option
Questions
ayuda
daypo
search.php

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ON Fundamentos de Fisioterapia

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Fundamentos de Fisioterapia

Description:
Fundamentos de Fisioterapia

Author:
AVATAR
brunaorion
Other tests from this author

Creation Date: 23/10/2024

Category: University

Number of questions: 33
Share the Test:
New CommentNuevo Comentario
No comments about this test.
Content:
Todo profissional de saúde, dentro de suas funções específicas, deve estar apto a exercer a profissão, desenvolvendo ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, seja individualmente, seja no coletivo. Essas ações devem ser realizadas de forma integrada e contínua em todas as instâncias do sistema de saúde. Para isso, todo o trabalho desenvolvido está intimamente contextualizado com as necessidades e os problemas da sociedade. Para atingir altos padrões de qualidade, cumprindo princípios éticos e bioéticos, o fisioterapeuta se submete à responsabilização durante todo o processo, entendendo que não termina ao final do serviço técnico prestado, pois almeja, além da resolução do problema ou agravo de saúde, a sua manutenção. Agora leia as afirmações a seguir. Atualmente, prevalecem a assistência de reabilitação e as condutas prioritariamente voltadas para indivíduos doentes e inválidos. O fisioterapeuta é um profissional capacitado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde. Foram necessárias mudanças que formassem profissionais generalistas, humanistas, críticos e reflexivos.
Para contribuir com a manutenção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida, o fisioterapeuta deve considerar o indivíduo como um ser plural. Isso envolve circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas, culminando com consultas, avaliações, reavaliações, coletas de dados e execução e interpretação de exames compatíveis com o conhecimento. Ou seja, tudo que possa colaborar para intervenções adequadas e a escolha de condutas apropriadas até a alta da fisioterapia, o que inclui encaminhar o cliente/paciente a outros profissionais relacionados com as enfermidades e sequelas desses pacientes. Cada profissão tem seu próprio código de ética. O código de ética e deontologia da Fisioterapia não faz distinção das questões legais e morais, pois trata dos deveres éticos que norteiam o exercício da profissão. O código de ética não se estende às responsabilidades no exercício da profissão, e aqui destacamos a atuação em consonância à política nacional de saúde, pautada em preceitos da saúde coletiva, cujos serviços devem ser de qualidade. Todos os profissionais fisioterapeutas devem investir na capacitação e na aquisição de novos conhecimentos, sejam técnicos ou nas relações interpessoais, porque o homem é um ser conectado à vida social. O fisioterapeuta não precisa estar credenciado em um conselho regional. O conselho julga as infrações cometidas, devendo o fisioterapeuta, então, se sujeitar às penas disciplinares previstas na legislação em vigor. O fisioterapeuta que presta serviço no exercício da responsabilidade técnica tem resolução específica, mas fica a seu critério cumprir, garantindo os aspectos técnicos associados à ética e bioética que sejam reconhecidos e normatizados pelo Coffito. .
Sabemos que diversas mudanças e adaptações nos projetos pedagógicos são necessárias para adaptar os cursos de Fisioterapia às diretrizes, empregando medidas que aproximem o aluno dos saberes necessários dos cenários reais. Sendo assim, marque a seguir a alternativa correta. Para atingir o egresso desse modelo de profissional com características investigativas, é preciso que as IES permaneçam inflexíveis e pouco abertas a enriquecer e complementar as propostas curriculares. Por ser um curso de Saúde, contempla em seus conteúdos básicos as Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Sociais e Humanas, e conhecimentos de Fisioterapia, assim como se propõe o estudo das biotecnologias, porque está envolvida no universo tecnológico. O projeto pedagógico busca uma formação integral, articulando o ensino, a pesquisa e a assistência. Não pode ser centrado no aluno como sujeito da aprendizagem, porque é construído coletivamente, e os professores são instrutores que permitem o processo de ensino-aprendizagem. As diversas áreas de atuação e complexidade em que o fisioterapeuta pode atuar após a graduação compreendem a visão generalista do fisioterapeuta, pouco humanista. É dentro de conhecimentos biotecnológicos que o acadêmico vai aprender conteúdos gerais e específicos de recursos terapêuticos, técnicas manuais e tecnologias, que permitem a inserção em grandes áreas médicas.
Podemos dizer que essa formação congrega a pesquisa, o ensino, a extensão e a assistência, reunindo nesses grandes eixos a investigação científica de forma humanista, oportunizando discussões que motivam a ampliação do olhar acadêmico, que contribuirá para uma formação mais completa, culminando no egresso de um profissional com habilidades e capacidades de prescrever e executar atendimentos qualificados e especializados. Agora marque a alternativa correta que corresponde à formação do fisioterapeuta. Um currículo que inclua aspectos complementares que dão um perfil de habilidades e competências, sem considerar fatores como instituição, flexibilidade individual, demandas e expectativas dos setores de saúde da região. Um currículo que visa à formação de um acadêmico que compreenda, interprete, preserve, reforce, fomente e difunda padrões técnicos internacionais e nacionais, sem se preocupar com aspectos regionais e históricos ou seus cenários de pluralismo e diversidades culturais. Apenas atividades práticas que antecedem os estágios curriculares devem ser realizadas na IES ou instituições conveniadas à IES, que levam a campo os alunos no final do curso. As atividades práticas de intervenções somente nos níveis de atuação ambulatorial e hospitalar devem ser realizadas de forma gradual e crescente, da observação ao prático-assistido das atividades clínico-terapêuticas. Que os alunos sejam estimulados ao estudo da Saúde Coletiva, sobre a ótica das linhas de cuidado, visando à promoção e prevenção de saúde, assim como à produção de pesquisas e investigação, a fim de evidenciar a necessidade do profissional em todos os ambientes.
Quai alternativa a seguir melhor descrevem o objetivo das metodologias de ensino ativo É uma metodologia que traz para o aluno o desenvolvimento de habilidades e competências. Ao estimular a criatividade e o pensamento crítico. É uma proposta de educação na qual o aluno busca dar forma e significado no aprender, mantendo contato com diversos materiais. Buscam oferecer a quebra de paradigmas, como a educação centrada no professor, cujo papel era unilateral na formação do aluno.
A base da inovação das metodologias de ensino é o aluno, as demais ferramentas se somam, incentivando este a adquirir conhecimentos que promovem um aprendizado de forma mais autônoma. O professor é o mediador que vai orientando, provocando e fomentando o conhecimento.Vamos verificar alguns tipos de metodologias ativas: Aprendizagem criativa (AC) Aprendizagem baseada em projetos Problem-Based Learning (PBL) Aprendizagem baseada em problema (ABP).
A base da inovação das metodologias de ensino é o aluno, as demais ferramentas se somam, incentivando este a adquirir conhecimentos que promovem um aprendizado de forma mais autônoma. O professor é o mediador que vai orientando, provocando e fomentando o conhecimento.Vamos verificar alguns tipos de metodologias ativas: Educação maker Metodologia ágil Team-based learning (TBL) Design thinking.
Esse tipo de ensino é basicamente um método que possibilitou a coexistência de atividades on-line e presenciais, criando um modo de aprendizado dinâmico, flexível e de liberdade. Essa metodologia propõe mudanças organizacionais de sala de aula, tempo e plano pedagógico, assim como o engajamento de todos os envolvidos no processo educacional, aprimorando habilidades de alunos e professores. Ensino Híbrido Ensino Presencial Ensino EaD.
Existem, no entanto, diferentes tipos de metodologias de ensino híbrido que podem ser oferecidos associada ou individualmente, tais como os modelos sustentados, que trazem o conforto de se ter uma maior familiaridade e proximidade com o ensino tradicional. A seguir, veja mais algumas dessas metodologias: Sala de aula invertida Laboratório rotacional Rotações por estações.
Existem, no entanto, diferentes tipos de metodologias de ensino híbrido que podem ser oferecidos associada ou individualmente, tais como os modelos sustentados, que trazem o conforto de se ter uma maior familiaridade e proximidade com o ensino tradicional. A seguir, veja mais algumas dessas metodologias: Modelo flex Rotação individual Modelos disruptivos Educação a distância (EaD).
Os processos de ensino/aprendizagem precisaram se inovar para compor um novo cenário acadêmico. Diante dos avanços e das transformações das tecnologias e da sociedade, surgiram metodologias que fazem do cenário acadêmico um espaço mais vivo. Agora analise as afirmativas a seguir: I. No que se refere ao papel do ensino superior, o estudo da relevância de mercado de trabalho, o relacionamento com o Estado e a urgência de mudanças tornaram cada vez mais necessária a apresentação de alternativas de operacionalização da chegada das inovações metodológicas nas IES. II. Muitas das metodologias de ensino usadas atualmente são chamadas de ativas e buscam oferecer a educação centrada no professor, cujo papel é ativo e unilateral na formação do aluno. III. A base da inovação das metodologias de ensino é o aluno. As demais ferramentas se somam, incentivando-o a adquirir conhecimentos que promovem um aprendizado de forma mais autônoma. IV. As mudanças de comportamentos e as políticas de qualificação de profissionais de educação, com continuidade na formação, observados os princípios de liberdade acadêmica e autonomia, são desafios de grande complexidade e que requerem atenção e planejamento.
Método que tornou a coexistência das atividades on-line e presenciais um modo de aprendizado dinâmico, flexível e de liberdade. Inseriu atividades on-line nas disciplinas, propondo mudanças organizacionais de sala de aula, tempo e plano pedagógico, assim como o engajamento de todos os envolvidos no processo educacional, e aprimorou habilidades de alunos e professores. Essa metodologia se chama: metodologia ABP. ensino híbrido. educação maker. metodologia PBL. aprendizagem criativa.
O código de ética do fisioterapeuta contém os padrões morais que os profissionais de classe devem conhecer, aceitar e observar e têm como objetivo regular as relações entre os membros dessa categoria, bem como entre ela e a sociedade, de maneira impositiva. Não é dada ao profissional a possibilidade de optar pela postura ética que ele julga mais adequada para resolver determinado dilema. Se divergir do código, será: Enaltecido; Franqueado; Punido; Indulgenciado; Absolvido.
Por meio de uma avaliação fisioterapêutica, baseada em uma anamnese - coleta de dados do paciente - com o levantamento da queixa principal e com a execução de exames clínicos funcionais (inspeção, palpação e testes específicos), podemos fechar nosso diagnóstico. O fisioterapeuta pode solicitar exames complementares que possam auxiliar no diagnóstico cinesiológico funcional, além de acompanhamento de caso clínico. A resolução que traz essas determinações é Resolução Coffito 10; Resolução Coffito 424; Resolução Coffito 8; Resolução Coffito 80; Resolução Coffito 938.
A respeito das Resoluções do Coffito, qual é a principal função: Resolução Coffito 10 Resolução Coffito 424 Resolução Coffito 8 Resolução Coffito 938 .
No Brasil, no final do século XX, foi criado o primeiro Mestrado em Fisioterapia na Universidade de São Carlos UFSCar e, desde então, diversos programas de pós-graduação na área da Fisioterapia passaram a oferecer mestrados e doutorados pelo Brasil. PORQUE Com o objetivo de buscar a Fisioterapia baseada na prática clínica associada a evidências científicas, os fisioterapeutas passaram a realizar cursos strictu sensu de Fisioterapia no Brasil e no mundo, dando início à participação mais intensa desses profissionais na ciência. Analisando as afirmações acima, conclui-se que: As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. As duas afirmações são falsas.
D. Joana, 56 anos, costureira, é encaminhada para o setor de Fisioterapia, com quadro de dores lombares, que piora com atividade física e diminui com repouso. O fisioterapeuta prescreve como tratamento diatermia de ondas curtas, mobilizações passivas articulares e massoterapia. Podemos afirmar que o fisioterapeuta, preferencialmente, deve estar atuando com a especialidade de: Fisioterapia Gerontológica; Fisioterapia Dermatofuncional; Fisioterapia Musculoesquelética; Fisioterapia Oncológica; Fisioterapia Neurológica.
"Suponha que, em visita domiciliar feita a um senhor com 86 anos de idade, com síndrome de imobilidade, já restrito ao leito há 4 anos, déficit cognitivo grave e úlceras de pressão (feridas) sacral, um fisioterapeuta tenha observado sinais claros de negligência e abuso por parte dos familiares (filho, nora e dois netos adolescentes). Suponha, ainda, em relação a esse caso, que a assistente social da respectiva unidade básica de saúde UBS) tenha informado que a aposentadoria recebida pelo paciente era parte essencial da renda familiar. " A que área da fisioterapia (especialidade) o texto se refere? Que nível de complexidade de atenção à saúde o indivíduo necessita do fisioterapeuta? Fisioterapia Gerontológica, em nível de complexidade de atenção à saúde; Fisioterapia Gerontológica, em nível de atendimento à alta complexidade Fisioterapia Musculoesquelética, em nível de atendimento à média complexidade; Fisioterapia Oncológica, em nível de complexidade de atenção básica; Fisioterapia Oncológica, em nível de atendimento à alta complexidade.
Antonio, 58 anos, refere alteração na marcha há cerca de 3 anos. O quadro foi precedido de perda gradual de destreza em ambas as mãos, em função do tremor ao tentar realizar atividades manuais finas. Evoluiu com lentificação dos movimentos e dificuldade na marcha. Foi diagnosticado, na época, com Doença de Parkinson e prescrito, como medicação, levodopa, sem melhora. Necessita de acompanhamento fisioterapêutico, de preferência, na especialidade de: Fisioterapia Gerontológica; Fisioterapia Dermatofuncional; Fisioterapia Musculoesquelética; Fisioterapia Oncológica; Fisioterapia Neurológica.
A Fisioterapia é uma das profissões da área da saúde com maior crescimento nos últimos tempos. Surgiu com o cenário de saúde-doença ao longo dos diversos períodos históricos pelos quais a civilização passou. E vem mudando, onde cada vez ela está ligada à preservação e manutenção da saúde funcional. Veja as afirmativas abaixo: A Fisioterapia é uma das profissões da área da saúde com maior crescimento nos últimos tempos e tem como objeto de estudo a cinesia e a função de órgãos e sistemas do corpo humano. O termo fisioterapeuta, em nível mundial, recebe diferentes títulos nos diferentes países, sendo nos Estados Unidos da América chamado de physiotherapists - terapeuta físico. Nos Estados Unidos é comum, ainda evidenciarmos profissionais chamados de respiratory therapists que atendem, especificamente, pacientes com disfunções neurológicas. .
Nos dias de hoje, com a preocupação crescente com a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população, a Fisioterapia não é mais centrada apenas na doença, mas, sim, na prevenção e no tratamento de um ser humano como um todo. O fisioterapeuta deverá ter um olhar para nosso objeto de estudo que é a : A saúde psíquica, através do olhar biopsicossocial; A saúde física, somente através de exercícios de recuperação física; A saúde funcional, através da cinesia de órgãos e sistemas; A saúde física, sempre com olhar da preparação física de sequelados; A saúde biopsicossocial, sempre através da reabilitação de incapacitados.
Apesar das dificuldades enfrentadas, a Associação Brasileira de Fisioterapia, na década de sessenta, procurava centrar suas ações no sentido do reconhecimento oficial da profissão. E graças a esse empenho, a Fisioterapia no Brasil foi regulamentada como profissão através: da lei 6316, de 17 de dezembro de 1975; do golpe militar em 31 de março de 1964; da Resolução COFFITO 8, de 20 de fevereiro de 1978; da Resolução COFFITO 80, de 09 de maio de 1987. do decreto-lei n. 938 de 13 de outubro de 1969; .
Fisioterapia é uma Ciência e como toda ciência tem como base as pesquisas desenvolvidas na área e está sempre em evolução. Leia as afirmativas abaixo: No Brasil, a Fisioterapia existe desde a década de 50 e embora seja conhecida pela sociedade como uma ciência reabilitadora, ela não somente trata, mas, estuda, promove saúde funcional, previne disfunção de órgãos e sistemas de todo o corpo humano. O objeto de estudo da Fisioterapia é o comportamento humano, o movimento relacionado a função de órgãos e sistemas do corpo humano. A fisioterapia tem ações nos cuidados à saúde do indivíduo nos três níveis de complexidade. Na atenção básica, junto à promoção de saúde, na atenção à saúde na média complexidade e na alta complexidade. .
Erroneamente, achamos que a Fisioterapia é uma técnica, movimentos ou até mesmo reabilitação. A Fisioterapia é uma ciência, e como tal tem como base as pesquisas desenvolvidas na área e está em constante evolução. Outras observações que devemos salientar em relação ao seu conceito: Fisioterapia preventiva A fisioterapia usa mecanismos terapêuticos próprios de sua área. O objeto de estudo da Fisioterapia é a Cinesia.
Erroneamente, achamos que a Fisioterapia é uma técnica, movimentos ou até mesmo reabilitação. A Fisioterapia é uma ciência, e como tal tem como base as pesquisas desenvolvidas na área e está em constante evolução. Outras observações que devemos salientar em relação ao seu conceito: Modelo biopsicossocial Atenção básica Atenção à saúde na média complexidade Atenção à saúde na alta complexidade.
Sobre as diferentes formas de cinesioterapia, assinale a alternativa correta: Na cinesioterapia ativo-assistido: O paciente realiza os movimentos completamente sem o auxílio do fisioterapeuta. Na cinesioterapia passiva o movimento é realizado pelo fisioterapeuta, sem a participação do paciente A cinesioterapia ativa é utilizada quando o paciente não consegue realizar nenhum tipo de movimento.
A cinesioterapia é um recurso da fisioterapia que consiste em um conjunto de exercícios que visam melhorar a força, a resistência e a mobilidade. Os exercícios devem ser indicados por um fisioterapeuta de acordo com o estado de saúde e o objetivo do tratamento. Movimentos ativos Movimentos ativos assistidos Movimentos passivos.
A fisioterapia possui muitas áreas de atuação e especialidades, no qual o profissional pode escolher aquela que mais lhe agrada. Entretanto, algumas especialidades muito difundidas no mercado de trabalho ainda não foram autorizadas e reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia - COFFITO. Dessa forma, das opções abaixo assinale a única especialidade da Fisioterapia que é autorizada e reconhecida pelo COFFITO Fisioterapia Hospitalar Fisioterapia em Terapia Intensiva Pilates Fisioterapia Ortóptica Fisioterapia Pediátrica.
O Decreto de Lei n° 8.856, de 1° de Março de 1994, Fixa a jornada de Trabalho dos Profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais. Segundo esse Art. 1º Os profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais ficarão sujeitos à prestação máxima de quantas horas semanais? 20 horas semanais. 40 horas semanais. 35 horas semanais. 30 horas semanais.
As ações privativas da fisioterapia no ambito do SUS estão relacionadas na redução do consumo de medicamentos, estímulo e grupalidade e a formação de redes de suporte social, possibilitando a participação ativa do usuário do SUS na construção de projetos terapêuticos individuais e na identificação das práticas à serem desenvolvidas em determidada área. Em qual nível de fisioterapeuta pode atuar no SUS: Nível secundário e terciário. Nível primário e terciário. Nível primário, secundário e terciário. Nível primário.
A fisioterapia é uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em orgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas, na atenção básica, média e alta complexidade. Marque as alternativas corretas. A fisioterapia fundamenta suas ações em mecanismos teraupêticos próprios, sistematizados pelos estudos da biologia, das ciências morfológicas, das ciência fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patológica de orgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais. O fisioterapeuta é o profissional de saúde, com formação acadêmica superior, habilitado à construção do diagnótico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnótico Fisioterapêutico) O fisioterapeuta realiza prescrição das condutas, a sua ordenação e indução do paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço. O fisioterapeuta protege o cliente/paciente/usuário e a instituição/programa em que trabalha contra danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência por parte somente dos outro membros da equipe de saúde, advertindo o profissional.
O fisioterapeuta tem por objetivo restaurar os movimentos e funções comprometidas depois de uma doença ou acidente. Devido a sua história , a sociedade não enxerga esse profissional ligado a promoção de saúde e prevenção de doenças (atenção básica). Pode-se afirmar que esse fato ocorre devido: As diretrizes curriculares nacionais para o curso de FIsioterapia (DCNs) que restrigem a atuação do fisioterapeuta. As leis do pais, principalmente as relacionadas a criação do SUS As leis que regulamentam a profissão, pois relacionam o fisioterapeuta aos cuidados na média e alta complexidade. Ao seu surgimento e crescimento da Fisioterapia, que ocorreu após a Segunda Grande Guerra.
A fisioterapia é uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, traumas e (ou) doenças adquiridas, na atenção básica, média e alta complexidade. A profissão a qual se refere o texto foi regulamentada. Lei n° 6.316/75 Decreto Lei n° 938/69 Lei n° 8.856/94 Decreto Lei n° 9.640/84 Resolução COFFITO n° 10.
Report abuse