option
Questions
ayuda
daypo
search.php

Capítulo 7 – Uma síntese histórica

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Capítulo 7 – Uma síntese histórica

Description:
QOAM-2023 MASTER

Creation Date: 2023/07/01

Category: Others

Number of questions: 35

Rating:(3)
Share the Test:
Nuevo ComentarioNuevo Comentario
New Comment
NO RECORDS
Content:

01) A Primeira Revolução Industrial (1760-1860) iniciou uma era de sinergia entre a ciência e a tecnologia. O que pode ser considerado como o início deste processo?. A construção do primeiro navio a vapor, o Napoleon. A invenção da máquina a vapor, por James Watt. O desenvolvimento das máquinas modernas no Japão. O surgimento do primeiro navio de guerra a vapor, o Dreadnought. O sucesso das operações navais inglesas em Trafalgar.

02) O homem do mar foi refratário à utilização da máquina a vapor em navios, EXCETO por qual motivo?. No mar, a resistência aos navios a vapor foi mais intensa, pois o navio a vela era milenar. A construção de navios a velas dependia de poucos conhecimentos teóricos e a sua manutenção implicava apenas a conservação de madeiras, velas e cabos. Os navios a velas navegavam dependendo apenas do regime dos ventos e da quantidade de mantimentos. Por tradição religiosa e por problemas logísticos no fornecimento de madeiras usadas exclusivamente nos navios a vapor. As primeiras máquinas a vapor não eram confiáveis e os seus depósitos de carvão ocupavam espaços a bordo.

03) Um dos pioneiros da aplicação do vapor no transporte marítimo foi o norte-americano Robert Fulton (1765-1815) que, em 1807, lançou o Clermont, iniciando uma linha regular de. cargas de alto valor, principalmente de metais ou pedras preciosas. passageiros, principalmente na travessia atlântica. cargas perecíveis, tendo em vista que os navios a vapor eram mais rápidos. patrulha marítima, durante a Guerra de Independência dos EUA. passageiros entre as cidades de Nova Iorque e Albany, através do Rio Hudson.

04) Os primeiros navios a vapor tinham propulsão mista, a vapor e com velas, com as máquinas no convés e as pás laterais à meia-nau. As dificuldades iniciais foram superadas com o desenvolvimento de má quinas mais confiáveis, com o maior dimensionamento dos navios e o melhor aproveitamento do espaço a bordo, no entanto, a grande revolução do sistema motriz ocorreu com a invenção da. caldeira a carvão, em 1800. turbina ventilada, em 1810. hélice, em 1836. roda de pás laterais, em 1800. roda de pás traseira.

05) Na Marinha de Guerra, a adoção das máquinas a vapor foi mais cautelosa do que na Marinha Mercante, EXCETO por. pouca confiabilidade das primeiras máquinas. exposição das máquinas no convés e a vulnerabilidade das rodas de pás nas laterais. danos poderiam impossibilitar a execução de uma ação militar ou até mesmo definir o resultado de um combate. impossibilidade de ocorrer avarias nos navios de guerra devido. dificuldade de manejo dos canhões nos conveses ocupados por máquinas.

06) O principal combustível utilizado pelos primeiros navios à vapor foi. lenha. óleo diesel. carvão vegetal. óleo vegetal. o carvão mineral.

07) Outra dificuldade criada pela adoção do vapor nos navios foi. a resistência dos nobres oficiais das marinhas imperiais de adotar novidades tecnológicas. que a “escola do oceano” não seria mais suficiente para suprir as necessidades de bordo. a impossibilidade de se navegar com segurança em ambiente fluvial. que apenas nações industrializadas poderiam ter acesso a esses equipamentos. a impossibilidade de se navegar com segurança em ambiente lacustre.

08) Com a invenção da hélice em 1836, os inconvenientes das rodas de paz desapareceram. A vulnerabilidade da própria máquina em relação ao inimigo também diminuiu quando passou a ser construída sob a linha d'água. Os primeiros navios de guerra com hélice foram o francês Napoléon, de 1850, e o inglês Agamemnon, de 1852. Em qual guerra os navios a vapor mostraram-se superiores aos navios a pano pela primeira vez?. Guerra da Criméia. Guerra Civil Americana. Guerra de Independência da Grécia. Guerra do Paraguai. Guerra contra Oribe e Rosas.

09) A vulnerabilidade dos navios de madeira frente aos canhões capazes de atirar projéteis explosivos incendiários foi demonstrada na Batalha de Sinop, em 1853. A fim de evitar este problema, em outubro de 1855, no Forte de Kinburn, na Foz do Rio Dnieper. no mar negro, os franceses. estabeleceram uma linha de proteção ao longo da Costa. colocaram pela primeira vez os canhões ao longo do costado. criaram portinholas para o uso dos canhões ao longo do costado. estabeleceram pela primeira vez o uso de aríetes em navios. dotaram cinco baterias flutuantes com proteção de ferro (couraça).

10) Após a guerra da Crimeia, surgiram os primeiros navios de guerra encouraçados de alto mar, sendo respectivamente os. Demologos, dos EUA, e o Rédoutable, francês. Gloire, francês, e Warrior, inglês. Iniciadora, brasileiro e o Demologos, dos EUA. Rédoutable, francês, e o Victory, inglês. Demologos, dos EUA, Ypiranga, brasileiro.

11) Foi na guerra de secessão dos Estados Unidos da América (1861 – 1865), que se firmou a importância do navio couraçado. Em qual Batalha dois navios encouraçados estiveram em combate pela primeira vez?. Batalha da Virgínia. Batalha de Mobile. Batalha da baía de Chesapeake. Batalha de Hampton Roads. Batalha da Confederação.

12) Com o advento da couraça, as batalhas navais entre esses tipos de navios se tornaram, incertas. O advento do ferro e do vapor veio modificar a tática naval, sendo qual a característica tática empregada a partir de então?. A do abalroamento, como na Batalha de Lissa, onde ocorreu deliberadamente. A Formalista, colocando os navios em linhas de batalha. Da artilha disposta na proa u na popa dos navios, devido as máquinas a vapor. A Meleísta, onde a formação do meio sobrepujou as de flanco. Da artilharia disposta pelos bordos dos navios.

13) O navio HMS Devastation foi o primeiro a empregar exclusivamente vapor para a propulsão e foi lançado em 1871. Anteriormente, os navios que utilizavam de propulsão a velas com a possibilidade de uso de máquinas eram denominados?. Fragatas de Linha. Navios Mistos. Galeões Modernos. Corvetas de Linha. Navios de Linha.

14) O tamanho dos navios continuou a crescer até o final do século XIX, assim como a velocidade dos mesmos, devido à maior potência das suas máquinas. Qual navio inglês foi dotado de poderosos canhões de 16, 25 “, raiados, alimentado pela culatra, e foi o maior calibre do século XX, podendo perfurar 37,5 polegadas de fero forjado?. HMS Victoria. KSS Warrior. RMS Queen Elizabeth. CSS Lord Assembly. USS Anália.

15) A construção naval realizada no Brasil, até meados do século XIX, Foi baseada na padronização que os portugueses adotaram para vários tipos de navios. Os mestres de construção e carpinteiros navais necessitavam, portanto, de poucos conhecimentos teóricos para projetar e construir navios por conta dessa padronização. Seguindo uma tendência mundial, a Marinha Imperial procurou empregar quais tipos de navios?. Mistos, a vela e vapor. Exclusivamente encouraçados. Os mesmos utilizados pelas marinhas sul-americanas. Idênticos aos dos EUA. Os indicados pela Marinha inglesa.

16) Por que os comandantes brasileiros receberam a recomendação para usar o pano nos cruzeiros ao longo da Costa, empregando o vapor somente nos casos de necessidade?. Pela elegância dos navios. Devido ao regime de ventos da Costa do Brasil. Para economizar carvão, pois não havia jazidas no Brasil. Para evitar que os inimigos pudessem localizar os navios pela fumaça. Porque não havia navios a vapor no Brasil.

17) Qual foi a primeira embarcação a vapor da Marinha de Guerra do Brasil?. Nau Príncipe Real. Fragata D. Afonso. Corveta Niterói. Correio Imperial. Nau Pedro I.

18) Qual foi a primeira embarcação a vapor construída na corte do Brasil?. O Encouraçado Tamandaré. O Correio Rio de Janeiro. A Barca Independência. A Fragata D. Afonso. A Barca Tetis.

19) Em dezembro de 1847 foi lançada ao mar na Inglaterra o primeiro navio de combate a vapor da Marinha Imperial, com rodas de pás laterais e mastros para navegação à vela, um navio misto denominado. Corveta Niterói. Fragata D. Afonso. Brigue São Paulo. Escuna Rio de Janeiro. Barca Liberal.

20) Outro navio brasileiro construído na Inglaterra, em Liverpool, mas de grande porte, se tornou o primeiro com esta característica na Marinha Imperial, que ficou famoso sob comando do Almirante Barroso, e foi denominado de. Brigue D. Miguel. Nau Imperatriz. Fragata Amazonas. Corveta Leopoldina. Escuna Liberdade.

21) A primeira vez em que a Marinha Imperial utilizou navios a vapor em conflito externo foi em 17/12/1851. Os navios participaram na guerra contra Oribe e Rosas, onde a Fragata D. Afonso foi o navio capitânia do. Almirante Barroso na Batalha de Riachuelo. Almirante Grenfell na Passagem de Tonelero. Almirante Tamandaré na Passagem de Paissandu. Almirante Inhaúma na Passagem de Humaitá. Almirante Rodrigo Lobo na Tomada de Montevidéu.

22) A ruptura das relações diplomáticas com o Paraguai, em 1853, alertou a Marinha para a necessidade de prover a Esquadra com navios capazes de operar no cenário fluvial. Conseguiu-se autorização para a construção na Europa de canhoneiras a vapor, tarefa cuja fiscalização coube ao. Príncipe D. Afonso. Desembargador Villalba. Conselheiro Saraiva. Ministro Villas Boas. Joaquim Marques de Lisboa (Tamandaré).

23) O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro construiu o primeiro navio com propulsão a hélice em 1852, o primeiro a ter canhões raiados em 1857 e o primeiro a ter condensadores e outras peças estruturais de ferro em1863, sendo respectivamente. Fragatas Tamandaré, Barroso e Mariz e Barros. Naus encouraçadas Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Corvetas Ipiranga, Niterói e Vital de Oliveira. Brigues Imperador, Imperatriz e Principe Real. Canhoneiras Santa Maria, São José e Sagrado Coração.

24) Quais engenheiros navais, formados na França, se destacaram no século XIX na construção de navios no Arsenal do Rio de Janeiro?. Carlos Lecor e Frederico Xavier. Paulo e Francisco de Frontin. Mestre Villarino e Antonio Azambuja. Frederico Lecor e Paulo de Frontin. Carlos Braconnot e Napoleão Level.

25) Mesmo com as encomendas no exterior e início da construção moderna no Arsenal do Rio de Janeiro, no início da Guerra do Paraguai era visível o despreparo da Marinha Imperial, por tal motivo, a primeira ação naval brasileira foi. bombardear as posições inimigas. atacar as fortalezas do rio Paraguai. o bloqueio naval do rio Paraná. a junção de forças com a marinha inglesa. controlar os acessos ao território paraguaio por Mato Grosso.

26) A Batalha Naval do Riachuelo teve representações múltiplas, sendo correto afirmar que. a presença dos navios argentinos foi fundamental par o desfecho da Batalha. os navios brasileiros, apesar de serem mistos, utilizaram apenas o vapor durante a batalha. com os navios uruguaios postos fora de combate logo no início da refrega, sobraram apenas os navios brasileiros. após a destruição de parte dos navios brasileiros, os navios argentinos entraram na Batalha. os navios paraguaios, alguns de construção brasileira, venceram as disputa.

27) Francisco Solano Lopes, em suas viagens pela Europa, havia encomendado navios couraçados, no entanto, com o resultado de Riachuelo. os projetos navais foram abandonados pelo Paraguai e repassados a outras nações. os navios foram entregues ao Paraguai utilizando-se do território da Bolívia. o Governo brasileiro conseguiu que os navios fossem entregues à nossa Marinha. os navios foram destruídos ao serem entregues no estuário do Rio da Prata. os navios foram comprados pela Argentina para recompor sua Esquadra.

28) No mesmo mês da Batalha Naval de Riachuelo, foi incorporado à Marinha Imperial brasileira nosso primeiro navio encouraçado, a Corveta Brasil, comprada na França devido à. necessidade de se dispor de navios oceânicos na Guerra do Paraguai. possibilidade de melhor qualidade desse tipo de navios, encontrado apenas em estaleiros franceses. à Corveta ser o navio mais apropriado para a guerra fluvial. crise diplomática com o Governo britânico denominada de Questão Christie. falta de navios no mercado inglês em virtude da Guerra Civil Americana.

29) O que motivou a construção de navios encouraçados no Brasil durante a Guerra do Paraguai?. Os resultados obtidos na vitória dos Estados Confederados na Guerra Civil Americana. Os ensinamentos da vitória russa na Guerra da Criméia. As possibilidades apresentadas na Guerra de Independência da Grécia. Os rios paraguaios eram defendidos por fortalezas munidas de canhões de grosso calibre. os ensinamentos da Revolução Farroupilha no Brasil.

30) Os navios brasileiros que participaram da Batalha Naval do Riachuelo eram grandes, pouco manobreiros e de casco de madeira, portanto, pouco eficazes contra as fortalezas paraguaias como as de. Curuzu, Curupaiti e Humaitá. Paissandu, Timbó e Humaitá. São João, Tonelero e Paissandu. Curuzu, Mercedes e Tonelero. São Mateus, Caravina e Humaitá.

31) A partir de 1865, houve um surto de construções navais no Brasil, principalmente na baía da Guanabara. No Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, foram construídos os três primeiros encouraçados da América do Sul, sendo o primeiro. o Rio de Janeiro. o Barroso. o Silvado. o Tamandaré. o Bahia.

32) Outros navios também foram construídos no Arsenal do Rio de Janeiro, destacando-se em 1867 a construção de navios. Monitores Encouraçados. Corvetas a hélices. Fragatas Blindadas. Galeões de ferro. Fustas Metálicas.

33) Para forçar a passagem pela Fortaleza de Humaitá, em fevereiro de 1868, foram utilizados. dez navios encouraçados de porte leve. três navios monitores a contrabordo de três navios encouraçados. cinco navios encouraçados pesados e três encouraçados leves. dois navios cruzadores leves e três navios monitores encouraçados. cinco navios encouraçados pesados e cinco navios monitores leves.

34) Outros desenvolvimentos também foram necessários à Marinha Imperial brasileira durante a Guerra do Paraguai, gerando, inclusive, a necessidade de instalação de. um Arsenal em Cerrito, nas proximidades do teatro de operações. fortalezas na costa do Brasil. novos canhões de alma lisa nos navios da Esquadra. bases secundárias de abastecimento na bacia Amazônica. unidades de apoio logístico controladas por comerciantes ingleses.

35) Com o fim da Guerra do Paraguai, a Marinha Imperial foi posta em segundo plano devido a sensação de tranquilidade que havia. A falta de investimentos levou a Marinha Imperial do quinto lugar entre as marinhas do mundo para uma posição desclassificada, mas mesmo assim, antes da Proclamação da República foi fabricado no Brasil. o Cruzador Tamandaré, o maior navio de guerra construído no Brasil até hoje. o primeiro submarino a ter sistema de propulsão a vapor, o Timbira. o último navio feito exclusivamente de madeira e com condensadores de cobre, o Resistência. a Corveta Barroso, com os primeiros canhões mecânicos do mundo. o primeiro contratorpedeiro do mundo, o Solimões.

Report abuse
Chistes IA