Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONEletricidade Básica Q-TIP 1/2022

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Eletricidade Básica Q-TIP 1/2022

Description:
Disciplina EAD

Author:
fontes.felippe
(Other tests from this author)

Creation Date:
12/04/2022

Category:
Others

Number of questions: 50
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
É provado que toda matéria é composta por átomos e estes, por sua vez, são constituídos de prótons e neutrons, localizados no núcleo, e elétrons em órbita, distribuídos em níveis ou camadas energéticas. Diante disto, uma eletrosfera será composta de 1 a 7 níveis energéticos nomeados com as letras K, L, M, N, O, P e Q, em ordem crescente de distância ao núcleo. Verdadeiro Falso.
A distribuição de elétrons em níveis energéticos obedece algumas regras definidas. Acerca disso, assinale a alternativa INCORRETA: A regra mais importante para a eletroeletrônica refere-se à camada mais distante do núcleo, ou seja, a camada externa. O número máximo de elétrons da camada mais distante do núcleo deve ser 8 (oito). Camada de valência é como se chama o nível energético mais próximo do núcleo do átomo. Os elétrons presentes na camada mais distante são chamados elétrons livres, uma vez que tem maior facilidade de se desprender do átomo. Todas as reações químicas e elétricas acontecem na camada externa.
O que caracteriza um material como um isolante elétrico é o fato dos elétrons de valência de seus átomos estarem fracamente ligados ao seu núcleo, podendo ser facilmente deslocados. Verdadeiro Falso.
Em condições normais, toda matéria é eletricamente neutra, sendo necessária a atuação de uma força externa para mudar este fato. Sendo assim, de que forma podemos "quebrar" o equilíbrio de um material eletricamente neutro? Jogando-o contra a parede. Submetendo-o a um processo de eletrificação. Sacudindo-o com força ao vento. Mergulhando-o em solução de ácido clorídrico. Aproximando-o de outro material eletricamente neutro.
São processos de eletrização: Por atrito Por contato Por indução Por radiação Por choque elétrico Por aceleração nula.
Qual método de eletrização consiste em esfregar dois materiais isolantes neutros, fazendo um ceder elétrons para o outro e tornando um deles eletricamente positivo e o outro, eletricamente negativo?.
Qual é o método de eletrização que consiste em encostar dois materiais condutores, sendo um deles eletrizado e o outro neutro, fazendo com que o material neutro adquira a mesma carga do material eletrizado?.
Qual é o método de eletrização que consiste na aproximação entre um corpo eletrizado e outro neutro, fazendo com que o corpo neutro polarize-se e, ao aterrá-lo, sua carga elétrica escoará de modo que ao desfazer a aproximação, o corpo neutro passará a estar eletricamente carregado.
Relacione os instrumentos com as grandezas relacionadas. Voltímetro Amperímetro Ohmímetro Multímetro Cossifímetro Wattímetro.
Ao utilizar um multímetro para realizar a leitura de uma tensão cujo valor não se faz ideia, qual atitude deve ser adotada para evitar acidentes com o operador ou com o aparelho? Iniciar pela escala de maior valor e, de acordo com o valor observado, diminuir até encontrar a escala ideal. Iniciar pela escala de menor valor e, de acordo com o valor observado, aumentar até encontrar a escala ideal. Selecionar uma escala de forma aleatória e trocá-la até encontrar a escala ideal. Chamar um especialista.
Analise as afirmações sobre as etapas a serem seguidas para preparação do multímetro para leitura de tensão e assinale a alternativa correta. I - Deve-se, primeiramente, ajustar o seletor na escala ideal para a grandeza a ser medida (tensão). II - O segundo passo é inserir as pontas de prova: cabo vermelho no borne VΩ e cabo preto no COM. III - Por fim, realizar a medição observando que o cabo preto deve estar na polaridade negativa do circuito e o cabo vermelho, na positiva. IV - Se a posição dos cabos estiver correta, aparecerá um sinal negativo no visor do aparelho. Apenas I e II corretas Apenas I, III e IV corretas Apenas I, II, e III corretas Todas estão corretas.
Pode-se afirmar que, a condição para que haja uma corrente elétrica é que o circuito esteja fechado (interruptor acionado). Verdadeiro Falso.
É corretor afirmar que existe corrente sem tensão, mas não existe tensão sem corrente. Verdadeiro Falso.
Sobre as etapas para medição de corrente elétrica no multímetro, selecione a INCORRETA. Após selecionar a escala de corrente contínua, conecte o cabo vermelho no borne A e o preto no COM. Mantenha o circuito ligado durante o preparo para a medição Interrompa uma parte do condutor, ligue o cabo vermelho no condutor aberto mais próximo do lado positivo da bateria e o cabo preto na outra ponta, que ficou aberta. Ao término, desligue o circuito, emende os cabos e isole a emenda.
É a resistência apresentada à passagem de uma corrente elétrica, com origem na estrutura atômica do material. Tensão elétrica Corrente elétrica Resistência elétrica Potência elétrica.
Em materiais cujos átomos apresentam dificuldade de liberar elétrons livres, a corrente passa com dificuldade e, portanto, a sua resistência elétrica é grande. O oposto é válido para materiais de baixa resistência. Verdadeiro Falso.
Deve-se sempre utilizar o ohmímetro em equipamentos ou componentes energizados, pois isto evitará um curto-circuito, além de graves acidentes elétricos. Verdadeiro Falso.
São associações de resistores: Em paralelo Em série Mista Radial Axial.
Determine o valor da resistência equivalente do circuito abaixo: 40Ω 12Ω 4Ω 10Ω 5Ω.
Determine o valor da resistência equivalente do circuito abaixo: 22Ω 20Ω 12Ω 24Ω 18Ω.
Determine, aproximadamente, o valor da resistência equivalente do circuito abaixo: 35Ω 33Ω 45Ω 47Ω 42Ω.
De acordo com a lei de Ohm, a intensidade da corrente elétrica é diretamente proporcional à tensão aplicada e inversamente proporcional à sua resistência elétrica. Verdadeiro Falso.
Qual grandeza elétrica representa o movimento ordenado de elétrons que acontece apenas quando há uma diferença de potencial elétrico (tensão) entre dois pontos?.
Qual grandeza elétrica representa a força capaz de impulsionar os elétrons em um condutor, expressa pela diferença de potencial elétrico entre dois corpos eletrizados.
Selecione os possíveis efeitos causados pelo trabalho elétrico: Calorífico Mecânico Luminoso Radioativo.
Uma lâmpada incandescente, usada em uma lanterna, consome 3mA de corrente em 12V. Qual é a resistência elétrica do seu filamento? 3000Ω 4000Ω 3Ω 4Ω 30Ω.
Um eletricista precisa dimensionar o disjuntor de proteção para o chuveiro de sua casa, para isso necessita se calcular sua corrente elétrica, onde sua potência é de 6,6KW em 220V. Qual corrente elétrica do chuveiro? 30A 3A 25A 2,5A 20A.
Potência nominal é potência apresentada por um equipamento quando este está conectado em sua tensão nominal, ou seja, a tensão a qual foi fabricado para funcionar. Verdadeiro Falso.
Qual grandeza elétrica representa a capacidade de produzir trabalho em determinado tempo, por meio da energia elétrica?.
Como se chama o fenômeno magnético causado por uma corrente elétrica?.
É como se chama qualquer material que possua propriedades magnéticas, sejam naturais ou artificiais.
As linhas magnéticas dirigem-se do polo sul para o polo norte de um ímã. Verdadeiro Falso.
Para obter campos magnéticos de maior intensidade a partir da corrente elétrica, basta enrolar o condutor em forma de espiras, constituindo uma _____________. Bobina Força eletromagnética Corrente alternada Espira especial.
A intensidade do campo magnético em uma bobina depende inversamente da intensidade da corrente e do número de espiras. Verdadeiro Falso.
Como é chamado o conjunto de linhas de força de um campo magnético?.
O que os indutores e capacitores provocam em circuitos com fontes de potencia CA ? Uma defasagem entre tensão e corrente Um aumento entre tensão e corrente Anulam a tensão e corrente Nada O equilíbrio entre tensão e corrente.
Sobre os tipos de potência, relacione: Potência aparente Potência ativa Potência reativa.
É a relação entre a potência ativa e a potência aparente e aponta o quanto estamos usando de reativo. Fator de potência Fator de consumo Fator de energia Fator aparente.
Quanto maior for o fator de potência, menor é o aproveitamento da energia elétrica. Verdadeiro Falso.
Qual é o valor mínimo do fator de potência, que é medido pelo medidor de energia? 0,92 0,94 0,90 0,91 0,93.
Relacione as formas de geração de energias com seus exemplos: Por ação térmica Por ação da luz Por ação mecânica Por ação magnética.
Quais são os principais tipos de usinas geradoras de energia elétrica no Brasil?.
Selecione a alternativa que representa a sequência correta do funcionamento de uma usina hidrelétrica. Energia potencial gravitacional através da água na represa > energia cinética da água ao girar as turbinas > energia elétrica convertida nos geradores Energia cinética da água ao girar as turbinas > energia potencial gravitacional através da água na represa > energia elétrica convertida nos geradores Energia elétrica convertida nos geradores > energia potencial gravitacional através da água na represa > energia cinética da água ao girar as turbinas.
A distribuição da energia ao consumidor deve ser escolhida considerando-se a potência a ser consumida e os limites de utilização da fonte disponível pelo distribuidor da energia elétrica. Verdadeiro Falso.
Como se chama o local onde é feita a redução de alta tensão para média tensão a fim de que possa ser utilizada pelos consumidores?.
Selecione a opção com a sequência correta do clico completo de geração e distribuição de energia. Geração - Elevação de tensão - Transmissão - Estação rebaixadora - Distribuição Elevação de tensão - Transmissão - Estação rebaixadora - Distribuição - Geração Estação rebaixadora - Distribuição - Geração - Elevação de tensão - Transmissão Distribuição - Geração - Elevação de tensão - Estação rebaixadora - Transmissão.
Sobre sistemas trifásicos, analise e assinale a alternativa correta. I - Condutores com maior diâmetro podem ser usados para transmitir a mesma potência à mesma tensão, o que reduz os custos de instalação e manutenção das linhas. II - Linhas mais leves são mais fáceis de instalar, sendo que as torres de sustentação podem ser mais delgadas e mais espaçadas. III - Equipamentos e motores trifásicos apresentam melhores características de partida e de operação que os sistemas monofásicos. Apenas I correta Apenas II correta Apenas III correta Todas estão corretas Apenas II e III corretas.
Qual é a tensão do circuito abaixo sabendo que por ele passa uma corrente de 11A? Considere R1=20Ω, R2=30Ω e R3=8Ω. .
Sabendo que a tensão no circuito abaixo é 300V, determine a potência total, em kW, dissipada pelo circuito. Considere R1=5Ω, R2=15Ω e R3=10Ω.
Sabendo que a tensão no circuito abaixo é 300V, selecione a opção que indica a potência dissipada em cada resistor em kW, respectivamente. Considere R1=5Ω, R2=15Ω e R3=10Ω 0,5 / 1,5 / 1 500 / 1500 / 1000 5 / 15 / 10 18 / 6 / 9 Desisto.
Report abuse Consent Terms of use