option
My Daypo

Meteorologia Básica

COMMENTS STADISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Meteorologia Básica

Description:
AP-HN 2021

Author:
AVATAR
3SG HN DIAS 3SG HN CIPRIANO
(Other tests from this author)


Creation Date:
18/08/2021

Category:
Science

Number of questions: 62
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
“Qualquer fenômeno natural que se manifeste na atmosfera” é a definição de:.
Qual é a diferença entre TEMPO e CLIMA? Tempo Clima.
“A temperatura máxima de hoje em Niterói foi de 39°C.” Tempo Clima.
“Choveu em Petrópolis ontem à tarde.” Tempo Clima.
“A Cidade do Rio de Janeiro é chuvosa no verão.” Tempo Clima.
“O Centro-Sul do Brasil é seco nos meses de inverno.” Tempo Clima.
90% da atmosfera da Terra está nos primeiros 50 km. Verdadeiro Falso.
Clique na temperatura do ar na mensagem METAR:.
Clique na temperatura do ponto de orvalho na mensagem METAR:.
Por que a temperatura do ar aumenta antes da chegada de uma frente fria e diminui após a sua passagem? Porque o ar frio empurra o ar quente. Acontece em conta da ronda do vento. Porque o ar quente empurra o ar frio. Porque a frente quente passa antes da frente fria.
Quais frequências de ondas eletromagnéticas apresentam maior quantidade de energia transportada por unidade de tempo? Ondas visíveis Ondas infravermelhas.
As nuvens ____________ são aquelas que se formam numa corrente de ar que transpõe uma colina, uma montanha isolada ou uma cordilheira.
As nuvens são classificadas quanto à forma ou ao aspecto que assumem em três tipos básicos: _____________, ___________e _____________.
As nuvens do tipo ____________ são casos especiais, pois tendo grande desenvolvimento vertical, podem ocupar todos os níveis da troposfera.
Na formação das nuvens, a condensação do vapor d’água em gotículas exige a presença de ________________, que são partículas em torno das quais o vapor se condensa.
Os nevoeiros de ___________ dependem do transporte de ar quente e úmido sobre regiões de temperaturas de superfície mais frias.
Qual das nuvens abaixo é classificada como nuvem média? Cumulus Altostratus Cirrus Nimbustratus Cirrocumulus.
Em determinado local precipitou 18 mm/h de chuva, em média, durante 6 horas. Quantos litros de água precipitou por metro quadrado nesse período? 3 18 36 72 108.
Qual mecanismo de formação de nuvens está relacionado ao aquecimento da superfície da Terra? Topografia Advecção Convecção Passagem de Frente Fria Divergência.
Qual particularidade suplementar é um indicativo visual de forte turbulência no interior da nuvem? Mamma Virga Tuba Pileus Praecipitatio.
Que tipo de hidrometeoro é formado por cristais de gelo cuja maioria é ramificada ou estrelada? Saraiva Neve Granizo Neve granular Orvalho Congelado.
Indique os processos de transferência de calor em cada caso: Convecção Advecção Radiação Condução.
"O efeito estufa é a capacidade da atmosfera de permitir a entrada de pequena parte da radiação solar incidente no topo da atmosfera e absorver grande parte da radiação infravermelha, o que ocasiona o aumento da temperatura do ar." Verdadeiro Falso.
Qual o nome da faixa de frequências emitidas pela Terra? Ondas Longas Ondas Curtas Ondas visíveis Ondas ultravioletas.
Um observador meteorológico registrou que a cobertura do céu é de 8/8 de nuvens do tipo stratus. Como ele deverá reportar as nuvens médias e altas? 8/7 8/0 Avaliação impossível Avaliação impossível e determinada Avaliação possível e indeterminada.
"As gotas nas nuvens se formam a partir de núcleos de condensação, onde o vapor d’água começa a se condensar quando ocorre a saturação de vapor. O processo de colisão e coalescência de crescimento das gotas permite que elas aumentem de tamanho, até que seu peso supere a resistência do ar e precipitem na forma de chuva ou chuvisco." Verdadeiro Falso.
Para fins de observação meteorológica, quais parâmetros são utilizados para quantificar a umidade atmosférica? Temperatura do ar e Ponto de orvalho Temperatura do ar seco e Temperatura do ar úmido Temperatura do Ponto de orvalho e Temperatura de condensação Umidade relativa do ar e Temperatura do ponto de orvalho Umidade relativa e Temperatura do ar seco.
Quais os horários aproximados das máximas e mínimas pressões da maré barométrica? Mínimas 4h e 16h. Máximas: 10h e 22h. Mínimas 6h e 12h. Máximas: 10h e 00h. Mínimas 6h e 10h. Máximas: 10h e 22h. Mínimas 4h e 16h. Máximas: 8h e 20h. Mínimas 4h e 12h. Máximas: 8h e 22h.
Qual a relação entre o gradiente de pressão e o vento? Quanto maior o gradiente de pressão, mais intenso é o vento. Quanto menor o gradiente de pressão, mais intenso é o vento. Quanto maior o gradiente de pressão, menos intenso é o vento. Quanto maior a pista, maior a intensidade do vento. Quanto menor a pista, maior a intensidade do vento.
Um navio se encontra navegando com 10 nós no rumo coincidente com a direção do vento. O observador meteorológico mediu 18 nós da velocidade do vento no navio. Qual a intensidade real do vento que deverá ser reportada ao CHM? 18 28 8 10.
O Navio Oceanográfico Antares realizará uma faina hidrográfica nas proximidades de Ilhabela e uma condição ambiental limitante é a intensidade do vento. Não será possível realizar a faina com ventos superiores a 30 nós. A faina deve necessariamente ser realizada no dia 7 de agosto devido à logística da comissão. Clique em qual(is) período(s) você recomendaria que fosse realizada a atividade?.
O vento predominante de uma localidade pode ser enquadrado como “tempo”, pois se trata da condição média da atmosfera. Verdadeiro Falso.
Pressão atmosférica é o peso exercido pela massa de ar da coluna atmosférica sobre a unidade de área. Verdadeiro Falso.
Psicrômetro é utilizado para a medida direta da umidade relativa do ar. Verdadeiro Falso.
O constituinte em maior proporção em uma amostra de ar atmosférico é o oxigênio. Verdadeiro Falso.
A troposfera é considerada a camada atmosférica mais importante, pois é onde se desenvolvem os principais fenômenos meteorológicos e onde se localizam os seres humanos, animais e vegetais. Verdadeiro Falso.
A escala termométrica de Fahrenheit é internacionalmente aceita para intercâmbio de dados. Verdadeiro Falso.
A temperatura do ar diminui com a altitude dentro da estratosfera. Verdadeiro Falso.
Tendo como referência um ponto fixo sobre a superfície, a pressão atmosférica diminui com a altitude. Verdadeiro Falso.
Qual tipo de correção na leitura do barômetro está relacionada à latitude em que o instrumento se localiza? Instrumental Velocidade Temperatura Altitude Gravidade.
Qual camada atmosférica é caracterizada por isotermia? Troposfera Estratosfera Mesopausa Termosfera Ionosfera.
Correlacione as colunas, fazendo a correspondência entre os instrumentos e as suas medidas. Termômetro Anemômetro Barógrafo Higrômetro Barômetro Psicrômetro Higrotermógrafo Anemoscópio.
Qual o nome do termo relativo à observação de nuvens, que é conhecido como “teto” em operações aéreas? Extensão vertical da nuvem Altura do topo da nuvem Tempo de desenvolvimento Altura da base da nuvem Extensão horizontal da nuvem.
São constituintes NÃO variáveis do ar atmosférico EXCETO Nitrogênio Oxigênio Argônio Ozônio .
São constituintes Variáveis do ar atmosférico EXCETO Ozônio Vapor D'água Dióxido de Carbono Metano .
Constituinte do ar atmosférico, que tem o papel de ABSORVER a radiação ultra violeta do Sol, impedindo que chegue à superfície em quantidades letais para os organismos unicelulares e de células superficiais de plantas e animais. Dióxido de Carbono Ozônio Enxofre Argônio.
Correlacione a camada com suas características : Estratosfera Troposfera Mesosfera Termosfera.
Em decorrência da fotodissociação, há o aumento da concentração de íons a partir de 60km de altitude, formando a chamada: Ionosfera Região E Estratosfera Região D .
Qual a camada da atmosfera ocorre a produção de Ozônio ? Estratosfera Troposfera Mesosfera Ionosfera.
Qual camada atmosférica é a mais importante em termos de meteorologia ? Troposfera Estratosfera Mesosfera Ionosfera.
Para o barômetro de mercúrio, aplicamos 3 correções a sua leitura. São elas Correção Visual, Calibragem e de Altitude Correção de Temperatura, Instrumental e de Gravidade Correção de Gravidade, de Pressão e de Tempo Correção Instrumental, de Temperatura e Visual .
A oscilação dupla diária da maré barométrica é nítida em regiões equatoriais e tropicais. Ela é considerada normal em uma amplitude aproximada de : 4 hpa 1 hpa 3 hpa 2 hpa .
Em meteorologia, o termo UMIDADE ATMOSFÉRICA refere-se á presença de: Água Vapor d'água Chuva Chuvisco.
É a temperatura na qual a saturação ocorre quando o ar é resfriado a pressão constante e sem a adição ou remoção de vapor d'água. Ponto de orvalho Umidade Relativa do ar Ponto de Saturação Umidade Atmosférica .
Quais os principais fatores incluídos na descrição do aspecto de uma nuvem ? Forma, Textura e Estrutura Volume, Densidade e Altura Forma, Altura e Densidade Textura, Estrutura e Altura .
Correlacione : Nuvens Baixas Nuvens Altas Nuvens Médias.
Particularidade suplementar encontrada na superficie inferior de uma nuvem, associada à turbulências . mamma virga incus tuba.
Incus é a particularidade suplementar que se encontra na região superior de uma Nimbostratus, em forma de bigorna. V F.
De acordo com a intensidade da precipitação, a chuva é considerado FORTE quando é medida acima de : 10 mm/h 15 mm/h 20 mm/h 5 mm/h.
Qual dos fenômenos abaixo NÃO é considerado um Fotometeóro ? Halo Coroa Glória Arco-íris Fogo de Santelmo.
Conjunto de todas as ondas eletromagnéticas dá se o nome de : Espectro Eletromagnético Radiação Radiação Infravermelha Frequência.
na Ausência dos gases de efeito estufa, a Superfície da terra teria a temperatura média de : 0ºC -8 ºC -18ºC -21ºC.
Report abuse Terms of use
HOME
CREATE TEST
COMMENTS
STADISTICS
RECORDS
Author's Tests