Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONSEG ORG - HAB 2024 (Parte 1)

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
SEG ORG - HAB 2024 (Parte 1)

Description:
Habilitação a Sargento - 2024

Author:
AVATAR

Creation Date:
24/01/2024

Category:
Others

Number of questions: 37
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
1 - Qual o propósito do SISBIN? Integrar as ações de planejamento e execução da atividade de inteligência no Brasil É o órgão centralizador, coordenador da produção de conhecimentos do campo operacional Supervisionar o ramo da contrainteliigência na MB Responsável pela doutrina da inteligência na MB É um atributo essencial do pessoal envolvido nas atividades de segurança.
Qual a finalidade do SISBIN? Empenhar as atividades de inteligência na MB É responsável pela doutrina da inteligência da MB É o supervisor no ramo da contra inteligência (CI) da MB É a ação realizada por pessoal adverso vinculado ao serviço de inteligência.
O que é SIMAR? É o conjunto de todos os órgão de inteligência empenhados na atividade de inteligência. É a articulação entre as células de inteligência É o órgão de cúpula do Presidente da República É responsável por subchefiar a inteligência operacional.
Como é o funcionamento do SISBIN? É efetivado mediante articulação coordenada dos órgãos que o constituem, respeitada a autonomia funcional de cada um, ou seja, sem vínculo de subordinação entre seus componentes. Por meio da articulação coordenada dos órgão que o constituem, respeitada a subordinação entre seus componentes Não há um vínculo de subordinação entre seus componentes e muito menos é respeitada a autonomia funcional de cada um Seu funcionamento parte do princípio de supervisionar o ramo da CI na MB.
Qual o propósito do SIMAR? Assessorar ao Almirantado e os titulares da OM, no processo de tomada de operacionalização Assessorar, imediatamente, o Almirantado e, por conseguinte, os titulares das OM, no processo de tomada de decisão Assessorar ao comandante da MB, ao órgão de operação-geral, ao Almirantado e os órgão de cúpula, no processo de tomada de decisão e de operacionalização Assessorar ao comandante da MB, ao órgão de direção-geral, ao almirantado e aos titulares de OM, no processo de tomada de decisão.
Como o SIMAR está estruturado? Em agências de inteligências (AgI) e de uma CONSECON De uma CONSECON, de órgãos de cúpula e células de inteligência Em órgãos de cúpula, agências de inteligência e células de inteligência Em DNI, CI, PNI e de uma CONSECON.
O que significa a sigla: SIMAR? Sistema de inteligência do mar Sistema de informatização da marinha Sistema de inteligência da marinha Sistema de informática da marinha.
O SIMAR dispõe de um CONSECON (Conselho Consultivo do Sistema de inteligência da Marinha), de caráter permanente, e tem o propósito de coordenar as atividades no âmbito do sistema. Neste contexto, quem são os integrantes deste conselho? Presidente da República, Comandante da Marinha e Oficiais-Generais e Ministro da Defesa Comandante da Marinha e o Almirantado Ministério da Defesa, Presidente da República, Almirantado e os titulares das OM Oficiais-Generais que chefiam ou dirigem os órgãos de cúpula.
Quem compõe os órgãos de cúpula do SIMAR e quais as suas funções, respectivamente: EMA - chefia de estratégia e DCTIM - doutrina da inteligência da MB DCTIM - doutrina da inteligência da MB e o CCIMAR - subchefia de inteligência operacional EMA - subchefia de estratégia e ComOpNav - subchefia de inteligência operacional EMA - chefia das cúpulas de contrainteligencia e ComOpNav - chefia de operações navais.
Quem compõe a CONSECOM? Agências de inteligências, o SIMAR, o DNI e os estados-maiores dos Distritos Navais Agências de inteligência, estados-maiores dos comandos de Distritos Navais, estados-maiores de comandos das forças de superfície e DCTIM Agências de DNI, SIMAR, DCTIM, a adidância naval no exterior e os titulares de OM Agências de inteligência, estados-maiores dos comandos de distritos navais, estados-maiores dos comandos das forças, adidos navais no exterior, a DCTIM e as células de inteligência.
Quais as responsabilidades e atribuições do Estado Maior da Armada (EMA)? É o órgão centralizador, coordenador da produção e produtor de conhecimentos do campo externo, relacionados ao conhecimento de inteligência. É também o responsável pela supervisão no ramo da contrainteligência É o órgão centralizador, coordenador da produção e produtor de conhecimentos do campo externo, relacionados ao conhecimento estratégico militar. É também o responsável pela doutrina da inteligência da MB, assessorado pela DCTIM e CIM nas suas respectivas áreas de responsabilidades. É o órgão centralizador, coordenador da produção e produtor de conhecimento estratégico militar da MB. É também o responsável pela doutrina da inteligência da MB, assessorado pelo ComOpNav e CIM nas suas respectivas áreas de responsábilidades É o órgão centralizador, coordenador da produção e produtor de conhecimento operacional, relacionados ao conhecimento estratégico militar. É também o responsável pela supervisão no ramo da contrainteligência na MB, no que se refere a segurança orgânica, além de ser assessorado pelo ComOpNav e o SISBIN .
Quais as responsabilidades e atribuições do Comando de Operações Navais (ComOpNav)? É a instituição centralizadora, coordenadora da produção e produtor de conhecimento operacional, bem como o responsável pela doutrina no ramo da contrainteligência da MB. Cabe também ao ComOpNav assessorar ao EMA e a DCTIM no que tange a segurança orgânica É a OM centralizadora, coordenadora da produção e produtor de conhecimento interno, bem como supervisora e doutrinadora no ramo operacional da MB. Além disso, cabe ao ComOpNav assessorar ao EMA no estabelecimento e na condução da Doutrina de Inteligência nos assuntos relacionados aos temas de sua importância. É o órgão centralizador, coordenador da produção e produtor de conhecimentos operacionais, bem como supervisor no ramo da contrainteligência na MB, no que se refere à segurança orgânica. Cabe também ao ComOpNav assessorar ao EMA no estabelecimento e na condução da doutrina de inteligência nos assuntos relacionados aos temas de sua importância É o quartel centralizador, coordenador da produção e produtor de conhecimentos externos, bem como é o responsável também por subsidiar o SISBIN, os titulares de OM e a DCTIM nos assuntos relacionados a doutrinação da contrainteligência da MB. Cabe também ao ComOpNav ser assessorado pelo EMA nos assuntos relacionados ao campo da inteligência orgânica.
Quais as responsabilidades e atribuições do Centro de Inteligência da Marinha (CIM) É a OM responsável por coordenar e centralizar o conhecimento do campo externo, relacionados a doutrinação de inteligência da MB. É também o supervisor da tomada de decisões realizadas pelo ComOpNav É o órgão centralizador de conhecimentos do campo externo e operacional, no que se refere ao ramo da contrainteligencia na MB. É também o supervisor no ramo da contrainteligencia, no que se refere à segurança orgânica É o órgão que compete a produção de estudos de inteligência, a orientação e a coordenação das atividades de inteligência na MB É o órgão centralizador, coordenador da produção de conhecimento do campo interno, no que se refere ao ramo da contrainteligência na MB. É também supervisor no ramo da contrainteligência, no que se refere à segurança ativa.
Quais as responsabilidades e atribuições da agência de inteligência (AgI)? Compete a produção de estudos de inteligência, a orientação e a coordenação das atividades de inteligência das células de inteligência em sua área de atuação É o órgão centralizador e coordenador da produção de estudos de inteligência que são responsáveis pela produção de conhecimentos operacionais É a instituição responsável pelos estudos de inteligência e produtora de conhecimentos do campo estratégico da contrainteligência. Cabe também a subsidiar a DCTIM em suas tomadas de decisões É o subsetor do EMA que é atribuído a produção de estudos de inteligência, além de coordenar a tomada de decisões realizadas pela DCTIM.
O que compete ao adidos navais e chefes de missões navais no exterior? A produzirem conhecimentos do campo externo e interno que lhe são afetos, além de apoiarem as tarefas de conhecimentos das Forças Navais de navios em visita aos portos dos países em que são acreditados A produzirem conhecimentos do campo externo que lhe são afetos e apoiar as tarefas de conhecimento das forças navais ou navios escoteiros em visita aos portos dos países em que são acreditados A produzirem conhecimentos do campo externo que são afetos e assessorar as ações realizadas pelo EMA e o SISBIN no ramo da contrainteligencia A produzirem conhecimentos do campo interno que lhe são afetos e apoiar as tarefas de conhecimentos do EMA e do ComOpNav quando os mesmos o solicitam .
Como a Politica Nacional de Inteligência (PNI) define contrainteligência (CI)? Como uma atividade que objetiva prevenir, atacar, obstruir e neutralizar a inteligência adversa e as ações que constituem ameaça à salvaguarda de dados, conhecimentos, pessoas, áreas e instalações de interesse da sociedade e do Estado Como uma atividade que objetiva obstruir, atacar, prevenir e detectar a inteligência adversa e as ações que constituem ameaça a salvaguarda de dados, conhecimentos, pessoas, áreas e instalações de interesse da sociedade e do País Como uma atividade que objetiva detectar, obstruir, ameaçar e prevenir a inteligência adversa e as ações que constituem ameaça a salvaguarda de dados, conhecimentos, pessoas, áreas e instalações de interesse da sociedade e do Estado Como uma atividade que objetiva prevenir, detectar, obstruir e neutralizar a inteligência adversa e as ações que constituem ameaça à salvaguarda de dados, conhecimentos, pessoas, áreas e instalações de interesse da sociedade e do Estado.
O que é espionagem? É o ato deliberado por pessoal adverso, vinculado ao serviço de inteligência, visando a inutilização de conhecimento ou de dados sigilosos e ostensivos para beneficiar Estados, grupos de países, organizações, facções, empresas, personalidades ou indivíduos É o ato deliberado por pessoal adverso, de forma premeditada por indivíduos ou grupos apoiadores ou não do Estado, que visam a obtenção de informações. Na MB o órgão responsável pela detecção da ação da espionagem é a DCTIM É a ação realizada por pessoal adverso, vinculado ou não ao serviço de inteligência, visando a obtenção de conhecimento ou dados sigilosos para beneficiar Estados, grupos de países, organizações, facções, empresas, personalidades ou indivíduos É a ação realizada por pessoal adverso, vinculado ou não ao serviço de inteligência, visando a obtenção de conhecimento ou dados sigilosos para beneficiar Estados, grupos de países, organizações, facções, empresas, personalidades ou indivíduos. Na MB o órgão responsável pela supervisão desse ato é o EMA e a DNI.
O que é sabotagem? É o ato deliberado, de efeitos físico e psicológicos, executados por agentes adversos, vinculados ou não ao serviço de inteligência com o objetivo de inutilizar ou de adulterar conhecimentos, dados, materiais, equipamentos ou instalações. A sabotagem pode ser, ainda, empregada para a distribuição de ideias ou a reputação de instituições e de pessoas É a ação executada por agentes internos ou não do serviço de inteligência, com o objetivo de inutilizar ou de adulterar conhecimentos, dados, materiais, equipamentos ou instalações. É uma técnica especializada na manipulação planejada de quaisquer informações com a intencionalidade de induzir ao erro É a forma na qual o grupo ou o indivíduo são especializados a propor uma padronização em suas ações com intuito de induzir a um erro de avaliação.
O que é terrorismo? Caracteriza-se pelo ato deliberativo realizado por pessoal adverso cujo objetivo é adulterar um determinado serviço É a ação realizada por pessoal adverso que caracteriza-se pelo ato deliberado de violência em uma determinada situação Caracteriza-se pela ameaça ou emprego da violência física ou psicológica, de forma premeditada, por indivíduos ou grupos adversos, apoiados ou não por Estados. Caracteriza-se pelo ato deliberativo realizado por pessoal adverso cujo objetivo é adulterar um determinado serviço, no que se refere à segurança organica.
O que é uma propaganda adversa? É uma técnica especializada no intuito de promover um determinado produto, com vistas a obter um comportamento determinado Configura-se pela manipulação e o uso de um ato deliberado com o objetivo de obter um comportamento determinado Configura-se pela manipulação e o uso de um ato deliberado com o objetivo de obter um comportamento pré-determinado Configura-se pela manipulação planejada de quaisquer informações, ideias de doutrinas para influenciar grupos e indivíduos, com vistas a obter comportamentos pré-determinados.
Quem propõe uma linguagem padronizada entre os profissionais da AI de modo a garantir que as comunicações essenciais ao exercício da AI ocorram sem distorções ou incompreensões? PNI - Política Nacional de Inteligência DNI - Doutrina Nacional de Inteligência ComOpNav - Comando de Operações Navais OC - Órgãos de Cúpula.
É a possibilidade ou a oportunidade de uma pessoa obter conhecimento ou dado classificado. Deriva necessariamente de uma autorização oficial emanada de autoridade competente ou de superação das medidas de salvaguarda aplicadas aos mesmo. - O conceito supracitado refere-se a definição de: Necessidade de conhecer Compartimentação Credencial de segurança Acesso.
É a certificação de que o dado ou conhecimento é verdadeiro e fidedigno tanto na origem quanto no destino. Classificação Autenticidade Comprometimento Compartimentação.
É a atribuição, pela autoridade competente, de grau de sigilo a dado conhecimento, documento, material, área ou instalação Atribuição Credenciamento Credenciamento de Segurança Classificação.
É a restrição de acesso com base na necessidade de conhecer. Acesso Compartimentação Comprometimento Necessidade de Sigilo.
É a perda de segurança resultante do acesso não autorizado. Sabotagem Desinformação Adversa Espionagem Comprometimento.
É a autorização oficial, concedida por autoridade competente, que habilita determinada pessoa a ter acesso a dados ou conhecimentos, nos diferentes graus de sigilo. Comprometimento Restrição de Sigilo Permissão de Acesso Credenciamento.
É o certificado que materializa o credenciamento para acesso a áreas que se tenha necessidade. Credencial de Segurança Credenciamento Liberado Credencial de Acesso Certificado de Segurança.
É o cancelamento, pela autoridade competente ou pelo transcurso de prazo, da classificação, tornando ostensivos dados ou conhecimentos Classificação Classificação intempestiva Desclassificação intempestiva Desclassificação.
É a facilidade de recuperação ou acessibilidade de dados e conhecimentos Facilidade Ostensiva Facilidade de Acesso Disponibilidade Recuperação Ostensiva.
É a gradação atribuída a dados conhecimentos, área ou instalação considerada sigilosa em decorrência de sua natureza ou conteúdo Gradação de Área Área de Acesso Grau de Sigilo Necessidade de Conhecer.
É a incolumidade de dados ou conhecimentos na origem, no trânsito ou no destino Integridade Preservação Documental Preservação de Material Sensível Documento Sensível.
É a averiguação sobre a existência dos requisitos indispensáveis para concessão de credencial de segurança Investigação Pessoal Investigação de Identidade Investigação Sensível Investigação para Credenciamento.
É a condição inerente ao efetivo exercício de cargo, função, emprego ou atividade indispensável para que uma pessoa possuidora de credencial de segurança tenha acesso a dados ou conhecimentos sigilosos Incolumidade de Conhecimento Averiguação de Conhecimento Conhecimento Investigativo Necessidade de Conhecer.
É o documento sem classificação; O acesso pode ser franqueado, pois não há restrição Documento Sigiloso Documento Integro Documento Ostensivo Documento irrestrito.
Qual o nome do termo que é responsável pela alteração do grau de sigilo atribuído a dado conhecimento, material, área ou instalação? Desclassificação Classificação Documental Reclassificação Ressignificação .
É o conhecimento restrito a pessoas credenciadas; proteção contra revelação não autorizada Integridade Sigiloso Ostensivo Sensível.
Report abuse Consent Terms of use