Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONCMBJP-Tipos e Gêneros Textuais

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
CMBJP-Tipos e Gêneros Textuais

Description:
CMBJP-Tipos e Gêneros Textuais

Author:
rampe
(Other tests from this author)

Creation Date:
03/02/2021

Category:
Others

Number of questions: 36
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Gênero textual é um conceito que busca compreender e explicar a materialização dos inúmeros textos que utilizamos na vida diária, desde mensagens telefônicas e posts em redes sociais até entrevistas de emprego, artigos científicos e outros. Existem duas grandes categorias no estudo dos textos: tipos textuais e gêneros textuais. .
Marque a opção que contém apenas os 5 TIPOS textuais NarratIVO, descritIVO, argumentatIVO, expositIVO e injuntIVO. Conto, fábula, lenda, biografia, carta. Diário, notícia, dicionário, quadrinhos, tirinha. Convite, poema, crônica, lista, e-mail.
Cartaz é um tipo textual porque busca informar e esclarecer, e para isso não se pode usar termos muito rebuscados ou figuras de linguagem que confundam o leitor. Certo Errado.
Cartaz é um gênero textual porque busca informar e esclarecer, e para isso não se pode usar termos muito rebuscados ou figuras de linguagem que confundam o leitor. Certo Errado.
É um gênero/tipo literário típico dos séculos XX e XXI. O escritor (ou seja é escrito e náo figurinhas) é uma espécie de observador do cotidiano como pequenas cenas corriqueiras do dia a dia, ações banais ou acontecimentos inusitados. crônica narrativa tirinha discursiva cardápio descritivo tese argumentativa.
A narrativa de um diálogo entre um casal, a narrativa de cena em um restaurante, momentos curtos em uma estação de metrô são temas comuns de que tipo de gênero. crônica narrativa tirinha discursiva email informativo tese argumentativa.
São características do gênero crônica narrativa: temas do cotidiano narrativas curtas linguagem culta e formal poucos personagens na cena.
São gêneros do tipo NARRATIVO romance, ficção e contos cartaz e e-mail carta, bilhete e receita tese, reportagem e conferência.
Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo funções específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado. influenciar o comportamento do leitor, por meio de apelos que visam à adesão ao consumo. defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo. facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas. questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais moderna.
Câncer 21/06 a 21/07- O eclipse em seu signo vai desencadear mudanças na sua autoestima e no seu modo de agir. O corpo indicará onde você falha — se anda engolindo sapos, a área gástrica se ressentirá. O que ficou guardado virá à tona, pois este novo ciclo exige uma “desintoxicação”. Seja comedida em suas ações, já que precisará de energia para se recompor. Há preocupação com a família, e a comunicação entre os irmãos trava. Lembre-se: palavra preciosa é palavra dita na hora certa. Isso ajuda também na vida amorosa, que será testada. Melhor conter as expectativas e ter calma, avaliando as próprias carências de modo maduro. Sentirá vontade de olhar além das questões materiais — sua confiança virá da intimidade com os assuntos da alma. Revista Cláudia. Nº 7, ano 48, jul. 2009. O reconhecimento dos diferentes gêneros textuais, seu contexto de uso, sua função específica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se com os conhecimentos construídos socioculturalmente. A análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que sua função é: vender um produto anunciado. informar sobre astronomia. ensinar os cuidados com a saúde. expor a opinião de leitores em um jornal. aconselhar sobre amor, família, saúde, trabalho.
Em um gênero textual crônica pode haver, uma narrativa de ficção científica, personagens como extraterrestres, robôs, computadores e até animais com capacidade de interação. Certo Errado.
Este gênero textual apresenta geralmente uma temática humorística, contudo não raro podem ser encontrados assuntos satíricos, de cunho social ou político, metafísicas, ou até mesmo eróticas. conto e fábulas. quadrinhos. tirinhas tese de dissertação de mestrado.
A tira de jornal ou tirinha, como é mais conhecida, é um gênero textual que surgiu nos Estados Unidos devido à falta de espaço nos jornais para a publicação passatempos. O nome "tirinha" remete ao formato do texto, que parece um "recorte" de jornal. Um dos pioneiros na criação da tira foi o americano Bud Fisher, autor da tira Mutt e Jeff. Qual o tipo textual da tirinha? conto. quadrinhos. narrativo. argumentativo.
A principal característica desse gênero textual é a existência de um emissor (remetente) e um receptor (destinatário). carta. tirinha. conto. email.
Gênero narrativo de origem popular e que tem a estrutura: situação inicial, conflito, enredo, tendência, a magia e desfecho. conto fábula lenda notícia.
Criada pela tradição oral. São curtas, os personagens são geralmente ANIMAIS e tem uma moral da história. conto fábula lenda notícia.
Mistura entre o real e o fantástico. Tenta explicar os eventos naturais de forma sobrenatural. conto fábula lenda notícia.
Relata fatos importantes atuais e deve ser fiél aos fatos. Narra o que aconteceu. conto fábula lenda notícia.
Título: A diva Vamos ao teatro, Maria José? Quem me dera, desmanchei em rosca quinze kilos de farinha, tou podre. Outro dia a gente vamos. Falou meio triste, culpada, e um pouco alegre por recusar com orgulho. TEATRO! Disse no espelho. TEATRO! Mais alto, desgrenhada. TEATRO! E os cacos voaram sem nenhum aplauso. Perfeita. PRADO, A. Oráculos de maio. São Paulo: Siciliano, 1999. Os diferentes gêneros textuais desempenham funções sociais diversas, reconhecidas pelo leitor com base em suas características específicas, bem como na situação comunicativa em que ele é produzido. Assim, o texto A diva narra um fato real vivido por Maria José. surpreende o leitor pelo seu efeito poético. relata uma experiência teatral profissional. defende um ponto de vista relativo ao exercício teatral.
Sobre as características dos gêneros textuais, é INCORRETO afirmar que: Os gêneros textuais desempenham funções sociais diversas, reconhecidas pelo leitor com base em suas características específicas, bem como na situação comunicativa em que ele é produzido. Os gêneros textuais são estruturas relativamente padronizadas que variam de acordo com as várias situações comunicativas. Os gêneros textuais são estruturas bem definidas, limitadas, e podem apresentar-se sob a forma de cinco diferentes tipos de texto Os gêneros textuais podem ser representados na linguagem verbal e não verbal, em anúncios publicitários, charges, tirinhas e também em reportagens, notícias, e-mails, etc. Os gêneros textuais, por adequarem-se às necessidades linguísticas dos falantes de acordo com as mudanças históricas e sociais, são incontáveis, diferentemente do que acontece com os tipos textuais.
Assinale a sequência correta: I. São definidos por propriedades linguísticas como vocabulário, relações lógicas, tempos verbais, construções frasais etc. II. Realizações linguísticas concretas definidas por propriedades sociocomunicativas, ou seja, dentro de um contexto cultural e com função comunicativa. III. Abrangem um conjunto praticamente ilimitado de características determinadas pelo estilo do autor, conteúdo, composição e função. IV. Geralmente variam entre cinco e nove tipos: narração, argumentação, descrição, injunção e exposição. tipo textual, gênero textual, gênero textual, tipo textual. tipo textual, tipo textual, gênero textual, gênero textual. tipo textual, gênero textual, gênero textual, gênero textual. gênero textual, tipo textual, tipo textual, tipo textual.
Os dias lindos Acontece em abril, nessa curva do mês que descamba para a segunda metade. Os boletins meteorológicos não se lembraram de anunciá-lo em linguagem especial. Nenhuma autoridade, munida de organismo publicitário, tirou partido do acontecimento. Discretos, silenciosos, chegaram os dias lindos. ... Pode ser que o desconhecido lhe responda com um palavrão, desses em moda na sociedade mais fina. Não faz mal. Não se ofenda. Ele descarregou sobre a sua observação amical o azedume que ameaçava corroê-lo no íntimo. Livre desse fel, talvez se habilite a olhar também para o céu e a descobrir mesmo certa beleza esvoaçante no urubu. De qualquer modo foi avisado. Já sabe o que estava perdendo: a consciência de que certos dias de abril e maio são mais lindos do que os outros dias em geral, e nos integram num conjunto harmonioso, em que somos ao mesmo tempo ar, luz, suavidade e gente. Carlos Drummond de Andrade, texto publicado no Jornal do Brasil, 1970. Crônica Poema. Carta. Reportagem. Editorial.
Assinale a alternativa que associa, respectivamente, as características e função social aos gêneros mencionados abaixo: Pequena narrativa em que os animais são as personagens protagonistas. Apresenta uma crítica ao comportamento humano por meio da atitude de animais. Esse gênero serve como distração e moralização, pois apresenta determinados valores considerados socialmente aceitos. Texto com linguagem verbal e não verbal, da ordem do descrever/prescrever, com uso de elementos voltados para determinado público-alvo, cujo objetivo é despertar sentidos ou desejos; apresenta predomínio da sugestão sobre a informação. Texto com as mesmas características básicas da narração, sem, contudo, apresentar conflito. Tem a função social de representar experiências vividas situadas no tempo.
No conto, o autor retrata criticamente a habilidade do personagem no manejo de discursos diferentes segundo a posição do interlocutor na sociedade. A crítica à conduta do personagem está centrada: na imagem do títere ou fantoche em que o personagem acaba por se transformar, acreditando dominar os jogos de poder na linguagem. na alusão à falta de articulações e reflexos do personagem, dando a entender que ele não possui o manejo dos jogos discursivos em todas as situações. no comentário, feito em tom de censura pelo autor, sobre as frases obscenas que o personagem emite em determinados ambientes sociais. nas expressões que mostram tons opostos nos discursos empregados aleatoriamente pelo personagem em conversas com interlocutores variados. no falso elogio à originalidade atribuída a esse personagem, responsável por seu sucesso no aprendizado das regras de linguagem da sociedade.
O gênero textual tirinha tem como características: Interação entre a linguagem escrita e a linguagem visual. Tem como objetivo tornar seus leitores competentes, críticos e capazes de transformar e modificar a realidade em que se inserem. Não permite que o leitor faça qualquer análise social ou política sobre os fatos apresentados. Predominância da linguagem figurada, ou seja, geralmente utiliza-se de metáforas e termos literários. Linguagem objetiva e clara, utilizando recursos que estimulam o receptor, levando-o a desenvolver a criticidade.
Observe ao lado a diferença entre a charge, cartum, tirinha e caricatura. Pode ser muito normal a dificuldade de distinção entre os três gêneros textuais do tipo narrativo charge, cartum e tirinha. .
O gênero textual charge utiliza da caricatura, conforme imagem abaixo não retrata personagem conhecido e não tem como objetivo satirizar uma situação da vida política ou cotidiana atual, simplesmente faz graça. É algo próximo de uma piada. Certo Errado.
O gênero textual cartoon utiliza da caricatura, conforme imagem abaixo não retrata personagem conhecido e não tem como objetivo satirizar uma situação da vida política ou cotidiana atual, simplesmente faz graça. É algo próximo de uma piada. Certo Errado.
O gênero textual cartoon faz uma sátira (crítica sarcástica) de acontecimentos atuais, geralmente na esfera POLÍTICA, a fim de demonstrar indignação e insatisfação com a situação vigente. Certo Errado.
O gênero textual charge faz uma sátira (crítica sarcástica) de acontecimentos atuais, geralmente na esfera POLÍTICA, a fim de demonstrar indignação e insatisfação com a situação vigente. Certo Errado.
O gênero abaixo faz uma crítica geralmente aos valores SOCIAIS. Apresenta também uma temática humorística, contudo não raro encontramos tirinhas satíricas, de cunho social ou político, metafísicas, ou até mesmo eróticas. tirinha cartoon charge quadrinhos.
A imagem abaixo representa que tipo de gênero textual? tirinha cartoon charge quadrinhos.
No cartum apresentado, o significado da palavra escrita é reforçado pelos elementos visuais, próprios da linguagem não verbal. A separação das letras da palavra em balões distintos contribui para expressar principalmente a seguinte ideia: dificuldade de conexão entre as pessoas aceleração da vida na contemporaneidade desconhecimento das possibilidades de diálogo desencontro de pensamentos sobre um assunto.
Na tira do cartunista argentino Quino, utilizam-se recursos gráficos que lembram o cinema. A associação com a linguagem artística do cinema, que lida com o movimento e com o instrumento da câmera, é garantida pelo procedimento do cartunista demonstrado a seguir: ressaltar o trabalho com a vassoura para sugerir ação. ampliar a imagem da mulher para indicar aproximação. destacar a figura da cadeira para indiciar sua importância. apresentar a sombra dos personagens para sugerir veracidade.
Sobre a tirinha de Garfield, é correto afirmar que: A linguagem verbal é o elemento principal para o entendimento da tirinha. O uso da linguagem verbal não faz diferença para a compreensão da tirinha. O uso simultâneo das linguagens verbal e não verbal colabora para o entendimento da tirinha. A sequência cronológica dos fatos relatados nas imagens não influencia na compreensão da tirinha.
Sobre a tirinha de Garfield, é incorreto afirmar que: A linguagem verbal é o elemento principal para o entendimento da tirinha. O uso da linguagem verbal não faz diferença para a compreensão da tirinha. O uso simultâneo das linguagens verbal e não verbal colabora para o entendimento da tirinha. A sequência cronológica dos fatos relatados nas imagens influencia na compreensão da tirinha.
Report abuse Consent Terms of use