option
My Daypo

EPIDEMIOLOGIA

COMMENTS STADISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
EPIDEMIOLOGIA

Description:
BASES CIENTIFICAS

Author:
jessicadias
(Other tests from this author)

Creation Date:
21/05/2022

Category:
Others

Number of questions: 30
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
Em uma trajetória de pesquisa epidemiológica, a primeira etapa de observação de dados e comportamento dos agravos que atingem a população é a epidemiologia descritiva. Seu principal objetivo é: Notificar as doenças e agravos de notificação compulsória Analisar dados Descrever os dados epidemiológicos em gráficos e tabelas Formular hipóteses para posterior análise estatística e confirmação ou refutação dessas Fazer inferências sobre uma população.
Os modelos de compreensão do processo saúde doença sistêmico e dos determinantes sociais em saúde são derivados da medicina comunitária, que tem como cerne a longitudinalidade e a integralidade do cuidado. Sobre longitudinalidade, pode-se entender que: Trata-se do atendimento de saúde da pessoa em todas sem suas demandas. É a continuidade do cuidado em saúde durante todos os ciclos de vida Fala da abordagem preventiva voltada para a orientação comunitária e o respeito cultural É o acesso de todas as pessoas aos serviços de saúde Refere-se à prestação de serviços de maneiras diferentes para pessoas com necessidades diferentes.
Os levantamentos epidemiológicos de cárie dental, para conhecimento do perfil sociodemográfico da população que apresenta a doença, são extremamente necessários para propostas políticas preventivas de controle da cárie dental. Dentre os objetivos da epidemiologia, qual deles está relacionado ao uso de questionário para levantamento de condições sanitárias? Descrever as condições de saúde de uma população Analisar os resultados de dados obtidos por meio de pesquisas Identificar os determinantes de saúde em uma determinada população Verificar a história natural da doença e os desdobramentos preventivas. Contabilizar e mensurar doenças de notificação compulsória.
Verifique a situação hipotética: novos casos de coqueluche são notificados no estado de Minas Gerais, nos meses de maio e junho. A doença não aparecia há mais de 10 anos, não havendo previsão das autoridades para o número de casos. Esse quadro de aparecimento de doença em uma região geográfica não restrita, sem previsão de casos, com aumento rápido de número de casos, é chamado de: Epidemia Variação sazonal Surto Variação cíclica. Pandemia.
O conhecimento microbiológico contribui de maneira importante para a evolução do entendimento do processo de adoecimento. No entanto, trouxe consigo o individualismo como norma de estudos sobre as características das doenças. Ao modelo individualista, especializado e fragmentado, ainda comum nas áreas de saúde, damos o nome de: Holístico. Determinista social Biomédico Sistêmico Xamânico.
A epidemiologia descritiva pode, em sua trajetória metodológica, obter dados a partir de fontes primárias na própria população e por meio de dados secundários presentes em prontuários ou registros em sistemas de informação públicos. Qual dos sistemas citados abaixo se preocupa com o registro do número de óbitos em uma população, resultando na taxa de mortalidade tão importante para fins epidemiológicos descritivos? SIM. SINAN. SI-PNI. SIAB. SIA/SUS.
Em março de 2020, o Brasil parou e novas regras de distanciamento social foram impostas, bem como cuidados de higiene pessoal devido ao rápido avanço da COVID-19, doença causada pelo coronavírus (SARS-CoV2), que se alastrou por todos os continentes do mundo. Esse comportamento da COVID-19 e sua distribuição nas populações é um exemplo de: Epidemia Pandemia Endemia Variação sazonal Variação cíclica.
Baseado no modelo da história natural da doença que traz a possibilidade de interferências sanitárias, no intuito de diminuir o eliminar as possibilidades de piora de um quadro patológico em uma população, a limitação do dano está situada já na fase patogênica da doença e corresponde a qual nível de prevenção? Quarto nível de prevenção Quinto nível de prevenção Segundo nível de prevenção Terceiro nível de prevenção Primeiro nível de prevenção.
O raciocínio epidemiológico inclui o entendimento dos processos saúde-doença no âmbito da determinação dos casos das doenças em determinada população em um determinado espaço de tempo. Os casos esperados de doenças que acometem uma população de maneira controlada em um espaço geográfico determinado e em um espaço de tempo previsto pelas autoridades sanitárias se trata de: Variação sazonal Pandemia Endemia Surto Epidemia.
Diversos modelos de entendimento do processo saúde-doença foram propostos no passar dos séculos. O modelo que se baseia na interferência mútua entre os fatores que influenciam tanto o indivíduo quanto o ambiente, e usa da sinergia entre esses fatores para determinar o quadro de saúde é o modelo: Biomédico Sistêmico Mágico ou xamânico Holístico Determinista social.
São funções da vigilância epidemiológica, exceto: Promoção das ações de controle indicadas. Avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas. Processamento dos dados coletados; análise e interpretação dos dados processados. Recomendação das medidas de controle apropriadas. Ocultação de informações para evitar pânico na população.
Quais são os principais indicadores de saúde? Quociente, coeficiente e taxas. Relações, taxas e proporções. Proporções, mensurações e taxas. Proporções ou taxas e coeficiente Mensurações, coeficiente e proporções.
A mensuração como um tipo de estudo epidemiológico pode avaliar: Somente estudos que envolvam classificação de tipo de doença. A obtenção de um valor numérico a partir de uma amostra. A quantidade de cada unidade observada. A atribuição de um valor ou qualidade a cada unidade de observação. Aferir suas tendências no tempo.
Os testes estatísticos empregados em estudos epidemiológicos avaliam: A soma dos valores obtidos em cada grupo de risco O valor numérico a partir de uma amostra O quanto um caso pode ser responsável por um resultado encontrado numa amostra A atribuição de um valor ou qualidade a cada unidade de observação A coleta sistemática de informações.
A principal característica dos estudos experimentais É: O investigador não controla nem a exposição, nem a alocação dos indivíduos, lançando mão de uma situação dada, e observando os resultados. Há o controle do fator em estudo pelo investigador, mas a locação dos indivíduos nos grupos a serem comparados não é aleatória Os indivíduos são colocados de forma aleatória nos diferentes grupos e o investigador controla a exposição O investigador controla parcialmente os dados e a alocação dos indivíduos nos grupos Os indivíduos são alocados de modo aleatórios em diferentes grupos de exposição aos fatores que se julga serem de risco ou prognóstico.
Dentre os tipos de estudos de estudos epidemiológicos, podemos citar: Estimação, experimental e teste estatístico Testes estatísticos, observacional e experimental Mensuração, causalidade e testes estatísticos Mensuração, estimação e testes estatísticos Experimental, observacional, mensuração.
Ao realizar uma notificação de doença transmissível, alguns aspectos devem ser considerados pelo ministério da saúde, secretaria de saúde regionais ou municipais. Qual seria essa consideração? Notificar somente o caso averiguado e isolar toda a população Notificar apenas os casos confirmados para evitar gastos Notificar de forma rápida e maciça, após a confirmação do caso, para tomar medidas mais rapidamente Notificar a simples suspeita da doença, sem aguardar a confirmação do caso, pois isto pode significar perda da oportunidade de intervir eficazmente Notificar somente após a confirmação do caso, para estudar os efeitos da doença e seu tratamento.
Para realizar a padronização do coeficiente de mortalidade geral, o que se deve levar em conta? Que ela depende da qualidade da saúde de cada população Deverá ser realizada de acordo com cada etnia O tipo de estudo que será realizado Que ela depende diretamente de cada grupo selecionado Deve-se padronizá-lo em relação à composição etária.
O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) é o principal instrumento de coleta dos dados de notificação compulsória. Fontes adicionais de dados epidemiológicos, exceto: Investigação epidemiológica de campo Inquérito epidemiológico Levantamento epidemiológico Estudo observacional Sistemas sentinelas.
Conforme é preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantificação de variáveis epidemiológicas tem por objetivo, exceto: Avaliar cada indivíduo para os estudos epidemiológicos Descrever as histórias das doenças e classificá-las. Colocar à disposição do homem conhecimentos e tecnologias que possam promover por meio de medidas de alcance coletivo. Prover dados necessários ao planejamento e avaliação dos serviços de saúde Identificar os fatores determinantes das doenças e permitir sua prevenção.
Quanto menor margem de erro, maior o intervalo de confiança e maior a confiabilidade dos resultados em pesquisas cientificas. Em uma pesquisa cuja a margem de erro seja correspondente a 1% qual será o intervalo da confiança ? 92% 98% 90% 99% 95%.
A representação numérica dos dados obtidos por meio da observação das variáveis também servem como critério de classificação dessas variáveis. A possibilidade de ter seus valores mensurados em números fracionados é características de variáveis: contínuas qualitativas quantitativas discretas nominais .
Considere o seguinte exemplo: O objetivo do trabalho é verificar a relação entre o bruxismo, ansiedade, e a frequência de lesões cervicais não cariosas do tipo abfração. A variável independente é representada por : relação entre bruxismo e ansiedade lesões cervicais do tipo abfração bruxismo relação entre bruxismo e abfração ansiedade .
O trabalho estatístico é dividido em 5 etapas, e cada uma tem objetivos bem definidos. A etapa na qual os dados obtidos são organizados para que a análise possa ser feita corresponde a qual etapa do trabalho estatístico : análise dos resultados interpretação dos dados processamento dos dados apresentação dos dados coleta dos dados .
O arredondamento do número 6,736 para uma casa decimal corresponde a: 6,7 6,6 6,9 6,5 6,8.
Pesquisas científicas permeiam as mais diversas áreas do conhecimento, inclusive a odontologia. Em relação a área de odontologia, é um dos principais objetivos das pesquisas científicas, em um sentido mais amplo: Ensinar aos estudantes metodologia de pesquisa para que possa ser usada posteriormente em seus consultórios Verificar o uso de escovas dentais pela população Analisar as condições de saúde bucal das crianças em creches Publicar artigos científicos e se tornar famoso Resolver questões associadas a pratica clinica que fermenta a prática baseada em evidência .
São exemplos de amostragem probabilísticas todos os itens citados abaixo, exceto: amostragem por conveniência amostragem sistemática amostragem estratificada amostragem aleatória amostragem por conglomerado.
O uso de gráficos e tabelas é recomendado para a ilustração dos resultados e mais fácil entendimento. A etapa do trabalho estatístico que corresponde à transposição dos dados para esses elementos gráficos é: interpretação dos dados apresentação dos dados processamento de dados análise dos resultados coleta de dados.
O arredondamento do número 8,950 para uma casa decimal será corretamente realizado da seguinte forma: 8,8 8,9 9,0 8,7 9,1.
As variáveis podem ser classificadas em diversos aspectos, dentre eles, a capacidade de interferência em outras variáveis do estudo. Variáveis independentes por seu caráter de interferência em outras variáveis podem também ser chamadas de: continuas qualitativas discretas fator em estudo quantitativas.
Report abuse Terms of use
HOME
CREATE TEST
COMMENTS
STADISTICS
RECORDS
Author's Tests