Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONPopulismo

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Populismo

Description:
Exercícios vestibulares

Author:
Prof. Lúcio
(Other tests from this author)

Creation Date:
17/09/2008

Category:
History

Number of questions: 10
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
O lema "50 anos de Progresso em 5 anos de governo", caracterizava-se pelo domínio de nosso mercado interno por parte das grandes empresas multinacionais que se instalaram no país, sob a presidência de(o): Juscelino Kubitscheck. Getúlio Vergas. General Eurico Gaspar Dutra. Jânio Quadros. General João Figueiredo.
Cinqüenta anos de progresso em cinco anos de governo foi o slogan do período de JK, caracterizado por: conseguir eleger seu sucessor, graças à estabilidade econômica gerada pelo Plano de Metas. reprimir as oposições, anulando os direitos democráticos e a liberdade de imprensa. reduzir a produção de bens de consumo duráveis, voltando-se totalmente para a indústria de base. acelerar o desenvolvimento industrial, internacionalizar nossa economia, gerando, contudo, endividamento e inflação. acentuar o caráter nacionalista de nossa economia, conforme o modelo varguista.
O populismo no Brasil, do ponto de vista da camada dirigente, pode ser caracterizado como o estabelecimento de alianças entre os operários e camponeses no plano de representação política urbana e rural. a forma assumida pelo Estado para dar conta dos anseios populares e, simultaneamente, elaborar mecanismos de seu controle. uma política de clientelismo onde o coronel monopoliza a liderança política regional um movimento de representatividade das elites intelectuais locais. o compadrismo entre os partidos políticos que buscavam estabelecer coligações.
O governo Juscelino Kubitschek, marcado pelo Desenvolvimentismo, caracterizou-se pela: utilização do Estado como instrumento coordenador do desenvolvimento. eliminação da entrada do capital estrangeiro. concentração da mão-de-obra nas áreas tradicionais do nordeste. criação da Petrobrás e da Companhia Vale do Rio Doce. diminuição da inflação e aumento da exportação.
Em 06 de janeiro de 1963, realizou-se o plebiscito que reuniu os votos de mais de 12 milhões de cidadãos. Após o resultado do plebiscito, Goulart assumiu plenamente o poder presidencial. Que questão foi discutida no plebiscito anterior citado? A validade da eleição de João Goulart. A implementação das reformas de base por Jango. O sistema de governo (presidencialista x parlamentarista). A renúncia do Presidente Jânio Quadros. A Lei de Remessa de Lucros, reforma urbana e tributária.
A U.D.N. inventou uma argumentação jurídica acusando os candidatos vitoriosos à presidência e à vice-presidência de receberem apoio do comunismo internacional e de não terem alcançado a maioria dos votos. O Ministro da Guerra, General Lott, suspeitando de um golpe, ordenou a ocupação de prédios públicos, estações de rádio e principais jornais do Rio de Janeiro, garantindo a posse aos eleitos. Este episódio está ligado à eleição de: Jânio Quadros e João Goulart. Juscelino Kubitschek e João Goulart. Getúlio Vargas e João Goulart. Eurico Gaspar Dutra e Nereu Ramos. Carlos Lacerda e Café Filho.
Consistiu na política de Juscelino Kubistchek que pretendia desenvolver o Brasil, "50 anos em 5": Plano SALTE; Plano de Metas; Plano Trienal; Reformas de Base; Plano Cohen.
"Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História."O texto acima é um fragmento de um importante documento histórico.O referido documento é: a renúncia de Jânio Quadros;. o "impeachment" de Fernando Collor; a renúncia de D. Pedro I; o discurso de Ulisses Guimarães, pelas "Diretas-Já"; a carta-testamento de Getúlio Vargas.
Faziam parte das Reformas de Base de João Goulart, EXCETO: reforma agrária, com a divisão dos latifúndios improdutivos; reforma universitária, com a ampliação do número de vagas nas universidades; reforma eleitoral, com direito de voto aos analfabetos; reforma político-partidária com a criação de apenas dois partidos, a UDN e o MDB; controle da remessa de lucros para o exterior.
No governo de João Goulart, as chamadas reformas de base foram motivos de muitas discussões. Dentre elas, a mais polêmica foi a reforma agrária, que NÃO estava intimamente ligada: à falta de correspondência entre desenvolvimento econômico e estrutura da propriedade da terra; ao favorecimento do desenvolvimento capitalista nacional, com o aumento das áreas cultivadas no país e da diminização do mercado interno que daí resultaria à redistribuição da propriedade da terra, compromisso assumido pelo governo com os trabalhadores rurais; à justiça social no campo com a defesa dos interesses dos camponeses no acesso à propriedade de terras; à transformação dos camponeses em trabalhadores assalariados, com a conseqüente elevação da produtividade agrícola e dos investimentos no setor.
Report abuse Consent Terms of use