ESTUDO DOS VERBOS

INFO
STADISTICS
RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
ESTUDO DOS VERBOS

Description:
Atividades 7º ano - revisão

Author:
AVATAR

Creation Date:
23/02/2013

Category:
Languages
Share the Test:
Facebook
Twitter
Whatsapp
TAKE THE TEST
Last comments
No comments about this test.
Content:
Verbo é a palavra que exprime um fato representado no tempo e que varia em número, pessoa, tempo e modo. Diante dessas informações, assinale a alternativa que possua uma ação verbal. A cigarra e as formigas. O leão e o rato. Ali Babá e os quarenta ladrões. Sempre jogamos futebol nas tardes de domingo.
A locução verbal é o conjunto formado por mais de um verbo, que indica um único fato verbal. Assinale a alternativa que possua uma locução verbal. Fiquei estudando matemática durante a manhã. Sempre faço as tarefas no final da tarde. Gosto de meus professores. Adoro as aulas de Educação Física.
Os principais tempos verbais são: presente, pretérito e futuro. Leia as orações abaixo e marque a que está no tempo presente. Somente os homens participam da dança do cururu. Somente os homens participaram da dança do cururu. Somente os homens participarão da dança do cururu. Somente os homens participavam da dança do cururu.
Entende-se por conjugações verbais a terminação do verbo no infinitivo. Em nossa língua, as vogais que antecedem o r na terminação do infinitivo - -ar, -er, -ir - determinam as três conjugações verbais. Ligue corretamente as conjugações verbais de acordo com os verbos expressos nas orações. Domingo passado, cantamos uma bela canção no coral da igreja. Após o trabalho com recortes em sala de aula, varremos toda a sala. Partiremos no início da manhã.
O verbo pode variar em pessoa - 1ª, 2ª, 3ª - e em número - singular e plural. Ligue as orações de acordo com a pessoa do discurso e o número (singular e plural). Eu gosto de pamonha. Ele gosta de pamonha. Gostas de pamonha? Gostamos de pamonha. Eles gostam de pamonha. Vós gostais de pamonhas?.
Os verbos desempenham uma função importante na língua: é em torno deles que se organizam as orações. Dessa forma, podemos concluir que: Marque duas opções que você acha que conclua a informação acima. toda oração se estrutura em torno de um verbo ou de uma locução verbal. o verbo ou locução verbal sempre fará parte do predicado d aoração. não existe frase que não seja verbal. existe quatro conjugações verbais (ar - cantar / er - vender / ir - sorrir / or - pôr).
Modo é a flexão verbal que indica a atitude do falante (de certeza, de dúvida, de suposição, de ordem etc.) em relação ao fato expresso pelo verbo. Os modos verbais são três INDICATIVO, SUBJUNTIVO e o IMPERATIVO. Leia a frase: "Faça já essa tarefa!" Escreva se o modo verbal da frase acima é: INDICATIVO, SUBJUNTIVO ou IMPERATIVO.
O tempo verbal pretérito pode ser perfeito (ganhei), imperfeito (ganhava) e mais-que-perfeito (ganhara). Assinale a alternativa que indica o tempo verbal PRESENTE DO INDICATIVO. Enquanto eu PROCURO, você dorme. CORREMOS durante duas horas. VARRI o quintal. Eu SORRIA e você CHORAVA.
Leia a oração: "Ganhei um lindo presente de Natal". Esta oração está no tempo pretérito imperfeito pretérito perfeito futuro presente.
A frase - "Joana treina para o campeonato" - está no tempo presente do indicativo. Se fosse para refazê-la no tempo pretérito imperfeito - ela ficaria assim: Joana treinava para o campeonato. Joana treinou para o campeonato. Joana treinara para o campeonato. Joana treinará para o campeonato.
Report abuse Terms of use
CREATE TEST
We use cookies to personalize your experience. If you continue browsing you will be accepting its use. More information.