Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONManual de Fundamentos de Fuzileiros Navais

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Manual de Fundamentos de Fuzileiros Navais

Description:
216 a 429

Author:
AVATAR

Creation Date:
25/09/2021

Category:
Others

Number of questions: 214
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
216 - Na Arte da Guerra, qual é a ciência dos detalhes? Infantaria Engenharia Artilharia Logística Apoio de Fogo.
217 - A atividade logística dos GptOpFuzNav, considerada peculiar em decorrência de sua condição de pronto-emprego e da necessidade de se apoiar, a partir do mar, tropas que atuam em terra e possuem limitado poder de combate inicial assim que desembarcam, são norteadas: pelo caráter naval e a vocação expedicionária pelo caráter expedicionário e a vocação anfíbia pela ação de choque e a necessidade de atuar longe de suas bases pelo material e recursos humanos pela audácia, rapidez e velocidade necessária à atender o conjugado anfíbio.
218 – É um multiplicador do poder de combate do GptOpFuzNav: seu caráter expedicionário sua vocação anfíbia sua ação de choque a especificidade de seus recursos humanos a aplicação adequada da logística.
219 – “Estabelecem limites para o que é operacionalmente possível”. O trecho se refere: Conjugado Anfíbio Componente de Comando Imposições Logísticas Planejamento Estratégico O Apoio de Fogo.
220 – São parâmetros basilares para o desenvolvimento da liderança no CFN: Ser compassivo, leal e corajoso Culto ao exemplo, à motivação, à valorização do subordinado Garantir o padrão de qualidade operativa e desempenhar cargos ou funções com esmero Tratar com afeição os irmãos de armas e aplicar a liderança participativa Exercitar como irá combater e exercitar para manter a capacidade operacional já obtida.
221 - São parâmetros basilares para o desenvolvimento da liderança no CFN, EXCETO: A conscientização da relação líder-liderado Culto ao exemplo, à motivação, à valorização do subordinado A emissão de ordens claras e precisas Culto ao Espírito de Corpo Culto às Tradições Navais.
222 - Verdadeiro ou Falso e marque a sequência correta: ( ) Conjugado Anfíbio se traduz em uma Força Naval, com um GptOpFuzNav embarcado juntamente com os meios aeronavais adjudicados, em condições de cumprir missões relacionadas às tarefas importantes do Poder Naval. ( ) O GptOpFuzNav é uma organização para o combate nucleada por tropa de Fuzileiros Navais, constituída para o cumprimento de missão específica e estruturada segundo o conceito organizacional de componentes, e que reúne os elementos constitutivos de acordo com a natureza de suas atividades. ( ) Na Arte da Guerra, a Logística é a ciência dos detalhes. ( ) Os GptOpFuzNav realizam diversas atividades que são harmoniosamente integradas e grupadas segundo as características funcionais das tropas de FN. Estas atividades são classificadas como de Apoio de Fogo Naval (ApFN), Coordenação de Apoio de Fogo (CAP) e Apoio de Desembarque (ApDbq). ( ) Na ofensiva, a Infantaria deve manter o terreno, repelindo o inimigo para ou destruindo-o pelo contra-ataque, pelo fogo em combate aproximado. (V), (V), (V), (V), (F) (F), (V), (F), (F), (F) (F), (F), (V), (V), (F) (V), (V), (V), (F), (V) (F), (V), (V), (F), (F).
223 – São fatores de multiplicação do poder de combate dos Fuzileiros Navais: Ser leve, compatível, flexível e resistente Adestramento, Ensino e Doutrina Exercício da liderança, a efetividade do adestramento e os GptOpFuzNav Letalidade, mobilidade e proteção A doutrina, GptOpFuzNav e o Material.
224 – Não deve ser considerada como dogma, pois é aperfeiçoada à medida que evoluem as circunstâncias, subordinando-se, irremediavelmente, aos ditames dos Princípios da Guerra: Doutrina Ensino Adestramento Material Especificidade Logística.
225 - Os GptOpFuzNav realizam diversas atividades que são harmoniosamente integradas e grupadas segundo as características funcionais das tropas de FN. Estas atividades são classificadas como: Combate em localidade (CmbLc), apoio de fogo (ApF) e ação de choque (AçChq) Combate (Cmb), apoio ao combate (ApCmb) e Apoio de Serviço ao Combate (ApSvCmb) Fogo, Movimento e Ação de choque Guerra de Atrito, Guerra de Manobra e OpAnf Manobra, Proteção e Interação de Forças.
226 – São Atividades de Combate (Cmb): Infantaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações Navais ApCmb e ApSvCmb Logística, Blindados e Apoio de Fogo Operações Especiais, Blindados e Infantaria VtrAnf, Infantaria e Ações de Comandos Anfíbios.
227- No combate, a Infantaria combina: ApCmb, ApFN e base de fogos Guerra de Atrito e Guerra de Manobra OpAnf e Manobra OpAnf, Guerra de Atrito e Guerra de Manobra Fogo, Movimento e Ação de choque.
228 - Os elementos de combate destinam-se à realização das operações: ofensivas, defensivas e ações táticas ofensivas, defensivas e ações de comandos estáticas, móveis e aeromóveis defensivas, repressivas e ações de comandos ofensivas, de resgate e humanitárias.
229 – A infantaria é capaz de progredir praticamente em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições climáticas e meteorológicas, em pequenas frações, o que dificulta o inimigo detectar sua aproximação. Atua na defensiva e na ofensiva. Das proposições abaixo, indique a que reflete o conceito de sua atuação OFENSIVA: Deve manter o terreno, repelindo o inimigo ou destruindo-o pelo contra-ataque Deve repelir, sob condições adversas, o inimigo e fazê-lo se render Localizar e cerrar sobre o inimigo para destruí-lo ou capturá-lo Deve manter o terreno a fim de exterminar suas forças reservas Destruir o inimigo, por meio da progressão sob emprego eficiente de fogos de contra-ataque.
230 - A ação de choque consiste no impacto físico e psicológico imposto ao inimigo pela associação: dos blindados e apoio de fogo dos fogos e do movimento dos fogos e da flexibilidade da artilharia e da mobilidade das ações táticas e operativas.
231 – A infantaria é capaz de progredir praticamente em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições climáticas e meteorológicas, em pequenas frações, o que dificulta o inimigo detectar sua aproximação. Atua na defensiva e na ofensiva. Das proposições abaixo, indique a que reflete o conceito de sua atuação Defensiva: Deve manter o terreno, repelindo o inimigo ou destruindo-o pelo contra-ataque, pelo fogo ou combate aproximado Deve repelir, sob condições adversas, o inimigo e fazê-lo se render Localizar e cerrar sobre o inimigo para destruí-lo ou capturá-lo Deve manter o terreno a fim de exterminar suas forças reservas Destruir o inimigo, por meio da progressão sob emprego eficiente de fogos de ataque.
232 – Em virtude dessas características e devido ao contato direto com o inimigo, os elementos de Infantaria estão mais sujeitos às baixas de pessoal, o que requer destes combatentes, EXCETO: moral elevado resistência física tenacidade repouso físico liderança em todos os níveis.
233 – Uma das atividades de combate que é realizada por pessoal especialmente selecionado e adestrado, empregando meio não convencionais e executando ações também não convencionais: ApAe Infantaria Blindados (nas ações de combate) OpEsp Artilharia de campanha.
234 – As Operações Especiais (OpEsp) são aquelas realizadas por pessoal especialmente selecionado e adestrado, empregando meios não convencionais e executando ações também não convencionais. São propósitos das OpEsp, EXCETO: destruir ou danificar objetivos específicos capturar ou resgatar pessoal ou material defender Pontos Críticos avançados coletar dados despistar e produzir efeitos psicológicos.
235 – As Operações Especiais (OpEsp), normalmente, são operações de duração limitada e, geralmente, exploram: a surpresa, velocidade e ação de choque a surpresa, rapidez e ação de choque. a incerteza, rapidez e ações táticas o apoio de fogo, a audácia e o improviso a audácia, a rapidez e o ritmo.
236 - Destina-se a proporcionar apoio de fogo, apoio ao movimento, apoio à capacidade de C2 e à proteção do GptOpFuzNav como um todo: Atividades de Apoio ao Combate (ApCmb) Operações Especiais Infantaria Especificidade de adestramentos Adestramentos.
237 - Em situações em que a análise dos fatores da decisão recomende, os Carros de Combate (CC) podem ser empregados como peça de manobra, cumprindo tarefas táticas: Apenas ofensivas Operações Especiais Apenas Binômio com a Infantaria na Ofensiva Apenas Defensivas Ofensivas e Defensivas.
238 - As atividades de apoio ao combate destinam-se a proporcionar, EXCETO: apoio de fogo apoio ao movimento apoio à capacidade de Comando e Controle apoio à proteção do GptOpFuzNav como um todo apoio logístico.
239 – O que possibilita a exploração da terceira dimensão do combate nos campos de batalha, contribuindo decisivamente para o cumprimento das missões dos GptOpFuzNav? Utilização do apoio logístico Utilização de aeronaves Utilização da Infantaria, elemento básico do GptOpFuzNav Utilização da Guerra de Manobra Utilização dos parâmetros basilares para o desenvolvimento da liderança no CFN.
245 - Correlacione e marque a sequência correta: (I) Atividades de combate (Cmb) (II) Atividades de Apoio ao Combate (ApCmb) (III) Atividade de ApSvComb ( ) Comunicação e Informática e ApAe ( ) Saúde, suprimento e manutenção ( ) Coordenação de Apoio de Fogo (CAF), Defesa Antiaérea (DefAAe) e ApFN, ApDbq ( ) Infantaria ( ) Blindados, Artilharia de Campanha e Defesa Antiaérea (DAC) ( ) Blindados (nas ações de combate) ( ) Recursos Humanos, Engenharia, Transporte e Salvamento ( ) Serviço de Polícia e DefNBQR ( ) Guerra Eletrônica, Engenharia de Combate e Guerra Cibernética ( ) Operações Especiais (nas ações diretas/ações de comando) ( ) Reconhecimento e Vigilância (RecVig) (II), (I), (III), (I), (II), (I), (II), (III), (II), (I), (II) (II), (III), (II), (I), (II), (I), (III), (III), (II), (I), (II) (II), (II), (II), (I), (III), (I), (III), (II), (I), (I), (II) (I), (I), (II), (I), (II), (III), (I), (I), (II), (I), (II) (III), (III), (II), (I), (III), (I), (III), (III), (II), (I), (II).
240 – O ApAe, em proveito da manobra dos GptOpFuzNav, é dividido em dois grandes grupos: ApAeOf e Apoio Logístico (ApLog) por aeronaves ApAe e ApLog por aeronaves ApAeDef e ApLog por aeronaves ApAeTat e ApLog por aeronaves ApLog por aeronaves.
241 – É o grande diferencial do emprego dos Fuzileiros Navais em relação às Operações Terrestres convencionais: Atividade de ApDbq ApFN Artilharia de Campanha Comunicação e Informática Blindados.
246- É empregado para destruição e neutralização de instalações terrestres e defesas que se opuserem à aproximação dos navios e aeronaves, e ao desembarque das tropas: Apoio ao Desembarque (ApDbq) Artilharia de Campanha Coordenação de Apoio de Fogo (CAF) Apoio de Fogo Naval (ApFN) Apoio Aéreo (ApAe).
244 – Compreende ações realizadas por elementos especializados que, nas OpAnf, preparam as Praias de Desembarque (PraDbq) para Embarcações de Desembarque (ED) e CLAnf e Zonas de Desembarque (ZDbq) para helicópteros: Apoio de Fogo Naval (ApFN) Coordenação de Apoio de Fogo (CAF) Blindados Defesa Anticarro (DAC) Apoio ao Desembarque.
243 – As Atividades Aéreas de Combate se dividem em: Apoio de Fogo Aéreo e Defesa Aérea Apoio de Fogo Aéreo Afastado e Apoio de Fogo Aéreo Aproximado Atividades Aéreas de Combate e Atividade Aérea de Apoio ao Combate Atividades Aéreas Ofensivas e Atividades Aéreas Defensivas Atividades Aéreas Táticas e Atividades Aéreas Operativas.
247- Assinale a alternativa CORRETA em relação à atividade de ApCmb que prevê o auxílio ao fornecimento de itens críticos de suprimentos nos momentos iniciais, a catalogação do material salvado e capturado, dentre outras atividades. Logística Suprimento Engenharia Apoio ao Desembarque Salvamento.
242 – O apoio aéreo ofensivo (ApAeOf) divide-se em: Apoio de Fogo Aéreo e Apoio Aéreo Defensivo Apoio Aéreo Defensivo e Apoio Aéreo Tático Atividades Aéreas de Combate e Atividade Aérea de Apoio ao Combate Atividades Aéreas Ofensivas e Atividades Aéreas Defensivas Atividades Aéreas Táticas e Atividades Aéreas Operativas.
248 – É o principal apoio de fogo orgânico dos GptOpFuzNav nas Operações de Guerra Naval: Apoio de Fogo Aéreo Apoio de Fogo Naval Artilharia de Campanha Blindados Coordenação de Apoio de Fogo (CAF).
249- Em uma OpAnf, contribui, em conjunção com outras armas, para o cumprimento da missão da Força de Desembarque (ForDbq), tendo grande importância, particularmente quando, em face da situação militar do inimigo, for impossível o desembarque da Artilharia de Campanha nos primeiros momentos do MNT e quando as condições meteorológicas limitarem o emprego do ApAe. Apoio de Fogo Aéreo Apoio de Fogo Naval Artilharia de Campanha Blindados Coordenação de Apoio de Fogo (CAF).
250- O(a) _______________ pode, também, ser empregado para apoiar outros tipos de operações terrestres quando estas ocorrerem próximo ao litoral. Apoio de Fogo Naval Apoio de Fogo Aéreo Artilharia de Campanha Blindados Coordenação de Apoio de Fogo (CAF).
251- Graças à flexibilidade, alcance e poder de destruição de seus meios, pode ser empregada para apoiar os elementos de combate aplicando fogos sobre os escalões avançados do inimigo e seus meios de apoio de fogo, bem como aprofundando o combate por meio de fogos contra as instalações de comando, comunicações, sistemas de armas, logísticas e reservas do oponente. Apoio de Fogo Naval Apoio de Fogo Aéreo Artilharia de Campanha Blindados Coordenação de Apoio de Fogo (CAF).
252- A Artilharia de tubo (obuseiros e morteiros) cerra, normalmente, ________________dos elementos de combate, apoiando seu ataque e facilitando sua manobra. no centro nos flancos à vante à testa à retaguarda.
253- É de grande importância para aprofundar o combate, batendo alvos de interesse do Comando do GptOpFuzNav, particularmente posições inimigas mais distantes. A Artilharia de mísseis e foguetes O Apoio de Fogo Aéreo O Apoio de Fogo Naval As Armas orgânicas Anti-Carro As armas de emprego coletivo das pequenas frações.
254- Pode ser empregada, ainda, para bater meios navais quando em Operações de Defesa de Ilhas Oceânicas e de Instalações Navais. Apoio de Fogo Naval Apoio de Fogo Aéreo Artilharia de Campanha Blindados Coordenação de Apoio de Fogo (CAF).
255- Em relação aos blindados, quais viaturas são empregadas, primordialmente, no apoio, destruindo forças inimigas, suas armas, seus blindados e suas instalações. As VBTP SL Os CLAnf As VBTP SR Os CC Os Obuses Auto-Rebocados.
256- As VBTP SL, os CLAnf e as VBTP SR conferem ação de choque à tropa embarcada, provendo às suas ações: mobilidade, apoio logístico e proteção blindada proteção blindada, mobilidade e apoio de fogo apoio de fogo, apoio logístico e flexibilidade apoio logístico, apoio tático e apoio de fogo ação de choque, mobilidade e flexibilidade.
257- As VBTP SL, os CLAnf e as VBTP SR provêm à tropa embarcada proteção blindada, mobilidade e apoio de fogo, conferindo ação de choque às suas ações. Tais características associadas ___________________, ___________________ e _______________________________________delineiam a atuação dos blindados. à flexibilidade, variedade de sistemas de comunicações e à reação imediata aos comandos recebidos à flexibilidade, variedade de sistemas de armas e à reação imediata aos ataques recebidos à mobilidade, variedade de sistemas de comunicações e à reação imediata aos comandos recebidos à mobilidade, variedade de sistemas de armas e à reação imediata aos ataques recebidos à flexibilidade, variedade de sistemas de comunicações e à reação imediata aos ataques deferidos.
258- Para otimizar suas possibilidades, os blindados devem ser empregados prioritariamente em ações: defensivas e em combinação com a Infantaria ofensivas e em combinação com a Infantaria defensivas sem combinação com a Infantaria ofensivas sem combinação com a Infantaria táticas sem combinação com a Infantaria.
259- A Infantaria terá sua ação de choque e segurança ampliadas pela atuação conjunta com: a Artilharia de Campanha a Engenharia o Serviço de Polícia os blindados o Apoio de Fogo Naval.
260– É um processo cíclico e contínuo de seleção e análise de alvos, e da definição do meio que irá bater cada um deles: Comunicação e Informática Coordenação de Apoio de Fogo (CAF) Apoio de Fogo Naval (ApFN) Apoio Aéreo Ofensivo (ApAOf) DNBQRe.
261 – Normalmente são operações limitadas e, geralmente, exploram a surpresa, a rapidez e ação de choque: Operações Especiais (nas ações diretas/ações de comando) Infantaria Blindados OpAnf GptOpFuzNav.
262 – Cerra, normalmente, à retaguarda dos elementos de combate, apoiando seu ataque e facilitando sua manobra: Blindados Coordenação do Apoio de Fogo (CAF) Artilharia de tubo (obuseiro e morteiros) CLAnf GptOpFuzNav.
263 – Permitem o estabelecimento de ligações bem como a transmissão de dados e ordens com rapidez, confiança e segurança, agilizando a tomada de decisão: Guerra Cibernética (GC) Guerra Eletrônica (GE) Reconhecimento e Vigilância (RecVig) Comunicação e Informática Operações Especiais.
264- Na atividade de ApCmb de Comunicações e Informática, os sistemas devem ser: confiáveis e flexíveis rápidos e inflexíveis ágeis e versáteis confiáveis e rígidos rígidos e ampliáveis.
265 – Na Coordenação de Apoio de Fogo (CAF), o planejamento do ApF deve considerar os seguintes pontos principais de apoio: apoio às Forças em contato; atendimento à ideia de manobra; a integração com o conceito da operação; e a continuidade do ApF apoio às Forças em contato; entendimento à ideia de manobra; a integração com o conceito da operação; e a continuidade do ApF apoio às Forças em contato; atendimento à ideia de operação; a integração com o conceito da operação; e a continuidade do ApF apoio às Forças em combate; atendimento à ideia de manobra; a integração com o conceito da operação; e a continuidade do ApF apoio às Forças em contato; atendimento à ideia de vitória; continuidade do ApF.
266 – A Coordenação de Apoio de Fogo torna-se efetiva quando integrada ao sistema de: Defesa Nuclear, Bacteriológica, Química e Radiológica Guerra Eletrônica Guerra Cibernética Engenharia de Combate Inteligência.
267- Assinale a opção INCORRETA: O planejamento do apoio de fogo (ApF) é um processo que visa primordialmente facilitar a manobra, como um todo, do Comandante do GptOpFuzNav, as ações de seus componentes, com vistas a: neutralizar as capacidades do inimigo retardar as capacidades do inimigo iludir as capacidades do inimigo degradar ou destruir as capacidades do inimigo aprofundar as capacidades do inimigo.
268- Para que a execução desse planejamento do ApF seja integrada à manobra e ao ApLog, são exploradas as possibilidades e respeitadas as limitações das armas de apoio, de modo a se obter o máximo de eficiência, com segurança, no emprego de canhões navais, do armamento empregado por aeronaves, de obuseiros e morteiros da artilharia de campanha, e dos morteiros e mísseis orgânicos do BtlInfFuzNav que integra: o núcleo do CCA o núcleo do CCmdo o núcleo do CCT o núcleo do CASC o núcleo do GptOpFuzNav.
269- A CAF, por sua vez, consiste em um processo sistêmico de análise e decisão, que envolve o emprego simultâneo de múltiplos sistemas de armas, que sejam capazes de identificar e bater, prioritariamente, os alvos que materializem _____________inimigos, de modo a potencializar os efeitos desse fogos de apoio. as viaturas e os acampamentos as instalações e os blindados as VC e o CG os núcleos de Apoio de fogo as vagas e os navios.
270- É a mais complexa das operações militares, particularmente durante o MNT, tornando-se especialmente completa e complexa por envolver as três dimensões do combate (naval, terrestre e aéreo): o Apoio ao Desembarque a CAF nas Operações Anfíbias a Transposição de Curso D’água à Viva Força as Operações Especiais de Resgate a Retirada sob pressão inimiga.
271 – Desempenha, a partir do solo, a tarefa de destruir aeronaves hostis, tendo em vista a vulnerabilidade dos GptOpFuzNav aos ataques aéreos inimigos: Defesa Anticarro (DAC) Defesa Antiaérea (DefAAe) DefQBNR DefQBNRe Engenharia de Combate.
272 – As atividades de DefAAe devem estar intimamente coordenadas e integradas às: Operações aéreas Operações terrestres Operações especiais Operações de combate Operações de apoio de fogo.
273 – Qual das atividades de ApCmb busca reduzir a capacidade dos blindados inimigo o mais longe possível das posições dos GptOpFuzNav.? Defesa Antiaérea (DefAAe) Defesa Anticarro (DAC) Defesa de Posição (DPs) Defesa Antiaérea Ofensiva (DefAeOf) Artilharia de Campanha.
274 – Qual a principal arma Anticarro em terra? Pelotão CiaFuzNav Carros de Combate GptOpFuzNav OpEsp.
275 – Principal arma AC em terra, os CC integram junto com as armas AC o sistema: Defesa Antiaérea de Posição (DefAAePs) Defesa de Posição (DPs) Defesa Antiaérea (DefAAe) Defesa Anticarro (DAC) Defesa Antiaérea Ofensiva (DefAeOf).
276- Além dos meios terrestres, os meios aéreos são empregados para proteger os GptOpFuzNav, executando o _________________de forma a destruir as Unidades blindadas inimigas em profundidade. o Sistema Defesa Antiaérea de Posição (SisDefAAePs) o Sistema Defesa de Posição (SisDPs) o Sistema Defesa Antiaérea (SisDefAAe) o Sistema de Defesa Anticarro (SisDAC) Apoio Aéreo (ApAe).
277 – O sistemas de Defesa NBQR se constituirá no conjunto de medidas a serem observadas: Antes, durante e após um ataque NBQR Durante e após um ataque NBQR Após um ataque NBQR Antes e após um ataque NBQR Durante um ataque NBQR.
278- A DefNQBR é responsabilidade: de todos os componentes dos GptOpFuzNav de todos os componentes da Seção de Reconhecimento e Planejamento (SecReconPlan) de todos os componentes da Seção de Desativação de Artefatos e Explosivos (DAE) de todos os componentes da Seção de Identificação NBQRe (SeçIQBN) de todos os componentes das Seções de Identificação NBQRe (SeçIQBN) e de Reconhecimento e Planejamento (SecReconPlan).
279 – A DefNQBR é responsabilidade de todos os componentes dos GptOpFuzNav. As tarefas de detecção e identificação de agentes NBQRe são cumpridas, respectivamente: pela Seção de Reconhecimento e Planejamento (SecReconPlan) e por elementos especializados em Desativação de Artefatos Radiológicos (DAR) pela Seção de Desativação de Artefatos e Explosivos (DAE) e pela Seção de Reconhecimento e Planejamento (SecReconPlan) pela Seção de Reconhecimento QBN (SecReconQBN) e por elementos especializados em Desativação de Artefatos Explosivos (DAE) Seção de Identificação NBQRe (SeçIQBN) e Desativação de Artefatos Radiológicos (DAR) Seção de Reconhecimento QBN (SecReconQBN) e Desativação de Artefatos e Químicos (DAQ).
280 – Destina-se a ampliar o poder de combate dos GptOpFuzNav, aumentando sua mobilidade e reduzindo a mobilidade das Forças inimigas (contramobilidade): Defesa Anticarro (DAC) Engenharia de Combate Logística ApSvCmb Manutenção.
281- Na defensiva, o Sistema de Barreiras deve ser integrado: à DAC e ao Plano de Barreiras à DefAAe e ao Plano de Fogos à DAC e ao Plano de Fogos ao Campo de Mina (CMin) e ao Plano de Fogos ao Campo de Mina (CMin) e à DAC.
282- Os trabalhos que atendem ao propósito do aumento da mobilidade no apoio ao combate compreendem, EXCETO: reconhecimento de Engenharia a manutenção da rede mínima de estradas e de campos de pouso a abertura de passagens em obstáculos e áreas minadas a ativação de artefatos explosivos o levantamento de campos de minas.
283- Marque a alternativa INCORRETA no que tange ao propósito da contramobilidade. lançamento de campo de minas anticarro a execução de destruições para o estabelecimento de obstáculos que retardem, canalizem ou detenham o inimigo a execução de demolições para o estabelecimento de obstáculos que retardem, canalizem ou detenham o inimigo a máxima exploração dos obstáculos naturais, visando economia de tempo e de meios de engenharia o levantamento de campos de minas.
284- Quem pode, em situações de emergência e com limitações, ser empregado(a) como Infantaria? A Artilharia de Campanha Os Blindados Os elementos de Operações Especiais A Engenharia Os combatentes Logísticos.
285- É uma modalidade de guerra em que o conflito não ocorre em terra, ou no mar, ou no espaço: Guerra Eletrônica Guerra de comunicações Guerra cibernética Comunicações e informática Reconhecimento e Vigilância.
286- A GC, também conhecida como Ciberguerra, é uma modalidade de guerra onde o “conflito” não ocorre em terra, ou no mar, ou no espaço, mas sim no espaço cibernético (ECiber). O ECiber é um ambiente não tangível formado por ativos de ________________________onde dados digitalizados são criados, armazenados, modificados, transitados e processados. Tecnologia da Informatização (TI) Tecnologia da Informação (TI) Tecnologia Cibernética (TC) Tecnologia da Comunicação (TC) Tecnologia da Ciberinformação (TCI).
287- Como são conhecidos os armamentos utilizados na Guerra Cibernética? Artefatos cibernéticos Artefatos informatizados E-Ciber Tecnologia da Informação (TI) Artefato Eletrônico.
288 – Na atividade de ApCmb, a Engenharia de Combate pode ser empregada, com limitações como: DAC DefQBNe DAE Infantaria Manutenção.
289 – Os armamentos utilizados na Guerra Cibernética são conhecidos como artefatos cibernéticos, que se tratam de equipamentos ou sistemas empregados no ECiber para execução de ações: apenas de defesa, exploração e ataque apenas de exploração e ataque apenas de defesa e ataque apenas de defesa, exploração e interceptação apenas de ataque.
290- Qualquer indivíduo, equipamento ou sistema com potencial para causar um incidente de TI, é considerado: um hacker um craker um ciberpirata uma ameaça cibernética um recurso de TI.
291- Todo indivíduo que emprega artefatos cibernéticos para realizar ações de Guerra Cibernética é considerado: Infante Cibernético Mestre Cibernético Combatente Cibernético Fuzileiro Cibernético Elemento Cibernético.
292- No contexto da Guerra Cibernética, como se chama a probabilidade de ocorrência de um ataque associado à magnitude do dano por ele provocado? O risco tecnológico O risco informatizado O risco calculado eletrônico O risco cibernético O risco de Tecnologia da Informação.
293- Analise as proposições abaixo e, em seguida, marque a opção correta. I- Os ataques cibernéticos são passíveis de ocorrer porque os sistemas computacionais possuem vulnerabilidades. II- Subtração de dados, conhecimento das vulnerabilidades de redes e dispositivos e alterações de páginas na internet são alguns dos possíveis ataques cibernéticos. III- Sempre haverá a existência de vulnerabilidades, EXCETO nas redes segregadas ou sistemas isolados. IV- As Forças estarão mais ou menos vulneráveis à medida que sejam capazes de detectar, corrigir ou proteger as falhas presentes no seu ECiber. Apenas a I está correta Apenas I e II estão corretas Apenas I, II e III estão corretas Apenas I, II e IV estão corretas Todas estão corretas.
294- É o conjunto de ações que se utiliza do espectro eletromagnético para coletar dados sobre o inimigo, negar o uso do espectro por parte do inimigo e proteger nosso uso do espectro contras as ações ofensivas do inimigo: Reconhecimento e Vigilância (RecVig) Comunicações e Informática Guerra Cibernética Inteligência Guerra Eletrônica.
295 – Guerra Eletrônica é o conjunto de espectro eletromagnético para coletar dados, negar uso e proteger o uso do espectro por parte do inimigo. A utilização do espectro para a coleta de dados sobre o inimigo é integrada a que atividade? Atividade de informação Atividade de contrainteligência Atividade de inteligência Atividade cibernética E-Ciber.
296 – Na Guerra Eletrônica a negação do uso espectro por parte do inimigo, é integrada às ações: Técnicas Operativas Cibernéticas Táticas Estratégicas.
297- Na Guerra Eletrônica a negação do uso espectro por parte do inimigo, é integrada às ações táticas. Deve possuir emprego pontual devido ao grau de exposição à Força adversa. Essa ação é conhecida como: MAC – Medida e Apoio Cibernético MAGE – Medida de Apoio à Guerra Eletrôncia MPE – Medida de Proteção Eletrônica MAE – Medida de Ataque Eletrônico MEC – Medida Eletrônica de Controle.
298- Na Guerra Eletrônica a utilização do espectro para a coleta de dados sobre o inimigo, é integrada a atividade de inteligência. Essa vertente é chamada? MAC – Medida e Apoio Cibernético MAGE – Medida de Apoio à Guerra Eletrônica MPE – Medida de Proteção Eletrônica MAE – Medida de Ataque Eletrônico MEC – Medida Eletrônica de Controle.
299 – Na Guerra Eletrônica as ações que visam proteger nossas emissões são chamadas: MAC – Medida e Apoio Cibernético MAGE – Medida de Apoio à Guerra Eletrônica MPE – Medida de Proteção Eletrônica MAE – Medida de Ataque Eletrônico MEC – Medida de Eletrônica de Controle.
300 – São realizadas por todos os escalões de tropas. Os elementos de Operações Especiais, normalmente, operam em proveito do GptOpFuzNav como um todo: Reconhecimento e Vigilância (RecVig) ApSvCmb Guerra Cibernética Guerra de Manobra Apoio de Fogo Naval.
301- Que Atividade de Fuzileiros Navais é responsáveil pelo apoio logístico aos GptOpFuzNav? ApDbq Artilharia de Campanha Infantaria OpEsp ApSvCmb.
302 – São elementos de ApSvCmb, EXCETO: Saúde Suprimento Mantimento Serviço de Polícia Salvamento.
303 – Atividade de ApSvCmb onde são priorizados os GptOpFuzNav ativados para o emprego em operações, quanto ao recebimento do pessoal em quantidade e com a capacitação necessária ao cumprimento de sua missão: Saúde Manutenção Engenharia Recursos Humanos Transporte.
304- Normalmente, essa função logística refere-se ao controle de efetivos, recompletamentos, controle de extraviados, assistência religiosa, moral, justiça e disciplina, dentre outros aspectos. Saúde Serviço de Polícia Recursos Humanos Seção de Pessoal Transporte.
305- Atividade de ApSvCmb de Recursos Humanos, em relação ao bem-estar e manutenção do moral da tropa, visa manter as condições psicossociais adequadas ao cumprimento da missão. Nesse sentido, compreende ações voltadas para o atendimento de necessidades, EXCETO: repouso, recuperação e recreação suprimento reembolsável, serviço de assistência social e religiosa serviço postal e serviço de lavanderia sepultamento assistência médico-odontológica.
306 – É uma das Atividades de ApSvCmb que envolve o conjunto de atividades relacionadas com a conservação do pessoal, nas condições adequadas de aptidão física e psíquica, por intermédio de medidas sanitárias de prevenção e recuperação para que a tropa tenha plenas condições de cumprir suas tarefas. Também é prestado visando a conservação do poder combatente dos GptOpFuzNav: Saúde Manutenção do Sistema de Saúde Atividades da função de Saúde do HCM Manutenção Preventiva de Saúde Suprimentos Médicos.
307- As atividades da função logística saúde consistem, EXCETO: no levantamento das necessidades determinação dos padrões psicofísicos seleção médica medicina preventiva e curativa evacuação aeromédica.
308- Conforme previsto no Manual de Fundamentos dos Fuzileiros Navais, para que o GptOpFuzNav minimize suas perdas de pessoal em situações de combate, ressalta-se a importância de alguns aspectos, EXCETO: procedimentos de primeiros-socorros individuais a capacitação profissional dos enfermeiros a existência de cadeias de evacuação claramente definidas presença de Unidades de Terapia Intensiva na ILS n.r.a.
309- Atividade de ApSvCmb que a realização da manutenção preventiva e corretiva dos meios é fundamental para que o GptOpFuzNav possa cumprir sua missão: Transporte Manutenção Recursos Humanos Saúde Suprimentos.
310- No contexto da Atividade de ApSvCmb de Recursos Humanos, quem será o responsável, caso seja necessário, em levantar as necessidade de pessoal e qualificações específicas nos GptOpFuzNav? Cmt do PelFuzNav Cmt do GptOpFuzNav Cmt do CCT Cmt do CASC Cmt do CCA.
311 – É o conjunto de atividade que trata da previsão e provisão do material, de todas as classes, necessário ao GptOpFuzNav: Suprimento Manutenção Material Transporte Engenharia.
312 – Na Atividade de ApSvCmb “Suprimento”, o armazenamento deve considerar diferentes níveis de estoque, EXCETO: operacional segurança tático reserva máximo.
313- Na Atividade de ApSvCmb “Suprimento”, o armazenamento deve considerar níveis de estoque (operacional, segurança, reserva e máximo) compatíveis com sua missão. Das opções abaixo, onde o suprimento deve ser obtido? Na ZD e TO Na Área de Operações, ZD ou vir de fora No TO/Área de Operações ou vir de fora Na ZD, TO, Área de Operações ou vir de fora No TO ou vir de fora.
314- Para que o GptOpFuzNav mantenha a disponibilidade de seus meios e, por conseguinte, se mantenha operacional, são fundamentais: Apenas as manutenções pré-operação e pós-operação nos meios Apenas as manutenções pré-operação e durante operação nos meios Apenas as manutenções durante e pós-operação nos meios Apenas a manutenção pós-operação nos meios As manutenções pré-operação, durante e pós-operação nos meios.
315 – É o conjunto de atividades que são executadas, visando ao planejamento e à execução de obras e de serviços com a finalidade de obter e adequar a infraestrutura física e as instalações existentes às necessidades dos GptOpFuzNav: Salvamento Suprimento Serviço de Polícia Engenharia Transporte.
316 – Nem sempre é possível estabelecer uma nítida distinção entre os trabalhos de engenharia que são relacionados às tarefas de ApCmb e de ApSvCmb. Apesar disso, pode-se afirmar que as atividades voltadas para ampliar as condições de bem-estar dos GptOpFuzNav, são tarefas exclusivamente de: ApCmb CCmd CCT Cmb ApSvCmb.
317 – Na atividade de engenharia, pode-se afirmar que as atividades voltadas para ampliar as condições de bem-estar dos GptOpFuzNav, são tarefas exclusivamente de ApSvCmb. Dentre estas atividades, destacam-se: Geração de eletricidade e produção de equipamentos Geração de energia, produção de água potável e apoio em construção de instalações Geração de água potável e lançamento de campo de mina Geração de energia, produção de instalações e destruição de pontes Geração de energia e construção de obstáculos.
318 – A eficácia da realização de todas as atividades de ApSvCmb depende do correto dimensionamento da estrutura de qual elemento de apoio: Manutenção Transporte Serviço de Polícia Saúde Suprimento.
319- Além das viaturas estarem disponíveis, há a necessidade de que sejam _____________ e provejam a _____________ e __________ necessária para cada tipo de missão dos GptOpFuzNav, requerendo motoristas e operadores qualificados a conduzí-las de acordo com as condições de trafegabilidade da Aop. blindadas / flexibilidade / apoio de fogo confiáveis / mobilidade / proteção rápidas / capacidade anfíbia / proteção artilhadas / ação de choque / flexibilidade anfíbias / força / ação de choque.
320 – Conjunto de atividades relacionadas diretamente com a segurança de instalações e comboios, com o estabelecimento de postos de controle de trânsito, com ações de controle de distúrbios e trato com os PG: Serviço de Polícia DefQBNRe Salvamento Engenharia Recursos Humanos.
321 – É o conjunto de atividades que são executadas visando a salvaguarda e o resgate de recursos materiais: Material Salvamento Manutenção Saúde Recursos Humanos.
322- O salvamento consiste, EXCETO: combater incêndios e controlar avarias rebocar e, no caso do material específico do GptOpFuzNav, desatolar viaturas e equipamentos reflutuar Viaturas Anfíbias (VtrAnf) recuperar cargas ou itens específicos de Viaturas Anfíbias (VtrAnf) reflutuadas apoiar o desembarque em praia hostil.
323 – A DefQBNRe é responsabilidade de todos os componentes dos GptOpFuzNav. As Tarefas de descontaminação e detoxificação, consideradas como atividades de ApSvCmb, são cumpridas pela: Seção de Reconhecimento QBN (SecReconQBN) Desativação de Artefatos e Explosivos (DAE) Seção de Descontaminação QBN (SecDesconQBN) Seção de Reconhecimento e Desativação de Artefatos (SecReconDA) Seção de Desativação de Artefatos e Explosivos (SecDAE).
324- “Materializadas pelo legado dos Fuzileiros Navais de ontem, devem ser cultuadas pelos militares do presente e transmitidas aos do futuro, perpetuando o CFN no tempo”. O trecho faz referência: à Camaradagem às tradições às embarcações da MB às Missões humanitárias à disciplina e hierarquia.
325- Perpetua a identidade do CFN: a Camaradagem o culto às tradições as embarcações anfíbias da MB o Espírito de Corpo à disciplina e hierarquia.
326- Qual é a característica irrefutável do CFN? a Camaradagem o culto às tradições as embarcações anfíbias da MB o Espírito de Corpo à disciplina e hierarquia.
327- A Guerra de Manobra prioriza a aproximação indireta, a fim de abordar o inimigo de uma posição vantajosa, com o propósito de: Romper a compreensão mental de suas Forças Romper a coesão material de suas Forças Romper a coesão mental de suas Forças Romper a coesão mental de suas tropas Romper a coesão estrutural de suas Forças.
328 – É a principal base teórica empregada na Guerra de Manobra: Ciclo ODA Ciclo de Observação Ciclo de Guerra de Manobra Ciclo de MAGE Ciclo OODA.
329- Quais os outros nomes que podem ser atribuídos ao ciclo OODA? Ciclo de Boyd ou Ciclo de Decisão Ciclo de Observação ou Orientação Ciclo da Guerra de Manobra ou Anfíbia Ciclo PDCA ou de Qualidade Ciclo da ONU ou Humanitário.
330 – O ciclo OODA, também denominado de Ciclo de Boyd ou Ciclo de Decisão, é a principal base teórica empregada na Guerra de Manobra, segundo a qual as ações no combate são desenvolvidas na sequência: Orientação, observação, decisão e ação Observação, orientação, decisão e ação Orientação, decisão, observação e ação Observação, ação, decisão e orientação Observação, orientação, ação e decisão.
331 – O clico OODA é formado por quatro etapas: a primeira, observação; a segunda, orientação; a terceira, decisão; e a quarta, ação. Qual das proposições abaixo está relacionada com a primeira etapa? Chega-se à forma da conduta a ser desenvolvida É produzida uma imagem mental da nova situação É percebida uma mudança no curso dos acontecimentos São implementadas as ações decorrentes da decisão tomada É a mais importante das etapas do OODA.
332 - O clico OODA é formado por quatro etapas: a primeira, observação; a segunda, orientação; a terceira, decisão; e a quarta, ação. Qual das proposições abaixo está relacionada com a segunda etapa? São implementadas as ações decorrentes da decisão tomada É percebida uma mudança no curso dos acontecimentos Chega-se à forma da conduta a ser desenvolvida É produzida uma imagem mental da nova situação É a mais importante das etapas do OODA.
333 - O clico OODA é formado por quatro etapas: a primeira, observação; a segunda, orientação; a terceira, decisão; e a quarta, ação. Qual das proposições abaixo está relacionada com a terceira etapa? Chega-se à forma da conduta a ser desenvolvida É produzida uma imagem mental da nova situação São implementadas as ações decorrentes da decisão tomada É percebida uma mudança no curso dos acontecimentos É a mais importante das etapas do OODA.
334 - O clico OODA é formado por quatro etapas: a primeira, observação; a segunda, orientação; a terceira, decisão; e a quarta, ação. Qual das proposições abaixo está relacionada com a quarta etapa? É percebida uma mudança no curso dos acontecimentos São implementadas as ações decorrentes da decisão tomada Chega-se à forma da conduta a ser desenvolvida É produzida uma imagem mental da nova situação É a mais importante das etapas do OODA.
335 – No ciclo OODA, qual a chave para o sucesso na solução de um problema militar? É ter mecanismos de defesa que façam o ciclo girar mais lentamente que o do seu oponente É ter o ciclo girando constantemente É ter mecanismos que façam o ciclo do seu oponente girar mais rapidamente que o do seu É ter metodologia que façam ciclos girarem tão rapidamente quanto o do seu oponente É ter mecanismos que façam esse ciclo girar mais rapidamente que o do seu oponente.
336- O que fará com que o inimigo tenha grande dificuldade em completar o seu ciclo, prejudicando a sua orientação e/ou fazendo com que sua conduta se torne inoportuna ou inapropriada, devido à alteração da situação para a qual esta foi inicialmente idealizada, obrigando-o a reagir às ações de nossas Forças? a realização de um ciclo com maior duração por nossas Forças a realização de um ciclo com duração proporcional ao do inimigo, por nossas Forças a realização de um ciclo com menor duração por nossas Forças a realização de um ciclo veloz por nossas Forças a realização de um ciclo invariável por nossas Forças.
337 – Verdadeiro ou falso e indique a sequencia correta: ( ) Orientação - é percebida uma mudança no curso dos acontecimentos ( ) decisão - chega-se à forma da conduta a ser desenvolvida ( ) Observação – são implementadas as ações decorrentes da decisão tomada ( ) A chave para o sucesso na solução de um problema militar é ter mecanismos que façam o ciclo OODA girar mais rapidamente que o do seu oponente, ou seja, um ciclo com menor duração. (F), (V), (F), (V) (V), (V), (F), (F) (F), (F), (V), (V) (F), (V), (F), (V) (F), (V), (V), (V).
338- É uma forma de organização para o emprego de tropa de Fuzileiros Navais, constituída para o cumprimento de missão específica e estruturada segundo o conceito organizacional de componentes, que agrupa os elementos constitutivos, de acordo com a natureza de suas atividades. COL COC CCA CASC GptOpFuzNav.
339- O conceito organizacional de GptOpFuzNav deve ser considerado complementarmente aos procedimentos previstos pelo: Processo de Planejamento Militar (PPM) Processo de Empreendimentos Militares (PEM) Processo de Observação e Planejamento Militar (POPM) Processo de Operações Militares (POM) Processo do ciclo OODA.
340- A quem caberá decidir pela ativação ou não de um GptOpFuzNav? Ao CM Ao CON à autoridade que determinar o emprego de tropa Ao MD Ao Comandante do GptOpFuzNav.
341- Os GptOpFuzNav são constituídos, fundamentalmente, pelos seguintes componentes, EXCETO: Componente de Comando (CCmdo) Componente de Combate Terrestre (CCT) Componente de Apoio de Serviços ao Combate (CASC) Componente de Combate Antiaéreo (CCA) Componente de Combate Aéreo (CCA).
342- O Ccmdo é personificado pelo: Comandante do COL e seu Estado-Maior (EM) Geral e Especial, organizados em diversos Centros de Coordenação e Controle Comandante do GptOpFuzNav e seu Estado-Maior (EM) Geral e Especial, organizados em diversos Centros de Coordenação e Controle Comandante do CCA e seu Estado-Maior (EM) Geral e Especial, organizados em diversos Centros de Coordenação e Controle Comandante do CASC e seu Estado-Maior (EM) Geral e Especial, organizados em diversos Centros de Coordenação e Controle Comandante do COC e seu Estado-Maior (EM) Geral e Especial, organizados em diversos Centros de Coordenação e Controle.
343 - O GptOpFuzNav está constituído, fundamentalmente, pelos CCmdo, CCT, CASC e CCA. Quem é o comandante do CCmdo? O comandante do COL O comandante do COC O comandante do CCA O comandante do CASC O comandante do GptOpFuzNav.
344 - Os GptOpFuzNav são constituídos, fundamentalmente, pelos seguintes componentes: Cmb, ApCmb e ApSvCmb CAF, ApFN, DefNBQ e DAC CCmdo, CCT, CASC e CCA CCT, CASC e CCA CASC, CCA, ApFN e DASC.
345- Integram ainda o CCmdo destacamentos que executam tarefas específicas relacionadas ao comando e controle (C2) em proveito do Comando do GptOpFuzNav, tais como: Apoio ao Comando e Controle (ApC2), Operações Especiais (GERR) e Guerra Eletrônica (MAE) Inteligência Cibernética, Operações Especiais (Recon) e Guerra Anfíbia (GAnf) Apoio ao Comando e Controle (ApC2), Operações Especiais (Recon) e Guerra Eletrônica (MAGE) Inteligência Cibernética, Operações Especiais (Recon e Infiltração) e Guerra de Manobra Apoio ao Comando e Controle (ApC2), Operações Especiais (Recon) e Guerra Eletrônica (MPE).
346- Quem é responsável pelas ligações externas do GptOpFuzNav, seja com o Comando Superior, seja com Forças Amigas ou, ainda, agências não militares? O CCmdo O Comandante do CASC O CM O Comandante do CCT O Comandante do COL.
347- O Comando do CCT dispõe do EM Geral e Especial. Estes trabalham no seu: Centro de Operações Logísticas (COL) e no seu CCAF Centro de Operações de Combate (COC) e no seu CCAF Centro de Operações de Combate (COC) e no seu CCAA Centro de Operações Especiais (COE) e no seu CASC Centro de Operações de Combate (COC) e no seu CCT.
348 – Dos componentes da estrutura básica dos GptOpFuzNav abaixo, qual dispõe do EM Geral e Especial que trabalham, apenas, em seu próprio COC? CASC DASC CCA CCT CCmd.
349- Qual o Componente do GptOpFuznav que concentra os meios de Cmb e de ApCmb necessários à execução das tarefas relacionadas com a conquista e manutenção do terreno, a destruição da coesão mental e sistêmica do inimigo, bem como outras relacionadas com o controle de áreas terrestres? CASC DASC CCA CCT CCmd.
350 - Verdadeiro ou falso ( ) O conceito organizacional de GptOpFuzNav deve ser considerado complementarmente aos procedimentos previstos pelo Processo de Planejamento Militar (PPM). ( ) O emprego de tropa de Fuzileiros Navais organizadas como GptOpFuzNav dar-se-á, normalmente, quando o vulto, a complexidade ou a ênfase das tarefas a serem executadas justificarem a reunião de elementos constitutivos sob um mesmo comando. ( ) O emprego de tropa de Fuzileiros Navais como GptOpFuzNav é uma forma de organização válida em qualquer ambiente ou nível de violência do conflito. Caberá ao comandante do GptOpFuzNav, que determinar o emprego da tropa, decidir pela ativação ou não de um GptOpFuzNav. ( ) Os GptOpFuzNav são sempre constituídos pelos seguintes componentes: CCmdo; CCT, CASC e CCA. ( ) O Comandante do GptOpFuzNav é o Comandante do CCmdo. ( ) poderão existir situações que indiquem a constituição de um segundo CCT (V), (V), (F), (F), (V), (V) (V), (F), (F), (F), (F), (V) (V), (V), (V), (F), (F), (F) (V), (F), (F), (F), (V), (V) (V), (V), (F), (F), (V) , (F).
351- A estrutura logística do CCT é________, atendendo apenas ao desencadeamento de sua capacidade de combate. restrita pequena precária básica sumária.
352- A qual componente cabe a responsabilidade de prover o ApSvCmb necessário à sustentação do CCT? CCA CCmd CASC C2 CCS.
353- Em relação ao CCT, é desejável: que haja um único CCT. que haja um CCT para cada missão do GptOpFuzNav. que haja dois CCT. que haja três CCT. Um para apoiar cada um dos demais componentes. n.r.a.
354 - Dos componentes da estrutura básica dos GptOpFuzNav abaixo, qual dispõe do EM Geral e Especial que trabalham no seu COC e no seu CCAF? CCT CCA CCmd CASC n.r.a.
355 - Dos componentes da estrutura básica dos GptOpFuzNav abaixo, qual dispõe do seu EM que trabalha no seu COL? CCT CCA CCmd CASC DASC.
356 – A destruição da coesão mental e sistemática do inimigo, bem como outras relacionadas com o controle de áreas terrestres, são tarefas relacionadas aos meios de Cmb e de ApCmb concentrados por qual componente da estrutura básica dos GptOpFuzNav? CCA CCT CCmd CASC DASC.
357- Dos componentes da estrutura básica dos GptOpFuzNav abaixo, qual dispõe do seu EM que trabalha no seu COC? CCA CCT CCmd CASC DASC.
358 – Concentra os meios de Cmb e de ApCmb necessários à execução das tarefas relacionadas com a conquista de manutenção do terreno: CCT CCA CASC CCmd COL.
359 – É desejável que haja um único CCT. Entretanto, poderão existir situações que indiquem a constituição de um segundo CCT. Tais situações, normalmente, relacionam-se com, EXCETO: A não existência de condições adequadas para o controle, coordenação e apoio das ações de um elemento que atue afastado. O apoio logístico até a Instalação Logística Sumária (ILS) A diferença da natureza das tarefas a serem simultaneamente empreendidas. O emprego sequencial de dois elementos de combate que, embora atuem na mesma área, o faça em períodos de tempo distintos. n.r.a.
360 – Qual dos componentes da estrutura do GptOpFuzNav abaixo, concentra ou coordena o emprego de meios para o ApAe, além do ApLog de aviação? CCA CCT C2 CASC CCmd.
361 – Ressalta-se que o conceito de ApSvCmb engloba as atividade logísticas realizadas pelos demais componentes. Neste contexto, caberá ao CASC o apoio logístico até a: Integração Logística Sistêmica (ILS) de cada componente Instalação Logística Sumária (ILS) de cada componente Integração Logística Sumária (ILS) de cada componente Instalação Logística Sistemática (ILS) de cada componente Integração Logística Sistêmica (ILS) de cada componente.
362 – O CCA concentra e coordena o emprego de meios para: ApAe, Controle Aeroestático e a DefAAe do GptOpFuzNav, além do ApLog de aviação ApSvCmb, Controle Aerotático e a DefAAe do GptOpFuzNav, além do ApLog de aviação ApAe, Controle Aerotático e a DefNBQNAAe do GptOpFuzNav, além do ApLog de aviação ApAe, Controle Aerotático e a DefAAe do GptOpFuzNav, além do ApLog de aviação ApAe, Controle Aerotático e a DefAAe do GptOpFuzNav, além do ApCmb de aviação.
363- O CASC provê o GptOpFuzNav do ApSvCmb, por meio de execução das funções logísticas essenciais à sua operacionalidade, EXCETO: aquelas atividades específicas de combate aquelas atividades específicas de reconhecimento aquelas atividades específicas de emprego viaturas aquelas atividades específicas de aviação aquelas atividades específicas de alimentação.
364- Qual a situação desejável em relação aos comandos dos Componentes do GptOpFuzNav? O Comandante do GptOpFuzNav sendo distinto dos comandantes dos componentes O Comandante do GptOpFuzNav acumulando com o Comando dos componentes O Comandante do GptOpFuzNav acumulando com o Comando do CCT O Comandante do GptOpFuzNav acumulando com o Comando do CCA O Comandante do GptOpFuzNav acumulando com o Comando dos componentes.
365- Normalmente, o Comandante do GptOpFuzNav será distinto dos comandantes dos componentes, sendo esta situação desejável. Em ocasiões especiais, admite-se que o Comandante do GptOpFuzNav seja acumulado com o comando de um dos componentes. Isso poderá ocorrer quando: Quando a situação sugerir a organização de somente um dos componentes, incorporando as atividades dos demais em face de suas expressões reduzidas. Quando a situação exigir a organização de somente um dos componentes, incorporando as atividades dos demais em face de suas expressões reduzidas. Quando a situação sugerir a organização de mais de um dos componentes, incorporando as atividades dos demais em face de suas expressões reduzidas. Quando a situação impuser a organização de somente um dos componentes, incorporando as atividades dos demais em face de suas expressões reduzidas. Quando a situação sugerir a organização de somente dois dos componentes, incorporando as atividades dos demais em face de suas expressões reduzidas.
366 – Em caso da necessidade de acúmulo de funções do Comandante do GptOpFuzNav com um dos componentes, poderá ou não haver um EM específico para o comando do GptOpFuzNav e outro para o comando do componente. Assim, três situações de relações de comando e organização de EM podem ocorrer, EXCETO: Um Comandante e um EM Três Comandantes e três EM Um Comandante e dois EM Dois Comandantes e dois EM n.r.a.
367- Na organização do GptOpFuzNav, três situações de relações de comando e organização de EM podem ocorrer. Entre elas, qual é a considerada ideal? um Comandante e dois EM (apenas o Comandante do GptOpFuzNav acumula o comando de um dos componentes) dois Comandantes e dois EM (para o Cmdo do GptOpFuzNav e para o Cmdo dos componentes) um Comandante e um EM (tanto o Comandante do GptOpFuzNav, quanto o seu EM, acumulam as funções de um dos componentes) um Comandante e três EM (um para o Comandante do GptOpFuzNav, um para o CCT e outro pro CASC) um Comandante e nenhum EM (o Comandante do GptOpFuzNav acumula as funções de comando dos componentes).
368 – Além dos componentes da estrutura básica do GptOpFuzNav (CCmdo, CCT, CASC e CCA), quais das afirmativas abaixo contém outros elementos que poderão ser organizados também diretamente subordinados ao Comandante do GptOpFuzNav em vista de cumprir tarefas específicas? (I) Grupo de Apoio ao Desembarque Administrativo (GRADA), Hospital de Campanha (HCamp) (II) Centro de Gravidade (CG), Vulnerabilidades Críticas (VC) e Grupo de Apoio e Serviço ao Combate (GASC) (III) Grupo de Operações Civis-Militares e Grupo de Comandos Anfíbios (GruCAnf– Ação Direta) (IV) Subunidade de GE-MAGE e Subunidade de GE-MPE (V) Grupo de Engenharia da Força (GEF), Bateria de Lançadores Múltiplos de Foguetes (LMF) e Subunidade de GE-MAE Somente as afirmativas I e III estão corretas Somente as afirmativas II e III estão corretas Somente as afirmativas I, III, IV e V estão corretas Somente as afirmativas III, IVe V estão corretas Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
369 – Os GptOpFuzNav poderão receber apoios de forças amigas, militares ou civis na área de operações. Os mais comumente encontrados são os apoios de: Unidades de Forças, Aeronavais e de Força Aérea Unidades Navais, Terrestres e de Força Aérea Unidades Operativas, Defensivas e de Força-Tarefa Unidades Navais, Aeronavais e de Força Aérea Unidades de Operações Anfíbias, Aeronavais e de Força-Tarefa.
370 – Não existe uma definição prévia sobre qual componente deva ser designado para desenvolver o EsfPcp em uma operação. Contudo, tal definição dependerá da: Missão a ser cumprida e poderá ser atribuída apenas ao CCT e ao CCA Missão a ser cumprida e poderá ser atribuída apenas ao CCmdo, CCT e ao CCA Missão a ser cumprida e poderá ser atribuída a qualquer dos componentes Missão a ser cumprida e não poderá ser atribuída ao CASC, em virtude de sua especificação logística Missão a ser cumprida e poderá ser atribuída somente ao CCmdo e CCT.
371 – O tipo de GptOpFuzNav é determinado pelo valor de tropa que compõe o núcleo do componente que exerce o EsfPcp. Podem ser valores de tropa componentes de núcleo de GptOpFuzNav Brigada Anfíbia (BAnf), Unidade Anfíbia (UAnf), Grupo Anfíbio (GAnf) Brigada Anfíbia (BAnf), Unidade Anfíbia (UAnf) e Grupo de Apoio ao Desembarque Administrativo (GRADA) Brigada Anfíbia (BAnf), Unidade Anfíbia (UAnf) e Gurpo de Mergulhadores de Combate (GruMeC) Brigada Anfíbia (BAnf), Unidade Anfíbia (UAnf) e Elemento Anfíbio (ElmAnf) Brigada Anfíbia (BAnf), Batalhão Anfíbio (BatAnf), e Elemento Anfíbio (ElmAnf).
372- Uma BAnf possui, basicamente, um dos componentes integrado por dois ou mais elementos de valor: Companhia Grupo de Combate Batalhão Esquadra de Tiro Brigada.
373- Uma BAnf possui capacidade média para durar na ação, sem reabastecimento, por até: 30 dias 45 dias 60 dias 75 dias 90 dias.
374- A BAnf em que o EsfPcp é exercido pelo CCT possui efetivo aproximado de: 3 mil militares 4 mil militares 5 mil militares 6 mil militares 7 mil militares.
375- Em relação aos Tipos de GptOpFuzNav, possui, basicamente, um dos componentes integrado por dois ou mais elementos de valor Batalhão, com capacidade média para durar na ação por até 30 dias, sem reabastecimento: Brigada Anfíbia (BAnf) Unidade Anfíbia (UAnf) Batalhão de Proteção (BtlPtç) Elemento Anfíbio (ElmANf) Grupo de Combate Anfíbio (GruCAnf).
376 – Qual dos Tipos de GptOpFuzNav possui capacidade integral para o desenvolvimento de operações continuadas de qualquer natureza, demandando esforço adicional de mobilização para seu deslocamento e ressuprimento, se necessário. Brigada Anfíbia (BAnf) Unidade Anfíbia (UAnf) Batalhão de Proteção (BtlPtç) Elemento Anfíbio (ElmANf) Grupo de Combate Anfíbio (GruCAnf).
377- Qual dos Tipos de GptOpFuzNav possui, pelo menos, um dos componentes com valor de Batalhão? Brigada Anfíbia (BAnf) Unidade Anfíbia (UAnf) Batalhão de Proteção (BtlPtç) Elemento Anfíbio (ElmANf) Grupo de Combate Anfíbio (GruCAnf).
378- Uma UAnf possui capacidade média para durar na ação, sem reabastecimento, por até: 10 dias 15 dias 30 dias 45 dias 60 dias.
379- A UAnf possui efetivo aproximado de: mil militares 2 mil militares 2,5 mil militares 3 mil militares 3,5 mil militares.
380- Uma UAnf possui, pelo menos, um dos componentes integrados de valor: Companhia Grupo de Combate Batalhão Esquadra de Tiro Brigada.
381- Qual dos Tipos de GptOpFuzNav possui limitada capacidade para o desenvolvimento de operações continuadas em ambientes de elevados graus de ameaça, podendo ser integralmente transportada em meios navais. Brigada Anfíbia (BAnf) Unidade Anfíbia (UAnf) Batalhão de Proteção (BtlPtç) Elemento Anfíbio (ElmANf) Grupo de Combate Anfíbio (GruCAnf).
382- Qual dos Tipos de GptOpFuzNav é uma Força dimensionada e aprestada para emprego rápido (FER) e, por suas características, constitui importante instrumento para rápida resposta a situações de crises? Brigada Anfíbia (BAnf) Unidade Anfíbia (UAnf) Elemento Anfíbio (ElmANf) Grupo de Combate Anfíbio (GruCAnf) Batalhão de Proteção (BtlPtç).
383- Qual dos Tipos de GptOpFuzNav possui componentes com valor, no máximo, de Companhia de Fuzileiros Navais? Brigada Anfíbia (BAnf) Unidade Anfíbia (UAnf) Batalhão de Proteção (BtlPtç) Elemento Anfíbio (ElmANf) Batalhão de Proteção (BtlPtç).
384- Um ElemAnf possui capacidade média para durar na ação, sem reabastecimento, por até: 20 dias 15 dias 10 dias 7 dias 5 dias.
385- O ElemAnf possui efetivo aproximado de: 700 militares 600 militares 500 militares 400 militares 300 militares.
386 – Sua capacidade se restringe às tarefas específicas e limitadas, normalmente, de pequena duração, podendo ser integralmente transportado em meios navais ou aerotransportado: Unidade Anfíbia (UAnf) Força de Emprego Rápido (FER) Brigada Anfíbia (BAnf) Elemento Anfíbio (ElmAnf) Batalhão de Proteção (BtlPtç).
387 – É uma das principais características dos GptOpFuzNav: Possuir volatilidade Possuir grandes efetivos Possuir tecnologia flexível Competência na ação com forças adjudicadas Sua expansibilidade.
388- Em relação ao GptOpFuzNav, devido à necessidade de estar pronto para atuar rapidamente em qualquer crise, a resposta satisfatória demanda que a Força deslocada tenha a capacidade: de expandir seu efetivo e poder de combate, sem prejuízo da continuidade da operação. de reduzir seu efetivo e poder de combate, sem prejuízo da continuidade da operação. de expandir seu efetivo e poder de combate, mesmo com prejuízo da continuidade da operação. de reduzir seu efetivo e poder de combate, mesmo com prejuízo da continuidade da operação. de apenas manter seu efetivo e poder de combate, sem prejuízo da continuidade da operação.
389- Os GptOpFuzNav, em função de seu tipo, podem ser: somente expandidos somente reduzidos excepcionalmente expandidos excepcionalmente reduzidos expandidos ou reduzidos.
390- O que possibilita aos GptOpFuzNav que a expansão ocorra de forma rápida e eficaz, acrescentando-se elementos, mesmo que de outras Forças Armadas, aos componentes já existentes? A estrutura modular dos GptOpFuzNav O caráter expedicionário dos GptOpFuzNav A estrutura linear dos GptOpFuzNav A Força de Emprego Rápido (FER) dos GptOpFuzNav A estrutura verticalizada dos GptOpFuzNav.
391- Analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. I- Uma determinada ação pode ser iniciada com o emprego de um tipo de GptOpFuzNav e prosseguir com outro diferente. II- ao CCT poderão ser incorporadas ou desincorporadas Frações de Combate, Subunidades ou até mesmo Unidades, de acordo com a evolução da situação e a disponibilidade de meios. III- Cabe ressaltar que nos casos de expansibilidade, o Cmt do GptOpFuzNav e seus órgãos de comando têm prioridade no desdobramento inicial junto com o destacamento precursor, aditando os demais meios de combate, logísticos e aéreos na medida de sua disponibilização. IV- O emprego da Força de Emprego Rápido (FER) de forma escalonada é um exemplo típico, com o envio para a cena de ação de um ElmAnf que já contenha as agências de C2 de uma UAnf. Apenas a I é verdadeira Apenas I e II são verdadeiras Apenas I, II e III são verdadeiras Apenas II, III e IV são verdadeiras Todas são verdadeiras.
392- A característica de expansibilidade inerente ao GptOpFuzNav, observadas tanto do ElmAnf à UAnf quanto da UAnf à BAnf. Contudo, para que essa expansão ocorra, é necessário que o elemento inicialmente utilizado já contenha: as agências de C2 necessárias ao funcionamento da unidade de maior vulto as agências de logística necessárias ao funcionamento da unidade de maior vulto as agências de Apoio de Fogo necessárias ao funcionamento da unidade de maior vulto as agências de Fogo Naval necessárias ao funcionamento da unidade de maior vulto as agências de mobilidade necessárias ao funcionamento da unidade de maior vulto.
393 – São capacidades conferidas aos GptOpFuzNav, em virtudes de suas características de mobilidade, flexibilidade, versatilidade e permanência, associadas ao seu caráter expedicionário: (I) Ser projetado a partir do mar por vetores orgânicos do CFN, navais e aeronavais, com tropas e meios especialmente adaptados ao desembarque, para o cumprimento de missões de qualquer natureza. (II) Atuar independente de outra Força em terra. (III) Realizar a manutenção preventiva e corretiva dos meios navais que é fundamental para os GptOpFuzNav. (IV) Ficar baseado em navios por longos períodos, com tropas s e seus meios perfeitamente ambientados à vida a bordo. (V) Empreender ações que visam proteger nossas emissões do espectro eletromagnético. (VI) Receber missão, já embarcado, e planejar a bordo, remanejando meios entre os vetores de projeção de poder de para executar a operação. As alternativas I, II, IV e VI estão corretas. As alternativas I, II, V e VI estão corretas. As alternativas II, IV e VI estão corretas. Apenas as alternativas III e V estão corretas. Todas as alternativas estão corretas.
394 – Uma das características mais marcantes das Forças FN diz respeito à necessidade de adequação de sua organização às restrições impostas pelos meios navais, aos vetores de desembarque e ao atendimento da ideia de manobra em terra. Normalmente nas OpAnf, os GptOpFuzNav são obrigados a assumir três organizações distintas: Org. p/ a GE-MAE; Org. p/ o Desembarque e Org. Tática p/ o Combate Org. p/ o Embarque; Org. p/ o Desembarque e Org. Tática p/ o Combate Org. p/ a GE-MPE; Org. p/ o Desembarque Tático de Combate Org. p/ o Elemento Anfíbio; Org. p/ o Desembarque Tático p/ o Combate Org. p/ a GE-MAGE; Org. p/ o Desembarque e Org. Tática p/ o Combate.
395 – Que organização assume as Forças de Fuzileiros Navais nos deslocamentos terrestres ou aéreos, administrativos ou para a reorganização da tropa para posterior ação tática? Organização para os Movimentos Navio para Terra Organização de Desembarque Organização para os Movimentos Terrestres e Aéreos Organização para os Movimentos TO e Aéreos Organização em heliequipes.
396 – É uma Organização empregada pelo GptOpFuzNav adotada para o embarque da Força e seu deslocamento até a área da operação, é um agrupamento administrativo de tropas: Organização para o Embarque Organização Tática para o Combate Organização para o Desembarque Organização para os Movimentos Terrestres e Aéreos Organização para o MNT.
397 – É uma Organização empregada pelo GptOpFuzNav adotada para o cumprimento da missão. O GptOpFuzNav reestrutura seu comando e a organização tática planejada para atender à ideia de manobra em terra idealizada: Organização para o Embarque Organização Tática para o Combate Organização para o Desembarque Organização para os Movimentos Terrestres e Aéreos Organização para o MNT.
398- A organização para o desembarque prevê a organização da tropa em _______________e/ou______________. Com o prosseguimento das operações, a tropa se reorganizará, a partir dos escalões mais baixos para os mais elevados, passando a adotar a ______________________mais indicada e planejada para a situação. Equipes de Abandono / Equipes de Transbordo / Organização Tática para o Combate Equipes de Navio / Heliequipes / Organização Tática Terrestre Equipes de Embarcação / Heliequipes / Organização Tática para o Combate Equipes de Embarcação / Heliequipes / Organização Operativa de Combate Equipes de Navio / Heliequipes / Organização para o MNT.
399 – Em qualquer escalão de embarque ou em qualquer navio, esse agrupamento inclui parte ou toda uma organização-por-tarefas estabelecida para o desembarque, além de elementos adicionais: Organização para o Desembarque Organização Tática para o Combate Organização para o Embarque Organização para os Movimentos Terrestres e Aéreos Organização Terrestre.
400 – “No início do assalto há uma perda temporária de controle pelo escalão superior, sendo, portanto, necessário que cada escalão seja relativamente autossuficiente ou capaz de atuar independentemente até que o escalão superior possa exercer o controle em terra.” O trecho faz parte do contexto de uma das organizações empregadas pelos GptOpFuzNav. Qual dessas organizações retrata o período supracitado? Organização para o Desembarque Organização Tática para o Combate Organização para o Embarque Organização para os Movimentos Terrestres e Aéreos Organização Terrestre.
401- Na Organização para os Movimentos Terrestres e Aéreos, os GptOpFuzNav empregam: Grupamentos de Marchas e Unidades de Móveis para os movimentos terrestres e Heliequipes ou Equipes de Helicópteros para os aéreos Grupamentos de Marchas e Unidades de Marcha para os movimentos terrestres e Heliequipes ou Equipes de Aeronaves para os aéreos Grupamentos de Móveis e Unidades de Marcha para os movimentos terrestres e Heliequipes ou Equipes de Aeronaves para os aéreos Grupamentos de Marchas e Equipes de Marcha para os movimentos terrestres e Heliequipes ou Equipes de Aeronaves para os aéreos Grupamentos de Marchas Motorizadas e Unidades de Marcha a pé para os movimentos terrestres e Heliequipes ou Equipes de Aeronaves para os aéreos.
402 – Nessa organização empregada pelo GptOpFuzNav, são organizados Grupamentos de Marchas e Unidades de Marcha para os movimentos terrestres e Heliequipes ou Equipes de Aeronaves para os aéreos: Organização para o Desembarque Organização para o Desembarque Organização para o Embarque Organização para os Movimentos Terrestres e Aéreos Organização para os Movimentos Helitransportados.
403 – Na organização para o desembarque, os esforços deverão ser reduzidos ao mínimo necessário em proveito da: Velocidade, flexibilidade e economia de meios Velocidade, mobilidade e economia de material Variedade, mobilidade e economia de meios Variedade, flexibilidade e manutenção dos meios Velocidade, mobilidade e economia de meios.
404 – Qual das organizações empregadas pelos GptOpFuzNav é imprescindível o exercício de liderança e a iniciativa de todos os líderes, por toda a cadeia de comando do GptOpFuzNav quando o poder de combate dos elementos de manobra se edifica gradualmente dos escalões mais baixos até atingir o nível mais elevado dos componentes? Organização para o Desembarque Organização Tática para o Combate Organização para o Embarque Organização para os Movimentos Terrestres e Aéreos Organização para os Movimentos Helitransportados.
405 – Os GptOpFuzNav terão suas atividades influenciadas, em maior ou menor grau, por acontecimentos em diferentes níveis de condução de conflitos, justificando o conhecimento dos seus principais aspectos, relacionamentos e interações. Quais são esses níveis? Nível Tático, Operacional e Estratégico Nível Operacional, Tático e Político Nível Político, Estratégico e Operacional Nível Estratégico e Tático Nível Político, Estratégico, Operacional e Tático.
406- Em qual(is) nível(eis) de condução de conflitos os GptOpFuzNav não tomam parte de seus objetivos? Nível Tático Nível Operacional Nível Político Nível Estratégico Nível Político e Estratégico.
407- Em qual(is) nível(eis) de condução de conflitos os Fuzileiros Navais das mais altas patentes, eventualmente, poderão tomar parte de seus objetivos, onde podem ser chamados a assessorar as autoridades decisoras? Nível Tático Nível Operacional Nível Político Nível Estratégico Nível Político e Estratégico.
408- Que nível de condução dos conflitos estabelecerá os limites da aplicação da força e as imposições que deverão constar das Regras de Engajamento, também considerando as normas previstas pelo Direito Internacional dos Conflitos Armados (DICA)? Nível Político Nível Estratégico Nível Tático Nível Operacional n.r.a, ficando essa responsabilidade diretamente relacionada aos órgãos internacionais (ONU).
409- As normas previstas pelo Direito Internacional dos Conflitos Armados (DICA), na MB, são detalhadas em qual documento, uma vez que um procedimento individual inadequado ou intempestivo pode conduzir a desdobramentos políticos indesejáveis? EMA-138 - Manual de Direito Internacional Aplicado às Operações Anfíbias EMA-135 - Manual de Direito Internacional Aplicado às Operações Navais EMA-136 - Manual de Direito Internacional Aplicado às Operações de Guerra EMA-133 - Manual de Direito Internacional Aplicado às Operações de Paz EMA-137 - Manual de Direito Internacional Aplicado às Operações de Guerra de Manobra.
410- Em que nível de condução de conflitos a atuação é do Ministério da Defesa, onde a presença de assessores Fuzileiros Navais é maior que no nível político, cabendo aos mesmos a tarefa de evidenciar para os decisores os reflexos decorrentes do emprego dos GptOpFuzNav? Nível Político Nível Estratégico Nível Tático Nível Operacional n.r.a, não é tarefa dos FN evidenciar os reflexos decorrentes do emprego dos GptOpFuzNav.
411- “Os integrantes dos GptOpFuzNav, à semelhança do nível político, não têm participação significativa no processo de condução do conflito neste nível”. O trecho refere-se: Nível Político Nível Estratégico Nível Tático Nível Operacional Nível Intelectual.
412- Neste nível de condução de conflitos, é comum a presença de Fuzileiros Navais nos Estados-Maiores Conjuntos: Nível Tático Nível Estratégico Nível Político Nível Operacional Nível Intelectual.
413- É o principal nível de atuação dos GptOpFuzNav: Nível Estratégico Nível Operacional Nível Tático Nível Político Nível Prático.
414- No Nível Tático de condução de conflitos, o principal nível de atuação dos GptOpFuzNav, os seguintes aspectos terão importância, EXCETO: rapidez no processo decisório; concentração de esforços para obtenção dos efeitos desejados. redução ou anulação das vantagens do opositor e de nossas desvantagens; realização de ações diversionárias. exploração de nossas desvantagens e as vantagens adversárias; sincronização de todas estas ações. engajamentos assimétricos, a exemplo do uso de tropas de combate contra os meios de C2 e de apoio do oponente. emprego da velocidade e exploração da surpresa; a liderança, particularmente nos níveis hierárquicos mais baixos.
415- O Poder Naval é estruturado para executar as tarefas básicas a ele atribuídas, tal como estabelecido: na Doutrina Básica da Marinha (DBM) na Constituição Federal na OGSA no Estatuto dos Militares no Direito Internacional dos Conflitos Armados (DICA).
416- Os GptOpFuzNav, como parte de um Conjugado Anfíbio, são, prioritariamente, empregados para a realização das tarefas de Projeção de Poder sobre Terra, por meio de Contribuir para a Dissuasão e: das Operações de Paz das OpAnf das Operações de Observadores Internacionais das Operações de Guerra de Atrito das Operações com Nações Amigas.
417- Os GptOpFuzNav, como parte de um Conjugado Anfíbio, são, prioritariamente, empregados para a realização das tarefas de Projeção de Poder sobre Terra, por meio das OpAnf e de Contribuir para a Dissuasão. Além disso, suas características permitem, ainda, seu emprego em missões relacionadas: ao Controle de Área Militar e à Negação do Uso Fluvial ao Controle de Área Marítima e à Negação do Uso do Mar ao Controle de Área Naval e à Ostensiva proteção do Uso do Mar ao Controle de Área Marítima e à gerência do Uso do Mar ao Controle de Área Militar Marítima e à Negação do Uso dos Portos.
418- Na realização das tarefas de Projeção de Poder sobre Terra, somente o emprego ________________ garante a conquista e manutenção de objetivos em terra. da Guerra de Atrito do fogo de Embarcações de desembarque de blindados de GptOpFuzNav.
419- O estado de prontidão dos GptOpFuzNav, assim como seus meios compondo um Conjugado Anfíbio pré-posicionado ou navegando em direção à área de atuação, contribui, significativamente, para a: dissuasão dispersão mobilização ação de choque velocidade nas ações.
420- O estudo da História Militar permite comprovar que, ao Poder Naval, é conferida a capacidade de induzir atitudes favoráveis aos interesses nacionais e dissuadir as hostis: pelas Forças Anfíbias pelos Grupamentos Operativos pelas Viaturas Blindadas pelo Fogo Naval pala ação de choque.
421- O que constitui importante fator para contribuir com a negociação na condução de manobras de crises? a histórica habilidade diplomática brasileira a possibilidade de emprego de um GptOpFuzNav a Estratégia Nacional de Defesa a possibilidade de emprego de uma OpAnf maior poder de fogo.
422- Quando uma Força tiver que iniciar um combate em condições desfavoráveis ao emprego do Princípio da Massa ou em frentes muito amplas que impeçam a concentração de seu PCmb, como é o caso das OpAnf, sendo igualmente apropriada para o emprego de Força em ambientes de ameaças incertas, que exijam iniciativa e rapidez de decisão, o que é naturalmente apropriado? A Guerra de Manobra A Guerra de Atrito A Guerra Anfíbia A Guerra Cibernética A Guerra Eletrônica.
423- O conceito organizacional de GptOpFuzNav, adotado para o emprego de Forças de Fuzileiros Navais, adapta-se com facilidade ao estilo da Guerra de Manobra, pois sua_______________,_______________ e ______________ possibilitam regular a combinação de esforços de forma rápida e eficiente. Vulnerabilidade, flexibilidade e modularidade Versatilidade, fricção e modularidade Versatilidade, flexibilidade e maturidade Vulnerabilidade, facilidade e maturidade Versatilidade, flexibilidade e modularidade.
424 – As tendências a menores perdas e danos colaterais indesejáveis, aliadas à possiblidade de os GptOpFuzNav responderem a um maior espectro de situações de emprego da Força, fazem qual estilo de condução seja o mais apropriado ao empego dos GptOpFuzNav? Guerra de Manobra Guerra Anfíbia Guerra de Atrito Guerra Naval Guerra Fiscal.
425- A Guerra de Manobra é naturalmente apropriada quando uma Força tiver que iniciar um combate em condições desfavoráveis ao emprego do Princípio da Massa ou em frentes muito amplas que impeçam a concentração de seu PCmb, como é o caso das OpAnf, sendo igualmente apropriada para o emprego de Força em ambientes de ameaças incertas, que exijam______________e________________. velocidade e rapidez de decisão iniciativa e rapidez de decisão versatilidade e liderança apoio de fogo e ação de choque coesão e profundidade.
426- O GptOpFN possibilita maior eficiência, na medida em que, para cada área geral de atuação (comando e controle, manobra terrestre, espaço aéreo e logística), existirá um ___________________, quem planeja, coordena e controla as ações desenvolvidas, atentando ao estabelecido pelo planejamento do comando do GptOpFN. Oficial designado Cmte do CCT Cmte do CASC Cmte do CCA Cmte designado.
427- Os GptOpFuzNav, normalmente, possuem as seguintes características. EXCETO: Atuar independente de outra força em terra. Capacidade de coordenar ações em todas as dimensões do combate. Capacidade de ser projetado a partir do mar por vetores orgânicos da tropa, navais e aeronavais, com tropa e meios especialmente adaptados ao desembarque. curtos períodos, com tropas e seus meios perfeitamente ambientados à vida a bordo. Capacidade de receber a missão já embarcado e planejar a bordo, remanejando meios entre os vetores de projeção de poder para executar a operação.
428- “Um GptOpFuzNav foi criado para cumprir uma missão no continente africano, após ocorrer um terrível terremoto. Para esta missão foi montado um CCT nucleado por uma CiaFuzNav e um CASC com uma subunidade do BtlLogFuzNav”. Qual é o tipo de GptOpFuzNav da situação acima? BAnf. ElemAnf. UAnf. GDB. Operação Humanitária.
429- Com relação ao GptOpFuzNav tipo BAnf, marque falso ou verdadeiro nas sentenças abaixo e, em seguida, marque a alternativa que contenha a seqüência correta. ( ) Terá pelo menos um dos componentes com valor de unidade. ( ) Possui limitada capacidade para o desenvolvimento de operações continuadas em ambientes de elevados graus de ameaça. ( ) Pode ser integralmente transportado em meios navais ou aerotransportado, resultando em importante instrumento de resposta rápida a crises, sendo especialmente apto a executar Projeções Anfíbias. ( ) Capacidade média de durar na ação por até trinta dias sem reabastecimento. ( ) Poderá dispor de cerca de 2.000 militares. V– F – F – F – F V – V – V – V – F F – F – V – V – F F – V – F – F – V F – F – F – V – F.
Report abuse Consent Terms of use