option
My Daypo

Primeiro P

COMMENTS STADISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Primeiro P

Description:
Primeiro

Author:
Silva M
(Other tests from this author)

Creation Date:
09/01/2022

Category:
Literature

Number of questions: 100
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Assinale a opção que NÃO apresenta caráter nominal. A) Gentil. B) Abraçar. C) Amável. D) Colher. E) Mulher.
A frase “Vi com meus próprios olhos.”, apresenta qual figura de linguagem? A) Zeugma B) Prosopopeia C) Pleonasmo D) Elipse E) Barbarismo.
Assinale a opção na qual a CRASE foi empregada corretamente. A) O homem cumprimentou à todos B) Fui à festa ontem C) Expliquei à ele a questão D) Maria não se dispunha à colaborar E) Iria à Curitiba.
Analise as frases a seguir. I - Os candidatos se apressaram E NÃO CHEGARAM A TEMPO. II - SE QUISEREM MELHORAR DE VIDA, será preciso estudar. III - Todos estudaram PORQUE QUERIAM SER APROVADOS. IV - Os candidatos estavam preparados, MAS CONSIDERAVAM À PROVA DIFÍCIL. Apresentam o mesmo valor semântico os trechos DESTACADOS: A) apenas nas frases I e II B) apenas nas frases II e III C) apenas nas frases IV e II D) apenas nas frases I e IV E) apenas nas frases Ill e IV.
Assinale a opção em que o TERMO DESTACADO foi empregado adequadamente. A) Tentamos explicar o motivo PORQUE a prova foi adiada B) PORQUE você não estudou para o concurso? C) Todos os candidatos se atrasaram POR QUÊ o ônibus demorou D) O candidato foi ignorado POR QUE se dedicou E) O candidato não entendeu o PORQUÊ da reprovação.
Assinale a opção em que a frase está de acordo com a norma padrão. A) Eu não pude vim ao concurso B) Ele não deve vim ao concurso C) Ninguém deve vir ao concurso D) Ninguém deve vim ao concurso E) Ninguém devem vir ao concurso.
No enunciado: “As pessoas boas MORREM inesperadamente”, o verbo DESTACADO: A) Requer complemento preposicionado B) Requer complemento sem preposição C) É um verbo de ligação D) Não admite complemento E) Requer dois complementos.
Assinale a opção que apresenta o sujeito da seguinte oração: “Ao aluno a professora ofereceu, durante a orientação, uma excelente dica.” A) A professora B) Durante a orientação C) Uma excelente dica D) Ao aluno E) Ofereceu.
Assinale a opção que apresenta a ordem alfabética correta. A) Kaíque - Vanessa - Wallace - Yuri B) Wesley - Keila - Yoná - Geraldo C) Marivaldo - Orides - Ariclenes - Pablo D) Wandelira - Joventina - Cacilda - Maria E) Flora - Laura - Maria - João.
Escolha a opção que apresenta, respectivamente, a classificação de gêneros correta dos seguintes vocábulos: açúcar, alface, dilema, libido. A) Masculino feminino, masculino, feminino B) Feminino, feminino, masculino, masculino C) Masculino feminino, masculino, masculino D) Masculino, masculino, feminino, feminino E) Masculino, masculino, masculino, feminino.
Assinale a opção em que a frase está de acordo com a norma padrão. A) Comi meia maçã B) Minha roupa está meia amassada C) As candidatas estão meia cansadas D) Cheguei meia atrasada E) A aluna chegou meia arrumada.
Assinale a opção em que a palavra DESTACADA está grafada corretamente. A) O país está em RESCESSÃO B) As previsões para o país tornaram-se uma PROFESIA C) Talvez SEJE importante que o governo tome medidas mais rígidas D) Espera-se que as medidas adotadas pelo governo SURTAM o efeito esperado E) O número de desempregados aumentou DERREPENTE.
Assinale a opção que apresenta o valor semântico da preposição DESTACADA na frase: "AO amanhecer, percebi que precisava mudar meus hábitos.” A) Espaço B) Meio C) Direção D) Noção E) Tempo.
Com relação à separação silábica, assinale a opção correta. A) Coor-de-na-dor B) Es-cri-va-ni-nha C) A-da-pta-ção D) Ca-rre-i-ra E) Ré-gu-a.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo. Viam-se muitas ______ junto aos ______ do jardim. A) florezinhas / meios-fios B) floresinhas / meios-fio C) florsinhas / meio-fios D) florinhas / meio-fios E) floreinhas / meios-fios.
Assinale a opção em que a frase está de acordo com a norma padrão. A) Haviam muitos candidatos preparados para o concurso B) Havia muito candidatos preparados para o concurso C) Haviam muitos candidatos preparado para o concurso D) Havia muitos candidatos preparados para o concurso E) Havia muito candidato preparados para o concurso.
Em que opção a palavra está corretamente grafada? A) Froucho B) Foice C) Ousso D) Molesa E) Guaxe.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas das sentenças abaixo. I - Chegou o dia ______ os candidatos esperavam II - ______ eles irão após a prova III - ______ de dois anos, estamos estudando A) por que / aonde / há cerca B) porque / onde / acerca C) por que / onde / a cerca D) porque / onde / há cerca E) porque / aonde / a cerca.
Assinale a opção em que a frase está de acordo com a norma padrão. A) A gente foi ao cinema ontem B) Agente foi ao cinema ontem C) A gente fomos no cinema ontem D) Agente foi no cinema ontem E) Agente fomos ao cinema ontem.
Assinale a opção que apresenta uma palavra com sentido figurado ou conotativo. A) Meus sonhos escaparam pelo ralo B) Preciso escovar os dentes todos os dias C) A prática de atividade física colabora com a saúde D) O tabagismo contribui para o aparecimento do câncer E) A história da humanidade já dura muitos séculos.
O plural do substantivo está corretamente grafado em: A) cidadões B) pãos C) troféis D) capitães E) degrais.
Analise as frases a seguir. I - Os candidatos QUE a documentação foi entregue já foram liberados II - Os candidatos CUJAS redações foram corrigidas foram aprovados Ill - Voltei à cidade ONDE passei toda minha infância De acordo com a norma padrão, os elementos DESTACADOS foram corretamente empregados: A) Apenas na frase I B) Apenas na frase II C) Apenas na frase III D) Apenas nas frases I e II E) Apenas nas frases II e III.
Assinale a opção em que a pontuação foi empregada corretamente. A) Na rotina escolar, aquele, que estuda, será bem sucedido B) Na rotina escolar aquele, que estuda, será bem sucedido C) Na rotina escolar, aquele que estuda será bem sucedido D) Na rotina, escolar aquele que estuda, será bem sucedido E) Na rotina escolar, aqueles, que estuda será bem sucedido.
Assinale a opção em que há erro na acentuação gráfica. A) Latéx B) Juiz C) Panela D) Pólen E) Bailéu.
Assinale a opção em que as relações de concordância foram estabelecidas de acordo com a norma padrão. A) Existem muitas mulheres inteligentes B) Existe muitas mulheres inteligentes C) Existem muitas mulher inteligente D) Existem muita mulheres inteligentes E) Existe muita mulheres inteligentes.
Em “O debate é um exercício de cidadania.”, identifica-se um sujeito. A) simples B) oculto C) indeterminado D) composto E) inexistente.
Em "Debater é ter o direito de expor LIVREMENTE nossas ideias [...]', o termo destacado possui qual processo de formação de palavras? A) Derivação parassintética B) Derivação regressiva C) Derivação prefixal D) Derivação sufixal E) Derivação imprópria.
Em “Independentemente do resultado do debate, PORÉM, a troca de argumentos é uma experiência enriquecedora [...], a conjunção “porém” pode ser substituída, sem que haja prejuízo ao sentido original do texto por A) portanto B) todavia C) porque D) porquanto E) visto que.
Em “É crescer com o outro e ajudá-LO a também crescer [...]", a palavra DESTACADA faz referência a A) crescer B) argumentos C) debate D) ideias E) outro.
Debater não é brigar debater é ter o direito de expor livremente nossas ideias e o dever de ouvir e respeitar as ideias alheias, mesmo que diferentes das nossas. Quando debatemos, desejamos convencer nosso interlocutor de que temos razão. Por esse motivo, devemos nos esforçar para escolher argumentos persuasivos, isto é, capazes de modificar o ponto de vista do interlocutor. Mas o contrário também pode ocorrer: sermos convencidos pelos argumentos do interlocutor ao vermos outros ângulos da questão. Independentemente do resultado do debate, porém, a troca de argumentos é uma experiência enriquecedora tanto para quem dele participa diretamente quanto para quem o presencia, debater é modificar o outro e modificar a nós mesmos. É crescer com o outro e ajudá-lo a também crescer a partir de nossa experiência e de nossa visão de mundo. O debate é um exercício de cidadania. Fonte: Cereja, William Roberto; Magalhães, Thereza Cochar. Texto e interação. São Paulo: Atual, 2 ed., 2005, p. 112. De acordo com o texto, debater A) é convencer o nosso interlocutor de que apenas nossa ideia é a correta B) é ter o dever de apresentar as ideias alheias e o direito de o outro ouvir e respeitar as nossas ideias C) é o direito de expressar nossas ideias e o dever de receber com deferência a opinião do outro D) é apenas modificar a nós mesmos por meio de argumentos do outro E) não é uma experiência enriquecedora, pois apenas aquele que tem argumentos persuasivos é o que tem razão.
Na frase "Ele duvidava DA RIQUEZA”, o trecho DESTACADO exerce a função sintática de A) complemento nominal B) objeto direto C) adjunto adnominal D) objeto indireto E) sujeito.
De acordo com a norma-padrão, assinale a opção correta quanto ao uso do hífen. A) Extra-escolar B) Supra-mencionado C) Super-homem D) Auto-didata E) Micro-câmera.
De acordo com a norma-padrão, assinale a opção em que a colocação pronominal está empregada corretamente. A) Não procure-me nunca mais B) Que Deus abençoe-o! C) Sempre recebia-me bem em sua casa D) Jamais diga-me que sou ingrata E) Nunca me Privarei de comer chocolate para emagrecer.
Assinale a opção que apresenta um adjetivo pátrio. A) O vidro era fosco B) Sofre o destino cruel C) O exercício é fácil D) O céu cinzento indicava chuva E) Um candidato paulista passou na prova.
Assinale a opção em que a oração está na voz passiva. A) A menina comprou os livros B) Os impostos consomem nossos salários C) Aumentaram o preço da gasolina D) Joana tem provocado confusão E) A carta foi escrita por um amigo.
Assinale a opção em que há uma palavra primitiva. A) Marinha B) Livraria C) Pedreiro D) Belo E) Renovar.
Na frase "DESDE o mês passado não se falam.”, qual o valor semântico da preposição destacada? A) Modo B) Espaço C) Companhia D) Instrumento E) Tempo.
Assinale a opção em que todas as palavras têm a mesma regra de acentuação de DÓCIL e PÚBLICO, respectivamente. A) Músico e saída B) Fóssil e amável C) Metrô e plástico D) Pá e português E) Réptil e lâmpada.
Assinale a opção em que a concordância verbal está correta. A) Existe vários problemas aqui B) Não a vejo fazem dez meses C) O relógio deram três horas D) Não havia alunos suficientes na escola E) Houveram pelo menos dois acidentes.
Assinale a opção em que a pontuação foi empregada corretamente. A) No lado esquerdo da sala, há uma lareira e alguns quadros pendurados B) No lado esquerdo, da sala há uma lareira e, alguns quadros pendurados C) No lado esquerdo da sala, há uma lareira, e alguns quadros, pendurados D) No lado esquerdo da sala há uma, lareira e alguns quadros pendurados E) No lado esquerdo da sala há: uma lareira e alguns, quadros pendurados.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença a seguir: "______ ainda não fizeram a análise que ______ solicitamos.” A) Eu / vós B) Nós / eles C) Eles / nós D) Elas / vós E) Vôs / nós.
Assinale a opção em que a palavra destacada não foi classificada corretamente. A) arrepio-me só COM a sua voz. (Pronome) B) muitas crianças viram os PÁSSAROS. (Substantivo) C) ela NÃO trabalha aos sábados. (Advérbio) D) O chefe dará oportunidades aos jovens. (Artigo) E) júlio parece FELIZ com o colégio. (Adjetivo).
Em que opção a palavra está corretamente grafada? A) Exceço B) Ferrujem C) Xácara D) Cuscuz E) Analizar.
Com relação à separação silábica, assinale a opção correta. A) Pne-u-má-tico B) Rees-cre-ver C) Sub-ju-gar D) E-xce-der E) Ca-de-ira.
Assinale a opção na qual a crase NÃO foi empregada corretamente. A) A mulher agradeceu à todos da igreja as flores B) Meu pai referiu-se àquela moça do salão C) Vou à feira fazer compras com a minha mãe D) Às vezes eu penso em você E) Fui à festa com minha prima no último sábado.
A frase “Meu pai é um herói" apresenta qual figura de linguagem? A) Eufemismo B) Catacrese C) Metáfora D) Metonímia E) Pleonasmo.
Em qual opção o plural do substantivo está corretamente grafado? A) Fóssil - fóssis B) Narigão - narigões C) Tabelião - tabeliãos D) Funil - funiles E) Facão - facãos.
De acordo com a norma-padrão, assinale a opção em que a regência verbal NÃO está correta. A) Chamei o menino para a festa B) Felipe aspirou ao ar lentamente C) Eu gosto de flores brancas D) Obedeço aos meus pais E) Ensinei tabuada aos meus alunos.
Assinale a opção correta quanto à concordância nominal. A) Seguem anexas as notas B) Ela tem tido menas alegrias C) Elas mesmos pintaram o quadro D) Vai incluso os documentos E) Ando meia esquecida.
Assinale a opção que apresenta, respectivamente, o coletivo dos seguintes substantivos: estrela, ilha e montanha. A) Constelação, cordoalha e atilho B) Constelação, arquipélago e cordilheira C) Cordilheira, coleção e alcateia D) Cordoalha, atilho e fauna E) Cordilheira, arquipélago e fauna.
A pipa e a flor ... Era uma vez uma pipa. O menino que a fez estava alegre, e imaginou que a pipa também estaria. Por isso fez nela uma cara risonha, colando tiras de papel de seda vermelho: dois olhos, um nariz, uma boca... Ô pipa boa: levinha, travessa, subia alto... Gostava de brincar com o perigo, vivia zombando dos fios e dos galhos das árvores. Mas aconteceu um dia, ela estava começando a subir, correndo de um lado para o outro no vento, olhou para baixo e viu, lá no quintal, uma flor. Ela já tinha encontrado muitas flores. Só que desta vez os seus olhos e os olhos da flor se encontraram, e ela sentiu uma coisa estranha. Não, não era a beleza da flor. Já vira outras, mais belas. Eram os olhos... À pipa ficou enfeitiçada. Não mais queria ser pipa. Só queria ser uma coisa: fazer o que a florzinha quisesse. Ah! Ela era tão maravilhosa. Que felicidade se pudesse ficar de mãos dadas com ela, pelo resto dos seus dias... E assim, resolveu mudar de dono. Aproveitando-se de um vento forte, deu um puxão repentino na linha, ela arrebentou e a pipa foi cair, devagarinho, ao lado da flor. E deu a linha para ela segurar. Ela segurou forte. Agora, sua linha nas mãos da flor, a pipa pensou que voar seria muito mais gostoso. Lá de cima conversaria com ela, e ao voltar lhe contaria estórias para que ela dormisse. E ela pediu: - Florzinha, me solta... E a florzinha soltou. A pipa subiu bem alto e seu coração bateu feliz. Quando se está lá no alto é bom saber que há alguém esperando, lá embaixo. (..) (ALVES, Rubem. A pipa e a flor. São Paulo: Loyola, 2004, p. 12-24) No trecho “O menino que a fez estava alegre, e imaginou que a pipa também estaria.”, é possível compreender que: A) na imaginação de uma criança, os objetos têm sensações como as dos seres humanos B) as crianças costumam acreditar que todos (seres humanos ou objetos) são felizes para sempre C) o personagem gostava de conversar com sua pipa e a imaginava sempre feliz D) o personagem sentia-se alegre por ter comprado a pipa mais bonita e mais feliz de todas E) as crianças imaginam que as pipas ganham vida ao serem compradas.
A pipa e a flor ... Era uma vez uma pipa. O menino que a fez estava alegre, e imaginou que a pipa também estaria. Por isso fez nela uma cara risonha, colando tiras de papel de seda vermelho: dois olhos, um nariz, uma boca... Ô pipa boa: levinha, travessa, subia alto... Gostava de brincar com o perigo, vivia zombando dos fios e dos galhos das árvores. Mas aconteceu um dia, ela estava começando a subir, correndo de um lado para o outro no vento, olhou para baixo e viu, lá no quintal, uma flor. Ela já tinha encontrado muitas flores. Só que desta vez os seus olhos e os olhos da flor se encontraram, e ela sentiu uma coisa estranha. Não, não era a beleza da flor. Já vira outras, mais belas. Eram os olhos... À pipa ficou enfeitiçada. Não mais queria ser pipa. Só queria ser uma coisa: fazer o que a florzinha quisesse. Ah! Ela era tão maravilhosa. Que felicidade se pudesse ficar de mãos dadas com ela, pelo resto dos seus dias... E assim, resolveu mudar de dono. Aproveitando-se de um vento forte, deu um puxão repentino na linha, ela arrebentou e a pipa foi cair, devagarinho, ao lado da flor. E deu a linha para ela segurar. Ela segurou forte. Agora, sua linha nas mãos da flor, a pipa pensou que voar seria muito mais gostoso. Lá de cima conversaria com ela, e ao voltar lhe contaria estórias para que ela dormisse. E ela pediu: - Florzinha, me solta... E a florzinha soltou. A pipa subiu bem alto e seu coração bateu feliz. Quando se está lá no alto é bom saber que há alguém esperando, lá embaixo. (..) (ALVES, Rubem. A pipa e a flor. São Paulo: Loyola, 2004, p. 12-24) Assinale a opção que apresenta a figura de linguagem empregada predominantemente no texto quando narrado o encontro da pipa com a flor. A) Comparação B) Hipérbole C) Personificação D) Antítese E) Metonímia.
Sobre o trecho “Não mais queria ser pipa. Só queria ser uma coisa: fazer o que a florzinha quisesse”, é correto afirmar que a pipa estava: A) encantada pela flor B) atormentada pela flor C) preocupada com a flor D) com saudade do menino E) com ânsia de voar.
Em "Só queria ser uma coisa: fazer o que florzinha quisesse.”, o sinal de pontuação “dois pontos” foi utilizado antes de uma: A) enumeração B) interrupção C) pausa D) contradição E) explicação.
Assinale a opção em que se percebe que a pipa deseja viver uma nova realidade. A) “Ô pipa boa: levinha, travessa, subia alto...” B) “(...), olhou para baixo e viu, lá no quintal, uma flor.” C) “(...), vivia zombando dos fios e dos galhos das árvores.” D) * (...) e ela sentiu uma coisa estranha” E) “Que felicidade se pudesse ficar de mãos dadas com ela, (...)”.
"A pipa e a flor ... Era uma vez uma pipa. O menino que a fez estava alegre, e imaginou que a pipa também estaria. Por isso fez nela uma cara risonha, colando tiras de papel de seda vermelho: dois olhos, um nariz, uma boca (...)" Em “o menino que A fez estava alegre, (...)”, o pronome DESTACADO refere-se à: A) cara risonha B) pipa C) florzinha D) tira de papel E) boca.
Assinale a opção que apresenta um discurso direto. A) “... Era uma vez uma pipa.” B) “Ela segurou forte.” C) “- Florzinha, me solta...” D) “Ah! Ela era tão maravilhosa.” E) “E a florzinha soltou.”.
Em “Eram os olhos...”, o uso das reticências indica uma: A) enumeração B) repetição de ideias C) pausa no pensamento D) adição de palavras E) dúvida.
A pipa e a flor ... Era uma vez uma pipa. O menino que a fez estava alegre, e imaginou que a pipa também estaria. Por isso fez nela uma cara risonha, colando tiras de papel de seda vermelho: dois olhos, um nariz, uma boca... Ô pipa boa: levinha, travessa, subia alto... Gostava de brincar com o perigo, vivia zombando dos fios e dos galhos das árvores. Mas aconteceu um dia, ela estava começando a subir, correndo de um lado para o outro no vento, olhou para baixo e viu, lá no quintal, uma flor. Ela já tinha encontrado muitas flores. Só que desta vez os seus olhos e os olhos da flor se encontraram, e ela sentiu uma coisa estranha. (...) Na frase “(...) OLHOU para baixo e viu, lá no quintal, uma flor.”, qual é o sujeito do verbo DESTACADO? A) O menino B) A pipa C) A flor D) O vento E) O quintal.
Assinale a opção que substitui a conjunção destacada na frase “QUANDO se está lá no alto é bom saber que há alguém esperando, lá embaixo.”, sem prejuízo de sentido. A) Porque B) Sempre que C) Conforme D) Embora E) À proporção que.
Assinale a opção em que a colocação pronominal NÃO está corretamente empregada segundo a norma culta. A) Ninguém disse-me a verdade B) Quem lhe contou meu segredo? C) Quando eu chegar, aviso-te D) Se a viesse, seria uma alegria E) Eles sempre te recebiam mal.
Que relação semântica está presente na frase “Ela era pequeninha, mas seus sonhos eram enormes."? A) Sinonímia B) Paronímia C) Homonímia D) Antonímia E) Homonímia.
Assinale a opção em que o emprego da vírgula está adequado quanto à norma culta. A) A avó do menino, que era uma senhora bondosa mora aqui perto B) Marcelinho gostava de brincar, conversar e passear com sua amiga C) A menina alegre e sorridente, chega cedo todos os dias D) Hoje a noite trará para mim, muitos sonhos maravilhosos E) Fui visitar, meu amigo que estava doente, no hospital.
Em "Eu adoro um sorvetinho no verão”, a palavra sublinhada expressa um: A) superlativo absoluto B) comparativo de inferioridade C) aumentativo D) diminutivo E) superlativo de inferioridade.
Assinale a opção em que as palavras seguem, respectivamente, as mesmas regras de acentuação presentes em “pés” e “árvores”. A) avós - sólidos B) pontapés - máscaras C) sós - órfãos D) cajás - médiuns E) nós - lâmpadas.
Assinale a opção em que o termo DESTACADO expressa ideia de tempo. A) A menina gostava de ir ao parque, com seus pais, nos FINS DE SEMANA B) Eu nunca entendi nada, mas para a pipa, ATÉ que fazia sentido C) Todos os alunos moravam PERTO daquele mercado enorme D) Tudo foi feito DE ACORDO COM o chefe E) A criança queria TANTO ter um carrinho, que até sonhou com isso!.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da frase: Perguntei à pipa ______ razão ela queria ficar com a flor. Ela me respondeu que o ______ nem ela sabe dizer. A) porque - por que B) por que - porquê C) por que - por quê D) porque - porquê E) porquê - porque.
Assinale a opção em que o plural NÃO está corretamente empregado segundo a norma culta. A) Barezinhos B) Papeizinhos C) Ruivinhas D) Animalzinhos E) Bonitinhos.
Na frase “As flores CONTINUAVAM belas”, o verbo destacado pode ser substituído, sem alteração de sentido, por: A) eram B) estavam C) ficavam D) permaneciam E) viravam.
Assinale a opção correta quanto à concordância verbal e nominal. A) As pipas travessas poderiam voar mais alto ainda B) As pipa travessa poderiam voar mais alto ainda C) As pipas travessas poderiam voar mais altos ainda D) As pipas travessas poderiam voarem mais altos ainda E) As pipa travessa poderia voar mais alto ainda.
Assinale a opção em que todas as palavras têm um dígrafo. A) Jorginho - adormeceu B) preto - companhia C) olhar - segredo D) brincar - dormir E) queria - pretinho.
Assinale a opção em que a separação de sílabas está correta. A) Flor-zinha B) Flor-zin-ha C) Flor-zinh-a D) Flo-rzi-nha E) Flor-zi-nha.
Assinale a opção que apresenta a sensação expressa pelo termo destacado na frase “QUE PENA! Foi apenas um sonho”. A) Ânimo B) Desânimo C) Espanto D) Alívio E) Satisfação.
Assinale a opção que NÃO contém uma palavra formada pelo mesmo processo de sufixação presente em: “levinha”. A) Golaço B) Concepção C) Livraria D) Solidão E) Pernambucano.
Assinale a opção que apresenta o número de letras e de fonemas presentes na palavra “correndo”. A) 7 letras e 7 fonemas B) 8 letras e 7 fonemas C) 8 letras e 8 fonemas D) 7 letras e 6 fonemas E) 8 letras e 6 fonemas.
Em que opção a oração DESTACADA exprime uma conclusão? A) CASO CHOVA AMANHÃ, cancelaremos a festa de despedida B) Não tenho dinheiro, PORTANTO NÃO POSSO PAGAR A CONTA C) EMBORA ESTIVESSE CANSADA, conseguiu concluir a tarefa D) Todos os familiares comemoraram QUANDO O NAVIO CHEGOU E) Ele está muito feliz PORQUE FOI APROVADO NO CONCURSO.
Em que opção a frase está de acordo com a norma padrão? A) As provas e os processos vão anexo B) As provas e os processos vão anexa C) As provas e os processos vão em anexo D) As provas e os processos vão em anexas E) As provas e os processos vão em anexa.
Tendo em vista a norma padrão, assinale a opção em que a concordância verbal está correta. A) Existiram uma espécie rara de animal marinho B) Existiu grandes heróis no passado C) Existe algumas pessoas esperando no cais D) Existia várias outras formas de punição E) Existem bons exemplos de comportamento.
Assinale a opção em que a palavra DESTACADA está grafada corretamente. A) a AZA do avião está sendo reparada B) o PASARINHO fez ninho naquela árvore C) o vendedor não sabia o PRESSO da mercadoria D) a BELEZA da modelo era admirada por todos E) coloque o fogão novo na COSINHA, por favor.
Com relação à pontuação, assinale a opção correta, de acordo com a norma padrão. A) Nos navios de guerra, a popa é a parte do navio mais respeitada B) A popa é, a parte do navio, mais respeitada nos navios de guerra C) A popa, é a parte do navio mais respeitada nos navios de guerra D) A popa, é a parte, do navio, mais respeitada, nos navios de guerra E) Nos navios, de guerra, a popa, é a parte mais respeitada.
Leia a oração a seguir. "Ao amigo a diretora ofereceu, durante a visita, uma valiosa ajuda." Assinale a opção que apresenta o sujeito da oração acima. A) Ao amigo B) a diretora C) ofereceu D) durante a visita E) uma valiosa ajuda.
Assinale a opção que sintetiza a ideia central do dito popular "Quem espera sempre alcança." A) Aparência B) Egoísmo C) Paciência D) Sociabilidade E) Dissimulação.
Assinale a opção em que o vocábulo DESTACADO deve receber o acento grave, indicativo de crase. A) os inimigos ficaram frente A frente B) professor, posso escrever A lápis? C) estavam dispostos A colaborar na campanha D) o vendedor já entregou o livro A você? E) as amigas foram A praia ontem de manhã.
Qual o valor semântico da preposição DESTACADA na frase "muita gente morre DE fome no país."? A) Meio B) Causa C) Companhia D) Instrumento E) Modo.
Tendo em vista a norma padrão, assinale a opção em que a forma verbal DESTACADA está correta. A) desejo que ele FASSA tudo certo B) o menino PEGOU a bola mais cara C) se ela VI ao baile, ficarei surpreso D) o governador NOMEIOU o novo secretário E) espero que eles VIAJE confortavelmente.
Em que opção o verbo está corretamente grafado, de acordo com o significado indicado? A) Caçar = anular B) Arrear = levantar C) Ratificar = correr D) Proscrever = recomendar E) Imergir = mergulhar.
Assinale a opção em que a expressão "por quem" completa corretamente a lacuna, de acordo com a norma padrão. A) Visitou o lugar _____________ brincava quando menino B) Encontrou o rapaz _____________ estava apaixonada C) Este é o militar _____________ me referi na reunião D) A professora _____________ lhe comprara o livro saiu E) A revista _____________ nome foi decidido por todos faliu.
Em que opção a palavra está corretamente grafada? A) Ruím B) Juíz C) Rúbrica D) Ônix E) Môfo.
Em que opção o termo DESTACADO foi empregado adequadamente? A) não entendo PORQUE os livros não estão nas prateleiras Bj) POR QUE você não lhe enviou uma resposta? C) A estrada estava escura PORQUÊ já era noite D) PORQUE você não compareceu ao evento sábado passado? E) Todos choraram POR QUE a situação se revelou trágica.
Em qual opção a frase está de acordo com a norma padrão? A) Não há desconfianças entre eu e ti B) A gente, às vezes, brigamos muito C) Meu irmão e mim tivemos muita sorte D) Tu e meus primos comprou as camisas E) Para mim, o assunto está encerrado.
Assinale a opção em que há erro na acentuação gráfica. A) Amável B) Revólver C) Residência D) Lampâda E) Cômodo.
Em qual opção a expressão "em que" completa corretamente a lacuna, de acordo com a norma padrão? A) Esta é a cidade _________ nascera e fora criada B) Vi o chefe _________ nome não me recordo C) A diretora _________ filho também trabalha aqui saiu D) O filme _________ assisti é imperdível E) O marinheiro _________ falou comigo embarca hoje.
Que opção sintetiza a ideia central do dito popular "Quem não tem cão caça com gato."? A) Adaptação B) Cumplicidade C) Cooperação D) Ambição E) Indiferença.
Assinale a opção em que há um exemplo de pleonasmo vicioso, ou seja, uma repetição que deve ser evitada. A) Após muito sofrimento, deu o último suspiro B) A jovem gosta muito de ler Machado de Assis C) Pedro é do Rio de Janeiro; Maria, de São Paulo D) Quando a reunião terminou, o chefe saiu para fora E) Aquele rapaz gastou rios de dinheiro na nova galeria.
Assinale a opção que apresenta a palavra cujo processo de formação é o mesmo de "paraquedas". A) Boquiaberto B) Releitura C) Mandachuva D) Tristeza E) Desalmado.
Tendo em vista a norma padrão, assinale a opção em que a forma verbal destacada está correta. A) os marinheiros sempre VENS cedo B) meus avós VEIEM muito mal, mesmo com óculos C) como você MANTIVERAM sempre a boa forma? D) quantos livros essas caixas CONTENHO? E) o pintor TEM muito trabalho hoje.
Assinale a opção em que os nomes estão colocados em ordem alfabética corretamente. A) Juliana - Gabriel - Viviane - Maria - Pedro B) Gabriel - Maria - Pedro - Juliana - Viviane C) Viviane - Gabriel - Juliana - Pedro - Maria D) Juliana - Maria - Gabriel - Viviane - Pedro E) Gabriel - Juliana - Maria - Pedro - Viviane.
Assinale a opção em que a separação silábica está correta. A) Opção = o - pção B) Saúde = saú - de C) Filhote = Fi - lho - te D) Prorrogar = pro - rro - gar E) Coordenar = coor - de - nar.
Tendo em vista a norma padrão, assinale a opção em que o plural do substantivo está corretamente grafado. A) Álbum - Álbums B) Cidadão - Cidadãos C) Degrau - Degrais D) Irmã - Irmães E) Papel - Papéus.
Assinale a opção em que o significado da palavra está corretamente indicado. A) Anônimo = nome desconhecido B) Homônimo = palavra oposta C) Parônimo = substantivo igual D) Pseudônimo = nome esquecido E) Antropônimo = substantivo ambíguo.
Report abuse Terms of use
HOME
CREATE TEST
COMMENTS
STADISTICS
RECORDS
Author's Tests