option
My Daypo

Atividades gramaticais

COMMENTS STADISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Atividades gramaticais

Description:
Exercícios de fixação para o ensino médio

Author:
AVATAR

Creation Date:
08/09/2012

Category:
Languages

Number of questions: 10
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Substitua as palavras destacadas por termos semelhantes, na modalidade culta, sem prejuízo ao sentido do texto: "Oxente MADAMA, eu vim do norte pra trabaiá im sunpaulo PREQUÊ me ADISSERO que aqui é a terra dus sonho, num sabe?" madama,por que, disseram madame, porque, dissero senhora, porque, disseram senhora, porquê, disseram.
O ESTRANGEIRISMO, considerado nas gramáticas normativas como um vício de linguagem, embora considerado simplista por diversos linguistas, consiste no uso de palavra, expressão ou construção estrangeira que tenha ou não equivalente em português. Assinale a alternativa em que ocorre estrangeirismo: O chouffer estacionou em zona proibida Eu di um bejo nela Para dizerem milho dizem mio O mundo é grande, meu irmão.
Assinale a oração correta, de acordo com a norma culta da língua portuguesa: Na prova houve muitas falhas Na prova houveram muitas falhas Teve muitas falhas na prova Existiu muitas falhas ma prova.
Qual o sentido dos pronomes destacados na frase abaixo: "É melhor ALGUM livro que livro ALGUM".
“Eu coberto de pele coberta de pano coberto de ar e debaixo do meu pé cimento e debaixo do cimento terra e sob a terra petróleo correndo e o lento apagamento do sol por cima de tudo e depois do sol outras estrelas se apagando mais rapidamente que a chegada de sua luz até aqui”. ( Arnaldo Antunes) O poema “Eu”, de Arnaldo Antunes, não apresenta qualquer tipo de pontuação, as palavras surgem encadeadas em sequência (pronomes, verbos, preposições, substantivos...). Levando isso em conta, responda: a) O poema retrata a rotina dos seres humanos em seu habitat natural? Argumente a respeito. b) Em sua opinião, o uso de pontuação nesse texto é desnecessário? Por quê?.
c) ELIPSE é uma figura de estilo onde uma palavra suprimida do texto é facilmente subentendida. Assinale a alternativa em que tal figura acontece: Debaixo dos jardins havia pessoas enterradas Eu coberto de pele coberta de pano As luzes da minha vida ainda brilham Na sala havia quatro ou cinco pessoas.
Assinale a alternativa em que há um substantivo e um verbo, respectivamente: Camisa, braço Porta, janela Noite, lã Cama, deitar.
“O tempo todo o tempo passa” (A. Antunes – As coisas). Assinale a frase cujo significado é o mesmo: O tempo passa constantemente As horas passam durante algum tempo O tempo inteiro as horas inexistem Os momentos passam pelas horas.
“ - Ah, não sabe? Não o sabes? Sabes-lo não? - Esquece. - Não. Como “esquece”? Você prefere falar errado? E o certo é “esquece” ou “esqueça”? Ilumine-me. Me diga. Ensines-lo-me, vamos. - Depende. - Depende. Perfeito. Não o sabes. Ensinar-me-lo-ias se o soubesse, mas não sabes-o. - Está bem, está bem. Desculpe. Fale como quiser”. (L.F. Veríssimo, Jornal do Brasil, 30/12/94) (FUVEST – SP) O texto acima tem por finalidade: Ilustrar ludicamente várias possibilidades de combinação de formas pronominais Esclarecer pelo exemplo certos fatos da concordância de pessoa gramatical Satirizar a preocupação com o uso do pronome e a colocação das formas pronominais. Valorizar a criatividade na aplicação das regras de uso nas formas pronominais.
(FUVEST- SP) Na frase “TODO homem é mortal, porém o homem TODO não é mortal”, o termo TODO é empregado com diferentes significados. Indique o sentido presente em cada uma das expressões.
Report abuse Terms of use
HOME
CREATE TEST
COMMENTS
STADISTICS
RECORDS
Author's Tests