option

Geografia de Santa Catarina

INFO STADISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Geografia de Santa Catarina

Description:
Questões sobre geografia de Santa Catarina

Author:
Byme
(Other tests from this author)

Creation Date:
12/10/2010

Category:
Geography
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
TAKE THE TEST
Last comments
No comments about this test.
Content:
"Um mosaico étnico-cultural", esta frase caracteriza o estado de Santa Catarina, que juntamente co as belezas das paisagens naturais, festas religiosas, tradições e artesanato, deram ao Estado uma posição de destaque a uma vocação turística. Sobre suas regiões, tradições e características turísticas, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª. Snow Valley Beto Carrero World Museu do Mar Parque das Nascentes Marejada Fenarreco Tirolfest Farol de Santa Marta Festival de Danças Turismo da maçã.
Sobre a localização geográfica de Santa Catarina, analise as seguintes proposições: I. Santa Catarina localiza-se ao sul do Trópico de Câncer e, junto com o Rio Grande do Sul, está inserida na zona temperada. II. Devido à sua grande distância leste-oeste de 48°W de logitude a 53°W, o estado de Santa Catarina possui mais de um horário, todos atrasados em relação a Londres. III. O divisor natural entre Santa Catarina e Argentina é o Rio Peperi-Guaçu, confluência com o Rio Uruguai e corresponde ao ponto do extremo oeste catarinense. IV. O território catarinense encontra-se entre os paralelos 25° e 29°, de latitude sul e entre os meridianos de 48° e 53°, de longitude oeste, portanto sua principal característica é a subtropicalidade. Estão corretas as alternativas: I e II II e III I e III III e IV I e IV.
Sobre o quadro humano e econômico catarinense, analise as seguintes proposições: I. Santa Catarina, nos últimos decênios, sofreu intenso processo de desruralização, apontando já na década de 80 população urbana maior que a rural. II. A suinocultura e a avicultura catarinense têm expressão nacional e estão concentradas no oeste e extremo-oeste do Estado. III. Santa Catarina destaca-se na policultura em que sobressaem alguns produtos, como a maçã, a cebola, o fumo e o milho. IV. A estrutura de pequenas propriedades assegurou ao estado um modelo de desenvolvimento bastante singular no contexto brasileiro. V. Alguns indicadores sócio-econômicos, como a expectativa de vida, o analfabetismo e a renda "per capita", colocam Santa Catarina em situação privilegiada no cenário brasileiro. Estão corretas as proposições: I, II e IV III, IV e V I, II, III e IV II, III, IV e V Todas estão corretas.
(PUC-PR) O centro-oeste catarinense onde se encontram cidades como Chapecó e Concórdia, caracteriza-se por sua economia baseada em elementos, tais como: indústria têxtil e de motores elétricos. extração e beneficiamento da hulha. mineração do chumbo, talco e cobre. milho, aves, suínos e frigoríficos. extração da madeira e indústria de móveis.
(ACAFE) As indústrias de Santa Catarina se apresentam bem diversificadas, entretanto, algumas áreas se destacam em determinados ramos: I. A região de Joinville-Jaraguá do Sul concentra as indústrias voltadas pra a produção de produtos metalúrgicos, elétricos, plásticos e mecânicos; e tem grande projeção nacional e internacional. II. Nas áreas dos Campos de Lages e Planalto de Canoinhas, predominam as indústrias de beneficiamento de madeira e de fabricação de papel e papelão. III. Na área da Grande Florianópolis, a atração exercida pela capital influenciou no surgimento de indústrias variadas de grande porte que se destacam no cenário catarinense. IV. O oeste do Estado é responsável pela grande produção da agroindústria, na qual as empresas adotam o sistema integrado: o agricultor é fornecedor de matérias-primas às grandes indústrias locais. São corretas as afirmativas: I I, II e IV I, II, III e IV II e IV II e IV.
Com relação às características do Estado de Santa Catarina, assinale a alternativa CORRETA. Os rios Tubarão, Itajaí-Açu, Araranguá e Itapocu estão orientados para a vertente do Rio Paraná. "A altitude corrige a latitude" é um conceito importante que explica a identificação de dois subtipos climáticos: um no litoral com verões quentes e outro na região do planalto, com verões brandos. Principalmente no inverno, a massa tropical atlântica é responsável pelos ventos do quadrante sul que se abatem sobre o litoral e especialmente, sobre o oeste catarinense. É característica da forma de ocupação do espaço catarinense o predomínio de cidades e aglomerações pré-urbanas segundo um traçado linear, em consequência da forma de demarcação das antigas colônias.
Com relação ao carvão catarinense, assinale a alternativa INCORRETA. A construção da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina foi de vital importância para o início da exploração do carvão, no começo do século XX. A Revolução de 1930 impulsionou a indústria carbonífera, ao estabelecer a obrigatoriedade, para as indústrias nacionais, do consumo de 10% de carvão nacional. Com a crise do petróleo houve a necessidade de se aumentar a produção do carvão, buscando substituir o óleo diesel. Para tanto, foi estimulada a mecanização do processo de lavra, o que redundou num agravamento das condições de trabalho dos mineiros e dos problemas ambientais. O presidente Collor desregulamentou a atividade carbonífera nacional, o que levou o Brasil a importação de carvão metalúrgico, causando grandes prejuízos as indústrias carboníferas, principalmente as instaladas em Santa Catarina, pelo fato de nosso Estado ser o único a produzir carvão metalúrgico. Um dos grandes problemas da exploração do carvão sempre foi a poluição ambiental, o que não se constitui atualmente num problema, pelo fato de não se explorar mais carvão em Santa Catarina.
Com relação ao Estado de Santa Catarina, é CORRETO afirmar: O esboço da hierarquia urbana de Santa Catarina caracteriza-se pela ausência de um polo urbano que se sobressaia, quer pelo porte, quer pela dinâmica. Na verdade, a ausência de uma unidade urbana, que se destaque sobre as demais, constitui um reflexo da excessiva compartimentação do espaço catarinense, gerada por condicionantes de ordem geográfica e histórica. Ao norte, um trecho da fronteira catarinense com o estado do Paraná é assinalado pelo Rio Negro, afluente do Iguaçu e subafluente do Rio Paraná, que constitui, juntamente com os rios Paraguai e Uruguai, os três grandes formadores do Rio da Prata. Já no século XVI, o oeste catarinense era ocupado de maneira esparsa por agricultores açoreanos que, através de uma agricultura de subsistência, passaram a fornecer alimentação abundante para abastecer o sudeste brasileiro. As formações campestres ocorrem no Planalto Catarinense, intercaladas no domínio da Araucária. Os mais expressivos núcleos campestres naturais de Santa Catarina estendem-se pelos municípios de Lages, São Joaquim e Campos Novos. A influência do urbanismo português pode ser observada na capital do Estado através da morfologia de seu plano urbano, especialmente no centro comercial e administrativo da Ilha, e de algumas heranças arquitetônicas que ainda subsistem na tão alterada paisagem florianopolitana.
Assinale as afirmações verdadeiras. Os açorianos e vicentistas estão ligados à ocupação do litoral, onde inicialmente desenvolveram atividades agrícolas e pesqueiras. O Extremo Oeste sofreu influência da expansão colonial gaúcha e do próprio estado, e sua ocupação é mais recente. Os imigrantes europeus fixaram-se principalmente no Vale do Itajaí, onde atualmente aparece uma agricultura moderna e indústrias diversificadas.
Levando em consideração as atividades do setor secundário das regiões geoeconômicas de Santa Catarina, relacione as colunas. Concentra no seu litoral, as maiores indústrias pesqueiras. Possui o maior parque industrial de Santa Catarina. O seu setor secundário vem crescendo modestamente desde 1975, apresentando, na sua maioria, indústrias de médio porte Concentra a maioria das indústrias de descartáveis plásticos.
Com relação a agricultura catarinense, assinale a alternativa INCORRETA. No Sul encontramos uma grande produção de arroz e fumo. Predomina a mão de obra familiar. No Planalto Serrano encontramos cidades que se destacam na produção de maçã. A piscicultura tem se constituído em mais uma alternativa para o pequeno agricultor, pois absorve mão de obra contratada de boias-frias e meeiros. Boa parte da produção é feita pelo sistema de agricultura integrado à indústria fumageira.
(NSB) Em relação ao eixo madeireiro de Santa Catarina é válido afirmar: Ocorre no Planalto de Lages e planalto norte catarinense. Campos Novos, Canoinhas e Curitibanos também participam dele. As espécies nativas são o pinho, a erva-mate e a imbuia. O reflorestamento geralmente é feito com pinus.
Dadas as seguintes alternativas, destaque a INCORRETA: No Eixo Florestal destacam-se a extração de espécies nativas como o pinheiro do paraná, a canela, o carvalho e o eucalipto. As principais cidades do Eixo Agroindustrial são: Chapecó, Joaçaba, Concórdia e Videira. O Vale do Itajaí, com absoluta proeminência de indústrias têxteis, localiza-se no Eixo Dinâmico. No Eixo Mineral, grande parte das áreas de policultura estão sendo substituídas pelo cultivo de fumo.
A vegetação Araucária Augustifólia, Mata dos Pinheiros, é uma formação vegetal que permite melhor aproveitamento econômico. Não só pelo valor como pela homogeneidade. A erva-mate está presente nestas formações. A região na qual se encontra tal formação vegetal é: O extremo oeste O litoral meridional O planalto lageano A zona carbonífera O Vale do Itajaí-açu.
Sobre a capital do Estado de Santa Catarina, analise as proposições: I. Florianópolis, juntamente com Vitória (ES), São Luís (MA), constitui uma das três capitais insulares do país. II. O setor industrial há muito superou o setor de prestação de serviços, constituindo com a atividade turística, as duas principais atividades econômicas da capital. III. Dentre os diversos monumentos históricos do centro de Florianópolis, destaca-se o Mercado Público, que com sua arquitetura neoclássica abriga um concorrido entreposto de peixes e frutas. IV. A comunidade de Santo Antônio de Lisboa, localizada na região nordeste de Florianópolis, se destaca pelas tradições dos primeiros imigrantes açorianos. Estão corretas as proposições: I, II e III II, III e IV I, III e IV II e IV Todas estão corretas.
Portal da Região Serrana:.
Registro de menores médias térmicas do país:.
Onde fica a Serra do Corvo Branco, também conhecida como a Terra das Hortaliças?.
Onde está localizado o Museu da Imigração Italiana?.
Onde se localiza anualmente a festa nacional do pinhão, conhecida pelo turismo rural e os saltos e cachoeiras do Rio Caveiras?.
Seu antigo nome era Ouro Verde, devido a presença da erva-mate:.
Principal entroncamento rodoferroviário do planalto catarinense, forma uma só unidade com a cidade de Rio Negro:.
Onde fica localizado o Museu e a Universidade do Contestado?.
Localiza-se quase na fronteira com a Argentina, se beneficia com isto pela integração com o MERCOSUL:.
Maior parque estadual, ocupa 1% do território catarinense, constitui um trecho da Serra do Mar, onde temos um dos últimos remanescentes da Mata Atlântica:.
O Estado de Santa Catarina conta com uma boa rede de portos, que facilita o escoamento da produção para exportação. Assinale a alternativa que contenha somente cidades portuárias catarinenses. Itajaí, Imbituba e São Francisco do Sul. Itajaí, Laguna e Porto Belo. Laguna, Florianópolis e Porto Belo. São Francisco do Sul, Tubarão e Florianópolis.
O Estado de Santa Catarina é uma grande zona de processamento de exportações. Utiliza matérias-primas locais ou importadas, processa e vende artigos acabados. Correlacione as cidades (coluna da esquerda), com seus respectivos produtos de exportação (coluna da direita): (1) Criciúma ( ) Motores Elétricos (2) Concórdia ( ) Cerâmica (3) Jaraguá do Sul ( ) Papel (4) São Bento do Sul ( ) Suínos e Aves (5) Três Barras ( ) Móveis Assinale a alternativa que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo: 3, 1, 5, 2 e 4 4, 5, 2, 1 e 3 2, 4, 1, 3 e 5 3, 5, 4, 2 e 1.
A população indígena de Santa Catarina, remanescente da grande nação tupi-guarani, atualmente se encontra localizada em reservas tais como Ibirama, Xanxerê e Chibangue (Chapecó). O grupo indígena que predominava na região litorânea catarinense, quando da chegada dos primeiros europeus, era constituído pelos: ianomâmis (yanomamis) caingangues (kaingangs) xoclengues (xoklengs) carijós.
Santa Catarina é um dos estados brasileiros que mais recebeu imigrantes de origem alemã, durante os séculos XIX e XX. Por isso, quando em abril de 1917 o país rompeu suas relações diplomáticas e comerciais com a Alemanha, no contexto da Primeira Grande Guerra, esse episódio: em nada afetou as populações residentes em Santa Catarina. levou à expulsão dos filhos de alemães do território catarinense. paralisou totalmente o desenvolvimento da indústria existente no Estado. deflagrou em várias cidades uma série de protestos contra os alemães.
Em Santa Catarina foi iniciado, em 1983, um Festival de Dança que hoje se constitui um dos principais festivais do Brasil e, até mesmo, da América Latina. Reunindo mais de 4000 brasileiros, todos os anos, esse festival acontece na cidade de: Joinville Blumenau Criciúma Florianópolis.
Santa Catarina foi o cenário de uma curiosa experiência social, no século XIX, com a instalação de uma comunidade em que as pessoas viviam produzindo de acordo com a sua vocação e dividindo a produção, em harmoniosa vida comunitária. Isso ocorreu na: colônia Nova Ericeira. colônia de açorianos e madeirenses, no litoral. colônia industrial do Saí. colônia de russos, no norte do Estado.
Santa Catarina adota como símbolos estaduais os definidos pela Constituição do Estado e pelas leis. São considerados árvore-símbolo e flor-símbolo do Estado de Santa Catarina as seguintes espécies: o pinheiro "araucária angustifólia" e a rosa. o eucalipto e a flor do garapuvu. o pinheiro "pinus elliotti" e a flor do ipê-amarelo. a imbuia e a orquídea "laelia purpurata".
Santa Catarina apresenta "Ilhas Culturais" muito características, originárias do processo de ocupação de seu território. As culturas açoriana, alemã, italiana e gauchesca identificam, respectivamente, as seguintes cidades: São Joaquim, Urussanga, Ibirama, Garopaba. Garopaba, Ibirama, Urussanga, São Joaquim. Urussanga, São Joaquim, Garopaba, Ibirama. Ibirama, Garopaba, São Joaquim, Urussanga.
O vice-rei D. Luiz de Vasconcelos e Sousa teria manifestado muito entusiasmo pela abertura de um importante caminho ligando o litoral catarinense ao planalto do Estado, nos anos de 1787/1790. Esse caminho corresponderia hoje, aproximadamente, ao traçado de qual rodovia? Estrada da Serra do Rio do Rastro BR 101 Estrada D. Francisca BR 116.
Durante o período do Brasil Colônia o espaço catarinense era quase inexpressivo em termos políticos, econômicos e sociais. A então Província de Santa Catarina apresentava, na Região Litorânea, apenas três pequenas aglomerações urbanas, com características de Vila. Essas aglomerações deram origem às atuais cidades de: Itajaí, Laguna, Araranguá. Joinville, São Francisco do Sul, Araranguá. Itajaí, Florianópolis, Joinville. São Francisco do Sul, Florianópolis, Laguna.
Report abuse Terms of use
HOME
CREATE TEST
INFO
STADISTICS
RECORDS
Author's Tests