Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONEND

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
END

Description:
Estratégia Nacional de Defesa

Author:
norte
(Other tests from this author)

Creation Date:
13/06/2022

Category:
Others

Number of questions: 42
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
01) Conceituada como o conjunto de atitudes, medidas e ações do Estado, com ênfase na expressão militar, para a defesa do território, das águas jurisdicionais, da soberania e dos interesses nacionais contra ameaças preponderantemente externas, potenciais ou manifestas, é essencial para a consecução do desejado grau de segurança do País? Defesa Nacional Poder Nacional Poder Naval Expressão Militar do Poder Nacional Capacidade de Proteção.
02) É essencial para a consecução do desejado grau de segurança do País? Defesa Nacional Poder Nacional Poder Naval Expressão Militar do Poder Nacional Capacidade de Proteção.
03) Confere substância à Segurança e atua em consonância com a política brasileira de privilegiar a solução pacífica das controvérsias entre os países, de sorte que o uso da força por intermédio da Expressão Militar do Poder Nacional somente será concretizado, quando, ameaçados os interesses nacionais, as possibilidades de negociação apresentem-se inviáveis, visando à preservação da soberania, da integridade territorial e dos interesses nacionais? Defesa Nacional Poder Nacional Poder Naval Expressão Militar do Poder Nacional Capacidade de Proteção.
04) Apresenta-se como a conjugação interdependente de vontades e meios, voltada para o alcance de determinada finalidade? Defesa Nacional Poder Nacional Poder Naval Expressão Militar do Poder Nacional Capacidade de Proteção.
05) O Poder Nacional apresenta-se como a conjugação interdependente de vontades e meios, voltada para o alcance de determinada finalidade. De vontades De meios.
06) Capacidade que tem a Nação para alcançar e manter os Objetivos Nacionais, em conformidade com a vontade nacional, manifestando-se nas Expressões Política, Econômica, Psicossocial, Militar e Científico-tecnológica. Defesa Nacional Poder Nacional Poder Naval Expressão Militar do Poder Nacional Capacidade de Proteção.
07) O Poder Nacional como a capacidade que tem a Nação para alcançar e manter os Objetivos Nacionais, em conformidade com a vontade nacional, manifestando-se nas Expressões, EXCETO: Política Econômica Psicossocial Militar Científico-tecnológica.
08) Consiste de um conjunto de atividades executadas com o objetivo de fortalecê-lo, seja pela manutenção ou aperfeiçoamento do poder existente, seja por meio da transformação do potencial em poder? Defesa Nacional O preparo do Poder Nacional Poder Naval Expressão Militar do Poder Nacional Capacidade de Proteção.
09) A eficiência de tal preparo depende de políticas e estratégias que propiciem as condições necessárias ao processo de desenvolvimento do País? Defesa Nacional O preparo do Poder Nacional Poder Naval Expressão Militar do Poder Nacional Capacidade de Proteção.
10) No contexto da Defesa Nacional, é necessário que a Nação esteja preparada para evoluir, rapidamente, da situação de paz ou de crise para a situação de conflito armado. O País deverá, portanto, estar habilitado a aumentar celeremente os meios humanos e materiais das Forças Armadas, que é o conceito de ________________________, um dos pressupostos da Mobilização Nacional. Elasticidade Flexibilidade Mobilidade.
11) É um dos pressupostos da Mobilização Nacional. Elasticidade Flexibilidade.
12) São aquelas compostas por diferentes parcelas das expressões do Poder Nacional? Capacidades Nacionais de Defesa Tarefas Básicas Características do Poder Naval.
13) Elas são implementadas por intermédio da participação coordenada e sinérgica de órgãos governamentais e, quando pertinente, de entes privados orientados para a defesa e para a segurança em seu sentido mais amplo. Capacidades Nacionais de Defesa Tarefas Básicas Características do Poder Naval.
14) São Capacidades Nacionais de Defesa, EXCETO? Proteção Dissuasão Pronta-resposta Coordenação e Controle Gestão da Informação Mobilidade Estratégica Mobilização Mobilidade Logística.
15) Exprime o mais relevante objetivo nacional, o de garantir a soberania, o patrimônio nacional e a integridade territorial. Capacidade de Proteção do território e da população brasileira Dissuasão Pronta-resposta Coordenação e Controle Gestão da Informação.
16) Reforçar a Capacidade de _____________________requer a adequação dos meios e métodos de vigilância sobre o território nacional, incluindo a Zona Econômica Exclusiva, a plataforma continental e o espaço exterior sobrejacente, o espaço cibernético e outras áreas de interesse. Exige, adicionalmente, o aperfeiçoamento dos sistemas de comunicações e de informações e dos sistemas de alerta relacionados aos órgãos de Proteção e Defesa Civil, com vistas à atuação coordenada interagências. Proteção Dissuasão Pronta-resposta Coordenação e Controle Gestão da Informação.
17) Qual a Capacidade Nacional de Defesa, além de voltar-se para o território nacional, deverá considerar os interesses brasileiros no exterior, com o propósito de assegurar a observância dos direitos individuais ou coletivos, privados ou públicos, o cumprimento de acordos internacionais, de modo a zelar também pelo patrimônio, pelos ativos econômicos e pelos recursos nacionais existentes fora do Brasil, de acordo com o arcabouço jurídico internacional. Proteção Dissuasão Pronta-resposta Coordenação e Controle Gestão da Informação.
18) Qual a Capacidade Nacional de Defesa, configura-se como fator essencial para a Segurança Nacional, na medida em que tem como propósito desestimular possíveis agressões. Proteção Dissuasão Pronta-resposta Coordenação e Controle Gestão da Informação.
19) Qual a Capacidade Nacional de Defesa, sustenta-se nas condições que possui a Nação de congregar e aplicar sua Capacidade de Proteção e de Pronta-resposta, no caso de eventuais ações hostis contra a soberania e os legítimos interesses do Brasil. Proteção Dissuasão Pronta-resposta Coordenação e Controle Gestão da Informação.
20) Qual a Capacidade Nacional de Defesa que está intimamente relacionada à Capacidade de Proteção e que inclui diversos elementos do Poder Nacional. Proteção Dissuasão Pronta-resposta Coordenação e Controle Gestão da Informação.
21) Qual a Capacidade Nacional de Defesa visa prevenir o agravamento de uma situação de crise ou encerrar, de forma célere, uma contenda já deflagrada, evitando o engajamento do País em um conflito armado prolongado. Proteção Dissuasão Pronta-resposta Coordenação e Controle Gestão da Informação.
22) Qual a Capacidade Nacional de Defesa tem como objetivo permitir, em quaisquer circunstâncias, a coordenação entre os diversos órgãos governamentais e tem como fundamento o domínio e a integridade do tráfego de informações? Proteção Dissuasão Pronta-resposta Coordenação e Controle Gestão da Informação.
23) Qual a Capacidade Nacional de Defesa Estará assentada no Sistema Nacional de Comunicações Críticas – SISNACC, que beneficiará a Administração Pública com uma rede de comunicações para coordenação e controle nos campos da Defesa Nacional, da Proteção e da Defesa Civil, da Segurança Pública, da fiscalização e da repressão a ilícitos? Proteção Dissuasão Pronta-resposta Coordenação e Controle Gestão da Informação.
24) Qual sistema que beneficiará a Administração Pública com uma rede de comunicações para coordenação e controle nos campos da Defesa Nacional, da Proteção e da Defesa Civil, da Segurança Pública, da fiscalização e da repressão a ilícitos? Sistema Nacional de Comunicações Críticas – SISNACC Sistema Brasileiro de Inteligência – SISBIN Sistema Nacional de Mobilização – SINAMOB Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz).
25) Qual a Capacidade Nacional de Defesa É estruturada, basicamente, em redes e composta por capacidades oriundas de outros sistemas privados de comunicações, quando empregados em situações emergenciais. Proteção Dissuasão Pronta-resposta Coordenação e Controle Gestão da Informação.
26) Qual a Capacidade Nacional de Defesa visa garantir a obtenção, a produção e a difusão dos conhecimentos necessários à coordenação e ao controle dos meios de que dispõe a Nação, proporcionando o acesso à Inteligência aos tomadores de decisão e aos responsáveis pelas áreas de Segurança Pública e de Defesa Nacional, em todos os escalões. Proteção Dissuasão Pronta-resposta Coordenação e Controle Gestão da Informação.
27) Qual a Capacidade Nacional de Defesa o Sistema Brasileiro de Inteligência – SISBIN é a sua estrutura principal. Proteção Dissuasão Pronta-resposta Coordenação e Controle Gestão da Informação.
28) Qual a Capacidade Nacional de Defesa proporciona condições para a ação preventiva do poder público e contribui para a eficácia dos meios operativos das Forças Armadas e dos meios de segurança pública? Proteção Dissuasão Pronta-resposta Coordenação e Controle Gestão da Informação.
29) Qual a Capacidade Nacional de Defesa refere-se à condição de que dispõe a infraestrutura logística de transporte do País, com capacidade multimodal, e aos meios de transporte, de permitir às Forças Armadas deslocar-se, rapidamente, para a área de emprego, no território nacional ou no exterior, quando assim impuser a defesa dos interesses nacionais. Proteção Dissuasão Pronta-resposta Coordenação e Controle Mobilidade Estratégica.
30) Qual a Capacidade Nacional de Defesa tem como objetivo incrementar a eficácia do emprego da expressão militar que está intimamente associada ao grau de independência tecnológica e logística do País, da capacidade de Mobilização Nacional e da capacidade do pronto emprego dos recursos e serviços colocados à sua disposição? Proteção Dissuasão Pronta-resposta Mobilidade Estratégica Mobilização.
31) Qual a Capacidade Nacional de Defesa tem como objetivos, por um lado, complementar a logística das Forças Armadas, pelo emprego de meios civis, utilizando o conceito de logística nacional, consoante o Sistema Nacional de Mobilização – SINAMOB? Proteção Dissuasão Pronta-resposta Mobilidade Estratégica Mobilização.
32) Qual a Capacidade Nacional de Defesa deverá considerar todas as capacidades de que dispõe o País (infraestruturas, instaladas e potenciais, e capital humano), devendo ser dada especial atenção ao preparo dessas capacidades, visando ao seu emprego de forma célere, eficiente e eficaz, considerando que o “fator tempo” é crítico para os resultados de um conflito armado? Proteção Dissuasão Pronta-resposta Mobilidade Estratégica Mobilização.
33) O Defesa deverá estimular, no seu âmbito de atuação, o desenvolvimento das potencialidades industriais do País, de sorte a incrementar o Poder Nacional? V F.
34) Considerando o contexto da globalização nas áreas comercial e industrial, a busca por parcerias estratégicas com outros países deve ser uma prioridade, que demanda ação coordenada de diversos órgãos governamentais e de entes privados, com o propósito de alcançar e consolidar a capacidade de desenvolver e fabricar produtos de defesa, minimizando-se a dependência da importação de componentes críticos, de produtos e de serviços. V F.
35) Tais parcerias deverão ter como premissa o fortalecimento das capacitações autônomas nacionais. A Estratégia considera, portanto, que parte substancial do desenvolvimento, da produção e da manutenção seja realizada no Brasil. V F.
36) O componente estatal da Base Industrial de Defesa deverá, em princípio, projetar e produzir o que o setor privado não pode fazê-lo de forma rentável no ____________________ prazos. Dessa forma, o Estado buscará atuar no teto tecnológico, em estreito vínculo com os centros avançados de pesquisa das Forças Armadas e das instituições acadêmicas brasileiras. Curto Médio Longo e Curto Médio e Longo Curto e médio.
37) O Estado deve utilizar seu poder de compra para garantir condições mínimas de sustentabilidade e de aprimoramento das capacitações da BID, de tal sorte que a cadeia de produção seja relativamente ________________da política de exportação e de comercialização de produtos duais. independente dependente .
38) No que se refere às competências tecnológicas nacionais no campo da defesa, o seu aprimoramento ocorre em função, tanto do desenvolvimento da infraestrutura de ciência e tecnologia, quanto da formação de recursos humanos. Daí a importância de se implementar uma política de formação em ciências básica e aplicada, privilegiando-se a aproximação da produção científica com as atividades relativas ao desenvolvimento tecnológico da Base Industrial de Defesa. V F.
39) É necessário que os projetos de pesquisa sejam, prioritariamente, realizados de forma conjunta pelas instituições de tecnologia avançada das três Forças singulares. V F.
40) No que se refere aos recursos humanos, deverá ser mantida uma reserva qualificada e em condições de ser convocada para atuar em prol da defesa da Pátria, quando necessário. Nesse contexto, deverá ser mantido o caráter obrigatório do Serviço Militar, por ser uma das condições para que se possa mobilizar a população brasileira em defesa da soberania nacional, além de servir como instrumento de integração, de coesão e de afirmação da unidade nacional, ____________________de classes sociais, uma vez que gera oportunidades de aprimoramento pessoal e profissional e incentiva o exercício da cidadania. independentemente dependentemente .
41) As capacidades nacionais configuram suporte para as ações, tanto para a diplomacia, quanto para a expressão militar. V F.
42) desenvolvimento do País, condição essencial para a geração do Poder Nacional em toda a sua plenitude, constitui peça fundamental para a Segurança, para a Defesa Nacional e para a efetiva dissuasão contra eventuais ameaças. V F ------------------------------------------ FIM ----------------------------------------.
Report abuse Consent Terms of use