option
Questions
ayuda
daypo
search.php

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ON Telecomunicações

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Telecomunicações

Description:
Um conteúdo amplo de ajuda para a última prova

Author:
AVATAR
Estudioso de Sá
Other tests from this author

Creation Date: 12/11/2024

Category: Cinema and TV

Number of questions: 82
Share the Test:
New CommentNuevo Comentario
No comments about this test.
Content:
As BPF pode ser definidas como: Regras para o manuseio e procedimentos higienizados formalizados Regras ou princípios básicos para o manuseio higiênico dos alimentos Regras básicas de manuseio de gêneros Princípios básicos para a saúde do consumidor .
É uma descrição detalhada de todas as operações necessárias para a realização de uma atividade, sendo um roteiro padronizado para realizar uma tarefa: APPCC MBP BPF POP.
Qual a função das BPF (Boas Práticas de Fabricação)? .
As BPF devem ser implementadas através da elaboração do MBP, incluindo quais itens? Estrutura dos estabelecimentos Higiene Visitantes Controle de água para estoque Controle integrado de vetores Responsabilidade técnica .
É o documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento: APPCC BPF MBP POP.
O MBP (Manual de boas práticas) é um documento estático V F.
O MBP (manual de boas práticas) não é um documento estático, pelo contrário, deve acompanhar todas as mudanças que ocorrerem nos processos da organização e da legislação V F.
De acordo com a legislação vigente para Serviços de Alimentação, os POP preconizados são: Higienização dos imóveis Higienização de instalações, equipamentos, móveis e reservatório de água Controle integrado de insetos Capacitação dos produtores .
As BPF e os POP compõe o programa de pré-requisitos para a produção de alimentos seguros V F.
A APPCC controla especificamente os prováveis perigos provenientes do processo produtivo V F.
O sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC) teve seu início com o programa espacial Norte americano há 36 anos V F.
O APPCC é um instrumento que foi criado pra que? Melhorar os padrões de qualidade alimentar criando modelos de procedimentos adequados para manipulação e confecção dos alimentos Melhorar os padrões de qualidade alimentar fazendo ressaltar aspectos críticos voltadas à manipulação dos alimentos Melhoras os padrões de manipulação de alimentos Adquirir novos padrões para manipulação de alimentos .
Qualquer condição que possa oferecer riscos de contaminação em quaisquer das etapas de manipulação de alimentos e que possa causar danos à saúde: Perigo Severidade do perigo Risco Desvio Monitoramento .
Gravidade da doença e o grau de suas consequências. A gravidade depende da quantidade de microorganismos infectantes, da susceptibilidade dos indivíduos infectados e da dose tóxica: Monitoramento Perigo Severidade (do perigo) Risco Ponto crítico .
É a probabilidade estimada da ocorrência do perigo ou da sequência de vários perigos. Quanto mais pontos críticos de controle efetivamente controlados, menor o risco. De que estou me referindo? Ação corretiva Limite crítico Severidade do perigo Risco Perigo .
Local ou situação onde estão presentes os perigosos com risco à saúde e que devem ser controlados: Monitoramento Desvio Ação corretiva Limite crítico Ponto crítico .
Valor utilizado como critério, ou qual traz segurança no controle dos pontos críticos: Fluxograma Registro Limite crítico Ação corretiva Perigo .
Falha ou não alcance do limite crítico: Perigo Desvio Ponto crítico Monitoramento Severidade do perigo .
Ato de medir ou observar, através de instrumentos, se os limites críticos estão sendo respeitados para assegurar-se de que o PCC está sob controle: Ação corretiva Risco Perigo Desvio Monitoramento .
Tomada de ação imediata, quando o monitoramento indica que um critério importante não está sendo atingido: Ação corretiva Registro Fluxograma Limite crítico Ponto crítico .
Sequência ordenada das etapas ou operações da produção de alimentos que permite determinar os pontos críticos e seus controles: Desvio Ação corretiva Fluxograma Perigo Registro .
Documentos onde são registrados os resultados obtidos na monitoração: Severidade do perigo Perigo Ação corretiva Registro Fluxograma .
É uma operação, prática, procedimento ou processo ao qual uma medida de controle preventivo pode ser exercida para eliminar, prevenir ou minimizar um perigo ou vários perigos: Eliminação dos perigos Análise de perigos Pontos de controle Pontos críticos de controle Pontos críticos .
Os pontos críticos que podem ser corrigidos e controlados tornam-se PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE que devem garantir a segurança do processo V F.
No desenvolvimento de uma inspeção sanitária, se busca a identificação de que? Desvios e perigos Perigos e pontos críticos de controle Pontos críticos de controle e desvios Falhas e cocção de microorganismos .
No desenvolvimento de uma inspeção sanitária, busca-se a identificação de perigos e pontos críticos de controle em que as falhas podem ter ocasionado a contaminação do alimento ou da preparação alimentícia V F.
Operação onde o perigo pode ser eliminado ou prevenido, ou seja, pode garantir a segurança do processo:.
Operação onde o perigo não é eliminado nem prevenido e sim minimizado, não garantindo a segurança do processo:.
Operação na qual o perigo é eliminado, como por exemplo temos a cocção para microorganismos vivos, parasitas e vírus, porém não elimina os esporos:.
Operação na qual o perigo é prevenido, mas não eliminado, como por exemplo temos o congelamento dos alimentos:.
Cuja operação retarda o aparecimento do perigo e reduz a ocorrência do perigo, higiene corporal, dos alimentos, equipamentos, utensílios e ambiente:.
O controle dos perigos durante a manipulação e processamento dos alimentos é garantido apenas por um tipo de ponto crítico de controle V F.
Os pontos críticos podem ser controlados através de que? Medidas que envolvem o monitoramento das temperaturas de cocção e refrigeração, tempo de armazenamento Medidas que envolvem o monitoramento das temperaturas de cocção e resfriamento, tempo de manipulação e processamento, do PH e atividade de água final dos alimentos Medidas que envolvem o monitoramento das temperaturas de cocção e refrigeração, tempo de manipulação e processamento, do PH e atividade de água final dos alimentos Medidas que envolvem o monitoramento das temperaturas de cocção e refrigeração, tempo de conservação .
Existem muitas formas, mas cite uma forma, para a identificação do PCC: Árvore de segurança e suas respostas Árvore de critérios e seus quesitos Árvore decisória e a resposta a seus quesitos Árvore biológica e suas respostas .
Para identificação do PCC, existem formas como a aplicação da árvore decisória e a resposta a seus quesitos. Entretanto, esta identificação, como todo o Sistema APPCC, deve ter por base o que?.
É a comprovação dos procedimentos no processo na manipulação durante cada ponto crítico de controle, para observar se os critérios estabelecidos estão sendo atingidos:.
Os resultados observados durante o monitoramento devem ser utilizados para corrigir imediatamente um ponto crítico de controle, sempre que os que os critérios não estiverem sendo atingidos V F.
São limites especificados para as características de origem física, química e biológica: Pontos críticos de controle Identificação do PCC Critérios Monitoramento .
São os valores ou as condições que conferem segurança ao processo e devem ser atingidos através de medidas corretivas: Pontos críticos de controle Critérios PCC Perigo .
Levando em consideração as condições mais críticas às quais os alimentos estão sujeitos desde a recepção até o consumo, ou seja, durante a preparação, podemos dividir os critérios de segurança em quantos e quais?.
Exame médico e análises laboratoriais admissionais, revisionais, e demissionais. Exame médico para avaliação do estado clínico do funcionário principalmente das condições da pele e das mãos dos manipuladores de alimentos. De qual critério me refiro? Tempo e temperatura Técnico Saúde Higiene .
As mãos devem estar livres de microorganismos potencialmente patogênicos ou indicadores de contaminação fecal. Os alimentos vegetais devem ser lavados e desinfetados de modo atingir os padrões microbiológicos estabelecidos para essa categoria de alimentos não devendo existir resíduos de desinfetante em concentrações nocivas à saúde. De qual critério me refiro? Tempo e temperatura Higiene Saúde Técnico .
Pré-Preparo em temperatura ambiente pode ser realizado em até 30 minutos, já em ambiente climatizado entre 12 e 16 °C pode ser em até 2h. De qual critério estou me referindo? Saúde Higiene Técnico Tempo e temperatura .
Distribuição de alimentos quentes a 65 °C ou mais por 12h, distribuição de alimentos resfriados ou refrigerados até 10 °C por até 4h, amostra de alimentos a 4° por 72 horas, ovos “in natura” refrigeradas até 10° por 14 dias. De qual critério estou me referindo? Saúde Higiene Tempo e temperatura Técnico .
De acordo com a legislação vigente para serviços de alimentação, os procedimentos operacionais padronizados preconizados (POP) são quais? Higienização de instalações, equipamentos e móveis Uso adequado de recursos e ferramentas Higienização do reservatório de água Capacitação, higiene e saúde dos manipuladores Controle integrado de vetores e pragas urbanas.
O manual de boas práticas (MBP) é um documento com forte cunho técnico, sendo assim, é conveniente que seja elaborado por quem? Profissionais com conhecimento pertinente e que estejam envolvidos com a área de manipulação de alimentos Profissionais competentes que englobam os procedimentos de segurança Profissionais com conhecimento pertinente e que estejam envolvidos com a área da qualidade e segurança de alimentos Profissionais competentes com mestrado e doutorado.
A saúde humana pode ser gravemente afetada pela ingestão de perigos físicos, químicos e biológicos veiculados através dos alimentos V F.
A maioria das regras das boas práticas de fabricação (BPF) está voltada ao controle das contaminações biológicas, mais especificamente dos microorganismos: Vivos Patogênicos Hidrófilos Xerófilos.
Contaminantes de natureza química ou resíduos em níveis inaceitáveis nos alimentos, como por exemplo produtos de limpeza e pesticidas: Perigos físicos Perigos químicos Perigos biológicos .
Contaminantes de natureza física como corpos estranhos. Por exemplo: vidros, metais, pedras, lascas de madeira, fragmentos de plásticos ou ossos: Perigos físicos Perigos químicos Perigos biológicos .
Microorganismos que podem ser encontrados em variadas quantidades nos alimentos, podendo se multiplicar desde que encontrem condições favoráveis como estocagem, manipulação ou temperatura imprópria: Perigo físico Perigo químico Perigo biológico .
O perigo biológico é mais evidente devido à sua disseminação no ambiente, determinando com mais frequência surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTAs) V F.
A análise de perigos e pontos críticos de controle é baseado na ideia de que os perigos biológicos, químicos e físicos, se forem identificados em pontos específicos no fluxo de preparo dos alimentos, eles poderão ser eliminados ou reduzidos a níveis seguros V F.
O perigo é a magnitude V F.
O risco é o causador do problema V F.
Severidade é a magnitude do perigo V F.
É a sequência de preparação dos alimentos expressa em forma de legendas gráficas, onde são apresentadas as etapas de preparação, os perigos, as medidas de controle, o monitoramento, os critérios e os tipos de PCC:.
Local ou situação onde estão presentes os perigos com risco à saúde e que devem ser controlados:.
Valor utilizado como critério, o qual traz segurança no controle dos pontos críticos:.
Falha ou não alcance do limite crítico:.
Ato de medir ou observar, através de instrumentos, se os limites críticos estão sendo respeitados para assegurar que o PCC está sob controle:.
Tomada de ação imediata, quando o monitoramento indica que um critério importante não está sendo atingido:.
Sequência ordenada de etapas ou operações da produção de alimentos que permite determinar os pontos críticos e seus controles:.
Documentos onde são registrados os resultados obtidos na monitoração:.
Qualquer condição que possa oferecer riscos de contaminação em quaisquer etapas de manipulação de alimentos e que possa causar danos à saúde:.
Gravidade da doença e grau de suas consequências:.
É a probabilidade estimada de ocorrência do perigo ou da sequência de vários perigos:.
Resíduos em níveis inaceitáveis nos alimentos:.
Contaminantes como corpos estranhos:.
Microorganismos que podem ser encontrados em variadas quantidades de alimentos podendo se multiplicar desde que encontrem condições favoráveis:.
O APPCC teve seu início como?.
O APPCC é um instrumento criado para melhorar o que?.
Os pontos críticos podem ser controlados através de que?.
São os limites especificados para as características de origem física, química e biológica:.
O monitoramento é a comprovação dos procedimentos no processo e na manipulação durante cada ponto crítico de controle, para observar se os critérios estabelecidos estão sendo atingidos, devendo ser acompanhado através de que?.
A maioria das regras das Boas Práticas de Fabricação está voltada ao controle de contaminações biológicas, mais especificamente de quem?.
Documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento:.
Qual manual é um dos principais documentos exigidos pela legislação independente do tamanho, complexidade da operação e porta da empresa/serviço?.
Como o MBP é um documento com forte cunho técnico, é conveniente que seja elaborado por quem?.
Junto ao MBP existem os _______.
Englobam os procedimentos de segurança para realizar atividade, seleção e uso adequado de recursos e ferramentas bem como as condições para assegurar a repetição de desempenho dentro das variações previstas ao longo do tempo:.
A aplicação das 3 técnicas, BPF : POP : APPCC, efetivamente garantem o que?.
Report abuse