option
Questions
ayuda
daypo
search.php
ERASED TEST, YOU MAY BE INTERESTED ON AERODINÂMICA
COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
AERODINÂMICA

Description:
PROVINHA

Author:
Dmc
Other tests from this author

Creation Date:
08/01/2024

Category: Others

Number of questions: 96
Share the Test:
New CommentNuevo Comentario
No comments about this test.
Content:
Os ailerons são superfície de: a) comando b) estabilidade automática c) estabilidade própria d) estabilidade dinâmica .
Entre os três eixos imaginários que cruzam a aeronave, identifique qual deles é referência no movimento de guinada: a) Vertical b) Transversal c) Longitudinal d) Lateral .
Dentre as alternativas abaixo, aquela que é uma das finalidades dos compensadores é: a) tirar tendências indesejáveis de voo b) reduzir o esforço das superfícies de comando, durante o táxi c) aumentar o esforço das superfícies de comando, durante o táxi d) descompensar o avião, em diferentes atitudes de voo .
Considerando um fluxo subsônico e o Princípio de Bernoulli, assinale a alternativa correta: a) sempre que houver um aumento na velocidade, haverá uma queda na pressão e vice-versa b) a vazão do fluxo não é constante em todo o tubo c) quando o tubo é estreito há uma diminuição na velocidade do fluxo d) a energia total do fluxo ao longo do fluxo é variável .
Dispositivo instalado no bordo de fuga das superfícies de comando primárias que ajudam na sua movimentação, mantendo-as na posição desejada, apenas ele se movimenta em resposta ao comando da cabine: a) Flaps b) Slots c) Servo comando d) Servo compensadores .
São superfícies de controle primárias: a) ailerons, profundores e flaps b) ailerons, profundores e leme c) ailerons, profundores e slots d) ailerons, profundores, flaps e leme .
A velocidade do som no ar será maior quanto maior for a: a) temperatura b) densidade c) pressão d) altitude .
O ponto de aplicação do peso é chamado de centro de: a) pressão b) gravidade c) sustentação d) tração .
Quando um avião voa com velocidade igual a do som, dizemos que ele está com velocidade: a) transônica b) subsônica c) supersônica d) ressonante .
A força de arrasto é sempre: a) paralela ao vento relativo e na mesma direção b) paralela ao vento relativo e na direção oposta c) perpendicular ao vento relativo e na mesma direção d) perpendicular ao vento relativo e na direção oposta .
Existe uma área de maior pressão na superfície inferior do aerofólio, e essa pressão maior tende a mover a asa para cima, como explica: a) o princípio de Bernoulli b) o princípio de Newton c) o princípio de Pascal d) o princípio de Aristóteles .
Quando o ângulo de ataque da asa aumenta, a Resultante aerodinâmica aumenta e o C.P: a) É deslocado para frente b) É deslocado para trás c) Fica em neutro d) diminui .
O dispositivo utilizado para limitar o curso de movimento das superfícies de comando denomina-se: a) batente b) amortecedor c) servo mecânico d) prendedor especial .
Para que um helicóptero gire em torno do eixo vertical movimentando-se para a direita é necessário comandar o(s): a) coletivo, que atuará no rotor principal b) pedais, que atuará no rotor de cauda c) cíclico, que atuará no rotor de cauda d) cíclico, que atuará no rotor principal .
A linha imaginária que vai do nariz do avião até a cauda é chamada: a) eixo vertical b) eixo longitudinal c) corda d) eixo transversal .
A potência disponível para deslocar uma aeronave, em voo nivelado, diminui com o aumento do(a): a) carga alar b) altitude c) densidade d) peso .
Entre as aeronaves abaixo, qual é enquadrada como um aeróstato? a) auto-giro b) dirigível c) planador d) ultra-leve .
Considerando-se um helicóptero voando reto e nivelado à frente, a sustentação irá se igualar à(ao): a) peso b) tração c) torque d) arrasto .
Parte traseira do aerofólio por onde se escoa o vento relativo chama- se: a) Bordo de ataque b) Flap c) Bordo de fuga d) Cambra .
Quando o avião enfrenta rajadas, a carga de ar imposta sobre as asas excede a carga normal de sustentação do peso do avião, podemos afirmar que a aeronave esta passando por uma condição de voo? a) Pairado b) Estável c) Com turbulência severa d) Normal .
Qual é a equivalência entre 1013.2 hPa em psi? a) 1.01 psi b) 14.7 psi c) 29.92 psi d) 101.32 psi .
É sabido que, quanto maior a envergadura da asa quando comparada com a corda , maior é a sustentação obtida, essa comparação é: a) Asa b) Alongamento c) Enflexamento d) Espressura .
As forças aerodinâmicas atuam em um ponto imaginário do aerofólio, denominado: a) centro de gravidade b) centro de pressão c) CMA d) CMG .
O ângulo formado entre a corda e trajetória chama-se? a) ângulo de incidência b) ângulo de trajetória c) ângulo de atitude d) ângulo de ataque .
O movimento em torno do eixo vertical de um helicóptero denomina-se: a) arfagem b) cabrada c) guinada d) rolamento .
Perfil que pode ser dividido em duas partes iguais por uma linha reta: a) assimétrico b) simétrico c) ventral d) Fowler .
A superfície de comando que controla o movimento de guinada é o: a) flape b) aileron c) profundor d) leme de direção .
A eficiência de uma asa é a medida em termos de razão entre a: a) sustentação e o arrasto b) tração e a sustentação c) tração e o arrasto d) sustentação e o peso .
O arrasto gerado pela própria sustentação é conhecido como arrasto: a) parasita b) da camada limite c) superficial d) induzido .
Quando há perda de sustentação do aerofólio, devido a ultrapassagem do ângulo crítico, temos um(a): a) derrapagem b) estol (stall) c) arfagem d) guinada .
Os aeródinos são: a) os mais leves que o ar b) os que voam segundo o princípio de Arquimedes c) os mais pesados que o ar d) as alternativas “a” e “b” estão certas .
Dentre as alternativas abaixo, indique aquela que apresenta superfícies móveis da deriva de um avião: a) leme e compensador b) flape, leme e compensador c) aileron e estabilizador vertical d) estabilizador horizontal e profundor .
No ângulo crítico o avião: a) tem sustentação negativa b) tem sustentação máxima c) estará estolado d) tem sustentação mínima .
O ângulo formado entre a corda e o eixo longitudinal do avião é: a) ângulo de ataque b) ângulo de incidência c) ângulo de diedro d) enflechamento .
Os ailerons são superfícies: a) Primárias de comando b) Secundárias de comando c) De estabilidade horizontal d) De estabilidade dinâmica .
A onda de choque característica do regime supersônico é: a) oblíqua b) normal c) expansão d) esférica .
A velocidade do vento relativo é maior: a) no extradorso b) no bordo de ataque c) no intradorso d) no bordo de fuga .
A parte superior da asa é chamada de: a) ventre b) corda c) intradorso d) cambra superior .
É uma característica do flap: a) diminuir a sustentação b) não alterar a sustentação c) auxiliar nos comando d) aumentar o arrasto .
Em que momento há o empilhamento das partículas de ar adiante da aeronave que acarreta aumento da resistência ao avanço proporcional ao aumento de velocidade, esse fato dá origem àquilo que se chama de barreira-sônica? a) em deslocamento supersônico b) em deslocamento transônico c) em deslocamento subsônico d) em deslocamento subsônico com baixa densidade do ar .
As asas enflechadas ajudam na estabilidade: a) lateral b) direcional c) transversal d) longitudinal .
Estando em voo reto e nivelado, o piloto, para cabrar ou picar o avião, aciona o(s): a) Leme de direção b) Ailerons c) Manche d) Pedais .
São superfícies de comando secundários ou auxiliares: a) compensadores, flapes, spoilers e slots b) spoilers, compensadores, lemes e slats c) flaperons, profundores, compensadores e painéis de balanceamento d) ailerons, servo-compensadores, flapes e dispositivos de bordo de ataque .
Se a velocidade da aeronave aumenta o arrasto induzido: a) aumenta b) diminui c) permance constante d) fica nulo .
A sustentação de um aeróstato é dado por: a) teoria de Pascal b) principio de Bernoulle c) terceira lei de Newton d) principio de Arquimedes .
O componente responsável pela sustentação dos helicópteros é: a) a sua asa rotativa b) uma hélice instalada no rotor de cauda c) uma hélice instalada no rotor principal d) a fuselagem, já que os helicópteros não possuem asas .
Os três eixos imaginários do avião cruzam-se num ponto chamado: a) CP b) CG c) glissada d) Centro Aerodinâmico .
O centro de pressão é definido como o(a): a) relação entre a envergadura e a corda b) ponto de interseção dos três eixos imaginários c) ponto de aplicação da resultante aerodinâmica d) ângulo formado pela corda do aerofólio e a direção do vento relativo .
O coeficiente de sustentação (Cl) é um número que depende de: a) ângulo de ataque, espessura e curvatura do aerofólio b) ângulo de ataque e curvatura do aerofólio c) formato e espessura do aerofólio d) ângulo de ataque e espessura do aerofólio .
Os flaps são aplicados para: a) mudar a atitude de vôo de um avião b) auxiliar durante uma curva c) auxiliar o comando dos profundores d) auxiliar pouso e decolagem com aumento de sustentação .
Assinale a afirmativa ERRADA. Podemos dizer que um fluido sob pressão: a) tem o peso aumentado b) é capaz de produzir trabalho c) tem sua densidade aumentada d) tem o volume diminuído .
Os comandos de voo transmitidos do cíclico e do coletivo, para as pás, através da estrela: a) estacionária e da rotativa b) rotativa e das engrenagens c) estacionária e das correias d) rotativa e dos conjuntos de redução .
As asas dos aviões de baixa velocidade utilizam o perfil: a) simétrico b) reto c) assimétrico d) alongado .
Os pedais servem para guinar o avião, movimentando-o em torno do eixo: a) transversal b) lateral c) longitudinal d) vertical .
Dentre as alternativas abaixo, indique aquela que apresenta superfícies móveis da deriva de um avião: a) leme e compensador b) flape, leme e compensador c) aileron e estabilizador vertical d) estabilizador horizontal e profundor .
O que é densidade? a) A quantidade de pressão por unidade de volume b) A quantidade de massa por unidade de volume c) A quantidade de temperatura por unidade de volume d) A quantidade de energia por unidade de volume.
Os comandos de voo transmitidos do cíclico e do coletivo, para as pás, através da estrela: a) estacionária e da rotativa b) rotativa e das engrenagens c) estacionária e das correias d) rotativa e dos conjuntos de redução.
Sustentação é: a) componente vertical da resultante aerodinâmica perpendicular ao vento relativo b) componente vertical da resultante aerodinâmica paralela ao vento relativo c) componente horizontal da resultante aerodinâmica perpendicular ao vento relativo d) componente horizontal da resultante aerodinâmica paralela ao vento relativo.
A velocidade do vento relativo é maior: a) no extradorso b) no bordo de ataque c) no intradorso d) no bordo de fuga.
O movimento de levantar ou baixar as asas em torno do eixo longitudinal chama-se: a) giro longitudinal b) rolamento ou bancagem c) arfagem ou tangagem d) guinada.
O ângulo formado pela corda e o vento relativo chama-se: a) ângulo de enflechamento b) ângulo de diedro c) ângulo de ataque d) ângulo de incidência.
Em um aerofólio de perfil assimétrico, é correto afirmar que: a) o centro de pressão tem grande variação em relação ao ângulo de ataque b) não produz sustentação no ângulo de ataque de 30 graus c) o centro de pressão é invariável com a mudança do ângulo de ataque d) não produz sustentação no ângulo de ataque de zero grau.
Entre as aeronaves abaixo, em qual resposta temos somente aeródinos? a) balão de ar quente e auto-giro b) planador e avião c) balão e dirigível d) helicóptero e dirigível.
Se diminuirmos o peso de uma aeronave, a velocidade de estol: a) permanece inalterada b) diminui c) aumenta d) diminui somente nas curvas.
Em qual camada da atmosfera ocorre um aumento de temperatura com a altitude? a) Tropopausa b) Estratosfera c) Troposfera d) Mesosfera .
A atmosfera padrão (ISA) utiliza quais parâmetros: a) calor, densidade e altitude b) pressão, umidade e densidade c) pressão, densidade e temperatura d) densidade, pressão e altitude .
Ângulo de ataque de um aerofólio, é definido como: a) o ponto de encontro entre eixo transversal e lateral da asa b) o ângulo entre a corda da asa e a direção do vento relativo c) o ângulo entre a corda da asa e linha do eixo longitudinal da aeronave d) o ângulo entre o bordo de ataque da asa e o eixo longitudinal da aeronave .
O empuxo arquimediano é uma força que age sobre: a) aviões b) aeróstatos c) aeródinos d) todos os citados .
Superfície que controla a estabilidade longitudinal: a) ailerons de profundidade b) estabilizador horizontal c) estabilizador vertical d) leme de direção .
Algumas partes da aeronave “não” produzem sustentação devido à ocorrência da resistência: a) de pressão b) induzida c) parasita d) crítica .
O movimento dos fluidos é chamado de: a) laminaridade b) turbilhonamento c) escoamento d) vazamento .
O vento relativo atua na aeronave: a) com a mesma direção e mesmo sentido b) perpendicularmente à trajetória c) perpendicularmente ao arrasto d) com a mesma direção e sentido contrário .
Quanto ao arrasto é correto afirmar que quanto maior o alongamento da asa: a) maior é o arrasto parasita b) menor é o arrasto parasita c) menor é o arrasto induzido d) maior é o arrasto induzido .
O aquecimento aerodinâmico: a) não traz qualquer problema a avião supersônico b) o seu efeito precisa ser considerado no projeto do sistema de combustível de um avião supersônico c) não produzem qualquer interesse real em vôos subsônicos d) B e C estão corretas .
Forma aerodinâmica que provoca uma reação útil quando se deslocando no ar: a) aeródino b) superfície aerodinâmica c) aeróstato d) aerofólio .
Em um aerofólio de perfil assimétrico, é correto afirmar que: a) o centro de pressão tem grande variação em relação ao ângulo de ataque b) não produz sustentação no ângulo de ataque de 30 graus c) o centro de pressão é invariável com a mudança do ângulo de ataque d) não produz sustentação no ângulo de ataque de zero grau .
Um corpo com velocidade constante terá: a) velocidade igual a zero b) aceleração constante c) uma força constante d) aceleração nula .
Uma inclinação para a direita é comandada através do (as:) a) flaps b) spoiles c) leme de direção d) ailerons .
A diminuição da densidade do ar faz com que: a) aumentem a sustentação e o arrasto b) diminua a sustentação e aumente o arrasto c) diminuam a sustentação e o arrasto d) aumente a sustentação e diminua o arrasto .
A pressão dinâmica depende de: a) peso de fluido e velocidade de escoamento b) força com a qual o ar se choca c) densidade do fluido e velocidade de escoamento d) todas alternativas estão corretas .
Ao se girar o manche para a direita ou para a esquerda, o mesmo comandará o movimento do(s): a) Leme de direção b) Flapes c) Ailerons d) Profundor .
O helicóptero ao executar o procedimento de auto-rotação, tem o rotor principal acionado pelo(a): a) vento de cauda b) rotor de cauda c) vento relativo d) potência do motor .
Quanto a superfície de comando chamado de spoiler, marque a alternativa correta: a) auxilia o controle lateral, sendo estendido sempre que o aileron da respectiva asa é acionado para cima b) sua única atuação é após o pouso da aeronave, auxiliando a ação de frenagem c) aumentam a área da asa, aumentando dessa forma a sustentação na decolagem, e diminuindo a velocidade durante o pouso d) são superfícies de comando primárias .
Se diminuirmos o peso de uma aeronave, a velocidade de estol: a) permanece inalterada b) diminui c) aumenta d) diminui somente nas curvas .
Uma aeronave fez um movimento em torno do seu eixo lateral e perdeu altura, neste caso, o: a) flap foi comandado para recolher b) profundor foi comandado para baixo c) aileron foi comandado nos dois sentidos d) compensador do profundor foi comandado para baixo .
No voo horizontal a componente que equilibra o sistema sendo igual a sustentação é a do: a) empuxo b) peso c) velocidade d) tração .
Podemos definir densidade como: a) quantidade de matéria por unidade de volume b) relação existente entre a massa e temperatura de um material c) relação existente entre a massa e o volume de um material, a uma dada pressão e temperatura d) velocidade do fluido em um determinado tempo .
A sustentação de uma asa é: a) 100% devida ao Princípio de Bernoulli b) 100% devida a Terceira Lei de Newton de ação e reação c) 70% devida a Segunda Lei de Newton e 30% devida ao Princípio de Bernoulli d) 70% devida ao Princípio de Bernoulli e 30% devida a Terceira Lei de Newton .
A rotação do avião em torno do eixo longitudinal provocada pelo aileron é conhecida com o nome de: a) rolamento ou inclinação lateral b) tangagem c) quinada d) arfagem .
Movimentos de bancagem, arfagem e guinada são realizados em torno dos eixos respectivamente: a) longitudinal, vertical e lateral b) longitudinal, lateral e transversal c) longitudinal, lateral e vertical d) longitudinal, vertical e transversal .
Por que razão uma aeronave requer uma pista mais longa para decolagem nos dias úmidos que nos dias secos? a) nos dias úmidos a densidade do ar é maior que nos dias secos b) nos dias úmidos a densidade do ar é menor que nos dias secos c) o vapor d`água pesa mais que que a mesma quantidade de ar perfeitamente seco d) o motor perde eficiência diereta com a umidade .
Quanto a superfícies de controle de voo marque a alternativa correta: a) os ailerons, profundores, e flapes fazem parte do grupo primário dessas superfícies b) os compensadores comandáveis corrigem condições de desbalanceamento e compensam o avião para atitude de vôo deseja sem qualquer pressão sobre os controles primários c) os compensadores conjugados são usados para ajudar o piloto na movimentação das superfícies primarias de controle d) B e C estão corretas .
Em relação aos dispositivos auxiliares de sustentação, as fendas (slots) estão classificadas em qual subgrupo? a) Dispositivos que diminuem a sustentação b) Dispositivos que estabilizam a aeronave c) Dispositivos que aumentam a sustentação d) Dispositivos que fornecem propulsão .
O movimento em torno do eixo lateral de um helicóptero é feito através da aplicação do(a): a) pedal b) manete c) cíclico d) coletivo .
O estudo do ar e outros gases em movimento, suas propriedades, características e as forças que exercem nos corpos neles imersos, denomina-se: a) Cinemática b) Aerodinâmica c) Hidrodinâmica d) Aeronavegação .
Qual é a fórmula para calcular a densidade de uma substância? a) Densidade = Pressão / Volume b) Densidade = Massa / Temperatura c) Densidade = Massa / Volume d) Densidade = Temperatura / Volume .
Report abuse