option
My Daypo

Geodésia I

COMMENTS STADISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Geodésia I

Description:
AP-HN/2021

Author:
AVATAR
3SG HN DIAS 3SG HN CIPRIANO
(Other tests from this author)


Creation Date:
11/09/2021

Category:
Science

Number of questions: 80
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
O que é Geodésia? (responda em letras minúsculas).
Quem é o pai da Geodésia moderna? (responda em letras minúsculas).
Quem foi o primeiro a propor que a Terra é esférica? (resposta em letras minúsculas).
De quem partiu as primeiras tentativas de dimensionar a esfera terrestre? Aristóteles Pitágoras Eratóstenes de Cirene Posidônio de Apamea Al-Mamun.
De quem partiu a primeira determinação “confiável” da circunferência da Terra? Aristóteles Pitágoras Eratóstenes de Cirene Posidônio de Apamea Al-Mamun.
Quem realizou experiência para determinação da circunferência da Terra através da variação do ângulo vertical da estrela polar? Aristóteles Pitágoras Eratóstenes de Cirene Posidônio de Apamea Al-Mamun.
De acordo com _____ que realizou experiência entre as cidades de Malvosin (perto de Paris) até Sourdon (perto de Amiens), foi estabelecido que 1º fosse igual a 111.210 m. Picard Newton Família Cassini Clarke Hayford.
A teoria de _____ dizia que a Terra era achatada nos pólos. Picard Newton Família Cassini Clarke Hayford.
Correlacione: Geodésia Geométrica Geodésia Física Geodésia Celeste.
Superfície equipotencial do campo de gravidade da Terra que mais se aproxima do nível médio dos mares em repouso e por convenção possui campo da gravidade terrestre nulo. Geoide Elipsóide Elipsóide de revolução Modelo Real Modelo Astronômico.
As forças gravitacionais possuem influência indireta sobre a dinâmica dos oceanos e da circulação de calor ao redor do planeta. F V.
Como as distribuições de massa são homogêneas, os geoides não são superfícies irregulares e perpendiculares em todos seus pontos às linhas de força. V F.
É utilizado como referência para as altitudes ortométricas: Geoide Elipsóide Elipsóide de revolução Modelo Real Modelo Astronômico.
O ________ é o sólido gerado pela rotação de uma elipse em torno de seu eixo menor. A superfície adotada corresponde ao _____ Bi-Axial. Geoide Elipsóide Elipsóide de revolução Modelo Real Modelo Astronômico.
Ondulação Geoidal é a distância entre a superfície geoidal e elipsoidal. Por convenção é negativa quando o geoide estiver acima do elipsóide, e positiva quando o geóide estiver abaixo do elipsóide. V F.
Correlacione: Altitude Ortométrica Altitude Geométrica Ondulação geoidal.
Ângulo formado entre a vertical e a normal que passam por um ponto: Desvio da Vertical Desvio da Normal Primeiro Vertical Componente Meridiana.
Correlacione Normal Vertical.
Este ângulo mede a inclinação do geoide em relação ao elipsoide de referencia: Desvio da Vertical Desvio da Normal Primeiro Vertical Componente Meridiana.
Seu cálculo pode ser em função de suas componentes ortogonais: na direção norte-sul está a Componente meridiana(ξ), e na direção leste-oeste está o Primeiro Vertical (η). Desvio da Vertical Desvio da Normal Deformação do Primeiro Vertical Deformação da Componente Meridiana.
Qual das Geodésias estudam a tecnologia GNSS e a solução de posicionamento terrestre através de satélites artificiais ? Geodésia Celeste Espacial Geodésia Celeste Astronômica Geodésia Geométrica Geodésia Física Geodésia Satelital.
Qual a melhor localidade em termos altimétricos para a implantação/escolha de um DATUM? Localidade com a menor Ondulação Geoidal possível. Localidade com a maior Ondulação Geoidal possível. Localidade com a boa visibilidade horizontal. Localidade com a menor Altitude geométrica possível. Localidade com a maior Altitude geométrica possível.
Ângulo formado entre a intersecção da reta normal com o plano do equador. Latitude geodésica Latitude geocêntrica Desvio da Vertical Componente Meridiana Primeiro vertical.
Ângulo formado entre a reta que liga o ponto do local com o centro do elipsoide e o plano do equador. Latitude geodésica Latitude geocêntrica Desvio da Vertical Componente Meridiana Primeiro vertical.
Gerada pelo plano normal de um ponto, perpendicular ao plano do meridiano (0,Y,Z). Latitude geodésica Latitude geocêntrica Desvio da Vertical Meridiana Primeiro vertical.
Gerada pelo plano normal de um ponto que passa pelos dois polos (X, 0, Z) Latitude geodésica Latitude geocêntrica Desvio da Vertical Meridiana Primeiro vertical.
Permite a localização espacial de qualquer feição sobre a superfície terrestre. Validação por meio de redes geodésicas. Sistema de referência geodésico Primeiro Vertical Componente meridiana Sistema Geodésico convencional Sistema Geodésico Local.
É fixo à terra. Possui como origem o centro de massa da terra, considerando inclusive a atmosfera. Sistema de referência geodésico Primeiro Vertical Componente meridiana Sistema Geodésico convencional Sistema Geodésico Local.
Elipsoides com finalidade de ajustar o referencial a uma certa região, são ditos? Topocêntricos Geocêntricos de Revolução Geodésicos Convencionais.
A altitude é registrada no (a) ________ e transportada por nivelamento para outros locais. marégrafo local do levantamento ponto de rastreio papel carta náutica.
Enquanto o SAD-69 possui orientação geocêntrica o SIRGAS 2000 é topocêntrico. V F.
O país adota dois sistemas de referencial oficiais: SIRGAS 2000 e SAD-69. V F.
Os dados fornecidos pelo SAD-69 e o SIRGAS 2000 não são compatíveis entre si, logo suas informações não podem ser inseridas em uma mesma carta, pois há um deslocamento espacial entre as coordenadas determinadas pelos dois sistemas em aproximadamente: 65m 50m 100m 25m 35m.
O maior problema gerado pelo uso de dois sistemas distintos é a dificuldade em compatibilizar as informações geográficas de várias origens. V F.
O SAD69 foi fixado no espaço atribuindo para o ponto CÓRREGO ALEGRE. F V.
A realização inicial do sistema SIRGAS é composta por __ estações distribuídas pelo continente Sul Americano. ___destas estações estão localizadas no Brasil, sendo que __ delas coincidem com estações da RBMC (Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo). 58 - 11 - 9 60 - 10 - 8 58 - 11- 12 60 - 11 - 8 50 - 10 - 5.
O WGS 84 é um sistema de referência que possui características muito próximas ao SIRGAS 2000. A diferença entre coordenadas de um ponto referidas aos dois sistemas está estimada em valor inferior a __. 5 centímetros 4 centímetros 3 centímetros 2 centímetros 1 centímetro.
A rede que realizou o WGS-84 é composta por 1591 estações, sendo 5 estações monitoradas por GPS. F V.
O elipsóide adotado para o WGS-84 é o: GRS 80 WGS-84 Hayford GRS 84 GRD 84.
O posicionamento e a orientação de um Sistema Geodésico Local são feitos através de: (podem ter mais de uma resposta) Coordenadas de um ponto origem. Orientação (azimute inicial). Ondulação geoidal. As componentes do desvio da vertical: componente meridiana (ξ) e componente primeiro vertical (η). Normal ao Elipsoide. Vertical ao Elipsoide.
O elipsóide adotado para o SIRGAS-2000 é o: GRS 80 WGS-84 Hayford GRS 84 SIRGAS-2000.
O elipsóide adotado para o SAD 69 é o: GRS 80 WGS-84 Hayford GRS 67 SIRGAS-2000.
CONVENTIONAL TERRESTRIAL SYSTEM (CTS): aproxima-se de um sistema geodésico ideal (origem no centro de massa da Terra e eixos coincidentes com os eixos principais de inércia da Terra). As coordenadas de um ponto na superfície terrestre, referenciadas a este sistema, variam com o tempo. F V.
INSTANTANEOUS TERRESTRIAL SYSTEM (ITS): aproxima-se de um sistema geodésico ideal (origem no centro de massa da Terra e eixos coincidentes com os eixos principais de inércia da Terra). As coordenadas de um ponto na superfície terrestre, referenciadas a este sistema, não variam com o tempo. F V.
Correlacione: CTS ITS ITRS ITRF.
São técnicas espaciais de posicionamento: (podem ter mais de uma resposta) SLR/LLR VLBI GNSS DORIS IUGG RBMC.
O Sistema Geodésico Brasileiro - SGB, é composto pelas: REDE ALTIMÉTRICA, REDE HORIZONTAL, REDE GRAVIMÉTRICA e REDE ESPACIAL. F V.
Conjunto de estações geodésicas, equipadas com receptores GNSS de alto desempenho, que proporcionam, uma vez por dia ou em tempo real, observações de grande qualidade e confiabilidade para a determinação de coordenadas no Brasil. RBMC SGR RAAP SGB RBMB.
São formas de aquisição de dados que compõem a rede horizontal do SGB: (podem ter mais de uma resposta) GNSS Poligonação Triangulação TRANSIT Trilateração.
Clique no mapa geoidal do SGB tem origem geocêntrica.
No sistema SAD 69 temos grande parte do Elipsoide acima do geoide, no Brasil. F V.
Os pontos (ou objetos) de referência podem ser terrestres ou extraterrestres. F V.
Os métodos para determinação das coordenadas podem ser relativos (coordenadas referenciadas a pontos materializados) ou pontuais (coordenadas diretamente associadas ao geocentro). V F.
São métodos de posicionamento baseados em ondas de rádio: OMEGA DECCA LORAN ALPHA DURA.
Primeiro sistema operacional de posicionamento por satélite: LORAN TRANSIT GNSS DECCA GLONASS.
O Sistema Transit foi o primeiro a permitir posicionamento em tempo real. F V.
O Sistema Transit possui uma geometria pobre, o mais comum era observação de apenas 2 satélites por vez. F V.
Constelação de satélites que foi planejada para garantir pelo menos 4 satélites acima do horizonte do observador. GPS TRANSIT LORAN DECCA OMEGA.
O GPS foi declarado operacional para o civil em: 1984 1990 1995 1992 1993.
O GLONASS foi declarado operacional para o civil em: 1984 1990 1995 1992 1993.
O GALILEO foi declarado operacional em: 2010 1998 2002 2021 2016.
O GPS é baseado no conceito de Triangulação. Distância para pontos conhecidos. V F.
Segmentos GNSS, Correlacione: SEGMENTO ESPACIAL SEGMENTO DE CONTROLE SEGMENTO DE USUÁRIOS.
Correlacione: GPS C/A (Coarse Acquisition) P (Precise) L2C (Civilian) L5.
Atualmente os satélites transmitem duas ondas portadoras (L1 e L2 ). V F.
MARQUE A ESTRUTURA DA MENSAGEM DE NAVEGAÇÃO GPS: Efemérides transmitidas (parâmetros orbitais, correções temporais) Identificação do satélite Número da semana GPS Idade dos dados Estado do relógio do satélite Almanaque Dados de propagação atmosférica Diferença de tempo GPS – TUC Diferença de Altitude entre os Satélites Perigos à navegação próximos do usuário.
Rede global que acompanha os satélites, monitora e processa os sinais e envia dados e comandos para a constelação: Segmento de Controle Estação de Monitoramento Estação principal Estação de terra.
Teve descontinuidade e problemas de manutenção nos anos 2000, mas passou por modernização a posteriori. GPS NAVSTAR BEIDOU GLONASS GALILEO.
O ___transmite diferentes códigos na mesma frequência portadora. Enquanto o ___ transmite o mesmo código em frequências portadoras diferentes. GPS - GLONASS GLONASS - GPS BEIDOU - GPS GPS - BEIDOU GLONASS - BEIDOU.
De 6 a 11 satélites visíveis em qualquer lugar da Terra: GPS BEIDOU GLONASS NAVIC ZENITH.
Os satélites do Sistema GALILEO transmitem três ondas portadoras (L1, E5 e E6) F V.
O BEIDOU atualmente possui 39 satélites em sua constelação. V F.
Qual o nome do primeiro sistema de posicionamento por satélites implantado na década de 60 pela US Navy? (resposta em letras minúsculas).
Dentre os sistemas de posicionamento por satélites estudados (de cobertura global) qual deles entrou em funcionamento para o publico civil mais recentemente? (resposta em letras minúsculas).
Sobre sistemas de posicionamento por satélite, correlacione: EUA Japão União Européia Rússia Índia China Brasil.
Correlacione os sistemas GNSS com suas características : GPS GLONASS BEIDOU GALILEO.
O WGS 84 é um sistema de referência que possui características muito próximas ao SIRGAS 2000. V F.
Qual a diferença de ordem de grandeza da quantidade de estações geodésicas entre o sistema WGS-84 e o SIRGAS2000 ? WGS84 1591 estações - SIRGAS2000 184 estações - 8 x maior WGS84 1590 estações - SIRGAS2000 160 estações - 10 x maior WGS84 1111 estações - SIRGAS2000 11 estações - 100x maior WGS84 2411 estações - SIRGAS2000 115 - 20 x maior.
Qual tipo quanto a origem do sistema SAD 69, o elipsoide e DATUM? Topocêntrico, GRS67, CHUÁ. Geocêntrico, GRS80 , Córrego Alégre Geocêntrico, GRS87 . CHUÀ Topocêntrico, GRS67 , Córrego Alégre.
Os satélites transmitiam mensagens de navegação, com os valores dos parâmetros orbitais previstos para o instante da transmissão (efemérides precisas) V F.
Report abuse Terms of use
HOME
CREATE TEST
COMMENTS
STADISTICS
RECORDS
Author's Tests