Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONExercício de História Parte 1

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Exercício de História Parte 1

Description:
Exercício de História Parte 1 - Projeto Jurunas AA

Author:
Wellington De Sá
(Other tests from this author)

Creation Date:
18/05/2013

Category:
Driving Test

Number of questions: 5
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Observe o mapa abaixo e responda à questão a seguir. O mapa abaixo retrata um conflito ocorrido entre os anos de 1825 e 1828 envolvendo o Brasil. É correto afirmar que esse conflito se refere à Guerra *) contra Oribe, do Uruguai, e contra Rosas, da Argentina, que teve como desfecho a deposição dos respectivos presidentes. *) da Cisplatina que teve como desfecho a criação da República Oriental do ruguai. *) contra Atanásio Aguire, do Uruguai, acarretando no afastamento do mesmo e início da Gerra da Tríplice Aliança. *) da Tríplice Aliança, que culminou com a derrota dos paraguaios que foram dizimados. *) do Chaco contra Oribe, do Uruguai, que culminou com a criação das Províncias Unidas do Prata.
Observe a ilustração abaixo que se refere à Batalha de Écluse (1340), conflito inalgural da Guerra dos Cem Anos, e responda à questão a seguir: A ilustração, referente a Guerra dos Cem Anos, demonstra uma característica que predominou durante este conflito, que foi o fato de as batalhas navais terem se limitado. unicamente às atividades costeiras, com a finalidade de apoiar basicamente os exércitos e transportar as tropas utilizadas nas batalhas terrestres. ao transporte de tropas, combate em alto mar e escolta de navios mercantes, principalmente, no Mediterrâneo, que foi o principal teatro dos confrontos navais desta guerra. aos combates em alto mar, prenunciando o futuro das marinhas da França e da Inglaterra que passariam a predominar nos mares pelos próximos 600 anos. aos entrechoques de exércitos embarcados que procuravam cruzar um largo fosso de água salgada, no caso, o Canal da Mancha, principal teatro dos confrontos navais desta guerra. às atividades de defesa do litoral, transporte de tropas e, principalmente, auxiliando os exércitos em terra a executar cercos em cidades costeiras.
Observe a charge abaixo e responda à questão a seguir: A charge abaixo refere-se à Batalha da Jutilândia. Em relação a essa Batalha, é correto afirmar que: apesar de pouco significativa, precipitou uma série de ações navais que auxiliaram no fim da Segunda Guerra Mundial. foi a ação naval mais considerável durante a Segunda Guerra Mundial, determinando a hegemonia inglesa no Mar do Norte. apesar da sua curta duração, determinou a hegemonia alemã, no início da Primeira Guerra Mundial, no Mar do Norte. foi a mais longa ação naval ocorrida durante a Primeira Guerra Mundial, culminando com a vitória das forças da Etente. embora tenha sido a mais considerável ação naval ocorrida na Primeira Guerra Mundial, não foi no entanto decisiva.
Leia o trecho abaixo e responda à questão a seguir. O controle do Mediterrâneo (Mare Nostrum) permitiu a Roma dispor durante séculos de uma grande rota central entre suas províncias e, transportando suas legiões por essa via, realizar concentrações de forças, rápidas para a época, nos pontos mais importantes. As rotas marítimas favoreceram, portanto, os deslocamentos estratégicos, que, por seu turno, e asseguravam a grandeza e o poderio de Roma. CAMINHA, Vice-Almirante João Carlos. História Marítima. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército (BibliEx), Coleção General Benício. p.34 Sobre a Civilização Romana, é correto afirmar que em relação às guerras ocorridas, tanto durante o período da República quanto do Império, a importância do mar constituiu *) um fator meramente complementar, visto que todas as atenções estratégicas dos romanos estavam voltadas para as atividades no interior do continente europeu e na África Setentrional. *) um fator de segurança e de recursos importantes, enquanto as dificuldades eram maiores nas regiões periféricas afastadas das costas onde as comunicações eram mais penosas e vulneráveis. *) uma questão fundamental pelo fato de os romanos terem formado um império continental constituído basicamente de cidades-estado autônomas que necessitavam manter constante contato comercial. *) um recurso onde os romanos buscavam priorizar basicamente o expansionismo comercial, devido ao fato de sua economia se bazear unicamente na venda de produtos agrícolas e de artesanato. *) uma questão meramente de segurança que complementava as regiões periféricas onde os romanos mantinham um complexo sistema de comunicação por terra, sendo o único instrumento de integração do império.
Observe a figura abaixo e responda a questão a seguir: A figura abaixo representa de forma humorada, um acontecimento ocorrido no ano de 1942. O qual abalou as pretenções do rei português D. João II na sua política espansionista. É correto afirmar que tal acontecimento gerou como consequência a: *) edição da Bula Intercontera, em 1493, garantindo à coroa portuguesa as terras que viessem a ser descobertas até 150 léguas a oeste da Ilha da Madeira e do Arquipélago de Cabo Verde. *) assinatura do Tratado de Tordesilhas, em 1493, garantindo à coroa espanhola as terras descobertas a partir de 100 léguas a leste do Arquipélagoo de Capo Verde. *) assinatura do Tratado de Tordesilhas, em 1494, garantindo à coroa portuguesa as terras que viessem a ser descobertas até 370 léguas a oeste do Arquipélago de Cabo Verde. *) edição da Bula Intercontera, em 1494, garantindo à coroa espanhola as terras descobertas até 100 léguas a oeste da ilha dos Açores. *) assinatura do Tratado de Tordesilhas, em 1494, garantindo à coroa portuguesa as terras que viessem a ser descobertas até 370 léguas a leste das Ilhas dos Açores e da Madeira.
Report abuse Consent Terms of use