option
My Daypo

[LIT] Teste ABAP

COMMENTS STADISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
[LIT] Teste ABAP

Description:
Teste de conhecimentos básicos de ABAP

Author:
AVATAR

Creation Date:
19/01/2021

Category:
Computers

Number of questions: 55
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
1. Das opções abaixo quais são exemplos de tipos primitivos? A - double, integer, float, char, string, date, time B - p, i, f, c, string, d, t, null C - CARRID, CONNID, FLDATE D - p, i, f, c, string, d, t E - Double, Integer, Float, Char, String, Date, Time F - SFLIGHT, EKKO, BKPF.
2. Em quais das opções abaixo está sendo usado um tipo primitivo incompleto? A - DATA v_completo TYPE i. B - DATA v_incompleto LIKE v_completo. C - DATA v_complete TYPE c. D - DATA v_incomplete TYPE d.
3. Qual dos itens abaixo não armazena espaço em memória? A - DATA v_moeda TYPE waers. B - CONSTANTS v_moeda TYPE waers. C - TYPES v_moeda TYPE waers. D - PARAMETERS v_moeda TYPE waers.
4. Qual das declarações abaixo é inválida? A - TYPES moeda TYPE wears. DATA v_moeda TYPE moeda. B - TYPES moeda TYPE wears. DATA v_moeda LIKE moeda. C - TYPES moeda TYPE wears. DATA v_moeda TYPE wears. D - DATA moeda TYPE wears. DATA v_moeda LIKE moeda. .
5. Qual dos objetos de dados abaixo não pode ter seu valor manipulado usando o depurador? A - FIELD-SYMBOLS TYPE scarr-carrid. B - DATA v_carrid TYPE scarr-carrid VALUE ‘USD’. C - CONSTANTS c_carrid TYPE scarr-carrid VALUE ‘USD’. D - TYPES ty_carrid TYPE scarr-carrid. E - DATA t_carrid TYPE TABLE OF scarr-carrid.
6. Considere o programa abaixo. REPORT zprog. PARAMETERS p_carrid TYPE spfli-carrid. START-OF-SELECTION. PERFORM write_input. FORM write_input. WRITE p_carrid. ENDFORM. Quais das afirmações abaixo é verdadeira? A - A rotina write_input é/seria chamada duas vezes. B - A rotina write_input é/seria chamada uma vez. C - O programa não possui erros sintáticos pois o Parameter pode ser usado dentro da rotina. D - O programa possui erros sintáticos pois o Parameter não pode ser usado dentro da rotina.
7. Considere o programa abaixo: REPORT zprog. PARAMETERS p_carrid TYPE spfli-carrid. START-OF-SELECTION. PERFORM write_input USING p_carrid. FORM write_input USING carrid TYPE s_carrid. WRITE carrid. ENDFORM. A - O programa abaixo não ativa pois internamente um Parameter é representado por uma tabela interna e o parâmetro da rotina é um caractere. B - O programa abaixo dá erro de execução (Dump) pois internamente um Parameter é representado por uma tabela interna e o parâmetro da rotina é um caractere. C - O programa abaixo funciona perfeitamente pois internamente um Parameter é representado por uma variável simples e o parâmetro da rotina é um caractere do mesmo tipo.
8. Para usar um módulo de função em uma aplicação é necessário antes importar o grupo de função que o pertence. Esta afirmação é: A - Verdadeira B - Falsa.
9. Considerando que existe o módulo de função chamado Z_SELECT_BKPF_BY_BUKRS exista no grupo de função SAPLZSELECT_BKPF, é possível haver um outro módulo com mesmo nome num outro grupo de funções? A - Sim, os nomes dos módulos de função devem ser únicos dentro do seu grupo B - Sim, desde que os grupos de função estejam em pacotes distintos C - Não, os nomes dos módulos devem ser únicos independente das circunstâncias. D - Não pois os grupos de função são dependentes do mandante.
10. Você chama uma função que pode disparar 3 diferentes exceções “clássicas” (disparadas via o comando RAISE nome_da_exceção). O que acontece caso a segunda exceção seja disparada? A - O nome da exceção é transferido para a variável sy-subrc para que a exceção possa ser tratada. B - O programa gera um erro de execução (Dump). C - Um valor atribuído na chamada da função é transferido para a variável sy-subrc para que a exceção possa ser tratada. D - O valor do sy-subrc será 2 depois da chamada.
11. Você altera um módulo de função criado em 2001 para lançar uma nova exceção de acordo com alguma lógica desenvolvida por você. Quais aplicações são impactadas? A - Todas aquelas que importam o grupo de função que contém o módulo alterado. B - Somente programas executáveis (reports) C - Somente programas do tipo module pool (vulgarmente conhecidos como “Online”) D - Aqueles que chamam a função com a adição EXCEPTIONS … OTHERS E - Aqueles que tratam todas as exceções previamente existentes sem a cláusula EXCEPTIONS … OTHERS.
12. Você precisa passar uma tabela interna como parâmetro de importação para um grupo de função. Qual a melhor maneira para fazer isso? A - Usar o tipo de parâmetro TABLES na SE37 B - Criar uma estrutura no dicionário e usá-la como tipo do parâmetro C - Criar uma categoria de tabela no dicionário e usá-la como tipo do parâmetro D - Usar o nome da tabela transparente como tipo do parâmetro IMPORTING.
13. Quais são os tipos de tabela interna disponíveis? A - STANDARD, SORTED e HASHED B - COMPLETAS e INCOMPLETAS C - WORK AREAS, CATEGORIAS DE TABELAS e TABELAS TRANSPARENTES D - COM E SEM HEADER LINE.
14. Dos objetos do repositório criados no dicionário (SE11), quais são aqueles que não podem ser usados para definição de tipos de variáveis? A - Tabelas transparentes e visões B - Estruturas e Elementos de Dados C - Objetos de Bloqueio e Domínios D - Categorias de Tabela e Objetos de Bloqueio E - Grupos de Tipos e Domínio F - Estruturas, Categorias de Tabelas e Visões G - Estruturas aninhadas H - Visões e ajuda de pesquisa I - Ajudas de Pesquisa e Estruturas Aninhadas.
15. Você pressiona F1 para obter ajuda de um Parameter. Supondo que a documentação aberta foi definida no dicionário, em qual tipo de objeto do repositório esta documentação foi criada? A - Estrutura B - Domínio C - Elemento de Dados D - Projeto na transação CMOD.
16. Você alterou um módulo de função que importava um parâmetro até então opcional, mas que agora deve ser passado por quem chama a função. Quais ferramentas podem o auxiliar descobrir os programas impactados? A - Code Inspector B - Limite de geração do programa C - Lista de utilizações D - Trace (ST12 ou ST05).
17. Considere a tabela interna sorted abaixo: DATA t_spfli TYPE SORTED TABLE OF ty_spfli WITH UNIQUE KEY CARRID CONNID. CARRID | CONNID AA | 0017 AA | 0064 LH | 0400 LH | 0600 Você quer inserir o registro JP 0500 na posição de número 3 da tabela, qual instrução abaixo deveria utilizar? A - APPEND wa TO t_spfli. B - APPEND wa TO t_spfli INDEX 3. C - READ TABLE t_spfli INDEX 3 INTO wa. D - INSERT wa INTO TABLE t_spfli.
18. Considere o programa abaixo. REPORT zprog. DATA v_carrid TYPE s_carrid. DATA t_scarr TYPE TABLE OF scarr. SELECT-OPTIONS s_carrid FOR v_carrid. SELECT * FROM scarr INTO TABLE t_scarr WHERE carrid = s_carrid. BREAK-POINT. Supondo que o usuário não preencha o select-options. Ao cair na instrução BREAK-POINT, qual das instruções abaixo é/são verdadeiras? A - A tabela interna estará vazia B - A tabela interna será preenchida com todos os registros da tabela transparente SCARR. C - O valor da variável sy-subrc será zero. D - O valor da variável sy-subrc será diferente de zero.
19. Você tem um report o qual o campo empresa é declarado usando um Parameter. É pedido para que ao invés de permitir a entrada de somente um valor para este campo seja permitida a entrada de um conjunto de dados. O que melhor resolve a necessidade acima? A - Um novo parameter com o feito de “máximo” e alteração do parameter existente com o efeito de “mínimo”. B - Um select-options. C - Uma tabelas interna HASHED. D - Um módulo de função que importa uma tabela interna. E - A criação de uma estrutura no dicionário.
20. É pedido para que se crie uma tela de seleção na qual os usuários da fábrica não possam preencher o intervalo “unidade” mas que possam ver seus valores antes de executarem o report. Ainda, é pedido que os gerentes gerais possam executar o mesmo programa preenchendo tal intervalo. O que deveria ser feito a respeito sabendo que a aplicação foi comprada por um parceiro da SAP que é responsável pela manutenção desta aplicação? A - Dois programas com telas de seleção diferente (um como cópia do outro) B - Criação de uma variante para os usuários da fábrica. C - Criação de uma transação para cada tipo de usuário. D - Usar o comando LOOP AT SCREEN para manipular a tela de seleção de acordo com o perfil dos usuários.
21. Você precisa criar um ativo fixo no sistema via código ABAP. O que você faz? A - Pesquisa por classes globais na SE24. B - Pesquisa por uma BAPI que realize tal tarefa C - Delega a tarefa a um Funcional D - Pergunta ao funcional qual a transação usada para a criação de um ativo no sistema caso a BAPI que encontre possua alguma limitação que inviabilize seu uso.
22. Você cria uma tabela Z de customizing independente de mandante na qual é selecionada numa aplicação Z. Logo, você nota que é preciso fazer um INNER JOIN da sua tabela com uma outra tabela, criada pela SAP, que contém dados mestre, dependentes de mandante. Isso significa que: A - Será preciso inverter a ordem das tabelas no INNER JOIN B - A tabela customizada deveria ser dependente de mandante também C - Contanto que as duas tabelas possuam alguma coluna com valores idênticos a JOIN pode ser feito. D - A junção das tabelas deveria ser feita usando um LEFT OUTER JOIN.
23. Seu cliente possui uma tabela Z na qual é alimentada em 30 aplicações diferentes. Você notou que existe um objeto de bloqueio para esta tabela no dicionário. Logo, é possível afirmar que não existe a possibilidade de duas aplicações sendo executadas concorrentemente atualizarem o mesmo registro na tabela. A afirmação abaixo é: A - Verdadeira B - Falsa.
24. Considere o programa abaixo. REPORT zprog. DATA wa_spfli TYPE spfli. SELECT * FROM spfli INTO wa_spfli WHERE carrid = ‘AA’. WRITE: / wa_spfli-connid. ENDSELECT. Você executa este programa em desenvolvimento e nota que ele imprimiu apenas um registro. Quais das afirmações abaixo são verdadeiras? A - Como só existe um registro no banco uma work area satisfaz a necessidade da instrução SELECT B - Não há impactos de desempenho C - É necessário declarar uma tabela interna D - É necessário criar uma visão E - A tabela transparente deveria estar com o buffer ativado.
25. Você está desenvolvendo uma validação no PAI de uma aplicação do tipo module pool. Caso os campos entrados pelo usuário estejam inválidos de acordo com uma regra de negócio, uma mensagem de erro deve ser disparada e apenas os campos validados devem permitir a entrada de dados para corrigir o preenchimento. Seu colega diz que você deve usar a adição DISPLAY LIKE do comando MESSAGE para não abortar a aplicação e utilizar uma mensagem de sucesso para manter os campos em aberto. Você deveria seguir a sugestão do seu colega? Sim Não.
26. Você usou uma estrutura do dicionário para desenhar campos de uma tela. Ao tentar preencher os campos com valores inicias no PAI da tela anterior que chama a sua tela, você nota que seu programa não está ativando. O que deveria ser feito para corrigir este problema? A - Preencher os campos no módulo de PBO da sua tela já que ele será chamado antes da tela ser exibida. B - Usar a instrução TABLES. C - As duas opções acima.
27. Você precisa definir um botão numa nova tela que desenvolveu que deve ignorar validações automáticas do sistema na tela em que ele é exibido. O que precisa ser feito? A - Alterar o tipo da função do botão no GUI STATUS B - Criar um módulo do tipo PBO C - Criar um módulo do tipo PAI D - Usar o comando LEAVE PROGRAM.
28. Você está dando manutenção em uma user exit dentro de um module pool. A rotina em questão está sendo de uma outra que utiliza a instrução LOOP AT SCREEN. Pode-se afirmar que a user exit é chamada num módulo do tipo: A - PBO B - PAI.
29. Qual a melhor maneira para usar textos e documentações traduzidas em campos de entrada uma aplicação module pool? A - Usando símbolos de texto e criando classes de mensagens. B - Usando o dicionário C - Ajustar os textos no PBO e determinar o idioma correto para exibição da documentação no PAI.
30. Veja o código abaixo: REPORT zprog. CLASS lcl_a DEFINITION. ENDCLASS. CLASS lcl_b DEFINITION. ENDCLASS. CLASS lcl_c DEFINITION. ENDCLASS. DATA a TYPE REF TO lcl_a. DATA b TYPE REF TO lcl_b. DO 5 TIMES. CREATE OBJECT a. ENDDO. Quantos objetos existem em memória? A - 1 B - 2 C - 3 D - 4 E - 5 F - 6.
31. REPORT zprog. INTERFACE lif_i. DATA p_1 TYPE i. ENDINTERFACE. CLASS lcl_a DEFINITION. PUBLIC SECTION. CLASS-DATA count TYPE string. ENDCLASS. CLASS lcl_b DEFINITION. PUBLIC SECTION. INTERFACES lif_i. ENDCLASS. CLASS lcl_c DEFINITION. PUBLIC SECTION. INTERFACES lif_i. ENDCLASS. DATA a1 TYPE REF TO lcl_a. DATA a2 TYPE REF TO lcl_a. DATA b1 TYPE REF TO lcl_b. DATA b2 TYPE REF TO lcl_b. CREATE OBJECT a1. CREATE OBJECT b1. CREATE OBJECT a2. CREATE OBJECT b2. Quantas variáveis primitivas existem em memória? A - 0 B - 1 C - 2 D - 3 E - 4 F - 5.
32. Um método funcional pode ser usado no meio de uma expressão, como na linha de comando abaixo. v_total = v_total + r_obj->get_valor( ). A - O método get_valor é público B - O método get_valor é privado C - O retorno do método get_valor é passado via o comando RETURN D - O retorno do método get_valor é passado via parâmetro EXPORTING E - O retorno do método get_valor é passado via parâmetro RETURNING F - get_valor é um método de instância.
33. Você tenta criar uma subclasse de uma classe Z mas a verificação de sintaxe te impede de realizar tal procedimento. Seu colega A diz que tal procedimento não vai funcionar pois a classe sendo herdada é abstrata. Seu colega B diz que tal procedimento não vai funcionar pois a classe sendo herdada é final. Seu colega C diz que tal procedimento não vai funcionar enquanto você não definir um método com o nome “constructor” na sua subclasse. Você consegue resolver este problema e nota que o atributo BUKRS da classe herdada não está presente na sua nova classe e convence seus colegas que deveria estar. Seu colega A diz que você deveria alterar a definição do atributo na classe mãe. Seu colega B diz que tal procedimento não vai funcionar pois o atributo BUKRS na classe sendo herdada é final. Seu colega C diz que basta incluir este atributo na sua subclasse. Você consegue resolver este problema e antes de finalizar sua classe, precisa impedir que outras classes criem objetos desta primeira. Seu colega A diz que basta definir o constructor na sessão privada. Seu colega B diz que basta definir o constructor como final. Seu colega C diz que basta definir o constructor como estático. Quantas vezes cada um de seus colegas te ajudou? A - Colega A: 1 B - Colega A: 2 C - Colega A: 3 D - Colega B: 1 E - Colega B: 2 F - Colega B: 3 G - Colega C: 1 H - Colega C: 2 I - Colega C: 3.
34. Uma interface possui 3 métodos e é usada em 3 classes diretamente. Quantas implementações de métodos desta interface há sabendo que: A - Há apenas um objeto da primeira classe criada na aplicação. B - A segunda classe que implementa a interface não foi usada para declarar objetos C - A terceira classe foi instanciada três vezes na aplicação. D - 3 E - 6 F - 9 G - 12.
35. Você gostaria de usar a classe CL_SALV_TABLE para criar dois ALVs na mesma tela. É possível? A - Não pois há a necessidade de ter os dois ALVs na mesma tela. B - Sim pois o ABAP irá dividir a tela automaticamente para cada ALV. C - Sim mas será necessário criar dois elementos CUSTOM CONTROL numa tela.
36. Você deseja traduzir uma coluna de um ALV para vários idiomas. Considerando que haverá outros ALVs com esta coluna em outras aplicações, o mais recomendado seria: A - Encapsular o catálogo de campos em uma função. B - Usar o dicionário para declarar a tabela interna sendo exibida no ALV.
37. Você está usando eventos de orientação a objetos e precisa que a classe que trata o evento “ouça” apenas uma instância da classe que dispara o evento. Isso deve ser feito em qual comando? A - EVENTS B - RAISE EVENT C - METHODS D - SET HANDLER.
38. Qual comando pode ser usado dentro de uma user exit sem causar impacto na aplicação como um todo? Considere que desempenho não é um problema possível neste cenário e que haverá manutenções nesta mesma user exit no futuro. A - EXIT B - CHECK C - COMMIT WORK D - CALL FUNCTION.
39. Supondo que você esteja implementando 2 user exits da mesma aplicação para resolver o mesmo requisito. Você precisa transferir dados de uma para a outra. Quais as possíveis formas de se fazer isso? A - Ajustando a chamada PERFORM das user exits B - Via comandos de memória compartilhada (IMPORT, EXPORT) C - Via variáveis no TOP include D - Ajustando os parâmetros da rotina no comando FORM.
40. Ao implementar uma customer exit, deve-se ativar sua implementação. É possível fazer isso através de duas transações: SMOD (onde as ampliações são criadas pela SAP) e CMOD (onde projetos são definidos pelo cliente). Supondo que você precise desativar uma implementação de desenvolvimento para conferir se ela é a causa de um Dump em produção. Você não quer que esta alteração gere um transporte visto que você ainda não está 100% seguro que a causa raiz é a implementação da customer exit. Qual transação você usa para desativar a implementação para fins de teste? A - SMOD B - CMOD.
41. Em quais das técnicas de enhancement abaixo você pode usar variáveis declaradas no TOP include da aplicação sem o uso de ponteiros (FIELD-SYMBOLS)? A - User Exit B - Customer Exit C - BAdI D - Enhancement Framework.
42. Um enhancement (ampliação) na SMOD sempre pode conter vários projetos na CMOD Um enhancement (ampliação) na SMOD pode conter vários projetos na CMOD Um enhancement (ampliação) na SMOD sempre pode conter vários projetos ativos na CMOD Um enhancement (ampliação) na SMOD pode conter vários projetos ativos na CMOD Uma BAdI na SE18 sempre pode conter várias implementações de BAdI na SE19 Uma BAdI na SE18 pode conter várias implementações de BAdI na SE19 Uma BAdI na SE18 sempre pode conter várias implementações ativas de BAdI na SE19 Uma BAdI na SE18 pode conter várias implementações ativas de BAdI na SE19 Quantas das afirmações acima são verdadeiras? A - 0 B - 1 C - 2 D - 3 E - 4 F - 5 G - 6 H - 7 I - 8.
43. Você precisa verificar se um determinado registro está numa tabela interna. Qual comando deve ser utilizado? A - SELECT B - LOOP AT SCREEN C - LOOP AT D - READ TABLE.
44. Você implementa um SELECT dentro de um método proveniente de uma BAdI. A chamada a BadI sempre acontece e está localizada num módulo PBO de uma aplicação com 6 telas. Quantas chamadas são feitas no banco de dados ao executar a aplicação passando por todas as telas somente uma vez? A - Exatamente uma B - Exatamente seis C - Pelo menos uma D - Pelo menos seis.
45. Uma aplicação Web Dynpro pode ser aberta em dispositivos móveis. A - SIM B - NÃO.
46. Como e onde é feita a navegação entre visões num componente web dynpro? A - Com links de navegação definidos no controller do componente. B - Com links de navegação definidos no controller das visões. C - Com links de navegação definidos em janelas. D - Com comando CALL SCREEN usados no controller de janelas E - Com comando CALL VIEW usados no controller do componente.
47. Você precisa compartilhar dados em várias visões de um componente web dynpro. Onde estes dados devem estar definidos? A - No TOP include da aplicação B - No contexto de todas as visões C - No contexto da janela que engloba as visões D - No contexto do componente.
48. Você quer criar uma tabela numa visão de um web dynpro. Os dados que alimentarão esta tabela (que pode estar vazia) devem estar num nó com cardinalidade: A - 0…1 B - 0…n C - 1…1 D - 1…n.
49. Um componente Web Dynpro segue o paradigma MVC quando: A - A regra de negócio está definida em seu controller do componente B - A regra de negócio está definida em seu controller da janela C - A regra de negócio está definida em seu controller das visões D - Nenhuma das anteriores.
50. Como é feito data binding em aplicações web dynpro? A - Através de variáveis criadas no TOP com o comando DATA include nomeadas exatamente igual os elementos de tela. B - Através de variáveis criadas no TOP com o comando TABLES include nomeadas exatamente igual os elementos de tela. C - Através de nós e atributos do contexto do componente atribuídos a propriedades de elementos inseridos nas visões. D - Através de nós e atributos do contexto da visão atribuídos a propriedades de elementos inseridos nas visões.
51. Em qual versão do SAP NetWeaver o componente SAP_GWFND é entregue? A - 7.4 B - 7.02 C - 7.31 D - 7.03.
52. Quais transações você pode usar para estender um serviço OData? A - SEGW SE80 SE11 B - SE16N SEGW SE80 C - SE80 SM59 SEGW D - SE11 /IWFND/MAINT_SERVICE SICF E - SM59 /IWFND/MAINT_SERVICE /UI2/SEMOBJ.
53. Em qual produto de back-end da SAP você pode instalar os principais aplicativos do SAP Fiori? A - SAP SRM B - SAP CRM C - SAP ERP D- SAP PPM.
54. Quais objetos você precisa especificar para configurar a camada de configuração do SAP Fiori Launchpad? A - Customizing request e Workbench request B - Workbench request e Package name C - Software component name e Customizing request D - Package name e Workbench request.
55. Qual componente do sistema SAP Fiori contém os modelos de pesquisa (Search Models)? A - SAP Gateway server B - SAP back-end server C - SAP HANA XS engine D - SAP HANA Live system.
Report abuse Terms of use
HOME
CREATE TEST
COMMENTS
STADISTICS
RECORDS
Author's Tests