option
My Daypo

Estruturas de Aço

COMMENTS STADISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Estruturas de Aço

Description:
Estruturas de Aço

Author:
Fernanda
(Other tests from this author)

Creation Date:
29/08/2021

Category:
University

Number of questions: 24
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
Last comments
No comments about this test.
Content:
O aço é um material forjado por meio da liquefação do minério de ferro (Fe2O3,). A introdução de carbono fornece qualidade ao aço, classificando-o em baixo carbono, médio carbono e alto carbono. Sobre isso, marque a alternativa verdadeira: O aço de alto carbono tem grande resistência mecânica e é empregado na construção civil, em obras de grandes vãos e coberturas. O uso de médio carbono é possível apenas em obras de pequeno porte e sua principal propriedade é ter alta ductibilidade. O aço de baixo carbono possui alta capacidade dúctil, ideal para estruturas de aço. O aço de baixo carbono só é encontrado após o processo de têmpera. Não se deve usar o aço de baixo carbono devido a sua baixa resistência mecânica.
Veja as possíveis características mecânicas do aço carbono: I – Quanto maior o teor de carbono, maior será sua resistência mecânica. Entretanto, prejudicará outras propriedades, como a capacidade de soldagem e a conformabilidade. II – Por ser de maior resistência mecânica, o aço do tipo alto teor de carbono é ideal para a elaboração de parafusos e rebites. III – Os aços de baixo teor de carbono têm pouca capacidade de temperabilidade (que é a capacidade de receber choques térmicos e alterar sua estrutura molecular e, assim, melhorar alguma propriedade). Já os de alto teor de carbono é o inverso do primeiro tipo de aço. Quais sentenças acima são consideradas verdadeiras? Somente as alternativas I e II estão corretas. Somente a alternativa I está correta. Somente a alternativa III está correta. Somente a alternativa II está correta. Todas as alternativas estão corretas.
Quanto às vantagens do aço como elemento estrutural, pode-se afirmar que: I – Tem grande resistência mecânica, quando comparado ao concreto e madeira. II – Material altamente reciclável que permite ligações soldadas e parafusadas e é ótimo para adaptações. III – Além de ter o módulo de elasticidade alto, o aço tem grande capacidade de resistência ao fogo. Apenas a I é verdadeira. Apenas a II é falsa. Apenas a III é verdadeira Apenas a III é falsa. Todas são falsas.
O aço no Brasil começou tardiamente. Sobre isso, qual das alternativas abaixo está correta? A primeira ponte construída em estrutura de aço foi no rio Paraíba do Sul, no período imperial brasileiro. Isso só ocorreu devido à expansão das siderúrgicas brasileiras. Devido à Segunda Guerra Mundial e à aliança do governo brasileiro do Estado Novo com os Aliados, garantiu-se os recursos necessários para a abertura da primeira grande siderúrgica brasileira, dando início ao processo industrial do aço no Brasil. O Brasil sempre foi um expoente no fornecimento do aço forjado, o que propiciou diversas obras de interesse social. Atualmente, o aço está em declínio na economia brasileira. A produção de aço no Brasil é relativamente pequena, o que não impacta no PIB brasileiro.
Veja este comentário intrigante: “É necessário um upgrade trocando o barato pelo rápido, o rápido o pesado pelo leve e o robusto pelo ideal”. Qual das alternativas corresponde de forma realista a este trecho? O profissional de engenharia deve pensar na alternativa de usar o elemento concreto para proteger o aço contra o fogo. Não é em qualquer obra que se deve usar a estrutura de aço. O uso das estruturas de aço necessita de alternativas mais leves, como as paredes em gesso acartonado, forros leves e piso de alto desempenho. Só devemos usar estruturas metálicas para coberturas e pontes. evido ao custo de fabricação e montagem elevados, deve-se buscar alternativas de materiais mais baratos, leves e frágeis. .
A preservação dos elementos estruturais deve ser pensada no momento da elaboração dos projetos. Quanto a isso, marque alternativa correta: Elaborar peças sem juntas ou chanfros para evitar o acúmulo de sujeira. As peças com seções abertas no topo deverão ser drenadas. As peças galvanizadas ou pintadas podem juntar poeiras e água sem danos estruturais. Eliminar situações que permitem retenção de água. Fica dispensado qualquer fator de preocupação de durabilidade para estruturas de aço com pintura epóxi.
Assinale a afirmação verdadeira: Os apoios têm função de impedir a deformação das estruturas. Para decidir se uma estrutura é isostática, hiperestática ou hipostática, não baste comparar o número de reações de apoio com o grau de liberdade da estrutura. Um engaste é um apoio de 1º gênero se todas as peças que compõem uma estrutura apresentam uma dimensão muito pequena em relação às outras duas dimensões, dizemos que se trata de uma estrutura plana. Uma estrutura no espaço possui sempre dois graus de liberdade.
Aço é uma liga metálica composta principalmente de ferro e pequenas quantidades de carbono: Observe as afirmativas abaixo: I. É altamente conveniente a associação do aço ao concreto, obtendo-se assim o concreto armado, porque o concreto não apresenta uma grande resistência à tração e é muito frágil a este esforço. II. Para a obtenção do aço são necessárias basicamente duas matérias-primas: minério de ferro e coque. III. O aço obtido no tratamento a quente apresenta uma melhor trabalhabilidade, aceitando inclusive solda comum. IV. A flexibilidade, ou ainda a elasticidade do aço, é a sua capacidade de se deformar plasticamente sem se romper. V. As nervuras e os entalhes têm como função aumentar a aderência da barra ao concreto, proporcionando a atuação conjunta do aço e do concreto. De acordo com as afirmativas acima, assinale a resposta correta: Apenas I, II e III estão corretos. Apenas I, II, III e IV estão corretos. Apenas I está correto. Apenas III, IV e V estão corretos. Apenas I, II, III, IV e V estão corretos.
Quanto a produção do aço no Brasil, pode-se afirmar que: I - O Brasil é um grande produtor mundial de minério de ferro e tem uma produtividade de quase 70% em relação a sua capacidade instalada. II - A siderurgia brasileira é tardia e começa no período do Estado Novo de Getulio Vargas, e o saldo tecnológico começa com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) no Rio de Janeiro. III - Como 10º exportador mundial de aço, nossa economia não depende desse produto e, mesmo se reduzir o consumo interno, não será afetado a produção nacional. Apenas a alternativa II está correta; Todas as alternativas estão corretas; Apenas a alternativa I está correta; As alternativas I e II estão erradas; Apenas a alternativa III está errada.
Quanto as propriedades do aço de alto carbono, pode-se afirmar: Tem boa ductilidade favorecendo sua aplicação em estruturas de aço. Tem baixa dureza, quando comparado com os demais tipos de aço. Tem grande dureza e resistência mecânica, ideal para peças de ligação como parafusos Tem grande resistência mecânica, ideal para estruturas de aço, devido ao seu custo baixo Tem baixa ductilidade o que favorece seu emprego em estruturas de aço.
Quais características pertence ao aço de baixo teor de carbono? Boa tenacidade, boa conformalidade e boa soldabilidade; Média conformalidade, média soldabilidade e média temperalidade; Boa soldabiliade, baixa tenacidade e temperabilidade. Baixa temperabilidade, média soldabilidade e alta temperalididade; Má conformabilidade, má soldabiliadade e resistência ao desgaste;.
A construção de treliças metálicas exige a execução de ligações, ou nós, entre as peças. NÃO se pode dizer que: no projeto das ligações das barras de treliça, os eixos das barras devem ser concorrentes a um ponto. momento resultante de ligações excêntricas não deve ser levado em conta no dimensionamento da ligação. nas treliças de grande porte, utilizadas em pontes, os nós são feitos, em geral, com parafusos de alta resistência. nas treliças soldadas, as chapas podem ser ligadas entre si diretamente, sem chapa auxiliar. momento resultante de ligações excêntricas deve ser levado em conta no dimensionamento da ligação.
A nova proposta da NBR 6120 aplica uma sobrecarga de utilização para telhados que é função da inclinação da cobertura igual a: 0,25kN/m² a 0,50kN/m² 0,50kN/m² >0,25kN/m² 0,25kN/m² 0,23kN/m².
Quanto ao uso das estruturas metálicas pode-se afirmar que: I ¿ As estruturas metálicas são estruturas com grande capacidade de resistências e poderá ser usado em qualquer situação como ponte rolante, industrias e obras residenciais. II ¿ Devido à redução de cargas permanentes, entre elas o peso próprio, é bastante interessante sua aplicação em pontes, viaduto e passarelas; III ¿ A aplicação das estruturas metálicas em obras residenciais deve ser realizada de forma a reduzir as ações permanentes para melhorar a eficiência estrutural. Qual alternativa está correta. Todas as alternativas. Apenas a alternativa I Apenas a alternativa II As alternativas II e III Apenas a alternativa III.
Quanto as cargas permanentes em estruturas metálicas, qual alternativa está correta? O peso próprio é muito pequeno como ação permanente e poderá ser desprezado. São ações que permanecerão durante a vida útil da estrutura projetada; São representadas apenas pelo peso próprio do elemento metálico; São cargas sem efeito nos elementos estruturais e poderá ser desprezada; Ações permanentes são elementos que permanecerão em curto espaço de tempo;.
Sabe-se que os aços são constituídos de uma combinação dos elementos químicos Ferro e Carbono. Quais os principais elementos de liga que são adicionados na liga para obter os aços inoxidáveis: Vanádio e cobalto Cromo e Níquel Fosforo e oxigênio Níquel e fosforo Cromo e vanádio.
Pode citar como vantagem a utilização do aço como estrutura: Facilidade de encontrar mão de obra qualificada para montagem. Melhor desempenho em situação de incêndio. Menores custos dos materiais. Menores cargas nas fundação. Maiores prazo de execução.
Quanto as propriedades do aço, referente a resistência do aço, pode-se afirmar que a relação fu/fy para aços laminados e forjados a frio são respectivamente. > 1,08 para qualquer perfil metálico < 1,20 > 1,20 para qualquer perfil metálico >= 1,18 e >= 1,08 >= 1,08 e >= 1,18.
O que é o coeficiente de correção S1? É o fato de correção estatístico que leva em função o uso da edificação; É o fator de correção em função da velocidade do vento; É o fator de correção em função da topografia; É o fator de correção em função das aberturas da edificação; É o fator de correção em função da rugosidade do terreno;.
O método de escolha da posição das tesouras denominado como projeto de Viga Gerber, tem as seguintes vantagens: É um processo empírico; Possibilita saber a posição das emendas das terças; Simplifica o dimensionamento das tesouras, mas torna complexa o dimensionamento das terças. É apenas para indicar as distâncias entre tesouras; Simplicação da execução dos elementos de aço;.
O coeficiente Ce e Ci são respectivamente: Coeficiente de majoração de pressão do vento sobrepressão e sucção; Coeficiente de carga do vento sobrepressão e sucção; Coeficiente de arrasto externo e interno; Coeficiente de pressão e de forma externo e interno; Coeficiente de empuxo externo e interno;.
O que é o coeficiente de correção S3? É o fator de correção em função da rugosidade do terreno. É o fator de correção em função da topografia; É o fator de correção em função da velocidade do vento; É o fator de correção em função das aberturas da edificação; É o fato de correção estatístico que leva em função o uso da edificação;.
Para qualquer dimensionamento de estruturas de aço, qual o primeiro passo a ser realizado? Determinar as propriedades dos materiais; Determinar as forças de resistência do perfil. Determinar as características geométricas; Indicar o fabricante do aço; Indicar o perfil;.
O que é V0? É o vento máximo para uma edificação localizada em uma região; É o vento básico indicado no mapa de isopletas; É o vento característico indicado no mapa de isopletas; É o vento mínimo localizado em uma região; É o vento corrigido que será aplicado em uma edificação.
Report abuse Terms of use
HOME
CREATE TEST
COMMENTS
STADISTICS
RECORDS
Author's Tests