option
My Daypo

Psicopedagogia e Seguranca Rodoviaria - Parte 3

COMMENTS STADISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Psicopedagogia e Seguranca Rodoviaria - Parte 3

Description:
Curso de instrutor de condução automóvel

Author:
AVATAR

Creation Date:
10/03/2022

Category:
Driving Test

Number of questions: 56
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
As condições meteorológicas adversas, como a chuva, dificultam a condução porque: Reduzem a aderência ao piso e, consequentemente, a distância de travagem. Reduzem a visibilidade e a distância de segurança. Reduzem a visibilidade e as condições de aderência ao piso. Reduzem a aderência ao piso e, por consequentemente, a distância de paragem.
Das seguintes afirmações relativas à formação de condutores, assinale a que é falsa: O ensino da condução deve ser primordialmente orientado para o domínio do concreto e não do abstrato. Na formação de condutores, as situações reais e experiências directas vividas e realizadas pelo aluno devem ter maior peso que os discursos e explicações verbais à sua volta. No ensino da condução, o método magistral é muito utilizado por ser orientado para o domínio da prática.
Qual o método mais eficaz para treinar as diferentes " subtarefas " da condução automóvel em situação de trânsito não real? O método de simulação global. O método analítico ou fraccionado. O método de simulação distribuída. O método de simulação parcial.
Durante a aprendizagem da tarefa da condução automóvel, a escolha de " aulas de maior duração e mais espaçadas no tempo " designa-se por: Aprendizagem maciça. Aprendizagem global. Aprendizagem distribuída. Aprendizagem fraccionada.
Dado o fim a que se destina a aprendizagem distribuída, para que nível do saber é especialmente indicada? Sabe-saber. Saber-fazer. Saber-ser.
Das afirmações abaixo transcritas referentes à avaliação da formação, assinale a que é verdadeira: A avalição formativa não possibilita avaliar o nível do " saber-ser ". Os objectivos psicomotores só são passíveis de ser avaliados através de um processo de avalição sumativa. A avalição do candidato a condutor está fora do âmbito das funções que competem ao instrutor de condução automóvel. O processo de avalição deve contribuir para o aperfeiçoamento dos sucessivos processos de formação que vão sendo realizados.
Que tipo de objectivos pedagógicos são trabalhados numa aula em que o instrutor recorre à utilização do método analítico ou fraccionado? Objectivos cognitivos. Objectivos psicomotores. Objectivos afectivos.
O método analítico ou fraccionado: Implica a ministração de aulas de menor duração e mais espaçadas no tempo. É adequado à aprendizagem de tarefas complexas. É adequado à aprendizagem de tarefas simples. Implica a ministração de aulas de maior duração e menos espaçadas no tempo.
Com se designa a prática que consiste em colocar o aluno ao volante, em situação real de trânsito, pedindo-lhe que conduza durante um determinado período de tempo? Método de simulação pedagógica. Método maciço. Método global. Método fraccionado.
Qual a expressão que melhor descreve a 1ª etapa da análise psicológica da função da condução? Classificação dos índices em categorias com significado, seguida da sua transformação em acontecimentos possíveis. Conjunto de procedimentos utilizados para recolher os índices críticos, necessários à actividade de condução, e sua classificação em categorias com significado. Momento em que se elabora o acto de motor final.
Qual o principal objectivo do treino da exploração perceptiva visual? Favorecer a exploração sistemática dos espelhos retrovisores Ensinar a ver o mais longe possível. Ensinar a detectar índices pertinentes. Ajudar a perceber o conjunto da situação.
Ajudar a perceber o conjunto da situação. Treinos práticos mais curtos e menos espaçados no tempo. Treinos práticos mais longos e menos espaçados no tempo. Treinos práticos mais longos e mais espaçados no tempo. Treinos práticos mais curtos e mais espaçados no tempo.
Qual o papel do erro pedagógico no processo de ensinoaprendizagem? É benéfico na aprendizagem conceptual mas não na aprendizagem de automatismos motores. É benéfico na aprendizagem de automatismos motores mas não na aprendizagem conceptual. É benéfico na aprendizagem de automatismos motores e na aprendizagem conceptual. É prejudicial e deve ser evitado na aprendizagem de automatismos motores e na aprendizagem conceptual.
Tendo em atenção que a alternância entre métodos de ensino é fundamental para a eficácia do processo de aprendizagem, como deve ser estruturada a formação prática do candidato a condutor? Evoluindo progressivamente dos exercícios globais aos exercícios analíticos, ao longo do processo de aprendizagem. Evoluindo progressivamente dos exercícios analíticos aos exercícios globais, ao longo do processo de aprendizagem. Alternando aleatoriamente entre ambos os tipos de exercícios, ao longo do processo de aprendizagem.
Qual o método e tipo de aprendizagem que devem ser utilizados, em conjunto com a técnica da condução comentada? O método fraccionado e a aprendizagem distribuída. O método global e a aprendizagem distribuída. O método fraccionado e a aprendizagem maciça. O método global e a aprendizagem maciça.
O que se revela mais eficaz para a aquisição de automatismos sensório-motores? Treinos práticos mais curtos e menos espaçados no tempo. Treinos práticos mais longos e menos espaçados no tempo. Treinos práticos mais longos e mais espaçados no tempo. Treinos práticos mais curtos e mais espaçados no tempo.
Das seguintes afirmações relativas ao método expositivo, assinale a que é falsa: Faz um acentuado apelo à memorização sem ter em conta outras estratégias pessoais na apreensão dos conteúdos. Dadas as características do método em causa, é adequado para a mudança de atitudes. Os objectivos pedagógicos são prosseguidos, sem atender ao ritmo de aprendizagem de cada aluno. As tarefas complexas devem ser apreendidas através da aprendizagem maciça e da realização de exercícios fraccionados.
No ensino prático da condução, como deverão conciliar-se os tipos de aprendizagem e exercícios a propor com a complexidade das tarefas a executar? As tarefas complexas devem ser apreendidas através da aprendizagem distribuída e da realização de exercícios globais. As tarefas simples devem ser apreendidas através da aprendizagem distribuída e da realização de exercícios analíticos. As tarefas complexas devem ser apreendidas através da aprendizagem maciça e da realização de exercícios fraccionados.
Qual o método mais eficaz para a aprendizagem de tarefas complexas? Magistral. Analítico. Global. Parcial.
Qual das seguintes expressões caracteriza melhor a acuidade visual? Capacidade do indivíduo para distinguir as diferentes cores dos objectos observados. Capacidade do indivíduo para obter uma só interpretação tridimensional do objecto observado. Capacidade do indivíduo para discriminar com nitidez os pormenores observados a uma determinada distância. Área e extensão total que se pode ver olhando em frente, sem mover a cabeça.
Entende por índices Críticos: Aqueles índices que apresentam sempre a mesma forma e cujo significado está estabelecido. Todos os índices, formais ou informais, que transmitem uma informação de carácter urgente, cujo desprezo pode conduzir a situações de imediata insegurança no trânsito. Todos os índices, formais ou informais, que são importantes para a condução que o condutor executa em determinado momento. Aqueles que podem ou não apresentar a mesma forma e cujo significado pode diferir.
Nas atitudes intervêm factores: Cognitivos. Cognitivos e Afectivos. Comportamentais e Cognitivos. Cognitivos, Afectivos e Comportamentais.
Indique uma estratégica da exploração visual perceptiva: Manter a distância de segurança necessária. Estar atento aos comandos do veículo. Percepcionar o conjunto da situação. Procurar pontos de fixação.
Na condução noturna, regra geral, existe uma diminuição do campo visual, alterando: A capacidade de decisão. A visão periférica. A cinestesia.
No âmbito do conceito da distância de paragem, assinale a resposta correcta: É a distância total resultante da soma da distância percorrida durante o tempo de reacção e da distância percorrida durante a travagem. É a distância percorrida durante o tempo de reacção e a distância de segurança. É a distância influenciada apenas por factores de ordem externa. É a distância influenciada apenas pela velocidade.
Assinale a afirmação correcta: Às respostas motoras decorrentes da percepção de um estímulo damos o nome de respostas sensóriomotoras. Ao lapso de tempo que decorre entre a apercepção de um estímulo e o início da acção chamamos tempo de travagem. A organização e interpretação significativa dos dados sensoriais recebidos designa-se por sensação.
Como devem ser as aulas em que o aluno aprende a realizar as principais manobras? Breves e menos espaçadas no tempo. Longas e menos espaçadas no tempo. Longas e mais espaçadas no tempo. Breves e mais espaçadas no tempo.
O que se revela mais eficaz para a aquisição de automatismos sensório-motores? Treinos práticos mais curtos e menos espaçados no tempo.. Treinos práticos mais longos e menos espaçados no tempo. Treinos práticos mais longos e mais espaçados no tempo. Treinos práticos mais curtos e mais espaçados no tempo.
Das afirmações abaixo transcrita, assinale a que melhor descreve o método global: Permite uma aprendizagem progressiva, em função da dificuldade das matérias. Coloca o instruendo a resolver as tarefas exigidas pela situação real de trânsito Revela-se útil para a aquisição de conhecimentos do Código da Estrada. Implica ministrar aulas de maior duração e menos.
Das afirmações abaixo transcritas, opte pela correcta: A aprendizagem individual é a mais indicada para actuar ao nível das atitudes dos candidatos a condutores. A aprendizagem distribuída é a mais vantajosa no treino das tarefas motoras de carácter repetitivo. A aprendizagem em grupo é favorável ao treino de tarefas que requerem um elevado nível de atenção. A aprendizagem maciça é ideal para a automatização das sequências simples.
A avaliação formativa é feita quando: Se pretende determinar o grau de consecução dos objectivos. Se pretende determinar as causas de dificuldades apresentadas. e pretende determinar o progresso de aprendizagem quanto aos objectivos que se procura alcançar.
Quais os momentos fundamentais que podem ser avaliados numa formação? No princípio e final. No meio e no final. No princípio, durante e no final.
Em condução urbana: Existem mais índices informais do que na condução em auto-estrada. Existem menos índices a recolher. Os índices a recolher são mais relevantes, mas em menor quantidade do que em condução não urbana. .
Das seguintes afirmações relativas à condução defensiva, assinale a que é falsa: Conduzir defensivamente consiste em conduzir de modo a prevenir e a evitar a ocorrência de acidentes. A nível prático, a condução defensiva deverá ser preferencialmente treinada com recurso ao método analítico ou fraccionada. Para a prática de uma condução defensiva são fundamentais os processos da etapa do pensar, a que damos o nome de antecipação e previsão. A prática de uma condução defensiva engloba a compreensão para com os outros utentes.
Assinale o método e exercícios de que o instrutor se poderá socorrer, para avaliar se o candidato a condutor pratica ou não uma condução defensiva: Método fraccionado com realização de exercícios analíticos. Método global com realização de exercícios analíticos. Método fraccionado com realização de exercícios globais. Método global com realização de exercícios globais.
Das afirmações abaixo transcritas relativas à condução defensiva, assinale a que é falsa: A boa posição de condução é um dos aspectos a ter em conta na prática de uma condução defensiva. A prática de uma condução defensiva contribui para diminuir o desgaste mecânico do veículo. A antecipação e a previsão são dois dos principais processos que permitem evitar acidentes. A motivação para a prática de uma condução defensiva é um objectivo cognitivo da formação dos candidatos a condutores. .
Das seguintes afirmações referentes ao papel do instrutor, assinale a situação que o instrutor deve evitar: Sempre que possível, o instrutor deverá adaptar o processo formativo ao grupo de instruendos presentes em sala. O instrutor deverá ser visto, não só como transmissor de conhecimentos, mas mais do que isso, como animador de grupos de indivíduos em formação. Uma vez efectuada a planificação da formação dos instruendos, o instrutor deverá ter por preocupação evitar todo e qualquer desvio da mesma. Mais do que um conjunto de competências exclusivamente técnicas, o instrutor deverá evidenciar competências do foro pessoal e racional.
Durante a aprendizagem da tarefa da condução automóvel, a escolha de aulas de maior duração e mais espaçadas no tempo designa-se por: Aprendizagem maciça. Aprendizagem global. Aprendizagem distribuída. Aprendizagem fraccionada.
Das afirmações abaixo transcritas, assinale a que melhor descreve o método global: Permite uma aprendizagem progressiva, em função da dificuldade das matérias. Coloca o instruendo a resolver as tarefas exigidas pela situação real de trânsito. Revela-se útil para a aquisição de conhecimentos do Código da Estrada. Implica ministrar aulas de maior duração e menos espaçadas no tempo.
Qual das afirmações considera correcta? Os sistemas de segurança activa têm por função reduzir as probabilidades de um acidente rodoviário. Os sistemas de segurança activa têm por finalidade minimizar as consequências de um acidente rodoviário. Os sistemas de segurança passiva têm por função reduzir as probabilidades de um acidente rodoviário.
Como se designa o conjunto de informações, regras e imagens mentais existentes na memória, que permitem ao condutor entender a realidade circundante? Conhecimentos. Representações. Atitudes. Valores.
Na condução com vento, o que devo fazer? Aumentar velocidade para evitar a oscilação do veículo. Ter especial cuidado nas ultrapassagens, principalmente se o meu veículo ou o veículo a ultrapassar tiver mais de 3500kg. Evitar mudanças de direcção devido às oscilações provocadas pelo vento.
Assinale a afirmação correcta: Numa situação de acidente rodoviário, prestar a devida colaboração é um dever de cidadania e, em determinados casos, uma obrigação legal. Numa situação de acidente rodoviário, prestar a devida colaboração é um dever de cidadania, mas nunca uma obrigação legal. Numa situação de acidente rodoviário, prestar assistência constitui sempre uma obrigação legal.
Durante a aprendizagem da tarefa da condução automóvel, a escolha de aulas de menor duração e menos espaçadas no tempo, designa-se por: Aprendizagem maciça. Aprendizagem global. Aprendizagem distribuída. Aprendizagem fraccionada.
Assinale a situação que corresponda a uma correcta planificação da formação prática dos candidatos a condutores: Realização de tarefas complexas com base numa aprendizagem global e recurso a exercícios maciços. Realização de tarefas simples com base numa aprendizagem distribuída e recurso a exercícios analíticos. Realização de tarefas complexas com base numa aprendizagem analítica e recurso a exercícios maciços. Realização de tarefas simples com base numa aprendizagem fraccionada e recurso a exercícios analíticos.
A aplicação do método global deve fazer-se em situação de trânsito real? Sim, sempre. Por regra sim, mas existem algumas excepções em que este método se aplica nas aulas teóricas. Não, nunca. Por regra não, mas existem algumas excepções em que este método se aplica nas aulas práticas.
O método pedagógico mais utilizado no ensino teórico da condução automóvel, será também o mais adequado para a aquisição e mudança de atitudes dos candidatos a condutores? Sim, o método expositivo é o mais utilizado no ensino teórico da condução automóvel e o mais adequado à aquisição e mudança de atitudes. Não, o método expositivo é o mais utilizado no ensino teórico da condução automóvel, mas o activo é o mais adequado à aquisição e mudança de atitudes. Sim, o método activo é o mais utilizado no ensino teórico da condução automóvel e o mais adequado à aquisição e mudança de atitudes. Não, o método activo é o mais utilizado no ensino teórico da condução automóvel, mas o expositivo é o mais adequado à aquisição e mudança de atitudes.
Qual a desvantagem do recurso aos métodos activos? Transmissão de grande quantidade de informação. Não favorecimento da iniciativa dos instruendos. Comunicação unilateral. Elevada morosidade.
Assinale a frase que reune o(s) método(s), a(s) técnica(s) e o(s) meio(s) pedagógico(s), passíveis de ser utilizados no ensino prático da ultrapassagem: Método maciço, técnica das perguntas e da condução comentada e área de treino. Método expositivo e activo, técnica das perguntas e meios audiovisuais. Método global, técnica das perguntas e da condução comentada e automóvel. Método fraccionado, técnica das perguntas e simulador.
A simulação pedagógica: É um método a aplicar indistintamente a todos os candidatos. Apenas pode ser utilizada como método global. Pode ser utilizada como método parcial ou global. Só pode ser utilizada para o treino da formação teórica.
Se no ensino da condução automóvel, o instrutor pretender transmitir ao aluno situações como o treino de manobras perigosas ou pouco frequentes (por exemplo, controle de derrapagem, travagem eficaz a altas velocidades, etc.), deve utilizar: O Método Global. Simulação. Método Fraccionado. O Método Demonstrativo.
Assinale o método e exercícios de que o instrutor se poderá socorrer, para levar o aluno à pratica de condução defensiva: Método fraccionado com realização de exercícios analíticos. Global com realização de exercícios analíticos. Método fraccionado com realização de exercícios globais. Método global com realização de exercícios globais.
Se antes de dar início à prova das aptidões e do comportamento, o examinador tiver algum conhecimento acerca de um candidato (por exemplo, origem social, empenhamento na formação, etc), qual o efeito passível de vir a condicionar a avaliação que faz desse candidato? Efeito de Halo. Efeito de contraste. Efeito da informação prévia. Efeito de estereotipia.
Qual o aspecto condicionante da avaliação, passível de levar um instrutor a avaliar um aluno sempre da mesma forma, indiferente à sua evolução ou retrocesso, em diferentes momentos de avaliação? Ausência de critérios comuns. Estereotipia. Existência de informação prévia. Efeito de Halo.
Na prova das aptidões e do comportamento, o resultado da avaliação do segundo candidato é, em parte, condicionado pelo desempenho evidenciado pelo primeiro candidato. Qual o efeito responsável por esse facto? Existência de informação prévia Efeito de Halo Efeito de contraste. Estereotipia.
A que tipo(s) de medidas de segurança poderá corresponder uma rigorosa e correcta avaliação dos candidatos a condutores? Segurança activa. Segurança passiva. Segurança mista. Segurança activa e passiva.
Report abuse Terms of use
HOME
CREATE TEST
COMMENTS
STADISTICS
RECORDS
Author's Tests