option

CMBJP-História-Monarquias Nac-Idade Media para Moderna

INFO STADISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
CMBJP-História-Monarquias Nac-Idade Media para Moderna

Description:
CMBJP-História-Monarquias Nac-Idade Media para Moderna

Author:
CMBJP-História-Monarquias Nac-Idade Medi
(Other tests from this author)

Creation Date:
11/01/2021

Category:
Others

Number of questions: 20
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
TAKE THE TEST
Last comments
No comments about this test.
Content:
Formação das Monarquias Nacionais europeias e passagem da Idade Média para a Idade Moderna - 2º Trimestre 20 .
A respeito da formação das Monarquias Nacionais europeias na passagem da Idade Média para a Idade Modernaresponda os itens que se seguem: foi favorecida pelo fortalecimento do poder dos senhores feudais. o poder político dos monarcas firmou-se graças ao apoio da burguesia. não foi apoiada pela burguesia pois ela perderia o poder político para os futuros monarcas. o poder político dos monarcas firmou-se graças ao apoio dos camponeses, ameaçados pela força crescente da burguesia.
O rei que melhor exemplificou um típico monarca absolutista na história europeia foi Felipe IV, o Belo, da França. Luís XIV, o rei sol, da França. Guilherme I (O conquistador), da Inglaterra. João sem terra (João I), da Inglaterra.
A criação de exércitos fortes e permanentes voltados para a guerra e a imposição de leis favoráveis à consolidação do poder real foram bases para o estabelecimento do absolutismo mercantilismo metalismo colbertismo.
No processo histórico de formação das monarquias nacionais a partir do final da Idade Média, a burguesia procurou se aproximar dos reis para expandir seus negócios. Qual foi o interesse da burguesia com essa aproximação?o Permitir aos senhores feudais cobrar taxas das pessoas que atravessavam suas terras. Facilitar a venda de seus produtos, padronizando uma moeda em nível nacional. Assumir o controle do poder político no lugar dos senhores feudais. Aumentar as barreiras comerciais impostas pelos senhores feudais.
Sobre a aliança entre os reis e a burguesia no processo de Formação das Monarquias Nacionais, julgue os itens abaixo O modo de organização e os costumes da sociedade feudal estimulavam o comércio e a economia monetária. Para expandir seus negócios, a burguesia buscou aproximar-se dos senhores feudais. Os monarcas aproximaram-se da burguesia pois queriam contar com o dinheiro dela para enfraquecer o poder dos senhores feudais. Da aliança entre os monarcas e a burguesia, os senhores feudais saíram fortalecidos.
Nicolau Maquiavel, considerado um dos maiores pensadores políticos de todos os tempos no Ocidente, escreveu sua principal obra, publicada em 1532, em homenagem a seu Mecenas, Lorenzo de Médice, também conhecido como Lorenzo, o Magnífico. A mais importante obra desse filósofo foi O Absolutismo A política segunda as Sagradas Escrituras O Príncipe O Leviatã.
Foram pensadores teóricos do direito divino dos reis, os filósofo Adam Smith e Thomas Morus David Hume e Jonh Locke Nicolau Maquiavel e Thomas Hobbes Jacques Bossuet e Jean Bodin.
Conforme a doutrina Mercantilista da “Balança Comercial Favorável”, os países tinham o objetivo de importar produtos de outros países em quantidade maior e diminuir as suas exportações. Verdadeiro Falso.
Como prática mercantilista as Metrópoles deveriam estimular a liberdade de comércio entre as colônias e demais metrópoles concorrentes, a fim de possibilitar a formação de um livre mercado consumidor. Verdadeiro Falso.
Após a morte do rei português Dom Sebastião I, em 1578, na Batalha de Alcácer-Quibir, no Marrocos, Portugal sofreu uma grave crise dinástica, e foi anexado pelo imperialismo espanhol, do rei Filipe II. Este fato ficou conhecido na história como União Ibérica, a qual durou até 1640. Verdadeiro Falso.
Durante o século XVI os portugueses fundaram fortalezas e feitorias no litoral de várias regiões do globo, com o objetivo de povoar esses territórios e instalar manufaturas. Verdadeiro Falso.
As Metrópoles europeias não permitiam que suas colônias produzissem manufaturas. Verdadeiro Falso.
Após dominarem os povos nativos nas colônias com o uso de armas e alianças, os espanhois submeteram toda a população colonial a vontade da coroa espanhola, obrigando-os a trabalhar na produção de ouro e prata. Por isso o mercantilismo espanhol ficou conhecido por metalismo. Verdadeiro Falso.
O que representou o mercantilismo? resultado do fortalecimento dos reis nos estado nacionais. foi o aspecto econômico do absolutismo, resultante da união entre os reis e a burguesia. o conlito comercial dos senhores feudais com o rei. uma transição de época entre os séculos XV e XVIII.
O que representou o absolutismo? resultado do fortalecimento dos reis nos estados nacionais o aspecto econômico resultante da união entre os reis e a burguesia. o conflito entre os rei e as classes menos favorecidas na época do feudalismo. um novo sistema monetário.
Pricipais estados nacionais europeus modernos entre os séculos XV e XVIII Inglaterra, França, Espanha e Portugal. Inglaterra, Japão e Austrália. França, Estados Unidos, e México. Espanha, GUiné Bissau e Macáu.
Qual a melhor explicação do que foi o bulionismo? acumulação de metais preciosos pelos estados, principalmente ouro e prata, como forma de justificar o poder dos reis através da sua riqueza. metalismo. criação de leis, impostos e tarifas que dificultavam a entrada de produtos estrangeiros, com a finalidade de proteger a produção nacional, as manufaturas, a burguesia local. protecionismo.
Qual a melhor explicação do que foi o protecionismo? acumulação de metais preciosos pelos estados, principalmente ouro e prata, como forma de justificar o poder dos reis através da sua riqueza. metalismo. criação de leis, impostos e tarifas que dificultavam a entrada de produtos estrangeiros, com a finalidade de proteger a produção nacional, as manufaturas, a burguesia local. Foi o sistema político, comercial e administrativo que caracterizou os principais Estados Nacionais Europeus Modernos no período situado entre os Séculos XV e XVIII, ou seja na Idade Moderna.
Qual a melhor explicação do que foi o mercantilismo? conjunto de práticas e idéias econômicas que forneceram sustentação ao absolutismo. conjunto da implantação de idéias de balança comercial favorável, com aumento de taxas e leis pragmáticas com intuito de produzir acúmulo de riquezas. atitude que leva a prática do comércio com a preocupação de lucros excessivos. conjunto de práticas capitalistas com protecionismo.
Report abuse Terms of use
HOME
CREATE TEST
INFO
STADISTICS
RECORDS
Author's Tests