option
My Daypo

Simulado para a prova Introdução em SO

COMMENTS STADISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Simulado para a prova Introdução em SO

Description:
Infnet - Luiz Paulo Maia - 1° ciclo

Author:
Alinne Moraes
(Other tests from this author)

Creation Date:
20/05/2013

Category:
Computers

Number of questions: 31
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Qual a principal característica de um sistema do tipo batch? A. São sistemas bastante ineficientes. B. Necessita de terminais para entrada/saída de dados. C. Foi utilizado apenas da década de 1960. D. Não necessita de interação com seus usuários. E. É um sistema monoprogramável.
Em um sistema multiprogramado com um único processador (core), quantos processos podemos ter em execução em um instante de tempo T? A. Depende da velocidade do processador B. Apenas dois processos C. Depende da capacidade de memória D. Apenas um processo E. Vários.
Qual opção NÃO faz parte do modelo de máquinas de níveis? A. Linguagem de comandos B. Linguagem de máquina C. Utilitários D. Circuitos eletrônicos E. Microprogramação.
O que NÃO é verdade a respeito dos sistemas multitarefa? A. Os sistemas podem ter mais de um usuário. B. Os sistemas podem ser do tipo batch. C. Os sistemas multitarefa são mais simples que os monotarefa. D. Os sistemas podem ser de tempo real. E. Os sistemas permitem compartilhar melhor os recursos de hardware e software.
Quais os três tipos de sistemas operacionais? A. Multiprogramáveis, batch e múltiplos processadores. B. Multiprogramáveis, monoprogramáveis e distribuídos. C. Multiprogramáveis, monoprogramáveis e múltiplos processadores. D. Multiprogramáveis, tempo compartilhado e múltiplos processadores. E. Tempo real, monoprogramáveis e múltiplos processadores.
O que NÃO é verdade sobre as funções dos sistemas operacionais? A. Permitem o acesso organizado ao sistema B. Facilitam o acesso ao sistema através de uma interface gráfica C. Facilitam compartilhamento de recursos D. Facilitam o acesso aos recursos de hardware E. Permitem o acesso protegido ao sistema.
O que NÂO é verdadeiro sobre os sistemas de tempo compartilhado? A. São sistemas multiprogramáveis. B. São iguais aos sistemas de tempo real. C. Permite o melhor compartilhamento dos recursos. D. Existe o conceito de fatia de tempo. E. Geralmente são multiusuários.
O que NÃO é verdadeiro sobre os sistemas com múltiplos processadores? A. Os sistemas fortemente acoplados oferecem menor escalabilidade que os fracamente acoplados. B. Os sistemas podem ser fortemente e fracamente acoplados. C. Os tempos de acesso a memória principal são constantes, independente do tipo do sistema. D. Os sistemas oferecem maior disponibilidade, escalabilidade e desempenho. E. Clusters são exemplos de sistemas fracamente acoplados.
Qual é o conceito definido como sendo a transferência de dados entre memória principal e dispositivos de E/S sem a intervenção do processador? A. Reentrância. B. Spooling. C. DMA ou acesso direto à memória. D. Buffering. E. Interrupção.
Qual mecanismos abaixo NÃO faz parte do conceito de concorrência? A. Direct Memory Access (DMA) B. Spooling C. Buffering D. Velocidade do processador E. Exceções.
Qual é o conceito definido como sendo uma área na memória principal para a transferência de dados entre os dispositivos de E/S e a memória? A. Reentrância. B. Spooling. C. Buffer. D. DMA ou acesso direto à memória. E. Interrupção.
Qual a principal vantagem dos sistemas multiprogramáveis comparados aos monoprogramáveis? A. Apenas a melhor utilização do processador. B. Apenas a melhor utilização da memória principal e UCP. C. Apenas a melhor utilização da memória principal. D. Apenas a melhor utilização dos dispositivos de E/S. E. A melhor utilização dos recursos computacionais.
O que é verdadeiro sobre o mecanismo de exceção? A. São eventos externos ao processo em execução B. Evento assíncrono C. O término de uma operação de E/S é um exemplo de exceção D. Ocorrem ao mesmo tempo E. Pode ser tratada pela aplicação.
Qual é o conceito definido como sendo uma área, geralmente, em disco que os arquivos são copiados para depois serem impressos? A. Reentrância. B. Buffer. C. Interrupção. D. DMA ou acesso direto à memória. E. Spool.
Qual é o conceito definido como sendo a capacidade de um código executável ser compartilhado na memória por diversos usuários aos mesmo tempo? A. Interrupção. B. Reentrância. C. DMA ou acesso direto à memória. D. Spool. E. Buffer.
Qual dos termos abaixo não faz parte do contexto de software? A. Privilégios B. PID (Process Identification) C. UIC (User Identification Code) D. PC (Program Counter) E. Quotas.
Qual o nome da estrutura de dados que representa o processo dentro do sistema operacional? A. Bloco de controle do sistema B. Bloco de controle do processo C. SP (Stack Pointer) D. Bloco de controle de memória E. PC (Program Counter).
Quais são os principais estados de um processo? A. Espera e execução B. Espera, execução e suspenso C. Pronto e execução D. Execução, suspenso e pronto E. Espera, execução e pronto.
Qual dos termos abaixo não faz parte do contexto de hardware? A. SP (Stack Pointer) B. PID (Process Identification) C. Registradores gerais D. Registrador de estado E. PC (Program Counter).
O que é verdadeiro a respeito de processos? A. O contexto de software é formado por quotas e privilégios B. O contexto de hardware possui o PC, SP e o PID do processo C. O coneito de processo não está associado ao conceito de concorrência D. Um processo tem, pelo menos, uma thread de execução E. É formado pelo contexto de hardware e software.
Qual dos termos abaixo melhor define a frase "área de memória onde instruções e dados do programa são armazenados para execução"? A. Espaço de endereçamento B. Thread C. Processo D. Contexto software E. Contexto de hardware.
Qual dos termos abaixo melhor define a frase "armazena o conteúdo dos registradores gerais da UCP, além dos registradores de uso específico"? A. Thread B. Espaço de endereçamento C. Contexto de software D. Contexto hardware E. Processo.
Quais das mudanças de estado do processo abaixo não é normalmente implementada por sistema operacional? A. Espera -> Execução B. Pronto -> Execução C. Espera -> Pronto D. Execução -> Pronto E. Execução -> Espera.
O que NÃO é verdadeiro sobre o processo e seus estados? A. Existem, pelo menos, cinco estados que um processo pode estar B. Existem duas razões para um processo sair do estado de execução para o de pronto C. Ambiente em que uma thread é executada D. Um processo pode sair do estado espera para o de execução E. Existem, basicamente, quatro mudanças de estados de um processo.
Qual dos termos abaixo melhor define a frase "especifica limites e características dos recursos que podem ser alocados pelo processo"? A. Processo B. Contexto software C. Espaço de endereçamento D. Thread E. Contexto de hardware.
O que NÃO é verdadeiro em relação a utilização de threads? A. As variáveis globais do programa não são vistas pelos threads. B. Não existem threads sem processo. C. Threads são mais rápidos que processos independentes. D. Threads consomem menos recursos do SO. E. Threads compartilham o mesmo espaço de endereçamento.
Quantos threads de uma mesma aplicação podem ser executados ao mesmo tempo em uma máquina com dois processadores? A. Vários B. Nenhum. C. Dois D. Três E. Um.
O que NÃO é verdadeiro a respeito de threads? A. Cada thread possui seu próprio contexto de hardware B. Threads de um processo compartilham o mesmo espaço de endereçamento C. Therads compartilham o mesmo contexto de hardware e, por isso, são mais rápidos D. Threads passam pelos mesmos estados que um processo em um ambiente monothread E. Threads pemitem uma comunicação mais rápida e simples.
O que Não é verdadeiro a respeito de threads? A. Cada thread possui seu próprio contexto de hardware B. Threads de um processo compartilham o mesmo espaço de endereçamento C. Therads compartilham o mesmo contexto de hardware e, por isso, são mais rápidos D. Threads passam pelos mesmos estados que um processo em um ambiente monothread E. Threads pemitem uma comunicação mais rápida e simples.
O que é verdadeiro a respeito de threads? A. Threads não sofrem troca de contexto e, por isso, são mais rápidos B. Threads são implementados em todos os sistemas operacionais C. Cada thread possui seu próprio contexto de software D. Threads permitem aumentar o desempenho de uma aplicação, mesmo em sistemas com apenas uma UCP E. O sistema operacional escalona processos e não threads.
Qual das aplicações abaixo não se beneficiaria de um ambiente multithread? A. Jogos B. Aplicações tipicamente seriais C. Servidor de banco de dados D. Servidor Web E. Servidor de correio eletrônico.
Report abuse Terms of use
HOME
CREATE TEST
COMMENTS
STADISTICS
RECORDS
Author's Tests