Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONMPC CHQAO 2022

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
MPC CHQAO 2022

Description:
exercícios

Author:
Radames
(Other tests from this author)

Creation Date:
22/04/2022

Category:
Others

Number of questions: 21
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
LEIA AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR: I- Plágio é caracterizado pelo ato de copiar, imitar obra alheia, apresentando como seu, um trabalho intelectual advindo, de fato, de outra pessoa. II- A caracterização de plágio em trabalhos acadêmicos pode acionar o rigor da Lei n. 9.610/99, sujeitando o infrator à punição, e no mínimo sua expulsão da Instituição de Ensino Superior à qual encontra-se vinculado. III- Ao se apropriar de idéias de terceiros sem citar o autor, comete-se PLÁGIO - crime de violação de direito autoral. Todas as alternativas são verdadeiras Apenas a I é verdadeira Apenas a III é verdadeira Todas as alternativas são falsas I e III são verdadeiras.
O pré-projeto ou plano de estudos é o espaço para o aluno expor suas ideias, temas e objetivos de pesquisa. Sendo assim, são pontos considerados positivos na avaliação do pré-projeto: Objetividade e Autenticidade Precisão e Clareza Justificativa e Objetivos Decisão e Clareza Objetividade e Precisão.
O Modelo básico para elaboração do projeto são divididos em 6 (seis) itens: Marque a alternativa correta: Tema e Problema, Referências teóricos ou quadro teórico de referência, Justificativa, Objetivo, Metodologia, Considerações finais Tema e Problema, Referências teóricos ou quadro teórico de referência, Desenvolvimento, Objetivo, Metodologia, Considerações finais Referências teóricos ou quadro teórico de referência, Justificativa, Objetivo, Metodologia, considerações finais e Bibliografia. Tema e Problema, Referências teóricos ou quadro teórico de referência, Justificativa, Objetivo, Metodologia, Cronograma Referências teóricos ou quadro teórico de referência, Justificativa, Objetivo, Desenvolvimento, considerações finais e Bibliografia.
Marque a alternativa correta(s) a respeito das divisões do Projeto Básico de Pesquisa: Tema: Quais questões o assunto escolhido levanta? O que há de interessante nele que mereça ser estudado? Quais aspectos são relevantes a ponto de se fazer uma pesquisa a respeito Referenciais teóricos ou quadro teórico de referência: Breve referência aos autores (obras). Não é necessário fazer um levantamento completo, apenas indicar os mais relevantes para o tema Justificativa: representação gráfica do tempo que será utilizado para a confecção de um trabalho ou projeto. Cronograma: fatos e argumentos, porque o projeto é importante e deve ser desenvolvido. Metodologia: Como serão atingidos os objetivos? Não é necessário entrar em detalhes, mas apenas indicar os procedimentos mais importantes.
Marque a(s) alternativa correta para cada uma das afirmações sobre os conceitos e características da elaboração de um artigo científico Um artigo científico pode ser original onde apresenta um estudo sobre determinado tema, a fim de estabelecer um debate ou relação entre as idéias de um ou mais autores pesquisados. Um artigo científico pode ser também de revisão, também chamado de científico, em que apresenta dados originais, obtidos através do desenvolvimento de estudos experimentais ou observacionais que partem de um referencial teórico Revisão: síntese crítica de conhecimentos disponíveis sobre determinado tema, mediante análise e interpretação de bibliografia, ou seja, são trabalhos que têm por objeto resumir, analisar, avaliar ou sintetizar trabalhos de investigação já publicados, revisões bibliográficas, etc. Artigo científico é um trabalho acadêmico que apresenta e discute resultados, ideias, métodos, técnicas e processos produzidos em uma determinada pesquisa científica nas diversas áreas do conhecimento. Original: trabalhos resultantes de pesquisa filosófica, apresentando dados originais de descobertas, com relação a aspectos experimentais ou observacionais de característica abrangente nas diversas áreas do conhecimento, e inclui análise descritiva e/ou inferências de dados próprios.
A intenção de quem escreve um artigo, é que ele seja compreendido por qualquer membro do grupo-alvo, isto é, ao qual se destina. Deve seguir as regras da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - e conter a seguinte estrutura: Marque a(s) resposta incorreta: Pré-Textuais, Introdução e Textuais Pré-textuais, textuais e justificável Pré-textuais, Metodológico e justificável Pré-textuais, Objetivo e justificável Pré-Textuais, Textuais e Pós-textuais.
Marque as alternativas corretas das afirmações sobre problemas de pesquisa Um problema é de natureza científica quando envolve variáveis que podem ser testadas, observadas, não manipuladas Um problema de pesquisa pode ser determinado por razões de ordem prática ou de ordem intelectual. Para realizar uma pesquisa é necessário, em primeiro lugar, verificar se o problema cogitado se enquadra na categoria de filosófico É possível ainda considerar como problemas de interesse prático, embora mais próximos dos problemas de interesse intelectual, aqueles referentes a muitas pesquisas que são realizadas no âmbito dos cursos universitários de graduação Problema de ordem intelectual está direcionados para a testagem de alguma teoria específica.
A experiência acumulada dos pesquisadores possibilita ainda o desenvolvimento de certas regras práticas para a formulação de problemas científicos. Entretanto, vale ressaltar que, em alguns casos, o problema proposto não se adequa a essas regras. Isto não significa, porém, que ele deva ser abandonado. Muitas vezes, o melhor será proceder à sua reformulação ou esclarecimento. Correlacione corretamente: O problema não pode ser solucionado se não for apresentado de maneira clara e precisa. Com frequência, problemas apresentados de forma desestruturada e com erros de formulação: 1. O problema nâo deve ter base exclusivamente empírica. 2. O problema deve ser suscetível de solução. 3. O problema deve ser formulado como pergunta. 4. O problema deve ser claro e preciso. 5. O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável. Um problema pode ser claro, preciso e referir-se a conceitos empíricos mas, se não for possível coletar os dados necessários à sua resolução, ele torna-se inviável. 1. O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável. 2. O problema deve ser formulado como pergunta. 3. O problema deve ser claro e preciso. 4. O problema deve ser suscetível de solução. 5. O problema nâo deve ter base exclusivamente empírica. Esta é a maneira mais fácil e direta de formular um problema e contribui substancialmente, para delimitarmos o que é o tema da pesquisa e o problema da pesquisa. 1. O problema nâo deve ter base exclusivamente empírica. 2. O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável. 3. O problema deve ser claro e preciso. 4. O problema deve ser formulado como pergunta. 5. O problema deve ser suscetível de solução. Em muitas pesquisas, o problema tende a ser formulado em termos muito amplos, requerendo algum tipo de delimitação. 1. O problema deve ser claro e preciso. 2. O problema deve ser formulado como pergunta. 3. O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável. 4. O problema deve ser suscetível de solução. 5. O problema nâo deve ter base exclusivamente empírica. Os problemas científicos não devem referir-se a valores, percepções pessoais, mas a fatos empíricos. 1. O problema nâo deve ter base exclusivamente empírica. 2. O problema deve ser claro e preciso. 3. O problema deve ser formulado como pergunta. 4. O problema deve ser suscetível de solução. 5. O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável. 44331 33441 32141 14141 53211.
Marque a(s) alternativas corretas sobre as partes que englobam os objetivos de um trabalho: Delimitação do Tema: É o assunto que se deseja pesquisar ou desenvolver. Pode surgir de uma dificuldade prática enfrentada pelo pesquisador, de sua curiosidade científica, de desafios encontrados na leitura de outros trabalhos ou da própria teoria etc. O tema também pode ter sido "encomendado" por instituições, grupos socias etc, o que não lhe tira o caráter científico. Objetivo Geral: Está relacionado a uma visão global e abrangente do tema. Relaciona-se com o conteúdo intrínseco, quer dos fenômenos e eventos, quer das idéias estudadas. Vincula-se diretamente à própria significação da tese proposta pelo projeto Objetivos específicos apresentam caráter mais concreto. Têm função intermediária e instrumental, permitindo, de um lado, atingir o objetivo geral e, de outro, aplicar este a situações particulares. Tema: Dotado necessariamente de um sujeito e de um objeto, o tema passa por um processo de especificação. Só é dado como concluído quando se faz a limitação geográfica e espacial do mesmo, com vistas à realização da pesquisa.
Um problema está bem definido ou estruturado quando as variáveis que o compõe estão: Fechadas Abertas Ocultas Distintas.
A complexidade do universo e a quantidade e variedade de fenômenos agregadas à necessidade do ser humano de compreendê-los para poder explicá-los, conforme Lakatos e Marconi (2003, p. 81), fizeram surgir diferentes ramos de estudo e ciências específicas que, por sua vez, em função do conteúdo (objeto ou tema, enunciados e metodologia utilizada) e da sua complexidade levaram a uma natural classificação das ciências. A seguir, a classificação adotada por Lakatos e Marconi são: Ciências Formais, Ciências Naturais, Ciências Filosófica, Ciências Sociais Ciências Formais, Ciências Naturais, Ciências Factuais, Ciências Sociais Ciências Formais, Ciências Naturais, Ciências Religiosa, Ciências Sociais Ciências Formais, Ciências Naturais, Ciências Filosófica, Ciências Sociais Ciências Formais, Ciências Antopológica, Ciências Filosófica, Ciências Sociais.
Assinale a alternativa a qual classifica ciências naturais Antropologia, Direito e Economia Física, Química e Biologia e outras Política e Psicologia Social Lógica e Matemática.
No Brasil, não faz muito tempo que as Ciências Militares foram oficialmente reconhecidas. Aportaria 517, do Comandante do Exército, de 26 de setembro de 2000, em seu artigo 1º, conceitua Ciências Militares como: assinale a afirmativa correta É o assunto que se deseja pesquisar ou desenvolver. É todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação. Uma forma de conhecimento objetivo, racional, sistemático, geral, verificável e falível.(GIL, 1999, p 20). O conjunto de conhecimentos relativos à esfera militar, obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e método próprio. A complexidade do universo e a quantidade e variedade de fenômenos agregadas à necessidade do ser humano de compreendê-los para poderexplicá-los, conforme Lakatos e Marconi (2003, p. 81).
De acordo com a classificação de Lakatos e Marconi (2003), anteriormente apresentada, é lícito considerar as Ciências Militares como pertencentes à área: assinale a afirmativa correta Ciências Formais Ciências Naturais Ciências Filosófica Ciências Religiosa Ciências Sociais.
A portaria 517, em seu artigo 3º, diz que a finalidade do estudo das Ciências Militares é: assinale a afirmativa correta A formulação filosófica e a preparação dos planejadores e gestores dos recursos colocados à disposição da Força Terrestre para cumprimento de sua missão constitucional A formulação doutrinária e a preparação dos planejadores e gestores dos recursos colocados à disposição da Força Terrestre para cumprimento de sua missão constitucional. A preparação doutrinária e a preparação dos executores e gestores dos recursos colocados à disposição da Força Terrestre para cumprimento de sua missão constitucional A preparação operacional e a preparação dos planejadores e gestores dos recursos colocados à disposição da Força Terrestre para cumprimento de sua missão constitucional. A formulação operacional e a preparação dos executores e gestores dos recursos colocados à disposição da Força Terrestre para cumprimento de sua missão constitucional.
A escolha do instrumento de coleta de dados depende dos objetivos que pretendemos alcançar com a pesquisa e do universo a ser investigado. Inicialmente, verificamos qual é a técnica mais adequada à coleta de dados. Assinale uma ou mais questões de técnica(s) que pode(m) ser(em) utilizada(s): Escolha uma ou mais: Observações Entrevista Questionários/ formulários Ficha de coleta de dados todas estão corretas.
Marque a (s) alternativa incorreta sobre a Metodologia e o Ensino Superior: A importância da metodologia reside no fato de ser uma disciplina que possui características investigativas, relacionadas com a busca de caminhos necessários à obtenção de conhecimentos, auxiliando o aluno no aprendizado da pesquisa e na sistematização dos conteúdos Desenvolver o conhecimento científico não é fundamental para a educação superior A metodologia estrutura-se, portanto, de forma a contribuir para que o ensino superior desenvolva as funções que lhe são impostas frente às necessidades culturais e econômicas emergentes.. A Educação Superior tem como objetivo ensinar e divulgar procedimentos científicos, levando em conta o estímulo ao pensamento produtivo, ao conhecimento sistemático, à criatividade e ao desenvolvimento do espírito crítico.
Marque a(s) alternativa correta das afirmações sobre a Metodologia da Pesquisa Científica: Metodologia científica consiste em estudar e avaliar os vários métodos disponíveis e suas utilizações. Corresponde a um conjunto de procedimentos que auxiliam na obtenção do conhecimento. De acordo com Minayo (1999), entende-se por metodologia o caminho do pensamento e a prática exercida na abordagem da realidade É a pesquisa que alimenta a atividade de ensino e a atualiza frente à realidade do mundo. Embora seja uma prática teórica, a pesquisa vincula pensamento e ação. A metodologia não ocupa um lugar central no interior das teorias e não está referida a elas.
Segundo Gil (1999), há conhecimentos que não pertencem à ciência, tais como: o conhecimento vulgar, o religioso e filosófico o conhecimento vulgar, o antropológico e filosófico o conhecimento científico, o religioso e filosófico o conhecimento científico, o antropológico e filosófico o conhecimento vulgar, o etmológico e filosófico.
Segundo Lakatos e Marconi (2000), não existe um consenso na apresentação da classificação das ciências; o que é ciência para alguns autores, ainda permanece como ramo de estudo para outros, e vice-versa. Mas, baseando-se em Bunge (1976), as autoras adotam a seguinte classificação: ciências formais e ciências factuais. Marque a alternativa falsa: As ciências formais se encarregam do estudo das idéias, dividindo-se em lógica e matemática Os resultados alcançados pelas ciências formais demonstram ou provam hipótese As ciências factuais se encarregam do estudo dos fatos, dividindo-se em naturais e sociais Os resultados alcançados pelas ciências factuais verificam, comprovam ou refutam hipóteses que, em sua maioria, são provisórias De acordo com Parra Filho (2000), ciência militar e defesa estão no campo das ciências filosóficas.
Nas ciências militares, assim como em outras ciências, o método é fundamental para o desenvolvimento de uma pesquisa e sua escolha se dá de acordo com a proposta de trabalho do pesquisador. Segundo Gil (1999), que apresenta uma classificação semelhante a outros autores como Trujillo, Ferrari (1982) e Lakatos (1992), há dois grandes grupos: os métodos de abordagem que proporcionam as bases lógicas da investigação científica; e os métodos de procedimentos que esclarecem acerca dos procedimentos técnicos a serem empregados. Neste sentido, os métodos de abordagem podem incluir os seguintes métodos: Assinale uma ou mais questões de técnica(s) que pode(m) ser(em) utilizada(s): Escolha uma ou mais: ( ) dedutivo indutivo hipotético-dedutivo dialético fenomenológico.
Report abuse Consent Terms of use