Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONPORT GM-MD-1.143/2022

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
PORT GM-MD-1.143/2022

Description:
RCont, Honras, Sinais de Respeito e Cer Mil das FA

Author:
norte
(Other tests from this author)

Creation Date:
25/05/2022

Category:
Others

Number of questions: 67
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
TÍTULO II - DOS SINAIS DE RESPEITO E DA CONTINÊNCIA CAPÍTULO II - SINAIS DE RESPEITO.
01) Quando dois militares se deslocam juntos, o de menor antiguidade dá a ______________ao superior. direita esquerda.
02) Se o deslocamento se fizer em via que tenha lado interno e lado externo, o de menor antiguidade dá o lado _________ao superior. interno externo.
03) Quando os militares se deslocam em grupo, o mais antigo fica no _____, distribuindo-se os demais, segundo suas precedências, alternadamente à _________e à _________do mais antigo. centro / direita / esquerda centro / esquerda / direita direita / esquerda / centro .
04) Marque somente as alternativas corretas Quando encontrar um superior num local de circulação, o militar saúda-o e cede-lhe o melhor lugar. Se o local de circulação for estreito e o militar for oficial, franqueia a passagem ao superior, faz alto e permanece de frente para ele. Na entrada de uma porta, o militar franqueia-a ao superior e, se estiver fechada, abre-a, dando passagem ao superior e torna a fechá-la depois. Em local público onde NÃO estiver sendo realizada solenidade cívico-militar, bem como em reuniões sociais, o militar cumprimenta, tão logo lhe seja possível, seus superiores hierárquicos.
05) Havendo dificuldade para aproximar-se dos superiores hierárquicos, o cumprimento deve ser feito mediante um movimento de cabeça. V F.
06) Marque a alternativa INCORRETA Para falar a um superior, o militar emprega sempre o tratamento "Senhor" ou "Senhora". Para falar, formalmente, ao Ministro de Estado da Defesa, o tratamento é "Vossa Excelência" ou "Senhor Ministro", sendo admitido, nas relações correntes de serviço, o tratamento de "Ministro" ou "Senhor". Para falar, formalmente, a um oficial-general, o tratamento é "Vossa Senhoria", "Senhor Almirante", "Senhor General" ou "Senhor Brigadeiro", conforme o caso, sendo admitido, nas relações correntes de serviço, o tratamento de "Almirante", "General" ou "Brigadeiro", conforme o caso, ou ainda, de "Senhor". Para falar, formalmente, ao Comandante, Diretor ou Chefe de Organização Militar, o tratamento é "Senhor Comandante", "Senhor Diretor", "Senhor Chefe", conforme o caso, sendo admitido, nas relações correntes de serviço, o tratamento de "Comandante", "Diretor" ou "Chefe". No mesmo posto ou graduação, poderá ser empregado o tratamento "você", respeitadas as tradições e peculiaridades de cada Força Armada.
07) Para falar a um superior, o militar emprega sempre o tratamento ___________ ou _____________ . Senhor Senhora Vossa Excelência Comandante você.
08) Para falar, formalmente, ao Ministro de Estado da Defesa, o tratamento é, EXCETO Vossa Excelência Senhor Ministro Ministro Senhor Vossa Senhoria.
09) Para falar, formalmente, a um oficial-general, o tratamento é, EXCETO Vossa Excelência "Senhor Almirante", "Senhor General" ou "Senhor Brigadeiro" "Almirante", "General" ou "Brigadeiro" Senhor Vossa Senhoria.
10) Para falar, formalmente, ao Comandante, Diretor ou Chefe de Organização Militar, o tratamento é, SALVO: Senhor Comandante Senhor Diretor Senhor Chefe "Comandante", "Diretor" ou "Chefe" Senhor.
11) No mesmo posto ou graduação, poderá ser empregado o tratamento "__________", respeitadas as tradições e peculiaridades de cada Força Armada. Senhor Senhora Vossa Excelência Comandante você.
12) Para falar a um mais moderno, o superior emprega o tratamento Senhor Senhora Vossa Excelência Comandante você.
13) _________, quando for chamado por um superior, deve atendê-lo o mais rápido possível, apressando o passo quando em deslocamento. Todo militar Todo subalterno Todo superior Todo praça Todo oficial.
14) Nos refeitórios, os oficiais observam, em princípio, as seguintes prescrições, EXCETO aguardam, para se sentarem à mesa, a chegada do Comandante, Diretor ou Chefe, ou da mais alta autoridade prevista para a refeição; caso as autoridades mencionadas no inciso I (Comandante, Diretor ou Chefe, ou da mais alta autoridade prevista para a refeição) não possam comparecer à hora marcada para o início da refeição, esta NÃO pode ser iniciada sem a sua presença e, à sua chegada, a refeição não precisa ser interrompida, levantando-se apenas os oficiais que tenham assento à mesa daquelas autoridades; ao terminar a refeição, cada oficial levanta-se e pede permissão ao mais antigo para retirar-se do recinto, podendo ser delegada ao mais antigo de cada mesa a autorização para concedê-la; o oficial que se atrasar para a refeição deve apresentar-se à maior autoridade presente e pedir permissão para sentar-se; caso a maior autoridade presente se retire antes que os demais oficiais tenham terminado a refeição, apenas se levantam os que tenham assento à sua mesa.
15) Os refeitórios de grande frequência e os utilizados por oficiais de diversas Organizações Militares NÃO podem ser regidos por disposições específicas. V F.
16) Nos refeitórios de suboficiais, subtenentes e sargentos deve ser observado procedimento análogo ao dos oficiais. V F.
17) Marque somente as alternativas CORRETA (S): Nos ranchos de oficiais, ao neles entrar o Comandante, Diretor ou Chefe da Organização Militar ou outra autoridade superior, o oficial de serviço, o militar mais antigo presente ou o que primeiro avistar aquela autoridade comanda: "Rancho, Atenção!" e anuncia a função de quem chega. Na hipótese de que trata o caput, as praças, sem se levantarem e sem interromperem a refeição, suspendem toda a conversação, até que seja dado o comando de "À vontade". Sempre que um militar precisar sentar-se ao lado de um superior, deve solicitar-lhe a permissão.
18) Nos ranchos de praças, ao neles entrar o Comandante, Diretor ou Chefe da Organização Militar ou outra autoridade superior, a praça de serviço, o militar mais antigo presente ou o que primeiro avistar aquela autoridade comanda: "Rancho, Atenção!" e anuncia ___________ de quem chega. a função o posto a graduação o cargo o nome.
CAPÍTULO III - CONTINÊNCIA .
19) É a saudação prestada pelo militar e pode ser individual ou da tropa? continência saudação honras de portaló honras de passagem guarda de honra.
20) A continência é a saudação prestada pelo militar e pode ser _____________ou da ________________. individual tropa guarda de honra.
21) A continência é a saudação prestada pelo militar e pode ser individual ou da tropa. Desse modo, marque a alternativa INCORRETA: A continência é pessoal e visa à autoridade e não à pessoa. A continência parte sempre do militar de menor precedência hierárquica e, em igualdade de posto ou graduação, quando ocorrer dúvida sobre qual seja o de menor precedência, deve ser executada simultaneamente. Todo militar, em serviço ativo ou na inatividade, deve retribuir a continência que lhe é prestada. se uniformizado, obrigatoriamente presta a continência individual. se em trajes civis, o militar pode respondê-la prestando a continência individual ou com um movimento de cabeça, com um cumprimento verbal ou descobrindo-se, caso esteja de chapéu.
22) Têm direito à continência a Bandeira Nacional, EXCETO: ao ser hasteada ou arriada diariamente, em cerimônia militar ou cívica; por ocasião da cerimônia de incorporação ou desincorporarão, nas formaturas; quando conduzida por tropa ou por contingente de Organização Militar; quando conduzida em marcha, desfile ou cortejo, acompanhada por guarda ou por organização civil, em cerimônia cívica; quando, no período compreendido entre nascer e o pôr do sol, um militar entra a bordo de um navio de guerra ou dele sai, ou, quando na situação de "embarcado", avista-a ao entrar a bordo pela primeira vez, ou ao sair pela última vez.
23) Têm direito à continência, EXCETO: o Hino Nacional, quando executado somente em solenidade militar; os Presidentes do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal; os demais Ministros de Estado, quando em visita de caráter oficial; os Governadores dos Estados e o do Distrito Federal, nos respectivos territórios, ou, quando reconhecidos ou identificados, em qualquer parte do País em visita de caráter oficial; o Ministro-Presidente e os Ministros Militares do Superior Tribunal Militar, quando reconhecidos ou identificados; a tropa quando formada;.
24) Têm direito à continência: a Bandeira Nacional o Hino Nacional, quando executado em solenidade militar ou cívica; o Presidente da República; o Vice-Presidente da República; os Presidentes do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal; o Ministro de Estado da Defesa; os demais Ministros de Estado, quando em visita de caráter oficial; os Governadores dos Estados e o do Distrito Federal, nos respectivos territórios, ou, quando reconhecidos ou identificados, em qualquer parte do País em visita de caráter oficial;.
25) Têm direito à continência: as Bandeiras e os Hinos das Nações Estrangeiras, nas mesmas hipóteses previstas nos incisos I e II; as autoridades civis estrangeiras, correspondentes às constantes dos incisos III a VIII deste artigo, quando em visita de caráter oficial; os militares das Forças Armadas estrangeiras, quando uniformizados e, se em trajes civis, quando reconhecidos ou identificados; os integrantes das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares, Corporações consideradas forças auxiliares e reserva do Exército. .
26) os integrantes das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares, Corporações consideradas forças auxiliares e reserva ____________________. do Exército das FA.
27) Marque a alternativa incorreta: O aperto de mão é uma forma de cumprimento que o superior pode conceder ao mais moderno. O militar não deve tomar a iniciativa de estender a mão para cumprimentar o superior, mas, se este o fizer, não pode se recusar ao cumprimento. O militar deve responder com saudação análoga quando, ao cumprimentar o superior, este, além de retribuir a continência, fizer uma saudação verbal. A continência individual é, ainda, a forma pela qual os militares se saúdam mutuamente, ou pela qual o superior responde à saudação de um mais moderno. A continência individual é devida a qualquer hora do dia ou da noite, somente podendo ser dispensada nas situações especiais conforme regulamento comum as Forças Armadas.
28) A continência individual é a forma de saudação que o militar isolado, em serviço ativo ou na inatividade, deve, EXCETO: aos símbolos às autoridades à tropa formada a outros militares Guarda de honra.
30) Quando em trajes civis, o militar em serviço ativo ou na inatividade assume as seguintes atitudes, EXCETO prestará a continência individual ou assumirá posição respeitosa em cerimônias oficiais, nas cerimônias de hasteamento ou arriação da Bandeira, nas ocasiões em que esta se apresentar em marcha ou cortejo, assim como durante a execução do Hino Nacional; nas demais situações, se estiver de cobertura, descobre-se e assume atitude respeitosa; ao encontrar um superior, o subordinado pode saudá-lo prestando a continência individual ou com um cumprimento verbal, de acordo com as convenções sociais; ao receber a continência ou o cumprimento de um subordinado, pode responder a saudação prestando a continência individual ou com um cumprimento verbal, de acordo com as convenções sociais. Nenhuma das alternativas estão corretas.
31) são elementos essenciais da continência individual: Atitude Gesto Duração Permanência.
32) A atitude, o gesto e a duração são elementos essenciais da continência individual, VARIÁVEIS conforme a situação dos executantes: Atitude Gesto Duração.
33) O militar, desarmado, ou armado de revólver ou pistola, de sabre-baioneta ou espada embainhada, faz a continência individual de acordo com as seguintes regras: mais moderno parado e superior deslocando-se mais moderno deslocando-se e superior parado, ou deslocando-se em sentido contrário mais moderno e superior deslocando-se em direções convergentes mais moderno deslocando-se alcança e ultrapassa o superior que se desloca no mesmo sentido mais moderno deslocando-se é alcançado e ultrapassado por superior que se desloca no mesmo sentido em igualdade de posto ou graduação, a continência é feita no momento em que os militares passam um pelo outro ou se defrontam.
34) Mais moderno parado e superior deslocando-se: ( ) posição de sentido, frente voltada para a direção perpendicular à do deslocamento do superior; Com cobertura: ( ) em movimento enérgico, leva a mão direita ao lado da cobertura, tocando com a falangeta do indicador a borda da pala, um pouco adiante do botão da jugular, ou lugar correspondente, se a cobertura não tiver pala ou jugular; ( ) a mão no prolongamento do antebraço, com a palma voltada para o rosto e com os dedos unidos e distendidos; o braço sensivelmente horizontal, formando um ângulo de 50º com a linha dos ombros; ( ) olhar franco e naturalmente voltado para o superior e, para desfazer a continência, baixa a mão em movimento enérgico, voltando à posição de sentido; Sem cobertura: ( ) sem cobertura: em movimento enérgico, leva a mão direita ao lado direito da fronte, procedendo similarmente ao descrito na alínea "b", no que couber; ( ) a continência é feita quando o superior atinge a distância de dois passos do mais moderno e desfeita quando o superior ultrapassa o mais moderno de um passo; VVFVVF VVFVVV VVVVVF VFFVVF VVFVFF.
35) Mais moderno deslocando-se e superior parado, ou deslocando-se em sentido contrário: I- se está se deslocando em passo normal, o mais moderno mantém o passo e a direção do deslocamento; II- se em acelerado ou correndo, toma o passo normal, não cessa o movimento normal do braço esquerdo; e III- a continência é feita a três passos do superior, encarando-o com movimento vivo de cabeça e, ao passar por este, o mais moderno volta a olhar em frente e desfaz a continência; Todas estão corretas Somente II está correta Somente I está correta Somente III está correta Somente II e III estão corretas.
36) Mais moderno e superior deslocando-se em direções convergentes: o mais moderno dá precedência de passagem ao superior e faz a continência, sem tomar a posição de sentido; o mais moderno dá precedência de passagem ao superior e faz a continência, tomando a posição de sentido;.
37) Mais moderno deslocando-se alcança e ultrapassa o superior que se desloca no mesmo sentido: o mais moderno, ao chegar ao lado do superior, faz-lhe a continência e o encara com vivo movimento de cabeça; após dois passos, volta a olhar em frente e desfaz a continência;.
38) Mais moderno deslocando-se é alcançado e ultrapassado por superior que se desloca no mesmo sentido: o mais moderno, ao ser alcançado pelo superior, faz-lhe a continência, desfazendo-a depois que o superior tiver se afastado um passo; em igualdade de posto ou graduação, a continência é feita no momento em que os militares passam um pelo outro ou se defrontam.
39) O militar armado de espada desembainhada faz a continência individual tomando a posição de sentido e, em seguida, perfilando a espada. V F.
40) Na continência aos símbolos e às autoridades mencionadas nos incisos I a VIII e XII do art. 16 e a oficiais-generais, o militar abate a espada. V F.
41) Marque somente as alternativas corretas: No caso do militar estar com as duas mãos ocupadas, a continência individual será prestada tomando a posição de sentido e frente voltada para a direção perpendicular à do deslocamento do superior. Quando apenas uma das mãos estiver ocupada, a mão direita deve estar livre para executar a continência. O militar em deslocamento, quando não puder prestar continência por estar com as mãos ocupadas, faz vivo movimento de cabeça.
42) O militar isolado, armado de metralhadora de mão, fuzil ou arma semelhante faz continência da seguinte forma, quando estiver se deslocando, EXCETO leva a arma à posição de "Ombro Arma", à passagem do superior hierárquico; à passagem de tropa formada, faz alto, volta-se para a tropa e leva a arma à posição de "Ombro Arma"; com a arma a tiracolo ou em bandoleira, toma a posição de sentido, com sua frente voltada para a direção perpendicular à do deslocamento do superior. para os demais militares, faz "Ombro Arma".
43) O militar isolado, armado de metralhadora de mão, fuzil ou arma semelhante faz continência da seguinte forma, quando estiver parado: na continência aos símbolos e às autoridades mencionadas nos incisos I a VIII do art. 16 e a oficiais-generais, faz "Apresentar Arma"; para os demais militares, faz "Ombro Arma" à passagem da tropa formada, leva a arma à posição de "Ombro Arma"; com a arma a tiracolo ou em bandoleira, toma apenas a posição de sentido.
44) Marque somente as alternativas verdadeiras: Todo militar faz alto para a continência à Bandeira Nacional, ao Hino Nacional e ao Presidente da República. Quando o Hino Nacional for tocado em cerimônia religiosa, o militar participante da cerimônia faz a continência individual, permanecendo em atitude de respeito. Quando o Hino Nacional for cantado, a tropa ou militar presente não faz a continência, nem durante a sua introdução, permanecendo na posição de "Sentido" até o final de sua execução. Ao fazer a continência ao Hino Nacional, o militar volta-se para a direção de onde vem a música, conservando-se nessa atitude enquanto durar sua execução. Quando o Hino Nacional for tocado em cerimônia à Bandeira ou ao Presidente da República, o militar volta-se para a Bandeira ou para o Presidente da República. Quando o Hino Nacional for tocado em cerimônia militar ou cívica, realizada em ambiente fechado, o militar volta-se para o principal local da cerimônia e faz a continência.
45) Marque somente as alternativas verdadeiras: Ao fazer a continência para a Bandeira Nacional integrante de tropa formada e parada, todo militar que se desloca faz alto, vira-se para ela e faz a continência individual, retomando, em seguida, o seu deslocamento e a autoridade passando em revista à tropa observa o mesmo procedimento. Na sede do Ministério da Defesa e nas Organizações Militares, a praça faz alto para a continência às autoridades enumeradas nos incisos III a IX do art. 16 e a oficiais-generais.
46) O Comandante, Chefe ou Diretor de Organização Militar tem, diariamente, direito à continência prevista no art. 28, na primeira vez que for encontrado pelos oficiais e praças subordinados, no interior de sua organização. V F.
47) Os militares em serviço policial ou de segurança poderão ser dispensados dos procedimentos sobre continência individual constantes deste Regulamento. V F.
Seção II - Do Procedimento em Outras Situações .
48) O militar em um veículo, exceto bicicleta, motocicleta ou similar, procede da seguinte forma: com o veículo parado, tanto o condutor como o passageiro fazem a continência individual sem se levantarem; com o veículo em movimento, somente o passageiro faz a continência individual. Por ocasião da cerimônia da Bandeira ou da execução do Hino Nacional, se realizados no interior de uma Organização Militar, tanto o condutor como o passageiro saltam do veículo e fazem a continência individual, e, caso realizados em via pública, procedem do mesmo modo, sempre que viável. Nos deslocamentos de elementos transportados por viaturas, só o Comandante e o Chefe de cada viatura fazem a continência individual, ao tempo em que os militares transportados tomam postura correta e imóvel enquanto durar a continência do Chefe da viatura.
49) O militar isolado presta continência à tropa da seguinte forma, com tropa em deslocamento e militar parado: se o militar estiver a pé, qualquer que seja seu posto ou graduação, volta-se para a tropa, toma posição de "Sentido" e permanece nessa atitude durante a passagem da tropa, fazendo a continência individual para a Bandeira Nacional, e observando as seguintes condutas com relação ao Comandante da tropa: se for mais antigo do que o Comandante da tropa, corresponde à continência que lhe é prestada; se for mais moderno, faz a continência individual ao Comandante da tropa e a todos os militares em comando de frações constituídas que lhe sejam hierarquicamente iguais ou superiores; se o militar estiver em viatura estacionada, desembarca e procede de acordo com o estipulado na alínea "a";.
50) O militar isolado presta continência à tropa da seguinte forma, com tropa em deslocamento e militar em movimento, se o militar estiver a pé ou em veículo: se for superior hierárquico ao Comandante da tropa, para, volta-se para esta e responde à continência que lhe é prestada; se for mais moderno para, volta-se para a tropa e faz a continência individual ao Comandante da tropa e a todos os militares em comando de frações constituídas que lhe sejam hierarquicamente iguais ou superiores; na hipótese de cumprimento à Bandeira Nacional, o militar a pé para e faz a continência individual e, se estiver no interior de veículo, faz a continência individual sem desembarcar; tropa em forma e parada, e militar em movimento de acordo com o disposto no inciso II, parando apenas para o cumprimento à Bandeira Nacional.
51) Ao entrar em uma Organização Militar, o oficial, em princípio, deve ser conduzido ao seu Comandante, Chefe ou Diretor, ou, conforme as peculiaridades e os procedimentos específicos de cada Força Armada, à autoridade militar da Organização para isso designada, a fim de participar os motivos de sua ida àquele estabelecimento. V F.
52) Na hipótese do caput, terminada a missão ou cumprida a finalidade que levou o oficial à Organização Militar, ele deve, antes de se retirar, despedir-se da autoridade ao qual foi conduzido. V F.
53) Ao entrar em uma Organização Militar, o oficial, em princípio, deve ser conduzido ao seu Comandante, Chefe ou Diretor, ou, conforme as peculiaridades e os procedimentos específicos de cada Força Armada, à autoridade militar da Organização para isso designada, a fim de participar os motivos de sua ida àquele estabelecimento. Nos estabelecimentos ou repartições militares onde essa apresentação não seja possível, deve o militar apresentar-se ou dirigir-se ao de maior posto ou graduação presente, ao qual participará o motivo de sua presença. Quando o visitante for do mesmo posto ou de posto superior ao do Comandante, Diretor ou Chefe, é conduzido ao Gabinete ou Câmara deste, que o recebe e o ouve sobre o motivo de sua presença. A praça, em situação idêntica, apresenta-se ao Oficial de Dia ou de Serviço, ou a quem lhe corresponder, tanto na chegada quanto na saída. O disposto neste artigo e seus parágrafos não se aplica às organizações médico-militares, exceto se o militar estiver em visita de serviço.
54) Procedimento do militar em outras situações: o mais moderno, quando a cavalo, se o superior estiver a pé, deve passar por este ao passo e, se ambos estiverem a cavalo: marchando em sentidos opostos, o mais moderno não pode cruzar com o superior em andadura superior e a continência é feita; e marchando no mesmo sentido, o mais moderno ultrapassa o superior depois de lhe pedir autorização, e a continência é feita o militar a cavalo apeia para falar com o superior a pé, salvo se este estiver em nível mais elevado (palanque, arquibancada, picadeiro, ou similar) ou ordem em contrário; se o militar está em bicicleta ou motocicleta, deve passar pelo superior em marcha moderada, concentrando a atenção na condução do veículo; o portador de uma mensagem, qualquer que seja o meio de transporte empregado, não modifica a sua velocidade de marcha ao cruzar ou passar por um superior e informa em voz alta: "serviço urgente"; a pé, conduzindo ou segurando cavalo, o militar faz a continência.
55) Procedimento do militar em outras situações: quando um militar entra em um recinto público, percorre com o olhar o local para verificar se há algum superior presente e, se houver, o militar faz-lhe a continência do lugar em que está; quando um militar entra em um recinto público, os militares mais modernos que nele se encontram levantam-se ao avistá-lo e fazem-lhe a continência; quando militares se encontrarem em reuniões sociais, festas militares, competições desportivas ou em viagens, devem apresentar-se mutuamente, declinando posto e nome, partindo essa apresentação daquele de menor hierarquia; seja qual for o caráter, oficial ou particular, da solenidade ou reunião deve o militar, obrigatoriamente, apresentar-se ao superior de maior hierarquia presente, e ao de maior posto entre os oficiais presentes de sua Organização Militar; quando dois ou mais militares, em grupo, encontram-se com outros militares, todos fazem a continência individual como se estivessem isolados.
56) Todo militar é obrigado a reconhecer, EXCETO Presidente e o Vice-Presidente da República Ministro de Estado da Defesa Comandante da sua Força Comandantes, os Chefes ou os Diretores da cadeia de comando os oficiais de sua Organização Militar o Chefe do Estado-Maior de sua respectiva Força.
57) Os oficiais são obrigados a reconhecer também os Comandantes das demais Forças, assim como o Chefe do Estado-Maior de sua respectiva Força. V F.
58) Somente os oficiais devem saber identificar as insígnias dos postos e graduações das Forças Armadas. V F.
59) O militar fardado descobre-se ao entrar em um recinto coberto. V F.
60) O militar fardado descobre-se, ainda, nas reuniões sociais, nos funerais, nos cultos religiosos e ao entrar em templos ou participar de atos em que este procedimento seja pertinente, sendo-lhe dispensada, nestes casos, a obrigatoriedade da prestação da continência. V F.
61) O militar fardado descobre-se ao entrar em um recinto coberto. O disposto no caput se aplica aos militares armados de metralhadora de mão, fuzil ou arma semelhante ou aos militares em serviço de policiamento, escolta ou guarda. V F.
62) Para saudar os civis de suas relações, o militar fardado não se descobre, cumprimentando-os pela continência, pelo aperto de mão ou com aceno de cabeça. V F.
63) Estando fardado, o militar do sexo masculino que se dirigir a uma senhora para cumprimentá-la, descobre-se, colocando a cobertura sob o braço _____________e, se estiver desarmado e de luvas, descalça a luva da mão ____________e aguarda que a senhora lhe estenda a mão. esquerdo / direita direita / esquerdo esquerdo / esquerdo direita / direita .
64) Marque somente as alternativas corretas: O militar armado de espada, durante solenidade militar, não descalça as luvas, salvo ordem em contrário. Nos refeitórios das Organizações Militares, a maior autoridade presente ocupa o lugar de honra. Nos banquetes, o lugar de honra situa-se, geralmente, no centro, do lado maior da mesa principal. A ocupação dos lugares nas refeições solenes é feita de acordo com a Ordem Geral de Precedência. A autoridade que oferece refeição solene deve sentar-se na posição de maior precedência depois do lugar ocupado pelo homenageado, enquanto os outros lugares são ocupados pelos demais participantes, segundo esquema que lhes é previamente dado a conhecer. Em refeições solenes onde haja mesa plena, o homenageante deve sentar-se em frente ao homenageado.
65) Marque somente as alternativas corretas: Em embarcação, viatura ou aeronave militar, o mais antigo é o último a embarcar e o primeiro a desembarcar Em se tratando de transporte de pessoal, a licença para início do deslocamento é prerrogativa do mais antigo presente. Tais disposições não se aplicam a situações operacionais, quando devem ser obedecidos os Planos e Ordens que lhes forem relacionados.
Report abuse Consent Terms of use