Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONcurupira 1_lgslç

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
curupira 1_lgslç

Description:
QuimiTanner

Author:
cpvr_sxl
(Other tests from this author)

Creation Date:
01/10/2021

Category:
Others

Number of questions: 81
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Ao Conjunto de Forças e Navios Soltos, posto sob o comando único, para fins administrativos, dá-se o nome de? Força-Tarefa Força Aeronaval Armada Força Naval Esquadra .
As Forças de Fuzileiros Navais, poderão ser denominadas de ou subdivididas em? Grupos e Grupamentos Divisões e Tropas Companhias e Pelotões Divisões e Batalhões Unidades e Subunidades.
O ato administrativo que completa o ato de criação permitindo que em âmbito geral, possam ser conhecidas a sua missão organização, estrutura e outros dados de interesse é? a Ordem Interna o Regulamento o Regime Interno o ato de inauguração a Organização Administrativa.
A parcela da Armada, posta sob comando único, constituído para fins administrativos ou operativos dá-se o nome de? Força-Tarefa Grupo-Tarefa Esquadra Força Naval Força.
A Força constituída por unidades aéreas ou por navio e unidades aéreas, para fins administrativos dá-se o nome de? Força Aérea Esquadrilha Força Aérea Naval Força Fuzileiros Navais Força Aeronaval.
O ato administrativo que complementa o Regulamento ordenando seu detalhamento, permitindo que, em âmbito interno, sejam disciplinadas todas as atividades rotineiras da OM, é? a Ordem Interna o Regulamento o Regimento Interno o Ato de Criação a Organização Administrativa.
Constituem-se em ______ os batalhões, os grupos, os grupamentos e as companhias independentes. Unidades de Fuzileiros Navais Divisões de Fuzileiros Navais Pelotão de Fuzileiros Navais Tropas de Fuzileiros Navais Subunidades de Fuzileiros Navais .
Qualquer fração de força-tarefa que dela se separar temporariamente para cumprir uma tarefa, se não tiver denominação própria, será denominada Força? Isolada Avançada Deslocada Destacada Infiltrada.
Classifique as alternativas abaixo com (V) se foram verdadeiras ou (F) se forem falsas. 1. (___) O subordinado que se julgar com fundamento para ponderar sobre qualquer ato de superior que lhe pareça ilegal ou ofensivo não tem direito de dirigir-lhe verbalmente ou por escrito, reresentação respeitosa. 2. (___) O superior dará sempre suas ordens em linguagem e tom imperativos. 3. (___) O uso de bigode é permitido somente aos oficiais, SO e SG. 4. (___) Todo oficial é obrigado a apresentar-se ao Oficial de Serviço e ao Imediato sempre que entrar ou sair de bordo V – V – F – F F – V – F – V V – V – F – V F – V – V – F V – F – F – V.
Os Suboficiais e o Mestre, ao embarcarem, serão também apresentados ao ____________ e posteriormente, em parada, ao setor da OM em que forem servir, pelos respectivos encarregados. Comandante da OM Imediato Sargenteante-Geral Oficial de Serviço Encarregado de Pessoal .
Todas as Praças, ao embarcarem em qualquer OM, serão apresentadas ao ____________, a quem cabe distribuí-las internamente. Comandante da OM Imediato Sargenteante-Geral Oficial de Serviço Encarregado de Pessoal.
Respeitar seus superiores e ter para com eles a consideração devida quer estejam ou não presentes, e obedecer às ordens dos superiores. E as ordens verbais dadas pelo superior, ou em seu nome, obrigam tanto como se fossem por escrito. Se tais ordens, por sua importância, puderem envolver grave responsabilidade para o executor, este poderá pedir que lhe sejam dadas por escrito, o que não poderá ser recusado. Deveres do Superior Responsabilidade do Superior Deveres do Subordinado Responsabilidade do Subordinado Cooperação .
Os superiores e subordinados não devem limitar-se apenas ao cumprimento das tarefas que lhes tiverem sido cometidas, procurando ajudar-se mutuamente na execução das mesmas, este é o conceito do(a): Deveres do Superior Responsabilidade do Superior Deveres do Subordinado Responsabilidade do Subordinado Cooperação.
Cabe a ele velar pela execução das ordens que receber, e pelas conseqüências da omissão em participar ao superior, em tempo hábil, qualquer ocorrência que reclame providência, ou que o impeça de cumprir a ordem recebida. Deveres do Superior Responsabilidade do Superior Deveres do Subordinado Responsabilidade do Subordinado Cooperação.
É responsável em manter, em todas as circunstâncias, na plenitude de sua autoridade a disciplina, a boa ordem nas fainas e serviços e a estrita execução da legislação em vigor, da presente Ordenança e das normas e instruções da Marinha; exigir o respeito e a obediência que lhe são devidos por seus subordinados; e conduzir seus subordinados, estimulando-os, reconhecendo-lhes os méritos, instruindo-os, admoestando-os e punindo-os ou promovendo sua punição de conformidade com a lei. Deveres do Superior Responsabilidade do Superior Deveres do Subordinado Responsabilidade do Subordinado Cooperação.
Cumprir as instruções que tiverem para o serviço, executando-as e fazendo com que sejam bem executadas por seus subordinados; desempenhar em serviço, no porto ou em viagem, as tarefas que lhes forem determinadas; tomar parte nas mostras, fainas e exercícios, ocupando para isto o posto que lhes for designado; e participar dos exercícios de cultura física e desportos, são alguns exemplos de(as): Deveres dos Oficiais Responsabilidades dos Oficiais Deveres das Praças Especiais embarcadas Deveres das Praças Responsabilidades das Praças .
Todas as representações, partes ou requerimentos que militares da Marinha dirigirem a autoridades superiores devem ser encaminhados por intermédio do seu respectivo Comandante, o qual os transmitirá a quem de direito, dando sua própria informação a respeito, antes de decorrido o prazo de ______ desde o seu recebimento. 3 dias 5 dias 7 dias 8 dias 10 dias.
Classifique as alternativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F). 1. (___) Todas as pessoas estranhas à Marinha que se acharem a bordo por qualquer motivo, por ocasião de combate ou fainas de emergência, não serão obrigadas a ocupar o posto ou local que lhes designar o Comandante do navio, salvo se forem de antiguidade superior à do Comandante, caso em que só voluntariamente poderão cooperar. 2. (___) É vedado aos militares o uso de barba, cavanhaque, costeletas e do corte de cabelo que não sejam os definidos pelas normas em vigor. O uso de bigode é permitido aos Oficiais, Suboficiais e Sargentos. O militar que necessitar encobrir lesão fisionômica poderá usar barba, bigode, cavanhaque ou cabelo fora das normas em vigor, desde que esteja autorizado pelo seu respectivo Comandante. 3. (___) Só o Comandante poderá fazer comunicação verbal ou escrita para fora de sua unidade, sobre assuntos operativos ou administrativos de sua OM. V – V – V F – V – F V – F – F V – V – F F – F – F.
É responsabilidade dos Oficiais, quando no exercício de Comando, impor penas disciplinares. E nas OM comandadas por Almirantes, a delegação de competência para imposição de penas disciplinares deverá ser explicitada onde? Regulamento ou Regimento Interno Ato de Criação ou Organização de Combate Regulamento ou Organização de Combate Regimento Interno ou Organização Administrativa Regimento Interno ou Ordem Interna.
A Oficialidade e a Guarnição de uma OM constituem: Guarnição Tripulação Estado-Maior Oficialidade .
A Força constituída por Unidades de Fuzileiros Navais, para fins administrativos? Força Aérea Esquadrilha Força Aérea Naval Força de Fuzileiros Navais Força Aeronaval.
É constituída para a condução de operações navais em cumprimento a determinada missão, terão a denominação que lhes for dada pela autoridade que ordenar suas constituições e se subdividirão em Grupos-Tarefa, Unidades-Tarefa e Elementos-Tarefa. Força de Fuzileiros Navais Força Tarefa Esquadra Armada Força Naval .
A classificação das aeronaves para fins administrativos é estabelecido segundo: Capacidade e manobra Poderio de fogo e versatilidade Tipo e armamento Armamento e velocidade Tipo e emprego.
Todo navio da Armada que pertencendo a uma Força dela separar-se temporariamente para cumprir missão será denominado de: Navio Capitânia Navio Destacado Navio Solto Navio Isolado Navio Escoteiro .
As atividades administrativas das forças, navios, unidades aéreas e unidades de fuzileiros navais serão regidas por uma: Termo de Desarmamento Organização Administrativa Organização de Combate Mostra de Desarmamento Termo de Armamento.
É o documento que especifica o propósito, a subordinação, a sede, o posto do Comandante e a constituição de um núcleo de implantação, quando necessário: Ato de Criação Regulamento Termo de Armamento Regimento Interno Organização Administrativa.
Oficiais, exceto o Comandante, que servem numa OM constituem: Guarnição Tripulação Estado-Maior Oficialidade.
A quem compete o Comando de Força; o Comando de navio de 1a classe; o Comando de Batalhão e de Grupamento de fuzileiros navais; e a Chefia, funções e serviços em EstadoMaior de Comando de Força. Capitão-de-Mar-e-Guerra Almirante-de-Esquadra Almirante Vice-Almirante Contra-Almirante.
A aprovação das Organizações de forças, navios, unidades aéreas e unidades de fuzileiros navais é de competência do _____________ou das autoridades que tenham recebido expressa delegação para tal. Presrep CM EMA CEMA COM.
Cabe velar pelo acerto, a oportunidade e consequências das ordens que der, e pelas consequências da omissão de ordens, nos casos em que for de seu dever providenciar. Além das ordens que devem ser emitidas de forma clara, concisa e precisa. Deveres do Superior Responsabilidade do Superior Deveres do Subordinado Responsabilidade do Subordinado Cooperação.
Tomar parte nas fainas e exercícios da OM, e ter máxima atenção àquelas a que assistirem; auxiliar os encarregados dos setores nos quais estiverem distribuídas; auxiliar o pessoal de serviço; e fazer os serviços de rancho que lhes forem atribuídos, são alguns exemplos de(as): Deveres dos Oficiais Responsabilidades dos Oficiais Deveres das Praças Especiais embarcadas Deveres das Praças Responsabilidades das Praças.
(CA-AA/06) Assinale a opção que completa corretamente as lacunas das sentenças abaixo. “Os navios, segundo seu tipo, porte armamento e, eventualmente, a missão que lhes for atribuída, serão classificados em quatro __________, com as denominações de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª classe. As aeronaves serão classificadas segundo seu tipo e ___________”. divisões / velocidade categorias / emprego condições / autonomia modelos / variedade tamanhos / capacidade.
(CA-AA/05) De acordo com a OGSA, a elaboração das organizações de forças, navios, unidades aéreas e unidades de fuzileiros navais será pautada em normas baixadas: Pelo Estado Maior de Defesa. Pelo Comandante da Marinha. Pelo Comando de Operações Navais. Pelo Estado Maior da Armada. Pela Diretoria Geral do Material da Marinha do Brasil.
(CA-AA/06) Em relação a OGSA, assinale a opção INCORRETA. Esquadra é o conjunto de Forças e navios soltos, posto sob comando único, para fins operativos. Força Naval é a Força constituída por navios, para fins administrativos. Força Aeronaval é a Força constituída por unidades aéreas ou por navios e unidades aéreas, para fins administrativos. Força de Fuzileiros Navais é a Força constituída por unidades de fuzileiros navais, para fins administrativos. Força-Tarefa é uma Força constituída para a condução de operações navais em cumprimento a determinada missão. .
(CA-AA/06) As normas para a elaboração das organizações das forças, navios, unidades aéreas e unidades de fuzileiros navais, bem como as normas para elaboração dos Regulamentos e Regimentos Internos são baixadas: pelo Gabinete do Comandante da Marinha pelo Centro de Inteligência da Marinha. pelo Comando de Operações Navais. pela Secretaria-Geral da Marinha. pelo Estado-Maior da Armada. .
(CA-HSG/07) As Organizações Militares (OM) de terra na MB são estruturadas com base em três documentos fundamentais. Quais são eles? Ato de Criação, Regulamento e Regimento Interno. Ato de Criação, Regulamento e Organização Administrativa. Regulamento, Tabela de Lotação e Regimento Interno. Tabela de Lotação, Organização de Combate e Regimento Interno. Ato de Criação, Organização de Combate e Regimento Interno.
É a totalidade de navios, meios aéreos e de fuzileiros, destinados ao serviço naval, pertencentes ao Estado e incorporados à Marinha do Brasil. Força de Fuzileiros Navais Força Esquadra Armada Força Naval.
É constituída por navios, para fins administrativos, e ainda, poderão ser denominadas de ou subdivididas em Flotilhas, Divisões, Esquadrões ou Grupamentos. Força de Fuzileiros Navais Força Esquadra Armada Força Naval.
É constituída por unidades de fuzileiros navais, para fins administrativos, poderão ser denominadas de ou subdivididas em Divisões e Tropas, e ainda, constituem-se em unidades de fuzileiros navais os batalhões, os grupos, os grupamentos e as companhias independentes. Força de Fuzileiros Navais Força Esquadra Armada Força Naval.
É o conjunto de Forças e navios soltos, postos sob Comando único, para fins administrativos, e seu comandante terá todas as prerrogativas de Comandante de Força e o título de Comandante-em-Chefe. Força de Fuzileiros Navais Força Esquadra Armada Força Tarefa.
Classifique as alternativas abaixo com (V) se forem verdadeiras ou (F) se forem falsas. 1. (___) Esquadra é a parcela da Armada posta sob comando único e constituída para fins Operativos ou administrativos. 2. (___) As Forças Navais poderão ser denominadas de ou subdivididas em Flotilhas, Divisões, Esquadrões ou Grupamentos. 3. (___) Força-Tarefa (FT) é uma força constituída para a condução de Operações Navais. 4. (___) A Força Tarefa se subdividira em Grupo Tarefa, Unidade Tarefa e Elemento Tarefa. V – V – V – V V – F – F – V F – V – V – V V – F – V – F V – V – V – F .
É uma parcela da Armada, posta sob Comando único e constituída para fins operativos ou administrativos. Força de Fuzileiros Navais Força Esquadra Armada Força Tarefa .
É constituída por unidades aéreas ou por navios e unidades aéreas, para fins administrativos, elas poderão ser denominadas de ou subdivididas em Grupos. Força de Fuzileiros Navais Força Esquadra Armada Força Aeronaval.
Qualquer fração de Força-Tarefa que dela se separar temporariamente para cumprir uma tarefa e não tiver denominação própria será denominada de? Força de Fuzileiros Navais Força Destacada Esquadra Armada Força Naval .
A classificação dos navios para fins administrativos é estabelecido segundo: Deslocamento, armamento e manobrabilidade Missão, poderio ofensivo e porte Tipo, porte e armamento e eventualmente a missão Missão, armamento e porte e eventualmente o tipo Poder de fogo, porte e o tipo e eventualmente a missão .
Classifique as alternativas abaixo com (V) se foram verdadeiras ou (F) se forem falsas. (___) Qualquer fração de uma Força Tarefa, separada temporariamente, denomina-se força destacada, se não tive denominação própria. (___) Todo navio da Armada não pertencente a uma Força Naval será denominado navio isolado. (___) Capitão-de-Bandeira é o titulo atribuído ao Comandante da Força, abordo do navio Capitânea. (___) Organização de Combate é o documento normativo que regula a conduta operativa de um Navio, Unidades Aéreas e de Fuzileiros Navais. V – F – V – V V – F – F – V F – V – V – F V – F – V – V V – V – V – F.
A preparação dos navios, unidades aéreas e unidades de fuzileiros navais para combate e sua conduta durante o mesmo serão regidas por: Termo de Desarmamento Organização Administrativa Organização de Combate Mostra de Desarmamento Termo de Armamento.
As Organizações Militares (OM) de terra são estruturadas com base em três documentos fundamentais, quais são? Ato inicial, Regulamento e Regimento. Termo de Armamento, Regimento Interno e Regulamento. Ato de Criação, Regulamento e Ordem Interna. Regulamento Interno, Ato de Criação e Regimento Interno Ato de Criação, Regulamento e Regimento Interno.
É o ato administrativo que complementa o Ato de Criação permitindo que, em âmbito geral, possam ser conhecidos a sua missão, organização, estrutura e outros dados de interesse: Ato de Criação Regulamento Termo de Armamento Regimento Interno Organização Administrativa.
É o ato administrativo que complementa o Regulamento, ordenando seu detalhamento e permitindo que, em âmbito interno, sejam disciplinadas todas as atividades rotineiras da OM: Ato de Criação Regulamento Termo de Armamento Regimento Interno Organização Administrativa.
A elaboração dos Regulamentos e Regimentos Internos das OM de terra será pautada em normas baixadas por quem? Estado-Maior da Armada. Comandante da Marinha Ministro da Defesa Comandante de Operações Navais Comandante em Chefe da Esquadra.
É da competência de quem a aprovação dos Regulamentos e Regimentos Internos das OM de terra Estado-Maior da Armada. Comandante da Marinha Ministro da Defesa Comandante de Operações Navais Comandante em Chefe da Esquadra.
O número e a qualificação do pessoal necessário para exercer os diversos cargos nas OM serão fixados onde? E aprovadas por quem? Tabela Mestra – Titular da OM Ato de Criação – Estado-Maior da Armada Tabela de Lotação – Comandante da Marinha Regimento Interno – COMINSUP Tabela de Lotação – Estado-Maior da Armada.
As Praças que servem numa OM constituem: Guarnição Tripulação Estado-Maior Oficialidade.
Classifique as alternativas abaixo com (V) se foram verdadeiras ou (F) se forem falsas. 1. (___) A totalidade de navios, meios aéreos e de fuzileiros, designados ao serviço naval, pertencentes ao Estado e incorporados à Marinha do Brasil é a definição de Esquadra. 2. (___) Força Aeronaval é a força constituída somente por unidades aéreas, para fins administrativos. 3. (___) Navio Isolado é o navio da Armada designado para cumprir, isoladamente, uma missão. 4. (___) O Navio Atlântico Sul pertencente à MB e é considerado um Navio Isolado V – V – F – V F – F – V – V F – F – F – V V – F – F – V F – V – V – V.
Segundo a Ordenança Geral para o Serviço da Armada (OGSA), todos os Oficiais e Praças, quer a bordo, quer em terra, em serviço ou não, devem ter procedimentos compatíveis com suas situações de militares da Marinha. Das alternativas a baixo assinale a única que não representa um procedimento relacionado na OGSA para Oficiais e Praças: Proceder de acordo com as normas de boa educação civil e militar e com os bons costumes, de modo a honrar e preservar as tradições da Marinha. Respeitar a legislação em vigor, obedecer aos superiores e conhecer e cumprir as normas e instruções da Marinha. Conhecer, observar e fazer observar por seus subordinados as disposições desta Ordenança e da legislação em vigor. Empenhar-se em dirigir ou executar as tarefas de que forem incumbidos com o máximo de zelo e dedicação. Empregar os maiores esforços em prol da glória das armas brasileiras e sustentação da honra nacional, mesmo nas circunstâncias mais difíceis e quaisquer que sejam os perigos a que se possam achar expostos. .
Segundo a Ordenança Geral para o Serviço da Armada (OGSA), a autoridade de cada um promana de que? Do ato de designação e da posse no cargo que for exercer. Com a posse nesse cargo ou com o início de execução da ordem Da posse no cargo e do início da execução das funções referentes ao cargo. Do ato de designação para o cargo que tiver que desempenhar ou da ordem superior que tiver recebido. Da designação ou nomeação para o cargo e o início da execução das funções que deva desempenhar.
Segundo a Ordenança Geral para o Serviço da Armada (OGSA), quando começa ser exercida a autoridade de cada um? Com o ato de designação e da posse no cargo que for exercer. Com a posse no cargo ou com o início de execução da ordem Com posse no cargo e do início da execução das funções referentes ao cargo. Com ato de designação para o cargo que tiver que desempenhar ou da ordem superior que tiver recebido. Com designação ou nomeação para o cargo e o início da execução das funções que deva desempenhar.
Segundo a OGSA, Art. 4-1-3 De quem é a responsabilidade individual, dentro de sua esfera de ação por negligência, imprevidência, fraqueza ou falta de energia no cumprimento de deveres e no desempenho de suas atribuições; por imperícia na direção ou execução de fainas, ou no desempenho de atribuições para as quais estejam legalmente qualificados; por infração à legislação em vigor, às disposições desta Ordenança e às normas e instruções da Marinha; por abuso ou exercício indevido de autoridade; e por prejuízos causados à Fazenda Nacional. É responsabilidade dos superiores São responsabilidades dos Oficiais São responsabilidades dos Subordinados. Todos são individualmente responsáveis. São responsabilidades das Praças.
Segundo a Ordenança Geral para o Serviço da Armada (OGSA), Em substituição, por deficiência de pessoal ou inexistência de pessoal legalmente habilitado: Os Oficiais não habilitados podem negar-se a assumir cargos, mesmo que inerentes a posto ou graduação inferior; a responsabilidade do substituto fica limitada pela habilitação que legalmente tiver. Os Oficiais não podem negar-se a assumir cargos, mesmo que inerentes a posto ou graduação superior; a responsabilidade do substituto não fica limitada pela habilitação que legalmente tiver. Os Oficiais podem executar e assumir cargos, mesmo que inerentes a posto ou graduação superior; a responsabilidade do substituto não fica limitada pela habilitação que legalmente tiver. Ninguém da Marinha pode negar-se a assumir cargos, mesmo que inerentes a posto ou graduação superior; a responsabilidade do substituto fica limitada pela habilitação que legalmente tiver. Todos podem ser designados e exercer cargos inerentes a postos inferiores aos seus postos ou graduações; a responsabilidade do substituto fica limitada pela habilitação que legalmente tiver. .
Assinale a alternativa que não está de acordo com a OGSA: O superior evitará sempre utilizar de palavra ou ato que possa desconceituar seus subordinados, enfraquecer a consideração que lhes é devida e melindrar seu pundonor militar ou dignidade pessoal. O subordinado é responsável: pelo acerto, oportunidade e consequências das ordens que der; e pelas consequências da omissão de ordens, nos casos em que for de seu dever providenciar. O SUPERIOR As ordens devem ser emitidas de forma clara, concisa e precisa. Cumpre ao subordinado: respeitar seus superiores e ter para com eles a consideração devida, quer estejam ou não presentes; obedecer às ordens dos superiores. Todos devem respeitar a religião, as instituições, os costumes e os usos do país em que se acharem.
Segundo a Ordenança Geral para o Serviço da Armada (OGSA), Deveres do superior - Cumpre ao superior, EXCETO: Manter, em todas as circunstâncias, na plenitude de sua autoridade a disciplina, a boa ordem nas fainas e serviços e a estrita execução da legislação em vigor, a presente Ordenança e das normas e instruções da Marinha; Exigir o respeito e a obediência que lhe são devidos por seus subordinados; e Conduzir seus subordinados, estimulando-os, reconhecendo-lhes os méritos, instruindo-os, admoestando-os e punindo-os ou promovendo sua punição de conformidade com a lei. Responder pela execução das ordens que receber; e ser responsável pelas conseqüências da omissão em participar ao superior, em tempo hábil, qualquer ocorrência que reclame providência, ou que o impeça de cumprir a ordem recebida. .
As ordens verbais dadas pelo superior, ou em seu nome, obrigam tanto como se fossem por escrito. Se tais ordens, por sua importância, puderem envolver grave responsabilidade para o executor: Este poderá ponderar respeitosamente e não cumprir para evitar prejuízo ao serviço Deverá ponderar respeitosamente, expondo as razões em que se fundamenta, por assim o entender; mas, se o superior insistir na execução da referida ordem, obedecer-lhe-á de pronto e lealmente, podendo, depois de a cumprir, representar a este respeito ao Comandante ou à autoridade imediatamente superior à que lhe tiver dado a ordem. Este poderá pedir que lhe sejam dadas por escrito, o que não poderá ser recusado. Poderá ponderar respeitosamente, expondo as razões em que se fundamenta, por assim o entender; mas, se o superior insistir na execução da referida ordem, poderá representar a este respeito ao Comandante ou à autoridade imediatamente superior à que lhe tiver dado a ordem. Este poderá pedir que lhe sejam dadas por escrito, o que não poderá ser recusado. Caso não seja atendido, poderá representar contra o superior.
O subordinado deixa de ser responsável pelo não cumprimento de uma ordem recebida de superior quando outro superior lhe der outra ordem que prejudique o cumprimento da primeira e nela insistir, apesar de cientificado pelo subordinado da existência da ordem anterior. Deve, porém: Ponderar respeitosamente com o superior pelo recebimento da segunda ordem. Pedir permissão para comunicar ao seu superior a segunda ordem recebida. Cumprir lealmente a segunda ordem recebida, ainda que traga prejuízo para o cumprimento da primeira ordem. Sendo desnecessária qualquer comunicação. Participar a ocorrência ao primeiro, logo que possível. Comunicar o fato imediatamente ao seu superior e pedir permissão para cumprir a segunda ordem.
Assinale a alternativa INCORRETA: Somente os superiores não devem limitar-se apenas ao cumprimento das tarefas que lhes tiverem sido cometidas, procurando ajudar-se mutuamente na execução das mesmas. O subordinado dará o pronto a seu superior da execução das ordens que dele tiver recebido. Quando circunstâncias insuperáveis impossibilitarem sua execução, ou ocorrência não prevista aconselhar a conveniência de retardar, de modificar ou de não cumprir as ordens recebidas, dará conhecimento imediato do fato ao seu superior, ou logo que possível, para que este providencie como julgar conveniente. Caso, porém, não haja tempo de fazer essa participação, nem de esperar novas ordens, o subordinado resolverá, sob sua responsabilidade, como lhe parecer mais conveniente ao serviço.
Qualquer subordinado que receber uma ordem e entender que de sua execução possa resultar prejuízo ao serviço: Este poderá ponderar respeitosamente e não cumprir para evitar prejuízo ao serviço. Deverá ponderar respeitosamente, expondo as razões em que se fundamenta, por assim o entender; mas, se o superior insistir na execução da referida ordem, obedecer-lhe-á de pronto e lealmente, podendo, depois de a cumprir, representar a este respeito ao Comandante ou à autoridade imediatamente superior à que lhe tiver dado a ordem. Este poderá pedir que lhe sejam dadas por escrito, o que não poderá ser recusado. Poderá ponderar respeitosamente, expondo as razões em que se fundamenta, por assim o entender; mas, se o superior insistir na execução da referida ordem, poderá representar a este respeito ao Comandante ou à autoridade imediatamente superior à que lhe tiver dado a ordem. Este poderá pedir que lhe sejam dadas por escrito, o que não poderá ser recusado. Caso não seja atendido, poderá representar contra o superior.
Assinale a alternativa que não está de acordo com a OGSA: Todos devem tratar-se mutuamente com respeito e polidez, e com atenção e justiça os subordinados. No exercício de suas atribuições, é vedado ao pessoal qualquer intimidade. Todo superior deve fazer cessar prontamente as contendas que presenciar a bordo entre mais modernos e, em caso de insulto, injúria, ameaça ou vias de fato, prender os transgressores e endereçar parte de ocorrência aos respectivos Comandantes. O militar que presenciar qualquer irregularidade em que se envolva pessoal da Marinha, ou verificar desvio de objetos pertencentes à Fazenda Nacional e atos comprometedores da segurança das OM da Marinha deve, conforme as circunstâncias, prender o transgressor e dar parte à autoridade competente. Todo militar que tiver conhecimento de notícia, ainda que vaga, de algum fato que, direta ou indiretamente, possa comprometer as tarefas da sua ou de outras OM, ou que tenha relação com os interesses nacionais, tem rigorosa obrigação de o participar de pronto - verbalmente ou por escrito, com conveniente reserva - ao seu Comandante, pelos canais competentes ou em caso de urgência, diretamente.
Assinale a alternativa INCORRETA: Todo Oficial ou Praça pode, sempre que for conveniente à ordem, à disciplina ou à normalidade do serviço, prender à sua ordem ou à de autoridade competente, quem tiver antiguidade inferior à sua. Todo Oficial ou Praça pode em flagrante de crime inafiançável, prender à ordem de autoridade superior qualquer Oficial ou Praça de antiguidade superior à sua. Nos casos acima, quem efetuar a prisão dará logo parte circunstanciada, por escrito e por intermédio do próprio Comandante, à autoridade a que o preso estiver diretamente subordinado. Os militares presos nesses casos dos itens anteriores só poderão ser postos em liberdade por determinação da autoridade a cuja ordem tiver sido efetuada a prisão. Se pessoa estranha à Marinha cometer crime a bordo, será presa e autuada em flagrante delito, em seguida, será apresentada à autoridade competente.
Assinale a alternativa INCORRETA Nas Estações de Comando no mar, na Tolda e na Sala de Estado, ou locais equivalentes, só deverão permanecer aqueles que estiverem em efetivo serviço. É vedado ao pessoal permanecer no passadiço no bordo em que estiver um Almirante, o Comandante da Força ou do navio. Salvo exigência do serviço, só transitarão pelas escotilhas e passagens da câmara e camarotes de Almirante, Comandante e Oficiais os que neles respectivamente se alojarem, ou que a estes forem assemelhados ou superiores. Em qualquer compartimento ou local das OM, à passagem de qualquer Oficial, todos os subordinados devem tomar a posição de sentido, desde que não resulte prejuízo para as fainas em andamento ou interrupção de rancho. Sempre que possível, nos locais e horários de recreação, o Oficial dispensará essa formalidade.
Assinale a alternativa INCORRETA O subordinado que se julgar com fundamento para ponderar sobre qualquer ato de superior que lhe pareça ilegal ou ofensivo tem direito de dirigir-lhe, verbalmente ou por escrito, representação respeitosa. Se o superior deixar de atendê-la, ou não a resolver do modo que lhe pareça justo, poderá representar ao Comandante da OM servir o superior, pedida a devida permissão, que não lhe poderá ser negada. Se o ato tiver sido praticado pelo próprio Comandante, ou se a decisão deste não for considerada satisfatória, o subordinado poderá da mesma forma, representar contra este ou recorrer de sua decisão à autoridade imediatamente superior. As ponderações, representações e manifestações coletivas sobre atos dos superiores são proibidas. O subordinado, em suas relações verbais ou escritas com o superior, usará sempre de expressões respeitosas. O superior, conquanto deva dirigir-se ao subordinado em termos corteses, dará sempre suas ordens em linguagem e tom imperativo.
Assinale a alternativa INCORRETA Na correspondência, quer do subordinado para o superior, quer deste para aquele, são proibidas expressões que envolvam, direta ou indiretamente, ofensa, insulto ou injúria a alguém. Todas as representações, partes ou requerimentos que militares da Marinha dirigirem a autoridades superiores devem ser encaminhados por intermédio do seu respectivo Comandante, o qual os transmitirá a quem de direito, dando sua própria informação a respeito, após decorrido o prazo de oito dias desde o seu recebimento. Se a representação, parte ou requerimento estiver escrito de modo contrário ao que é preceituado nos artigos anteriores, o Comandante o reterá em seu poder, fazendo ciente ao respectivo autor para que o substitua, modificando sua linguagem. Se o autor, dentro de prazo nunca maior de oito dias, não atender ao Comandante, este fará pelos canais competentes a remessa à autoridade a quem for dirigido o documento, desde que o mesmo não contenha insulto, ofensa ou injúria, anexando sua informação e justificando a demora. Se a representação, parte ou requerimento, ao ser apresentado, contiver insulto, ofensa ou injúria, o Comandante não o encaminhará e punirá seu autor; aquele documento somente servirá para o processo que deverá ser instaurado posteriormente.
Assinale a alternativa INCORRETA Subordinado autorizado pelo Comandante poderá fazer comunicação verbal ou escrita para fora de sua unidade, sobre assuntos operativos ou administrativos de sua OM. O militar devidamente autorizado, poderá discutir ou divulgar por qualquer meio assunto de caráter oficial, exceto os de caráter técnico não sigiloso e que não se refiram à Defesa ou à Segurança Nacional. É vedado ao militar manifestar-se publicamente a respeito de assuntos políticos ou tomar parte fardado em manifestações de caráter político partidário. Em visitas a portos nacionais ou estrangeiros caberá exclusivamente ao Comandante da Marinha o estabelecimento dos contatos externos para fins do disposto na OGSA. Todas as pessoas, pertencentes ou não à Marinha, que se acharem, ainda que ocasionalmente, a bordo de uma unidade, independente de seu posto, graduação ou categoria, ficarão sujeitas às normas em vigor nessa unidade.
Assinale a alternativa INCORRETA Todas as pessoas estranhas à Marinha que se acharem a bordo por qualquer motivo, por ocasião de combate ou fainas de emergência, serão obrigadas a ocupar o posto ou local que lhes designar o Comandante do navio, salvo se forem de antiguidade superior à do Comandante, caso em que só voluntariamente poderão cooperar. É vedado aos militares o uso de barba, cavanhaque, costeletas e do corte de cabelo que não sejam os definidos pelas normas em vigor. O uso de bigode é permitido aos Oficiais, Suboficiais e Sargentos. O militar que necessitar encobrir lesão fisionômica poderá usar barba, bigode, cavanhaque ou cabelo fora das normas em vigor, desde que esteja autorizado pelo seu respectivo Comandante ou Imediato. O militar que tiver sua fisionomia modificada deverá ser novamente identificado.
Assinale a alternativa incorreta segundo Ordenança Geral para o Serviço da Armada. O subordinado é responsável pela execução das ordens que receber; e pelas consequências da omissão em participar ao superior, em tempo hábil, qualquer ocorrência que reclame providência, ou que o impeça de cumprir a ordem recebida. Os superiores e subordinados não devem limitar-se apenas ao cumprimento das tarefas que lhes tiverem sido cometidas, procurando ajudar-se mutuamente na execução das mesmas. Todos devem tratar-se mutuamente com respeito e polidez, e com atenção e justiça os subordinados. Todo Oficial ou Praça pode, sempre que for conveniente à ordem, à disciplina ou à normalidade do serviço, prender à sua ordem ou à de autoridade competente, quem estiver cometendo contravenção disciplinar. O Oficial ou a Praça, ao dirigir-se a superior, tomará a posição de sentido e prestar-lhe-á continência.
Segundo a OGSA assinale a única alternativa INCORRETA. Nas OM comandadas por Almirantes, a delegação de competência para imposição de penas disciplinares deverá ser explicitada no Regimento Interno ou Organização Administrativa. É responsabilidade dos Oficiais impor penas disciplinares. Todas as pessoas, pertencentes ou não à Marinha, que se acharem, ainda que ocasionalmente, a bordo de uma unidade, independente de seu posto, graduação ou categoria, ficarão sujeitas às normas em vigor nessa unidade. É vedado ao militar manifestar-se publicamente a respeito de assuntos políticos ou tomar parte fardado em manifestações de caráter político partidário. O superior, conquanto deva dirigir-se ao subordinado em termos corteses, dará sempre suas ordens em linguagem e tom imperativos.
Das alternativas abaixo assinale a única que não está de acordo com o estabelecido na Ordenança Geral para o Serviço da Aramada. Proceder de acordo com as normas de boa educação civil e militar e com os bons costumes, de modo a honrar e preservar as tradições da Marinha é dever de todos os Oficiais e Praças, quer a bordo, quer em terra, em serviço ou não. Todos são individualmente responsáveis, dentro de sua esfera de ação por negligência, imprevidência, fraqueza ou falta de energia no cumprimento de deveres e no desempenho de suas atribuições Em substituição, por deficiência de pessoal ou inexistência de pessoal legalmente habilitado, ninguém da Marinha pode negar-se a assumir cargos, mesmo que inerentes a posto ou graduação inferior; a responsabilidade do substituto fica limitada pela habilitação que legalmente tiver. Cumpre ao subordinado respeitar seus superiores e ter para com eles a consideração devida, quer estejam ou não presentes; e obedecer às ordens dos superiores. Os superiores e subordinados não devem limitar-se apenas ao cumprimento das tarefas que lhes tiverem sido cometidas.
Assinale a única alternativa CORRETA com relação ao estabelecido na Ordenança Geral para o Serviço da Armada. Em substituição, por deficiência de pessoal ou inexistência de pessoal legalmente habilitado, ninguém da Marinha pode negar-se a assumir cargos, mesmo que inerente a posto ou graduação superior e independente de estar legalmente habilitado fica responsável. O subordinado continua responsável pelo não cumprimento de uma ordem recebida de superior quando outro superior lhe der outra ordem que prejudique o cumprimento da primeira e nela insistir, apesar de cientificado pelo subordinado da existência da ordem anterior. Os superiores e subordinados devem limitar-se apenas ao cumprimento das tarefas que lhes tiverem sido cometidas, procurando ajudar-se mutuamente na execução das mesmas quando determinado. O subordinado que se julgar com fundamento para ponderar sobre qualquer ato de superior que lhe pareça ilegal ou ofensivo tem direito de dirigir-lhe, verbalmente ou por escrito, representação respeitosa. Se o superior deixar de atendê-la, ou não a resolver do modo que lhe pareça justo, poderá representar ao Comandante da OM em que servir o superior, pedida a devida permissão, que não lhe poderá ser negada. Qualquer subordinado que receber uma ordem e entender que de sua execução possa resultar prejuízo ao serviço poderá pedir que lhe sejam dadas por escrito, o que não poderá ser recusado. .
Assinale a alternativa correta segundo a OGSA Os superiores e subordinados devem limitar-se apenas ao cumprimento das tarefas que lhes tiverem sido cometidas, procurando ajudar-se mutuamente na execução das mesmas. O subordinado dará o pronto a superior da execução de ordens recebidas. Quando circunstâncias impossibilitarem a execução da ordem, ou ocorrência prevista aconselhar a conveniência de retardar, de modificar ou de não cumprir as ordens recebidas, dará conhecimento imediato do fato ao seu superior, ou logo que possível, para que este providencie outro para cumprir essa ordem. Caso o subordinado não tenha tempo de participar a impossibilidade de cumprir a ordem recebida, nem de esperar novas ordens, ele resolverá, sob sua responsabilidade, como lhe parecer mais conveniente ao serviço. Qualquer subordinado que receber uma ordem e entender que de sua execução possa resultar prejuízo ao serviço deverá solicitar por escrito e não poderá ser recusado.
Segundo a OGSA assinale a alternativa que não representa um dever específico do Oficial da Marinha: conhecer, observar e fazer observar por seus subordinados as disposições da OGSA. cumprir, com empenho, lealdade, presteza e dedicação as ordens que lhe forem dadas conduzir seus subordinados, estimulando-os, reconhecendo-lhes os méritos, instruindo-os, admoestando-os e punindo-os ou promovendo sua punição de conformidade com a lei. dar conhecimento ao Imediato e ao Oficial de Serviço da execução de alguma ordem do Comandante de interesse do serviço de sua OM, e ao Oficial de Serviço quando a ordem emanar do Imediato. apresentar-se ao Oficial de Serviço e ao Imediato, sempre que entrar ou sair de bordo e ao Comandante, diariamente, ao entrar a bordo pela primeira vez e ao se retirar pela última vez. .
Segundo a Ordenança Geral para o Serviço da Armada, as ordens verbais dadas pelo superior, ou em seu nome, obrigam tanto como se fossem por escrito. Relacionado à transmissão de ordens assinale a única alternativa CORRETA. Se as ordens forem importantes e trouxerem graves responsabilidades ao serviço, o executor deverá exigir que lhe seja dada por escrito e o superior não poderá se recusar em atende-lo. Se o subordinado receber uma ordem e entender que de sua execução possa resultar prejuízo ao executante poderá ponderar respeitosamente, expondo as razões em que se fundamenta, por assim o entender; mas, se o superior insistir na execução da referida ordem, obedecer-lhe-á de pronto e lealmente, podendo, depois de a cumprir, representar a este respeito ao Comandante ou à autoridade imediatamente superior à que lhe tiver dado a ordem As ordens devem ser emitidas de forma imperativa, clara, concisa e precisa. Se as ordens, por sua importância, puderem envolver grave responsabilidade para o executor, este poderá pedir que lhe sejam dadas por escrito, o que não poderá ser recusado O superior, conquanto deva dirigir-se ao subordinado em termos imperativos, dará sempre suas ordens em linguagem e tom respeitosos. .
Segundo o Art. 4-1-2 da Ordenança Geral para o Serviço da Armada, assinale a única alternativa CORRETA. A autoridade de cada um promana do ato de designação para o cargo que tiver que desempenhar; ou da ordem superior que tiver recebido; começa a ser exercida com: o ato de investidura no cargo que for exercer. a autorização legal da autoridade competente que fizer a investidura. a assunção da função e emissão das ordens necessárias para o exercício da função. a posse no cargo ou com o início de execução da ordem. a retransmissão das ordens e supervisão da exata execução das mesmas. .
Report abuse Consent Terms of use