option

Directores2

COMMENTS STADISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Directores2

Description:
teste directores 2

Author:
jc
(Other tests from this author)

Creation Date:
19/04/2015

Category:
Driving Test

Number of questions: 58
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Augusto é titular da subcategoria C1 há menos de três anos e deslocou-se a uma escola de condução para se habilitar à categoria C. Poderá ele frequentar o respectivo curso de formação? Em caso afirmativo, quantas lições de prática de condução lhe deverão ser ministradas? Não, uma vez que é titular da subcategoria C1 há menos de três anos. Não, pois já está habilitado para conduzir veículos da categoria C. Sim, sendo o número de lições de prática de condução reduzido a metade, uma vez que é titular da subcategoria C1. Sim, sendo o número de lições de prática de condução reduzido para quatro, uma vez que é titular da subcategoria C1.
O regime judídico do ensino de condução estabelece a duração do curso de formação de um candidato à categoria B? Sim, o curso deve ter a duração de 28 lições de teoria e 32 de prática de condução. Sim, o curso deve ter a duração de 32 lições de teoria e 28 de prática de condução. Não, o curso deve ter a duração considerada adequada pelo instrutor, sem prejuízo do número mínimo de lições previsto para cada categoria ou subcategoria de veículos.
O número mínimo de lições de prática de condução para a habilitação da subcategoria D1, é reduzido a metade se o candidato for titular de carta de condução da categoria B há mais de três anos. A afirmação é verdadeira. A afirmação é falsa.
O titular do alvará e o director ou subdirector da escola são sancionados, pelo não funcionamento de qualquer dos elementos do equipamento obrigatório de uma escola de condução. A afirmação é verdadeira. A afirmação é falsa.
Caso uma escola de condução possua apenas uma sala de aula para o ensino de teoria e de técnica de condução, qual a área mínima que a sala deve possuir? 10 m2 15 m2 25 m2 30 m2.
A dissolução da sociedade titular de alvará de escola de condução, deve ser comunicada ao IMT? Não. Sim.
Sempre que o titular de alvará de escola de condução for uma pessoa colectiva, deve comunicar ao IMT qualquer alteração ao seu contrato social. A afirmação é correcta? Não. Não, desde que as alterações não infrinjam o estatuido no regime jurídico do ensino da condução. Sim, qualquer alteração deve ser comunicada no prazo de 60 dias. Sim, qualquer alteração deve ser comunicada no prazo de 90 dias.
Qual o prazo previsto no regime jurídico do ensino de condução, para as formalidades essenciais após a aprovação de instalação e apetrechamento? 30 dias. 60 dias. 90 dias. 6 meses.
A entidade interessada na abertura de escola de condução, ao ser notificada de aprovação das instalações, dispõe de quanto tempo para as apetrechar? 30 dias. 60 dias. 90 dias. 120 dias.
Na transmissão de escola de condução por morte, o incumprimento de regras júridicas por parte dos herdeiros, impedidos de serem titulares de alvará, tem como consequência o respectivo cancelamento. A afirmação é correcta? Não, tem como consequência a nulidade do alvará. Não, tem como consequência a revogação da concessão do alvará. Sim.
Na transmissão por morte de escola de condução, qual deve ser o procedimento dos herdeiros caso estejam impedidos de ser titulares de alvará, nomeadamente, no que respeita à idoneidade? Deve proceder, no prazo de seis meses, à cessão de exploração da escola de condução. Deve proceder, no prazo de um ano, à cessão de exploração da escola de condução. Deve proceder à transmissão da escola de condução no prazo de seis meses. Deve proceder à transmissão da escola de condução no prazo de um ano.
O incumprimento das normas do regime jurídico do ensino da condução, relativas à transferência de propriedade dos veículos de instrução, é da responsabilidade do: Titular do alvará. Director da escola de condução. Gerente da escola.
Uma escola de condução pretende vender um dos seus veículos de instrução a uma sociedade de transportes de mercadorias. Poderá fazê-lo? Não. Não, a transferência da propriedade de veículos de instrução apenas é permitida entre escolas de condução. Sim.
Como deverá ser efectuada a transferência da propriedade de veículos de instrução, entre escolas de condução? Deve ser precedida de revogação da licença de instrução, devendo a escola adquirente requerer junto do IMT o licenciamento do veículo. A escola de condução que adquirir a propriedade do veículo, deve requerer ao IMT a alteração da respectiva licença de instrução no prazo de oito dias. A escola de condução que adquirir a propriedade do veículo, deve requerer ao IMT a alteração da respectiva licença de instrução no prazo de trinta dias. A escola de condução que proceder à transferência da propriedade do veículo deve, no prazo de oito dias, comunicar tal facto ao IMT, para alterar a respectiva licença de instrução.
A utilização por uma escola de condução, de veículos não licenciados para o ensino, constitui infracção ao regime jurídico do ensino da condução? Não Sim, sendo tal infracçao da exclusiva responsabilidade do titular do alvará da escola de condução. Sim, sendo responsável pela infracção o titular do alvará e o director ou subdirector da escola de condução.
A mudança ou alteração das instalações da escola de condução sem prévia autorização do IMT, é sancionada com coima aplicável ao director da escola de condução. A afirmação é verdadeira. A afirmação é falsa.
A motivação e o nível de empenho dos trabalhadores numa organização, depende de uma gestão em que a satisfação dos objectivos individuais esteja estreitamente correlacionada com a prossecução dos objectivos organizacionais, Concorda com a afirmação? Sim. Não.
Na gestação organizacional o erro deve ser entendido como fonte de aprendizagem. A afirmação é correcta? Não, nunca deve ser entendido como fonte de aprendizagem. Sim, o erro deve ser considerado como fonte de aprendizagem, se for analizado pedagogicamente.
O desenvolvimento organizacional está relacionado com: As mudanças ocorridas dentro de uma organização, nomeadamente, o relacionamento com os funcionários, tendo como objectivo aumentar a eficiência e eficácia. As mudanças ocorridas dentro de uma organização, que visam apenas atingir uma maior rentabilidade.
Paulo é titular de carta de condução para a categoria B há mais de 4 anos, e pretende habilitação para a categoria C. Quantas lições práticas de condução deve ter, no mínimo? 10 lições. 12 lições. 14 lições. 16 lições.
Procedeu correctamente o director de uma escola de condução, ao validar a notação dada pelo instrutor que ministrou dezasseis lições práticas de condução a um candidato à categoria D? Não, o instrutor deveria ter ministrado 24 lições de prática de condução, uma vez que este é o número mínimo de lições para a categoria D. Não, o instrutor deveria ter ministrado 32 lições de prática de condução, uma vez que este é o número mínimo de lições para a categoria D. Sim, se o candidato for titular de carta de condução para a categoria B há mais de três anos.
Pedro é titular de carta de condução da categoria B há mais de 3 anos e pretende habilitação para a subcategoria C1. Quantas lições de condução deverá ter, no mínimo? 4 lições 8 lições 12 lições 16 lições.
O número minimo de lições de teoria de condução para a categoria D, é reduzido para metade se o candidato já for titular de carta de condução para a categoria C. A afirmação é verdadeira. A afirmação é falsa.
Tendo um candidato sido aprovado na prova teórica de condução um mês antes do termo de validade da licença de aprendizagem, qual o prazo para requerer a prova das aptidões e comportamento? Até ao termo de validade da licença de aprendizagem. Dois meses contados a partir do dia seguinte ao da realização da prova teórica. Doze meses contados a partir do dia seguinte ao da realização da prova teórica.
João, candidato a condutor à categoria B, tendo sido aprovado na prova teórica de condução, em que prazo deve requerer a prova das aptidões e do comportamento. No prazo de 6(seis) meses. No prazo de 1 (um) ano, contando a partir do dia seguinte ao da realização da prova teórica. No prazo de 2 (dois) anos. Dentro do período de validade da licença de aprendizagem, independentemente da data de aprovação na prova teórica.
A aprovação na prova teórica de condução está sujeita a algum período de validade? Não. Não, mas o candidato deve obter o titulo a que se habilita, dentro do período de validade da licença de aprendizagem. Sim. Sim, o período máximo de validade é de dois anos, contados a partir do dia seguinte ao da prova.
Um candidato a condutor deve ser titular e portador da licança de aprendizagem. Concorda com a afirmação? Não, um candidato deve ser apenas titular da licença de aprendizagem. Não, um candidato deve ser apenas portador da licença de aprendizagem. Sim, um candidato deve ser titular e portador da licença de aprendizagem. Sim, podendo no entanto a licança de aprendizagem ficar com o instrutor que ministra o ensino.
Qual o número mínimo de lições de teoria de condução a ministrar a um candidato que pretenda habilitação para a categoria D? 10 lições. 20 lições. 24 liçoes.
Terminada a aprendizagem de um candidato a condutor, com aproveitamento, é necessário o director da escola validar do instrutor para efeitos de propositura a exame? Sim. Sim, mas apenas nos casos em que o candidato tenha terminado a aprendizagem sem aproveitamento. Não, excepto nos casos em que a propositura a exame tenha sido feita pelo director contra o parecer do instrutor. Não.
Quem requer as provas de exame de um candidato a condutor proposto por uma escola de condução? O candidato. A escola de condução. O director da escola. O instrutor de condução.
Um indíviduo sem residência em território nacional e não saiba ler nem escrever, pode ser adimitido a exame de condução? Sim. Não.
A licença de aprendizagem tem uma validade de dois anos, a contar da data da sua emissão e não pode ser revalidada. A afirmação é verdadeira. A afirmação é falsa.
Em caso de indeferimento para a abertura de escola de condução, a entidade interessada pode interpor recurso? Sim. Não.
Em que prazo a entidade interessada na abertura de uma escola de condução, deve requerer a aprovação das suas instalações junto do IMT? No prazo máximo de 30 dias, a contar da data do deferimento para a abertura da escola de condução. No prazo máximo de 60 dias, a contar da data do deferimento para a abertura da escola de condução. No prazo máximo de 90 dias, a contar da data do deferimento para a abertura da escola de condução.
As câmaras municipais podem proibir o ensino prático da condução em determinadas vias? Sim, implementando para o efeito a sinalização adequada. Não. Não, o ensino da condução deve ser efectuado em qualquer via pública, nomeadamente em vias urbanas e não urbanas assim como em auto-estradas.
Francisco, instrutor numa escola de condução em Lisboa há menos de três anos, encontra-se casado com Joaquina, examinadora num centro de exames no Porto. Poderá Francisco adquirir uma quota na escola de condução onde exerce a actividade? Sim. Sim, a escola de condução não se encontra localizada no mesmo distrito do centro de exames, podendo adquirir uma quota não representativa da maioria do capital social. Não.
Assinale o conjunto de características passíveis de inviabilizar o correcto exercício das funções do director de uma escola de condução. Parcialidade, subjectividade e inflexividade. Dinamismo, actividade e autoridade. Estabilidade, objectividade e sensibilidade. Imparcialidade, objectividade e actividade.
Qual a aptidão requerida a um director de escola de condução em termos de capacidade conceptual? Aptidão para trabalhar com e por meio de pessoas, conhecendo o processo motivacional e fazendo um uso eficaz da liderança. Aptidão para compreender a complexidade da escola como um todo, com todas as áreas específicas nele enquadradas. Aptidão para aplicar conhecimentos, métodos e equipamentos necessários è execução de tarefas específicas.
Assinale as aptidões necessárias, para uma avaliação rigorosa do desempenho do instrutor: Subjectividade e parcialidade. Parcialidade e objectividade. Objectividade e imparcialidade. Imparcialidade e subjectividade.
Existindo um conflito entre dois elementos, o director deve evitar a resolução do conflito através da separação física ou emocional dos elementos envolvidos. A afirmação é verdadeira. A afirmação é falsa.
Qual a aptidão que poderá prejudicar o desempenho das funções exercidas pelo director de uma escola de condução? Parcialidade. Maturidade. Flexibilidade.
Das seguintes aptidões qual a considerada importante no perfil do director de uma escola de condução? Instabilidade. Imparcialidade. Inactividade. Subjectividade.
Na comunicação com os instrutores, o director de uma escola de condução deve socorrer-se da linguagem verbal e não verbal. A afirmação é verdadeira. A afirmação é falsa.
Enquanto líder de um grupo, o que deve o director de uma escola de condução ter sempre presente? Que o estilo de liderança adoptado deve ser o mesmo, independentemente das situações em que se encontre envolvido. Que conflito pode ser sintoma de ameaça da coesão do grupo. Que todo e qualquer conflito é, por si só, destrutivo para o grupo. Que a divergência de motivações entre os dois ou mais elementos de um grupo, corresponde sempre a uma causa de conflito intergrupal.
Qual a característica não adequada ao perfil do director de uma escola de condução? Responsabilidade. Autoritarismo. Liderança. Autoconfiança.
Em situação de conflito, qual deve ser o procedimento adoptado pelo director de uma escola de condução num clima de liderança participativa? Efectuar á separação física ou emocional das partes envolvidas. Promover o domínio de uma das partes sobre a outra. Promover a modificação do comportamento das partes envolvidas.
Considerando a importância da comunicação no exercício das funções do director de uma escola de condução e sendo ele o emissor de uma mensagem, assinale qual a fonte de ruído que pode ser imputada ao receptor: Utilização de frases mal construídas. Perturbações da fala. Utilização de palavras com sentido inexacto. Falta de atenção.
Assinale um conjunto de aptidões mais adequado no correcto exercício das funções do director de uma escola de condução: Flexibilidade, imparcialidade e subjectividade. Instabilidade, parcialidade e inactividade. Objectividade, flexibilidade e imparcialidade. Impulsividade, actividade e subjectividade.
De que forma deve o director de uma escola de condução assumir o processo de comunicação? Como processo dinâmico e unidireccional. Como processo estático e circular. Como processo estático e bidireccional. Como processo dinâmico e circular.
Sendo a liderança uma aptidão chave no perfil do director de uma escola de condução , qual a atitude comunicacional mais desajustada ao seu perfil de líder? Atitude de apoio. Atitude de autoridade. Atitude empática. Atitude interpretativa.
A capacidade de empatia deve fazer parte integrante do perfil de aptidões de um director de escola de condução. A afirmação é verdadeira. A afirmação é falsa.
A atitude de autoridade deve fazer sempre parte integrante do papel de líder que deve ser desempenhado pelo director de uma escola de condução. A afirmação é verdadeira. A afirmação é falsa.
Qual a aptidão capaz de inviabilizar o correcto desempenho das funções do director de uma escola de condução. Objectividade. Imparcialidade Actividade. Subjectividade.
O director, como líder, pode ser responsabilizado pela ruptura da unidade do seu grupo de trabalho, em caso de conflito: Ao promover a separação física ou emocional das partes envolvidas. Ao fomentar a domínio de uma das partes sobre a outra. Ao estimular ambas as partes a alterar o comportamento e a conceber outra relação.
Em que circunstância se considera que o director é um bom comunicador, tornando possível a fidelidade na comunicação? Quando a codificação é correcta. Quando a mensagem é emitida pelo emissor ao receptor. Quando a descodificação é correcta. Quando o universo de referências do emissor e do receptor são totalmente coincidentes.
Assinale a afirmação incorrecta: Gerir significa o acto de trabalhar com e por meio de pessoas e/ou grupos de pessoas, para atingir metas e alcançar objectivos organizacionais. O líder pode e deve mudar de estilo, sempre que tal se revele necessário. Para desempenhar as suas funções e cumprir os seus deveres com sucesso, o director deve possuir características de gestão e liderança. Por liderança, entende-se, a arte de influenciar pessoas, deixando-as empenharem-se involuntariamente em objectivos individuais.
Qual a aptidão considerada fundamental, no momento em que o director transmite a um instrutor o resultado de uma supervisão docente? Parcialidade. Autoridade. Subjectividade Capacidade comunicacional.
Qual a atitude que o director duma escola de condução, como líder, deverá preferencialmente assumir, face a um conflito entre dois elementos da sua equipa de trabalho? Promover a separação física ou emocional dos elementos envolvidos. Fazer com que um dos elementos domine o outro, inibindo a sua expresão. Proporcionar condições para que ambos modifiquem o seu comportamento.
Report abuse Terms of use
HOME
CREATE TEST
COMMENTS
STADISTICS
RECORDS
Author's Tests