Questions
ayuda
option
My Daypo

ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ONteste para comissario

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
teste para comissario

Description:
todos os modulos

Author:
AVATAR

Creation Date:
19/02/2024

Category:
Others

Number of questions: 80
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
1 - A propagação de calor ocorre por:  a) Irradição, reflexão e condução  b) Condução, convecção e irradiação  c) Convecção, irradiação e propulsão  d) Reflexão, irradiação e convecção.
2 - Numa sobrevivência em região desértica pode-se obter água improvisando-se um(a):  a) umidificador de superfície  b) calha de desvio  c) recipiente metálico para coleta hídrica  d) destilador solar.
 3 - Uma das formas adequadas para o sobrevivente no mar capturar aves marinhas é:  a) Esperar a ave pousar no bote e fechar as asas, agarrando-a neste momento  b) Jogar objetos amarrados às linhas de pesca, ao passar uma ave, para laçá-la  c) Usar estilingues improvisados, quando a ave estiver próxima  d) Colocar iscas penduradas na borda do bote, com vários anzóis.
4 - Para que o comissário possa atuar com sucesso em uma situação de emergência deve-se antes de tudo estar familiarizado com:  a) toda tripulação  b) os equipamentos de combate a incêndio  c) os equipamentos de emergência disponíveis a bordo  d) as saídas de emergência.
5 - Ao identificar um foco de incêndio a bordo, o comissário deverá, prioritariamente:     a) retirar os passageiros próximos ao local  b) extinguir o fogo  c) trancar o compartimento afetado pelo fogo  d) comunicar o fato pessoalmente ao comandante.
6 - Em uma evacuação, constatando-se que uma saída não deve ser aberta por haver condições externas adversas, o comissário responsável pela mesma deverá:  a) permanecer junto a saída em questão e redirecionar os passageiros para uma saída operante  b) dirigir-se à outra saída de emergência, solicitando que os passageiros o acompanhem  c) aguardar instruções da cabine de comando  d) solicitar instruções ao chefe de equipe.
7 - Na selva, o sobrevivente deverá procurar pelo alimento vegetal porque é o que há em maior quantidade, é mais fácil de se obter. Entretanto, deverá ter cuidado com algumas espécies, que somente poderão ser ingeridas cozidas, pois cruas são venenosas. Tem como representante:  a) mandioca brava  b) cogumelos  c) alcachofra  d) palmito.
8 - Marque a opção que se refere a um importante item a ser providenciado pelos sobreviventes de um pouso forçado na selva, já no momento da montagem do acampamento:  a) Soro fisiológico  b) Repelentes contra insetos   c) Fogueiras armadas a uma certa distância  d) Arapucas e outras armadilhas montadas a uma certa distância.
9 - Para a manutenção do fogo na ausência de vegetação e na impossibilidade de utilizar os destroços da aeronave, o sobrevivente de um pouso forçado no gelo, poderá usar:  a) comburente líquido   b) gordura animal   c) breu vegetal   d) comburente sólido.
10 - De braços abertos, com o braço direito apontando para o poente (oeste), às suas costas estará o:  a) Noroeste   b) Sul   c) Leste  d) Norte .
11 - Com relação aos coletes salva-vidas, os sobreviventes em um barco salva-vidas, deverão:   a) Mantê-los vestidos e inflados, até o resgate   b) Retirá-los quando estiverem dentro da embarcação  c) Mantê-los vestidos, sem inflá-los  d) Retirá-los a bordo do barco e vestí-los caso necessitem entrar na água.
12 - “Conjunto de ciências que estudam todos os elementos que contribuem com a relação interativa do homem em um dado ambiente, com os diversos sistemas que o cercam e que são determinantes na sua dinâmica, eficiência e eficácia”, é uma das definições de fatores:  a) logísticos  b) materiais   c) circundantes  d) humanos .
13 - Entre outros requisitos, no `cheque` pré-voo o comissário deve verificar se os equipamentos de emergência estão:   a) Guardados em acompanhados de seus manuais de de instrução de uso  b) Em local de acesso rápido e em condições de uso imediato   c) Em local inacessível para evitar que os passageiros os utilizem inadvertidamente  d) Espalhados aleatória e inopinadamente ao longo da cabine de passageiros e da cabine de pilotagem.
14 - Os agentes extintores mais utilizados são:   a) espuma - monóxido de carbono - pó químico seco - água - compostos halogenados  b) água - espuma - areia - gás carbônico - pó químico - compostos halogenados  c) compostos halogenados - pó químico hidratado - espuma - dióxido de carbono - água  d) água - pó químico - compostos halogenados - gás carbônico - espuma .
15 - Como são classificados os sistemas de combate a incêndio em aviões?  a) Portáteis e veiculares  b) Fixos e portáveis c) Pressurizados e pressurizáveis   d) Fixos e pressurizáveis.
16 - Observa-se, por trás das térmicas da galley, o desprendimento intenso de fumaça Caso tal ocorrência evolua para um incêndio, este será de classe:  a) B  b) A  c) C  d) D.
17 - Para se fazer sinalização com cartuchos pirotécnicos, usa-se o lado da fumaça:  a) durante à noite e a tocha vermelha de dia  b) vermelha durante o dia e a branca à noite  c) durante o dia e a tocha vermelha à noite  d) branca de dia e a vermelha à noite.
18 - A fim de facilitar a localização dos sobreviventes, no mar, pelas equipes de salvamento, deve-se:  a) Manter os botes distanciados entre si  b) Fazer com que cada bote siga um rumo próprio em busca de socorro  c) Manter os botes agrupados uns aos outros com suas tiras ou cordas   d) Manter os botes amarrados e com os remos levantados.
19 - O método de extinção de fogo, mais utilizado, e que consiste em se retirar calor do material em combustão, é o método de:  a) abafamento  b) isolamento  c) resfriamento  d) quebra da reação em cadeia.
20 - `Estado interno que tem origem em uma necessidade da pessoa e que move o seu organismo`, pode ser uma das definições de:  a) Comunicação  b) Atitude  c) Resiliência  d) Motivação .
 21 - A empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, que cuida da infraestrutura aeroportuária dos principais aeroportos do país, é denominada:  a) INFRAERO  b) ANAC  c) DAESP  d) CINDACTA.
 22 - O órgão central do sistema de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos, com elos e ramificações na aviação civil, é o:  a) CENIPA  b) SPAA  c) DIPAA  d) DPAA.
 23 - Conjunto de ações do poder público, destinadas a assegurar o acesso à saúde, à previdência social e à assistência social, é a definição de:  a) Auxílio-moradia  b) Seguridade social  c) Fundo de garantia  d) Salário-família.
24 - O exercício legal das atividades aeronáuticas a bordo de aeronaves é estabelecido por:  a) certificado de conhecimento teórico (CCT)  b) certificado médico aeronáutico (CMA)  c) licença de tripulante  d) certificado de habilitação técnica (CHT).
 25 - A Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), tem sua sede localizada em:  a) Toronto  b) Chicago  c) Montreal  d) Washington.
26 - Membro da tripulação designado pelo proprietário ou explorador, que será seu preposto durante toda a viagem é, segundo o CBA, a definição de:  a) comissário de voo  b) co-piloto  c) comandante  d) mecânico de voo.
27 - Durante a viagem o comandante é o responsável pelos limites de voo, intervalos de pouso, limites de jornada e fornecimento de alimentos no que diz respeito:  a) Somente aos passageiros  b) Somente à tripulação  c) A todos a bordo  d) Somente aos tripulantes em instrução.
 28 - Documento obrigatório para o exercício de qualquer emprego, mesmo o rural, o temporário ou o de natureza liberal:  a) CIC  b) CTPS  c) INSS  d) RGI.
29 - O limite de horas de voo que um tripulante pode efetuar, se trabalhar apenas 18 dias e voar aviões a jato é de:  a) 41h  b) 51h  c) 85h  d) 80h .
 30 - No caso de erro de projeto, falha de manuseio, fadiga de material em uma investigação, o fator contribuinte é considerado fator:  a) humano  b) fisiológico  c) operacional  d) material .
31 - Conforme a legislação atual em vigor, aos tripulantes de voo ou de cabine empregados em empresas aéreas regulares (RBAC 121), o limite de horas de trabalho de uma tripulação simples, não deverá exceder a:  a) 14 horas  b) 09 horas  c) 11 horas  d) 10 horas.
32 - No cruzamento de 3 (três) ou mais fusos horários em um dos sentidos da viagem, o tripulante terá, na sua base domiciliar, o repouso acrescido de:  a) 2 horas por fuso horário  b) 3 horas por fuso horário  c) 4 horas por fuso horário  d) 5 horas por fuso horário.
33 - Segundo a lei do aeronauta, o tripulante, quando em voo, terá direito à alimentação em intervalos de, no máximo:  a) 4 horas  b) 2 horas  c) 5 horas d) 3 horas.
 34 - De acordo com o determinado pela Lei 13.475/17, Nova Lei do Aeronauta, e Portaria Interministerial, um tripulante poderá apresentar-se no local de trabalho para início da jornada com uma antecedência mínima de:  a) 45 min  b) 30 min  c) 90 min  d) 60 min.
35 - O aeronauta, após uma transferência provisória, deverá permanecer na sua base, pelo menos por:  a) 180 dias  b) 90 dias  c) 120 dias  d) 160 dias.
 36 - Quando o aeronauta tripular, por exemplo, aeronaves convencionais e turbo-hélice, os limites mensais e anuais serão os das aeronaves:  a) De asas rotativas  b) Convencionais  c) A jato  d) Turbo-hélice .
 37 - O repouso após uma jornada, inicia-se:  a) quando param os motores, após o último pouso  b) na chegada ao hotel  c) depois de passados os 30 minutos que se seguem à parada final dos motores  d) no momento do pouso, na escala final da viagem.
38 - O comandante deverá anotar decisões, nascimentos e óbitos, entre outras informações, no:  a) Diário de incidentes  b) Relatório de viagem  c) Relatório de vôo  d) Diário de bordo .
 39 - Segundo a Lei 7.565/86 (Código Brasileiro de Aeronáutica), o transporte doméstico implica que estejam situados em território nacional o(s) ponto(s) de:  a) partida e intermediários  b) partida, intermediários e de destino  c) destino, apenas  d) partida, apenas.
40 - O processo conduzido por pessoal qualificado para determinar os fatos e as circunstâncias pertinentes à uma ocorrência, de modo a promover a sua prevenção, denomina-se:   a) pesquisa de campo  b) investigação de acidente aeronáutico  c) estudo sobre ocorrência  d) laudo técnico sobre ocorrência grave.
41 - Um passageiro é vitima de convulsão durante o voo. Dentre as alternativas abaixo, identifique o procedimento indicado para o atendimento à vítima:  a) administrar medicamento, lateralizar a cabeça e observar  b) tentar abrir sua boca, puxar a língua e segurá-la  c) posicionar a vítima em decúbito ventral, protegê-la e administrar antidistônico  d) afastar objetos que possam machucá-la, deixá-la debater-se, mantendo-a sob observação.
42 - Em caso de ingestão acidental ou voluntária, de doses letais de medicamentos, deve-se fazer uma lavagem gástrica, se o passageiro estiver consciente e se a ingestão tiver ocorrido há, no máximo: a) 2h  b) 5h  c) 4h  d) 3h.
43 - No afogado pálido deve-se:  a) iniciar a respiração artificial e, caso necessário, aplicar RCP com oxigênio  b) iniciar dando golpes pré-cocliais c) retirar água dos pulmões  d) retirar água dos pulmões e oxigênio.
44 - Se uma vítima se queixa da presença de sensações onde o mundo gira ao seu redor ou ela gira ao redor do mundo, devido a presença de grandes altitudes, diz-se que ela apresenta:  a) enjoo  b) aerocinetose  c) vertigem  d) lipotimia.
45 - Para uma pessoa apresentar uma saúde adequada existem fatores que contribuem, tais como:     a) alimentação líquida e hipercalórica  b) higiene bucal, etilismo, alimentação liquida e atividade física moderada  c) descanso adequado e alimentação equilibrada  d) alimentação equilibrada, etilismo, descanso e asseio corporal.
 46 - Dentre os sintomas abaixo, assinale o que nos autoriza a dizer que o paciente apresenta parada cardíaca e necessita de massagem cardíaca externa:  a) pupilas contraídas  b) pulso cheio  c) falta de pulso nas grandes artérias  d) ausência de pulso e pupilas dilatadas.
47 - Nas contusões ocorridas a bordo, o melhor analgésico é:   a) gelo no local  b) tomar aspirina  c) mercúrio cromo no local   d) água oxigenada no local.
48 - De acordo com o manual do curso de comissário de voo, o cheque pré-voo a ser realizado no sistema portátil de oxigênio terapêutico, deve incluir:   a) Ponteiro do manômetro na faixa azul  b) Cor, conteúdo e aplicabilidade   c) Fixação, manômetro e presença de máscara oronasal  d) Máscara fullface, conteúdo e aplicabilidade.
 49 - Ao abordar uma vítima, o primeiro procedimento será:  a) pedir ajuda ao atendimento pré-hospitalar   b) estímulo verbal c) desobstruir as vias aéreas  d) avaliar a pulsação e com isso a circulação.
50 - Fadiga, tonteira, lassidão e cefaleia são sintomas associados, quando em voo, a (o):  a) Uremia  b) Hipoxia  c) Escorbuto  d) Glicemia.
51 - Dentre as alternativas abaixo, indique a que se refere exclusivamente a sinais de uma parada cardio-respiratória:  a) Extremidades cianóticas, ausência de pulso e dos batimentos cardíacos  b) Pele fria, agitação, presença de pulso e de batimento cardíaco  c) Pele fria, sudorese e respiração regular  d) Palidez acentuada, pupilas dilatadas e presença de pulso e de batimentos cardíacos.
 52 - Ao período em que o ser humano permanece consciente após uma despressurização súbita, dá-se o nome de tempo útil de consciência (TUC), bem como:  a) Tempo hábil de atenção (THC)  b) Tempo útil de lucidez (TUL)  c) Tempo de ação (TDA)  d) Tempo de alerta (TAL).
 53 - A manobra de valsava é usada na:  a) parada respiratória  b) parada cardíaca  c) na recuperação da ventilação do ouvido médio  d) presença de corpo estranho obstruindo as vias aéreas.
54 - Baixa umidade dentro da aeronave causa perda de líquidos. Dentre as complicações causadas, tem-se:  a) doenças pulmonares  b) labirintite  c) doenças intestinais   d) desidratação.
 55 - Em passageiros desmaiados que já se encontram deitados no corredor, é fundamental lateralizar a cabeça, porque:  a) a afirmativa não é correta  b) melhora a circulação cerebral  c) no caso de vômitos, evita a aspiração desse material para os pulmões  d) isto faz com que ele acorde.
 56 - Uma despressurização súbita durante um voo, acima de 25.000 pés, acarreta uma diminuição da pressão dentro da aeronave, levando os passageiros a um quadro de:  a) náusea  b) hiperventilação  c) cefaleia  d) dispneia .
57 - Ao conjunto de órgãos ou tecidos relacionados que desempenham a mesma função vital, dá-se o nome de:  a) Plasma  b) Blasto  c) Sistema  d) Gene.
 58 - A medida que se ganha altura na atmosfera, a pressão atmosférica:  a) eleva-se  b) diminui  c) inaltera-se  d) oscila.
 59 - As aeroembolias afetam várias partes do corpo, podendo causar dores conhecidas como bends, quando são afetados os:  a) Ouvidos e nariz  b) Ligamentos e mucosas  c) Músculos e articulações  d) Dentes e olhos.
 60 - Nas hemorragias internas de passageiros a bordo, o único recurso que pode ser utilizado é:  a) colocar o passageiro sentado com o encosto do assento na posição vertical  b) colocar gelo  c) colocá-lo sentado e administrar oxigênio  d) colocá-lo deitado com as pernas para cima, apoiadas no encosto da poltrona .
 61 - Os três eixos se cruzam no:  a) centro de pressão  b) centro de gravidade  c) centro de eixos  d) centro de tração.
 62 - O aileron direito comandado para cima, faz com que a asa direita:  a) Desça e a esquerda permaneça imóvel  b) Desça e a esquerda suba  c) Suba e a esquerda permaneça imóvel  d) Suba e a esquerda desça.
 63 - Os três eixos imaginários cruzam-se em um ponto denominado:  a) CP  b) CG  c) CMA  d) STA.
 64 - O trem de pouso quanto à fixação pode ser:  a) móvel  b) fixo  c) triciclo  d) perna dura.
 65 - Quanto ao gênero, as nuvens que apresentam desenvolvimento vertical são classificadas em:  a) Altocumulus e altostratus  b) Stratus e stratocumulus  c) Cirrus e cirrocumulus  d) Cumulus e cumulonimbus.
 66 - A hora UTC é a hora tomada:  a) no meridiano oposto ao do observador  b) em qualquer meridiano  c) no meridiano central do fuso  d) no meridiano de Greenwich .
 67 - Das alternativas indique a que contenha somente nuvens de desenvolvimento horizontal:  a) CI, CC, AC  b) CB, AS, NS  c) AS, NS, CS  d) CU, CB, CC.
 68 - O eixo polar ou terrestre intercepta a superfície da terra em dois pontos conhecidos como:  a) paralelos superior e inferior  b) eixos Leste e Oeste  c) polos Norte e Sul  d) meridianos superior e inferior.
 69 - De um modo geral a temperatura na troposfera:  a) aumenta com a latitude  b) diminui com a altitude  c) diminui até certa altitude e depois se mantém constante  d) mantém-se constante com a altitude.
 70 - Indique a opção que representa corretamente a relação verdadeira:  a) 090° - Noroeste  b) 270° - Oeste  c) 180° - Norte   d) 120° - Sul.
 71 - O ângulo de diedro influi na estabilidade:  a) Lateral  b) Direcional  c) Longitudinal  d) Central.
 72 - A esfera terrestre é dividida em dois hemisférios. O limite entre os dois é o(a):  a) Círculo polar ártico  b) Trópico de capricórnio  c) Meridiano de Greenwich  d) Equador .
 73 - Proa magnética é o ângulo formado entre o eixo longitudinal da aeronave e o:  a) Norte magnético  b) Norte verdadeiro  c) Sul verdadeiro  d) Sul magnético.
74 - Dentre os tipos de nuvens relacionados abaixo, indique aquele que se classifica como nuvem de desenvolvimento vertical:  a) stratus  b) altostratos  c) cirrus  d) cumulonimbus .
 75 - O movimento de inclinação lateral é realizado em torno do eixo:  a) vertical  b) transversal  c) longitudinal  d) lateral.
 76 - Círculo menor é todo aquele cujo plano não passa pelo centro da Terra e não:  a) corta o equador  b) divide a Terra em partes iguais  c) tangencia a superfície terrestre  d) atinge o pólo.
 77 - A forma de se conduzir uma aeronave sobre a superfície da terra, determinando-se o local onde se encontra, a qualquer momento e a partir do último ponto conhecido, é a definição do método de navegação:  a) Estimado  b) Astronômico  c) Eletrônico  d) Celestial.
 78 - O eixo polar ou terrestre, intercepta a superfície da terra em dois pontos conhecidos como:  a) Polos norte e sul  b) Eixos leste e oeste  c) Meridianos superior e inferior  d) Paralelos superior e inferior.
 79 - Tem a mesma finalidade que o flap, só que se situa no bordo de ataque:  a) flap  b) compensador  c) slat/slot  d) vortex.
 80 - A distância de 27.780 metros corresponde a:  a) 15 quilômetros  b) 15 milhas náuticas  c) 15 pés  d) 15 milhas terrestres.
Report abuse Consent Terms of use