Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONNAVEGAÇÃO ASTRONÔMICA

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
NAVEGAÇÃO ASTRONÔMICA

Description:
TÁ ACABANDO

Author:
caphn
(Other tests from this author)

Creation Date:
01/11/2021

Category:
Geography

Number of questions: 38
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
O Anuário de Observatório Nacional é referente à qual Efemérides? Astronômicas Precisas Exatas Efemérides para Observação de Posição.
Qual seção do Anuário trás informações sobre a Passagem Meridiana? A B C D E F.
As coordenadas (declinação e ascensão reta) não variam no tempo em consequência do Movimento Precessional. V F.
Qual o propósito do ANB? Fornecer os dados necessários à prática de navegação astronômica no mar. Fornecer os dados necessários à prática de navegação astronômica na terra, mar e ar. Resolução relacionadas aos sistemas de horas legais e suas difusões Fornecer instantes de nascer, PMS e Ocaso do Sol, Lua e planetas.
Marque a opção incorreta referente ao ANB: Fornece informações referentes ao TU Fornece informações referentes AHG Fornece informações referentes da Ascensão Reta e Declinação de 57 estrelas Fornece informações referentes AHG, Declinação, SD, ET, PMS, Nascer e Pôr do Sol Fornece informações referentes AHG, Declinação, PH, SD, PM, idade, fase, Nascer e Pôr da Lua.
O período conveniente para observações de alturas com o sextante tem uma duração aproximadamente igual à diferença entre as horas do início ( ou fim) do crepúsculo náutico e o nascer e pôr do sol. V F.
Declinação de um astro é o comprimento do arco do Círculo Horário situado entre o Equador Celeste e a posição do astro, medido para o Norte ou para o Sul, a partir do Equador Celeste, de 00º a 90º. V F.
A Declinação na Esfera Celeste corresponde à Latitude na Terra e é medida sobre o: CHA Equador Celeste Meridiano Local CHO Meridiano Superior.
Marque qual das linhas indica o Ângulo Horário Local.
É o ângulo entre o Meridiano Superior do lugar e o Círculo Horário do astro, medido de 000° a 180°, para Leste ou para Oeste do Meridiano Superior. Ângulo no Pólo AHL AHG LONGITUDE.
O Diagrama de Tempo é construído tendo como ponto de vista o Polo Norte da Esfera Celeste, olhando para o Polo Sul. V F.
De acordo com o Diagrama do Tempo, quando um astro está a oeste: t' = AHL t' = 360º - AHL.
Como os astros estão em constante movimento para um observador (movimento aparente), necessitaremos das coordenadas horárias do astro: ÂNGULO HORÁRIO E DECLINAÇÃO DECLINAÇÃO E ASCENSÃO RETA ÂNGULO HORÁRIO E ASCENSÃO RETA CHA E CHO.
Qual o valor da declinação do Sol para o dia 21/05/2021 às 17h 22m 43s? 20º 19,9' N 20º 19,9' S 081º 31,2' N 081º 31,2' S.
Não vai cair, mas vai que... PÔR DO SOL CREPÚSCULO CIVIL VESPERTINO CREPÚSCULO NÁUTICO VESPERTINO.
Determinar o azimute significa materializar no horizonte a linha norte-sul verdadeira (meridiano). V F.
O cálculo isolado do Azimute Verdadeiro no mar só se faz, na prática, a fim de: Determinar o desvio da Agulha Magnética ou Giroscópica. Determinar o erros do sextante Determinar declinação magnética do local Inserir os dados de azimute no ECDIS.
O Nadir é o ponto exatamente acima da cabeça do observador, ou de uma maneira mais técnica, é o ponto no qual a vertical do lugar (perpendicular ao horizonte) intercepta a esfera celeste. V F.
MARQUE A INCORRETA: São circunstâncias favoráveis para observação de um astro para cálculo do Azimute: astro em baixa altura (altura menor que 15° ou 20°) astro com t1 = 90° (corte do primeiro círculo horário) astro em máxima digressão (ângulo paralático = 90°) astro com Declinação alta. astro próximo ao horizonte do observador.
O astro geralmente observado para determinação do Desvio da agulha são (é): As estrelas com baixa declinação; As estrelas com alta declinação; A Lua no período próximo ao perigeu; O Sol, nas proximidades do Nascer e Pôr; A Lua, nas proximidades do Nascer e Pôr;.
A Estrela Polar tem uma alta Declinação, o que constitui circunstância favorável para observação do Azimute, mas só deve ser observada para determinação de desvios até Latitudes de 20° N, pois, acima delas, terá uma altura muito elevada e será difícil o seu enquadramento no instrumento de marcar. V F.
Quando ocorre a observação mais precisa? Quando o astro está no horizonte verdadeiro do observador Quando o astro está no horizonte aparente do observador Quando o astro se encontra com declinação máxima Quando o astro se encontra com declinação mínima.
As Coordenadas Horizontais ou Azimutais (altura e Azimute) permitem fixar a posição de um astro na Esfera Celeste em relação à posição de um observador, tendo como referência o Horizonte e o Meridiano do lugar. V F.
É o comprimento do arco do Vertical do astro (ou o ângulo central), medido entre o Horizonte e o astro, contado a partir do Horizonte, de 00º a 90º: Altura do Astro Distância Zenital Ângulo do Pólo Ângulo Horário do Astro.
A altura será denominada _________, ___________ ou _________, conforme haja sido medida a partir do horizonte visual, horizonte aparente ou horizonte verdadeiro, respectivamente. observada, aparente , verdadeira aparente , verdadeira, observada observada, azimutal, verdadeira Visual, aparente, verdadeira.
É a distância angular, medida ao longo do Horizonte (ou o ângulo no Zênite) entre o Meridiano Local e o Vertical do astro, contado no sentido dos ponteiros do relógio, de 000° a 360°, desde a parte Norte do Meridiano Local, que contém o Polo Norte Celeste (ou do ponto Norte do Horizonte). Altura do Astro Azimute Verdadeiro Distância angular Distância Azimutal.
DISTÂNCIA ZENITAL (z) de um astro – é o arco do Vertical do astro entre o Zênite e o astro, medido a partir do Zênite. Para todo astro acima do HORIZONTE teremos: z = 90º + a V F.
Os lados do triângulo esférico são: Azimute Náutico, Ângulo Paralático e Ângulo Horário Co-latitude, distância polar e distância zenital Co-latitude, Ângulo Paralático, distância zenital Ângulo Paralático, distância polar e distância zenital.
O ângulo no pólo do Sol em Greenwich (t1G) é obtido pela resolução do triângulo esférico de posição., em função da Hora do Cronômetro, regulado para aquele meridiano. O ângulo no pólo local do Sol (t1) é dado pelo Almanaque Náutico. V F.
Em operação, uma Agulha Magnética tende a orientar- se segundo o Meridiano Magnético que passa pelo local. V F.
A diferença em direção entre o Meridiano Magnético e o Meridiano Verdadeiro (ou Geográfico), em um determinado lugar, é denominada (o): Declinação Magnética Declinação Verdadeira Azimute Náutico Azimute Magnético.
A visada de um astro no horizonte verdadeiro do observador é denominada uma observação: . em amplitude em fase verdadeira aparente.
No instante que o centro do astro está no horizonte verdadeiro, o triângulo é retilátero, pois um lado (a distância zenital) é igual a 90º. V F.
É a distância angular, medida ao longo do Horizonte (ou o ângulo no Zênite) entre o Meridiano Local e o Vertical do astro, contado no sentido dos ponteiros do relógio, de 000º a 360º, desde a parte Norte do Meridiano Local, que contém o Polo Norte Celeste (ou do ponto Norte do Horizonte). Azimute Verdadeiro Distância Zenital Azimute Náutico Azimute Quadrantal Amplitude.
É o mesmo que o Ângulo no Zênite do “triângulo de posição”, ou seja, é o menor ângulo formado entre o Vertical do astro e o Meridiano do local, medido de 000º a 180º, sobre o Horizonte, a partir da projeção do polo elevado, para Leste ou para Oeste. Azimute Verdadeiro Distância Zenital Azimute Náutico Azimute Quadrantal Amplitude.
É a distância angular, medida sobre o Horizonte, de 00° a 90°, a partir de um ponto de origem (Norte ou Sul), para Leste ou para Oeste (de acordo com a posição do astro), até o círculo vertical do Astro. Azimute Verdadeiro Azimute Quadrantal Azimute Náutico Distância Zenital Amplitude.
É o ângulo formado pelo Primeiro Vertical com o Vertical do astro no momento de seu nascer ou ocaso. Azimute Verdadeiro Azimute Náutico Azimute Quadrantal Distância Zenital Amplitude.
A Amplitude do astro no nascer verdadeiro é denominada Amplitude Ocídua; a Amplitude do astro no ocaso é denominada Amplitude Ortiva. V F.
Report abuse Consent Terms of use