Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONGeografia 09. Parte 4 de 4

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Geografia 09. Parte 4 de 4

Description:
Capitalismo - Questões de Prova

Author:
AVATAR

Creation Date:
11/11/2023

Category:
Geography

Number of questions: 22
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
QAA/AFN2003 Como resposta à crise do modelo de produção em massa, consumo em massa (fordismo), as empresas passaram a introduzir equipamentos tecnológicos cada vez mais sofisticados, implementando mudanças nas relações de produção e trabalho que passaram a constituir a política do neoliberalismo, que propõe o: Estado mínimo, ou seja, que deve atuar o mínimo possível, de preferência como regulador da economia e não como empresário. Combater a privatização das empresas estatais, fortalecendo o papel do Estado na economia. Fortalecimento de medidas nacionais frente à concorrência global. Aumento dos direitos trabalhistas e do poder dos sindicatos. Estímulo à competitividade através do fortalecimento da economia de escala, fim da terceirização dos serviços e incentivo à política de subsídios fiscais.
Antes da Revolução lndustrial, a economia repousava sobre uma base técnica que evoluía muito lentamente. Depois da revolução industrial, a transformação tecnológica tornou-se fundamento da atividade econômica. Assim, sobre o processo de desenvolvimento técnico e científico, analise as informações e assinale a alternativa correta: A revolução técnico-científica fez com que aumentasse o tempo livre do trabalhador, com consequente redução na produção de mercadorias. Os espaços produtivos da revolução técnico-científica necessitam se localizar em torno das reservas de minérios e jazidas carboníferas. Os tecnopólos localizados principalmente em países subdesenvolvidos são centros de formação de técnicos e pesquisadores. O atual período técnico-científicao-informacional é caracterizado pela liderança dos Estados Unidos, pelo petróleo como principal fonte de energia e pela industria automobilística. Os fundamentos da revolução técnico-cientilica repousam sobre a emergência das tecnologias da microeletrônica e da transmissão de informações, de um lado, e sobre a automatização e a robotização dos processos produtivos.
A Terceira Revolução Industrial gerou mudanças profundas na configuração espacial do mundo, a qual o geógrafo Milton Santos denominou de meio técnico-científico-informacional. Sobre essas mudanças, são feitas quatro afirmações. Analise-as. I) O avanço do sistema de comunicações e de informática permitiu uma organização do espaço geográfico através de redes, que ampliam os fluxos possíveis, mesmo sem a fixação concreta das atividades produtivas em muitos pontos do espaço. II) Apesar da ciência, da técnica e da produção estarem irregularmente distribuídas no espaço geográfico, as inovações tecnológicas estão disponíveis para todos, visto que elas transitam em fluxos que circulam por todo o mundo. III) Embora a ampliação das relações internacionais, entre países da economia capitalista, tenha se iniciado há alguns séculos, essas mudanças alteraram o ritmo das interações espaciais, aumentando as trocas de mercadorias e a difusão de hábitos de consumo. IV) A organização do espaço, através de redes, permitiu uma distribuição multiterritorial das atividades produtivas, gerando maior equilíbrio entre nações ricas e pobres, na divisão internacional do trabalho. Estão corretas apenas as afirmações: I,II,III e IV I,II e III II,III e IV I e III II e IV.
A partir da Segunda e Terceira Revolução Industrial, houve a "introdução de novas técnicas de produção industrial, que possibilitaram uma racionalização extrema no processo de trabalho no interior da fábrica." (LUCCI: BRANCO & MENDONÇA 2003, p.84). A respeito dessas novas tecnicas, é correto afirmar que o: Toyotismo, tipico da Terceira Revolução Industrial, é caracterizado em linhas gerais, pela flexibilidade na produção e pela eficiência, diminuindo o custo de estocagem e o volume da produção, que fica diretamente relacionado à capacidade do mercado de consumo. Fordismo, que surgiu com a Segunda Revolução Industrial, parte da concepção de que o trabalho fabril é um conjunto de tarefas totalmente independentes da profissição do trabalhador, sendo um modelo flexível, pemitia que o trabalhador se deslocasse para realizar diferentes funções. Taylorismo, implantado a partir da Terceira Revolução lndustria, associava o modelo de produção toyotista, as linhas de montagem, com a lógica da especialização do fordismo. criando uma linha de produção com ampliação dos fluxos de mercadorias, num ritmo acelerado. O toyotismo, o taylorismo e o fordismo surgiram com a Segunda Revolução Industrial, ficaram conhecidas como Just Time, com a concepção da produção em série, onde a produção deveria ser realizada em menor espaço de tempo e sem perda de qualidade, sendo importante num mundo em que a evolução tecnológica acarreta constante criação e modificação de produtos.
QAA/AFN2004 Ultimamente observa-se nos meios de comunicação, diversos movimentos antiglobalização que atacam lanchonetes com o símbolo do McDonald's ou autoridades reunidas em encontros como o de Davos. Sobre as características desses movimentos, é correto afirmar que: Os ataques às lanchonetes do Mcdonald's representam uma ojeriza gastronômica ao big Mac, já que em sua composição usa-se carne acusada de estar contaminada com produtos químicos. Esses são regionais, isto é, restritos a Europa, onde a luta pela cidadania encontra-se mais avançada. As manifestações antiglobalização aglutinam grupos com lnteresses comuns, principalmente aqueles que exigem menor participação do Estado na economia. Grande parte das suas reivindicações não denunciam as difíceis condições de vida das populações dos países subdesenvolvidos, que perdem mercados consumidores para seus produtos. Esses são de cunho socialista e, ao contestarem o capitalismo e o seu estilo de vida desagregador, denunciam a padronização da cultura mundial.
QAA/AFN2004 As transformações nos meios de informação propiciaram novos parâmetros para as sociedades e a organização do espaço geográfico. Sobre essa questão pode-se afirmar que: As condições de vida, de forma geral, melhoraram devido à distribuição uniforme da rede Internet pelo mundo. As tecnologias têm permitido a redução da disparidade social entre os países ditos desenvolvidos e subdesenvolvidos. As atuais redes de comunicacão permitem que as empresas transnacionais selecionem os espaços que integrarão os seus circuitos de produção. A massificação da cibercultura inibe as manifestações das culturas nacionais. A utilização dos meios de comunicação do tipo on-line vem penalizando as sociedades dos países mais ricos, já que nestes a conexão virtual é mais cara.
CA-AA-AFN2005 Prova: Amarela 20) O capitalismo passou a ser dominante no mundo ocidental a partir do século XVI, ocorrendo de forma desigual no espaço e no tempo. Em sua fase industrial, impôs-se como forma de produção hegemônica a outros sistemas. Assinale a opção correta em relação ao processo de desenvolvimento do capitalismo: A relação social é baseada no interesse coletivo com ausência de conflitos entre as classes. Na economia, não há a intervenção estatal e seu funcionamento é oligopolizado por grandes empresas transnacionais. A acumulação primitiva baseou-se exclusivamente em fatores internos, como a exploração agrícola e mineral. A expansão imperialista na África e Ásia consolidou a divisão internacional do trabalho, fortalecendo a relação centro-periferia na economia mundial. A aceleração econômica favoreceu a descentralização de capitais, evitando acirrada concorrência entre as empresas.
CA-AA-AFN2005 Prova: Amarela 21) A expansão capitalista vem retornando cada vez mais complexa, principalmente a partir da intensificação do meio científico-informacional que integrou as regiões do planeta num único sistema. Sobre esse período, pode-se afirmar que: ocorreu uma descentralização geográfica dos centros de poder político e economlco, proporcionando maior participação da sociedade na gestão do sistema-mundo. os fluxos de capitais produtivos deslocam-se democraticamente entre as regiões do mundo, privilegiando principalmente as regiões ditas "subdesenvolvidas". as empresas transnacionais não mantêm mais vínculos com seus Estados de origem, permitindo que acionistas estrangeiros tenham maior participação nas decisões estratégicas. a intensificação da conectividade permitiu a dos fluxos de capitais especulativos, os quais a economia mundial mais vulnerável. os capitais de curto prazo detiveram as crises financeiras nos países emergentes, contribuindo para a recuperação destes no final dos anos 90.
CA-AA-AFN2006 Prova: Amarela 21) Ao analisarem-se os indicadores econômicos e sociais entre países, verificam-se disparidades entre os mesmos. Assinale a opção que explica as desigualdades mundiais: A capacidade para a produção e trabalho é determinada pelo clima temperado, característica predominante nos países do Norte. A superação do Subdesenvolvimento é uma questão de tempo, pois os países ditos desenvolvidos passaram pela mesma situação no passado. A economia capitalista é marcada pelas fortes desigualdades sócio-econômicas entre as regiões do mundo, apresentando um desenvolvimento desigual e combinado. As relações comerciais estão baseadas na deterioração dos termos de trocas, onde os países do Sul especializaram-se em bens de capital e os do Norte em bens primários. A fragilidade dos países do Sul deve-se a ausência de blocos econômicos entre eles, fato que impede maior articulação frente as pressões impostas pelos países do Norte.
CA-AA-AFN2008 Prova: Amarela 19) Em 1990, nos Estados Unidos da América, houve uma difusão de idéias que defendiam a adoção de práticas neoliberais, junto aos países da América Latina, como forma de recuperação econômica deste subcontinente. Tais recomendações ficaram conhecidas como: Plano Colombo Consenso de Washington Acordo Geral de Tarifas e Comércio Área de Livre Comércio Latino Americano Pacto Econômico Para as Américas.
CA-AA-AFN2008 Prova: Amarela 20) Em seu livro O capitalismo tardio, o economista belga Ernest Mandel afirma que a Terceira Revolução Industrial ou Tecnológica teve início a partir da Segunda Guerra Mundial, junto aos países mais desenvolvidos, ficando os países periféricos do capitalismo, como o Brasil, um tanto distante desta realidade, ainda, sendo esta revolução um processo em curso e que caracteriza a atual fase do capitalismo. Assinale a opção correta sobre a realidade em questão: Os avanços científicos e tecnológicos, observados nessa fase do capitalismo, só encontraram condições de desenvolvimento a partir do fim da Guerra Fria, quando então a globalização econômica propiciou avanços nas áreas de informática, robótica, transporte e comunicação, ficando o Brasil sem condições de acompanhar esse processo. No Brasil a pesquisa científica e tecnológica é realizada, principalmente, por instituições governamentais ou universidades, enquanto nos países mais desenvolvidos isto ocorre principalmente junto as instituições ligadas a empresas de caráter particular, estimulando tanto os investimentos financeiros quanto o seu retorno sob forma de lucro. Na década de 1970, com as políticas neoliberais adotadas no Brasil, somadas ao incremento das importações tecnológicas e da política governamental de apoio à pesquisa, surge no território nacional vários pólos tecnológicos, contribuindo para deslocar o país de uma posição de importador de tecnologia de ponta para um exportador neste setor. O período atual, técnico-científico informacional, em que o conhecimento ou o saber se torna o grande diferencial na economia, melhorou a distribuição dos conhecimentos e das riquezas entre as diversas nações do globo, uniformizando os chamados padrões de consumo a nível mundial. No caso de nações periféricas da economia global, como o Brasil, as fracas poupanças internas acabam gerando dificuldades para os grandes investimentos em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) , o que acarreta um total desestímulo por parte das nações centrais do capitalismo em transferir qualquer segmento produtivo para aqueles países.
CA-AA-AFN2009 Prova: Amarela 19) "Com o fim da Guerra Fria, falou-se muito sobre uma "nova ordem mundial", na qual teria ocorrido a vitória do capitalismo e da democracia. Em 1989, Francis Fukuyama, filósofo e ideólogo do Departamento de Estado dos Estados Unidos, escreveu um ensaio, transformado no livro O fim da história e o último homem, decretando o "fim da história". Fukuyama argumentava que, com a vitória do capitalismo, o modelo político e economico norte-americano se tornaria dominante e, por isso, não haveri·a mais conflitos. Que houve uma vitória dos Estados Unidos sobre a União Soviética, numa disputa de Estados rivais com sistemas político-econômicos diferentes, parece não restar dúvida. Entretanto, os ditos vencedores enfrentam uma serle de problemas socioeconomlcos". Sobre esta questão, assinale a opção correta: Com déficits comercial e orçamentário, alto endividamento interno e externo, que em parte se devem aos elevados gastos bélicos, os Estados Unidos, a partir da Guerra Fria, vem atravessando sérios problemas socioeconômicos, tendo se agravado recentemente com a crise do seu setor imobiliário. O capitalismo, por ser um sistema muito mais dinâmico, produtivo e competitivo do que o socialismo, não presenciou um aprofundamento das suas desigualdades sociais junto aos seus integrantes, ao contrário do que ocorreu com os países adeptos ao socialismo. No sistema capitalista, a sua estrutura produtiva é muito menos vulnerável em relação ao sistema socialista, no qual seus adeptos se recuperam rapidamente após uma crise ou recessão, tanto em termos econômicos quanto em relação ao número de empregos gerados, especialmente os ditos formais. A fase informacional do capitalismo possibilitou um rompimento histórico dentro do sistema, ou seja, o fim das distâncias economicas existentes entre os ditos desenvolvidos e subdesenvolvidos, fato que acabou se estendendo aos países que antes faziam parte do sistema socialista. Com o fim do conflito Leste X Oeste, de natureza essencialmente econômica, os Estados Unidos passaram a liderar uma outra forma de conflito, o Norte X Sul, de natureza especificamente geopolítica, credenciando, assim, esse país como o grande líder econômico dentro do cenário global.
CA-AA-AFN2010 Prova: Amarela 19) O capitalismo se assentou, até bem recentemente, em uma lógica concentradora tanto a nível social quanto espacial, selecionando os lugares que oferecessem vantagens comparativas em termos de fatores de localização para a produção industrial. Mas as tendências chamadas de capitalismo flexível acentuaram os movimentos que alteraram a organização espacial da produção norte-americana de décadas. Analise as afirmativas abaixo quanto à organização do espaço econômico dos Estados Unidos. I. As tendências mais recentes do capitalismo flexível revelam o processo de desindustrialização nas regiões do Nordeste e Grandes Lagos, onde a grande indústria fordista tinha se instalado. II. O processo de desconcentração industrial não significa um declínio da economia do Nordeste, já que ela está atravessando um período de transformação estrutural, desenvolvendo, agora, um forte setor de serviços. III. A área industrial mais moderna é a do Vale do Silício, nas proximidades de São Francisco, onde estão situadas centenas de empresas ligadas ao setor de microinformática, microeletrônica, robótica, química fina e a biotecnologia, típicas da Terceira Revolução Industrial. IV. O peso gestor do Estado norte-americano em pesquisa e desenvolvimento favoreceu a região do Golfo do México que recebeu capitais oriundos do turismo e do petróleo, em detrimento do comércio com a Bacia do Pacífico. Assinale a opção correta: Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras Apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras Apenas as afirmativas são II e III são verdadeiras.
CA-AA-AFN2012 Prova: Amarela 17) A Grande Depressão dos anos 1930 criou oportunidades para que os países latino-americanos implementassem uma política nacional-desenvolvimentista. Posteriormente, a crise de tal modelo levou a região, nos anos 1990, a adotar o pensamento neoliberal. Sobre os reflexos do neoliberalismo na América Latina, analise as afirmativas abaixo: I. A desregulamentação financeira propiciou o avanço dos capitais especulativos em várias economias nacionais, causando profundas crises como as do México (1994/95), do Brasil (1999) e da Argentina (2001/02). II. Os governos estatais conduziram com sucesso as políticas de ajuste fiscal e de estabilidade monetária, propiciando a recuperação da economia regional com taxas de crescimento semelhantes aos países do Leste asiático. III. O modelo liberal instituiu uma política de reestruturação industrial em muitos países da região. Tal medida introduziu fusões, incorporações e privatizações de empresas, o que aumentou a presença do capital estrangeiro em suas economias. IV. vulnerabilidade externa dos países latino-americanos, permitindo tanto o combate à pobreza quanto o aumento dos indicadores sociais das classes trabalhadoras. Assinale a opção correta: Apenas as afirmativas I, II e IV são verdadeiras Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras Apenas a afirmativa II é verdadeira.
CA-AA-AFN2012 Prova: Amarela 19) A fase atual da expansão do capitalismo é referenciada como globalização. Ela é decorrente das mudanças técnico-científico-informacionais que foram promovidas a partir da década de 1970. De acordo com o contexto da globalização, assinale a opção correta: Os avanços tecnológicos acentuaram a aproximação entre os Estados, diluindo, assim, as rivalidades históricas entre os "países centrais" e reduzindo a vulnerabilidade externa das economias dos "países periféricos". O ciclo de inovações ampliou a capacidade dos Estados de intensificar os investimentos públicos em áreas como educação e saúde, contribuindo, assim, para a redução das desigualdades sociais nos "países periféricos". Os capitais especulativos circulam com muita rapidez pelo sistema financeiro globalizado e, por buscarem lucros, podem provocar ou agravar as crises financeiras nos países de onde saíram. Em seu processo de expansão pelo mundo, as empresas multinacionais têm demonstrado respeito pela legislação trabalhista e pela preservação do meio ambiente dos "países periféricos" onde atuam. A intensificação dos fluxos comerciais no mundo produziu uma cultura de massa que se originou principalmente nos Estados Unidos e se difundiu pelas redes. Tal prática não foi acompanhada por movimentos de resistência ao consumo massificado.
CA-AA-AFN2014 Prova: Amarela 17) Analise as afirmativas abaixo. Da segunda metade do século XVIII até o final do XIX, o comandou a ordem capitalismo concorrencial ou liberal, mundial. No final do século XIX, após a consolidação das relações assalariadas de produção, começou a ganhar terreno o capitalismo monopolista. Com relação ao capitalismo monopolista e seus desdobramentos, pode-se dizer que: I. baseou-se na concentração de capitais e da produção em grandes empresas. No caso brasileiro, isso se deu quando sua economia já gravitava em torno, principalmente, da cafeicultura. II. esse período foi marcado por uma livre concorrência em qualidade e preço dos produtos. Nesse sentido, vale considerar a não intervenção do Estado nos negócios ou na economia. III. no século XX, os oligopólios ganham força. Esses são formados por um pequeno número de empresas, as quais dominam a maior parte da produção e da distribuição de determinado bem ou serviço. IV - o truste, organização financeira típica da fase monopolista, caracteriza-se por acordos comerciais entre empresas autônomas entre si, as quais se associam para dominar o mercado. Assinale a opção correta: Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras Apenas a afirmativa III é verdadeira Apenas a afirmativa IV é verdadeira Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
CA-AA-AFN2014 Prova: Amarela 22) O Sistema capitalista se desenvolveu na Europa com a crise do feudalismo e se expandiu econômica e territorialmente pelo mundo a partir do século XVI. Desde então, veio passando por diversas características diferentes no que se refere às relações de produção e de trabalho, às ideologias e às tecnologias empregadas. Com relação ao capitalismo financeiro, assinale a opção correta: No final do século XIX, houve a introdução de nova fonte de energia no processo produtivo através do predomínio do carvão mineral sobre o petróleo, levando países carboníferos, como Alemanha e Inglaterra, a direcionarem a economia no século seguinte. O crescente aumento da produção e da industrialização iniciado pela Europa expandiu-se por todo o planeta, permitindo que a desigualdade econômica entre países centrais e periféricos na Divisão Internacional do Trabalho fosse reduzida drasticamente. A economia capitalista foi marcada pela doutrina mercantilista com elevado número de empresas concorrendo entre si e com forte intervenção do Estado na produção e no comércio. A partir de então, consolidou-se o keynesianismo no final do século XIX e início do XX. Nesse período, os avanços tecnológicos potencializaram a produção industrial e o sistema financeiro. As novas tecnologias, como robótica, informática, engenharia genética, entre outros, projetaram os Estados Unidos na vanguarda da economia mundial. No final do século XIX, os bancos assumiram um papel mais importante como financiadores da produção e promoção de indústrias. Para complementar, a Conferência de Berlim definiu a expansão imperialista europeia sobre a África e a Ásia e consolidou a Divisão Internacional do Trabalho.
CA-AA-AFN2018 Prova: Amarela 18) Com o surgimento do século XX, as relações de trabalho sofreram grandes mudanças no planeta, especialmente nos países centrais do sistema capitalista. Essa realidade se dinamizou muito após o desenvolvimento tecnológico observado a partir desse momento. Em função das mudanças ocorridas no sistema capitalista, observadas a partir do período destacado, assinale a afirmativa correta: Com a Primeira Revolução Industrial, entre os anos 1900 e 1950, os trabalhadores sofreram duas expropriações: do seu conhecimento e dos meios de subsistência, o que fez aumentarem as desigualdades socioeconômicas dentro da economia de mercado. Durante a Segunda Revolução Industrial, entre os anos 1960 e 1980, a necessidade de mão de obra especializada nas indústrias resultou no aumento do desemprego nos países periféricos do capitalismo, gerando fuga de empresas para os países centrais. Com a intensificação da Terceira Revolução Industrial, a partir dos anos 1990, a informatização trouxe muita agilidade na produção, fato que fez aumentar a competitividade entre os trabalhadores em escala global, fazendo crescer o desemprego estrutural. O Neoliberalismo, que ganhou força a partir do final dos anos 1980 em escala global, passou a pregar que o bem-estar é uma conquista coletiva, adquirida pela organização dos trabalhadores enquanto classe organizada e produtiva. Em diversos "países periféricos", sobretudo na América Latina (Brasil, México e Argentina), a industrialização seguiu interesses próprios e nacionalistas e; a infraestrutura ocorreu, especialmente, por meio de investimentos europeus.
CA-AA-AFN2018 Prova: Amarela 23) No século XX, a economia capitalista introduziu novas formas de organização nas relações de trabalho e na produção industrial, que promoveram mudanças significativas no espaço mundial. A primeira pautou-se pela divisão técnica do trabalho com a especialização em uma etapa do processo produtivo forma de atividades simples e repetitivas. Já a segunda é caracterizada pela homogeneização, uniformização e padronização dos bens que são produzidos em massa e com formação de grandes estoques. Assinale a opção que apresenta, respectivamente, os modelos de desenvolvimento do capitalismo a que o texto se refere: Toyotismo e neoliberalismo. Acumulação flexível e terceirização da produção. Ohnismo e keynesianismo Fordismo e toyotismo. Taylorismo e fordismo.
CA-AA-AFN2019 Prova: Amarela 17) O final do século XIX e o inicio do século XX apresentaram como principais características econômicas, um processo de produção impulsionado pela introdução da maquinaria na indústria, o uso de novas tecnologias nas formas de produção orientadas pelos modelos fordista e taylorista. No entanto, tal modelo encontrou condições mais favoráveis para se consolidar ao fim da Segunda Guerra Mundial e na recuperação da economia mundial. Sobre o contexto e esse modelo de produção, assinale a opção correta: Os modelos fordista e taylorista, ao se expandirem pelo setor industrial, promoveram o aumento da capacidade de produção, tanto no setor de bens de consumo quanto no setor bélico, proporcionando grande euforia consumista que se estendeu a toda população. As novas formas de produção ocorreram em um cenário de disputas entre as potências imperialistas por novos territórios, caracterizando esse período como de expansão do capital e de organização dos capitalistas com o objetivo de monopolizar mercados. A crença de que o Estado poderia minimizar as contradições econômicas e sociais foi abalada com a Segunda Guerra Mundial. Assim, o retorno do ideário neoliberal permitiu o livre funcionamento das forças de mercado e o desenvolvimento do capitalismo por trinta anos. O modelo fordista atingiu uma fase informacional e global, aumentando a produtividade e acelerando os fluxos de mercadorias, de capitais, de pessoas e de informações conduzidas pelo uso de alta tecnologia e pela gestão do Estado Keynesianista. O taylorismo quebrou o processo de alienação do trabalho, permitindo que a organização dos trabalhadores nas fábricas, por meio das chamadas linhas de montagem ou de produção, aumentasse a flexibilização das funções e o aproveitamento do tempo gasto.
CA-AA-AFN2019 Prova: Amarela 23) "Tal como ocorre em relação ao debate sobre pós-modernidade, também em relação ao tema da globalização econômica muitos autores o associam, direta ou indiretamente, a processos ditos 'desterritorialização'. Assim, seria sobretudo por meio das relações econômicas, capitalistas e, mais enfaticamente, no campo financeiro e nas atividades mais diretamente ligadas ao 'ciberespaço', que se dariam os principais mecanismos de destruição de barreiras ou de fixações territoriais definidoras, desde uma percepção geográfica, da chamada globalização econômica". (HAESBAERT, R. Os dilemas da globalização - fragmentação. In: HAESBAERT, R. (Org). Globalização e fragmentação do mundo contemporâneo, Niterói: UFF, 2013, p.11-54). Analise as proposições abaixo quanto às perspectivas da desterritorialização sob o ponto de vista econômico. I. O capitalismo toyotista ou de acumulação flexível fragilizou as bases territoriais, em especial na lógica locacional das empresas e das relações de trabalho. II. O setor financeiro, por meio da tecnologia informacional, superou os entraves da distância nas transações, permitindo a circulação do capital especulativo em tempo real. III. Os novos muros mundo afora ainda possuem pouca eficácia quanto à contenção de milhares de refugiados e imigrantes que se deslocam pelos territórios dos Estados nacionais devido à insegurança e/ou· mercado de trabalho. Assinale a opção correta: As afirmativas I, II e III estão corretas. Apenas as afirmativas I e II estão corretas. Apenas as afirmativas I e llI estão corretas. Apenas a afirmativa lI está correta. Apenas a afirmativa lII está correta.
CA-AA-AFN2020 Prova: Amarela 16) "A produção industrial capitalista apresentou, ao longo de sua trajetória, formas distintas de organização e estruturação que demonstram como funcionou a lógica produtiva imposta ao trabalhador, desde o sistema doméstico até o modelo fabril. O uso da manufatura, a produção urbana estruturada em corporações de ofício, a hierarquia entre mestre e artesãos, o domínio dos procedimentos técnicos, das condições de trabalho foram marcas da história produtiva. ( ... )As relações humanas, in casu, as relações de trabalho, foram completamente alteradas pelas revoluções tecnológicas ocorridas nos últimos séculos. A máquina representou uma ruptura definitiva do produtor direto com o domfnio que ainda exercia sobre o processo de produzir; estabeleceu hierarquização e disciplinamento do trabalho; incorporou no processo produtivo uma disciplina autoritária sobre o trabalhador''. (COSTA,Mila Batista L. C. da. As relações de trabalho, a máquina e o fato. Revista do Tribunal Regional do Trabalho. 3' Reg., Belo Horizonte, v.51, n.81, p.91-105, jan./jun.2010). Analise as proposições abaixo quanto ao desenvolvimento de novas tecnologias e a organização do trabalho nas fábricas no século XX: I. O Taylorismo propôs a especialização dos trabalhadores por meio da diferenciação das etapas do trabalho, como forma de reduzir o custo de produção ao produzir em menos tempo. II. O Fordismo passou a aplicar os principies tayloristas através da chamada "linha de produção" que deslocava o produto onde ficavam os operários, cada um deles responsável por uma parte do processo de produção. III. A implantação do modelo fordista-taylorista nas fábricas possibilitou a relocalização das máquinas e dos trabalhadores, provocando grandes transformações na geografia do mundo ao promover o aumento de produtos e consumidores. IV. O modelo Toyotista implementou formas de trabalho que tornaram os operários responsáveis por diversas fases do processo produtivo, instituiu a redução de estoques por meio do sistema "just in time" e pela diversificação do mercado consumidor. Assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas: As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. Apenas as afirmativas I e llI estão corretas. Apenas as afirmativas II e llI estão corretas. Apenas a afirmativa IV está correta.
Report abuse Consent Terms of use