Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONGeografia 09. Parte 2 de 4

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Geografia 09. Parte 2 de 4

Description:
Capitalismo

Author:
AVATAR

Creation Date:
11/11/2023

Category:
Geography

Number of questions: 9
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
O termo “subdesenvolvimento” surgiu após a Segunda Guerra Mundial, principalmente nos documentos dos organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), sendo depois usado com frequência pela imprensa. Assinale a opção correta sobre o “subdesenvolvimento”. Para superarem o atraso sócio-econômico, os países ditos subdesenvolvidos devem seguir o modelo dos países desenvolvidos. Os países ditos subdesenvolvidos compõem um conjunto homogêneo, já que os contrastes que existem entre eles e os países ditos desenvolvidos são traços comuns. Os países ditos subdesenvolvidos resultaram da expansão do capitalismo a partir da Europa ocidental, o qual interligou e dividiu o mundo em países centrais e países periféricos. As culturas tradicionais são as grandes responsáveis pelos problemas dos países ditos subdesenvolvidos, pois não permitem à introdução de investimentos produtivos. O índice que melhor classifica a condição de subdesenvolvimento é renda per capital, já que ela é fundamental para a medida de acumulação de capital de um Estado.
O capitalismo passou a ser dominante no mundo ocidental a partir do século XVI, ocorrendo de forma desigual no espaço e no tempo. Em sua fase industrial, impôs-se como forma de produção hegemônica a outros sistemas. Assinale a opção correta em relação ao processo de desenvolvimento do capitalismo. A relação social é baseada no interesse coletivo com ausência de conflitos entre as classes. Na economia, não há a intervenção estatal e seu funcionamento é oligopolizado por grandes empresas transnacionais. A acumulação primitiva baseou-se exclusivamente em fatores internos, como a exploração agrícola e mineral. A expansão imperialista na África e Ásia consolidou a divisão internacional do trabalho, fortalecendo a relação centro-periferia na economia mundial. A aceleração econômica favoreceu a descentralização de capitais, evitando acirrada concorrência entre as empresas.
Analise as afirmativas abaixo. Da segunda metade do século XVIII até o final do XIX, o capitalismo concorrencial ou liberal, comandou a ordem mundial. No final do século XIX, após a consolidação das relações assalariadas de produção, começou a ganhar terreno o capitalismo monopolista. Com relação ao capitalismo monopolista e seus desdobramentos, pode-se dizer que: I – baseou-se na concentração de capitais e da produção em grandes empresas. No caso brasileiro, isso se deu quando sua economia já gravitava em torno, principalmente, da cafeicultura. II – esse período foi marcado por uma livre concorrência em qualidade e preço dos produtos. Nesse sentido, vale considerar a não intervenção do Estado nos negócios ou na economia. III – no século XX, os oligopólios ganham força. Esses são formados por um pequeno número de empresas, as quais dominam a maior parte da produção e da distribuição de determinado bem ou serviço. IV – o truste, organização financeira típica da fase monopolista, caracteriza-se por acordos comerciais por empresas autônomas entre si, as quais se associam para dominar o mercado. Assinale a opção correta: Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras. Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras. Apenas a afirmativa III é verdadeira. Apenas a afirmativa IV é verdadeira. Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
Ao analisarem-se os indicadores econômicos e sociais entre países, verificam-se disparidades entre os mesmos. Assinale a opção que explica as desigualdades mundiais. A capacidade para a produção e trabalho é determinada pelo clima temperado, característica predominante nos países do Norte. A superação do Subdesenvolvimento é uma questão de tempo, pois os países ditos desenvolvidos passaram pela mesma situação no passado. A economia capitalista é marcada pelas fortes desigualdades sócio-econômicas entre as regiões do mundo, apresentando um desenvolvimento desigual e combinado. As relações comerciais estão baseadas na deterioração dos termos de trocas, onde os países do Sul especializaram-se em bens de capital e os do Norte em bens primários. A fragilidade dos países do Sul deve-se a ausência de blocos econômicos entre eles, fato que impede maior articulação frente as pressões impostas pelos países do Norte.
O Sistema capitalista se desenvolveu na Europa com a crise do feudalismo e se expandiu econômica e territorialmente pelo mundo a partir do século XVI. Desde então, veio passando por diversas características diferentes no que se refere às relações de produção e de trabalho, às ideologias e às tecnologias empregadas. Com relação ao capitalismo financeiro, assinale a opção correta: No final do século XIX, houve a introdução de nova fonte de energia no processo produtivo através do predomínio do carvão mineral sobre o petróleo, levando países carboníferos, como Alemanha e Inglaterra, a direcionarem a economia no século seguinte. A superação do Subdesenvolvimento é uma questão de tempo, pois os países ditos desenvolvidos passaram pela mesma situação no passado. A economia capitalista foi marcada pela doutrina mercantilista com elevado número de empresas concorrendo entre si e com forte intervenção do Estado na produção e no comércio. A partir de então, concolidou-se o keynesianismo no final do século XIX e início do XX. Nesse período, os avanços tecnológicos potencializaram a produção industrial e o sistema financeiro. As novas tecnologias, como robótica, informática, engenharia genética, entre outros, projetaram os Estados Unidos na vanguarda da economia mundial. No final do século XIX, os bancos assumiram um papel mais importante como financiadores da produção e promoção de indústrias. Para complementar, a Conferência de Berlim definiu a expansão imperialista europeia sobre a África e a Ásia e consolidou a Divisão Internacional do Trabalho.
De acordo com alguns estudiosos, após séculos de história em que o capitalismo é o sistema econômico vigente, vive-se hoje um modelo pósfordista ou toyotista do capitalismo. O toyotismo foi criado nas fábricas da Toyota no Japão após a Segunda Guerra Mundial e é um modo de organização da produção capitalista resultante da conjuntura desfavorável do país naquele período. Uma estratégia própria do capitalismo pós-fordista é: A flexibilização da indústria, permitindo a produção por demanda A formação de estoque, aumentando a lucratividade das empresas A terceirização da produção, massificando o consumo de bens. A divisão dos lucros, dando poder de compra ao trabalhador. A concentração de capital, viabilizando a automação fabril. .
O Fordismo é um modo de produção que ganhou o nome de Henry Ford em 1914. Sobre o Fordismo, analise as assertivas abaixo: I. Para Haesbaert e Porto-Gonçalves (2006), o Fordismo, juntamente com Welfare State, ultrapassou a Linha do Equador. II. Para Harvey (1992), Henry Ford racionalizou velhas tecnologias, contudo, ao fazer o trabalho chegar até o trabalhador em uma posição fixa, conseguiu obter ganhos de produtividade. III. Para o autor David Harvey, o que tinha em especial em Henry Ford era que ele acreditava que a produção em massa significava consumo em massa, um novo sistema de reprodução do trabalho, uma nova estética, uma nova psicologia, em suma, um novo tipo de sociedade democrática, racionalizada, modernista e populista (HARVEY, 1992). Quais estão corretas? Apenas I Apenas II Apenas III Apenas II e III I, II e III.
O século XX foi palco de profundas transformações no mundo do trabalho. Muitas destas provocadas por crises econômicas, como a de 1929. Assinale a alternativa que contém a melhor descrição de Taylorismo e Toyotismo respectivamente: Robotização e trabalhadores polivalentes. Já o segundo, trabalhador especializado e início da gerência científica. Gerência científica criada por Taylor, como exemplo temos as primeiras fábricas da Ford. Já o segundo, trabalhador polivalente e emprego da robótica, temos o exemplo da fábrica da Toyota. Liga de trabalhadores que vendiam seus excedentes a comerciantes. Produção fabril com linha de produção. Trabalhadores reunidos em cooperativas, sem a necessidade de chefes. Trabalhadores especializados, uso de linha de produção. Artesãos trabalhando em ligas. Fábricas altamente desenvolvidas que operam sem a presença de seres humanos. .
A partir da introdução de novas tecnologias, as Revoluções Industriais possibilitaram uma maior flexibilização da produção e dos processos produtivos. Sobre o tema assinale a alternativa correta: Com a intenção de aprimorar processos produtivo, Frederick Taylor remodelou as formas de produção e exploração do trabalho na indústria automobilística. O Taylorismo é um modelo de produção que preza pela formação de um trabalhado capaz de atuar em diferentes estágios da produção, bem como busca reduzir os custos e os gastos do matériasprimas a partir do sistema just-in-time Com a intenção de aprimorar processos produtivo, Henry Ford remodelou as formas de produção e exploração do trabalho na indústria automobilística. O Fordismo é um modelo de produção que preza pela formação de um trabalhado capaz de atuar em diferentes estágios da produção, bem como busca reduzir os custos e os gastos do matériasprimas a partir do sistema just-in-time Com a intenção de aprimorar processos produtivo, Taiichi Ohno, remodelou as formas de produção e exploração do trabalho na indústria automobilística. O Toyotismo é um modelo de produção que preza pela formação de um trabalhado capaz de atuar em diferentes estágios da produção, bem como busca reduzir os custos e os gastos do matérias primas a partir do sistema just-in-time. Apesar da introdução do sistema just in time, o Toyotismo também aderiu a formação de grandes estoques, facilitando assim de uma produção voltada para padronização de consumo, umas das características marcantes do Taylorismo. Apesar da introdução do sistema just in time, o Taylorismo também aderiu a formação de grandes estoques, facilitando assim de uma produção voltada para padronização de consumo, umas das características marcantes do Taylorismo. .
Report abuse Consent Terms of use