option
Questions
ayuda
daypo
search.php

NAVEGAÇÃO ASTRONÔMICA

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
NAVEGAÇÃO ASTRONÔMICA

Description:
TÁ ACABANDO

Creation Date: 2021/11/01

Category: Geography

Number of questions: 38

Rating:(0)
Share the Test:
Nuevo ComentarioNuevo Comentario
New Comment
NO RECORDS
Content:

O Anuário de Observatório Nacional é referente à qual Efemérides?. Astronômicas. Precisas. Exatas. Efemérides para Observação de Posição.

Qual seção do Anuário trás informações sobre a Passagem Meridiana?. A. B. C. D. E. F.

As coordenadas (declinação e ascensão reta) não variam no tempo em consequência do Movimento Precessional. V. F.

Qual o propósito do ANB?. Fornecer os dados necessários à prática de navegação astronômica no mar. Fornecer os dados necessários à prática de navegação astronômica na terra, mar e ar. Resolução relacionadas aos sistemas de horas legais e suas difusões. Fornecer instantes de nascer, PMS e Ocaso do Sol, Lua e planetas.

Marque a opção incorreta referente ao ANB: Fornece informações referentes ao TU. Fornece informações referentes AHG. Fornece informações referentes da Ascensão Reta e Declinação de 57 estrelas. Fornece informações referentes AHG, Declinação, SD, ET, PMS, Nascer e Pôr do Sol. Fornece informações referentes AHG, Declinação, PH, SD, PM, idade, fase, Nascer e Pôr da Lua.

O período conveniente para observações de alturas com o sextante tem uma duração aproximadamente igual à diferença entre as horas do início ( ou fim) do crepúsculo náutico e o nascer e pôr do sol. V. F.

Declinação de um astro é o comprimento do arco do Círculo Horário situado entre o Equador Celeste e a posição do astro, medido para o Norte ou para o Sul, a partir do Equador Celeste, de 00º a 90º. V. F.

A Declinação na Esfera Celeste corresponde à Latitude na Terra e é medida sobre o: CHA. Equador Celeste. Meridiano Local. CHO. Meridiano Superior.

Marque qual das linhas indica o Ângulo Horário Local.

É o ângulo entre o Meridiano Superior do lugar e o Círculo Horário do astro, medido de 000° a 180°, para Leste ou para Oeste do Meridiano Superior. Ângulo no Pólo. AHL. AHG. LONGITUDE.

O Diagrama de Tempo é construído tendo como ponto de vista o Polo Norte da Esfera Celeste, olhando para o Polo Sul. V. F.

De acordo com o Diagrama do Tempo, quando um astro está a oeste: t' = AHL. t' = 360º - AHL.

Como os astros estão em constante movimento para um observador (movimento aparente), necessitaremos das coordenadas horárias do astro: ÂNGULO HORÁRIO E DECLINAÇÃO. DECLINAÇÃO E ASCENSÃO RETA. ÂNGULO HORÁRIO E ASCENSÃO RETA. CHA E CHO.

Qual o valor da declinação do Sol para o dia 21/05/2021 às 17h 22m 43s?. 20º 19,9' N. 20º 19,9' S. 081º 31,2' N. 081º 31,2' S.

Não vai cair, mas vai que... PÔR DO SOL. CREPÚSCULO CIVIL VESPERTINO. CREPÚSCULO NÁUTICO VESPERTINO.

Determinar o azimute significa materializar no horizonte a linha norte-sul verdadeira (meridiano). V. F.

O cálculo isolado do Azimute Verdadeiro no mar só se faz, na prática, a fim de: Determinar o desvio da Agulha Magnética ou Giroscópica. Determinar o erros do sextante. Determinar declinação magnética do local. Inserir os dados de azimute no ECDIS.

O Nadir é o ponto exatamente acima da cabeça do observador, ou de uma maneira mais técnica, é o ponto no qual a vertical do lugar (perpendicular ao horizonte) intercepta a esfera celeste. V. F.

MARQUE A INCORRETA: São circunstâncias favoráveis para observação de um astro para cálculo do Azimute: astro em baixa altura (altura menor que 15° ou 20°). astro com t1 = 90° (corte do primeiro círculo horário). astro em máxima digressão (ângulo paralático = 90°). astro com Declinação alta. astro próximo ao horizonte do observador.

O astro geralmente observado para determinação do Desvio da agulha são (é): As estrelas com baixa declinação;. As estrelas com alta declinação;. A Lua no período próximo ao perigeu;. O Sol, nas proximidades do Nascer e Pôr;. A Lua, nas proximidades do Nascer e Pôr;.

A Estrela Polar tem uma alta Declinação, o que constitui circunstância favorável para observação do Azimute, mas só deve ser observada para determinação de desvios até Latitudes de 20° N, pois, acima delas, terá uma altura muito elevada e será difícil o seu enquadramento no instrumento de marcar. V. F.

Quando ocorre a observação mais precisa?. Quando o astro está no horizonte verdadeiro do observador. Quando o astro está no horizonte aparente do observador. Quando o astro se encontra com declinação máxima. Quando o astro se encontra com declinação mínima.

As Coordenadas Horizontais ou Azimutais (altura e Azimute) permitem fixar a posição de um astro na Esfera Celeste em relação à posição de um observador, tendo como referência o Horizonte e o Meridiano do lugar. V. F.

É o comprimento do arco do Vertical do astro (ou o ângulo central), medido entre o Horizonte e o astro, contado a partir do Horizonte, de 00º a 90º: Altura do Astro. Distância Zenital. Ângulo do Pólo. Ângulo Horário do Astro.

A altura será denominada _________, ___________ ou _________, conforme haja sido medida a partir do horizonte visual, horizonte aparente ou horizonte verdadeiro, respectivamente. observada, aparente , verdadeira. aparente , verdadeira, observada. observada, azimutal, verdadeira. Visual, aparente, verdadeira.

É a distância angular, medida ao longo do Horizonte (ou o ângulo no Zênite) entre o Meridiano Local e o Vertical do astro, contado no sentido dos ponteiros do relógio, de 000° a 360°, desde a parte Norte do Meridiano Local, que contém o Polo Norte Celeste (ou do ponto Norte do Horizonte). Altura do Astro. Azimute Verdadeiro. Distância angular. Distância Azimutal.

DISTÂNCIA ZENITAL (z) de um astro – é o arco do Vertical do astro entre o Zênite e o astro, medido a partir do Zênite. Para todo astro acima do HORIZONTE teremos: z = 90º + a. V. F.

Os lados do triângulo esférico são: Azimute Náutico, Ângulo Paralático e Ângulo Horário. Co-latitude, distância polar e distância zenital. Co-latitude, Ângulo Paralático, distância zenital. Ângulo Paralático, distância polar e distância zenital.

O ângulo no pólo do Sol em Greenwich (t1G) é obtido pela resolução do triângulo esférico de posição., em função da Hora do Cronômetro, regulado para aquele meridiano. O ângulo no pólo local do Sol (t1) é dado pelo Almanaque Náutico. V. F.

Em operação, uma Agulha Magnética tende a orientar- se segundo o Meridiano Magnético que passa pelo local. V. F.

A diferença em direção entre o Meridiano Magnético e o Meridiano Verdadeiro (ou Geográfico), em um determinado lugar, é denominada (o): Declinação Magnética. Declinação Verdadeira. Azimute Náutico. Azimute Magnético.

A visada de um astro no horizonte verdadeiro do observador é denominada uma observação: . em amplitude. em fase. verdadeira. aparente.

No instante que o centro do astro está no horizonte verdadeiro, o triângulo é retilátero, pois um lado (a distância zenital) é igual a 90º. V. F.

É a distância angular, medida ao longo do Horizonte (ou o ângulo no Zênite) entre o Meridiano Local e o Vertical do astro, contado no sentido dos ponteiros do relógio, de 000º a 360º, desde a parte Norte do Meridiano Local, que contém o Polo Norte Celeste (ou do ponto Norte do Horizonte). Azimute Verdadeiro. Distância Zenital. Azimute Náutico. Azimute Quadrantal. Amplitude.

É o mesmo que o Ângulo no Zênite do “triângulo de posição”, ou seja, é o menor ângulo formado entre o Vertical do astro e o Meridiano do local, medido de 000º a 180º, sobre o Horizonte, a partir da projeção do polo elevado, para Leste ou para Oeste. Azimute Verdadeiro. Distância Zenital. Azimute Náutico. Azimute Quadrantal. Amplitude.

É a distância angular, medida sobre o Horizonte, de 00° a 90°, a partir de um ponto de origem (Norte ou Sul), para Leste ou para Oeste (de acordo com a posição do astro), até o círculo vertical do Astro. Azimute Verdadeiro. Azimute Quadrantal. Azimute Náutico. Distância Zenital. Amplitude.

É o ângulo formado pelo Primeiro Vertical com o Vertical do astro no momento de seu nascer ou ocaso. Azimute Verdadeiro. Azimute Náutico. Azimute Quadrantal. Distância Zenital. Amplitude.

A Amplitude do astro no nascer verdadeiro é denominada Amplitude Ocídua; a Amplitude do astro no ocaso é denominada Amplitude Ortiva. V. F.

Report abuse