Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONMentalidade Marítima - HSG-2021

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Mentalidade Marítima - HSG-2021

Description:
um ex-cb cansado

Author:
AVATAR

Creation Date:
07/03/2021

Category:
Others

Number of questions: 88
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Em que data Pedro Álvares descobriu o Brasil ? 22 de abril de 1600. 22 de abril de 1500. 22 de maio de 1400. 22 de junho de 1510.
Nome dado ao período em que a esquadra de Cabral esteve no Brasil. Semana de Veraneio Semana do Descobrimento Semana de Vera Cruz Semana de Cabral.
Semana de Vera Cruz Carta de Pedro Álvares Cabral Carta de Pero Vaz de Caminha Carta do Marinheiro do Descobrimento Carta dos Tupis Carta do Mestre João Pergaminho do Descobrimento Relação do piloto Anônimo Carta de Dom Manuel I aos reis Católicos.
Cabral chamou-a de ______________, enquanto Caminha denominou-a ___________________.
Quais são as duas teorias que surgiram para explicar o Descobrimento do Brasil ?.
Corresponde à fase da exploração do pau-brasil. Neste período o rei de Portugal tomou as seguintes providências: enviou expedições exploradoras, arrendou o Brasil e enviou expedições guarda-costas. As expedições de Gaspar de Lemos (1501) e de Gonçalo Coelho (1503) vieram fazer o reconhecimento do litoral brasileiro. Período pré - colonial Brasil Colônia Período pós - colonial Período Inicial.
Recebeu a primeira Capitania Hereditária (1504): a ilha de São João ou da Quaresma. Fernão de Noronha Pero do Campo Tourinho Pedro Álvares Cabral Vasco Fernandes Coutinho.
batizado pelos europeus como pau - brasil, como era conhecido pelos Índios ? Ibirapuca Aporá Ibirapitanga Itaicupuaçu.
O grande número de indígenas existente na costa permitiu aos portugueses que a exploração dessa madeira tintorial (pau - brasil) fosse realizada com facilidade, através da utilização da mão de obra indígena sob a forma de: Escravidão Proteção Enganação dos Índios Escambo ou comércio de troca.
Quais são os Países com Proporções Continentais ? Brasil, Austrália, Nova Zelândia, Rússia, Canadá e China Brasil, Austrália, Coréia, Rússia, México e China Brasil, Austrália, EUA, Rússia, Canadá e China Brasil, Austrália, EUA, Rússia, Alemanha e Japão.
É a faixa litorânea brasileira que abrange desde o estado do Amapá, no extremo norte do país, até o Rio Grande do Sul, em seu extremo sul, compondo um comprimento total de mais de 7.300 km de extensão: Fronteiras marítimas Mar Territorial Amazônia Azul Mar Brasileiro.
Área determinada por acordo internacional na qual um país tem o direito de exercer sua soberania sobre uma parte do oceano Fronteiras marítimas Zona econômica exclusiva (ZEE), Área Marítima Nacional Mar territorial.
Refere-se a uma área do oceano na qual um país tem o direito de explorar os recursos naturais existentes: mar territorial Zona contígua Fronteiras marítimas Zona econômica exclusiva (ZEE).
A delimitação da zona econômica exclusiva e outros conceitos de direito marítimo foram estabelecidos em 1982, pela ? Conselho da Organização das Nações Unidas sobre o Mar Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar Ato da ONU dobre o Mar Carta das Nações Unidas.
A faixa das primeiras 12 milhas náuticas (22 km) da ZEE é conhecida como? zona contígua mar territorial mar de ninguém alto mar.
Na zona contígua, o Estado brasileiro possui soberania, e tem o direito de fiscalizar e aplicar suas leis de maneira preventiva. V F.
O Mar é um grande corpo de água salgada cercado por terra em parte ou em totalidade. Mais amplamente definido como?.
O mar é, por convenção, dividido por até cinco grandes seções oceânicas, entre elas as instituídas pela *Organização Hidrográfica Internacional*, que são o:.
Cerca de 85% dos sólidos em mar aberto são: plástico cloreto de sódio cloreto de potássio lixo.
surgem a partir de diferenças salinas e de temperatura ?.
são formados pelo atrito de onda produzidas por ventos e marés?.
originam-se a partir da gravidade da Lua e do Sol?.
Antigas mudanças nos níveis marítimos provocaram a formação de plataformas continentais, áreas rasas próximas à terra. V F.
A __________ estabeleceu que nem toda forma de vida marítima é restrita a águas de superfície iluminada pelo Sol; mesmo a grandes profundidades e pressão, nutrientes que fluem de fontes hidrotermais mantêm seu próprio e único ecossistema Geografia Carta do Mar da ONU Oceanografia Biologia Marinha.
____________________ são geralmente creditados pelo grande evento de oxigenação da atmosfera terrestre. Acredita-se que tanto vegetais quanto animais teriam evoluídos a partir dos mares Microorganismos aquáticos População da Fenda do Biquíni/Atlântida Algas marinhas Deus.
Os mares e oceanos constituem _____ por cento da superfície terrestre; A geografia humana ____ por cento da população mundial reside até 100 quilômetros da linha de costa; A geografia econômica _____ por cento das transações econômicas, em volume, são efetuadas por mar, ilustram a enorme dependência que hoje temos relativamente ao mar. 70, 65, 90 80, 70, 90 80, 80, 90 70, 80, 90.
geografia ________ se traduz em mobilidade através do mar; a geografia _______ se reflete em acesso a partir do mar, e a geografia _________ se exprime em presença no mar Física, humana e soberana Física, plana e econômica Física, humana e econômica humana, econômica econômica.
Como são divididos os espaços marítimos ?.
Divide os espaços marítimos em águas interiores, mar territorial, zona contígua, zona econômica exclusiva e alto-mar, onde a natureza e alcance dos poderes dos estados difere consoante a área em que se exerce. ordenamento jurídico da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) Presidente das Nações Unidas DPC CEMA.
TRÍADE DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: SOCIAL, AMBIENTAL E ECONÔMICO MAR, TERRA E SOL RENOVAVÉIS, NÃO RENOVAVÉIS SISTEMAS DE PROTEÇÃO MARITIMA, AMBIENTAL E AÉREA .
Estabelece a origem de um processo de gestão planetária dos problemas ambientais como a criação do Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente ou de âmbito nacional ou regional, no qual a poluição urbana, industrial, de rios e oceanos, entre outras, passa a mobilizar não só especialistas, mas diferentes agrupamentos sociais originários de estratos de comunidades locais. I Conferência Mundial das Nações Unidas sobre Meio Ambiente II Conferência Mundial das Nações Unidas sobre Meio Ambiente XIV Conferência Mundial das Nações Unidas sobre Meio Ambiente IX Conferência Mundial das Nações Unidas sobre Meio Ambiente.
Desenvolvimento não tem que estar relacionado, com a melhoria da vida que levamos e das liberdades que desfrutamos V F.
Dada a importância estratégica desse espaço marítimo, das riquezas nele contidas e da imperiosa necessidade de garantirmos sua proteção e preservação, a Marinha do Brasil, buscando chamar a atenção da sociedade para as potencialidades desse patrimônio, passou a denominá-lo Mar Brasileiro Zona Azul Mar verde azul Amazônia Azul.
Dos mares retiramos cerca de ____% do petróleo,____% do gás natural e___% do pescado produzidos no País. Pelas rotas marítimas escoamos mais de ___% do comércio exterior brasileiro. 95, 70, 45, 95 95, 80, 45, 95 95, 80, 55, 95 55, 80, 45, 25 95, 60, 35, 95 95, 90, 95, 95 99, 20, 45, 100.
Representa a autoridade marítima no país e possui diversas atribuições no cenário nacional, dentre as quais se destacam: a fiscalização das atividades relacionadas com a segurança da navegação; a prevenção da poluição hídrica causada por navios, plataformas e suas instalações de apoio; e a salvaguarda da vida humana no mar CEMA CM DPC Ministro de Estado e Defesa.
No Brasil, a Autoridade Marítima é o: Comandante da Marinha Jair M. Bolsonaro DPC CEMA.
cabendo ______ o papel de normatizar, auditar e fiscalizar as ações relacionadas ao meio ambiente. à DPC à autoridade marítima à Capitania dos Portos ao Poder Executivo.
O tamanho do território marítimo dos países é determinado por regras da: Autoridade Marítima de cada país Oceonografia Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar Presidente da ONU.
O tamanho do território marítimo dos países é determinado por regras da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar. A fórmula é a mesma para todos os países costeiros do mundo: o _____________ possui uma extensão de 12 milhas (22 km), as 12 milhas seguintes são consideradas_____________ e por mais 188 milhas (384 km) o mar ainda é considerado__________. Depois desse limite, o território é considerado______________.
A transformação das matérias-primas marinhas em produtos de alto valor agregado poderá contribuir sobremaneira para o desenvolvimento nacional e o aumento do Produto Interno Bruto - PIB. V F.
É coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e visa articular, em ambiente cooperativo interministerial, a execução de ações prioritárias do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e Aquicultura, a fim de qualificar a mão-de-obra pesqueira, adequar o esforço de pesca e incentivar a maricultura. Organização de maricultura e Pesca (OMP) Pecaria e Cultura AQUIPESCA Secretaria Estadual de Pescadores (SESP).
O Brasil tem na _____________ a sua principal fronteira de expansão da produção pesqueira, com potencial para produzir mais de 20 milhões de toneladas anuais de pescado. aquicultura pesca criação de bois Amazônia Azul.
Estabelece que o Estado Costeiro exerce, na Zona Econômica Exclusiva - ZEE, direitos de soberania para fins de exploração e aproveitamento, conservação e gestão dos recursos naturais, vivos ou não vivos, das águas sobrejacentes ao leito do mar, do leito e seu subsolo. artigo 56, da CNUDM artigo 77, da CNUDM artigo 11, da CNUDM artigo 25, da CNUDM.
Estabelece que são reservados os direitos de soberania ao Estado Costeiro para efeitos de exploração e aproveitamento dos recursos naturais do leito (inclusive recursos vivos bentônicos) e subsolo marinhos da Plataforma Continental artigo 67, da CNUDM artigo 27, da CNUDM artigo 57, da CNUDM artigo 77, da CNUDM.
Para atingir as metas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), torna-se fundamental a implantação de um ambiente cooperativo interministerial para contribuir na formulação e implementação das Políticas Públicas para a pesca e aquicultura. Este ambiente, no âmbito da CIRM, é o _______________. Comitê Executivo AQUIPESCA. CNUDM Ambiente Marítimo Leis de Segurança Marítima.
Tem por objetivo articular, em ambiente cooperativo interministerial, a execução de ações prioritárias do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e Aquicultura, a fim de qualificar a mão de obra pesqueira, adequar o esforço de pesca e incentivar a maricultura.
fontes cuja velocidade de renovação é superior à velocidade de consumo. Cíclicas Renováveis Reutilizáveis Férteis.
São fontes de energia Renováveis: Geotérmica Física Eólica Sonora Hídrica Energia Solar Energia do Mar Fosséis Bioenergia Espacial.
A energia obtida através dos desníveis das marés. capitação do desnível das marés e sua velocidade (energia maremotriz e cinética respectivamente), transformando toda a energia captada em energia cinética para o moinho. Energia das Marés (Maremotriz) Energia do Mar Energia do Moinho Energia Gravitacional.
É coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e tem como propósito fomentar o aproveitamento sustentável do potencial biotecnológico dos organismos marinhos existentes nas zonas costeiras e de transição e nas áreas marítimas sob jurisdição e de interesse nacional, com foco no desenvolvimento de conhecimentos, absorção de tecnologias e promoção da inovação, nas áreas de saúde humana, ambiental, agropecuária e industrial. AQUICULTURA AQUIPESCA BIOMAR Ação de Desenvolvimento Sustentável.
Representa aproximadamente 70% da superfície do planeta e abriga cerca de metade da biodiversidade global, mas poucas espécies são exploradas ou usadas com propósitos biotecnológicos. microorganismos áquaticos ambiente terrestre ambiente marinho algas marinhas (pulmão da terra).
Tem por objetivo promover e fomentar o estudo e a exploração sustentável do potencial biotecnológico da biodiversidade marinha existente em outras áreas de interesse nacional, visando ao desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do País. CNUCM BIOMAR AQUIPESCA AQUICULTURA.
primeiro povo a utilizar o mar com fins comerciais ? ingleses egípcios vikings portugueses.
É utilizado especificamente para fins de deslocamento, para o consumo de outros produtos ou segmentos turísticos, o que não caracteriza o Turismo Náutico. TRANSPORTE NÁUTICO MOVIMENTAÇÃO TURÍSTICA NAVEGAÇÃO DE LONGO CURSO NAVEGAÇÃO DE LONGO CURSO.
Construção sujeita à inscrição na autoridade marítima e suscetível de se locomover na água, por meios próprios ou não, transportando pessoas. canoas barcos navios embarcação.
Correlacione, marujo! Embarcação de grande porte ou Iate Embarcação de médio porte Embarcações miúdas.
É o compromisso que todos que são envolvidos neste seguimento tem obrigação da qual resulta responsabilidade para com terceiros. Ao assumir um compromisso, não nos podemos desobrigar de o cumprir transferindo-o para outrem Respeito ao Próximo Salvaguarda da vida humana no mar Busca e Salvamento Normas para Salvamento no Mar.
Reside no permanente acesso a dados e a sistemas de monitorização e de alerta em quase tempo real, na partilha de informação, na edificação e exploração de conhecimento situacional, e na eficiente gestão de um conjunto diversificado de meios, o que inclui a coordenação de navios mercantes próximos da área de um acidente/incidente. Obrigação dos estados CISMAR Sucesso da organização SAR Interesse Global em Salvamento.
Correlacione: Sulfuretos polimetálicos Crostas de ferro e manganês nódulos polimetálicos vulcões de lama.
Tem por objetivo promover e fomentar o estudo e a exploração sustentável do potencial biotecnológico da biodiversidade marinha existente em outras áreas de interesse nacional, visando ao desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do País Amazônia Azul BIOMAR AQUIPESCA BIONEGÓCIO.
O Turismo Náutico pode ser caracterizado como: Turismo Fluvial Turismo de Cabotagem Turismo de Embarcações Miúdas Turismo em Represas Os carros são como as lanchas e as motos como os Jetskis Turismo Lacustre Turismo Marítimo.
Toda a prática de navegação considerada turística quando utiliza os diferentes tipos de transportes aquaviários, cuja motivação do turista e finalidade do deslocamento seja a embarcação em si, levando em conta o tempo de permanência a bordo. Turismo Náutico Movimentação Turística Navegação Turística Turismo de Veleiro.
É utilizado especificamente para fins de deslocamento, para o consumo de outros produtos ou segmentos turísticos, o que não caracteriza o Turismo Náutico. Turismo do Mar Transporte Náutico Viagem Náutica Náutico F. R.
A Amazônia azul, pode ser melhor estudada e compreendida, sobre o enfoque de 4 vertentes, que são seus aspectos mais relevantes:.
Mais de 95 por cento do comércio exterior brasileiro é transportado pelo mar as importações e exportações brasileiras transportadas por via marítima somam mais de 400 bilhões de dólares ao ano. V F.
92% do petróleo extraído do mar do Brasil vem da empresa estatal PETROBRAS. V F.
Os recursos minerais podem também ultrapassar as reservas da Amazônia verde um destes recursos os nódulos poli metálicos estão depositados sobre o leito do mar são bilhões de nódulos do tamanho de uma batata compostos de óxido de ferro, óxido de alumínio, óxido de manganês, cobalto, cobre, níquel e vanádio cuja exploração ainda inviável economicamente mas poderá se tornar uma grande fonte de riquezas no futuro V F.
Visa permitir uma exploração racional e sustentável dos recursos marítimos, de formas a assegurar a preservação do ecossistema marinho e de sua cadeia alimentar. Vertente Econômica Vertente Ambiental Vertente da Soberania Vertente Científica.
A exploração sustentável das imensas riqueza contidas nas águas jurisdicionais brasileiras é o grande desafio da vertente: Científica Ambiental Econômica Soberania.
Tem o propósito de determinar todas a s características do solo e do subsolo da plataforma continental, levantando informações geológicas e avaliando seus recursos minerais, identificando assim as áreas de maior potencialidade para exploração mineral ? BIOMAR REMPLAC AQUIPESCA Pesca submarina.
Tem como objetivo avaliar, monitor e promover a conservação da biodiversidade marinha para o uso sustentável dos seus recursos vivos. AQUIPESCA BIOMAR REVIMAR REMPLAC.
Tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de uma mentalidade marítima na população brasileira, alinhada com os interesses nacionais. PROMAR REVIMAR AQUIPESCA AQUITURISMO.
Tem o objetivo de garantir a ocupação permanente por pesquisadores vinculados a projetos científicos do arquipélago de São Pedro e São Paulo, duas pequenas formações rochosas situadas no nordeste da costa brasileira. AQUIPESCA PROARQUIPELAGO PROMAR REVIMAR.
Permite ampliar e consolidar o sistema de observação dos oceanos, zona costeira e atmosfera, a fim de contribuir com previsões mais confiaveis das condições oceânicas e atmosféricas no pais REVIMAR Goos/brasil Previsão do tempo JN Cismar.
Envolve a proteção da Amazônia azul, sua importância e fundamental pois ela é que vai garantir que todas as outras três vertentes possam ser executadas e que o brasil possa explorar as riqueza de suas agua jurisdicionais com segurança. Vertente Ambiental Vertente da Soberania Vertente Científica Vertente Econômica.
Consiste de um conjunto de sistemas integrados incluindo mecanismos de apoio a decisão que coletam, armazenam e processão dados para um monitoramento e controle de nossas águas. CISMAR SisGAAz Sistema de Proteção da CDNUDM Banco de dados da segurança.
Ligado ao programa nuclear brasileiro, este programa é conduzido pelo CTMSP e engloba o domínio das tecnologias de todas as etapas do ciclo de combustível nuclear e o desenvolvimento de um laboratorial de geração de energia núcleo elétrica incluindo um reator nuclear. CTMRJ Laboratório da Marinha Programa nuclear da marinha (PNM) PROSUB.
Este programa visa a construção de um estaleiro para construção de submarinos de uma base naval de submarinos e de uma unidade de construcao de estrutura metálica, que possibilitaram a marinha projetar e construir submarinos convencionais. PROSUB PROMAR PROJA PROQUE.
Busca compreender a totalidade das riquezas contidas em nossa Amazônia Azul para poder melhor explorá-la respeitando a vertente ambiental e gerando subsídios para ela. Vertente Ambiental Vertente Econômica Vertente Soberania Vertente Científica.
Após ter encontrado o caminho marítimo para as Índias, o rei de Portugal, _________, organizou uma poderosa esquadra com objetivo de___________________. Esta expedição, que foi chefiada pelo fidalgo Pedro Álvares Cabral, descobriu o Brasil no dia . Pedro Alves Cabral, durante a travessia do Atlântico desgarrou-se a nau de Vasco de Ataíde. O primeiro ponto avistado foi o Monte Pascoal, no _____________________.
A salinidade em alto-mar é, em geral, de aproximadamente 3.5% de massa V F.
As mudanças locais no nível do mar originam-se a partir da gravidade de Marte e do Sol. V F.
Os cursos de superfície são formados pelo atrito de onda produzidas por maremotos. V F.
As correntes de mar profundo surgem a partir de diferenças açucares e de temperatura V F.
A baleação já foi uma atividade comum, mas a redução dos números de tais animais induziu o surgimento de esforços internacionais de conservação e uma consequente moratória à maior parte da caça comercial V F.
A oceanografia estabeleceu que toda forma de vida marítima é restrita a águas de superfície iluminada pelo Sol V F.
Acredita-se que tanto vegetais quanto animais teriam evoluído a partir da atmosfera. V F.
A Diretoria de Portos e Costas (DPC) REPRESENTA a autoridade marítima no país e possui diversas atribuições no cenário nacional, dentre as quais se destacam: fiscalização das atividades relacionadas com a segurança da navegação combater a baleação a prevenção da poluição hídrica causada por navios, plataformas e suas instalações de apoio fiscalizar áreas determinadas pela Autoridade Marítima a salvaguarda da vida humana no mar Responsável pelo MNM.
Report abuse Consent Terms of use