option
My Daypo

Gestão Administrativa

COMMENTS STADISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Gestão Administrativa

Description:
CFHP BM 2021

Author:
AVATAR

Creation Date:
14/10/2021

Category:
Open University

Number of questions: 55
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
O ato de administrar é trabalhar com e por intermédio de outras pessoas na busca de realizar objetivos da organização, bem como, de seus membros. Verdadeiro Falso.
A administração tem uma série de características entre elas um circuito de atividades interligadas, busca de obtenção de resultados, proporcionar a utilização dos recursos físicos e materiais disponíveis, envolver atividades de: aplicação, organização, direção e controle planejamento, organização, direção e correção planejamento, instituição, direção e controle planejamento, obtenção, direção e controle planejamento, organização, direção e controle.
O planejamento consiste em definir objetivos para traçar metas assim identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças Verdadeiro Falso.
Escolha a ordem correta. ( ) significa preparar processos a fim de obter os resultados planejados ( ) são necessárias, para que os objetivos relacionados no planejamento continuem alinhados ( ) aqui é possível vislumbrar todo o processo de planejar, organizar e direcionar ( ) é discernir se o resultado foi o almejado Assim é possível recomeçar um novo ciclo com mais planejamento e suas etapas subsequentes 1 Liderar 2 Controle 3 Direção 4 Organizar 4, 2, 3, 1 4, 3, 2, 1 4, 1, 3, 2 4, 1, 2, 3 1, 2, 3, 4.
A habilidade de administrar nos mais variados níveis de organização, são divididas em três grupos: Habilidades Técnicas Habilidades Humanas Habilidades Conceituais Verdadeiro Falso.
Interligue as características: 1- Habilidades Conceituais ( ) Instrução 2- Habilidades Humanas ( ) requer interação com as pessoas e suas atitudes exige compreensão 3- Habilidades Técnicas ( ) o gestor precisa conhecer cada setor, como ele trabalha 3, 1, 2 1, 2, 3 1, 3, 2 2, 1, 3 3, 2, 1.
São componentes estruturais: os sistemas de totalidade, os sistemas de autoridade e os sistemas de comunicações os sistemas de integridade, os sistemas de autoridade e os sistemas de comunicações os sistemas de totalidade, os sistemas de integridade e os sistemas de comunicações os sistemas de responsabilidade, os sistemas de autoridade e os sistemas de comunicações os sistemas de totalidade, os sistemas de integridade, apenas.
São modelos de organização: Organização Empresarial Organização Máquina Organização Política Verdadeiro Falso.
De acordo com seus representantes, temos: O nível estratégico é representado pelos gerentes O nível tático representado pelos gestores O nível operacional demais trabalhadores Verdadeiro Falso.
Tem uma visão global, ele coordena, define, formula, estabelece uma autoridade de forma construtiva, competente, enérgica e única São responsáveis pelo elo entre o nível estratégico e operacional gestores trabalhadores gerentes assistentes soldados.
Julgue os conceitos a seguir: 1- A estrutura básica, por sistemas, é representada pela Secretaria Executiva de Defesa Social, Secretaria Executiva de Gestão Integrada, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar gerências e superintendências administrativamente subordinadas ao Secretário de Defesa Social; 2- aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil; 3- Missão da CBMPE: Promover a preservação da vida, do patrimônio e do meio ambiente, através das ações de prevenção e extinção de incêndios, resgate, busca e salvamento e atendimento pré hospitalar no Estado de Pernambuco, visando o bem estar social (Lei de Organização Básica do CBMPE) Apenas a primeira está correta Apenas a terceira está correta 1 e 2 estão corretas 2 e 3 estão corretas 1, 2 e 3 corretas.
Escolha a alternativa que contém ERRO, quanto a valores atribuídos ao CBMPE. Solidariedade, Disciplina Criatividade, Valorização da vida, Hierarquia, Ética Profissional e Conduta Companheirismo e Compromisso Coragem.
As organizações foram evoluindo quanto ao valor empregado ao seu pessoal. Antes estes eram considerados apenas como recursos, dessa forma eram vistos como servis e passivos Atualmente, as mudanças sofridas pelas empresas as levaram em uma única direção o reconhecimento do ser humano. Verdadeiro Falso.
Julgue os itens a seguir: 1- Gestão de Pessoas é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais, quanto individuais 2- O termo Administração de Recursos Humanos é muito restrito, pois implica a concepção das pessoas que trabalham numa organização apenas como recursos , ao lado dos recursos materiais e financeiros N.D.R Os itens 1 e 2 estão errados Os itens 1 e 2 estão corretos Apenas o item 1 está correto Apenas o item 2 está correto.
A Gestão de Pessoas traz outro olhar em torno dos funcionários de uma empresa, enxerga-os como ____________, como _______ Gestores, Estrategistas Colaboradores, Parceiros Gerentes e Executivos Trabalhadores, Funcionários Empregados e Assalariados.
Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde a capacidade do sujeito O Perfil do Profissional de Gestão de Pessoas exige muita habilidade para lidar com as relações que se estabelecem entre a organização e as pessoas que a compõem. Deve ser capaz de entender o sujeito como: Agente proativo Dotado de visão própria Inteligência Habilidade humana Agente comum.
Os seis processos definidos por Chiavenato são: 1- Agregação, 2- Aplicação, 3- Recompensa, 4- Desenvolvimento, 5- Manutenção 6- Monitoração Verdadeiro Falso.
Julgue os conceitos abaixo: 1- Liderar é engajar se em um ato que inicia uma estrutura nas interações como parte do processo de solucionar um problema mútuo. 2- A Liderança Militar é a arte de influir nos soldados para que cumpram missões designadas às suas unidades 1 e 2 estão corretas 1 e 2 estão errada Apenas 1 está correta Apenas 2 está correta N.D.R.
Líderes Ressonantes é empático e expressa esse sentimento ao grupo Esse tipo de ressonância reforça a sincronia da equipe fazendo com que as pessoas sintam se compreendidas (valorizadas) e compromissadas com suas atividades profissionais compartilhando ideias, aprendendo uns com os outros, tomando decisões colaborativa, Qual das alternativas abaixo, NÃO corresponde ao exemplo de líder ressonantes Visionário, conselheiro Agregador, Empreendedor Democrático, Carismático Servidor Agressivo.
Líderes Dissonantes É desprovido de empatia, não transmite confiança nos atos e nas palavras que professa, visa benefício próprio e não coletivo Pode parecer eficaz em curto prazo, mas suas atitudes desmentem seu aparente sucesso ressoa exclusivamente o lado negativo do aspecto emocional, estimulando o lado negativo do conflito, exaurindo as pessoas, são exemplos: Agressivo, Despótico, Autocrático e Arrogante N.D.R Visionário, Conselheiro Agregador e Empreendedor Democrático e Carismático.
Qual dos itens abaixo NÃO corresponde qualidade de liderança Entusiasmo e Integridade Imparcialidade e Firmeza Zelo e confiança Humildade e bondade Contentamento e orgulho.
Os principais tipos de Chefia são: 1. Democrática ou persuasiva 2. Autoritária 3. Liberal ou laissez faire 4. Carismática 5. Paternalista Verdadeiro Falso.
Relacione na ordem correta 1. Autoritária 2. Liberal ou laissez faire 3. Democrática ou persuasiva ( ) É aquela cuja autoridade emana do seu exemplo, da sua habilidade, da sua capacidade e se alicerça no elevado padrão de disciplina e eficiência, que exige de si e de seus subordinados ( ) É predominantemente despótica É aquele que insiste na obediência cega com completa subordinação à sua vontade qualquer crítica ou indagação lhe parecerá insolente e perigosa Busca uma obediência imposta por não ter capacidade de discuti-la ( ) É aquele que se limita a fazer o que o grupo pretende Em geral é uma pessoa muita insegura, que tem receio de assumir responsabilidades não dá instrução nenhuma, cada um de seus subordinados faz o que quer, a confusão é completa 3, 1 e 2 3, 2 e 1 1, 2 e 3 1, 3 e 2 2, 1 e 3.
Quanto aos tipos de Chefia, julgue: 1- Carismática - É o dom natural de liderar. O grupo funciona submisso às suas ideias 2- Paternalista - É o protetor, mas não é inspirador como o democrático. O grupo desenvolve a livre iniciativa. Apenas a 1 está correta Apenas a 2 está correta 1 e 2 estão corretas 1 e 2 estão erradas N.D.R.
Quanto a Visão, escolha se o item corresponde a Chefe ou Líder: Acompanha Administra recursos humanos, Diz: Vá, Orienta, Diz: vamos Líder, Chefe, Chefe, Líder e Líder Chefe, Líder, Chefe, Líder e Líder Líder, Chefe, Chefe, Líder e Chefe Líder, Líder, Chefe, Líder e Chefe Chefe, Líder, Líder, Chefe e Líder.
O exercício da ______ é uma prerrogativa de um _____ muitas vezes independe da capacidade de seu detentor, visto que o direito de comandar é um mandato recebido __________. Porém, é claro que um chefe não cumprirá bem o seu papel, a não ser que desenvolva em si próprio, as qualidades que o tornará um indivíduo digno do seu título; que o tornará um _____ Chefia, cargo, legalmente, líder liderança, cargo, legalmente, chefe Chefia, chefe, legalmente, líder liderança, líder, legalmente, chefe Chefia, líder, legalmente, chefe.
Julgue: 1- Chefia Militar ::“É a arte de influenciar e conduzir homens a um determinado objetivo obtendo sua obediência, confiança, respeito e leal cooperação” A chefia militar é em essência, o próprio exercício do comando“ 2- Comando é a autoridade que o militar exerce sobre seus subordinados, em virtude do posto, graduação ou função” Ambas estão corretas Ambas estão incorretas Apenas a 1 está correta Apenas a 2 está correta N.D.R.
Julgue: Comunicação é a capacidade de transmitir e expressar idéias, feedback, pensamentos, imagens, emoções e informações de modo a gerar no outro um motivo para a ação Em geral, as pessoas dão maior importância à transmissão de idéias porque é através dela que informamos, ensinamos e pensamos Verdadeiro Falso.
São componentes que distinguem os bons comunicadores, EXCETO: Auto imagem ou autoconceito Saber ouvir, Clareza de expressão Capacidade para lidar com sentimentos de contrariedade Transparência Ansiedade.
Julgue: 1- Até 90% do conteúdo de uma mensagem é transmitido através do corpo. 2- São elementos da linguagem corporal: rugas na teta, nariz, canto da boca 3- O corpo fala aquilo que a razão tenta omitir dos demais 1, 2 estão corretas e 3 incorreta 1, 2 e 3 estão incorretas 1, 2, e 3 estão corretas 1, 2 estão incorretas e 3 correta 1 e 3 estão incorretas e 2 correta.
Saber Ouvir: A comunicação, em geral, consiste em: 45% 16% 30% 09% Saber ouvir, ler, em falar, em escrever Ler, Saber ouvir, em falar, em escrever Saber ouvir, em falar, em escrever, ler Saber ouvir, em falar, ler, em escrever Ler, em falar, Saber ouvir, em escrever.
A motivação orienta e direciona o comportamento, é a força que atua por trás de nossas necessidades básicas fome, sede e sexo, por exemplo E também é a força que vai atuar por trás das nossas outras necessidades, as psicossociais Verdadeiro Falso.
De acordo com a pirâmide das necessidades de Maslow, ordene corretamente. Auto realização, Estima, Sociais, Segurança e fisiológicas Estima, Auto realização, Sociais, Segurança e fisiológicas Sociais, Auto realização, Estima, Segurança e fisiológicas Segurança, Auto realização, Estima, Sociais, e fisiológicas Fisiológicas, Auto realização, Estima, Sociais e Segurança.
Escolha a alternativa correta 1- Devemos evitar sufocar o senso de autodeterminação das pessoas com recompensas extrínsecas de forma exagerada, pois prejudicam o interesse intrínseco 2- Motivação em longo prazo caracteriza se pela persistência em realizar objetivos que estão no futuro mais distante, longe de serem alcançados; uma das dificuldades é vencer as resistências iniciais e dispor de energia para alcançá-los. 3- O conflito é um processo natural, comum a todas as sociedades e grupos As emoções podem influenciar o comportamento motivacional do indivíduo dificultando a busca da realização dos objetivos 4- Motivação por compensação ou transferência Ocorre quando o indivíduo tenta satisfazer alguma necessidade impossível de ser satisfeita por meio da satisfação de outra necessidade complementar ou substitutiva Apenas a 2 está incorreta Todas estão corretas Todas estão incorretas Apenas a 4 está incorreta Apenas a 3 está incorreta.
Logística se entende um conjunto de métodos e meios destinados a fazer o que for preciso para entregar os produtos certos, no local adequado, no tempo combinado Verdadeiro Falso.
Gerenciamento Logístico é a parte da gestão da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla de maneira eficiente e efetiva os fluxos diretos e reversos, a armazenagem de bens, os serviços e informações relacionadas entre o ponto de origem e o ponto de consumo a fim de encontrar os requerimentos dos clientes Verdadeiro, Falso.
Complete: _________________ responde pela aquisição de materiais na quantidade e qualidade desejadas no tempo necessário ao melhor preço possível, do fornecedor adequado _________________ engloba as diferentes formas de movimentar os materiais ou produtos, seja interna ou externamente _________________ destinado à guarda, localização, segurança e preservação do material adquirido adequado à sua natureza, a fim de suprir as necessidades operacionais dos setores integrantes da estrutura organizacional do CBMPE Denominado também como __________ deve possuir alto grau de honestidade, lealdade,confiança e disciplina Gestão de compras, Transporte, Almoxarifado, Almoxarife Transporte, Gestão de compras, Almoxarife, Almoxarifado Almoxarifado, Almoxarife, Gestão de compras, Transporte Almoxarife, Gestão de compras, Transporte, Almoxarifado N.D.R.
Quanto a responsabilidade dos agentes públicos na Gestão de Logística 1- A responsabilidade será civil quando ocorrer prejuízos para o Estado ou para pessoa física ou jurídica 2- A responsabilidade civil não isenta o responsável da sanção administrativa e/ou criminal relativa ao evento 3- A responsabilidade civil imputada ao agente ou auxiliar culpado acarretará o ressarcimento dos danos ou prejuízos causados ao Estado ou a terceiros, com as cominações legais, em decorrência da respectiva ação regressiva promovida pelo Estado 4- Os débitos resultantes de responsabilidade civil não se anulam pela absolvição administrativa ou criminal do agente, exceto quando, em última instância, a ação civil correspondente for julgada improcedente Todas estão corretas Apenas a 1 está incorreta Apenas a 2 está incorreta Apenas a 3 está incorreta Apenas a 4 está incorreta.
Escolha a alternativa que contenha todos os Princípios Orçamentários Anualidade ou Periodicidade, Unidade, Universalidade, Equilíbrio, Exclusividade, Especificação, Publicidade ou Transparência Anualidade ou Periodicidade, Duplicidade, Universalidade, Equilíbrio, Exclusividade, Especificação, Publicidade ou Transparência Anualidade ou Periodicidade, Unidade, Universalidade, Equilíbrio, Exclusividade, Especificação Anualidade ou Periodicidade, Unidade, Equilíbrio, Exclusividade, Especificação, Publicidade ou Transparência Anualidade ou Periodicidade, Unidade, Universalidade, Exclusividade, Especificação, Publicidade ou Transparência.
Complete na sequencia correta _______________ a lei orçamentária deve compreender todas as receitas e todas as despesas pelos seus totais _______________ princípio orçamentário, de natureza complementar, segundo o qual, no orçamento público, deve haver equilíbrio financeiro entre receita e despesa _______________ dispõe que o orçamento deve ser elaborado e autorizado para um determinado período de tempo, geralmente um ano _______________ Princípio segundo o qual os orçamentos de todos os órgãos que constituem o setor público devem fundamentar se segundo uma única política orçamentária, estruturarem se uniformemente e ajustarem se a um método único Universalidade, Equilíbrio, Anualidade ou Periodicidade, Unidade Unidade, Universalidade, Equilíbrio, Anualidade ou Periodicidade Anualidade ou Periodicidade, Universalidade, Equilíbrio, Unidade Equilíbrio, Universalidade, Anualidade ou Periodicidade, Unidade Universalidade, Equilíbrio, Anualidade ou Periodicidade, Exclusividade.
Complete na ordem correta _________________ O conteúdo orçamentário deve ser divulgado (nos veículos oficiais de comunicação para conhecimento do público e para eficácia de sua validade _________________ Princípio orçamentário clássico, segundo o qual a lei orçamentária não conterá matéria estranha à previsão da receita e à fixação da despesa _________________ O princípio determina que, na Lei Orçamentária Anual, as receitas e despesas devam ser discriminadas, demonstrando a origem e a aplicação dos recursos Publicidade, Exclusividade, Especificação Especificação, Publicidade, Exclusividade Exclusividade, Publicidade, Especificação Publicidade, Exclusividade, Unidade Publicidade, Exclusividade, Universalidade.
A respeito do PPA, responda 1- instrumento de planejamento estratégico das ações do governo para um período de três anos 2- Receita Pública Toda entrada de recursos no erário, para honrar os gastos que precisam ser realizados. 3- Despesa Pública Conjunto de dispêndios que o Estado realiza para o funcionamento dos serviços públicos e custeio da máquina administrativa visando o bem estar da coletividade, devidamente autorizados e previstos na LOA. Apenas a 1 está incorreta Todas estão corretas Apenas a 1 está correta Apenas 1 e 3 estão corretas Apenas 1 e 2 estão corretas.
Julgue: 1- Despesas correntes São todas as despesas que contribuem para formação ou aquisição de um bem de capital. 2- Despesas de capital São todas as despesas que não contribuem para formação ou aquisição de um bem de capital. Ambas estão incorretas Apenas a 1 está incorreta Apenas a 2 está incorreta Ambas estão corretas Apenas a 2 está correta.
São características do material permanente Durabilidade superior a 2 anos Fragilidade Perecibilidade Incorporabilidade Transformabilidade.
São características do material de consumo Não fragilidade Não perecibilidade Não incorporabilidade Não transformabilidade Fragilidade.
Os estágios da Despesa são: Licitação; Empenho; Liquidação; Pagamento; Prestação de contas. Verdadeiro Falso.
Analise: 1- Dotação Orçamentária É um limite autorizado pelo legislativo para executar despesas relativas às categorias de programação constante na LOA e nos créditos adicionais editados durante o exercício 2- Programação Financeira Na elaboração da LOA são estimadas as receitas para um determinado exercício, porém no decurso do mesmo é necessário que as estimativas sejam revistas 3- Disponibilidade em Ficha Financeira: Recurso financeiro propriamente dito destinado a uma determinada finalidade. 4- Pagamento Consiste na quitação do valor devido ao credor, extinguindo, dessa forma, a obrigação 5- Após o pagamento a despesa poderá ser ser liquidada Apenas a 1 está incorreta Apenas a 5 está incorreta Apenas a 2 está incorreta Apenas a 3 está incorreta Apenas a 4 está incorreta.
____________________ é um servidor público investido de autoridade cujos atos resultam na emissão de empenho, autorização de pagamento, suprimento ou dispêndio de recursos, conforme estabelecido no Decreto Lei nº 200 67 Art 80 § 1 º ____________________ é a pessoa pertencente aos quadros da Administração, formalmente designada para acompanhar a execução do contrato anotando em registro próprio todas as ocorrências relacionadas com a execução do contrato e determinando o que for necessário para regular as faltas ou defeitos observados Ordenador de Despesas, Fiscal de Contrato Fiscal de Contrato, Ordenador de Despesas Fiscal de Contrato e Almoxarife Almoxarife e Fiscal de Contrato Ordenador de Despesas e Almoxarife.
Analise as assertivas: 1- Empenho cria a obrigação de pagamento 2- Empenho Ordinário ou normal quando o valor é igual ao da compra ou serviço 3- Empenho Estimativo quando não tem seu valor líquido e certo 4- Global utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento Todas estão corretas Apenas a 1 está correta Apenas a 4 está correta Apenas a 3 está correta Apenas a 2 está correta.
Liquidação É o ato da administração que verifica o direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios. Essa verificação tem por fim apurar, EXCETO: A origem e o objetivo do que se deve pagar; A importância exata a pagar; A quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação. Dispensar as certidões de regularidade do credor.
São modalidades de Licitação, EXCETO: Concorrência Tomada de preços Convite Concurso Leilão Pregão Menor preço.
São Tipos de Licitação, EXCETO: Menor preço Melhor técnica Técnica e preço Maior lance ou oferte Pregão.
Dispensa É dispensável a Licitação (Lei n º 8 666/93 art 24 atualizada pela Lei nº 8 883/94 com redação dada pela Lei nº 9 648/98 I- para obras e serviços de engenharia de valor até 10 %%(dez por cento) do limite previsto R$ 33 000 00 II- para outros serviços e compras de valor até 10 %%(dez por cento) do limite previsto R$ 17 600 00 III- nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem IV- Inexigibilidade - Fornecedor exclusivo, serviço técnico especializado, serviço artístico Todas estão corretas Todas estão incorretas A alternativa IV está incorreta A alternativa III está incorreta A alternativa II está incorreta.
O Pregão Eletrônico é um meio de compra utilizado pelo governo para buscar fornecedores para a compra de produtos e serviços nas áreas administrativa, legislativa e judicial e apresenta algumas vantagens, EXCETO Menor custo Praticidade (Habilitação ocorre depois) Celeridade, Transparência Aumento do número de concorrentes protocolo homologação.
O pregão eletrônico possui as seguintes características, EXCETO: 1- Inversão das fases da licitação primeiramente são enviadas as propostas e os lances, posteriormente realiza se a fase de habilitação 2- Impossibilidade de leilão reverso 3- Prazo para abertura da licitação de, no mínimo, 8 dias úteis 4- Utilização de meios eletrônicos para o procedimento 5- Pode ser aplicado a qualquer valor estimado de contratação 6- Destina a garantir por meio de disputa justa entre os interessados, a compra mais econômica, segura e eficiente 7- Admite como critério de julgamento da proposta somente o menor preço.
Report abuse Terms of use
HOME
CREATE TEST
COMMENTS
STADISTICS
RECORDS
Author's Tests