediária entre as elevações e depressões, são resultantes muitas vezes do aterramento das depressões com detritos provenientes da erosão. Planícies Planaltos Maciço Cadeia de montanha Montanha.
É a força exercida sobre uma unidade de área pelo peso da atmosfera. Geralmente, o ar frio que é pes ado e denso ocasiona alta pressão, enquanto o ar quente que é leve e mais rarefeito causa pressões baixas. Ventos Pressão atmosférica Temperatura do Ar Lapse Inversão.
Classificação do Terreno Quanto ao relevo Plano Movimentado Acidentado Ondulado Montuoso Montanhas.
Cursos d’água São extensões de água corrente que podem ser classificadas como: perenes intermitentes efêmera.
São formadas por arbustos e gramíneas, podendo existir árvores pequenas e esparsas. A macega é considerada alta quando encobre o movimento de um cavaleiro e densa quando torna penosa a sua travessia. A macega rala e baixa carece de importância militar, quer sob o ponto de vista do desenfiamento, quer da transitabilidade. Matas Florestas Macegas Vegetação Culturas.
São formadas por árvores copadas de médio ou pequeno porte. Considera - se mata rala desde que seja fácil o trânsito de tropa a pé em qualquer direção. Matas Florestas Bosques Culturas Vegetação.
São caracterizadas pelo arvoredo copado e denso, de grande porte e formado por árvores normalmente seculares. Matas Macegas Bosques Culturas Florestas.
São formados por árvores copadas, altas e regularmente dispostas. As florestas, as matas e os bosques podem impor características especiais à operação a ser realizada. Florestas Bosques Culturas Macegas Vegetação ciliar .
O terreno cultivado (café, cana, arroz, etc.) pode permitir movimento com cobertura, mas embaraça a progressão. Florestas Bosques Macegas Culturas Vegetação ciliar .
É aquela que normalmente borda as margens dos cursos d’água e possui uma tonalidade mais escura. Matas Vegetação ciliar Culturas Bosques Macegas.
está relacionado com a variação da estação e os padrões de temperatura, precipitação, umidade do ar, nebulosidade, ventos e pressão atmosférica. fatores climáticos elementos climáticos condições climáticas aspectos astronômicos clima.
Atuam indiretamente, modificando esses elementos: altitude, continentalidade, correntes marítimas, latitude, massas líquidas, vegetação, etc. elementos climáticos fatores climáticos clima condições climáticas condições meteorológicas.
quente, com temperaturas médias acima de 25º, elevada pluviosidade, não possui estação seca. Céu freqüentemente oculto por nuvens pesadas. Caracterizado por floresta equatorial: úmida, com grande variedade e quantidade de insetos e aves, bem como peixes e jacarés. Tropical Semi - árido: Desértico Subtropical Equatorial.
quente, com temperaturas e pluviosidade inferiores as do clima equatorial; duas estações distintas: verões chuvosos e invernos secos. Apresenta regiões com florestas de menos densidade que a equatorial, havendo predominância de savanas (cerrados no Brasil). Ocorre a presença de animais de grande porte. Tropical Semi - árido Subtropical Desértico Mediterrâneo.
clima misto, quente e seco, com chuvas no inverno, apesar da baixa pluviosidade. Na vegetação predomina a caatinga, caracterizada por sua heterogeneidade: matas fechadas de moitas isoladas, com cactáceas e arbustos de galhos tortuosos. A fauna apresenta grande variedade de insetos, pássaros carnívoros e alguns répteis. Subtropical Desértico Semi - árido: Tropical Equatorial.
temperatura suave, podendo baixar nas áreas mais altas, onde há, também, possibilidade de neve no inverno. Chuvas bem distribuídas durante o ano. A vegetação é bastante variada, entre espécies tropicais e temperadas; as formações são de fácil penetração, como, por exemplo, os pinheirais do Paraná. Tropical Equatorial Subtropical Mediterrâneo Temperado Continental.
quente e seco, com baixíssima pluviosidade, ventos fortes, céu límpido. Vegetação praticamente inexistente, pod endo ocorrer oásis com espécies características e capins rasteiros nas orlas dos desertos. Desértico Equatorial Tropical Semi - árido Subtropical.
invernos brandos e úmidos, verões quentes e secos, pluviosidade média. Bosques com vegetação pouco compacta são predominantes. Subtropical Equatorial Mediterrâneo Temperado Oceânico Temperado Continental.
temperaturas suaves, com forte influência da proximidade do mar, chuvas bem distribuídas durante o ano, com forte incidência. Florestas temperadas com árvores de grande porte. Temperado Continental Mediterrâneo Temperado Oceânico Subtropical Tropical.
invernos rigorosos, porém secos, e verões quentes. Índices pluviométricos baixos, mas com chuvas em todas as estações e neve no inverno. Predominam as pradarias. Subpolar Desértico Temperado Oceânico Polar Temperado Continental.
inverno rigoroso, com verão frio e de curta duração. Baixa pluviosidade e sob a forma de neve. Prevalecem florestas de coníferas. Subpolar Polar Desértico Subtropical Tropical.
inverno extremamente rigoroso e longo, baixa pluviosidade, ventos fortes. Na vegetação predomina a tundra. Temperado Continental Polar Subpolar Temperado Oceânico Mediterrâneo.
ocorre quando o ar mais próximo da terra é mais frio que o ar superior. Lapse Inversão Neutralidade Pressão atmosférica .
a temperatura permanece constante - é uma situação intermediária e pouca ou nenhuma influência tem sobre o estabelecimento de cortinas de fumaça, bem como na observação. Neutralidade Lapse Inversão Pressão atmosférica .
a temperatura decresce com a altura – na qual ocorrem condições atmosféricas instáveis próximo ao solo, e, ao contrário da inversão, faz com que o teto aumente (as nuvens sobem), contra - indicando o uso de fumígenos, cortinas de fumaça, agentes químicos e bacteriológicos, favorecendo a observação. Neutralidade Lapse Inversão Precipitação.
É o termo usado para descrever a quantidade de vapor d’água no ar. Nebulosidade Precipitação Ventos Pressão atmosférica Umidade.
É a queda sobre a superfície terrestre da água condensada na atmosfera. Quando as gotas em suspensão se tornam muito pesadas, ocorre a chuva; quando atingem o ponto de congelamento, se precipitam sob a forma de granizo ou neve. É classificada quanto à intensidade como: Muito Ligeira, que mal chega a molhar a superfície exposta, a Ligeira, a Moderada e a Pesada. Nebulosidade Nevoeiro Umidade Precipitação Pressão atmosférica .
O aspecto tático influenciado pelas precipitações é o da observação. Na chuva considerada muito ligeira, pouco ou nenhuma influência ocorre sobre a observação; na ligeira a visibilidade cai para ___; na moderada para ____; e na pesada a visibilidade fica muito prejudicada, com a observação restrita a menos de ____. 1km ; 500m ; 500m 500m ; 1km ; 500m 1km ; 500m ; 400m 400m ; 1km ; 500m.
É a luminosidade refletida pela lua ao ser iluminada pelo sol. Esta luminosidade só é percebida a noite e varia com as fases da lua. Luminosidade Luar Crepúsculos Lunação.
Report abuse Consent Terms of use