option
Questions
ayuda
daypo
search.php

Balanced Scorecard (BSC)

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Balanced Scorecard (BSC)

Description:
principais conceitos, aplicações etc

Creation Date: 2025/04/25

Category: Competitive Exam

Number of questions: 15

Rating:(0)
Share the Test:
Nuevo ComentarioNuevo Comentario
New Comment
NO RECORDS
Content:

A aplicação da conhecida ferramenta metodológica Balance Scorecard (BSC) envolve, necessariamente, a. categorização de metas qualitativas e quantitativas, organizadas sob forma gráfica, em uma representação conhecida como Diagrama de Pareto. ênfase na dimensão financeira, que possui peso superior às demais perspectivas consagradas na metodologia, como gestão de pessoas e de processos internos. elaboração de uma matriz BCG, que é um fluxograma de inputs e outputs entre os processos internos da organização e os objetivos estratégicos adotados. construção do mapa estratégico, o qual contempla relações de causa e efeito entre os objetivos estratégicos distribuídos entre as perspectivas da metodologia. identificação das principais atividades e processos da organização, agrupando-as em uma matriz de dupla entrada: fatores exógenos e fatores endógenos.

Suponha que determinada organização pública pretenda implementar planejamento estratégico aplicando o Balanced Scorecard (BSC). Considerando os conceitos e premissas da referida metodologia, tal aplicação. afigura-se problemática para uma organização pública, pois possui foco apenas nas perspectivas econômica (de resultados financeiros) e do cliente, o que, em princípio, faz sentido apenas para uma organização privada. demandará a elaboração de mapa estratégico, para visualização das relações de causa e efeito entre os objetivos estratégicos, distribuídos entre as perspectivas consideradas pelo BSC. dependerá da prévia identificação da missão da organização, que significa a identificação de seus objetivos estratégicos, e da visão, que corresponde à construção dos indicadores e metas correspondentes. demandará a elaboração de uma Matriz SWOT, na qual são tabulados a missão, a visão, os valores e os objetivos da organização, trazendo como resultante as guias operacionais. poderá ser adaptada para as peculiaridades de uma organização pública, com a redistribuição dos pesos próprios das perspectivas inerentes ao BSC, a saber: forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.

Ao elaborar o Balanced Scorecard – BSC, a organização utiliza-se também da elaboração de um mapa estratégico. Esse mapa exibe, de forma resumida, a distribuição dos objetivos estratégicos pelas quatro perspectivas. Dessa forma, são características relevantes em um mapa estratégico: I. A exibição do desdobramento dos objetivos, elencando, inclusive, quem serão os departamentos da empresa e os profissionais responsáveis pelas ações. II. A listagem das metas distribuídas por perspectiva, as quais usualmente são dadas na forma numérica ou percentual. III. A proposição de relações de causa e efeito entre diversos objetivos estratégicos do BSC. Quais estão corretas?. Apenas I. Apenas III. Apenas I e II. Apenas II e III. I, II e III.

Distribuídas nas perspectivas do negócio da organização, as finalidades estratégicas de TI ligadas por relações de causa e efeito constituem um conjunto de. objetivos. indicadores. planos de ação e projetos. mapas estratégicos. metas.

Na gestão de desempenho organizacional, o Balanced Scorecard procura ligar o mapeamento estratégico da organização com um conjunto de medidores de desempenho, de forma a destacar as nuances e as interligações entre as diversas áreas dessa organização. Na implantação desse sistema, é necessário considerar alguns elementos conceituais, à exceção de um. Assinale-o. Objetivos estratégicos. Iniciativas estratégicas. Relações de causa e efeito. Fatores críticos de sucesso. Planejamento racional compreensivo.

Suponha que uma entidade integrante da Administração indireta do Município (sociedade de economia mista municipal) pretenda aplicar a metodologia Balanced Scorecard (BSC) no âmbito de seu planejamento estratégico. Nesse contexto, a utilização dos denominados mapas estratégicos. corresponde à representação dos principais processos de trabalho existentes na organização, com a identificação das ineficiências a serem superadas. avalia a posição ocupada pela organização no mercado em que atua, público ou privado, comparativamente a outras consideradas de excelência. estabelece o caminho a ser percorrido pela organização para a consecução de seus objetivos, com a definição de todas as ações correspondentes. define os objetivos estratégicos, metas e indicadores de desempenho aptos a fornecer informações mensuráveis sobre os resultados obtidos. possibilita a visualização das relações de causa e efeito entre as perspectivas estratégicas e os objetivos da organização.

A metodologia do Balanced Scorecard (BSC) foi aprimorada mediante a inserção de “mapas estratégicos” com o objetivo de melhorar a visualização estratégica e as relações de causa e efeito entre as perspectivas, proporcionando a integração dos objetivos organizacionais. Sobre o mapa estratégico do Balanced Scorecard (BSC), pode-se afirmar: Cria dificuldade para organização obter o feedback institucional, dificultando, assim, o aprendizado organizacional. O papel da liderança deixa de ser essencial, já que ocorre a melhoria da comunicação e motivação na organização. O mapa estratégico é voltado para o sistema de gerenciamento operacional. O mapa estratégico não funciona como sistema de comunicação da estratégia organizacional. Representa a hipótese estratégica da organização em forma de diagrama.

Na definição de BSC, os mapas estratégicos apresentam os. objetivos da organização, relacionados por setas, que representam relações de restrição. objetivos da organização, relacionados por setas, que representam relações de causa e efeito. objetivos da organização, relacionados por setas, que representam relações cronológicas. indicadores da organização, relacionados por setas, que representam relações de restrição. indicadores da organização, relacionados por setas, que representam relações de similaridade.

Ainda com relação ao BSC, assinale a opção correta. Para o sucesso de uma gestão baseada no BSC, é vital o uso de indicadores de desempenho que consigam revelar a evolução da estratégia. No BSC, por se tratar de um modelo de gestão estratégica, os objetivos estratégicos são traçados pela alta gerência sem a participação do restante da organização. As relações de causa e efeito não são consideradas na gestão do BSC e, portanto, faz-se necessário utilizar ferramentas adjacentes, como o diagrama de Pareto. Por ser uma ferramenta de planejamento, o BSC não é capaz de medir o desempenho organizacional. A garantia de alinhamento organizacional que o BSC apresenta deve-se, exclusivamente, à relação de causa e efeito entre a perspectiva financeira e o respeito ao meio ambiente.

O mapeamento estratégico utilizado na metodologia do Balanced Scorecard é uma importante ferramenta para visualizar e comunicar os processos pelos quais a organização cria valor. Sobre o mapa estratégico, assinale a afirmativa correta. Permite identificar o Diagrama de Ishikawa relativamente aos fatores críticos de sucesso. Apresenta geograficamente o desempenho de marketing das subsidiárias ou filiais da empresa. Relaciona visualmente as relações de causa e efeito entre os objetivos estratégicos. Conecta sinteticamente as forças e fraquezas às oportunidades e ameaças da matriz SWOT. Vincula espacialmente os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento aos centros de inovação.

O Balanced Scorecard (BSC) tem como premissa que a estratégia de uma organização é uma hipótese, o que permite a descrição das hipóteses como um conjunto de relações de causa e efeito explícitas e sujeitas a testes. Diante desse quadro, o BSC é formado por quais perspectivas?. Da causa e efeito, da mensuração, do escopo amplo, do escopo estreito e da ação. Da Missão, da Visão, dos Valores, das tendências e dos objetivos de médio e longo prazo. De treinamentos funcionais, da motivação, do estabelecimento de metas, da comunicação e educação. Da vinculação dos sistemas de compensação, dos recursos, dos objetivos estratégicos, da análise dos índices e da capacidade operacional. Financeira, dos processos internos, do cliente e do aprendizado e crescimento.

A aplicação do Balanced Scorecard (BSC), como metodologia no planejamento estratégico das organizações, contempla os mapas estratégicos, os quais têm por escopo precípuo a. definição da missão da organização, ou seja, da forma como pretende ser vista no futuro, bem como da sua visão e dos seus valores, que são a essência ou razão de ser da organização. visualização das relações de causa e efeito entre os objetivos estratégicos da organização e as perspectivas do BSC (financeira, dos clientes, dos processos internos e do aprendizado). análise do ambiente interno e externo da organização, com a projeção de diferentes cenários para identificação das estratégias de atuação e ações correspondentes. identificação das forças e fraquezas existentes na organização e dos desafios e oportunidades que a ela se apresentam, representadas em uma matriz específica na forma de mapa. definição das metas de curto, médio e longo prazo da organização e dos indicadores de desempenho que poderão aferir o atingimento das mesmas.

Marque a alternativa incorreta acerca do Balanced Scorecard: LEMBRE-SE DAS PERSPECTIVAS BSC: . Financeira. . Clientes. . Processos internos. . Crescimento e desenvolvimento. A tradução da estratégia é realizada no mapa estratégico, o qual descreve o processo de criação de valor por meio de uma série de relações de causa e efeito entre os objetivos estratégicos das perspectivas do Balanced Scorecard. As iniciativas estratégicas são o conjunto de projetos e programas de duração finita que não fazem parte das atividades de operação e rotina da organização, destinados a ajudar a entidade a alcançar o desempenho almejado. O portfólio de iniciativas estratégicas é uma perspectiva do Balance Scorecard que consta na estrutura do mapa estratégico. No mapa estratégico, é possível conectar os temas estratégicos com os objetivos das perspectivas no sentido vertical e também no horizontal. A perspectiva clientes inclui também indicadores referentes à proposta de valor escolhida para os segmentos de clientes-alvo.

Em relação ao alinhamento estratégico de TI com o negócio e Balanced Scorecard (BSC), analise as seguintes afirmativas: I. O alinhamento estratégico de TI é bidirecional, ou seja, tanto é influenciado pela estratégia de negócio quanto pode influenciá-la. II. O Balanced Scorecard (BSC) permite o alinhamento das iniciativas de TI (projetos, ações e serviços) aos objetivos estratégicos do negócio nas perspectivas financeira, do cliente, dos processos internos e de aprendizado e crescimento. III. O Mapa Estratégico é uma representação visual das relações de causa e efeito entre os objetivos estratégicos nas quatro perspectivas do Balanced (BSC). Marque a alternativa CORRETA: apenas as afirmativas I e II são verdadeiras. apenas as afirmativas I e III são verdadeiras. apenas as afirmativas II e III são verdadeiras. todas as afirmativas são verdadeiras.

Acerca dos programas de análise e melhoria de processos, analise as assertivas a seguir classificando-as como falsas(F) ou verdadeiras(V). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta. ( ) Os modelos de qualidade, em si, geralmente se concentram no local, no tático e na melhoria de processos não interligados. ( ) O balanced scorecards fornece a orientação que as organizações precisam para redistribuir seus escassos recursos concentrando-os nos processos mais críticos para a implementação da estratégia. ( ) As relações de causa e efeito no mapa estratégico e os objetivos estratégicos do balanced scorecards enfatizam as melhorias nos processos mais importantes para a execução bem-sucedida da estratégia. ( ) Um conjunto de processos locais melhores, mais rápidos e mais baratos funciona como garantia da estratégia. F, F, F, V. V, V, F, V. V, F, V, F. V, V, V, F. F, F, V, F.

Report abuse