Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONMFFN-P3 (Q101-154)

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
MFFN-P3 (Q101-154)

Description:
Manual de Fundamento de FN (a) Guerra, Conflito, Poder e Funções de Combate)

Author:
FREITAS
(Other tests from this author)

Creation Date:
02/10/2021

Category:
Others

Number of questions: 54
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
101- O Comandante de uma tropa vale-se de seu poder de combate, buscando combinar e integrar suas funções de combate, de forma a agilizar que ciclo? a) DAAO b) OODA c) ODSA d) ODDA e) ODAA.
102- o que significa a sigla OODA? a) Observação, Organização, Despistamento e Ação b) Organização, Orientação, Desenvolvimento e Atitude c) Observação, Orientação, Decisão e Ação d) Obsevação, Orientação, Desencadeamento, Armamento e) Origem, Orientação, Desembarque, Assalto.
103- Qualquer fator ou atividade que aumente a capacidade de uma tropa em operações deve ser considerado como parte de seu poder de combate. Nesse contexto, podem ser citados os efeitos das ações desenvolvidas no âmbito: a) da Comunicação Social, das Operações Psicológicas e de Assuntos Civis b) da Comunicação Social, das Operações Especiais e de Assuntos de Obras Civis c) da Integração Social, das Operações Psicológicas e de Assuntos Não Civis d) da Integração Social, das Operações Especiais e de Assuntos Não Civis e) da Comunicação Social, das Operações Especiais e de Assuntos Diplomáticos.
104- Abrangem todas as atividades militares realizadas em um Espaço de Batalha: a) Caráter Expedicionário b) Funções do Combate c) Eixos Estruturantes d) Gradualismo no Emprego e) Recursos Humanos.
105- O que é vital ao planejamento e à execução de missões de quaisquer naturezas. a) O emprego das funções do combate b) O emprego das patrulhas de combate c) O emprego do conjugado anfíbio d) O emprego do ciclo do OODA e) O emprego dos GptOpFuzNav.
106- São funções do combate, EXCETO: a) Comando e Controle e Manobra b) Apoio de Fogo e Inteligência c) Logística e Proteção d) Apoio Aéreo e Fogo Naval e) Mobilidade e Contramobilidade.
107- Verdadeiro ou falso e indique a sequência correta: ( ) – Poder de Combate é a força a ser aplicada sobre o inimigo, em um dado momento, sendo o resultado da combinação de fatores mensuráveis e não mensuráveis que intervêm nas operações. ( ) – Manobra é a componente dinâmica do combate, sendo empregada para concentrar força em ações decisivas. ( ) – Apoio de Fogo é o exercício da autoridade e a supervisão sobre suas peças de manobra e elementos adjudicados para o cumprimento da missão. ( ) – Logística abrange todas as atividades necessárias para deslocar e sustentar as forças em ação, devendo seu conceito de emprego, portanto, estar sempre coordenado com o da operação como um todo. ( ) – A proteção do CG (Centro de Gravidade) e a eliminação das potenciais VC (Vulnerabilidades Críticas) de uma força devem merecer atenção episódica e prioritária do comando. a) (V), (V), (F), (F), (V) b) (F), (V), (V), (V), (F) c) (V), (V), (F), (V), (F) d) (F), (F), (F), (V), (F) e) (V), (V), (V), (V), (F).
108- Correlacione as colunas e assinale a resposta CORRETA. Funções de Combate: I-Comando e Controle II- Manobra III- Apoio de Fogo IV- Inteligência V- Logística VI- Proteção VII- Mobilidade e Contramobilidade ( ) possibilidade de sucesso de uma Operação será tanto maior quanto maiores forem a quantidade e a qualidade dos conhecimentos que se tenha sobre as Características da Área de Operações e sobre a Situação Militar do Inimigo ( ) essencial para desestabilizar a capacidade e eliminar a vontade de lutar do oponente. ( ) Uma tropa obtém vantagem em relação ao oponente aumentando sua capacidade de deslocamento ou degradando a mobilidade do inimigo ( ) a conservação da capacidade de combater de uma tropa, de modo que possa ser utilizada no local e momento apropriados. ( ) é a componente dinâmica do combate, sendo empregada para concentrar força em ações decisivas. ( ) Abrange todas as atividades necessárias para deslocar e sustentar as forças em ação ( ) o exercício da autoridade e a supervisão sobre suas peças de manobra e elementos adjudicados, para o cumprimento de uma missão. a) IV-III-V-IV-II-VII-I b) I-VI-V-II-VII-III-IV c) IV-III-VII-VI-II-V-I d) I-V-Vi-II-VII-III-IV e) II-VI-VII-I-VI-III-IV.
109- São funções do combate: a) Nível Político, Operacional, Estratégico e Tático b) Dimensão Humana, Violência, Perigo, Incerteza, Fluidez, Desordem, Fricção e Interação de Forças c) Comando e Controle, Manobra, Apoio de Fogo, Inteligência, Logística, Proteção e Mobilidade e Contramobilidade d) Caráter Naval, Anfíbio, Eixo Estruturantes, Gradualismo no Emprego e Conjugado Anfíbio e) Liderança, Operações Anfíbias, GptOpFuzNav e Guerra de Manobra.
110 – O comando caracteriza-se pelo estabelecimento da autoridade, decorrente das leis e regulamentos, atribuída a uma militar para dirigir e controlar forças: a) Manobra b) Apoio de Fogo c) Mobilidade e Contramobilidade d) Comando e Controle e) Inteligência.
111- Sua utilização facilita a manobra, suprindo ou neutralizando os fogos inimigos e desorganizando o movimento de suas tropas: a) Inteligência b) Apoio de Fogo c) Logística d) Proteção e) Manobra.
112- Uma tropa obtém vantagem em relação ao oponente aumentando sua capacidade de deslocamento ou degradando a mobilidade do inimigo: a) Mobilidade e Contramobilidade b) Logística c) Proteção d) Manobra e) Inteligência.
113- Na Guerra de Manobra, esta função do combate contribui decisivamente para a aplicação do conceito de Ação Ditada pelo Reconhecimento: a) Logística b) Comando e Controle c) Inteligência d) Proteção e) Apoio de Fogo.
114 – É a conservação da capacidade de combater de uma tropa, de modo que possa ser utilizada no local e momento apropriados: a) Logística b) Mobilidade e Contramobilidade c) Apoio de Fogo d) Comando e Controle e) Proteção.
115- Uma função do combate, cuja posição vantajosa não se restringe ao espaço físico, podendo ser uma vantagem psicológica ou temporal. É raramente eficaz sem a perfeita conjugação do poder de fogo e da proteção da Força: a) Proteção b) Comado e Controle c) Apoio de Fogo d) Manobra e) Inteligência.
116- Atividade baseada em processo mental e tem por finalidade produzir e salvaguardar conhecimentos de interesse. É conduzida segundo dois grandes seguimentos: a) Proteção b) Inteligência c) Logística d) Mobilidade e Contramobilidade e) Manobra.
117 – Uma função do combate que compreende dois aspectos: um de caráter operativo e outro de caráter logístico. a) Proteção b) Mobilidade e Contramobilidade c) Inteligência d) Comando e Controle e) Logístico.
118 – Função do Combate que concorre para a identificação do Centro de Gravidade (CG) e das Vulnerabilidades Crítica (VC): a) Manobra b) Comando e Controle c) Logística d) Apoio de Fogo e) Inteligência.
119 – Nesta função de combate, os Comandantes de todos os escalões devem estar capacitados a empregar o armamento orgânico e os fogos de apoio, de forma coordenada e integrada à ideia de manobra: a) Proteção b) Comando e Controle c) Apoio de Fogo d) Inteligência e) Logística.
120 – Vista sob o enfoque temporal, decorre da aceleração do ciclo OODA. a) Apoio de Fogo b) Comando e Controle c) Logística d) Manobra e) Inteligência.
121 – Função do combate em que a manobra considera o movimento relativo de Forças no campo de batalha, com a finalidade de colocar as Forças inimigas em desvantagem. a) Mobilidade e Contramobilidade b) Proteção c) Inteligência d) Logística e) Apoio de Fogo.
122- É uma atividade inerente ao comando, que se caracteriza pelo acompanhamento efetivo das ações em curso, de forma que os comandantes adquiram e mantenha o indispensável nível de consciência situacional... a) Manobra b) Comando e Controle c) Apoio de Fogo d) Inteligência e) Logística.
123 – Esta função de combate deve ser executada de forma pró-ativa: a) Comando e Controle b) Proteção c) Inteligência d) Apoio de Fogo e) Logística.
124 – Proteção é uma das funções de combate. Nela, um comandante deve proteger suas tropas. Seja das ações do inimigo, seja de quais condições desfavoráveis? a) Clima hostil, epidemias, falta de água potável etc... b) Clima sutil, endemias, falta de água potável etc... c) Clima hostil, endemias, falta de água etc... d) Clima hostil, endemias, falta de água potável etc... e) Clima favorável, epidemias, falta de água potável etc...
125 – O caráter desta função de combate abrange os cuidados com o Fuzileiro Naval e inclui medidas de higiene em campanha, de medicina preventiva, o apoio de saúde em geral. a) Logística b) Comando e Controle c) Proteção d) Inteligência e) Apoio de fogo.
126 – O caráter desta função de combate nega ou dificulta a mobilidade das Forças oponentes, limitando sua manobra e reduzindo a eficácia de seus fogos. a) Contramobilidade b) Apoio de Fogo c) Comando e Controle d) Inteligência e) Proteção.
127 – São pontos fracos do CG que, ao serem exploradas, resultarão na desestabilização ou destruição do CG oponente: a) OODA b) Vulnerabilidade Crítica c) Centro de Gravidade d) Vulnerabilidade de Massa e) Mobilidade e Contramobilidade.
128- Segundo os preceitos da Guerra de Manobra, dois importantes elementos do comando são fundamentais para o sucesso em combate. São eles: a) O Posto do Comandante e sua capacidade de decisão b) A liderança e a capacidade de decisão c) A audácia e a manobra d) O ciclo OODA e o ciclo PDCA e) A rapidez e a liderança em todos os níveis.
129- É uma atividade inerente ao comando, que se caracteriza pelo acompanhamento efetivo das ações em curso, de forma que os comandantes adquiram e mantenham o indispensável nível de consciência situacional, particularmente quanto às nossas forças, às forças adversas e ao ambiente operacional (terreno). b) A capacidade de decisão c) A audácia d) O ciclo OODA e) O controle a) A manobra.
130- É a percepção perfeita do quadro de situação, que é imprescindível para a tomada de decisões, expedição de ordens e para o controle de sua execução. a) A manobra b) A liderança c) A audácia d) O ciclo OODA e) Consciência situacional.
131- Em relação às funções de combate, no que se refere à Proteção, é correto afirmar que possui dois aspectos. Assinale a alternativa que os aponta. a) um de caráter tático e outro de caráter logístico b) um de caráter tático e outro de caráter operacional c) um de caráter operativo e outro de caráter logístico d) um de caráter tático e outro de caráter situacional e) um de caráter operativo e outro de caráter situacional.
132- Qual das funções de combate se traduz no ApSvCmb, no nível tático? a) proteção b) mobilidade c) contramobilidade d) apoio de fogo e) logística.
133- Na função de combate C2, o Controle é uma atividade inerente ao comando, que se caracteriza pelo acompanhamento efetivo das ações em curso, de forma que os comandantes adquiram e mantenham o indispensável nível de percepção perfeita do quadro de situação, que é imprescindível para a tomada de decisão, expedição de ordens e para o controle de sua execução. Que nome se dá à essa percepção? a) comando e controle b) manobra c) consciência situacional d) liderança e) inteligência.
134- No que se refere aos níveis de condução de conflitos, que plano consolidará o planejamento no nível operacional, considerando a interação dos fatores operacionais tempo, força e espaços com o propósito da missão? a) Plano de operações b) Plano de campanha c) Plano de contingência d) Plano Logístico e) Plano operacional.
135- Traduz um conflito desencadeado ou agravado imediatamente após a ruptura do equilíbrio existente entre duas ou mais partes envolvidas. a) Guerra. b) Revolução. c) Crise. d) Conflito armado. e) Guerra de atrito.
136- É amplamente entendido como um recurso utilizado por grupos politicamente organizados que empregam a violência armada para solucionar controvérsias ou impor sua vontade a outrem. a) Conflito armado. b) Guerra. c) Revolução. d) Turba. e) Guerra de atrito.
137- Com relação aos níveis de condução de conflitos, associe as colunas e marque a opção que apresenta a sequência correta. Níveis I) Operacional II) Político. III) Tático. IV) Estratégico. Características ( ) Traduz a decisão política para a expressão militar e orienta o emprego das Forças Armadas. ( ) A partir dos objetivos nacionais identificados, o Estado integra as medidas gerais nas diversas expressões do Poder Nacional. ( ) Representa a interface entre a estratégia e a tática, sem a qual esta última não resultaria em um conjunto harmônico de ações. ( ) Refere-se ao emprego dos meios em combate, sendo caracterizada especialmente pela existência do contato, que não necessariamente será físico. a) (II) (IV) (I) (III) b) (I) (II) (IV) (III) c) (IV) (II) (III) (I) d) (IV) (II) (I) (III) e) (IV) (III) (I) (II).
138- Com relação a guerra e manobra, marque a opção INCORRETA. a) As manobras devem priorizar a aproximação direta, na busca de se abordar o inimigo a partir de uma posição vantajosa. b) Busca-se a consecução dos efeitos desejados pela indução no inimigo do sentimento de que a resistência será inócua ou redundará em perdas inaceitáveis. c) Nele, independentemente da situação dos seus meios em pessoal e material, o inimigo é levado a ceder à vontade de seu oponente, adotando ações que lhe são desfavoráveis. d) O propósito do emprego do fogo não é prioritariamente a redução da capacidade física do inimigo, mas o rompimento da coesão mental das Forças oponentes. e) Nesse estilo de guerra, a manobra tem um significado mais amplo, podendo ser entendida no tempo e na forma.
139- Em relação à função de combate da manobra, a mesma é resultante da combinação: a) Do comando e do controle b) Do fogo e movimento c) Do fogo e da proteção d) Do apoio de fogo e da inteligência e) Do centro de gravidade e da vulnerabilidade crítica.
140- O que representará, ainda, um impacto psicológico significativo nas forças oponentes, por não permitir que reajam tempestivamente, dentre as funções de combate? a) A rapidez na aplicação do ciclo de decisão b) A rapidez na aplicação das peças no terreno c) A velocidade de reação à ação hostil terrestre d) O gradativo avanço no terreno e) A troca do vetor tempo por espaço.
141- O apoio de fogo também pode ser empregado independentemente da manobra, com vistas a: a) Iludir, retardar ou destruir tropas inimigas ainda não engajadas em combate. b) Desorganizar, desestabilizar e destruir tropas inimigas ainda não engajadas em combate. c) Iludir, desorganizar e desestabilizar tropas inimigas ainda não engajadas em combate. d) Destruir, retardar ou impedir tropas inimigas ainda não engajadas em combate e) Destruir, retardar ou desorganizar tropas inimigas ainda não engajadas em combate.
142- Os Comandantes de todos os escalões devem estar capacitados a empregar o armamento orgânico e os fogos de apoio, de forma coordenada e integrada à ideia de manobra, de modo a assegurar a adequada aplicação do poder de combate, explorando as possibilidades de cada sistema de armas e o movimento _________________dos meios de apoio de fogo como forma de garantir um apoio contínuo. a) integrado b) contínuo c) avançado d) escalonado e) independente.
143- É uma atividade de inteligência voltada para a salvaguarda de conhecimentos e das fontes de informação: a) Inteligência de área b) Inteligência informacional c) Contrainteligência d) Inteligência Digital e) Anti-Contrainteligência.
144- A Atividade de Inteligência é baseada em processo mental e tem por finalidade produzir e salvaguardar conhecimentos de interesse, e conduzida segundo dois grandes segmentos: a) Inteligência de área e local b) Inteligência informacional e material c) Contrainteligência e Inteligência d) Inteligência Digital e Cibernética e) Anti-Contrainteligência e contrainteligência.
145- “Possibilita que o Comandante amplie sua compreensão da situação do Espaço de Batalha”. Essa frase faz referência a qual função de combate? a) Comando e controle b) Inteligência c) Proteção d) Mobilidade e contramobilidade e) Guerra eletrônica.
146- É uma fonte de força, poder e resistência física ou moral que confere ao contendor, em última análise, a liberdade de ação para utilizar integralmente seu poder de combate. a) Vulnerabilidades Críticas b) Centro de Operação e Controle c) Poder de Combate d) Força de Manobra e) Centro de Gravidade.
147- São pontos fracos do Centro de Gravidade – CG – que, ao serem exploradas, resultarão na desestabilização ou destruição do CG oponente. a) Vulnerabilidades Críticas b) Centro de Operação e Controle c) Poder de Combate d) Força de Manobra e) Centro de Gravidade.
148- Qual a Função de Combate possibilita ao comando obter e manter a iniciativa das ações e explorar, tempestivamente, as oportunidades. Sendo, por essa razão, o sistema inimigo que se constitui, muitas vezes, alvo de elevado interesse. a) Logística b) Comando e Controle c) Proteção d) Inteligência e) Apoio de fogo.
149- Dois aspectos inerentes a Função de Combate “Proteção”, devem merecer atenção constante e prioritária do comando. São eles: a) A proteção das Armas de apoio e a eliminação das contramobilidades de uma força b) A proteção do CG e a eliminação das potenciais VC de uma força c) A manutenção do CG e a destruição das potenciais VC de uma força inimiga d) A superação do poder de combate e a mobilidade aérea no TO e) O impedimento da penetração na Área de segurança e a manutenção da integridade da ADA.
150- Assinale a única alternativa que não diz respeito ao caráter operativo da função de combate “Proteção”. a) emprego das forças de segurança e de cobertura b) camuflagem e fortificações c) o despistamento d) operações civis-militares e) rodízio entre elementos de primeiro escalão.
151- A manobra considera o movimento relativo de Forças no campo de batalha, com a finalidade de colocar as Forças inimigas em desvantagem (psicológica, tecnológica, temporal, espacial, numérica ou de poder de combate), tendo sua eficácia potencializada quando as Forças amigas podem valer-se de elevada mobilidade, impõem medidas de contramobilidade às Forças adversas e exploram as ações de: a) segurança e cobertura b) camuflagem e fortificações c) camuflagem d) despistamento ou fintas e) Ardil e demonstração.
152- Uma tropa de Fuzileiros Navais tem sua mobilidade incrementada, EXCETO: a) dotada de meios de transporte b) a trafegabilidade das vias de transporte e do terreno é melhorada c) seu movimento é apoiado pelo fogo d) suas equipagens são dimensionadas para manter a efetividade em combate com dimensões reduzidas (menos peso e volume, sem perder eficiência) e) os efeitos das medidas de mobilidade do inimigo são minorados.
153- As tarefas relacionadas à mobilidade envolvem, EXCETO: a) aberturas de brechas b) melhoramentos de estradas c) transposição de cursos d'água d) construção de acampamentos e) remoção de obstáculos.
154- A contramobilidade nega ou dificulta a mobilidade das Forças oponentes, limitando sua manobra e reduzindo a eficácia de seus fogos. As tarefas relacionadas à contramobilidade incluem, EXCETO: a) o lançamento de obstáculos ao longo de suas prováveis vias de acesso b) acionamento do plano de barreiras c) destruição de pontes d) obstáculos ao longo de suas prováveis vias de acesso em coordenação com fogos e) remoção de obstáculos.
Report abuse Consent Terms of use