Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONNormas Regulamentadoras Q-TIP 1/2022

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Normas Regulamentadoras Q-TIP 1/2022

Description:
Disciplina EAD

Author:
fontes.felippe
(Other tests from this author)

Creation Date:
13/04/2022

Category:
Others

Number of questions: 79
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
NR 10 .
Qual é a correta definição da NR 10? Estabelece requisitos para...[blá blá blá]... uso das mais diversas máquinas e equipamentos. Estabelece os requisitos...[blá blá blá]... trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Estabelece...[blá blá blá]... operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. Estabelece requisitos...[blá blá blá]... atividades de extração, produção, armazenamento, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis. Estabelece ...[blá blá blá]... trabalhos em altura. Estabelece...[blá blá blá]... trabalhos em espaços confinados.
Analise as afirmações e marque a resposta correta: I - A expressão "áreas de atividade econômica" abrange todas as áreas em que existam trabalhadores empregados, exceto a administração pública. II - O termo "trabalhadores" abrange todas as pessoas empregadas, exceto os funcionários públicos. III - O termo "saúde", com relação ao trabalho, abrange não só a ausência de afecções ou de doenças, mas também os elementos físicos e mentais que afetam a saúde e estão diretamente relacionados com a segurança e a higiene no trabalho. Apenas I e II corretas Apenas III correta Apenas I e III corretas Apenas II correta Todas estão corretas.
Diferentemente das NRs, as NBRs são de observância obrigatória pelas organizações e órgãos públicos da administração direta e indireta, ou seja, se equiparam e possuem força de lei por serem obrigações advindas de tratados internacionais que o Brasil é signatário. Verdadeiro Falso.
Como se chama a situação ou condição de risco com probabilidade de causar lesão física ou dano à saúde das pessoas por ausência de medidas de controle.
Como se chama a capacidade de uma grandeza com potencial para causar lesões ou danos à saúde das pessoas.
O conceito de periculosidade está efetivamente atrelado à exposição ao risco, portanto, só se está exposto ao risco quando ele não estiver satisfatoriamente controlado. Verdadeiro Falso.
Há diferentes tipos de riscos devido aos efeitos da eletricidade no ser humano e no meio ambiente, este são chamados de riscos elétricos. Os principais riscos elétricos são: Choque elétrico Arco elétrico Campo eletromagnético Riscos adicionais (exposição aos campos, incêndio, explosão) Queimaduras Resistência elétrica Eletrização Queda.
A __________ é a base fundamental para evitar acidentes, se somos usuários ou trabalhadores do setor elétrico.
Relacione os riscos elétricos com suas definições corretas. Choque elétrico Arco elétrico Campo eletromagnético Riscos adicionais.
Os efeitos dos choques elétricos variam conforme fatores que intervêm em um acidente de origem elétrica. Quais são esses fatores? Fatores fisiológicos (resistência do corpo humano e estado físico da vítima) Fatores físicos (intensidade da corrente elétrica, tensão, percurso pelo corpo, tempo de descarga e frequência elétrica) Fatores psíquicos (atenção e distração) Fatores morfológicos (tipo de material condutor, diâmetro, comprimento e peso) Fatores emocionais (tristeza, raiva, ansiedade e nervosismo) Fatores sociais e financeiros (sem pg na conta, chifre, nota baixa na prova e outros).
As situações de choque elétrico mais comuns são: superfícies energizadas, fios e cabos com isolamento deficiente, fios e cabos energizados caídos no chão, redes aéreas energizadas e redes aéreas desenergizadas. Verdadeiro Falso.
O que deve ser previsto e adotado, prioritariamente, para garantir a segurança e a saúde do trabalhadores, em todos os serviços executados em instalações elétricas?.
Equipamentos de Proteção Individual (EPI) devem ser previstos e adotados, de forma prioritária, para garantir a segurança e a saúde do trabalhadores, em todos os serviços executados em instalações elétricas? Verdadeiro Falso.
O que deve ser adotado quando as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente inviáveis ou insuficientes para controlar os riscos?.
Os EPIs devem ser escolhidos de acordo com os seguintes fatores: - Adequação ao Risco; - Certificado de Aprovação (CA), e na validade; - Conforto ao usuário; - Durabilidade; - Custo Verdadeiro Falso.
Adota-se no Brasil o conceito de classificação de instrumentos de teste e medição em baixa tensão divididas em categorias (CAT), são elas: CAT I, CAT II, CAT III e CAT IV, que referem-se à capacidade do equipamento suportar os transientes da rede. O que são transientes? É um surto de tensão elétrica que ocorre num intervalo de tempo muito pequeno É a constante alteração de corrente, tensão e potência apresentada nas redes elétricas É uma queda súbita de tensão elétrica que ocorre num intervalo de tempo muito pequeno É um surto de tensão elétrica que ocorre num intervalo de tempo muito grande É uma queda súbita de tensão elétrica que ocorre num intervalo de tempo muito grande.
Tensões superiores a 1000V em CA ou 1500V em CC, entre fases ou entre fase e terra, são consideradas altas tensões. Portanto, baixas tensões estão compreendidas de 50 a 1000V em CA e 120 a 1500V em CC. Verdadeiro Falso.
O ____________ é o instrumento que assegura ao trabalhador a interrupção de uma atividade de trabalho por considerar que ela envolve grave e iminente risco para sua segurança e saúde ou de outras pessoas.
Dispositivo, sistema, ou meio, fixo ou móvel de abrangência coletiva, destinado a preservar a integridade física e a saúde dos trabalhadores, usuários e terceiros. Esta é a correta definição de: Equipamentos de proteção coletiva (EPC) Equipamentos de proteção individual (EPI) Equipamentos de segurança e socorro (ESS) Medidas de contenção de riscos (MCR) Medidas de eliminação de riscos (MER).
Relacione os termos e suas definições, de acordo com a NR 10: Instalação elétrica Sistema elétrico.
As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção. Verdadeiro Falso.
Os estabelecimentos com carga instalada superior a 50 kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas. Verdadeiro Falso.
Conforme a NR 10, as medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização elétrica e, na sua impossibilidade, o emprego de tensão de segurança. Ainda assim, não sendo possível desenergizar ou o emprego da tensão de segurança, devem ser utilizadas outras medidas de proteção coletiva, tais como: isolação das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de seccionamento automático de alimentação, bloqueio do religamento automático. Verdadeiro Falso.
Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho, mediante os procedimentos apropriados, obedecida uma sequência definida. A respeito da sequência, julgue falso ou verdadeiro. 1) Seccionamento; 2) Impedimento de reenergização; 3) Constatação da ausência de tensão; 4) Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores; 5) Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada; e 6) Instalação da sinalização de impedimento de reenergização. [Lembrete: ATVAPS] Verdadeiro Falso.
Sobre a NR 10, relacione: Trabalhador qualificado Trabalhador habilitado Trabalhador capacitado Trabalhador autorizado.
Deve ser realizado um treinamento de reciclagem sempre que ocorrer troca de função ou mudança de empresa, retorno de afastamento ao trabalho, inatividade por período superior a três meses ou, ainda, com uma frequência de... 2 anos 1 ano 3 anos 5 anos.
Cabe aos trabalhadores comunicar, em até 24 horas, ao responsável pela execução do serviço as situações que considerar de risco para sua segurança e saúde e a de outras pessoas. Verdadeiro Falso.
São proibidas nas, máquinas e equipamentos, a utilização de chave geral como dispositivo de partida e parada, a utilização de chaves tipo faca nos circuitos elétricos e a existência de partes energizadas expostas. Verdadeiro Falso.
NR 11 .
Qual é a correta definição da NR 11? Estabelece requisitos para...[blá blá blá]... uso das mais diversas máquinas e equipamentos. Estabelece os requisitos...[blá blá blá]... trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Estabelece...[blá blá blá]... operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. Estabelece requisitos...[blá blá blá]... atividades de extração, produção, armazenamento, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis. Estabelece ...[blá blá blá]... trabalhos em altura. Estabelece...[blá blá blá]... trabalhos em espaços confinados.
Os poços de elevadores e monta-cargas deverão ser cercados, solidamente, em toda sua altura, incluindo as portas ou cancelas necessárias nos pavimentos. Verdadeiro Falso.
Em todo o equipamento será indicado, em lugar visível, a carga máxima de trabalho permitida. Verdadeiro Falso.
Especial atenção será dada aos cabos de aço, cordas, correntes, roldanas e ganchos que deverão ser inspecionados, ___________, substituindo-se as suas partes defeituosas. Permanentemente Mensalmente Anualmente Trimestralmente Semestralmente.
Os operadores de equipamentos de transporte motorizado deverão ser habilitados e só poderão dirigir se durante o horário de trabalho portarem um cartão de identificação, com o nome e fotografia, em lugar visível. Verdadeiro Falso.
O cartão terá a validade de 2 anos, salvo imprevisto, e, para a revalidação, o empregado deverá passar por exame de saúde completo, por conta do empregador. Verdadeiro Falso.
Os equipamentos de transporte motorizados deverão possuir sinal de advertência sonora (buzina). Verdadeiro Falso.
Todos os transportadores industriais serão permanentemente inspecionados e as peças defeituosas, ou que apresentem deficiências, deverão ser substituídas em até 24 horas. Verdadeiro Falso.
Nos locais abertos, a emissão de gases tóxicos, por máquinas transportadoras, deverá ser controlada para evitar concentrações, no ambiente de trabalho, acima dos limites permissíveis. Verdadeiro Falso.
Em locais fechados e sem ventilação, é proibida a utilização de máquinas transportadoras, movidas a motores de combustão interna, mesmo se providas de dispositivos neutralizadores adequados. Verdadeiro Falso.
Transporte manual de sacos é toda atividade realizada de maneira contínua ou descontínua, essencial ao transporte manual de sacos, na qual o peso da carga é suportado por, no máximo, dois trabalhadores, compreendendo também o levantamento e sua deposição. Verdadeiro Falso.
Qual é a distância máxima, em metros, para o transporte manual de um saco?.
É vedado o transporte manual de sacos, através de pranchas, sobre vãos superiores a ______ ou mais de extensão. 2 metros 1 metro 3 metros 0,5 metro.
Na operação manual de carga e descarga de sacos, em caminhão ou vagão, o trabalhador terá o auxílio de ajudante. Verdadeiro Falso.
O piso do armazém deverá ser constituído de material não escorregadio, sem aspereza, utilizando-se, de preferência, o mastique asfáltico, e mantido em perfeito estado de conservação. Além disso, deve ser evitado o transporte manual de sacos em pisos escorregadios ou molhados. Verdadeiro Falso.
A disposição da carga não deverá dificultar o trânsito, a iluminação, e o acesso às saídas de emergência. Verdadeiro Falso.
NR 12 .
Qual é a correta definição da NR 12? Estabelece requisitos para...[blá blá blá]... uso das mais diversas máquinas e equipamentos. Estabelece os requisitos...[blá blá blá]... trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Estabelece...[blá blá blá]... operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. Estabelece requisitos...[blá blá blá]... atividades de extração, produção, armazenamento, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis. Estabelece ...[blá blá blá]... trabalhos em altura. Estabelece...[blá blá blá]... trabalhos em espaços confinados.
Relacione corretamente as colunas: Medidas de proteção coletiva Medidas administrativas Medidas de proteção individual.
As disposições da NR 12 referem-se a máquinas e equipamentos novos e usados, além disso, aplicam-se às máquinas existentes nos equipamentos estáticos. Verdadeiro Falso.
Analise as afirmativas e marque a alternativa correta: I. Os dispositivos de partida, acionamento e parada das máquinas devem ser projetados, selecionados e instalados de modo que possam ser acionados ou desligados em caso de emergência por outra pessoa que não seja o operador. II. Os comandos de partida ou acionamento das máquinas devem possuir dispositivos que permitam seu funcionamento automático ao serem energizadas. III. Máquinas autopropelidas devem ser equipadas com um ou mais dispositivos de parada de emergência, por meio dos quais possam ser evitadas situações de perigo latentes e existentes. Apenas I correta Apenas II correta Apenas III correta Apenas II e III corretas Apenas I e III corretas.
De acordo com as obrigações que cabem aos trabalhadores previstas na atualização da NR 12, selecione a alternativa INCORRETA. Cumprir todas as orientações relativas aos procedimentos seguros de operação, alimentação, abastecimento, limpeza, manutenção, inspeção, transporte, desativação, desmonte e descarte das máquinas e equipamentos. Realizar alterações nas proteções mecânicas ou dispositivos de segurança de máquinas e equipamentos sempre que observar que há riscos na maneira em que estão dispostos. Comunicar a seu superior imediato se uma proteção ou dispositivo de segurança foi removido, danificado ou se perdeu sua função. Participar dos treinamentos fornecidos pelo empregador para atender às exigências e/ou requisitos descritos na NR. Colaborar com o empregador na implementação das disposições contidas na NR.
As máquinas devem ser equipadas com um ou mais dispositivos de parada de emergência, por meio dos quais possam ser evitadas situações de perigo latentes e existentes. Acerca destes dispositivos, selecione a alternativa INCORRETA. Podem ser utilizados como dispositivos de partida ou de acionamento. Prevalecem sobre todos os outros comandos. Devem ser usados como medida auxiliar de proteção e não como alternativa a medidas adequadas de proteção. Possuir acionadores projetados para fácil atuação do operador ou outros que possam necessitar da sua utilização.
Em qual dos casos abaixo a NR 12 se aplica? Máquinas e equipamentos movidos ou impulsionados por força humana ou animal. Equipamentos estáticos. Máquinas certificadas pelo Inmetro, desde que atendidos todos os requisitos técnicos de construção relacionados à segurança da máquina. Máquinas e equipamentos expostos em museus, feiras e eventos, para fins históricos ou que sejam considerados como antiguidades e não sejam mais empregados com fins produtivos, desde que sejam adotadas medidas que garantam a preservação da integridade física dos visitantes e expositores. Máquinas existentes nos equipamentos estáticos.
NR 20 .
Qual é a correta definição da NR 20? Estabelece requisitos para...[blá blá blá]... uso das mais diversas máquinas e equipamentos. Estabelece os requisitos...[blá blá blá]... trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Estabelece...[blá blá blá]... operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. Estabelece requisitos...[blá blá blá]... atividades de extração, produção, armazenamento, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis. Estabelece ...[blá blá blá]... trabalhos em altura. Estabelece...[blá blá blá]... trabalhos em espaços confinados.
Relacione as definições corretamente. Líquidos inflamáveis Gases inflamáveis Líquidos combustíveis.
O treinamento da NR 20 deve abordar os seguintes temas: Uso de extintores para princípios de incêndio Uso do sistema de alarme de incêndio Procedimentos para abandono de área em caso de emergência Procedimentos para informar a ocorrência de emergência ao setor responsável, incluindo informação de pessoas que demandem primeiros socorros Procedimentos para limpeza de vazamentos Uso dos sistemas de ventilação de emergência.
Após penetrar no organismo, os inflamáveis podem provocar uma variedade de efeitos tóxicos, podendo ser imediatos (agudos) ou a longo prazo (crônicos). Verdadeiro Falso.
Relacione as colunas acerca da classificação dos efeitos tóxicos causados pelas substâncias inflamáveis no organismo. Irritantes ou corrosivos Sensibilizantes Asfixiantes Narcóticos Neurotóxicos Carcinogênicos.
O plano que contempla a prevenção e controle de vazamentos, derramamentos, incêndios e explosões deverá ser revisado sempre que houver ocorrência de vazamentos, incêndios e/ou explosões. Verdadeiro Falso.
NR 33 .
Qual é a correta definição da NR 33? Estabelece requisitos para...[blá blá blá]... uso das mais diversas máquinas e equipamentos. Estabelece os requisitos...[blá blá blá]... trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Estabelece...[blá blá blá]... operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. Estabelece requisitos...[blá blá blá]... atividades de extração, produção, armazenamento, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis. Estabelece ...[blá blá blá]... trabalhos em altura. Estabelece...[blá blá blá]... trabalhos em espaços confinados.
Espaço confinado é um ambiente projetado para ocupação humana contínua, com meios limitados de entrada e saída, ventilação insuficiente e deficiência ou enriquecimento de oxigênio. Verdadeiro Falso.
É responsabilidade do ________ garantir a identificação dos espaços confinados e os riscos, garantir a capacitação contínua dos trabalhadores, além de garantir o ambiente com condições adequadas de trabalho (epi e epc).
O ______ é responsável por colaborar com a empresa, utilizar corretamente os equipamentos de EPI fornecidos, além de comunicar situações de risco para sua saúde e de terceiros.
Sobre medidas de prevenção, relacione as colunas corretamente (há mais de uma correspondência para cada medida): Medidas técnicas Medidas administrativas Medidas pessoais.
É o responsável por emitir a PET, executar os testes e verificar os equipamentos, tendo autonomia para cancelar entrada caso haja irregularidades. Supervisor de Entrada Vigia Coordenador de Manobra Observador Investigador de Cena.
É o responsável por realizar a contagem do número de trabalhadores, permanecendo fora do espaço mas em constante contato com quem está dentro, adotar os procedimentos de emergência, ajudar a equipe de trabalho e ordenar o abandono quando julgar necessário. Vigia Coordenador de Manobra Investigador de Cena Supervisor de Entrada Observador.
Queda, soterramento, afogamento, choque elétrico, asfixia, contaminação por agentes biológicos e intoxicações são alguns exemplos dos diversos riscos existentes ao trabalhar em espaços confinados. Verdadeiro Falso.
O empregador deve elaborar e implementar procedimentos de emergência e resgate adequados aos operadores confinados, contendo a descrição das possíveis emergências de acidentes baseado na análise de riscos, definindo medidas de salvamento e primeiros socorros e realizando exercícios e simulações dos possíveis cenários de acidente em espaço confinado. Verdadeiro Falso.
NR 35 .
Qual é a correta definição da NR 35? Estabelece requisitos para...[blá blá blá]... uso das mais diversas máquinas e equipamentos. Estabelece os requisitos...[blá blá blá]... trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Estabelece...[blá blá blá]... operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. Estabelece requisitos...[blá blá blá]... atividades de extração, produção, armazenamento, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis. Estabelece ...[blá blá blá]... trabalhos em altura, direta ou indiretamente. Estabelece...[blá blá blá]... trabalhos em espaços confinados.
Trabalho em altura é toda atividade executada acima de 3 metros do nível inferior, onde haja risco de queda. Verdadeiro Falso.
Trabalhos em plataformas de exploração de petróleo são considerados trabalhos em altura. Verdadeiro Falso.
Qual opção representa a ordem correta da hierarquia de controle contra queda? Trabalhar na altura do chão > Restringir o acesso (EPC) > Amenizar os danos da queda (EPI) Amenizar os danos da queda (EPI) > Restringir o acesso (EPC) > Trabalhar na altura do chão Trabalhar na altura do chão > Amenizar os danos da queda (EPI) > Restringir o acesso (EPC) Restringir o acesso (EPC) > Trabalhar na altura do chão > Amenizar os danos da queda (EPI).
A Permissão de Trabalho, contemplada na NR 35, deverá conter os requisitos mínimos a serem atendidos para execução do trabalho, as medidas estabelecidas na análise de risco e relação de todos os envolvidos e suas autorizações Verdadeiro Falso.
O SPCQ deve ser projetado por profissional legalmente habilitado. Existem dois tipos de SPCQ, são eles: Sistema de proteção coletiva contra quedas e Sistema de proteção individual contra quedas Sistema de proteção conjunto contra quedas e Sistema de proteção único contra quedas Sistema de proteção simples contra quedas e Sistema de proteção complexo contra quedas Sistema de proteção básica contra quedas e Sistema de proteção avançado contra quedas.
De acordo com a NR 35, para cada frente de trabalho deve existir um plano de resgate dos trabalhadores. Dessa maneira, a equipe de trabalho não precisa ser capacitada para o auto resgate. Verdadeiro Falso.
Report abuse Consent Terms of use