option
My Daypo

NAVEGAÇÃO - PROVA II

COMMENTS STADISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
NAVEGAÇÃO - PROVA II

Description:
AP HN 2021

Author:
AVATAR
3SG HN DIAS - 3SG HN CIPRIANO
(Other tests from this author)


Creation Date:
02/10/2021

Category:
Science

Number of questions: 82
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Sobre a regra 20 do Ripeam que fala sobre as Luzes e marcas da embarcação. As marcas devem ser: Pretas Encarnadas ou verdes (dependendo do bordo) Amarelas e Pretas Amarelas.
De acordo coma imagem, responda: Embarcação Rebocando Embarcação de Propulsão Mecânica em Movimento Embarcação com capacidade de manobras restritas Embarcação Fundeada.
De acordo coma imagem, responda: Embarcação fundeada. Embarcação com manobra restrita. Embarcação rebocando. Embarcação com Pesca de arrasto.
De acordo com o RIPEAM, Regra 22 sobre visibilidade das Luzes de navegação, As embarcações de comprimento maior ou igual a 50 metros devem ter: Luz de mastro de 6 milhas // Luzes de bordos, alcançado, reboque e circular de 3 milhas. Luz de mastro de 10 milhas // Luzes de bordos, alcançado, reboque e circular de 6 milhas. Todas as luzes de no mínimo 6 milhas Luz de mastro de 10 milhas // Luzes de bordos, alcançado, reboque e circular de 3 milhas. .
Qualquer engenho capaz de ser usado como meio de transporte sobre a água : (responda com letras minúsculas).
Quando uma embarcação exibe duas luzes encarnadas, e/ou duas esferas negras, ela está: com capacidade de manobras restritas sem governo com restrição devido ao seu calado em pesca de arrasto.
De acordo com a imagem que representam as luzes e as marcas, a embarcação está : Com capacidade de manobra restrita, devido à natureza dos seus serviços. Com capacidade de manobras restritas, devido ao seu calado. Engajada na pesca de arrasto. Sem propulsão. .
Regra 6 do RIPEAM diz: " Toda embarcação deve manter velocidade segura." Esta velocidade segura, é determinada em função de quais aspectos: (mais de uma alternativa). Grau de visibilidade Carga transportada Número de tripulantes Densidade do tráfego Capacidade de Manobra ( distância de parada e giro) Estado do vento e do Mar. Calado da embarcação em relação com a Profundidade Local.
Quando as embarcações estão no visual umas das outras, uma embarcação de propulsão mecânica que esteja manobrando como autorizado ou determinado no Ripeam, regra 34, deve indicar a manobra que pretende através de sinais de seu apito. São eles: Um apito curto: BE // 2 apitos curtos: BB // 3 apitos curtos: RÉ Um apito curto: BB // 2 apitos curtos: BE // 3 apitos curtos: RÉ Um apito curto: RÉ // 2 apitos curtos: BB // 3 apitos curtos: BE.
Considerando que a embarcação está navegando com visibilidade restrita, com propulsão mecânica e seguimento. deve-se soar um apito longo em intervalos não superiores a : 3 minutos 1 minuto 2 minutos 5 minutos.
Embarcações sem governo, com capacidade de manobras restritas, com restriçao de calado, engajada na pesca, a vela ou rebocando, em situações de visibilidade restrita devem soar: 3 apitos curtos 3 apitos sucessivos .1 Longo, 2 curtos. 3 apitos longos 4 apitos sucessivos. 2 longos, 2 curtos.
Como na imagem, uma embarcação com 3 luzes no mastro, uma amarela e branca na popa. e um losango localizado num ponto onde melhor possa ser visto. Indica que a embarcação está: Engajada na Pesca de arrasto Engajada na Pesca sem arrasto Rebocando Fundeada .
Qual das embarcações, está engajada na pesca SEM ARRASTO ?.
É considerada "em movimento" (underway) toda embarcação que: (mais de uma alternativa) Não estiver fundeada. Não estiver à deriva. Não estiver encalhada. Não estiver amarrada à terra. .
As regras do RIPEAM sobre luzes, se aplicam do nascer do sol, ao pôr do sol. neste período não devem ser exibidas outras luzes. F V.
Uma embarcação quando que por alguma circunstância excepcional se encontra incapaz de manobrar está : Sem governo com capacidade de manobra restrita Underway Com capacidade de manobra restrita devido ao calado.
de acordo com a imagem, esta embarcação está : Sem governo com seguimento Fundeada Engajada na Pesca Rebocando.
Esta embarcação indica estar : em Manobra restrita, com seguimento Sem governo, com seguimento Pesca com arrasto Pesca sem arrasto.
De acordo com a imagem, a embarcação está : Restrita devido ao seu calado Encalhada Sem propulsão Engajada na Pesca.
de acordo com a imagem, a emarcação está: Fundeada Encalhada Com capacidade de manobras restritas Underway.
Em canais estreitos, tem a preferência de manobra a embarcação com propulsão mecânica com corrente a favor: F V.
Correlacione : Lampejo Eclipse Ocultação Isofase Fase Período Característica.
Qual das bóias é a de PERIGO ISOLADO ?.
Qual das bóias é um exemplo de SINAIS CARDINAIS ?.
Qual das bóias é a de SINAIS ESPECIAIS ?.
Qual das bóias são as de SINAIS LATERAIS ?.
Qual das bóias é a de ÁGUAS SEGURAS ?.
Os Odômetros podem ser classificados como : (mais de uma alternativa) de Superfície de Fundo Dopller Registrador de Velocidade .
no odômetro de Fundo,A velocidade é obtida da diferença entre a pressão normal (pressão estática) da água, e a pressão devida ao movimento do navio através da água (pressão dinâmica). V F.
O Odômetro de Fundo, é o único que mede a velocidade de fundo. Também tem a vantagem de poder indicar velocidades muito pequenas. V F.
Como se chama a determinação do erro instrumental do Odômetro ? Calibragem Acerto Certeza Incerteza .
O que mede o Estadímetro ? Ângulos verticais e Distância Altura Velocidade Altura e Distância .
Na Agulha magnética, um conjunto de ímãs é fixado no lado inferior da Rosa, alinhado com o seu eixo leste-oeste F V.
Uma das limitações das Agulhas Magnéticas, consiste na dificuldade de transmissão de seus sinais para outros utilizadores. Esta limitação foi superada, com o desenvolvimento da (o): bússola de fluxo magnético (fluxgate compass). Repetidora da Giro ECDIS AIS.
Sobre a agulha giroscópica, marque a alternativa que representa uma limitação no seu uso : não pode ser usada em latitudes mais altas que a Agulha Magnética; é afetada pela presença de material magnético ou equipamentos elétricos; Exige uma fonte constante de energia elétrica e é sensível às flutuações de energia; Aponta na direção do Meridiano Verdadeiro, independente do magnetismo terrestre.
Instrumento de medição de ângulos concebido para medir altura angular dos astros (ângulo vertical). Sextante Estadímetro Luneta Cronógrafo.
o Sextante também pode ser utilizado para calcular ângulos horizontais (segmentos capazes). V F.
o ângulo máximo entre os espelhos do SEXTANTES é de : 60º 180º 30º 120º.
Na determinação do erro do sextante, foi constatado que a leitura estava a direita do zero, isso implica que o Ei = 60’- leitura do sextante. V F.
O princípio básico do radar de navegação é a determinação de distância para um objeto, ou “alvo”, pela medida do tempo V F.
Sobre as faixas de frequências da portadora do Radar , correlacione S X.
A distância mínima na qual um alvo pode ser detectado por um determinado radar é determinada basicamente : por Sua largura de Pulso Pelo tamanho da antena Pela frequência da onda portadora pela repetição dos impulsos.
Considerando que há potência suficiente, para aumentar o alcance de um radar é necessário aumentar a frequência de repetição de impulsos V F.
Distância Mínima de Detecção é função da(o) : Largura de Pulso frequência de pulso FRI do tempo de resposta do radar.
Menor distância entre dois alvos situados na mesma marcação, para que apareçam como imagens distintas na tela do radar : PODER DE DISCRIMINAÇÃO EM DISTÂNCIA DISTÂNCIA MÍNIMA DE DETECÇÃO ESPAÇAMENTO DE DETECÇÃO PODER DE DISTANCIAMENTO DE DETECÇÃO.
A largura do feixe no plano horizontal é geralmente pequena, da ordem de _________ nos radares marítimos 1° a 2 ° 4° a 5° 0,5° a 1° 3° a 4°.
Qual instrumento auxilia na determinação de características de faróis, faroletes e outros auxílios luminosos à navegação, a fim de permitir sua correta identificação; Cronógrafo Cronômetro Relógio de Antepara Sextante.
No Radar, a apresentação do PPI (Plan Position Indicator) pode ser : Estabilizada ou não estabilizada Dinâmica ou estática De Fundo ou de Superfície Verdadeira ou magnética. .
O radar possui 3 tipos de orientação. CORRELACIONE North Up Course Up Head Up.
Em virtude de sua maior precisão, as distâncias radar têm preferência sobre as marcações radar. V F.
Quando se usa apenas o radar para a navegação, 4 são os métodos empregados para se obter a posição do navio, são eles: Interseção de 3 pontos ou mais distâncias Cruzamento das marcações Distância e marcação de um único objeto Marcações tangentes com distância mínima Navegação paralela indexada Transporte de Retas Segmentos Capazes.
Qual a principal vantagem da navegação paralela indexada ? A sua precisão Prover informação em tempo real Facilidade em obter posições e distâncias o seu amplo emprego, tanto em áreas aterradas quanto amaradas.
Na navegação por paralelas indexada, para melhor resolução o radar deverá ser operado em pulsos longos. (LONG PULSE) V F.
No radar, através da navegação paralela indexada, na carta foi medida uma distância de 5,5 M entre dois pontos, e no radar foi medido 3,2 pra um bordo e 2,5 para o outro. Qual CORREÇÃO deve ser aplicada ? - 0,2 M - 0,1 M + 0,2 M + 0,1 M.
Um dos principais modos de propagação, usados nas bandas MF e HF, permitindo que milhares de km sejam alcançadas. Propagação Ionosférica Frequência Otimizada Refração Atmosférica Sensoriamento remoto.
GPS é um conceito que abrange todos os sistemas de posicionamento globais que se desenvolveram a partir da década de 70. F V.
O sinal que o satélite gera está sincronizado com o que é gerado no receptor, o atraso que se verifica é devido ao deslocamento(distância). V F.
Sobre o GPS, correlacione : Coarse-aquisition code PRN Efemérides Almanaque.
No Sistema GNSS americano, cada satélite dá quantas voltas por dia na Terra ? 2 3 4 6.
Correlacione : Segmento Espacial Segmento de usuários Segmento de controle.
Os sinais de GPS contém três diferentes tipos de dados. São eles: Código Pseudorandômico, Efemérides e o Almanaque . Código Pseudorandômico, Efemérides e PPS Almanaque, Efemérides e SPS Código Pseudorandômico, Almanaque e PPS.
O Gps tem dois serviços de posicionamento, um de Posicionamento Padrão (gratuito), e o outro de Posicionamento Preciso (apenas autorizados) são eles : PPK e RTK SPS e PPS PPP e PPS CDMA e PRN.
Qual dos dois sistemas, está com a "geometria mais forte", DOP Baixo ?.
Quanto a qualidade da posição GPS, correlacione : DOP HDOP VDOP PDOP TDOP GDOP.
Quanto as fontes de erros GPS, correlacione : Disponibilidade seletiva (SA) Geometria dos satélites Órbitas dos satélites Multicaminhamento Efeitos atmosféricos Inacurácia do Relógio.
Auxiliar na identificação e no acompanhamento de alvos, auxiliar em operações de SAR, Simplificar a troca de informações, e prover informações adicionais para a manutenção da consciência situacional; são Propósitos do(a) : ECDIS E-NAVIGATOR AIS CARTAS ELETRÔNICAS .
O AIS É DE USO OBRIGATÓRIO EM TODOS OS NAVIOS COM MAIS DE 200AB V F.
Como uma de suas funcionaldades, o AIS quando operando com display gráfico possibilita o cálculo do : ETA ETD PMA Pôr e nascer do Sol.
As informações do AIS consideradas Fixas ou estáticas são enviadas : A cada 6 minutos ou quando requisitado A cada 4 minutos ou quando requisitado Apenas quando requisitado A cada minuto .
A funcionalidade de envio de mensagens com 158 caracteres do AIS deve ser usada para disseminar MENSAGENS DE PERIGO V F.
O AIS CHECA TODA A INFORMAÇÃO QUE RECEBE DOS SENSORES. V F.
Garante informações necessárias aos navegantes, é o serviço mais básico do VTS . INS TOS AtoN GMDSS.
Elementos essenciais do VTS radar sistema para gerenciamento dos dados sensores meteorológicos TV de circuito fechado AIS Comunicações (VHF) GPS MSI.
Quem é o responsável por licenciar a operação de um AIS no Brasil ? o DHN A Autoridade portuária local. O Diretor do CAMR. O Presidente da República.
Constitui a estrutura técnica, operacional e administrativa para as atividades de socorro e salvamento. Com esse sistema o navio em perigo envia seu alerta à instalações em terra, que buscarão coordenar os esforços para o socorro. GMDSS SAMU MSI AtoN.
O GMDSS utiliza um número de nove dígitos, denominado Identidade do Serviço Móvel Marítimo (MMSI), para identificar um navio um grupo de navios ou uma estação costeira. Os navios brasileiros começam com os digitos: 710 055 811 193.
Correlacione: raster vetorial metadados ENC.
S-52 é o padrão de transferência de dados hidrográficos ainda vigente que será substituído pelo S101 F V.
o ECDIS Deve estar conectado a sistemas que forneçam continuamente a posição, rumo e velocidade. V F.
A principal vantagem da navegação inercial, é a : Discrição Exatidão Rapidez Conexão em tempo real.
Tecnologia que integra elementos mecânicos, sensores e eletrônicos em um pequeno chip, que possui uma informação gravada que determina seu funcionamento. Sistemas Microeletromecânicos - Sistemas de Navegação Indexada Sistemas de Navegação Eletrônica CISNE.
Desenvolvido por equipe no IPqM Respeitando o padrão IEC para ECS Tem o propósito de propiciar navegação segura por meio de ENCs, com as funcionalidades pertinentes a um (WECS) CISNE ECDIS OZZY MEMS.
Report abuse Terms of use
HOME
CREATE TEST
COMMENTS
STADISTICS
RECORDS
Author's Tests