Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONArcadismo

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Arcadismo

Description:
Análise escolas literarias: quinhentismo, seiscentismo e setecentismo.

Author:
Ediane
(Other tests from this author)

Creation Date:
06/10/2013

Category:
Literature

Number of questions: 10
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
1. Assinale as alternativas que descrevem as características do arcadismo. Pastoralismo: poetas simples e humildes; Cultismo: caracterizado pela linguagem culta, rebuscada, ligado à forma, jogo de palavras Nativismo: referências à terra e ao mundo natural Conflito entre o corpo e a alma: a tensão de elementos contrários causa no artista uma profunda angústia: após arrojar-se nos prazeres mais radicais, ele se sente culpado e busca o perdão divino. Bucolismo: busca pelos valores da natureza;.
2. Estabeleça a relação correta entre as colunas. Barroco Arcadismo Quinhentismo.
3. Estabeleça a relação correta dos termos em latim com seus respectivos significados. Inutilia truncat Fugere urbem Carpe diem Locus amoenus.
4. Segundo o crítico Alfredo Bosi em seu livro História Concisa da Literatura Brasileira (São Paulo: editora Cultrix, 2006) houve dois momentos do Arcadismo no Brasil. Assinale-os. arte sacra: estatuária, pintura e obra de talha para decoração de igrejas e conventos ou para culto privado. poético: retorno à tradição clássica com a utilização dos seus modelos, e valorização da natureza e da mitologia. culto dos contrastes: presença da antítese - claro/escuro, vida/morte, tristeza/alegria-. ideológico: influenciados pela filosofia presente no Iluminismo, que traduz a crítica da burguesia culta aos abusos da nobreza e do clero.
5. Assinale a opção correspondente ao arcadismo no Brasil. Linguagem muito rebuscada. O marco inaugural do arcadismo deu-se em 1768 com a fundação da “Arcádia Ultramarina”, em Vila Rica, e a publicação de “Obras Poéticas”, de Cláudio Manuel da Costa. No campo da poesia, destaca-se o precursor Bento Teixeira com seu poema épico Prosopopeia. Nas artes plásticas seus maiores expoentes foram Aleijadinho e Mestre Ataíde.
6. Ao passo que os textos produzidos no período convencionado de Quinhentismo sofreram influência direta de Portugal e aqueles produzidos durante o Barroco, da cultura espanhola, os do Arcadismo, por sua vez, foram influenciados pela cultura francesa devido aos acontecimentos movidos pela burguesia que sacudiram toda a Europa (e o mundo Ocidental). Características importantes presentes nesses textos são, exceto: crítica a vida nos centros urbanos. forma conturbada, decorrente da tensão causada pela oposição entre os princípios renascentistas e a ética cristã. objetividade. linguagem simples.
7. O arcadismo constitui-se numa forma de literatura mais simples, opondo-se aos exageros e rebuscamentos do Barroco, expresso pela expressão latina "inutilia truncat" ("cortar o inútil"). Os temas também são simples e comuns aos seres humanos, como o amor, a morte, o casamento, a solidão. As situações mais frequentes apresentam um pastor abandonado pela amada, triste e queixoso. É a "aurea mediocritas" ("mediocridade áurea"), que simboliza a valorização das coisas cotidianas, focalizadas pela razão. Os períodos abaixo destacam as características dos autores dessa época, exceto em: Os autores árcades voltam-se para a natureza em busca de uma vida simples, bucólica, pastoril, do "locus amoenus", do refúgio ameno em oposição aos centros urbanos dominados pelo Antigo Regime, pelo absolutismo monárquico. Justifica falar-se em "fingimento poético" no arcadismo, fato que transparece no uso dos pseudônimos pastoris, uma vez que os autores árcades viviam nos centros urbanos e, burgueses que eram, ali mantinham os seus interesses econômicos. Diante da efemeridade da vida, os autores árcades defendem o "carpe diem", pelo qual o pastor, ciente da brevidade do tempo, convida a sua pastora a gozar o momento presente. O maior poeta brasileiro dessa época é Gregório de Matos, de grande veia satírica, e igualmente penetrante na religião, na filosofia e no amor.Também fez uso de uma linguagem culta e cheia de figuras de linguagem. Foi apelidado de O Boca do Inferno por suas críticas mordazes aos costumes da época.
8. A imagem ao lado representa: Quinhentismo, também conhecido como literatura informativa. Seiscentismo, também denominado Barroco. Setecentismo ou Arcadismo.
9. Leia o Canto I, do poema épico Caramuru, de Santa rita Durão e, em seguida, assinale as alternativas referentes a ele. "De um varão em mil casos agitado, Que as praias discorrendo do Ocidente, Descobriu o Recôncavo afamado Da capital brasílica potente: Do Filho do Trovão denominado, Que o peito domar soube à fera gente; O valor cantarei na adversa sorte, Pois só conheço herói quem nela é forte." Poema épico de dez cantos, influenciado pelo modelo camoniano. Apresenta uma linguagem rebuscada e cheia de figuras de linguagem. Formado por oitavas rimadas e incluindo informação erudita sobre a flora e a fauna brasileiras e os Índios do país,apresentando as cinco partes da epopéia tradicional:proposição,invocação,dedicatória,narração e epílogo. Caramuru é a primeira obra narrativa escrita a ter, como tema, o habitante nativo do Brasil; foi escrita ao estilo de Luís de Camões, imitando um poeta clássico assim como faziam os outros neoclássicos (árcades).
10. Quanto ao período histórico do Arcadismo no Brasil, todas as alternativas estão corretas, exceto: O Arcadismo no Brasil é estabelecido por um grupo de intelectuais e a publicação de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa , marca o início do movimento. Porém, a atuação do grupo cessa com o fim trágico da Inconfidência, em 1789. O Arcadismo se posiciona a favor da exuberância e problemas metafísicos do Barroco e propõe uma literatura mais rebuscada, caracterizada pela linguagem culta, ligada à forma e ao jogo de palavras. A presença do índio na poesia reflete o ideal do "bom selvagem" e dá ao Arcadismo brasileiro um tom diferente do europeu. Também chamado de Escola Mineira, o Arcadismo no Brasil segue os moldes portugueses, resultando em uma poesia refinada que, ao se utilizar da paisagem mineira como cenário bucólico para os pastores, valoriza as coisas da terra, revelando um forte sentimento nativista.
Report abuse Consent Terms of use