Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONPR - Geografia - QUESTÃO AMBIENTAL E DES. SUSTENT. CAP-12

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
PR - Geografia - QUESTÃO AMBIENTAL E DES. SUSTENT. CAP-12

Description:
Geografia para todos

Author:
AVATAR

Creation Date:
11/11/2013

Category:
Driving Test

Number of questions: 20
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
(UNIFOR) TERRA, NOSSO LAR. A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, é viva como uma comunidade de vida incomparável. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida. A capacidade de recuperação da comunidade de vida e o bem- estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todos os povos. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra são um dever sagrado. (Trecho do preâmbulo da Carta da Terra, disponível em:http://www.sema.pr.gov.br/modules/conteudo/ conteudo.php?conteudo=183). Em 22 de abril de 1970, o Senador norte- americano, Gaylord Nelson, convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Mais de 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos preocupados com a visível degradação planetária engajaram-se ao movimento. A partir de 1990, o Dia da Terra passou a ser adotado em vários países, tornando-se evento internacional. A comemoração do Dia da Terra é uma forma de chamar a atenção da população mundial para: I) a necessidade urgente da preservação e recuperação dos recursos naturais. II) a motivação da sociedade global para a urgência do desafio da sustentabilidade planetária. III) a falta de necessidade de se considerar os efeitos da poluição industrial, mas sim as suas causas. Está correto, apenas, o que se afirma em: I II III I e II I e III.
(IFBA) Mostrengo enviado para punir o povo de Tebas por ter afrontado os deuses, a Esfinge tinha cabeça e seios de mulher, corpo e patas de leoa, e asas de águia. Instalada às portas da cidade, ela exigia que seus melhores jovens a enfrentassem. Todos eram impiedosamente trucidados porque não conseguiam responder ao enigma que ela lhes propunha. Desgraça que só terminou quando apareceu um esperto rapaz, vindo de Corinto e chamado Édipo. Ele matou a charada, provocando o suicídio da fera. O resto da lenda é bem conhecido. Pois bem, o “desenvolvimento sustentável” também é um enigma à espera do seu Édipo [....] . VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento Sustentável: o desafio do século XXI. 3a edição. Rio de Janeiro: Garamond, 2008, p.3. O desenvolvimento sustentável se define de forma enigmática por constituir-se enquanto o desafio do Século XXI. Nesta perspectiva, pode-se afirmar: A privatização da água proposta pelo Banco Mundial é uma medida de uso e apropriação racional da natureza com vistas à sustentabilidade socioeconômica e ambiental. Os conflitos socioambientais evidenciam as contradições da relação estabelecida entre a sociedade e a natureza no modelo de desenvolvimento capitalista. O Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), proposto pelo governo federal, tem como projeto estruturante a criação de reservas e parques nacionais para a promoção do desenvolvimento sustentável na Amazônia. A regulação da biodiversidade pela Organização das Nações Unidas (ONU), enquanto patrimônio da humanidade, vem garantindo o cumprimento legal da política ambiental brasileira. A conservação natural dos ecossistemas terrestres para a reprodução social da vida torna evidente o desenvolvimento sustentável no capitalismo.
(UNEAL) O conceito de Desenvolvimento Sustentável parte do princípio de que para sustentar o consumo da população mundial, a destruição do meio ambiente deveria ser contida nos países pobres. o atendimento às necessidades básicas das populações, no presente, não deve comprometer os padrões de vida das gerações futuras. o padrão básico de vida populacional tem esgotado os recursos naturais e a alternativa seria rever o modo de viver nas grandes cidades. o desenvolvimento industrial deve diminuir, adaptando um novo modo de vida às gerações atuais e otimizando o uso de produtos artesanais. a diminuição da retirada de recursos naturais renováveis e não renováveis buscam estabelecer novas formas de convívio com o meio agropecuário.
(PUCRIO) 2010 – Ano Internacional da Biodiversidade Em relação ao termo Biodiversidade é correto afirmar que: se relaciona somente à fauna e à flora da zona tropical do planeta, pois nas regiões temperadas não há diversidade. abrange toda a variedade das formas de vida, espécies e ecossistemas em uma região ou em todo o planeta. é restringido às espécies uniformemente distribuídas por toda superfície da Terra, o que só ocorre com a fauna. não se relaciona aos fungos e micro-organismos do meio ambiente, limitando-se às fauna das zonas tropicais. refere-se à fauna, à flora e a pessoas que vivem em harmonia com o meio ambiente, como ameríndios e aborígenes.
(PUCPR) Leia o poema seguir: Eu etiqueta Em minha calça está grudado um nome Que não é meu nome de batismo ou de cartório, Um nome ..... estranho. Meu blusão traz lembrete de bebida Que jamais pus na boca, nesta vida, Em minha camiseta, a marca de cigarro Que não fumo, até hoje não fumei Minhas meias falam de produto Que nunca experimentei Mas são comunicados a meus pés. (...) Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro, Minha gravata e cinto e escova de dente e pente (...) Desde a cabeça ao bico dos sapatos, São mensagens, Letras falantes, Gritos visuais, Ordens de uso, abuso, reincidência, Costume, hábitos, premência, Indispensabilidade, e fazem de mim homem-anúncio itinerante (...). Carlos Drummond de Andrade O poema acima refere-se: Ao consumismo, entendido como um fator importante para o desenvolvimento da sociedade capitalista. À moda jovem, da sociedade globalizada e das comunicações em rede em escala planetária. À vida nas metrópoles e nas cidades globais cujos habitantes usam um vocabulário estrangeiro para expressar o processo de globalização. Às relações comerciais desiguais em escala planetária, em que os países pobres consomem produtos fabricados em diferentes lugares do globo. Aos produtos expostos nas vitrines dos shopping centers das cidades brasileiras.
(UFLA) Ao questionar a racionalidade humana, a charge tem por objetivo principal: Relacionar o desmatamento à extinção das aves. Mostrar que os interesses econômicos sobrepõem-se à preservação ambiental. Mostrar que o uso de veículos contribui para o aumento da poluição atmosférica. Relacionar a expansão agrícola ao processo de degradação ambiental. Mostrar que melhor mesmo é destruir os recursos naturais.
(UEPB) Sobre a globalização dos problemas ambientais é correto afirmar: I - Após a Revolução Industrial, a Natureza passou a ser vista como uma fonte de recursos econômicos a ser explorada por meio de instrumentos cada vez mais sofisticados, criados pela ciência e pela tecnologia. Nesse processo, o meio ambiente foi submetido a uma contínua devastação, pondo em risco o equilíbrio do planeta e afetando a vida de toda a humanidade. II - Nas últimas décadas do seculo XX, com o agravamento dos problemas ambientais, a sociedade se mobilizou para deter os efeitos nocivos das atividades econômicas, predatórias e poluentes. III - Os grupos ecológicos se multiplicaram e a pressão social resultou na aprovação pelos poderes públicos de leis de proteção ao meio ambiente. IV - No âmbito internacional, a preservação do meio ambiente passou a constituir elemento importante de um país para negociar a comercialização de seus produtos e recebimento de empréstimos. Está(ão) correta(s) Apenas a proposição I Todas as proposições Apenas as proposições II e IV Apenas as proposições I e II Apenas as proposições I e III.
(UEPB) Lixão da Muribeca Há quase 25 anos ele está lá, [...] o Recife despeja 1.900 toneladas de dejetos no lugar A análise mais ampla sobre a problemática em foco nos leva a afirmar: I - Para ser resolvida a problemática dos resíduos sólidos nas grandes cidades do mundo é preciso apenas uma política ambiental voltada para a reciclagem do lixo e da criação de aterros sanitários, ao lado de uma política social que crie cooperativas para empregar os catadores. II - A sociedade de consumo tal como está estruturada hoje é insustentável para a natureza e tem ao lado do consumismo desenfreado (com a produção crescente dos supérfluos e dos descartáveis) a geração de um exército de excluídos que sobrevivem dos restos que as camadas sociais de maior poder aquisitivo jogam fora. III - A globalização tem aumentado o abismo social entre ricos e pobres; o mercado cada vez mais competitivo gera o desemprego, o consumismo e a impossibilidade de inserção dos miseráveis. A imagem de degradação humana, embora seja da região metropolitana do Recife, é comum a todas as grandes cidades do terceiro mundo. IV - A problemática ambiental de dilapidação da natureza bem como as graves questões sociais, tais como a fome, o desemprego, a mortalidade infantil etc., têm relação direta como o nosso modelo de civilização. Não há como resolver a crise ambiental e social do planeta sem que haja mudanças profundas na forma de pensar e de agir da sociedade global. Estão corretas apenas as proposições II e III I e IV II, III e IV III e IV I, II e IV.
(UFOP) Na atualidade, proteger o meio ambiente consiste em assumir atitudes cotidianas, pessoais e coletivas. Assinale a medida que NÃO está de acordo com essa assertiva. Coleta seletiva de lixo urbano e ampliação da rede de coleta de esgotos urbanos e das estações de tratamento. Implantação de indústrias de reciclagem nas áreas de preservação natural com o objetivo de gerar mais recursos econômicos. Industrialização do lixo orgânico e dos resíduos de papel, metais, plásticos, vidros e outros produtos similares. Aprimoramento das técnicas de manejo agrícola, considerando-se as características do solo e do clima, com o objetivo de atenuar os processos erosivos. Todas estão incorretas.
(UFC) A partir de 1970, surge uma preocupação com os problemas ambientais decorrentes do modelo econômico adotado pelos países capitalistas. Desde então, a Organização das Nações Unidas (ONU) vem realizando conferências com os objetivos de debater questões sobre o desenvolvimento e o meio ambiente e de apresentar soluções que possam diminuir os impactos ambientais no planeta. Sobre essas conferências e as propostas apresentadas, assinale a alternativa correta. Na Conferência de Estocolmo, na Suécia, em 1972, discutiram-se duas propostas sobre o desenvolvimento e o meio ambiente: a do Desenvolvimento Zero e a do Desenvolvimento a Qualquer Preço. Essa conferência significou a primeira tentativa mundial de equacionamento dos problemas ambientais. Na ECO-92, a participação dos Estados Unidos foi louvável ao assinar o Acordo Internacional da Biodiversidade e da Convenção sobre Mudanças Climáticas. Os Estados Unidos passaram, assim, para a história da humanidade como verdadeiros defensores da boa qualidade de vida no planeta. Na ECO-92, no Rio de Janeiro, foi redigida a Carta da Terra ou Declaração do Rio (Agenda 21), que atribuiu aos países pobres a maior responsabilidade pela conservação do meio ambiente e estabeleceu metas para a preservação da biodiversidade e para a diminuição da emissão de gases na atmosfera. O modelo econômico proposto está fundamentado no conceito de desenvolvimento sustentável, segundo o qual o meio ambiente deve ser intocável e o atendimento às necessidades do presente devem garantir às gerações futuras a possibilidade de satisfazerem suas próprias necessidades. Em 1983, a ONU organizou a Comissão Mundial para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento com a tarefa de realizar um amplo levantamento sobre o tema. As conclusões foram sintetizadas no documento chamado de Protocolo de Kyoto, publicado em 1997, no qual se introduz o conceito de desenvolvimento sustentável.
(UFAL) “Os padrões dominantes de produção e consumo estão causando devastação ambiental, redução dos recursos e uma massiva extinção de espécies. Comunidades estão sendo arruinadas. Os benefícios do desenvolvimento não estão sendo divididos equitativamente e o fosso entre ricos e pobres está aumentando. A injustiça, a pobreza, a ignorância e os conflitos violentos têm aumentado e são causa de grande sofrimento. O crescimento sem precedentes da população humana tem sobrecarregado os sistemas ecológico e social. As bases da segurança global estão ameaçadas. Essas tendências são perigosas, mas não inevitáveis.” (Extraído do Preâmbulo da Carta da Terra) A partir dessa leitura e considerando-se outros conhecimentos sobre o tema, é incorreto afirmar que: os problemas do meio ambiente são bastante antigos, mas apenas nas últimas décadas teve início uma consciência mundial da gravidade desses problemas. os processos de transformações agrícolas modificaram consideravelmente os inúmeros ecossistemas do planeta Terra, os quais tiveram que ser adaptados ao cultivo e à criação de animais. mais da metade da população da Terra habita em áreas urbanas; a cidade passou a ser, então, a expressão mais forte da alteração do espaço natural. a Revolução Industrial não promoveu a produção em massa, como era esperado, mas acarretou a substituição de fontes de energia renováveis e limpas pelo carvão mineral e depois pelo petróleo. o atual padrão de crescimento econômico exige dos sistemas naturais algo muito além de suas capacidades de sustentação e de renovação.
(UEG) Invadindo espaços As cidades que antes serviam para abrigar os cidadãos, hoje são o ambiente típico dos automóveis. Nos países em desenvolvimento, a ação do poder público em favor do automóvel foi e tem sido tão eficaz que fica cada vez mais difícil para os moradores das cidades viver com um mínimo de conforto sem um automóvel particular. Só os que, em razão do seu padrão de renda, não podem almejar ter um carro sujeitam-se ao ineficiente sistema de transporte público. Neles perdem várias horas do dia, muitos dias por ano, alguns anos de vida. Se as condições fossem outras, se o transporte público fosse mais eficiente, menor seria a parcela de renda que boa parte da população precisa reservar para compra e manutenção de um carro particular, menores seriam as demandas por investimentos públicos no sistema viário, maiores seriam as disponibilidades da renda pessoal para outras atividades, incluindo lazer, e maiores seriam os recursos que o poder público poderia destinar para melhorar a qualidade de vida de uma população. OKUBARO, Jorge J. O automóvel, um condenado? São Paulo: Senac, 2001. p. 52-53. (Adaptado). De acordo com a análise do texto acima, é CORRETO afirmar: o elevado custo, os problemas de congestionamento das grandes cidades (ônibus, automóveis, caminhões) são os maiores responsáveis pela poluição atmosférica nos centros urbanos, ocasionando a redução na qualidade de vida da população. a baixa tarifa do transporte urbano é um incentivo ao trabalhador, independentemente do tempo gasto para o deslocamento entre a casa e o trabalho, o que resulta em ganho no orçamento no final do mês. a qualidade do transporte coletivo urbano, fruto de estratégias de planejamento, acaba por estimular a utilização do transporte coletivo, diminuindo o número de veículos nos grandes centros urbanos. a crescente preocupação com o planejamento urbano pelos órgãos oficiais do governo tem trazido melhorias na condução do tráfego e a diminuição dos custos na infraestrutura viária. Não existe popuição.
(UEPB) Um produto trouxe a seguinte etiqueta ilustrada abaixo:O apelo panfletário demonstra: A tomada de consciência ambiental pela população, sobretudo nas camadas mais jovens, a qual prioriza apenas o consumo de bens cuja produção seja ecologicamente correta. A força adquirida pelos grupos ambientalistas, ao exigirem que todos os produtos sejam fabricados de forma a preservar o meio ambiente. A preocupação dos empresários com a fabricação de bens que sejam ecologicamente sustentáveis, como forma de garantir a preservação da natureza e a futura continuidade do sistema capitalista. A exigência dos governos para que toda forma de produção e consumo seja ecologicamente sustentável, garantindo, assim, a saúde do planeta e a qualidade de vida das gerações futuras. A apropriação capitalista do discurso sobre as questões ambientais (utilizando-se das atuais preocupações ecológicas que ganham força com os ambientalistas) para ampliar seus lucros, camuflando a verdade de que toda forma de consumo é de algum modo danosa à natureza.
(UFV) O planeta Terra é uno e total, mas didaticamente pode-se dividi-lo, do ponto de vista das ciências da natureza, em quatro partes interdependentes e com características específicas, a saber: hidrosfera, atmosfera, litosfera e biosfera. O homem, que é também integrante de uma dessas partes, tornou-se ao longo da história apropriador e transformador dos elementos que compõem essas partes. Com base nos conhecimentos sobre as características do planeta Terra e da relação sociedade-natureza, Assinale a afirmativa CORRETA: A atmosfera é a única camada que sofre com a transformação da natureza pela sociedade, sobretudo devido ao lançamento de dejetos através das atividades produtivas, cotidianas e depredatórias. A relação do homem com a litosfera é pouco expressiva, pois essa é formada por seres inanimados, como rochas e minerais, que se encontram em grandes profundidades, dificultando a sua extração e utilização. A sociedade se relaciona de forma harmoniosa com a biosfera, respeitando os animais e a vegetação, com a utilização desses recursos de forma sustentável. A hidrosfera formada pelos corpos d’água na superfície é muito importante para a sociedade, uma vez que seus elementos são utilizados na produção de alimentos, bens e energia, bem como para o lazer. Todas estão incorretas.
(UESPI) Na Geografia Econômica vem sendo empregada, com certa freqüência, a expressão “Desenvolvimento Sustentável”. Com relação a esse tema, assinale a única alternativa incorreta. O Desenvolvimento Sustentável: é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender às necessidades de gerações futuras. para ser alcançado, necessita de um planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são infinitos, mas a população cresce em progressão geométrica. propõe qualidade em vez de quantidade, pela redução de matérias-primas e de produtos e pela defesa da reutilização e da reciclagem. busca conciliar desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e, também, promover o fim da pobreza. objetiva a satisfação das necessidades básicas da população e a solidariedade para com as gerações futuras.
(UESPI) Com o objetivo de contribuir para a solução do problema da poluição interfronteiras (que se origina num dado país e que provoca diferentes conseqüências em outro), foi adotado um sistema de normas ambientais internacionais uniformes, como é o caso do princípio poluidor-pagador. Com relação a esse princípio, é correto afirmar que: as despesas das medidas de prevenção e de luta contra a poluição deveriam ser imputadas ao poluidor. os países do hemisfério Sul devem superar os obstáculos ambientais relacionados ao crescimento econômico e à erradicação da pobreza. o desenvolvimento dos países subdesenvolvidos poderá aumentar as emissões de gases-estufa e comprometer as possibilidades de controle do aquecimento global. dado o caráter global da problemática ambiental e a necessidade de cooperação de todos os países, alguns desses podem ganhar poder de veto, dependendo do seu potencial econômico. os países em desenvolvimento devem adotar uma postura mais pacífica frente às demandas dos países desenvolvidos nas negociações ambientais.
(UFLA) O Programa das Nações Unidas para o 1 Desenvolvimento (PNUD) propôs objetivos para ações globais que beneficiem as populações mais carentes do planeta. Sobre esses objetivos (“8 Jeitos de Mudar o Mundo”, conforme o quadro abaixo), assinale a alternativa INCORRETA. As questões sociais são abordadas na maioria dos Objetivos do Milênio. A questão econômica tem como princípio a cooperação entre países desenvolvidos e países subdesenvolvidos. O desenvolvimento sustentável foi excluído dos Objetivos do Milênio, pois somente países desenvolvidos podem exercê-lo. A questão ambiental, segundo o PNUD, está associada à melhoria das condições sociais. Todas estão corretas.
(UNIFOR) Reflita sobre a ilustração. A ONU realizou, em 1997, uma Convenção sobre mudanças climáticas que se tornou conhecida por Protocolo de Kyoto. Considerando as decisões dessa Convenção, depreende-se que o autor da ilustração demonstra o empenho dos Estados Unidos no combate às causas do chamado aquecimento global. defende as ações que os Estados Unidos tomaram para eliminar as causas do efeito estufa do planeta. critica os Estados Unidos por desrespeitarem determinações de organizações que defendem o meio ambiente. denuncia os Estados Unidos pelo fato de ele ter proibido a realização de congressos em defesa do meio ambiente. concorda com a política ambiental dos Estados Unidos de redução de gases que provocam o efeito estufa.
(UFPI) As afirmações seguintes relacionam-se a acordos internacionais – Rio de Janeiro (1992) e Kyoto (1997) – para redução da emissão de gases que intensificam o efeito estufa e aceleram o aquecimento global, atingindo assim todos os climas da Terra. I. Os Estados Unidos da América e a China são os principais países emissores de gases de efeito estufa, devido ao grande volume de suas atividades econômicas. II. Os Estados Unidos foram um dos primeiros países a aderir ao primeiro tratado citado propondo, durante a Rio 92, que um país possa comprar de outro parte da cota da emissão de gases-estufa. III. Os acordos internacionais, apesar de polêmicos, não contrariam interesses dos produtores de petróleo e de automóveis. IV. Vários países do mundo aderiram ao Tratado de Kyoto, concordando em estabelecer metas para reduzir a emissão de gases estufa desde o início do século XXI. Está correto apenas o que se afirma em: I e II I e III I e IV II e III II e IV.
(UFPI) Preservar a biodiversidade constitui uma das condições básicas para manter os ambientes sadios no nosso planeta. Essa afirmação refere-se a uma preocupação: mundial, porque as espécies levaram milhões de anos para se desenvolverem e muitas delas podem desaparecer do mundo em poucas décadas, se a poluição e o desmatamento indiscriminado tiverem continuidade. regional, porque o desaparecimento de espécies de animais pode ser responsável por problemas alimentares e pelo aumento de pragas, pela ruptura da cadeia alimentar, em algumas regiões do mundo. apenas para os Estados Unidos e países da Europa que já destruíram quase totalmente suas florestas, por terem desenvolvido seu setor industrial há muito tempo. apenas para países e regiões que se organizaram politicamente em espaços áridos ou semi-áridos, como a Namíbia e o Nordeste do Brasil, que dependem do pouco que resta de seus ecossistemas. apenas para países que utilizam uma tecnologia altamente desenvolvida, que precisam de organismos vivos como fonte original dos princípios ativos.
Report abuse Consent Terms of use