option
My Daypo

Comunicação nas Empresas

COMMENTS STADISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Comunicação nas Empresas

Description:
Simulado

Author:
Calisto Junior
(Other tests from this author)

Creation Date:
27/11/2013

Category:
Driving Test

Number of questions: 44
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Indique a única alternativa que contém o desvio chamado de frases siamesas. Imagino que a Secretaria esteja aberta até agora Envie o ofício ao C onselho Tutelar mais próximo. O presidente da empresa sofreu com o relatório. Olá Joana estou com saudades apareça em breve. A Bovespa encerrou o dia em forte queda ontem.
Já que tinha beleza, destacava-se na festa. Uma mão lava a outra. Já que tão belo, chamava atenção. Nas frases acima, temos exemplos do Vício de Linguagem Cacófato. Barbarismo. Ambiguidade. Pleonasmo. Solecismo.
José Carlos sabia que os textos podem apresentar formatos diferentes. Ele foi incumbido pela sua chefe de conteúdo do blog para o qual trabalhava, de elaborar um texto que pudesse representar uma DISSERTAÇÃO sobre o modernismo. Interpretando este formato, como você classificaria as características que José Carlos deveria seguir para concluir sua descrição? Retrato de pessoas, ambientes e objetos; predomínio de atributos; uso de verbos de ligação Relato de fatos; geralmente, mesclada de descrições; diálogo direto e indireto são frequentes Defesa de um argumento; apresentação de um conflito; uso de verbos de ação Relato de fatos; presença de narrador, personagens, enredo, cenário, tempo; uso de verbos de ação Defesa de um argumento; predominio da linguagem objetiva; prevalece a denotação.
Considere a frase a seguir: O rapaz viu o incêndio da escola. Analise as asserções referentes à frase. Essa frase é redundante PORQUE Pode ser interpretada tanto como se o rapaz tivesse visto o incêndio que ocorria em algum lugar enquanto estava na escola, quanto como pode indicar que o rapaz viu o incêndio que ocorreu na escola. A respeito dessa afirmação, assinale a alternativa correta: As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa da primeira. A primeira asserção é uma proposição falsa, mas a segunda é verdadeira. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, mas a segunda é falsa. Ambas as asserções são proposições falsas. As duas asserções são verdadeiras e a segunda não é uma justificativa da primeira.
Falha de comunicação Uma senhora idosa parada ao lado da rua está confusa e hesitante com a tentativa de fazer a travessia diante de um tráfego intenso. Temerosa, ela não conseguia sair do lugar. Finalmente apareceu um cavalheiro que, tocando-a, perguntou se poderia atravessar a rua com ela. Alegre e muito agradecida, a senhora tomou seu braço e juntos partiram em direção ao lado oposto. Foi então que ela começou a ficar mais apavorada ao ver que o cavalheiro ziguezagueava pelo meio da rua, enquanto buzinas soavam e freios eram acionados com motoristas dizendo palavras ofensivas. Quando finalmente chegaram ao outro lado, ela, furiosa, lhe disse: - Você quase nos matou! Você caminha como se fosse cego! - Mas eu sou! Foi por isso que lhe perguntei se poderia atravessar junto com a senhora! http://www.melhordanet.com/webmaster/falha_de_comunicacao.htm A senhora não percebeu que o homem havia perguntado se poderia atravessar a rua com ela porque ele era cego. Como a senhora interpretou o pedido do cego para atravessar a rua? O narrador utiliza dois termos (um se refere ao homem e outro a senhora) que contribuem para que o leitor perceba o pedido como um gesto de gentileza do homem. Quais são?.
Assinale a alternativa cuja palavra perdeu o acento devido à mesma regra que a palavra ideia. Pólo Bóia Feiúra Pêlo Herói.
Para Beaugrande e Dressler (1997, p. 36), _________ consiste na conexão através de relações gramaticais dos componentes da superfície do texto, isto é, todos os procedimentos usados a fim de estabelecer relações entre os elementos superficiais de um texto se incluem nesse conceito. BEAUGRANDE, R. de & DRESSLER, W. U. Introducción a la lingüística del texto. Barcelona: Ariel, 1997. Coesão textual Elipse Coerência textual Ambiguidade Parágrafo.
Assinale a opção em que o uso da crase é facultativo: Fomos à praia com tia Margarida. Moro na primeira rua à esquerda da padaria. No discurso, minhas palavras referiam-se à sua irmã. À proporção que se aproximava a prova, mais nervosa ficava Joana. Giovanna regressou à Itália.
Leia a frase: Qual seria o pior criminoso: o assassino ou o político corrupto? Um parágrafo que iniciasse com essa frase estaria de acordo com o tipo de tópico referente à interrogação. alusão. divisão. definição. declaração inicial.
Assinale a alternativa em que o ditado popular apresenta vírgula pela mesma razão que a frase do primeiro quadrinho da tira de Mafalda: "Pouco se aprende com a vitória, mas muito com a derrota." "Falem bem, falem mal, mas falem de mim." "Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que o silêncio." "Em terra de cego, quem tem olho é rei." "Rei morto, rei posto.".
Leia o trecho de reportagem a seguir: "O ex-cantor Michel Martelly, de 50 anos, tomou posse como presidente do Haiti neste sábado (14), ao receber a faixa presidencial do ex-presidente René Preval. Em seu primeiro discurso oficial, Martelly prometeu acabar com a violência que assola o país, destruído em janeiro de 2010 pelo maior terremoto da sua história. O discurso, no entanto, foi feito às escuras e em meio a um calor sufocante, devido a um apagão sofrido no edifício provisório do Parlamento, local em que a cerimônia foi celebrada." (disponível em: . Acesso em: 14 mai. 2011) Sabe-se que a coesão textual é o conjunto de recursos linguísticos responsáveis pelas ligações que o usuário da língua pode fazer entre os termos de uma frase, entre as orações de um período ou entre os parágrafos de um texto. Trata-se da costura necessária para que as partes componham harmoniosamente o todo, deixando o texto agradável à leitura. A palavra "país", na reportagem, insere-se no âmbito de qual tipo de coesão?.
I. Leonardo não encontrou-a. II. Não há diferenças entre mim e ela. III. Ricardo ama ela. IV. Não é para mim fazer isso. Há ERRO de colocação pronominal nas frases: III e IV I, II e III I, III e IV II, III e IV II e IV.
Dentre as regras que justificam o uso de próclise, há a seguinte: A próclise será de rigor quando antes do verbo houver uma conjunção subordinativa. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo dessa regra: Depois me dirigi ao balcão de informações. Pouco se sabe a respeito desse artista. Se me ensinares o caminho, chegarei lá. Há pessoas que nos querem bem. Nunca se queixa nem se aborrece.
Assinale a única alternativa que não contém expressão que estabeleça uma relação de finalidade entre as orações envolvidas. Maria comprou um litro de cola, com o fito de selar as correspondências de seu chefe. O balcão fecha às 9h, porém há dias em que o expediente termina às 10h na loja. Elias agiu daquela maneira para que o inimigo o visse e se assustasse com a sua fúria. É necessário ouvir o que o chefe diz, com o intuito de que enganos sejam evitados. O zelador deve ser chamado, a fim de que ele possa consertar o aparelho da sala 110.
Conectivos são conjunções que ligam as orações, estabelecem a conexão entre as orações nos períodos compostos e também as preposições, que ligam um vocábulo a outro. Os conectivos estabelecem uma relação de sentido entre os termos que ligam. A seguir, assinale a única alternativa que indica adequadamente a relação de sentido estabelecida entre as duas partes de cada frase. O Senado aprovou medidas para coibir o nepotismo, / porém a China não gostou da atitude dos senadores. ¿ relação de conclusão. Os textos devem ser todos revisados / para que as possíveis inadequações sejam consertadas a tempo. ¿ relação de proporção. Os textos devem ser todos revisados / para que as possíveis inadequações sejam consertadas a tempo. ¿ relação de contraste. O Senado aprovou medidas para coibir o nepotismo, / porém a China não gostou da atitude dos senadores. ¿ relação de adversidade. O Senado aprovou medidas para coibir o nepotismo, / porém a China não gostou da atitude dos senadores. ¿ relação de adição.
Gerundismo é considerado um vício de linguagem. Por isso, é criticado. Todas as alternativas a seguir contêm gerundismo, EXCETO Senhor, vou estar enviando o seu terno depois de amanhã. Seu telefone vai estar tocando quando recebermos o depósito. O recado está caindo na secretária eletrônica o tempo todo. O Diretor vai estar analisando o problema assim que todos saírem. A pedra vai estar rolando na próxima chuva forte que cair.
_______________é o resultado da articulação das ideias de um texto; é a estruturação lógico-semântica que faz com que numa situação discursiva palavras e frases componham um todo significativo para os interlocutores. Coesão textual Intertextualidade Catáfora Coerência textual Anáfora.
O uso de crase é facultativo: antes de nomes de lugares que sejam determinados por artigo feminino. diante de nomes próprios femininos. nas expressões proporcionais à medida que e à proporção que. quando estão subentendidas as expressões à moda de, à maneira de. em locuções adverbiais prepositivas formadas por substantivos femininos, tais como às vezes e à direita.
Observe o seguinte texto: "Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da cama, correu para o banheiro, fez a barba e lavou-se. Vestiu-se rapidamente e sem ruído. Estava na cozinha, preparando sanduíches, quando a mulher apareceu..." Considerando as características do formato deste texto, assinale a alternativa correta: O texto é dissertativo, em primeira pessoa, narrado por observador O texto é narrativo, em terceira pessoa, narrado por observador O texto é narrativo, em terceira pessoa, narrador onisciente O texto é descritivo, em terceira pessoa, narrado por observador O texto é dissertativo, em primeira pessoa, narrador onisciente.
Quando temos que elaborar um texto em nossa rotina de trabalho, por exemplo, um relatório ou um e-mail: devemos só fazer a conclusão do assunto. devemos só fazer o desenvolvimento de assunto; devemos escrever rapidamente para o assunto não nos fugir; devemos estruturá-lo em parágrafos claros.
Em um texto, a identificação das ideias-chave: Auxilia no processo de leitura, na medida em que correspondem às principais idéias do texto. Auxilia no processo de leitura, na medida em que camuflam as idéias secundárias do texto. Auxilia no processo de leitura, na medida em que não correspondem às principais idéias do texto. Não auxilia no processo de leitura, na medida em que não correspondem às principais idéias do texto.
Não se usa o acento grave indicativo da crase no caso a seguir: Diante de pronomes possessivos que se referem a substantivo oculto. Diante de nomes de cidades e países particularizados. Diante de nome feminino acompanhado de artigo. Antes de palavras tomadas em sentido geral.
Piadinha: Ao entrar na empresa, um pretendente ao emprego, se depara com a seguinte placa: "ADMITEM-SE APENAS HOMENS CASADOS". O candidato, indignado, diz: Ei, que é isso? Por acaso um cara casado é mais competente que um solteiro? Responde o Selecionador:- Não, é que são mais acostumados a receber ordens. Assinale a opção que represente a opinião do chefe: As mulheres mandam nos homens, pois sabem como ordenar. A empresa só deve contratar apenas homens casados, pois eles já estão acostumados a cumprir as ordens de suas mulheres. Os funcionários casados são mais obedientes, pois já estão dominados por suas mulheres em suas casas. Os trabalhadores casados são mais mandados, porque as mulheres lhes dão ordens.
Ao fazermos um requerimento devemos usar qual pessoa do discurso: 1ª pessoa do singular 3ª pessoa do plural 1ª pessoa do plural 3ª pessoa do singular.
Leia o texto a seguir e dê o que se pede. O DESAFIO ÉTICO (Moacyr Scliar) Corrupção é a grande questão do país, oassunto que está em todas as manchetes, que é discutido em todos os lugares. Não é um assunto novo, claro. Trata-se de um mal endêmico na sociedade brasileira, uma enfermidade pertinaz que de há muito acomete o frágil organismo social no qual vivemos. Um desafio que vem desde o tempo da colônia e que se agravou notavelmente nas últimas décadas. Não por outra razão, governantes se elegeram com a bandeira da luta anti-corrupcão. Foi assim com Jânio Quadros, foi assim com Collor. Deu no que deu, e esta é outra razão para a amargura de nossa gente: estaríamos diante de urna doença incurável, uma forma de parasitismo que não pode ser erradicada. Tudo termina em pizza, dizem as pessoas, amarguradas, e é irônico que a pobre pizza, um prato relativamente humilde (ainda que fora do alcance da maioria dos brasileiros), tenha se transformado no símbolo da impunidade. Mas a corrupção, além de sangrar cofres públicos, tem um outro efeito, talvez mais danoso. Ela mina a esperança, semeia o desânimo. Por esta razão, lutar contra a corrupção não significa apenas colocar os desonestos na cadeia — o que, aliás, não resolve coisa alguma. Lutar contra a corrupção significa conceber um país melhor. Há uma palavra que, como chave, pode abrir a porta desse futuro que os brasileiros mal podem adivinhar: a ética. E impossível não lembrar aqui aquele admirável paladino da ética, Baruch Espinosa, e suas palavras: “Governar não significa transformar seres racionais em fantoches, mas capacitar as pessoas a desenvolverem-se, a fazerem pleno uso de sua racionalidade”. Segundo a solução apresentada como alternativa para a corrupção e: ter atenção aos corruptos. conceber um país melhor por meio da ética. governar de forma racional. ter consciência moral para avaliar situações que podem levar à corrupção.
A relação de significado estabelecida em “apesar de já não ser criança, brinquei de pique” é a mesma verificada em: Já que não era mais criança, brincou de pique. Brincou de pique, porque não era mais criança. Não era criança, entretanto, brincou de pique. Como criança que era, brincou de pique.
Assinale entre as opções a seguir a que contenha exemplos de documentos trocados no âmbito empresarial. Carta comercial, minuta e projeto de leitura. Ofício, ata e bilhetes manuscritos. Memorando, carta comercial e ata. Memorando, ofício e quadro mural.
As dificuldades sintáticas são comuns na comunicação nas empresas e, por isso, devem ser evitadas. Uma das dificuldades sintáticas existentes é a frase centopeica. É exemplo de frase centopeica: Um dos mais movimentados e agitados centros financeiros do mundo todo, Zurique, também famosa e conhecida por seus gostosos chocolates, cujo sabor é inesquecível, e também mundialmente conhecida por seu comércio especializado em artigos caros, finos e requintados, além de possuir uma paisagem de cartão postal, uma das mais belas da Suíça. A garota estava apavorada teria de enfrentar o pai furioso. Nenhuma das anteriores. Uma orquestra muito harmoniosa. No casamento da minha irmã, ela ficou melhor ainda!.
Tendo em vista a importância da língua e da matemática sobre a vida humana, as duas maiores aquisições cognitivas no homem são respectivamente: Pontos da Questão: 1 o código verbal e simbólico o código tecnológico e linguístico o código tecnológico e numérico o código verbal e numérico.
Prova: CONSULPLAN - 2012 - TSE - Analista Judiciário Em relação à comunicação nas organizações, analise. I. Uma comunicação eficaz é um processo horizontal, em que todos os envolvidos mantêm uma ética relacional. II. É possível melhorar a comunicação por meio de treinamento e desenvolvimento de pessoal. III. A comunicação é elemento acessório no processo de busca de qualidade nas organizações. Assinale se apenas a afirmativa I estiver correta. se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. se apenas a afirmativa II estiver correta. se apenas a afirmativa III estiver correta.
CONSULPLAN - 2012 - TSE - Analista Judiciário Em relação ao processo de comunicação, é correto afirmar que: quanto mais o contato psicológico se estabelece em profundidade entre duas ou mais pessoas, maior será a eficácia da comunicação. a comunicação entre um empregado e seu chefe se torna eficaz à medida que este procura manter distância daquele. um administrador de elevada hierarquia e “status” terá mais condições de realizar uma comunicação eficaz pelo prestígio de seu cargo. na comunicação consumatória, o outro é percebido como um objeto a explorar, seduzir ou enganar.
CONSULPLAN - 2012 - TSE - Analista Judiciário Atualmente, as organizações estão tentando melhorar as suas comunicações internas e externas, devido ao grande número de problemas gerados pela inadequação dessas comunicações. Qual é o procedimento recomendado na tentativa de maximizar a eficácia da comunicação organizacional? Utilizar linguagem técnica na elaboração de relatórios e e-mails. Usar de forma correta e constante o processo de retroação. Distanciar-se do mundo dos colaboradores. Aumentar o grau de entropia do sistema organizacional.
FUMARC - 2011 - PRODEMGE - Analista de Gestão Administrativa - O processo de comunicação é essencial para que as informações passem de uma pessoa a outra dentro das organizações. Quando a informação não ocorre de maneira clara, surgem as barreiras no processo de comunicação. Representa uma barreira humana à comunicação o espaço ou distância. as lacunas de tempo. as diferenças de sensitividade. a interpretação de palavras.
TJ-SC - 2011 - TJ-SC - Analista Administrativo - Nas organizações mais bem sucedidas do mundo, a área de comunicação interna recebe a máxima prioridade. Analise as proposições abaixo. I - Dado é um registro ou anotação a respeito de um determinado evento ou ocorrência. II - Emissor ou fonte é a pessoa, coisa ou processo que emite uma mensagem. III - Informação é o conjunto de dados com um determinado significado. IV - Ruído é uma interferência estranha que afeta a mensagem. É um elemento prejudicial ao processo de comunicação. V - Comunicação é o processo de transmissão de uma informação de uma pessoa para outra, sendo então compartilhada por ambas. Assinale a alternativa correta. As proposições I, II, III e V estão corretas. As proposições I, II, III e IV estão corretas. As proposições II, III, IV e V estão corretas. Somente as proposições I e V estão corretas. Todas as proposições estão corretas.
IADES - 2010 - CFA - Assistente Administrativo - Examinando a Comunicação Organizacional podemos observar que a Comunicação Mercadológica está voltada para o relacionamento entre a empresa e o público externo através da mídia, enquanto que a Comunicação Institucional refere-se ao relacionamento da empresa com o seu público interno e externo, por meio de diversos tipos de ferramentas. a divulgação dos produtos e serviços da instituição por meio da propaganda e publicidade. ao efeito motivacional causado nos colaboradores internos para a ampliação dos valores éticos da organização. ao relacionamento entre instituições governamentais, de acordo com o estabelecido pelos tribunais de conta.
FCC - 2006 - BACEN - Analista Administrativo - No processo de comunicação de pessoa para pessoa, os fatores que determinam a efetividade da comunicação e a fidelidade do processo são três: conhecimento, habilidade e atitudes. Na linguagem verbal, há cinco habilidades de comunicação, que são I. escrita. II. palavra. III.leitura. IV. audição. V.raciocínio. É correto afirmar que as habilidades I e II são, respectivamente, codificadora e decodificadora. I e III são, respectivamente, codificadora e decodificadora I e V são, respectivamente, codificadora e decodificadora. II e IV são, respectivamente, decodificadora e codificadora. III e V são, respectivamente, codificadora e decodificadora.
FCC - 2006 - BACEN - Analista Administrativo - Na Teoria da Comunicação, um dos pontos de maior importância é a preocupação com a pessoa que está na outra ponta da cadeia de comunicação: o receptor. Trata- se de efetividade. atitude. feedback. diretividade. empatia.
FGV - 2010 - BADESC - Analista Administrativo - As alternativas a seguir apresentam exemplo de comunicação eficaz, à exceção de uma. Assinale-a. O significado da mensagem é consistente. Há consequências após a comunicação. O canal de comunicação não tem ruído. O destinatário fornece retroação ao emissor. A comunicação é totalmente completada.
FUNIVERSA - 2010 - MTur - Administrador Disciplina: A respeito da comunicação vertical, assinale a alternativa incorreta. Há fluxo de informação tanto de cima para baixo, quanto de baixo para cima, na cadeia de comando organizacional. É também chamada de comunicação formal. Inclui a comunicação que diz aos níveis subordinados à diretoria o que fazer e como fazer. Ocorre em qualquer direção dentro da organização e inclui boatos, rumores e fofocas, que podem começar por qualquer pessoa, intencionalmente ou não. Ocorre quando os empregados enviam sugestões aos superiores.
COPEVE-UFAL - 2011 - UFAL - Secretário Executivo - Dadas as seguintes construções, I. O homem, na comunicação, utiliza-se de sinais devidamente organizados, emitindo-os a outra pessoa. II. A palavra falada, a palavra escrita, os desenhos, os sinais de trânsito são alguns exemplos de comunicação, em que alguém transmite uma mensagem a outra pessoa. III. O emissor, ao transmitir uma mensagem, nem sempre precisa ter um objetivo. IV. O receptor descodifica a mensagem no significado percebido e transmite um feedback à fonte. V. Qualquer mensagem precisa de um meio transmissor, o qual é chamado de canal de comunicação e refere-se a um contexto, a uma situação. está correto o que se afirma em I e V, apenas. I, II, III e IV, apenas. I, II, IV e V, apenas. I e IV, apenas. IV e V, apenas.
COPEVE-UFAL - 2011 - UFAL - Secretário Executivo Na condição de ferramenta estratégica, a comunicação organizacional deve ser capaz de impulsionar o desempenho e o sucesso de uma empresa. Para realização de um processo de comunicação, destacam-se: I. Transmissor – Processo ou equipamento que codifica a mensagem e transmite ao canal. II. Ruído – Processo ou equipamento que recebe e decodifica a mensagem. III. Fonte – Pessoa, processo ou equipamento que fornece a mensagem. IV. Receptor – Perturbações indesejáveis que tendem a alterar a mensagem. V. Destino – a pessoa, processo ou equipamento a quem é destinada a mensagem. Está correto o que se afirma em I, III e V, apenas. II, IV e V, apenas. I, III, IV e V, apenas. I, II, III e IV, apenas. V, apenas.
CESGRANRIO - 2009 - IBGE - Agente Censitário - A comunicação horizontal na empresa tem como propósito constituir um canal de comunicação informal. proporcionar coordenação e resolução de problemas interdepartamentais. fornecer informações sobre objetivos e comportamentos esperados pela alta cúpula da empresa. descrever, à direção executiva, problemas operacionais que comprometem o desempenho diário das atividades. motivar os funcionários a adotar a missão e os valores culturais da organização.
FCC - 2010 - BAHIAGÁS - Analista de Processos Organizacionais – Administração No processo de comunicação, a percepção e interpretação, por parte do receptor, do significado da mensagem recebida é denominada codificação. feedback positivo. decodificação. tautologia. resposta.
FCC - 2009 - TJ-AP - Analista Judiciário – Administração No intuito de melhorar a comunicação interpessoal e intergrupal numa organização de grande porte deve-se aperfeiçoar os fluxos descendentes e formais de comunicação escrita para melhorar a imagem da direção. centralizar os fluxos ascendentes e informais de comunicação oral visando elevar o controle gerencial. estimular os fluxos horizontais de comunicação informal e oral entre todos os funcionários em torno de metas e projetos. incentivar a comunicação formal e escrita entre os altos dirigentes dos setores de marketing e RH. reduzir os fluxos laterais de comunicação formal e informal para impedir as chamadas "centrais de boatos".
Report abuse Terms of use
HOME
CREATE TEST
COMMENTS
STADISTICS
RECORDS
Author's Tests