option
Questions
ayuda
daypo
search.php

Banco de dados

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Banco de dados

Description:
Curso GTI

Creation Date: 2018/04/29

Category: Others

Number of questions: 149

Rating:(0)
Share the Test:
Nuevo ComentarioNuevo Comentario
New Comment
NO RECORDS
Content:

Dois amigos resolveram abrir uma loja que compra e revende peças de hardware antigas. A loja se chama Naftalina Digital. João Paulo, um dos sócios da loja e que já trabalhou diversos anos com banco de dados (BD) está projetando o BD que será utilizado pelo sistema de venda da loja que também será desenvolvido. Francisco é o primeiro funcionário contratado para trabalhar na loja. Vanessa e Janaína prestarão serviços à loja. A interação entre os quatro será fundamental para a construção e manutenção do bom funcionamento do sistema de venda. Janaína dará continuidade a todo o trabalho realizado por João Paulo, enquanto Vanessa também precisará interagir bem com ambos (João Paulo e Janaína). Já Francisco precisará de um treinamento dado por Vanessa. Assinale abaixo qual a alternativa indica corretamente quais tipos de usuários de banco de dados são Francisco, Vanessa e Janaína, respectivamente: Programador de Aplicações, Usuário Final e Administrador de Banco de Dados. Administrador de Banco de Dados, Programador de Aplicações e Usuário Final. Usuário Final, Administrador Banco de Dados e Programador de Aplicações. Usuário Final, Programador de Aplicações e Administrador Banco de Dados. Programador de Aplicações, Administrador de Banco de Dados e Usuário Final.

Um administrador de banco de dados é responsável por: Comunicar-se com os potenciais usuários do banco de dados para compreender seus requisitos de informações. Conceder autorizações de acesso ao banco de dados. Escolher as estruturas apropriadas para representar os dados e armazená-los no banco de dados. Criar o projeto lógico do banco de dados para satisfazer os requisitos de informações identificados. Identificar os dados a serem armazenados no banco de dados.

Com relação aos conceitos de dado e informação assinale a afirmação correta. Um relatório sobre a produtividade dos funcionários é um dado. Produtividade da mão de obra de uma empresa é um dado. Uma lista com a quantidade de produtos vendidos é uma informação. Custo da matéria prima é uma informação. A capacidade de produção é uma informação.

Alexandre Júnior, professor da disciplina de Modelagem de Dados, ficou responsável por projetar um banco de dados de defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Outro professor, Antônio Xavier, precisa de dois alunos para dar continuidade ao projeto iniciado por Alexandre, que deve incluir também o desenvolvimento de um software para acessar o banco de dados. Antônio então convidou os alunos Márcio Ramos e Eliza Carneiro para auxiliá-lo. Para realizar sua tarefa, Márcio irá necessitar tirar dúvidas com Alexandre, Antônio e Eliza, enquanto Antônio dará continuidade à tarefa iniciada por Alexandre. Finalmente, Eliza precisará de um treinamento dado por Márcio para auxiliar a sua tarefa que será quase diária durante o início e término de cada período. De acordo com a descrição acima, assinale que tipos de usuários de banco de dados são Antônio, Márcio e Eliza, respectivamente: Administrador de Banco de Dados, Programador de Aplicação e Usuário Final. Administrador de Banco de Dados, Usuário Final e Programador de Aplicação. Programador de Aplicação, Administrador de Banco de Dados e Usuário Final. Usuário Final, Administrador de Banco de Dados e Programador de Aplicação. Programador de Aplicação, Usuário Final e Administrador de Banco de Dados.

O conceito que exemplifica o significado de INFORMAÇÃO é: O armazenamento de arquivo. O resultado do processamento, manipulação e organização de dados. Um software. O armazenamento de informação. A manipulação de informação.

Leia, abaixo, a descrição das propriedades de um modelo lógico de dados e assinale a única alternativa que corresponde a essa descrição do modelo. Ao contrário de seus antecessores, não se baseia num paradigma de estruturação de dados particular e sim em um fundamento matemático específico. Representa o Banco de Dados como uma coleção de tabelas, constituídas de atributos e tuplas. Modelo Relacional. Modelo em Redes. Modelo Hierarquíco. Modelo Matemático. Modelo Orientado a Objetos.

Marque (F) falso ou (V) verdadeiro nas afirmativas abaixo, em relação aos conceitos de banco de dados e assinale a alternativa correta, que corresponde à correlação dos parênteses de cima para baixo com os valores da esquerda para a direita. ( ) Um sistema de banco de dados é basicamente um sistema computadorizado de armazenamento de registros. ( ) Um banco de dados é uma coleção de dados persistentes utilizada pelos sistemas de aplicação. ( ) Um banco de dados é uma coleção de dados relacionados, logicamente coerentes e com algum significado inerente. ( ) Algumas das vantagens de um sistema de bancos de dados sobre os métodos tradicionais dizem respeito à baixa densidade quanto aos arquivos, bem como às informações não tão precisas, mas atualizadas e disponíveis a qualquer momento. V F V F. F V F V. F F F F. V V F F. V V V F.

Nos bancos de dados, é uma função do administrador de dados: Assegurar que o sistema operará com desempenho adequado. Escrever os esquemas externos necessários. Definir normas de descarga e recarga. Elaborar o projeto físico do banco de dados. Decidir que dados serão armazenados no banco de dados.

A principal atribuição de um Administrador de Dados (DA - Data Administrator): É responsável pelo controle físico do banco de dados. É responsável pelas decisões estratégicas e de normas do modelo de dados. É responsável pelas restrições de segurança e integridade do Banco de Dados. É responsável pelo backup do banco de dados. É responsável em restaurar dados de um backup.

Cliente-servidor é um modelo computacional que separa clientes e servidores, sendo interligados entre si geralmente utilizando-se uma rede de computadores. Cada instância de um cliente pode enviar requisições de dado para algum dos servidores conectados e esperar pela resposta. Por sua vez, algum dos servidores disponíveis pode aceitar tais requisições, processá-las e retornar o resultado para o cliente. Apesar do conceito ser aplicado em diversos usos e aplicações, a arquitetura é praticamente a mesma. Neste contexto, podemos afirmar que: Somente alguns bancos podem trabalhar, em sua maioria não podem. Somente o ORACLE pode trabalhar assim. Nenhum banco atualmente pode trabalhar desta forma. O ORACLE não pode trabalhar desta forma. Bancos de dados podem trabalhar dentro deste conceito.

O sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) é o software que trata de todo acesso ao banco de dados. Escolha a opção que não possui apenas funcionalidades de um SGBD. Definição de dados, dicionário de dados, otimização e execução. Dicionário de dados, segurança e integridade de dados, otimização e execução. Dicionário de dados, projeto conceitual de banco dado, segurança. Manipulação de dados, recuperação e concorrência de dados, dicionário de dados. Otimização e execução, manipulação de dados, segurança e integridade de dados.

Quanto à expressão Processamento Distribuído, NÃO podemos dizer: A internet é um exemplo. O processamento deverá ocorrer em uma única máquina - Servidor. Máquinas diferentes podem estar conectadas entre si em uma rede de comunicações. O processamento de dados pode se estender a várias máquinas na rede. A expressão Processamento Paralelo é quase idêntica à Processamento Distribuído.

Qual a opção que NÃO constitui uma vantagem para abordagem de banco de dados?. Os padrões podem ser reforçados. A integridade pode ser mantida. Os dados podem ser compartilhados. O suporte à transação pode ser reduzido. A inconsistência pode ser evitada (até certo ponto).

Qual(is) das atribuições a seguir NÃO é (são) de um Administrador de Banco de Dados?. Criar planos para definição dos recursos de dados e aplicativos. Padronizar, organizar, proteger e utilizar recursos de dados. Desenvolver gerência dos recursos de dados. Administrar de modo centralizado as estratégias, procedimentos e práticas para o processo de gerência. Programar tudo para quem for acessar o banco, em termos de linguagem.

Na construção de um projeto de Banco de dados em uma grande empresa podemos ter vários atores, cada um com sua responsabilidade. Dentre outras tarefas o ________ é responsável por permitir acesso ao banco. O ator responsável pela identificação dos dados que serão armazenados no banco é o ________. Dessa forma, marque a opção correta que apresenta respectivamente os atores de cada espaço. Administrador de Banco de dados e Projetista de Banco de dados. Analista de Banco de dados e Projetista de Banco de dados. Administrador de Banco de dados e Analista de Banco de dados. Projetista de Banco de dados e Usuário final. Programadores de aplicação e Projetista de Banco de dados.

Banco de dados é: um conjunto de dados integrados que tem por objetivo atender a requisitos do sistema operacional. uma relação de dependência entre dados que tem por objetivo atender a uma comunidade de usuários. um conjunto de dados integrados que tem por objetivo impedir acessos indevidos a dados armazenados. um conjunto de dados integrados que tem por objetivo atender a uma comunidade de usuários. uma estrutura de máquina virtual que tem por objetivo atender a necessidades do software de acesso.

Trata-se de um conjunto de elementos do contexto do negócio, representados por um conjunto de atributos: Classe. Entidade. Informação. Associação. Dado.

Para garantir certa abstração dos dados para o usuário, ou seja, ocultar certas informações, a arquitetura ANSI/SPARC define alguns níveis de arquitetura de sistema de banco de dados. De acordo com estes níveis de arquitetura, é correto afirmar: Interno é o mais próximo do usuário. Conceitual é o mais próximo do meio de armazenamento físico. Externo é o mais próximo dos usuários. Interno é o mais afastado do meio de armazenamento físico. Conceitual é o mais próximo do usuário.

O modelo _________________ está vinculado ao modelo de dados do SGBD. Físico. Conceitual. Lógico. Estrutural. Dinâmico.

Dois amigos resolveram abrir uma loja que compra e revende peças de hardware antigas. A loja se chama Naftalina Digital. A seguir é apresentada uma descrição do mini-mundo realizada logo após a primeira reunião com o projetista do banco de dados que será criado: Um fornecedor tem CPF, nome, telefone e de um a dois e-mails. Uma peça tem identificador, nome do fabricante, tipo, valor de compra e valor de venda. O valor de venda é o valor da compra acrescentado 30%. Um cliente possui código, nome, CPF, telefone, celular e de um a dois e-mails. Um fornecedor vende ao menos uma peça e uma peça é vendida exclusivamente por um fornecedor. Um cliente compra ao menos uma peça e uma peça é adquirida exclusivamente por um cliente. Quando um cliente comprar uma peça a data da compra também é armazenada. De acordo com a descrição acima, assinale a alternativa que apresenta o número correto de tipos de entidades e tipos de relacionamentos, respectivamente: 2 e 2. 3 e 3. 2 e 3. 4 e 3. 3 e 2.

Na arquitetura ANSI/SPARC dos bancos de dados, o modo como os registros e campos conceituais são representados no nível interno, é conhecido como: Árvore. Mapeamento conceitual/interno. Esquema interno. Pilha. Lista.

O modelo _______________ descreve a realidade do ambiente, constituindo uma visão global das estruturas da informação que estarão contidas no banco de dados, sem considerar nenhuma característica específica de um SGBD. Físico. Estrutural. Conceitual. Lógico. Ambiental.

Na arquitetura ANSI/SPARC de banco de dados, o nível conceitual. Descreve a parte do banco de dados em que um grupo de usuários está interessado, escondendo as outras partes. Descreve os caminhos de acesso para a base de dados. Inclui um número de visões de usuário. Define a estrutura de armazenamento do banco de dados. Define a estrutura do banco de dados para uma comunidade de usuários.

Os programas de modelagem de banco de dados apresentam vários benefícios para a implementação de um determinado projeto de banco de dados. Alguns dos benefícios são: Facilitar o uso de uma linguagem de programação, acelerar o desenvolvimento do sistema e diminuir o custo do projeto. Simplificar programas e o processo de desenvolvimento, acelerar o desenvolvimento do sistema e diminuir o custo do desenvolvimento do sistema. Decomposição de estrutura complexa, construção de programas de alta qualidade e facilidade de publicação do sistema na web. Simplificação de programas e do processo de desenvolvimento, decomposição de estrutura simples e criação de fluxogramas. Maior previsibilidade do custo do projeto, facilitar a apresentação do projeto e melhorar a programação da linguagem de programação a ser utilizada.

Uma entidade é representada por um conjunto de atributos. Os atributos são as características de uma entidade, os quais podem ser classificados em simples, compostos, multivalorados ou determinantes. Desta forma, marque a alternativa que apresenta um atributo composto / monovalorado. titulo_eleitor. estado_civil. cor. idade. sexo.

O modelo que descreve as estruturas de armazenamento de dados, tais como: tamanho dos campos, índices, tipo de preenchimento destes campos, é: Modelo lógico. Modelo de dados. Modelo essencial. Modelo conceitual. Modelo físico.

Marque a opção correta sobre os três níveis da arquitetura: O nível externo descreve toda a estrutura do BD em nível de propriedades, relacionamentos, restrições. O nível interno descreve as estruturas de criação física do BD. O nível interno descreve parte da estrutura do BD em nível de propriedades, relacionamentos, restrições. O nível conceitual corresponde às visões específicas dos usuários. O nível externo descreve as estruturas de criação física do BD.

Na arquitetura para um Sistema de Banco de Dados, a divisão se faz em três níveis: Nível Interno, Nível Externo e Nível Conceitual. Qual alternativa que define esses três níveis?. Nível Interno: nível de armazenamento, Nível Conceitual: nível lógico e Nível Externo: nível lógico, sem qualificação. Nível Interno: nível de armazenamento, Nível Externo: nível lógico e Nível Conceitual: nível lógico, sem qualificação. Nível Conceitual: nível de armazenamento, Nível Externo: nível lógico e Nível Interno: nível lógico, sem qualificação. Nível Externo: nível de armazenamento, Nível Interno: nível lógico e Nível Conceitual: nível lógico, sem qualificação. Nível Conceitual: nível de comunidade, Nível Externo: nível lógico e Nível Interno: nível lógico, sem qualificação.

O Modelo ER (Entidade-Relacionamento) básico consiste em três classes de objetos. Marque a resposta correta. As classes são…. Diagramas, Relacionamentos e Atributos. Índices, Entidades, Relacionamentos. Campos, Relacionamentos e Atributos. Relacionamentos, Tabelas e Atributos. Entidades, Relacionamentos e Atributos.

Para facilitar a implementação de um sistema de banco de dados, é recomendado, previamente, fazer um diagrama entidade-relacionamento (ER). Dessa forma, analise o diagrama ER abaixo: I)"Funcionário" é uma entidade forte. II) "Dependente" por se tratar de uma entidade fraca, além do 'Codigo_dependente' ela também precisa da propriedade chave do funcionário ('Codigo_funcionario'). III) O atributo 'Telefone' em "Funcionário" é multivalorado. Marque a alternativa correta. Apenas a alternativa III está correta. Apenas a alternativa II está correta. As alternativas I e II estão corretas. Apenas a alternativa I está correta. As alternativas II e III estão corretas.

Uma importante característica dos sistemas de Banco de Dados é apresentar para o usuário uma visão abstrata dos dados, ou seja, o sistema oculta certos detalhes. Por esse motivo, de acordo com a arquitetura ANSI/SPARC, os bancos de dados são divididos em alguns níveis de arquitetura, sendo eles: ER, Dados e Informação. Entidade, Atributo, Relacionamento. 1FN, 2FN e 3FN. Físico, Lógico e Visão. Administrador, Projetista e Usuário.

Escolha a altrnativa que defina Modelo Conceitual de Dados: é aquele em que os objetos, suas características e relacionamentos têm a representação fiel ao ambiente observado, independente de limitações quaisquer impostas por tecnologias, técnicas de implementação ou dispositivos físicos. é aquele elaborado respeitando-se e implementando-se conceitos tais como chaves de acesso, controle de chaves duplicadas, itens de repetição (arrays), normalização, ponteiros e integridade referencial, entre outros. está sempre associado às fases de projeto, contrastando com o modelo lógico, que sempre está associado à fase de análise, quando utilizado com as metodologias de desenvolvimento de sistemas e implementado por ferramentas CASE. é aquele em que os objetos, suas características e relacionamentos têm a representação de acordo com as regras de implementação e limitantes impostos por algum tipo de tecnologia. é a fase da modelagem na qual é necessário considerar todas as particularidades de implementação, principalmente o modelo que será utilizado para a implementação futura.

O que é uma entidade fraca no Modelo Entidade-Relacionamento?. Uma entidade dependente de outra entidade. Uma entidade que tem atributos fracos. Uma entidade que não se relaciona com as demais. Uma entidade que se relaciona com as demais de forma independente. Um relacionamento.

O modelo que descreve a realidade do ambiente, constituindo uma visão global dos principais dados e relacionamentos, independente das restrições de implementação em um banco de dados, é: Modelo lógico. Modelo conceitual. Modelo de dados. Modelo físico. Modelo essencial.

O grau de relacionamento no Modelo ER (Entidade-Relacionamento) é o número de entidades associadas ao relacionamento, com as seguintes conectividades (cardinalidade):1 x 1, 1 x N, N x 1 e N x N. Marque a alternativa que melhor exemplifica a cardinalidade: muitos-para-muitos, um-para-muitos, um-para-um, muitos-para-um. um-para-muitos, um-para-um, muitos-para-um, muitos-para-muitos. um-para-um, um-para-muitos, muitos-para-um, muitos-para-muitos. muitos-para-um, um-para-muitos, muitos-para-um, muitos-para-muitos. um-para-um, muitos-para-um, um-para-muitos, muitos-para-muitos.

Do modelo da figura abaixo depreende-se: que um professor não pode ministrar mais de uma disciplina para um mesmo aluno. que um aluno só pode está matriculado em uma disciplina. que um professor só pode ministrar uma disciplina. que um professor pode ministrar mais de uma disciplina para um mesmo aluno. uma disciplina pode ser ministrada por vários professores.

O diagrama ER (Entidade Relacionamento) é muito utilizado em banco de dados para facilitar o projeto do banco. Dessa forma, analisando o diagrama abaixo, marque a opção correta de acordo com as afirmativas: I) Há a possibilidade da criação de um curso sem aluno. II) Uma disciplina pode pertencer a mais de um curso. III) Toda disciplina faz obrigatoriamente parte de um curso. IV) Toda disciplina possui apenas um departamento responsável. ModeloER. Apenas as alternativa I e II estão incorretas. Apenas as alternativas II e III estão corretas. Apenas as alternativas I e III estão corretas. Todas as alternativas estão corretas. Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.

Um relacionamento com valor mínimo para a cardinalidade igual a um é do tipo: Restrito. Opcional. Singular. Único. Obrigatório.

Medicamento (Med) e Perfumaria (Per) são duas entidades que representam uma tipificação da entidade Produto (Pro). Portanto, Med e Per em relação a Pro representam. composições. agregações. dependências. generalizações. especializações.

Em um projeto de Banco de Dados pode-se ter diversos relacionamentos implícitos entre várias entidades. Um tipo de relacionamento entre entidades define um conjunto de associações ou um conjunto de relacionamento. Há algumas restrições que podem ser utilizadas para limitar a quantidade de associações em um banco. Uma destas restrições se chama cardinalidade. Analisando a figura abaixo, marque corretamente a alternativa que identifica a cardinalidade representada pela figura. 1:N. 2:1. 1:1. N:1. N:N.

O Governo Federal resolveu criar um Sistema Nacional de Mapeamento de Acidentes de Trabalho com o objetivo de integrar dados e realizar projeções para seguro saúde, correlação dos acidentes com o atendimento do SUS, entre outras finalidades. Um projeto piloto está sendo realizado em um bairro da cidade do Rio de Janeiro. Alguns dados foram mapeados e uma descrição inicial do minimundo é apresentada a seguir: Uma empresa tem CNPJ, tipo, razão social, nome-fantasia, bairro, cidade e UF. Um acidente de trabalho possui identificador de acidente, status do acidente, descrição do acidente e data e hora do acidente. Uma empresa tem diversos acidentes e um acidente ocorre em apenas uma empresa. Um acidentado possui identificador de acidentado, nome do acidentado, sexo do acidentado e data de nascimento. Cada acidente envolve um acidentado, mas um acidentado pode se envolver em mais de um acidente. Um acidente pode ou não causar uma ou mais deficiências e uma deficiência é causada por um acidente. Um acidente pode também resultar um óbito e um óbito pode ser resultado de um acidente. Uma deficiência tem código de deficiência, status de deficiência (temporária ou permanente) e descrição da deficiência. Um óbito possui número do óbito, data do óbito e parecer do legista. Seguindo a orientação descrita no texto, assinale o conjunto de cardinalidades correto existente entre os conjuntos de entidades Acidente e Deficiência: (0,N) e (1,N). (1,1) e (0,N). (0,1) e (1,N). (0,N) e (1,1). (0,N) e (0,N).

A afirmação: "um cliente mora em uma e somente uma cidade e em uma cidade moram pelo menos um ou vários clientes", mostra que as cardinalidades de cliente para cidade e de cidade para clientes são respectivamente: (1,1) e (0,N). (0,1) e (1,N). (1,N) e (0,N). (0,N) e (1,1). (1,N) e (0,1).

Na modelagem conceitual de um banco de dados de Parque de Diversões, um cliente pode ou não entrar em diversas atrações e uma atração necessita de um ou mais clientes para ocorrer. Seguindo a orientação descrita no texto, assinale o conjunto de cardinalidades correto abaixo: (0,N) e (0,N). (0,1) e (0,N). (0,N) e (1,N). (0,1) e (1,N). (0,N) e (0,1).

Analise o texto abaixo: O Governo Federal resolveu criar um Sistema Nacional de Mapeamento de Acidentes de Trabalho com o objetivo de integrar dados e realizar projeções para seguro saúde, correlação dos acidentes com o atendimento do SUS, entre outras finalidades. Um projeto piloto está sendo realizado em um bairro da cidade do Rio de Janeiro. Alguns dados foram mapeados e uma descrição inicial do minimundo é apresentada a seguir: Uma empresa tem CNPJ, tipo, razão social e nome-fantasia. Um acidente de trabalho possui identificador de acidente, status do acidente, descrição do acidente e data e hora do acidente. Em uma empresa podem ocorrer diversos acidentes e cada acidente ocorre em somente uma empresa. Um acidentado possui identificador de acidentado, nome do acidentado, sexo do acidentado e data de nascimento. Cada acidente pode envolver um ou mais acidentados e um acidentado pode se envolver em mais de um acidente. Um acidente pode também resultar em um ou mais óbitos e cada óbito pode ser resultado de um acidente. Um óbito possui número do óbito, data do óbito e parecer do legista. Seguindo a orientação descrita no texto, assinale o conjunto de cardinalidades correto existente entre os conjuntos de entidades Acidente e Óbito: (0,N) e (0,N). (0,N) e (1,N). (1,1) e (0,N). (0,1) e (1,N). (0,N) e (1,1).

Marque (F) falso ou (V) verdadeiro nas afirmativas abaixo, em relação ao modelo conceitual de dados e assinale a alternativa correta, que corresponde à correlação dos parênteses de cima para baixo com os valores da esquerda para a direita. ( ) Os mecanismos de abstração utilizados para construção dos objetos do modelo de entidade e relacionamento são, de baixo para cima (bottom up): classificação, degradação e generalização. ( ) No modelo de entidade e relacionamento, cardinalidade diz respeito ao número de vezes que o elemento de uma entidade participa no relacionamento com outra entidade. ( ) Construir o modelo de dados no nível conceitual global de uma empresa é atribuição do Administrador de Banco de Dados. V - V - V. V - F – V. F - F - F. F - V - V. F - V - F.

Analise o texto abaixo: O Governo Federal resolveu criar um Sistema Nacional de Mapeamento de Acidentes de Trabalho com o objetivo de integrar dados e realizar projeções para seguro saúde, correlação dos acidentes com o atendimento do SUS, entre outras finalidades. Um projeto piloto está sendo realizado em um bairro da cidade do Rio de Janeiro. Alguns dados foram mapeados e uma descrição inicial do minimundo é apresentada a seguir: Uma empresa tem CNPJ, tipo, razão social e nome-fantasia. Um acidente de trabalho possui identificador de acidente, status do acidente, descrição do acidente e data e hora do acidente. Em uma empresa podem ocorrer diversos acidentes e cada acidente ocorre em somente uma empresa. Um acidentado possui identificador de acidentado, nome do acidentado, sexo do acidentado e data de nascimento. Cada acidente pode envolver um ou mais acidentados e um acidentado pode se envolver em mais de um acidente. Um acidente pode também resultar em um ou mais óbitos e cada óbito pode ser resultado de um acidente. Um óbito possui número do óbito, data do óbito e parecer do legista. Seguindo a orientação descrita no texto, assinale o conjunto de cardinalidades correto existente entre os conjuntos de entidades Acidente e Acidentado: (0,N) e (0,N). (1,1) e (0,N). (0,N) e (1,N). (0,1) e (1,N). (0,N) e (1,1).

Questão - Analise o texto abaixo: O Governo Federal resolveu criar um Sistema Nacional de Mapeamento de Acidentes de Trabalho com o objetivo de integrar dados e realizar projeções para seguro saúde, correlação dos acidentes com o atendimento do SUS, entre outras finalidades. Um projeto piloto está sendo realizado em um bairro da cidade do Rio de Janeiro. Alguns dados foram mapeados e uma descrição inicial do minimundo é apresentada a seguir: Uma empresa tem CNPJ, tipo, razão social e nome-fantasia. Um acidente de trabalho possui identificador de acidente, status do acidente, descrição do acidente e data e hora do acidente. Em uma empresa podem ocorrer diversos acidentes e cada acidente ocorre em somente uma empresa. Um acidentado possui identificador de acidentado, nome do acidentado, sexo do acidentado e data de nascimento. Cada acidente pode envolver um ou mais acidentados e um acidentado pode se envolver em mais de um acidente. Um acidente pode também resultar em um ou mais óbitos e cada óbito pode ser resultado de um acidente. Um óbito possui número do óbito, data do óbito e parecer do legista. Seguindo a orientação descrita no texto, assinale o conjunto de cardinalidades correto existente entre os conjuntos de entidades Empresa e Acidente: (0,1) e (0,N). (0,N) e (1,1). (0,N) e (0,N). (0,N) e (1,N). (0,1) e (1,N).

A afirmação: "um cliente mora em uma e somente uma cidade e em uma cidade moram pelo menos um ou vários clientes", mostra que as cardinalidades de cliente para cidade e de cidade para clientes são respectivamente: (1,N) e (0,1). (0,N) e (1,1). (1,1) e (0,N). (0,1) e (1,N). (1,N) e (0,N).

Uma chave candidata em um modelo relacional é: Ocorre em uma relação se existir somente uma combinação de atributos possuindo a propriedade de identificação única. O conjunto de atributos, que serão chave primária, que organiza e dá acesso à tabela. Um atributo ou combinação de atributos que possuem a propriedade de identificar de forma única uma linha da tabela. Ocorre um atributo de uma relação chave primária em outra relação. Ocorre em uma relação em que exista mais de uma combinação de atributos possuindo a propriedade de identificação única.

Leia as afirmativas a seguir: I - A integridade referencial só pode ser implementada se houver integridade de entidade. Porque: II - A integridade referencial é implementada a partir de uma chave primária, a qual corresponde a integridade de entidade. Após analisar as relações entre ambas as frases, assinale a opção correta: Se a primeira é false, a segunda é verdadeira. Se as duas são verdadeiras, a segunda não justifica a primeira. Se a primeira é verdadeira, a segunda é falsa. Se as duas são verdadeiras, a segunda justifica a primeira. As duas afirmativas são falsas.

No modelo de banco de dados relacional, os dados são representados por meio de: Ponteiros, que são as chaves primárias e estrangeiras. Vetores de tuplas. Tabelas. Listas encadeadas de tuplas. Matrizes tridimensionais formadas por linhas, colunas e chaves.

Para que um Banco de dados seja implementado evitando alguns tipos de problemas, devem-se utilizar alguns conceitos de restrição. A restrição de ____ garante que nenhum valor de chave primária pode ser nulo. A restrição de ____ especifica se pode ou não ser permitido o valor nulo. A definição de que todos os elementos de um conjunto são distintos é realizada pela restrição de ____. Dessa forma, marque a alternativa que preenche corretamente e respectivamente os espaços. Nulo, Domínio e Chave. Integridade de entidade, Nulo e Domínio. Chave, Domínio e Integridade de entidade. Nulo, Chave e Domínio. Integridade de entidade, Nulo e Chave.

Os conceitos que envolvem os termos restrição de integridade de entidade e restrição de integridade referencial são, respectivamente: os valores dos atributos que formam a chave estrangeira deverá existir na tabela onde a chave estrangeira é chave primária, quando for diferente de NULL / nenhum atributo pertencente à chave primária poderá receber valor NULL. nenhum atributo pertencente à chave primária poderá receber valor NULL / os valores dos atributos que formam a chave estrangeira deverá existir na tabela onde a chave estrangeira é chave primária, quando for diferente de NULL. nenhum atributo pertencente à chave primária poderá receber valor NULL / os valores dos atributos que formam a chave estrangeira deverá existir na tabela onde a chave estrangeira é chave primária, somente quando for igual a NULL. os atributos pertencentes à chave primária deverão conter sempre valores diferentes de NULL / os valores dos atributos que formam a chave estrangeira deverá existir na tabela onde a chave estrangeira é chave primária, somente quando for igual a NULL. os valores dos atributos que formam a chave estrangeira deverá existir na tabela onde a chave estrangeira é chave primária, somente quando for igual a NULL / nenhum atributo pertencente à chave primária poderá receber valor NULL.

Qual a opção que NÃO corresponde conceito do modelo entidade-relacionamento?. Na generalização, as entidades genéricas possuem atributos comuns das entidades especializadas. A especialização é um conceito inverso da generalização e indica que os subtipos especializam o supertipo. O modelo entidade-relacionamento é usado no nível conceitual de um projeto de banco de dados. No modelo entidade-relacionamento, as chaves estrangeiras nos relacionamentos representam as integridades diferenciais das entidades. Relacionamentos ternários existem quando os relacionamentos binários não são suficientes para descrever com precisão a semântica de uma associação entre três entidades.

As regras de integridade fornecem a garantia de que mudanças feitas por usuários autorizados não resultem em perda da consistência de dados, sendo assim, as regras de integridade protegem o banco de dados de certos danos. Algumas dessas regras garantem: I - a integridade referencial, a qual só pode ser implementada se houver integridade de entidade. II - a integridade de entidade, a qual só pode ser implementada se houver integridade referencial. III - a integridade de semântica, a qual não ocasiona erros de execução SQL. Dentre esses aspectos está(ão) correto(s) o(s) item(ns): I, II e III. I, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. I e II, apenas.

A terminologia usual de Sistemas de Banco de Dados é: ARQUIVO, REGISTRO e CAMPO. Qual alternativa abaixo que possui o mesmo significado, respectivamente. TABELA, COLUNA, LINHA. COLUNA, LINHA, TABELA. TABELA, LINHA, COLUNA. COLUNA, TABELA, LINHA. LINHA, TABELA, COLUNA.

Qual é a entidade que não se identifica por si mesma e sua existência depende da existência de duas ou mais outras entidades. Compõem seu identificador, os identificadores das entidades que se associaram para lhe dar origem?. Entidade Associativa. Entidade Primária. Entidade Fraca. Nenhuma das alternativas estão corretas. Entidade Dependente.

O Sistema de Banco de Dados Relacional é conceituado em relações de tabelas, que são baseadas no modelo relacional dos dados. Logo, se baseia na lógica e na matemática (Teoria de Conjuntos). Assim, qual alternativa que NÃO condiz ao contexto supracitado?. A chave primária de uma tabela vira chave estrangeira em outra tabela relacionada. Não existe integridade entre as tabelas. O termo Relação é essencialmente um termo matemático para designar uma tabela relacionada à outra. Existe integridade entre as tabelas. Existe registro incomum entre as tabelas.

Uma chave estrangeira em um modelo relacional é: Um atributo ou combinação de atributos que possuem a propriedade de identificar de forma única uma linha da tabela. Ocorre em uma relação de existir mais de uma combinação de atributos possuindo a propriedade de identificação única. Ocorre se um atributo de uma relação for atributo em outra relação. Ocorre se um atributo de uma relação for chave primária em outra relação. O Conjunto de atributos que serão chave primária que organiza e dá acesso a tabela.

Questão - A terminologia do Modelo Relacional, uma linha é chamada ____________, o cabeçalho de uma coluna é chamado ____________ e a tabela é chamado _________________. Os tipos de dados que descrevem os tipos de valores que podem aparecer em cada coluna são chamados de ___________. ATRIBUTO - TUPLA - RELAÇÃO - DOMÍNIO. ATRIBUTO - RELAÇÃO - DOMÍNIO - TUPLA. TUPLA - RELAÇÃO - DOMÍNIO - ATRIBUTO. Nenhuma das alternativas estão corretas. TUPLA - ATRIBUTO - RELAÇÃO - DOMÍNIO.

Sobre os conceitos de domínio, atributo e relação, é correto afirmar que: uma relação mapeia um domínio através de seus atributos. um atributo representa o uso de um domínio em uma relação;. domínio e atributo representam um único conceito semântico em uma dada relação;. um atributo é considerado chave se pertencer ao domínio que define uma relação;. um domínio é definido por um conjunto de atributos pertencentes a uma relação;.

Ano: 2015 - Banca: BIO-RIO - Órgão: IF-RJ - Prova: Analista de Tecnologia da Informação Um conceito básico de banco de dados garante que os relacionamentos entre registros de tabelas relacionadas sejam válidos e que não exclui ou altera, acidentalmente, dados relacionados. Por exemplo, em um relacionamento do tipo 1:n entre a tabela Clientes e a tabela Pedidos, um cliente pode fazer vários pedidos. Por meio deste conceito, o banco de dados não permite que seja cadastrado um pedido para um cliente que ainda não foi cadastrado. Em outras palavras, ao cadastrar um pedido, o banco de dados verifica se o código do cliente que foi digitado já existe na tabela Clientes. Se não existir, o cadastro do pedido não será aceito. Esse conceito é denominado: Dependência Referencial. Dependência Funcional. Integridade Funcional. Integridade Referencial. Integridade Relacional.

Qual alternativa ilustra melhor e de forma mais completa os principais objetivos da modelagem relacional?. Criar um modelo que será implementado posteriormente em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados. Garantir que haverá redundância alguma no Banco de Dados. Preparar um desenho ótimo do Banco de Dados, separando a informação em tabelas e formatando todas as chaves-primárias e estrangeiras. Projetar um Banco de Dados otimizado, com o mínimo de redundância possível, garantindo a integridade dos dados e organizando a informação de modo que possa ser recuperada corretamente, principalmente por sistemas transacionais. Garantir que não haverá redundância alguma no Banco de Dados.

Escolha a opção que lista restrições de integridade que podem ser implementadas na definição de uma tabela?. Primary key, Foreign Key, Set to Null, Delete Cascade, Check. Primary key, Foreign Key, Not Null, Unique, Check. Primary key, Foreign Key, Not Null, Delete Cascade, Check. Primary key, Foreign Key,Set to Null, Unique, Check. Primary key, Foreign Key, Set to Null, Unique, Delete Cascade.

Pode-se afirmar sobre a Terceira Forma Normal (3FN): Está na Terceira Forma Normal se, e somente se, para cada dependência funcional não trivial X=>A, onde X e A são atributos simples ou compostos, uma das condições precisam ser mantidas: ou o atributo A é uma superchave, ou o atributo X é membro de uma chave candidata. Está na Terceira Forma Normal se, e somente se, para cada dependência funcional não trivial X=>A, onde X e A são atributos simples ou compostos, uma das condições precisam ser mantidas: ou o atributo X é uma superchave, ou o atributo A é membro de uma chave candidata. Está na Terceira Forma Normal se, e somente se, para cada dependência funcional não trivial X=>A, onde X e A são atributos simples ou compostos, uma das condições precisam não ser mantidas: ou o atributo X é uma superchave, ou o atributo A é membro de uma chave candidata. Está na Terceira Forma Normal se, e somente se, para cada dependência funcional não trivial X=>A, onde X e A são atributos simples ou compostos, uma das condições precisam ser mantidas: ou a tabela X é uma superchave, ou o atributo A é membro de uma chave candidata. Está na Terceira Forma Normal se, e somente se, para cada dependência funcional não trivial X=>A, onde X e A são registros simples ou compostos, uma das condições precisam ser mantidas: ou o registro X é uma superchave, ou o atributo A é membro de uma chave candidata.

Dado o arquivo de Notas Fiscais(Num. NF, Série, Data emissão, Cod. do Cliente, Nome do cliente, Endereço do cliente, CGC do cliente, Relação das mercadorias vendidas (onde para cada mercadoria temos: Código da Mercadoria, Descrição da Mercadoria, Quantidade vendida, Preço de venda e Total da venda desta mercadoria) e Total Geral da Nota). Após aplicarmos a 3FN (Terceira Forma Normal) teremos as seguintes tabelas: Notas Fiscais, Vendas e Clientes. Notas Fiscais, Mercadorias e Vendas. Notas Fiscais e Vendas. Notas Fiscais, Mercadorias e Clientes. Notas Fiscais, Vendas, Mercadorias e Clientes.

Nos Fundamentos das formas normais ou Normalização, qual resposta que não se enquadra no conceito de Formas Normais (FN) abaixo: Aborda as formas normais mais altas e os relacionamentos ternários no modelo ER (Entidade-Relacionamento). Equivalência entre o modelo de dados conceitual e as formas normais. Técnicas de elevar o grau de normalização aplicada a cada tabela. Etapa de projeto de banco de dados que normaliza as tabelas. Para normalizar, o princípio básico e a desnormalização das tabelas.

As utilizações das regras de normalização auxiliam no projeto de banco de dados relacional evitando a redundância e eliminando anomalias nas operações de inserção, exclusão e alteração. Sendo assim, foram propostas diversas Formas Normais (FN). A forma normal que elimina os atributos multivalorados e compostos, permitindo apenas atributos atômicos é a: 3FN. FNBC. 1FN. 4FN. 2FN.

Com relação à normalização, marque a opção correta: O espaço de armazenamento dos dados diminui. Permite identificar a existência de problemas potenciais (anomalias de atualização) no projeto de um BD relacional. Consiste em, gradativamente, retirar das relações do esquema as dependências funcionais indesejáveis. É o processo formal passo a passo que examina os atributos de uma entidade, com o objetivo de evitar anomalias observadas na inclusão, exclusão e alteração de registros. Converte progressivamente uma tabela, em tabelas de grau e cardinalidade menores.

Entre um dos objetivos da utilização da normalização em banco de dados relacional é poder organizar os dados de modo que eles possam ser representados em forma de tabelas, onde cada atributo é atômico. De posse disso, analise o modelo relacional abaixo: Cliente(Código, Nome, Estado, Telefones) Assinale corretamente qual dos modelos relacionais abaixo identifica melhor a normalização referente à teoria da primeira forma normal (1FN). Cliente(Código, Nome) ClienteEstado(Código, Nome, Estado) ClienteTelefone(Código, Nome, Telefones). Cliente(Código, Nome, Estado) Cliente(Nome,Telefone). Cliente(Código, Nome) ClienteFone(Código, Nome, Telefone). Cliente(Código, Estado) Cliente(Nome,Telefone). Cliente(Código, Nome, Estado) ClienteFone(Código, Telefone).

Uma relação está na Segunda Forma Normal: Se todos os atributos que a compõem são estruturas. Se ela está na 1NF e todo atributo não-chave primária é plenamente dependente de toda a chave primária e não de apenas parte dela. Se todos os atributos que a compõem são atômicos. Se ela está na 2NF e nenhum atributo não-chave é transitivamente dependente da chave primária. Se e somente se todos os determinantes forem chaves candidatas.

Pode-se afirmar sobre a Primeira Forma Normal (1FN): Estará na Primeira Forma Normal se, e somente se, cada coluna só puder ter um valor para cada linha, campo e tabela. Estará na Primeira Forma Normal se, e somente se, cada coluna só puder ter um valor para cada campo. Estará na Primeira Forma Normal se, e somente se, cada coluna só puder ter um valor para cada tabela. Estará na Primeira Forma Normal se, e somente se, cada coluna só puder ter um ou mais valor para cada linha na tabela. Estará na Primeira Forma Normal se, e somente se, cada coluna só puder ter um valor para cada linha na tabela.

Analise o Modelo Conceitual de Dados a seguir: Aplicando a 3a forma normal ao modelo apresentado, teremos as seguintes relações: R1 = {#MATRÍCULA, NOME, #ISBN R2 = {#ISBN, TÍTULO, #MATRÍCULA}. R1 = {#MATRÍCULA, # ISBN} R2 = {NOME, TÍTULO}. R1 = {#MATRÍCULA, NOME} R2 = {#ISBN, TÍTULO} R3 = {#MATRÍCULA, #ISBN, DATA-INÍCIO, DATA-VENCIMENTO, DATA-DEVOLUÇÃO}. R1 = {#MATRÍCULA, NOME, DATA-INÍCIO, DATA-VENCIMENTO, DATA-DEVOLUÇÃO R2 = {#ISBN, TÍTULO}. R1 = {#MATRÍCULA, NOME, DATA-INÍCIO, DATA-VENCIMENTO, DATA-DEVOLUÇÃO } R2 = {#ISBN, TÍTULO, DATA-INÍCIO, DATA-VENCIMENTO, DATA-DEVOLUÇÃO}.

Diz-se que um modelo está na _______________ se está integrado por tabelas e suas linhas são unívocas, sem que haja repetição de itens, com atributos atômicos não nulos. primeira forma normal. segunda forma normal. quarta forma normal. quinta forma normal. terceira forma normal.

Ano: 2014 - Banca: FGV - Órgão: TJ-GO - Prova: Analista Judiciário - Análise de Sistemas (Adaptado) Considere um banco de dados que deve armazenar cinco atributos numéricos: V, W, X, Y e Z. Sabe-se que as seguintes dependências funcionais aplicam-se: V → W V → X V → Y Y → Z O esquema correto para implementar um banco de dados com esses atributos, que cumpra os objetivos estabelecidos para projetos de bancos de dados de preservação das dependências, normalização e decomposição sem perda, é: create table R1 (V int not null primary key, Y int); create table R2 (Y int not null primary key, Z int); create table R3 (W int not null primary key, X int);. create table R1 (V int not null primary key, W int, X int, Y int); create table R2 (Y int not null primary key, Z int);. create table R1 (V int not null primary key, W int, X int, Y int unique, Z int);. create table R1 (V int not null primary key, W int, X int, Y int); create table R2 (W int not null primary key, Z int);. create table R1 (V int not null primary key, W int, X int); create table R2 (Y int not null primary key, Z int);.

Ano: 2011 - Banca: FCC - Órgão: TRE-RN - Prova: Técnico Judiciário - Programação de Sistemas No contexto de banco de dados relacionais, Dependência Funcional é caracterizada quando. para cada valor do atributo A existe exatamente um único valor do atributo B. quando duas tabelas têm entre si relação N para N. no relacionamento N para N há uma chave estrangeira. a chave primária da tabela do lado 1 vai para a tabela do lado N. para cada valor do atributo A existem n valores do atributo B.

Uma relação está na Primeira Forma Normal: Se ela está na 2NF e nenhum atributo não-chave é transitivamente dependente da chave primária. Se todos os atributos que a compõem são estruturas. Se todos os atributos que a compõem são atômicos. Se e somente se todos os determinantes forem chaves candidatas. Se ela está na 1NF e todo atributo não-chave primária é plenamente dependente de toda a chave primária e não de apenas parte dela.

Uma relação R além de estar na primeira forma normal (1FN), cada atributo não chave é dependente da chave primária inteira, ou seja, cada atributo não chave não depende parcialmente da chave. Desta forma, R está, necessariamente, em que forma normal?. 2FN. 5FN. 4FN. 3FN. FNBC.

Um dos objetivos da normalização é eliminar as anomalias nas operações de inclusão, remoção e alteração. Uma das características da normalização é que se um modelo está na quarta forma normal (4FN), ela está na terceira, na segunda e na primeira. Assim como, se ela estiver na segunda forma normal (2FN) obrigatoriamente ela está na primeira forma normal. A figura abaixo representa um determinado modelo, dessa forma, assinale corretamente em qual forma normal se encontra o modelo?. 1FN. 2FN. 3FN. 5FN. 4FN.

Pode-se afirmar sobre a Primeira Forma Normal (1FN): Estará na Primeira Forma Normal se, e somente se, cada coluna só puder ter um valor para cada linha na tabela. Estará na Primeira Forma Normal se, e somente se, cada coluna só puder ter um ou mais valor para cada linha na tabela. Estará na Primeira Forma Normal se, e somente se, cada coluna só puder ter um valor para cada linha, campo e tabela. Estará na Primeira Forma Normal se, e somente se, cada coluna só puder ter um valor para cada tabela. Estará na Primeira Forma Normal se, e somente se, cada coluna só puder ter um valor para cada campo.

Qual operação da álgebra relacional tem por finalidade retornar uma relação contendo todas as tuplas que possuem os atributos especificados, ou seja, produz um subconjunto "vertical" de uma determinada relação: Restrição. Projeção. Interseção. União. Diferença.

As expressões relacionais podem ser escritas com a utilização da álgebra relacional utilizando vários operadores. Um desses operadores seleciona tuplas (linhas) que satisfazem uma condição lógica nos valores do atributo, outro operador copia a relação informada como argumento, deixando alguns atributos (colunas) de lado. Esses operadores são respectivamente: Junção natural e Restrição. Restrição e Projeção. Divisão e Projeção. União e Restrição. Produto cartesiano e Junção natural.

A operação da álgebra relacional que recupera LINHAS (TUPLAS) em um tabela chama-se: DIFERENÇA. UNIÃO. JUNÇÃO. PROJEÇÃO. SELEÇÃO.

O acesso a banco de dados acontece a partir da realização de operações efetuadas com os dados. A operação que produz uma combinação entre as linhas de uma tabela com as linhas correspondentes de outra tabela, sendo, em princípio, correspondente a uma seleção pelos atributos de relacionamento sobre um produto cartesiano dessas tabelas, na álgebra relacional, trata-se de ..... junção, cuja notação, por exemplo, é A |x| B. projeção, cuja notação, por exemplo, é A Ϭ B. junção, cuja notação, por exemplo, é A n B. intersecção, cuja notação, por exemplo, é A |x| B. projeção, cuja notação, por exemplo, é A π B.

A aplicação de uma operação de produto cartesiano seguida de uma operação de seleção resulta em uma operação de: UNIÃO. JUNÇÃO. PROJEÇÃO. INTERSEÇÃO. DIVISÃO.

A linguagem de consulta formal e procedimental, ou seja, aquela em que o usuário fornece instruções para o sistema para que este realize uma sequência de operações na base de dados para calcular o resultado desejado, se chama: Modelo Entidade-Relacionamento. Álgebra relacional. Normalização. Linguagem de programação. Cardinalidade.

A _________________ de duas relações é formada pela adição das tuplas de uma relação às tuplas de uma segunda relação, para produzir uma terceira. SELEÇÃO. DIFERENÇA. JUNÇÃO. PROJEÇÃO. UNIÃO.

A Álgebra Relacional é um conjunto de operações sobre modelos relacionais de dados. Baseada na entidade Cliente(id_cliente, nome, endereço, bairro, estado, email), assinale a alternativa que retorne todos clientes que moram em São Paulo. π estado='SP' (Cliente). σ estado='SP' (Cliente). π cliente (estado='SP'). σ cliente (estado ='SP'). σ cliente='SP'.

A operação _______________ é a combinação das operações produto, seleção e (possivelmente) projeção. PROJEÇÃO. JUNÇÃO. PRODUTO. DIFERENÇA. SELEÇÃO.

A operação relacional geralmente representada pela letra grega (pi) é? Fonte: (FCC/08). unária, do tipo primitiva e significa projeção com a função de filtro de colunas. unária, do tipo adicional e significa seleção com a função de filtro de colunas. unária, do tipo primitiva e significa seleção com a função de filtro de linhas. binária, do tipo primitiva e significa seleção com a função de filtro de colunas. binária, do tipo adicional e significa projeção com a função de filtro de linhas.

A expressão CLIENTE |X| CLIENTE.COD_CLI=EMPRESTIMO.COD_CLI EMPRESTIMO pode ser substituída pela expressão: CLIENTE ∩ EMPRESTIMO;. CLIENTE U EMPRESTIMO;. σ CLIENTE.COD_CLI= EMPRESTIMO.COD (CLIENTE X EMPRESTIMO);. CLIENTE |X| EMPRESTIMO;. π NOME (CLIENTE |X| EMPRESTIMO);.

A linguagem de consulta formal e procedimental, ou seja, aquela em que o usuário fornece instruções para o sistema para que este realize uma sequência de operações na base de dados para calcular o resultado desejado, se chama: Linguagem de programação. Modelo Entidade-Relacionamento. Álgebra relacional. Cardinalidade. Normalização.

A _________________ de duas relações é formada pela adição das tuplas de uma relação às tuplas de uma segunda relação, para produzir uma terceira. SELEÇÃO. PROJEÇÃO. DIFERENÇA. UNIÃO. JUNÇÃO.

Assinale a opção que NÃO está de acordo com a linguagem SQL: A linguagem SQL, por ser uma linguagem de programação procedimental, possui comandos DML e DDL. A linguagem SQL possui comandos de controle de uma transação de banco de dados. As restrições de integridade de uma tabela podem ser definidas pela linguagem SQL. As visões de banco de dados podem ser criadas pela utilização da linguagem SQL. Os usuários de um banco de dados podem ter seus perfis implementados por comandos da linguagem SQL.

A cláusula select resulta em uma consulta, evidentemente uma relação de consulta simples usando um banco de dados e tabela(s). Assim, pode-se afirmar segundo a seleção abaixo: select nome_depto from depto. Selecionará os dois primeiros registros da tabela departamento. Selecionará todos os campos e registros da tabela departamento. Selecionará o último registro da tabela departamento. Selecionará um único campo e registros da tabela departamento. Selecionará o primeiro registro da tabela departamento.

Dada as tabelas: Cidade(Id_cidade, nome, área, população) Cliente(Id_cliente, id_cidade, nome_cliente, endereço, bairro, email, telefone), assinale a instrução em SQL que lista todos os clientes que moram na cidade de Petrópolis. select nome_cliente from cidade, cliente where nome = 'Petrópolis'. select nome_cliente from cidade where cidade = 'Petrópolis'. select nome_cliente from cliente where cidade = 'Petrópolis' and cliente.id_cidade = cidade.id_cidade. select nome_cliente from cidade where cidade = 'Petrópolis' and cliente.id_cidade = cidade.id_cidade. select nome_cliente from cliente c, cidade ci where nome = 'Petrópolis' and c.id_cidade = ci.id_cidade.

Assinale a alternativa que Selecione todos os pedidos para o cliente cujo código seja = 150 e cujo valor total seja maior que 500. Select * FROM pedido Where cliente_id= 150 AND pedido_valor_total > 500;. Select * FROM pedido Where cliente_id= 150;. Select * FROM pedido Where cliente_id= 150 AND pedido_valor_total = 500;. Select * FROM pedido Where pedido_valor_total > 500;. Select * FROM pedido Where cliente_id= 150 OR pedido_valor_total < 500;.

Ano: 2009 - Banca: FCC - Órgão: TCE-GO - Prova: Analista de Controle Externo - Tecnologia da Informação Considere: I. Create View; Alter Table; Drop Table. II. Select View; Create Table; Update Table. III. Drop View; Alter View; Delete Table. São válidas na DDL as cláusulas que constam em. II e III, apenas. I, apenas. II, apenas. III, apenas. I, II e III.

Considere o banco de dados relacional de uma clínica médica, no qual as chaves primárias (incrementada automaticamente) e estrangeiras estão sublinhadas. *Obs. A numeração automática iniciará com 1. PACIENTE (id_pac, nome_pac, sexo, fone_pac) ESPECIALIDADE (id_espec, nome_espec) MEDICO (id_med, nome_med, fone_med, id_espec) CONSULTA (id_cons, dt_cons, vl_cons, id_pac, id_med) Dê o comando correspondente de Selecionar todos os campos e dados da tabela PACIENTE. Select nome_pac, sexo, fone_pac From PACIENTE. Select id_pac, nome_pac From PACIENTE. Select * From PACIENTE. Select id_pac, nome_pac, sexo From PACIENTE. Select id_pac, nome_pac, fone_pac From PACIENTE.

Abaixo segue parte do esquema do banco de dados Shark, sabendo-se que os atributos em negrito e sublinhados são chaves primárias e os atributos em itálico são chaves estrangeiras: ESPECIE (IDESPECIE, NOME_CIENTIFICO, DENTICAO, STATUS_EXTINCAO, HABITAT, TIPOREPRODUCAO) TUBARAO (IDTUBARAO, IDESPECIE, COMPRIMENTO, SEXO) Deseja-se criar uma tabela chamada Marcacao. Supondo que no instante da captura de alguns tubarões deseja-se marca-los com três possíveis tipos de marcação T, R ou G, representando marcações tradicional, a rádio ou GPS, respectivamente. Analise os comandos abaixo relacionados a criação da tabela Marcacao: I - CREATE TABLE MARCACAO (IDMARC INT PRIMARY KEY, IDTUBARAO NUMBER(4) REFERENCES TUBARAO NOT NULL, TIPOMARC CHAR NOT NULL ); II - CREATE TABLE MARCACAO (IDMarc INT, IDTubarao NUMBER(4) NOT NULL, TipoMarc CHAR NOT NULL, PRIMARY KEY (IDMarc), FOREIGN KEY (IDTubarao) REFERENCES Tubarao ); III - CREATE TABLE MARCACAO (IDMarc INT PRIMARY KEY, IDTubarao NUMBER(4) NOT NULL, TipoMarc CHAR NOT NULL, FOREIGN KEY (IDTubarao) REFERENCES Tubarao ); IV - CREATE TABLE MARCACAO (IDMarc INT PRIMARY KEY(IDMarc), IDTubarao NUMBER(4) NOT NULL, TipoMarc CHAR NOT NULL, FOREIGN KEY(IDTubarao) REFERENCES Tubarao ); Assinale a alternativa que indica quais dos comandos acima funcionariam ao serem executados: II, III e IV. I, III e IV. I, II e IV. I, II, III e IV. I, II e III.

Dada as tabelas: Pedido(Nr_pedido, Id_cliente, valor_total, data) Cliente(Id_cliente, nome, endereço, bairro, email, telefone), assinale a instrução em SQL que lista todos os números dos pedidos cujo o valor é superior a R$ 300,00. select nr_pedido from pedido where nr_pedido > 300.00. select nr_pedido, valor_total from pedido where valor_total > 300.00. select nr_pedido from pedido where valor_total > R$ 300,00. select * from pedido where valor_total > 300.00. select nr_pedido from pedido where valor_total > 300.00.

Em um projeto lógico de um sistema foi identificado que um projeto é de um certo tipo. Assim, as relações abaixo foram definidas: TIPO_PROJETO (ID_TIPO, NOME) PROJETO (ID_PROJETO, NOME, DESCRICAO, ID_TIPO, VALOR) Conforme a linguagem SQL e as relações dadas, escolha a opção que mostre o nome do projeto e nome do seu tipo, dos projetos que não possuam valor, bem como dos tipos que possuam mais do que cinco projetos. SELECT P.NOME, TP.NOME FROM TIPO_PROJETO TP, PROJETO P WHERE TP.ID_TIPO = P.ID_TIPO AND VALOR IS NULL AND TP.ID_TIPO IN (SELECT ID_TIPO FROM PROJETO GROUP BY ID_TIPO HAVING COUNT(*) > 5);. SELECT P.NOME, TP.NOME FROM TIPO_PROJETO TP, PROJETO P WHERE TP.ID_TIPO = P.ID_TIPO AND P.VALOR =0 AND TP.ID_TIPO IN (SELECT ID_TIPO FROM PROJETO GROUP BY ID_TIPO HAVING COUNT(*) > 5);. SELECT P.NOME, TP.NOME FROM TIPO_PROJETO TP, PROJETO P WHERE TP.ID_TIPO = P.ID_TIPO AND VALOR IS NULL AND TP.ID_TIPO IN (SELECT ID_TIPO FROM TIPO_PROJETO GROUP BY ID_TIPO HAVING COUNT(*) > 5);. SELECT P.NOME, TP.NOME FROM TIPO_PROJETO TP, PROJETO P WHERE TP.ID_TIPO = P.ID_TIPO AND P.VALOR =0 AND TP.ID_TIPO = (SELECT ID_TIPO FROM PROJETO GROUP BY ID_TIPO HAVING COUNT(*) > 5);. SELECT P.NOME, TP.NOME FROM TIPO_PROJETO TP, PROJETO P WHERE TP.ID_TIPO = P.ID_TIPO AND P.VALOR =0 GROUP BY ID_TIPO HAVING COUNT(*) > 5;.

Considere o esquema de uma empresa conforme segue: Func (cod_func, nome, dta_nasc, salario, nro_depto, cod_superv) ; Depto (nro_depto, nome) ; Projeto (cod_proj, nome, duracao, nro_depto) ; Participa (cod_proj, cod_func, horas_trab). Marque a alternativa que contém o comando em SQL para recuperar o nome e o salário dos funcionários do departamento 5, com salário na faixa entre 1000 e 2000. SELECT NOME, SALARIO FROM FUNC WHERE SALARIO BETWEEN 1000 AND 2000;. SELECT NOME, SALARIO FROM FUNC WHERE SALARIO = 1000 AND NRO_DEPTO BETWEEN 1 AND 5;. SELECT NOME, SALARIO FROM FUNC WHERE NRO_DEPTO = 5 OR SALARIO BETWEEN 1000 AND 2000;. SELECT NOME, SALARIO FROM FUNC WHERE NRO_DEPTO = 5;. SELECT NOME, SALARIO FROM FUNC WHERE NRO_DEPTO = 5 AND SALARIO BETWEEN 1000 AND 2000;.

Sobre os tipos de funções de um SGBD, marque a opção correta: MAX realiza da função de retornar o maior valor dentre um grupo de valores. MIN realiza da função de calcular a média aritmética. AVG realiza da função de somar um grupo de valores. SUM realiza da função de contar o número de linhas. COUNT realiza da função de retornar o menor valor dentre um grupo de valores.

Assinale a opção que apresenta somente funções de grupo. LIKE, INTERSECT e DISTINCT. COUNT, ORDER BY e USING. GROUP BY, COMMIT e ROLLBACK. UNION, COUNT e MIN. MIN, AVG e SUM.

De acordo com a estrutura das tabelas abaixo, escolha a opção que mostre o nome do empregado, o nome do seu departamento, daquele que trabalha em departamento que possua mais do que cinco empregados e cujo salário seja superior a média salarial do seu departamento, através da linguagem SQL. O banco de dados é composto por 2 tabelas: a tabela EMP que contém dados dos empregados, cuja chave primária é MATRICULA e a tabela DEPT que contém dados dos departamentos, cuja a chave primária é DEPTNO. A coluna GERENTE é chave estrangeira na tabela EMP, referente à própria tabela EMP. A coluna DEPTNO na tabela EMP é chave estrangeira, referente à tabela DEPT. ESTRUTURA DAS TABELAS DO BANCO DE DADOS TABELA EMP Name Null Type ---------------------------------------------- MATRICULA NOT NULL NUMBER(4) NOME_EMP CHAR(10) CARGO CHAR (9) GERENTE NUMBER(4) SALARIO NUMBER(7,2) COMISSAO NUMBER(7,2) DEPTNO NUMBER(2) TABELA DEPT Name Null Type ---------------------------------------------- DEPTNO NOT NULL NUMBER(2) NOME_DEPT CHAR(14) LOCALIZACAO CHAR(13). SELECT E.NOME_EMP, D.NOME_DEP FROM EMP E, DEPT D WHERE E.DEPTNO=D.DEPTNO AND D.DEPTNO IN (SELECT DEPTNO FROM EMP GROUP BY DEPTNO HAVING COUNT(*)> 5) AND E.SALARIO>(SELECT AVG(SALARIO) FROM EMP WHERE DEPTNO=E.DEPTNO);. SELECT E.NOME_EMP, D.NOME_DEP FROM EMP E, DEPT D WHERE E.DEPTNO=D.DEPTNO AND D.DEPTNO IN (SELECT DEPTNO FROM EMP GROUP BY DEPTNO HAVING COUNT(*)> 5) AND E.SALARIO>AVG(SALARIO);. SELECT E.NOME_EMP, D.NOME_DEP FROM EMP E, DEPT D WHERE E.DEPTNO=D.DEPTNO GROUP BY DEPTNO HAVING COUNT(*)> 5 AND E.SALARIO>(SELECT AVG(SALARIO) FROM EMP WHERE DEPTNO=E.DEPTNO);. SELECT E.NOME_EMP, D.NOME_DEP FROM EMP E, DEPT D WHERE E.DEPTNO=D.DEPTNO AND COUNT(D.DEPTNO) > 5 AND E.SALARIO> (SELECT AVG(SALARIO) FROM EMP WHERE DEPTNO=E.DEPTNO);. SELECT E.NOME_EMP, D.NOME_DEP FROM EMP E, DEPT D WHERE E.DEPTNO=D.DEPTNO AND D.DEPTNO IN (SELECT DEPTNO FROM EMP GROUP BY DEPTNO HAVING COUNT(*)> 5) AND E.SALARIO>(SELECT AVG(SALARIO) FROM EMP);.

Abaixo segue parte do esquema do banco de dados Shark, sabendo-se que os atributos em negrito e sublinhados são chaves primárias e os atributos em itálico são chaves estrangeiras: AREA (CODAREA, NOMEAREA) LOCAL (CODLOCAL, CODAREA, NOMELOCAL) TUBARAO (IDTUBARAO, IDESPECIE, COMPRIMENTO, SEXO) CAPTURA (NUMCAPTURA, IDEMB, IDTUBARAO, CODLOCAL, LATITUDE, LONGITUDE, DATA, TEMPAGUA) Assinale a alternativa abaixo que representa uma consulta que exiba todos os dados de áreas e locais ordenados decrescentemente pelo nome do local. SELECT * FROM AREA A, LOCAL L WHERE A.CODAREA = L.CODAREA ORDER NOMELOCAL DESC;. SELECT * FROM AREA A, LOCAL L WHERE A.CODAREA = L.CODAREA ORDER BY NOMELOCAL DESC;. SELECT * FROM AREA A INNER JOIN LOCAL L WHERE A.CODAREA = L.CODAREA ORDER BY NOMELOCAL DESC;. SELECT * FROM AREA A INNER JOIN LOCAL L ON A.CODAREA = L.CODAREA ORDER NOMELOCAL DESC;. SELECT * FROM AREA A, LOCAL L WHERE A.CODAREA = L.CODAREA ORDER NOMELOCAL ASC;.

Considere o banco de dados relacional de uma clínica médica, no qual as chaves primárias (incrementada automaticamente) e estrangeiras estão sublinhadas. *Obs. A numeração automática iniciará com 1. PACIENTE (id_pac, nome_pac, sexo, fone_pac) ESPECIALIDADE (id_espec, nome_espec) MEDICO (id_med, nome_med, fone_med, id_espec) CONSULTA (id_cons, dt_cons, vl_cons, id_pac, id_med) Dê o comando correspondente de Selecionar o menor valor de consulta. Select MIN(vl_cons) From CONSULTA. Select MAX(vl_cons) From CONSULTA. Select * From CONSULTA. Select vl_cons From CONSULTA. Select SUM(vl_cons) From CONSULTA.

Sabendo-se que existem dados de TCC cadastrados com datas de defesa que variam de 20/11/2012 até o dia de hoje, assinale qual das alternativas abaixo retornaria o mesmo resultado que o comando "SELECT * FROM TCC WHERE DTDEFESA IN ('21/11/2013', '22/11/2014');": SELECT * FROM TCC WHERE DTDEFESA > '21/11/2013' AND < '22/11/2014';. SELECT * FROM TCC WHERE DTDEFESA BETWEEN '21/11/2013' AND '22/11/2014';. SELECT * FROM TCC WHERE DTDEFESA = '21/11/2013' AND '22/11/2014';. SELECT * FROM TCC WHERE DTDEFESA => '21/11/2013' AND <= '22/11/2014';. SELECT * FROM TCC WHERE DTDEFESA BETWEEN ('21/11/2013'; '22/11/2014');.

Assinale a alternativa que selecione todos os clientes cujo código NÃO esteja entre 50 e 75. SELECT * FROM Cliente Where cliente_id BETWEEN 50 AND 75;. Nenhuma alternativa estão corretas. SELECT * FROM Cliente Where cliente_id NOT BETWEEN 50 OR 75;. SELECT * FROM Cliente Where cliente_id NOT BETWEEN 50 AND 75;. SELECT * FROM Cliente Where cliente_id = 50 AND 75;.

Sobre o elemento ORDER BY é correto afirmar que: Não é quase utilizado, mas pode ser colocado em uma tabela quando ela for criada. É usado em conjunto com a instrução UPDATE. É necessário em todos os comandos SELECT. Sempre é necessário em um JOIN. É usado junto com o SELECT em alguns casos.

Qual o comando SQL deve ser utilizado para definir o resultado da seguinte situação: "Ao final do mês é preciso apresentar o total de vendas de clientes por venda". ORDER BY. GROUP BY. FROM. WHERE. HAVING.

Assinale a alternativa que selecione todos os clientes que terminem com o nome 'Morais'. Select * From Cliente Where nome like '%M%'. Select * From Cliente Where nome like '%M'. Select * From Cliente Where nome like '%Morais'. Select * From Cliente Where nome <> 'Morais'. Select * From Cliente Where nome like '%Mor'.

Considere o banco de dados relacional de uma clínica médica, no qual as chaves primárias (incrementada automaticamente) e estrangeiras estão sublinhadas. *Obs. A numeração automática iniciará com 1. PACIENTE (id_pac, nome_pac, sexo, fone_pac) ESPECIALIDADE (id_espec, nome_espec) MEDICO (id_med, nome_med, fone_med, id_espec) CONSULTA (id_cons, dt_cons, vl_cons, id_pac, id_med) Dê o comando correspondente de Selecionar o maior valor de consulta. Select MIN(vl_cons) From CONSULTA. Select * From CONSULTA. Select MAX(vl_cons) From CONSULTA. Select vl_cons From CONSULTA. Select SUM(vl_cons) From CONSULTA.

Em nosso Banco de Dados temos a tabela denominada Estoq_Regiao conforme a figura abaixo. Queremos listar o conteúdo dessa tabela em ordem de quantidade (Qtde) de forma descendente. Assinale a alternativa que apresenta a instrução SQL correta: ORDER BY Qtde DESC SELECT Regiao, Qtde, Vl_Unit FROM Estoq_Regiao. SELECT Regiao, Qtde, Vl_Unit FROM Estoq_Regiao ORDER DESC BY Qtde. ORDER DESC BY Qtde FROM Estoq_Regiao SELECT Regiao, Qtde, Vl_Unit. SELECT Regiao, Qtde, Vl_Unit FROM Estoq_Regiao ORDER BY Qtde DESC. SELECT Estoq_Regiao INTO Regiao, Qtde, Vl_Unit ORDER DESC BY Qtde.

Assinale a opção que exibirá para cada valor armazenado na coluna chamada C1 da tabela T1 a quantidade de vezes que este valor aparece repetido. Select C1, count(C1) from T1 having count(C1). Select C1 from T1. Select C1, from T1 group by count(*). Select C1, sum(C1) from T1 group by C1. Select C1, count(C1) from T1 group by C1.

Considere a tabela definida pelo comando SQL abaixo. Create table func ( nome varchar(50) not null, salario money not null, cod_depto int null); Considere a consulta SQL abaixo: Select nome, salario from func where salario > 900 and not cod_depto is null order by salario O requisito abaixo que não é atendido por esta consulta é: apresentar o resultado em ordem alfabética. apresentar o resultado em ordem alfabética. só considerar os registros que apresentem o atributo SALARIO maior que 900;. listar a coluna NOME da tabela FUNC;. listar a coluna SALARIO da tabela FUNC;.

Considere o banco de dados relacional de uma clínica médica, no qual as chaves primárias (incrementada automaticamente) e estrangeiras estão sublinhadas. *Obs. A numeração automática iniciará com 1. PACIENTE (id_pac, nome_pac, sexo, fone_pac) ESPECIALIDADE (id_espec, nome_espec) MEDICO (id_med, nome_med, fone_med, id_espec) CONSULTA (id_cons, dt_cons, vl_cons, id_pac, id_med) Dê o comando correspondente de Selecionar nome do paciente, sexo do paciente, valor da consulta para todos os pacientes. Select T1.nome_pac, T1.sexo, T2.vl_cons From PACIENTE T1, CONSULTA T2 Where T1. id_pac = T2. id_pac. Select T1.nome_pac, T1.sexo, T2.vl_cons From PACIENTE T1, CONSULTA T2 Where T1. id_pac <= T2. id_pac. Select T1.nome_pac, T1.sexo, T2.vl_cons From PACIENTE T1, CONSULTA T2 Where T1. id_pac <> T2. id_pac. Select T1.nome_pac, T1.sexo, T2.vl_cons From PACIENTE T1, CONSULTA T2 Where T1. id_pac >= T2. id_pac. Select T1.nome_pac, T1.sexo, T2.vl_cons From PACIENTE T1, CONSULTA T2 Where T1. id_pac > T2. id_pac.

A linguagem mais utilizada em Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados (SGDBs) é a SQL. Esta fornece a possibilidade de realizar o produto cartesiano dos dados, ou seja, gera um conjunto de todos os pares ordenados. A linguagem SQL também fornece uma função que corresponde a operação de produto cartesiano da álgebra relacional, esta função é: JOIN. WHERE. HAVING. FROM. SELECT.

analise a figura. SELECT DISTINCT NOMEP "Nome do Professor" FROM PROFESSOR P , TCC T, ALUNO A WHERE P.MATP = A.MATP AND A.MATA = T.MATA;. SELECT NOMEP FROM PROFESSOR P , TCC T, ALUNO A WHERE P.MATP = A.MATP AND A.MATA = T.MATA;. SELECT DISTINCT NOMEP "Nome do Professor" FROM PROFESSOR P , TCC T, ALUNO A;. SELECT NOMEP "Nome do Professor" FROM PROFESSOR P , TCC T, ALUNO A WHERE P.MATP = A.MATP AND A.MATA = T.MATA;. SELECT DISTINCT NOMEP FROM PROFESSOR P , TCC T, ALUNO A;.

Considere o banco de dados relacional de uma clínica médica, no qual as chaves primárias (incrementada automaticamente) e estrangeiras estão sublinhadas. *Obs. A numeração automática iniciará com 1. PACIENTE (id_pac, nome_pac, sexo, fone_pac) ESPECIALIDADE (id_espec, nome_espec) MEDICO (id_med, nome_med, fone_med, id_espec) CONSULTA (id_cons, dt_cons, vl_cons, id_pac, id_med) Dê o comando correspondente de Selecionar nome do médico, nome da especialidade para todos os médicos. Select T1.nome_med, T2.nome_espec From MEDICO T1, ESPECIALIDADE T2 Where T1. id_espec <=T2. id_espec. Select T1.nome_med, T2.nome_espec From MEDICO T1, ESPECIALIDADE T2 Where T1. id_espec <> T2. id_espec. Select T1.nome_med, T2.nome_espec From MEDICO T1, ESPECIALIDADE T2 Where T1. id_espec >= T2. id_espec. Select T1.nome_med, T2.nome_espec From MEDICO T1, ESPECIALIDADE T2 Where T1. id_espec = T2. id_espec. Select T1.nome_med, T2.nome_espec From MEDICO T1, ESPECIALIDADE T2 Where T1. id_espec < T2. id_espec.

Chamamos de _________________ à consulta cujo o resultado é utilizado por outra consulta, de forma encadeada e contida no mesmo comando SQL. Consulta complexa. Consulta simples. Consulta aninhada. Consulta composta. Consulta extra.

De acordo com a estrutura das tabelas abaixo, escolha a opção que mostre o nome de cada empregado e o seu salário, daqueles que ganham o maior salário do seu departamento, através da linguagem SQL. O exemplo do banco de dados é composto por 2 tabelas: a tabela EMP que contém dados dos empregados, cuja chave primária é EMPNO (matrícula do empregado) e a tabela DEPT que contém dados dos departamentos, cuja a chave primária é DEPTNO. A coluna GERENTE é chave estrangeira na tabela EMP, referente à própria tabela EMP. A coluna DEPTNO na tabela EMP é chave estrangeira, referente à tabela DEPT. ESTRUTURA DAS TABELAS DO BANCO DE DADOS TABELA EMP Name Null Type ------------------------------------------ EMPNO NOT NULL NUMBER(4) NOME_EMP CHAR(10) CARGO CHAR (9) GERENTE NUMBER(4) SALARIO NUMBER(7,2) COMISSAO NUMBER(7,2) DEPTNO NUMBER(2) TABELA DEPT Name Null Type ------------------------------------------ DEPTNO NOT NULL NUMBER(2) NOME_DEPT CHAR(14) LOCALIZACAO CHAR(13). SELECT E.NOME_EMP, E.SALARIO FROM EMP E WHERE E.SALARIO=(SELECT MAX(SALARIO) FROM DEPT WHERE DEPTNO=E.DEPTNO);. SELECT E.NOME_EMP, E.SALARIO FROM EMP E WHERE E.SALARIO=(SELECT MAX(SALARIO) FROM EMP);. SELECT E.NOME_EMP, MAX(E.SALARIO) FROM EMP E GROUP BY E.ENOME HAVING SALARIO=MAX(SALARIO);. SELECT E.NOME_EMP, MAX(E.SALARIO) FROM EMP E GROUP BY E.ENOME;. SELECT E.NOME_EMP, E.SALARIO FROM EMP E WHERE E.SALARIO=(SELECT MAX(SALARIO) FROM EMP WHERE DEPTNO=E.DEPTNO);.

- Considere o banco de dados relacional de uma clínica médica, no qual as chaves primárias (incrementada automaticamente) e estrangeiras estão sublinhadas. *Obs. A numeração automática iniciará com 1. PACIENTE (id_pac, nome_pac, sexo, fone_pac) ESPECIALIDADE (id_espec, nome_espec) MEDICO (id_med, nome_med, fone_med, id_espec) CONSULTA (id_cons, dt_cons, vl_cons, id_pac, id_med) Dê o comando correspondente de Selecionar nome do paciente, nome da especialidade, nome do médico, data de consulta para todos os pacientes. Select T1.nome_pac, T2.nome_espec, T3.nome_med, T4.dt_cons From PACIENTE T2, ESPECIALIDADE T3, MEDICO T1, CONSULTA T4 Where T1.id_pac = T4.id_pac And T4.id_med = T3.id_med And T3.id_espec = T2.id_espec. Select T1.nome_pac, T2.nome_espec, T3.nome_med, T4.dt_cons From PACIENTE T1, ESPECIALIDADE T3, MEDICO T4, CONSULTA T2 Where T1.id_pac = T4.id_pac And T4.id_med = T3.id_med And T3.id_espec = T2.id_espec. Select T1.nome_pac, T2.nome_espec, T3.nome_med, T4.dt_cons From PACIENTE T1, ESPECIALIDADE T2, MEDICO T3, CONSULTA T4 Where T1.id_pac = T4.id_pac And T4.id_med = T3.id_med And T3.id_espec = T2.id_espec. Select T1.nome_pac, T2.nome_espec, T3.nome_med, T4.dt_cons From PACIENTE T1, ESPECIALIDADE T3, MEDICO T2, CONSULTA T4 Where T1.id_pac = T4.id_pac And T4.id_med = T3.id_med And T3.id_espec= T2.id_espec. Select T1.nome_pac, T2.nome_espec, T3.nome_med, T4.dt_cons From PACIENTE T4, ESPECIALIDADE T3, MEDICO T2, CONSULTA T1 Where T1.id_pac = T4.id_pac And T4.id_med = T3.id_med And T3.id_espec = T2.id_espec.

Em relação as tabelas abaixo: Marque a alternativa que possui o comando SQL utilizado para que sejam selecionadas as informações (nome do correntista e o número de conta corrente) dos correntistas do Banco do Brasil. SELECT Nome, Numero FROM Pessoas, Conta_Corrente WHERE Pessoa=CPF AND Banco=¿Banco do Brasil¿. SELECT Nome, Numero FROM Pessoas, Conta_Corrente WHERE Pessoa=CPF AND Banco=¿Banco do Brasil¿. SELECT Nome, Numero FROM Pessoas, Conta_Corrente, Bancos WHERE Pessoa=CPF AND Banco IN (SELECT Codigo AS Banco FROM Bancos WHERE Nome=¿Banco do Brasil¿). SELECT Nome, Numero FROM Pessoas, Conta_Corrente WHERE Pessoa=CPF AND Banco IN (SELECT Codigo AS Banco FROM Bancos WHERE Nome=¿Banco do Brasil¿). SELECT Nome, Numero FROM Pessoas, Conta_Corrente WHERE Nome=¿Banco do Brasil¿.

Considere o banco de dados relacional de uma clínica médica, no qual as chaves primárias (incrementada automaticamente) e estrangeiras estão sublinhadas. *Obs. A numeração automática iniciará com 1. PACIENTE (id_pac, nome_pac, sexo, fone_pac) ESPECIALIDADE (id_espec, nome_espec) MEDICO (id_med, nome_med, fone_med, id_espec) CONSULTA (id_cons, dt_cons, vl_cons, id_pac, id_med) Dê o comando correspondente de Selecionar nome do paciente, nome da especialidade, nome do médico, data de consulta para todos os pacientes. Select T3.nome_med, T1.nome_pac, T2.nome_espec, T4.dt_cons, T4.vl_cons From PACIENTE T4, ESPECIALIDADE T3, MEDICO T2, CONSULTA T1 Where T1.id_pac = T4.id_pac And T4.id_med = T3.id_med And T3.id_espec = T2.id_espec. Select T1.nome_pac, T2.nome_espec, T3.nome_med, T4.dt_cons, T4.vl_cons From PACIENTE T4, ESPECIALIDADE T3, MEDICO T2, CONSULTA T1 Where T1.id_pac = T4.id_pac And T4.id_med = T3.id_med And T3.id_espec = T2.id_espec. Select T1.nome_pac, T3.nome_med, T2.nome_espec, T4.dt_cons, T4.vl_cons From PACIENTE T4, ESPECIALIDADE T3, MEDICO T2, CONSULTA T1 Where T1.id_pac = T4.id_pac And T4.id_med = T3.id_med And T3.id_espec = T2.id_espec. Select T1.nome_pac, T2.nome_espec, T3.nome_med, T4.dt_cons From PACIENTE T4, ESPECIALIDADE T3, MEDICO T2, CONSULTA T1 Where T1.id_pac = T4.id_pac And T4.id_med = T3.id_med And T3.id_espec = T2.id_espec. Select T2.nome_espec, T1.nome_pac, T3.nome_med, T4.dt_cons, T4.vl_cons From PACIENTE T4, ESPECIALIDADE T3, MEDICO T2, CONSULTA T1 Where T1.id_pac = T4.id_pac And T4.id_med = T3.id_med And T3.id_espec = T2.id_espec.

- Considere o banco de dados relacional de uma clínica médica, no qual as chaves primárias (incrementada automaticamente) e estrangeiras estão sublinhadas. *Obs. A numeração automática iniciará com 1. PACIENTE (id_pac, nome_pac, sexo, fone_pac) ESPECIALIDADE (id_espec, nome_espec) MEDICO (id_med, nome_med, fone_med, id_espec) CONSULTA (id_cons, dt_cons, vl_cons, id_pac, id_med) Dê o comando correspondente de Selecionar nome do paciente, nome do médico, nome da especialidade, data de consulta, valor da consulta para todos os pacientes. Select T3.nome_med, T1.nome_pac, T2.nome_espec, T4.dt_cons, T4.vl_cons From PACIENTE T4, ESPECIALIDADE T3, MEDICO T2, CONSULTA T1 Where T1.id_pac = T4.id_pac And T4.id_med = T3.id_med And T3.id_espec = T2.id_espec. Select T1.nome_pac, T2.nome_espec, T3.nome_med, T4.dt_cons, T4.vl_cons From PACIENTE T4, ESPECIALIDADE T3, MEDICO T2, CONSULTA T1 Where T1.id_pac = T4.id_pac And T4.id_med = T3.id_med And T3.id_espec = T2.id_espec. Select T1.nome_pac, T3.nome_med, T2.nome_espec, T4.dt_cons, T4.vl_cons From PACIENTE T4, ESPECIALIDADE T3, MEDICO T2, CONSULTA T1 Where T1.id_pac = T4.id_pac And T4.id_med = T3.id_med And T3.id_espec = T2.id_espec. Select T2.nome_espec, T1.nome_pac, T3.nome_med, T4.dt_cons, T4.vl_cons From PACIENTE T4, ESPECIALIDADE T3, MEDICO T2, CONSULTA T1 Where T1.id_pac = T4.id_pac And T4.id_med = T3.id_med And T3.id_espec = T2.id_espec. Select T4.vl_cons From ,T1.nome_pac, T2.nome_espec, T3.nome_med, T4.dt_cons From PACIENTE T4, ESPECIALIDADE T3, MEDICO T2, CONSULTA T1 Where T1.id_pac = T4.id_pac And T4.id_med = T3.id_med And T3.id_espec = T2.id_espec.

De acordo com a estrutura das tabelas abaixo, escolha a opção que mostre o nome de cada empregado, o nome do seu departamento, daqueles que ganham comissão, através da linguagem SQL. O exemplo do banco de dados é composto por 2 tabelas: a tabela EMP que contém dados dos empregados, cuja chave primária é EMPNO (matrícula do empregado) e a tabela DEPT que contém dados dos departamentos, cuja a chave primária é DEPTNO. A coluna GERENTE é chave estrangeira na tabela EMP, referente à própria tabela EMP. A coluna DEPTNO na tabela EMP é chave estrangeira, referente à tabela DEPT. ESTRUTURA DAS TABELAS DO BANCO DE DADOS TABELA EMP Name Null Type ---------------------------------------------- EMPNO NOT NULL NUMBER(4) NOME_EMP CHAR(10) CARGO CHAR (9) GERENTE NUMBER(4) SALARIO NUMBER(7,2) COMISSAO NUMBER(7,2) DEPTNO NUMBER(2) TABELA DEPT Name Null Type ---------------------------------------------- DEPTNO NOT NULL NUMBER(2) NOME_DEPT CHAR(14) LOCALIZACAO CHAR(13). SELECT E.NOME_EMP,D.NOME_EMP FROM EMP E, DEPT D WHERE E.DEPTNO=D.DEPTNO AND E.COMISSAO IS NOT NULL;. SELECT E.NOME_EMP,D.NOME_EMP FROM EMP E, DEPT D WHERE E.DEPTNO=D.DEPTNO AND E.COMISSAO < > 0;. SELECT E.NOME_EMP,D.NOME_EMP FROM EMP E, DEPT D WHERE E.DEPTNO=D.DEPTNO HAVING E.COMISSAO IS NULL;. SELECT E.NOME_EMP,D.NOME_EMP FROM EMP E, DEPT D WHERE E.DEPTNO=D.DEPTNO AND E.COMISSAO>0;. SELECT E.NOME_EMP,D.NOME_EMP FROM EMP E, DEPT D WHERE E.COMISSAO >0;.

Considere o banco de dados relacional de uma clínica médica, no qual as chaves primárias (incrementada automaticamente) e estrangeiras estão sublinhadas. *Obs. A numeração automática iniciará com 1. PACIENTE (id_pac, nome_pac, sexo, fone_pac) ESPECIALIDADE (id_espec, nome_espec) MEDICO (id_med, nome_med, fone_med, id_espec) CONSULTA (id_cons, dt_cons, vl_cons, id_pac, id_med) Dê o comando correspondente de Selecionar nome do paciente, sexo do paciente, valor da consulta para todos os pacientes. Select T1.nome_pac, T1.sexo, T2.vl_cons From PACIENTE T1, CONSULTA T2 Where T1. id_pac <= T2. id_pac. Select T1.nome_pac, T1.sexo, T2.vl_cons From PACIENTE T1, CONSULTA T2 Where T1. id_pac = T2. id_pac. Select T1.nome_pac, T1.sexo, T2.vl_cons From PACIENTE T1, CONSULTA T2 Where T1. id_pac <> T2. id_pac. Select T1.nome_pac, T1.sexo, T2.vl_cons From PACIENTE T1, CONSULTA T2 Where T1. id_pac >= T2. id_pac. Select T1.nome_pac, T1.sexo, T2.vl_cons From PACIENTE T1, CONSULTA T2 Where T1. id_pac !.

Considere o banco de dados relacional de uma clínica médica, no qual as chaves primárias (incrementada automaticamente) e estrangeiras estão sublinhadas. *Obs. A numeração automática iniciará com 1. PACIENTE (id_pac, nome_pac, sexo, fone_pac) ESPECIALIDADE (id_espec, nome_espec) MEDICO (id_med, nome_med, fone_med, id_espec) CONSULTA (id_cons, dt_cons, vl_cons, id_pac, id_med) Dê o comando correspondente de Selecionar nome do médico, nome da especialidade para todos os médicos. Select T1.nome_med, T2.nome_espec From MEDICO T1, ESPECIALIDADE T2 Where T1. id_espec >= T2. id_espec. Select T1.nome_med, T2.nome_espec From MEDICO T1, ESPECIALIDADE T2 Where T1. id_espec <> T2. id_espec. Select T1.nome_med, T2.nome_espec From MEDICO T1, ESPECIALIDADE T2 Where T1. id_espec < T2. id_espec. Select T1.nome_med, T2.nome_espec From MEDICO T1, ESPECIALIDADE T2 Where T1. id_espec = T2. id_espec. Select T1.nome_med, T2.nome_espec From MEDICO T1, ESPECIALIDADE T2 Where T1. id_espec <=T2. id_espec.

Considere o banco de dados relacional de uma clínica médica, no qual as chaves primárias (incrementada automaticamente) e estrangeiras estão sublinhadas. *Obs. A numeração automática iniciará com 1. PACIENTE (id_pac, nome_pac, sexo, fone_pac) ESPECIALIDADE (id_espec, nome_espec) MEDICO (id_med, nome_med, fone_med, id_espec) CONSULTA (id_cons, dt_cons, vl_cons, id_pac, id_med) Dê o comando correspondente de Selecionar nome do paciente, nome do médico, nome da especialidade, data de consulta, valor da consulta para todos os pacientes. Select T1.nome_pac, T2.nome_espec, T3.nome_med, T4.dt_cons, T4.vl_cons From PACIENTE T4, ESPECIALIDADE T1, MEDICO T3, CONSULTA T2 Where T1.id_pac = T4.id_pac And T4.id_med = T3.id_med And T3.id_espec = T2.id_espec. Select T1.nome_pac, T2.nome_espec, T3.nome_med, T4.dt_cons, T4.vl_cons From PACIENTE T3, ESPECIALIDADE T2, MEDICO T1, CONSULTA T4 Where T1.id_pac = T4.id_pac And T4.id_med = T3.id_med And T3.id_espec = T2.id_espec. Select T1.nome_pac, T2.nome_espec, T3.nome_med, T4.dt_cons, T4.vl_cons From PACIENTE T4, ESPECIALIDADE T3, MEDICO T2, CONSULTA T1Where T1.id_pac = T4.id_pac And T4.id_med = T3.id_med And T3.id_espec = T2.id_espec. Select T1.nome_pac, T2.nome_espec, T3.nome_med, T4.dt_cons, T4.vl_cons From PACIENTE T1, ESPECIALIDADE T2, MEDICO T1, CONSULTA T4 Where T1.id_pac = T4.id_pac And T4.id_med = T3.id_med And T3.id_espec = T2.id_espec. Select T1.nome_pac, T2.nome_espec, T3.nome_med, T4.dt_cons, T4.vl_cons From PACIENTE T1, ESPECIALIDADE T2, MEDICO T3, CONSULTA T4 Where T1.id_pac = T4.id_pac And T4.id_med = T3.id_med And T3.id_espec = T2.id_espec.

O esquema abaixo refere-se a um banco de dados criado para auxiliar na gerência de orientação de alunos por professores e da defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pelos alunos. Analise-o: Professor (MatP,NomeP, telP, emailP) Aluno (MatA, MatP, NomeA, emailA) TCC (IDTCC, MatA, Titulo, Resumo) Assinale a única alternativa que retorna exatamente os dados exibidos na figura: SELECT NOMEP PROFESSOR, NOMEA ALUNO, TITULO "TÍTULO" FROM PROFESSOR P, ALUNO A, TCC T WHERE P.MATP = A.MATP AND A.MATA = T.MATA;. SELECT NOMEP, NOMEA, TITULO FROM PROFESSOR P, ALUNO A, TCC T WHERE P.MATP = A.MATP AND A.MATA = T.MATA;. SELECT NOMEP PROFESSOR, NOMEA ALUNO, TITULO "TÍTULO" FROM PROFESSOR P, ALUNO A, TCC T WHERE P.MATP = A.MATP;. SELECT NOMEA ALUNO, NOMEP PROFESSOR, TITULO FROM PROFESSOR P, ALUNO A, TCC T WHERE P.MATP = A.MATP AND A.MATA = T.MATA;. SELECT NOMEA ALUNO, NOMEP PROFESSOR, TITULO "TÍTULO" FROM PROFESSOR P, ALUNO A, TCC T WHERE P.MATP = A.MATP AND A.MATA = T.MATA;.

Em um projeto lógico de um sistema foi identificado que um projeto é de um certo tipo. Assim, as relações abaixo foram definidas: TIPO_PROJETO (ID_TIPO, NOME) PROJETO (ID_PROJETO, NOME, DESCRICAO, ID_TIPO, VALOR) Conforme a linguagem SQL e as relações dadas, escolha a opção que mostre o nome de cada tipo de projeto que não possua um projeto e que comece com a letra A. SELECT TP.NOME FROM TIPO_PROJETO TP, PROJETO P WHERE TP.ID_TIPO = P.ID_TIPO AND TP.ID_TIPO IS NULL AND TP.NOME LIKE '%A%';. SELECT TP.NOME FROM TIPO_PROJETO TP, PROJETO P WHERE TP.ID_TIPO = P.ID_TIPO AND P.VALOR IS NULL AND TP.NOME LIKE '%A%';. SELECT TP.NOME FROM TIPO_PROJETO TP, PROJETO P WHERE ID_TIPO IS NULL AND P.VALOR=0 AND TP.NOME LIKE 'A%';. SELECT TP.NOME FROM TIPO_PROJETO TP, PROJETO P WHERE ID_TIPO IS NULL AND TP.NOME LIKE '%A%';. SELECT NOME FROM TIPO_PROJETO WHERE ID_TIPO NOT IN (SELECT DISTINCT ID_TIPO FROM PROJETO) AND NOME LIKE 'A%' ;.

Considere o banco de dados relacional de uma clínica médica, no qual as chaves primárias (incrementada automaticamente) e estrangeiras estão sublinhadas. *Obs. A numeração automática iniciará com 1. PACIENTE (id_pac, nome_pac, sexo, fone_pac) ESPECIALIDADE (id_espec, nome_espec) MEDICO (id_med, nome_med, fone_med, id_espec) CONSULTA (id_cons, dt_cons, vl_cons, id_pac, id_med) Dê o comando correspondente de Atualizar o nome da especialidade para a primeira especialidade cadastrada. Update ESPECIALIDADE Set nome_espec = 'Clínico Geral' Where id_espec > 1. Update ESPECIALIDADE Set nome_espec = 'Clínico Geral' Where id_espec <> 1. Update ESPECIALIDADE Set nome_espec = 'Clínico Geral' Where id_espec = 1. Update ESPECIALIDADE Set nome_espec = 'Clínico Geral' Where id_espec < 1. Update ESPECIALIDADE Set nome_espec = 'Clínico Geral' Where id_espec !.

Maneira alternativa de observação de dados de uma ou mais entidades - tabelas -, que compõe uma base de dados. Pode ser considerada como uma tabela virtual ou uma consulta armazenada. Trata-se de. table blour. shadow table. table shadow. view. blour table.

Considere o banco de dados relacional de uma clínica médica, no qual as chaves primárias (incrementada automaticamente) e estrangeiras estão sublinhadas. *Obs. A numeração automática iniciará com 1. PACIENTE (id_pac, nome_pac, sexo, fone_pac) ESPECIALIDADE (id_espec, nome_espec) MEDICO (id_med, nome_med, fone_med, id_espec) CONSULTA (id_cons, dt_cons, vl_cons, id_pac, id_med) Dê o comando correspondente de Atualizar a data da consulta do primeiro paciente cadastrado. Update ESPECIALIDADE Set dt_cons = GETDATE() Where id_pac <= 1. Update CONSULTA Set dt_cons = GETDATE() Where id_pac <> 1. Update CONSULTA Set dt_cons = GETDATE() Where id_pac != 1. Update ESPECIALIDADE Set dt_cons = GETDATE() Where id_pac >=1. Update CONSULTA Set dt_cons = GETDATE() Where id_pac = 1.

Um DBA criou uma tabela em um Banco de Dados no postgreSQL utilizando o comando CREATE TABLE mec ( cidade varchar(80), temp_baixa int, temp_alta int, nivel_precip real, data date Para o comando que insere dados na tabela mec, é usada a seguinte sintaxe: INSERT IN mec(cidade, temp_baixa, temp_alta, nível_precip, data) VALUES ('Brasilia', 20, 34, 0.2, 2009-01-13');. INSERT OVER mec(cidade, temp_baixa, temp_alta, nível_precip, data) VALUES ('Brasilia', 20, 34, 0.2, 2009-01-13');. INSERT ON mec(cidade, temp_baixa, temp_alta, nível_precip, data) VALUES ('Brasilia', 20, 34, 0.2, 2009-01-13');. INSERT INTO mec(cidade, temp_baixa, temp_alta, nível_precip, data) VALUES ('Brasilia', 20, 34, 0.2, 2009-01-13');. INSERT FROM mec(cidade, temp_baixa, temp_alta, nível_precip, data) VALUES ('Brasilia', 20, 34, 0.2, 2009-01-13');.

Considere o banco de dados relacional de uma clínica médica, no qual as chaves primárias (incrementada automaticamente) e estrangeiras estão sublinhadas. *Obs. A numeração automática iniciará com 1. PACIENTE (id_pac, nome_pac, sexo, fone_pac) ESPECIALIDADE (id_espec, nome_espec) MEDICO (id_med, nome_med, fone_med, id_espec) CONSULTA (id_cons, dt_cons, vl_cons, id_pac, id_med) Aponte a sintaxe correta do comando de Inclusão de um novo médico relacionado a uma especialidade já cadastrada. Insert Into MEDICO Values (1,'Rui','(11)9999-9999','1'). Insert Into MEDICO Values ('1','Rui','(11)9999-9999',1). Insert Into MEDICO Values ('Rui','(11)9999-9999',1). Insert Into MEDICO Values (Rui,'(11)9999-9999',1). Insert Into MEDICO Values (1,Rui,'(11)9999-9999',1).

De acordo com as estruturas das tabelas abaixo, escolha a opção que mostre a atualização do empregado de matrícula 7567, para o departamento e cargo do funcionário de matrícula 7777, através da linguagem SQL. O banco de dados é composto por 2 tabelas: a tabela EMP que contém dados dos empregados, cuja chave primária é MATRICULA e a tabela DEPT que contém dados dos departamentos, cuja a chave primária é DEPTNO. A coluna GERENTE é chave estrangeira na tabela EMP, referente à própria tabela EMP. A coluna DEPTNO na tabela EMP é chave estrangeira, referente à tabela DEPT. UPDATE (CARGO, DEPTNO) = (SELECT CARGO, DEPTNO FROM EMP WHERE MATRICULA = 7777) FROM EMP WHERE MATRICULA = 7567;. UPDATE EMP SET (CARGO, DEPTNO) = (SELECT CARGO, DEPTNO FROM EMP WHERE MATRICULA = 7777) WHERE MATRICULA = 7567;. UPDATE EMP SET CARGO= (SELECT CARGO FROM EMP WHERE MATRICULA = 7777) AND SET DEPTNO = (SELECT DEPTNO FROM EMP WHERE MATRICULA = 7777) WHERE MATRICULA = 7567;. UPDATE EMP SET CARGO AND DEPTNO = (SELECT CARGO, DEPTNO FROM EMP WHERE MATRICULA = 7777) WHERE MATRICULA = 7567;. UPDATE FROM EMP SET (CARGO, DEPTNO) = (SELECT CARGO, DEPTNO FROM EMP WHERE MATRICULA = 7777) WHERE MATRICULA = 7567;.

A seguinte instrução ocasiona qual procedimento no banco? DELETE FROM tabela. Exclui o primeiro registro da tabela. Exclui a tabela. Exclui a tabela e o banco. Exclui todos os registros da tabela. Exclui o banco.

A seguinte instrução ocasiona qual procedimento no banco? UPDATE tabela set campo1 = 'aaa', campo2 = '111'. Altera somente o registro da tabela em uso. Exclui o último registro da tabela. Altera o primeiro registro da tabela. Todos os registros da tabela são alterados. Altera o último registro da tabela.

A seguinte instrução ocasiona qual procedimento no banco? INSERT INTO tabela (campo2, campo4, campo1) VALUES ('222', '444', '111'). Inclui os dados nos três primeiros campos do primeiro registro da tabela. Inclui os dados na sequência certa de campos no segundo registro da tabela. Inclui os dados na sequência certa de campos no último registro da tabela. Inclui os dados na sequência certa de campos no primeiro registro da tabela. Inclui os dados na sequência proposta no primeiro registro disponível.

Considere o banco de dados relacional de uma clínica médica, no qual as chaves primárias (incrementada automaticamente) e estrangeiras estão sublinhadas. *Obs. A numeração automática iniciará com 1. PACIENTE (id_pac, nome_pac, sexo, fone_pac) ESPECIALIDADE (id_espec, nome_espec) MEDICO (id_med, nome_med, fone_med, id_espec) CONSULTA (id_cons, dt_cons, vl_cons, id_pac, id_med) Aponte a sintaxe correta do comando de Inclusão de uma nova consulta relacionada ao paciente e médico já cadastrado. Insert Into CONSULTA Values (1,GETDATE(),100.00,1,1). Insert Into CONSULTA Values (1,'GETDATE()',100.00,1,1). Insert Into CONSULTA Values (GETDATE(),100.00,1,1). Insert Into CONSULTA Values ('GETDATE()',100.00,1,1). Insert Into CONSULTA Values ('GETDATE()',100,00,1,1).

Dois comandos básicos da SQL pertencentes à classe de linguagem de manipulação dos dados(DML), são: alter e drop. alter e delete. update e drop. drop e delete. update e delete.

Com base nas tabelas abaixo, assinale a opção correta que corresponde à resposta do comando SQL (structured query language). ¿update tab_cursa_disciplina set avaliacao_final = avaliacao_final + 2 Where avaliacao_final < (select avg(avaliacao_final) from tab_cursa_disciplina)¿ Tabelas: tab_aluno(matricula,nome,endereço) tab_disciplina(codigo_disciplina, descrição, numero_credito) tab_cursa_disciplina(matricula, codigo_disciplina, ano, avaliacao_final) onde: matricula é o numero que identifica univocamente um aluno; codigo_disciplina é código que identifica univocamente uma disciplina; matricula+ codigo_disciplina+ano são os códigos que concatenados identificam univocamente o histórico de um aluno. Atualiza a tabela tab_cursa_disciplina com o valor da média de todas as notas. Seleciona o histórico escolar dos alunos com avaliação final abaixo da média. Adiciona 2 pontos na avaliação final de todos os alunos que possuem avaliação final abaixo da média da avaliação final de todos os alunos. Seleciona o histórico escolar de todos os alunos. Adiciona 2 pontos na avaliação final de todos os alunos.

De acordo com a estrutura das tabelas abaixo, escolha a opção que mostre a exclusão de todos os departamentos sem empregados, através da linguagem SQL. O banco de dados é composto por 2 tabelas: a tabela EMP que contém dados dos empregados, cuja chave primária é MATRICULA e a tabela DEPT que contém dados dos departamentos, cuja a chave primária é DEPTNO. A coluna GERENTE é chave estrangeira na tabela EMP, referente à própria tabela EMP. A coluna DEPTNO na tabela EMP é chave estrangeira, referente à tabela DEPT. ESTRUTURA DAS TABELAS DO BANCO DE DADOS TABELA EMP Name Null Type ---------------------------------------------- MATRICULA NOT NULL NUMBER(4) NOME_EMP CHAR(10) CARGO CHAR (9) GERENTE NUMBER(4) SALARIO NUMBER(7,2) COMISSAO NUMBER(7,2) DEPTNO NUMBER(2) TABELA DEPT Name Null Type ---------------------------------------------- DEPTNO NOT NULL NUMBER(2) NOME_DEPT CHAR(14) LOCALIZACAO CHAR(13). DELETE DEPT D WHERE D.DEPTNO IN (SELECT E.DEPTNO FROM EMP E WHERE D.DEPTNO=E.DEPTNO AND E.DEPT IS NULL);. DELETE DEPT WHERE DEPTNO NOT IN (SELECT DISTINCT DEPTNO FROM EMP);. DELETE DEPT D WHERE D.DEPTNO IN (SELECT E.DEPTNO FROM EMP E WHERE D.DEPTNO=E.DEPTNO AND COUNT(E.DEPT)=0);. DELETE DEPT WHERE DEPTNO IN (SELECT DISTINCT DEPTNO FROM EMP WHERE DEPTNO IS NULL);. DELETE DEPT WHERE DEPTNO IN (SELECT DISTINCT DEPTNO FROM EMP GROUP BY DEPTNO HAVING DEPTNO = 0);.

As propriedades ACID de uma transação de banco de dados são, respectivamente?. Automatismo, Competência, Isolamento, Definição. Agregação, Consistência, Isomorfismo, Distribuição. Atomicidade, Consistência, Isolamento, Durabilidade. Atomicidade, Concorrência, Isomorfismo, Durabilidade. Agregação, Consistência, Isolamento, Dinâmica.

Marque a alternativa correta na correlação de comandos do SQL para: inserir, atualizar, selecionar, deletar dados, respectivamente. SELECT, UPDATE, INSERT, DELETE. UPDATE, INSERT, SELECT, DELETE. INSERT, DELETE, SELECT, UPDATE. INSERT, UPDATE, SELECT, DELETE. INSERT, UPDATE, DELETE, SELECT.

Considere o banco de dados relacional de uma clínica médica, no qual as chaves primárias (incrementada automaticamente) e estrangeiras estão sublinhadas. *Obs. A numeração automática iniciará com 1. PACIENTE (id_pac, nome_pac, sexo, fone_pac) ESPECIALIDADE (id_espec, nome_espec) MEDICO (id_med, nome_med, fone_med, id_espec) CONSULTA (id_cons, dt_cons, vl_cons, id_pac, id_med) Dê o comando correspondente de Atualizar o telefone do primeiro paciente cadastrado. Update PACIENTE Set fone_pac = '(11)9999-9999' Where id_pac != 1. Update PACIENTE Set fone_pac = '(11)9999-9999'. Update PACIENTE Set fone_pac = '(11)9999-9999' Where id_pac > 1. Update PACIENTE Set fone_pac = '(11)9999-9999' Where id_pac = 1. Update PACIENTE Set fone_pac = '(11)9999-9999' Where id_pac < 1.

Report abuse