Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONCMBJP-História-AE3TRIM

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
CMBJP-História-AE3TRIM

Description:
CMBJP-História-AE3TRIM

Author:
CMBJP-História-AE3TRIM
(Other tests from this author)

Creation Date:
06/01/2021

Category:
Others

Number of questions: 25
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Sobre a relação estabelecida entre os europeus e povos pré-colombianos, é correto afirmar que a. a relação entre os espanhóis e os povos pré-colombianos se deu de forma pacífica e amistosa, já que não houve choques culturais entre eles. b. os espanhóis respeitaram a cultura dos povos pré-colombianos e se esforçaram na busca pela preservação dela. c. os espanhóis que vieram para a América como colonos adotaram a cultura dos povos pré-colombianos, abandonando a sua cultura original. d. os espanhóis impuseram sua cultura sobre os povos pré-colombianos.
Os povos maias formaram uma importante civilização pré-colombiana que habitou a região do planeta Terra chamada de a. América. b. África. c. Europa. d. Ásia.
A chegada dos espanhóis onde, atualmente, se situa o México, assim como o contato entre os europeus e as populações nativas da América teve como consequência a. uma grande evolução cultural dos nativos americanos, que viviam de forma extremamente rudimentar e primitiva, antes da chegada dos europeus. b. um elevado índice de mortalidade das populações nativas tanto pela violência dos conquistadores espanhóis, como pela proliferação de doenças desconhecidas pelos indígenas. c. a diminuição das populações nativas, que, insatisfeitas com o controle exercido pelos espanhóis, migraram para outras áreas do continente americano. d. o aumento extraordinário na população indígena, que passou, então, a ter acesso a meios mais eficazes de controle de doenças, diminuindo a mortalidade desse grupo.
O início do tráfico de escravos durante o período colonial brasileiro foi consequência da a. imposição dos jesuítas para evitar a escravidão indígena. b. comercialização e do desenvolvimento da produção do açúcar. c. queda do preço do pau-brasil no mercado europeu. d. necessidade de mão de obra para a região sul do território.
O mapa ao lado diz respeito ao Sistema de Capitanias Hereditárias criado pela Coroa portuguesa. Sobre esse sistema, podemos afirmar que foi criado para a. fazer a colônia produzir bens e riquezas para a Metrópole. b. implantar o feudalismo em sua colônia da América. c. promover a ocupação definitiva dos franceses no território colonial. d. incrementar a produção agrícola na colônia, a fim de promover a melhoria da qualidade de vida das populações indígenas que aqui viviam.
A produção de açúcar durante o período colonial brasileiro a. não exigiu um grande número de escravos. b. garantiu o enriquecimento da região Sul do território colonial. c. praticada por grandes, médios e pequenos lavradores, permitiu a formação de uma classe média rural. d. formou na região do nordeste brasileiro uma economia baseada na grande propriedade (latifúndio), na monocultura e na escravidão.
Os holandeses participaram ativamente da economia açucareira do Brasil Colônia, desde o seu início, no século XVI. A respeito da participação holandesa na economia açucareira da colônia portuguesa na América, podemos afirmar que a. compravam todo açúcar que saía do território brasileiro. b. com a União Ibérica, os holandeses decidiram invadir e controlar a cidade do Rio de Janeiro. c. com a União Ibérica, os holandeses decidiram invadir e controlar a região nordeste do Brasil. d. dominavam somente uma das etapas do comércio do açúcar, qual seja, o refino do açúcar.
No final do século XVII, uma notícia aguardada há tempos pela coroa portuguesa tornou-se realidade: havia ouro na colônia da América. De acordo com o quadro acima, e em seus conhecimentos sobre o assunto, é possível afirmar que a. a exploração do ouro gerou um crescimento populacional rápido e organizado da região aurífera. b. não é possível estabelecer qualquer relação entre o auge da mineração e o aumento da população escrava no Brasil. c. houve um grande deslocamento de escravos para a região aurífera nutridos da esperança de se enriquecerem. d. o auge da mineração coincide com a época em que a população escrava no Brasil triplicou.
Uma das consequências da Guerra dos Emboabas foi a descoberta de novas jazidas de ouro em Mato Grosso e Goiás. Verdadeiro Falso.
A Revolta de Vila Rica tinha por objetivo a instalação das Casas de Fundição. Verdadeiro Falso.
A Guerra dos Mascates foi um conflito entre os comerciantes de Recife e os latifundiários de Olinda. Verdadeiro Falso.
O açúcar foi o principal produto exportado durante o período colonial brasileiro. Verdadeiro Falso.
A mineração superou a importância da produção açucareira a partir do século XVIII. Verdadeiro Falso.
Além do açúcar e do ouro, nenhum outro produto foi explorado por Portugal em sua colônia americana. Verdadeiro Falso.
O auge da produção açucareira no Brasil ocorreu durante o século XVII. Verdadeiro Falso.
Um dos fatores que contribuiu para a expansão do território do Brasil durante o período colonial foi a União Ibérica. Verdadeiro Falso.
A prática da pecuária na região nordeste do Brasil, embora economicamente importante, não contribuiu para a expansão da colonização e ocupação do território. Verdadeiro Falso.
As Bandeiras eram expedições que partiam de São Paulo em direção ao interior da colônia com o objetivo de capturar índios e encontrar riquezas. Verdadeiro Falso.
As missões jesuíticas em nada contribuíram para a ocupação territorial da região norte do Brasil. Verdadeiro Falso.
Uma das formas de resistência dos escravos africanos era a fuga. Indo para o sertão, os escravos formavam Quilombos ao se juntarem a outros escravos fugitivos. Verdadeiro Falso.
Apesar de ter sido empregado em larga escala, o tráfico negreiro não gerou grandes lucros para os traficantes, uma vez que muitos escravos africanos morriam durante viagem para a América. Verdadeiro Falso.
Os escravos africanos foram empregados exclusivamente na lavoura açucareira. Nas Minas de lavra de metais preciosos foi empregada a mão de obra imigrante livre. Verdadeiro Falso.
Os navios negreiros também eram conhecidos como “Navios Tumbeiros”, já que muitos escravos acabavam perdendo a vida durante a travessia do Oceano Atlântico. Verdadeiro Falso.
Apesar dos sofrimentos durante a travessia do Oceano Atlântico, tinha boa qualidade de vida nas fazendas da colônia, vivendo em locais denominados “Casa-Grande. Verdadeiro Falso.
Com base em seus conhecimentos sobre as Civilizações Pré-colombianas, relacione os itens abaixo. Civilização que ocupou inicialmente a região norte do México, e, posteriormente, se estabeleceu na região central do território mexicano, numa ilha do lago Texcoco. Tronco étnico-linguístico dos povos que habitavam o litoral do Brasil antes da chegada dos europeus. Império cuja administração era bastante centralizada e possuía grande poderio militar. O imperador governava a partir da cidade de Cuzco. Civilização cujo povo tinha organização política descentralizada, ou seja, vivia em cidades-estados independentes entre si. Civilização pré-colombiana que se desenvolveu principalmente na região da Península do Yucatán, Guatemala e El Salvador. Civilização que ocupou boa parte da Cordilheira dos Andes, principalmente nos atuais Peru e Equador.
Report abuse Consent Terms of use