option
My Daypo

Hidrografia I

COMMENTS STADISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Hidrografia I

Description:
AP-HN/2021

Author:
AVATAR
3SG HN DIAS 3SG HN CIPRIANO
(Other tests from this author)


Creation Date:
06/09/2021

Category:
Science

Number of questions: 67
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Sobre a aquisição MONOFEIXE marque (podem ter múltiplas respostas): sondagem perpendicular às isóbatas sondagem paralela às isóbatas poucos dados em relação ao multifeixe mede profundidade de forma direta mede tempo dados relativamente iguais aos da aquisição multifeixe velocidade do som não é importante.
Sobre a aquisição MULTIFEIXE marque (podem ter múltiplas respostas): sondagem perpendicular às isóbatas sondagem paralela às isóbatas alto volume de dados em relação ao monofeixe mede profundidade de forma direta mede tempo recobrimento total do fundo velocidade do som não é tão importante largura do Swath proporcional à profundidade sistema mais simples que o monofeixe.
Os erros grosseiros podem ser eliminados através da repetição de observações. F V.
“É importante referir que sempre haverá um método de ajustamento que se possa obter uma solução precisa a partir de observações imprecisas”: F V.
O controle de qualidade deve estar presente somente no processamento e na análise dos dados obtidos. F V.
O que é hidrografia (respostas minúsculas e comparativa)?.
Qual a publicação que estabelece os padrões mínimos para um levantamento hidrográfico? (resposta em letras minúsculas).
A MRU é calibrada pelo usuário apenas no momento da instalação. V F.
O smart sensor não necessita de calibração assim como o SVP. F V.
Uma vez instalados os sensores de um sistema multifeixe, devemos medir os off-sets ou realizar o patch test uma vez por ano ou de 6 em 6 meses se o navio ou embarcação for muito operativo (a). F V.
O processamento dos dados adquiridos começa quando acaba de gravar a 1º linha de sondagem. F V.
Qual (is) é (são) a (as) área(s) geografica(s) de atuação da hidrografia? (resposta(s) em letras minúsculas).
Sobre a importância da hidrografia, marque: (pode haver mais de uma resposta) Navegação de Recreio Ciências marinhas Turismo Exploração e aproveitamento dos recursos marinhos Infra-estrutura Nacional de Dados Especiais Determinação de fronteiras marítimas Defesa marítima Segurança da navegação.
De acordo com a S-44(6a Ed. 2020) a qualidade do produto final dependerá de: (uma ou mais respostas) Planejamento Aquisição de dados Processamento de dados Controle de qualidade Ajustamento de erros dos dados Cobertura total do fundo.
Qual a principal característica da nova S-44? Criação da ordem Exclusiva. Independência de tecnologia e de métodos. Matriz de especificações. Ensonificação do fundo X Cobertura batimétrica. Primeira versão totalmente digital.
Correlacione: Bathymetric Coverage (Cobertura Batimétrica) Error (erro) Reduced Depth (Redução de sondagem) Uncertainty(Incerteza) Underkeel clearance (Folga abaixo da quilha).
Para ser enquadrado em uma ordem de LH, o trabalho deve atingir ao menos 3 requisitos. V F.
100% full Coverage significa que todo o fundo é conhecido. V F.
Incerteza total propagada é a raíz quadrada da incerteza total horizontal e incerteza total vertical num intervalo de confiança de 95%. F V.
Na sondagem monofeixe ou com menos de 100% de cobertura batimétrica, deve-se garantir através de processos sistemáticos ao menos ___ de cobertura batimétrica e linhas máximas de ___ vezes a profundidade média ou ___metros. 5% - 3 - 25 10% - 2 - 50 5% - 2 - 50 10% - 3 - 25 5% - 3 - 50.
Multifeixe na parte da superposição tem 200% de cobertura e na parte sem superposição tem 100% de cobertura. V F.
O principio piezoelétrico, presentes nos ecobatímetros, transforma energia mecânica em energia elétrica. V F.
Correlacione: Single beam Dual beam Split beam Lóbulo principal Footprint.
De que forma a velocidade do som é inserida no equipamento para medição da profundidade? Através de sua média harmônica. Através de ajustes das incertezas em função da temperatura. Através de variações na salinidade na coluna d'água. Através de sua média ponderada. Através do desvio padrão de temperatura da água do mar coletada no CTD.
Frequências maiores há pouca atenuação do meio e em frequência baixa a atenuação é maior. V F.
Para instalação do transdutor deve-se: Instalar onde não haja escoamento turbulento e geração de bolhas. Procurar instalar com profundidade suficiente para evitar as bolhas. Instalar o compensador de ondas junto ao transdutor ou na vertical do transdutor. Não pode haver vibração na haste de instalação. Deve-se procurar instalar sempre mais a vante possível para evitar influência dos movimentos angulares da embarcação.
O roll e o pitch geralmente contribuem para o erro na medição da profundidade quando a sua magnitude é superior a meia largura do feixe; V F.
Em áreas muito profundas pode-se empregar o XBT para determinar a velocidade do som. V F.
Time delay é a diferença de tempo entre a posição e a profundidade. V F.
A Consequência do erro de declividade do fundo é o amaciamento de feições. F V.
Sensor de movimento tem de ser instalado na vertical do transdutor pois não mede ângulos; O Sensor de heave deve ser preferencialmente instalado no centro de gravidade ou também na vertical do transdutor. V F.
O erro devido ao SQUAT ocorre geralmente em embarcações de grande porte. V F.
Trabalhar com 2 frequências facilita identificação de ecos falsos. V F.
O espaçamento entre as linhas de verificação devem ser pelo menos: 10 vezes o espaçamento das linhas regulares 5 vezes o espaçamento das linhas regulares 3 vezes o espaçamento das linhas regulares Somatório das linhas regulares dividido por 3 vezes o espaçamento das linhas regulares 2 vezes o espaçamento das linhas regulares.
A incerteza horizontal tem que ser menor que o footprint. V F.
Monofeixe x Multifeixe, correlacione: Sondagem monofeixe Sondagem multifeixe.
O índice de diretividade é inversamente proporcional ao tamanho do transdutor: quanto maior o transdutor menor a diretividade. F V.
Sobre a formação de feixes, correlacione: Beamfocusing BeamSteering Beamforming.
São os princípios fundamentais da técnica de formação de feixes mills cross: Beamfocusing e Beamsteering Beamfocusing e Beamforming Beamwidth e Beamsteering Beamforming e Virtual array Beam10 e Virtual Soccer.
Onde o feixe é formado eletronicamente? no transceiver do transdutor. na face do transdutor. na antena de emissão de feixe. no lóbulo principal do feixe. no computador ao receber o feixe emitido e processado.
Em qual etapa do processamento de sinais ocorre a formação do feixe como conhecemos? Na etapa de formação do feixe. Na etapa de processamento do feixe. Na etapa de detecção do fundo pelos algoritmos de detecção. Na etapa de recepção. Na etapa de transmissão.
O produto entre Tx e Rx é o feixe. V F.
É o tempo que dura a transmissão: Largura de pulso Largura de banda Time delay Ping Tr (time real).
Quando passamos a ter feixes mais oblíquos, a detecção por amplitude é mais fácil. V F.
Feixe central boa detecção por amplitude e péssima detecção por fase. Feixe lateral boa detecção por fase péssima detecção por amplitude. V F.
A detecção do fundo por amplitude é a que possui maior precisão. F V.
Na detecção por fase se consegue detectar mais de uma profundidade por feixe. V F.
Por melhor que seja um receptor GPS, será pouco acurado para aplicações técnicas. Alguma técnica diferencial deverá ser aplicada. F V.
São Protocolos de informação : RINEX NMEA RTK PPK DGNSS.
Quais os modos operacionais GNSS empregados na DHN ? DGNSS RTG RTK PPK PPP.
O principio de funcionamento do PPK é mesmo do RTK, mas com a diferença de: Não tem controle de qualidade em tempo real um usa o NMEA o outro o RINEX, respectivamente o receptor GNSS empregado. recebem ondas portadoras diferentes.
Diferenciação do posicionamento por um par de antenas fornece o (a) __________ , A distância entre essas duas antenas é chamada de__________. Heading , linhas de base Heave, linha de visada Heave , Distância base Heading, linha de distância.
Dual Swath é uma configuração feita no sistema onde se tem um par de profundidades sendo adquirida em cada swath. Assim ekiminando os espaços entre os footprints, melhorando a resolução across track. F V.
Qual a largura de banda de uma fonte que trabalha entre 70 e 100 khz? 30 khz -30 khz 170 khz 70 khz 100 khz.
Quanto mais os sensores (transdutor, mru e antena) estiverem alinhados maior a necessidade de calibração. F V.
Quanto aos tipos de montagem do equipamento, correlacione : Haste Pela Proa Haste pela borda Haste retrátil Flush mounted Gôndola Blister Moon pool.
Para medir o offset no navio obtém-se as coordenadas XYX, aplica-se a(o) ____________ para rotacionar o sistema de coordenadas local para o sistema da embarcação. Matriz de Rotação Patch Test Yaw Relativo Time Shift.
A escolha da área a ser calibrada deve ter uma parte plana ou objeto perfeitamente detectável. A sequência recomendada é : Roll, Time delay, pitch e heading. Time delay, pitch, heading e roll Roll, heading, pitch e time delay Pitch, heading, time delay e Roll.
Qual é a principal finalidade da Hidrografia ? Obter imagem do fundo Prover a segurança na navegação Pesquisa Científica Auxilio ao Comério.
Qual publicação que orienta quanto ao uso dos equipamentos, Processamento dos dados e realização do LH ? S-44 C-13 S-32 C-11.
Quem é o responsável por controlar todas as LHs no Brasil ? CHM OHI DHN CIAARA.
Como se chama o Lóbulo principal (eixo de maior potência)? (responda com letras minúsculas).
Técnica usada para resolver o problema dos Lóbulos Laterais Array Shading Array Linear TWTT Correção do Ângulo do feixe.
- A detecção do fundo consiste em obter, para cada feixe: (mais de uma resposta) TWTT Ângulo do feixe Array Shading Amplitude Detalhamento por fase.
Perfil Sorrindo ou Chorando são indicadores de problemas de : (responda com letras minúsculas).
Um bom timoneiro minimiza o erro de PITCH F V.
Correlacione Largura de pulso Ângulo de incidência do fundo Grazing Angle Ângulo de depressão Ângulo de elevação (ou ângulo de lançamento) .
Report abuse Terms of use
HOME
CREATE TEST
COMMENTS
STADISTICS
RECORDS
Author's Tests