option
My Daypo

adm geral cap 1

COMMENTS STADISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
adm geral cap 1

Description:
ADM CAP 1

Author:
AVATAR

Creation Date:
24/04/2017

Category:
Others

Number of questions: 82
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Quais filósofos preocupavam-se com o desenvolvimento social e cultural do povo grego. Os filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles Francis Bacon, René Descartes René Descartes, Adam Smith Francis Bacon, Adam Smith.
antecipou-se ao princípio conhecido como “prevalência do principal sobre o acessório”. Francis Bacon René Descartes Adam Smith Sócrates.
filósofo, matemático e físico Frances, considerado o fundador da Filosofia Moderna, foi o criador do Método Cartesiano (coordenadas cartesianas). Os princípios que nortearam o Método Cartesiano serviram de base para vários princípios da moderna Administração, como os da divisão do trabalho, da ordem,do controle etc Francis Bacon René Descartes Platão Aristóteles .
Igreja católica e das Organizações Militares serviram de modelo para diversas organizações, que absorveram alguns de seus princípios básicos, dentre eles hierarquia e disciplina hierarquia e a unidade de comando hierarquia a e unidade de crentralizadora hierarquia a e divisão do trabalho.
A industrialização provocada pela Revolução Industrial permitiu o ingresso do mundo empresarial na era Industrial. Foram principalmente os países onde predominou a chamada ética protestante: trabalho duro, poupança e nenhuma ostentação. FALSO VERDADEIRO.
Qual foram as primeiras grandes indústrias do Brasil, no governo Getúlio Vargas. Até então era um país eminentemente agrícola e monoculturista, exportador de grãos de café. odebrecht e Petrobras Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e da Petrobras Companhia Nacional vale do rio doce e Companhia Siderúrgica Nacional Companhia Siderúrgica do estado de São Paulo e eletrobras.
Essa ciência passou a chamar-se administração (do latim ad – controle – e minister – subordinação ou obediência. verdadeiro falso.
Na sociedade moderna, a Administração comporta-se como um fenômeno universal. cada organização e empresa requer coordenação de múltiplas atividades, tomadas de decisão, condução de indivíduos, avaliação de desempenho e obtenção e alocação de diversos recursos FALSO VERDADEIRO.
abordagens de baixo para cima (do operário para o supervisor) e das partes (operários e cargos) para o todo (organização, empresa TEORIA CLASSICA DA ADMINISTRAÇÃO TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO NEOCLASSICA TEORIA DA BUROCRACIA.
eliminar o desperdício e as perdas das indústrias TEORIA CLASSICA DA ADMINISTRAÇÃO TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO NEOCLASSICA TEORIA DA BUROCRACIA.
elevar o nível de produtividade, por meio da aplicação de métodos e técnicas de engenharia industrial TEORIA CLASSICA DA ADMINISTRAÇÃO TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO NEOCLASSICA TEORIA DA BUROCRACIA.
Conceito de “Homem Econômico”; - Motivação Financeira (Salarial) TEORIA CLASSICA DA ADMINISTRAÇÃO TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO NEOCLASSICA TEORIA DA BUROCRACIA.
O “Homem econômico” foi um conceito criado para assinalar que toda pessoa sofre influências por recompensas salariais, econômicas e materiais, logo a Motivação do homem é salarial. VERDADEIRO FALSO.
DIVISÃO DO TRABALHO – verificou-se que o trabalho pode ser melhor executado e de maneira mais econômica por meio da melhores condições de iluminação subdivisão das tarefas divisão de grupos divisão de ambientes de trabalho.
Princípio de Intensificação – diminuir o tempo de produção e rápida colocação do produto no mercado Princípios Básicos de Ford Princípios Básicos Taylor Princípios Básicos Hezberg Princípios Básicos Mc Gregor.
Princípio da Economicidade – reduzir ao mínimo o volume do estoque de matéria-prima em transformação Princípios Básicos de Ford Princípios Básicos Taylor Princípios Básicos Hezberg Princípios Básicos Mc Gregor.
Princípio da Produtividade – aumentar a capacidade de produção do homem, por meio de especialização da linha de montagem Princípios Básicos de Ford ( E. P. I.) Princípios Básicos Taylor ( E. P. I.) Princípios Básicos Hezberg ( E. P. I.) Princípios Básicos Mc Gregor ( E. P. I.).
A Teoria clássica da Administração surgiu na França, a partir de 1916, tendo como seu expoente e fundador . Taylor Henry Fayol Ford ADAM SMITH.
Caracterizou-se pela ênfase na ESTRUTUTRA QUE A ORGANIZAÇÃO deveria ter como base, para alcançar a eficiência TEORIA CLASSICA DA ADMINISTRAÇÃO TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO NEOCLASSICA TEORIA DA BUROCRACIA.
os aspectos organizacionais devem ser analisados de cima para baixo (da direção para a execução) e do todo para as partes, ao contrário da Administração Científica. TEORIA CLASSICA DA ADMINISTRAÇÃO TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO NEOCLASSICA TEORIA DA BUROCRACIA.
AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS DEVERIAM COORDENAR E SINCRONIZAR AS DEMAIS FUNÇÕES, FICANDO NUM NÍVEL SUPERIOR AS DEMAIS FALSO VERDADEIRO.
As chamadas Funções Administrativas são assim definidas: PREVISÃO , ORGANIZAÇÃO, COMANDO , COORDENAÇÃO E CONTROLE. ( C3PO) VERDADEIRO FALSO.
é a atividade administrativa que envolve a avaliação do futuro e o traçado de um plano de ação. Previsão Organização Comando Coordenação.
é a atividade administrativa que proporciona todas as coisas úteis ao funcionamento da empresa. Organização material e social Previsão Organização Comando Coordenação.
é a atividade administrativa que harmoniza todos os atos e esforços coletivos, facilitando o trabalho. Sincroniza as ações Previsão Organização Comando Coordenação.
é atividade administrativa que leva a organização a funcionar Previsão Organização Comando Coordenação.
é a atividade administrativa que se preocupa com a verificação, para certificar-se de que todas as coisas ocorrem de acordo com as regras estabelecidas, ordens dadas e plano adotado. CONTROLE Organização Comando Coordenação.
Os princípios a seguir apresentados, estabelecidos por Fayol, são maleáveis e adaptam-se a diversas circunstâncias, tempo e lugar Divisão do Trabalho, Autoridade e Responsabilidade, Disciplina , unidade de direção, remuneração do pessoal, autoridade, comando, hierarquia, respeito , unidade de dirreção Divisão do Trabalho, Autoridade e Responsabilidade, Disciplina , unidade de direção, remuneração do pessoal, respeito do empregador Divisão do Trabalho, Autoridade e Responsabilidade, Disciplina , unidade de direção, Remuneração salarial.
é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. Unidade de Direção Disciplina Autoridade e Responsabilidade Remuneração do Pessoal .
é o princípio da especialização necessária à eficiência na utilização das pessoas. Consiste na designação de tarefas específicas a cada uma das partes da organização. Unidade de Direção Divisão de trabalho Autoridade e Responsabilidade Remuneração do Pessoal .
é o princípio que depende da obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito às normas e aos acordos estabelecidos. Unidade de Direção Divisão de trabalho Autoridade e Responsabilidade Disciplina.
é o princípio segundo o qual cada grupo de atividades que tem o mesmo objetivo deve ter um só chefe e um só plano. Uma cabeça e um plano para cada grupo de atividades afins Unidade de Direção Divisão de trabalho Autoridade e Responsabilidade Disciplina.
é o princípio que determina que deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição. Unidade de Direção Divisão de trabalho Autoridade e Responsabilidade Remuneração Pessoal.
A teoria das Relações Humanas, também conhecida como Escola Humanística da Administração, foi criada, a partir da década de 30, por Francis Bacon René Descartes Adam Smith Elton MAYO .
Foi um movimento de reação e oposição à Teoria Clássica e pôs em xeque os princípios estabelecidos por aquela teoria. TEORIA CLASSICA DA ADMINISTRAÇÃO TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO NEOCLASSICA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS.
Psicologia Industrial esteve voltada para dois assuntos básicos: a análise do trabalho e a adaptação do trabalhador ao trabalho Recompensas e sansões sociais Ambiente de trabalho e encargos de trabalistas Recompensa e Ambiente de trabalho.
Recompensas e sansões sociais – o comportamento dos trabalhadores está condicionado a normas e padrões sociais. As pessoas passam a ser avaliadas por essas normas e padrões de comportamento, como bons ou maus colegas, tendo em vista essas normas. Surge o conceito de “Homem Social”; Apartri de qual experiencia surgiu esse conceito? experiencia FAYOL experiencia HAWTHORNE experiencia ADOLPH experiencia ADAM SMITH.
Como decorrência da Teoria das Relações Humanas, desenvolveu-se uma nova concepção de homem. O “HOMO ECONOMICUS” foi substituído pelo “HOMEM SOCIAL”. FALSO VERDADEIRO.
os trabalhadores são criaturas sociais complexas, com sentimentos, desejos e temores. O seu comportamento é consequência de fatores motivacionais. ESTE CONCEITO VEM DO HOMO ECONOMICUS HOMEM SOCIAL HOMO ERECTOS HOMUCULOS.
CONCEITO DE HOMO ECONOMICUS , O homem é motivado não por estímulos econômicos e salariais, mas por recompensas sociais, simbólicas e não-materiais, VERDADEIRO FALSO.
São necessidade humanas básicas Necessidades Fisiológicas, Necessidades Psicológicas,Necessidade de auto Necessidades financeiras, Necessidades sociologicas Necessidades Socio-fisicas, Necessidades Psicológicas Necessidades Psicológicas, Necessidades Satifatorias, Necessidade de auto .
são necessidades exclusivas do homem. São aprendidas e adquiridas durante a vida. São raramente satisfeitas em sua plenitude Necessidades Fisiológicas Necessidades Racionais Necessidade de auto – realização Necessidades Psicológicas .
são aquelas relacionadas à sobrevivência do indivíduo. São inatas e instintivas. Exigem satisfações periódicas e cíclicas. Exemplo: alimentação, sono, abrigo e satisfação sexual. Necessidades Fisiológicas Necessidades Racionais Necessidade de auto – realização Necessidades Psicológicas .
são raramente satisfeitas, pois o homem vai procurando gradativamente maiores satisfações e estabelecendo metas crescentemente mais sofisticadas. Exemplo: formação intelectual, conquistas pessoais. Necessidades Fisiológicas Necessidades Racionais Necessidade de auto – realização Necessidades Psicológicas .
A Teoria da Burocracia surgiu da Teoria Geral da Administração nos anos 40, quando a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas lutavam entre si pela conquista de espaço, inspirada no modelo burocrático do economista e sociólogo alemão KARL MAX MAX WEBER ELTON MAYO SÓCRATIS.
A Burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na adequação dos meios aos objetivos, ou seja, na RACIONALIDADE FALSO VERDADEIRO.
A Burocracia é uma organização que se caracteriza pela profissionalização dos seus integrantes, tendo em vista que todo funcionário é um empregado, é um assalariado, é nomeado por superior hierárquico VERDADEIRO FALSO.
Quem formulou a chamada Teoria dos Dois Fatores para melhor explicar o comportamento das pessoas no trabalho. Frederick Herzberg ELTON MAYO MC GREGOR MASLOW.
Esses fatores estão fora do controle do trabalhador, pois são decididos pela empresa: salários, benefícios sociais, tipo de chefia, condições físicas e ambientais de trabalho etc. FATORES HIGIÊNICOS FATORES MOTIVACIONIAS.
representa o estilo da administração definido pelas teorias da Administração Científica, Clássica e Burocrática Teoria X Teoria Y.
a Teoria Neoclássica surgiu com o crescimento exagerado das organizações. Nada mais é do que uma atualização da Teoria Burocrática Clássica cientifica administração geral.
são funções do administrador planejamento, organização, direção e executar planejamento, organização, administra e controle planejamento, organização, execução e controle planejamento, organização, direção e controle.
Características principais da Teoria Neoclássica: Ênfase na prática da administração – forte observância aos aspectos práticos e na busca de resultados concretos e palpáveis os aspectos organizacionais devem ser analisados de cima para baixo Ênfase nos princípios gerais da administração – preocupação em estabelecer princípios que possam orientar os administradores. Ênfase nos objetivos e nos resultados – é em função dos objetivos e dos resultados que deve ser estruturada, dimensionada e orientada a tarefa. Considera os meios na busca da eficiência, mas enfatiza fortemente os fins e os resultados, na busca da eficácia Ecletismo – absorve conteúdos de quase todas as outras teorias. ênfase na estrutura que a organização deveria ter como base, para alcançar a eficiência.
O planejamento abrange os seguinte níveis: estratégico, tático e operacional. VERDADEIRO FALSO.
A Abordagem Sistêmica da Administração trata de três escolas principais Teoria de Sistemas Teoria desempenho cibernetico Cibernética e Administração Teoria Matemática da Administração Teoria das organizações.
cada elemento tem uma função a desempenhar no sistema mais amplo. Isto significa que cada elemento de um subsistema tem um papel a desempenhar em um sistema mais amplo. sistema aberto Holismo Funcionalismo sistema fechado.
é a concepção de que todos os sistemas se compõem de subsistemas e seus elementos estão inter-relacionados sistema aberto Holismo Funcionalismo sistema fechado.
é aquele que troca matéria e energia com o seu meio externo. sistema aberto Holismo Funcionalismo sistema fechado.
É um registro ou anotação a respeito de um evento ou ocorrência. Dado Informação Comunicação. receptor.
É um conjunto de dados com um significado, ou seja, que reduz a incerteza ou que aumenta o conhecimento a respeito de algo Dado Informação Comunicação. receptor.
. É um conjunto de dados com um significado, ou seja, que reduz a incerteza ou que aumenta o conhecimento a respeito de algo Dado Informação Comunicação. receptor.
Ocorre quando uma informação é transmitida a alguém, sendo então, compartilhada também por essa pessoa Dado Informação Comunicação. receptor.
O sistema de comunicação tratado pela teoria das informações consiste em seis componentes: fonte Dado ruído Informação destino transmissor receptor recebedor canal messageiro.
significa o processo ou equipamento que opera a mensagem, transmitindo-a da fonte ao canal. Em princípio, todo transmissor é um codificador de mensagens fonte, transmissor, canal, receptor.
a pessoa, coisa ou processo que emite ou fornece as mensagens por intermédio do sistema. fonte, transmissor, canal, receptor.
equipamento ou espaço intermediário entre o transmissor e o receptor fonte, transmissor, canal, receptor.
processo ou equipamento que recebe a mensagem no canal fonte, transmissor, canal, receptor.
a pessoa, coisa ou processo a quem é destinada a mensagem no ponto final do sistema de comunicação. fonte, transmissor, destino receptor.
quantidade de perturbações indesejáveis que tendem a deturpar e alterar,de maneira imprevisível, as mensagens transmitidas fonte, transmissor, rúido receptor.
A informática é a disciplina que lida com o tratamento racional e sistemático da informação por meios automáticos vedadeiro falso.
As principais conseqüências da Informática na Administração são a automação e-business TI sistemas de informação integração do negócio trabalho mecanizado tratamento racional .
Na verdade, a automação é uma extensão lógica da Administração Científica de Taylor FALSO VERDADEIRO.
As normas técnicas sobre Gestão ambiental e as de certificação e acreditação têm potencial de se transformar em incentivos comerciais FALSO VERDADEIRO.
Pode-se então concluir que a Gestão Ambiental é consequência natural da evolução do pensamento da humanidade em relação à utilização dos recursos naturais de um modo mais sábio falso verdadeiro.
Existe também uma outra discussão sobre o que é “Gestão Ambiental” e o que é “Gerenciamento Ambiental”, alguns defendem que a “gestão” é inerente à assuntos públicos (gestão de cidades, bacias, zonas costeiras, parques) e que gerenciamento refere-se ao meio privado (empresas, indústrias, fazendas e outros). falso verdadeiro.
produz e dissemina normas brasileiras relacionadas à Gestão ambiental, considerando o contexto internacional e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira. ISO/TC 207 ISO 9001 ABNT/CB-207 ABNT/CB-38.
Existe também uma outra discussão sobre o que é “Gestão Ambiental” e o que é “Gerenciamento Ambiental”, alguns defendem que a “gestão” é inerente à assuntos públicos (empresas, indústrias, fazendas e outros) e que gerenciamento refere-se ao meio privado (gestão de cidades, bacias, zonas costeiras, parques). VERDADEIRO FALSO.
A teoria da relações humanas dava enfâse a: tarefas a serem realiadas pessoas estrutura das organizações motivação pessol.
Dentre os princípios de Taylo indique,subtituir a improvisação pela ciência Principio da execução Principio do planejamento Principio do preparo Principio do controle .
Dentre os princípios de Taylo indique,selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepará-las e treiná-los, de acordo com método planejado Principio da execução Principio do planejamento Principio do preparo Principio do controle .
Dentre os princípios de Taylo indique,controlar o trabalho para se certificar de que tudo está sendo executado de acordo com as normas e segundo o planejado Principio da execução Principio do planejamento Principio do preparo Principio do controle .
Dentre os princípios de Taylo indique,distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades para que a execução seja bem mais disciplinada Principio da execução Principio do planejamento Principio do preparo Principio do controle .
Report abuse Terms of use
HOME
CREATE TEST
COMMENTS
STADISTICS
RECORDS
Author's Tests