option
Questions
ayuda
daypo
search.php

Combustível e sistema de combustível - básico anac

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Combustível e sistema de combustível - básico anac

Description:
Combustível e sistema de combustível - básico anac

Creation Date: 2024/08/18

Category: Others

Number of questions: 104

Rating:(1)
Share the Test:
Nuevo ComentarioNuevo Comentario
New Comment
NO RECORDS
Content:

Sobre o combustível de octanagem 100/130 assinale a alternativa correta: 100 para mistura rica e 130 para mistura pobre. 100 para mistura pobre e 130 para mistura rica. O poder antidetonante vai de 100° a 130° célsius. O poder antidetonante vai de 100° a 130° fahrenheit.

A qualidade anti-detonante do combustível de aviação é designada por graus, assinale a alternativa que indica o significado do primeiro e do segundo n° do combustível de grau 100/130: 100% de grau de pureza e 130% de grau de heptana normal. 100% de grau de pureza e 130% de grau de potência efetiva. O grau 100 para a mistura pobre e o grau 130 para mistura rica. O grau 100 para a mistura rica e o grau 130 para mistura pobre.

Na bomba principal a válvula que permite o fluxo de combustível ao redor de seu rotor, em caso de pane, denomina-se: Alívio (by-pass). Seletora. Derivação. Distribuição.

A bomba de combustível acionada pelo motor é lubrificada: Pelo óleo do motor. Pelo próprio combustível. Através da linha de retorno do sistema de lubrificação. Pelo próprio reservatório.

Os tanques de combustível são adaptados com defletores internos, com a finalidade de: Manter a pressão atmosférica dentro do tanque. Permitir o perfeito alijamento do combustível, em voo sem causar desbalanceamento. Eliminar as impurezas o combustível através da decantação. Resistir as flutuação do combustível, causadas pelas mudanças de atitude da aeronave.

Instrumento que indica a quantidade de combustível nos tanques denomina-se: Manômetro. Tacômetro. Fluxômetro. Liquidômetro.

As válvulas de corte de combustível são operadas: Pneumaticamente. Automaticamente. Eletricamente ou manualmente. Eletromecanicamente ou por solenoide.

No processo de partida em motores equipados com sistema de combustível de alimentação por gravidade: Uma bomba injetora manual (primer) fornece uma quantidade adicional de combustível. Uma bomba injetora elétrica (primer) fornece uma quantidade adicional de combustível. Requerem um sistema de combustível que forneça o combustível ao carburador a uma pressão positiva, caso voe em altas altitudes. Requerem um sistema de combustível que forneça o combustível ao carburador a uma pressão positiva, caso voe em baixas altitudes para evitar o congelamento.

É adicionado ao combustível para aumentar a gama de performance da mistura rica: Carbonos aromáticos. Hidrocarbonos aromáticos. Heptanas. Octanas.

Dispositivo do sistema de combustível, que permite a tripulação reduzir rapidamente o peso da aeronave?. Válvula de sangria. Válvula de alijamento. Válvula unidirecional. Válvula seletora.

Quanto à bomba auxiliar ou de recalque é correto afirmar que?. Quando acionadas, são alimentadas diretamente pela bateria. É a bomba principal do sistema de combustível. Serve para fazer o alijamento do tanque. Serve para transferir combustível de um tanque para o outro.

Qual o tipo de tanque de combustível que armazena mais combustível sendo também o mais leve?. Tanque principal. Tanque integral ou asa molhada (faz parte da estrutura). Tanques auxiliares. Tanque de borracha.

É utilizada para transferir combustível de um tanque para outro, alimentar combustível sob pressão durante partida e como unidade de emergência em caso de falha da bomba acionada pelo motor?. Válvula de alijamento. Válvula cross feed. Bomba de recalque. Bomba seletora.

Quais são os três tipos principais de válvulas seletoras do sistema de combustível?. Elétrica, pneumática, manual. Elétrica, hidráulica, manual. Corrediça, cônica e disco. Cônica, redonda, quadrada.

É função da bomba auxiliar de combustível?. Alimentar o combustível sob pressão para a admissão da bomba acionada pelo motor. Transferir de um tanque pro outro. Serve como unidade de emergência. Todas estão corretas.

No liquidômetro de visualização direta a medição ocorre por?. Vareta ou bóia. Par térmico. Sonda capacitiva. Resistência elétrica.

O liquidômetro de leitura direta emprega, como elemento sensível, um(a): Bóia. Termopar. Capacitor. Diafragma.

No caso do combustível estar contaminado, as impurezas depoistar-se-ão no elemento filtrante, assim a pressão na entrada do filtro: Diminuirá. Aumentará. Tornar-se-á nula. Permanecerá inalterada.

Um combustível de jato, altamente volátil apresenta características que são convenientes para: Dificultar as partidas em voo. Facilitar a partida em tempo frio. Facilitar a possibilidade do calço de vapor. Reduzir as perdas do combustível por evaporação.

Para que haja desenvolvimento microbial no combustível dos motores a reação é necessário que no mesmo haja a presença de: Água. Bolhas de ar. Partículas metálicas. Sedimentos magnéticos.

A quantidade de calor que o combustível ao ser queimado denomina-se: Radiação. Potência. Poder calorífico. Poder anti-detonante.

Adição de chumbo tetraetil á gasolina causa: Diminuição da volatilidade. Diminuição do poder calorífico. Aumento do poder anti-detonante. Possibilidade de desenvolver fungos.

No sistema de combustível, a bomba que supre combustível sob pressão para a bomba principal é instalada no (a): Parede de fogo. Berço do motor. Interior do tanque. Caixa de regulagem de acessório.

O micro-organismo que se desenvolve nas interfaces de água da querosene de aviação vem a ser um (a). Fungo. Virus. Plâctom. Bactéria.

O componente do sistema de combustível que tem a finalidade de cortar o fluxo de combustível na saída do tanque denomina-se: Dreno. Primer. Válula by-pass. Válvula seletora.

O sistema de combustível que permite reduzir rapidamente o peso do avião ao peso máximo de pouso é o de: Alijamento. Destanqueio. Distribuição. Alimentação cruzada.

Identificação da tubulação de combustível segundo o código de cores é feita pela cor: Azul. Verde. Laranja. Vermelha.

Armazenar e distribuir a querosene para satisfazer a demanda é a finalidade do (a): FCU. Tanque. Válvula seletora. Sistema de combustível.

Liquidômetro de leitura direta emprega como elemento sensor o(a): Bóia. Pressão. Bourdon. Termopar.

Para verificar a contaminação do combustível por onde devemos drená-lo?. Suspiro do tanque. Válvula by-pass. Válvula de dreno. Vareta de dreno.

Para se combater o fungo que se desenvolve no querosene de aviação, deve-se drenar os tanques das aeronaves na: Entrada do PCU. Saída da bomba auxiliar. Entrada da bomba principal. Parte mais inferior dos mesmos.

A válvula de alijamento tem a finalidade de: Reduzir o peso da aeronave. Facilitar o reabastecimento. Distribuir o combustível para o dreno. Possibilitar no interior do tanque.

A presença de água no tanque de combustível normalmente poderá causar formação de gelo: No interior do tanque. Na bomba auxiliar. Na bomba principal. Nos filtros.

Para evitar a proliferação de fungos que se alimentam dos hidrocarbonos do combustível deve-se. Esvaziar os tanques constantemente. Drenar os tanques constantemente. Limpar o filtro constantemente. Adicionar aditivos antifungos pelo menos uma vez ao mês.

Para que serve o sistema de alijamento?. Para reduzir rapidamente o peso da aeronave ao peso máximo de pouso. Para reduzir rapidamente o peso da aeronave ao peso mínimo de pouso. Para aumentar rapidamente o peso da aeronave ao peso máximo de pouso. Para reduzir rapidamente o peso da aeronave ao peso mínimo de descolagem.

Quando o ponteiro do liquidômetro no sistema de combustível indica a letra "E" o tanque está: Vazio. Tanque cheio. Reabastecido. Com super aquecimento ou formação de gelo.

No sistema de alimentação, o filtro tem a finalidade de: Sangra o combustível. Pulverizar o combustível. Pressurizar o combustível. Reter as impurezas do combustível.

A alimentação de um motor feita por tanque destinado a suprir outro motor é denominada alimentação: Cruzada. Invertida. Por pressão. Por gravidade.

A combustão anormal caracterizada pelo aumento excessivo da velocidade da queima é denominada: Detonação. Calço vapor. Volatilidade. Ignição de superfície.

A retirada do combustível decantado para a verificação da presença de água é feita: Pelo suspiro do tanque. Pelo bocal de enchimento. Através da válvula de drenagem. Através da linha de saída da bomba.

O tipo de tanque de combustível que, por sua forma, reduz o peso estrutural e tem maior espaço para armazenagem do combustível é o: Subalar. Intergral. De ponta de asa. De borracha sintética.

Aquele que é menos volátil é: Benzol. Álcool. Gasolina. Óleo diesel.

A octanagem da gasolina é igual a (o): 115 para mistura pobre e 145 para mistura rica. 130 para mistura pobre e 145 para mistura rica. 115 para mistura rica e 130 para mistura pobre. 130 para mistura rica e 145 para mistura pobre.

Um combustível de jato, altamente volátil, apresenta características que são convenientes para: Dificultar as partidas em voo. Facilitar as partidas em tempo frio. Facilitar a possibilidade de calço de vapor. Reduzir as perdas do combustível por evaporação.

O instrumento responsável pela informação da SOMA de combustível remanescente em todos os tanques da aeronave denomina-se: Tacômetro. Manômetro. Fluxômetro. Totalizador.

No combustível de grau 100/130, o primeiro e o segundo número indicam: O grau 100 para a mistura pobre, e o grau 130 para a mistura rica. O grau 100 para a mistura rica, e o 130 para mistura pobre. 100 por cento de grau de pureza, e 130 por cento de heptana normal. 100 por cento de grau de pureza, e 130 por cento de potência efetiva.

A descarga de combustível em voo, com a finalidade de reduzir o peso da aeronave, é realizada através da válvula de: Corte. Alijamento. Transferência. Alimentação cruzada.

A bomba de combustível fornece mais combustível que o requerido pelo motor. O dispositivo que evita o excesso de pressão de combustível na entrada do carburador é denominado: Dreno. Suspiro. válvula de alívio. Válvula de derivação.

A combustão prematura devido ao superaquecimento do eletrodo das velas ou depósito de carvão incandescente na câmara de combustão denomina-se: Detonação. Pré-Ignição. Pós-Ignição. Calço de vapor.

A parada do motor motivada pelo calço de vapor ocorre nas linhas de combustível, devido a: Octanagem. Vaporização. Mistura excessivamente rica. Formação de gelo nos tanques.

Sobre o combustível de octanagem 115/145, é correto afirmar que possui o grau: 115 e o grau 145 para a mistura rica. 115 e o grau 145 para a mistura pobre. 115 para a mistura pobre e 145 para a mistura rica. 115 para a mistura rica e 145 para a mistura pobre.

A válvula do sistema de combustível, que permite a tripulação reduzir rapidamente o peso do avião ao peso de pouso, é a de: Corte. Alijamento. Distribuição. Alimentação cruzada.

Dentre as alternativas abaixo, é correto afirmar que a bomba auxiliar de combustível: É acionada pelo motor. Está localizada na seção de acessórios do motor. Pode ser usada para transferir combustível de um tanque para outro. Na falha da bomba principal.

O mecanismo do sistema de combustível, que tem por finalidade alertar que deve ser selecionado outro tanque de combustível para alimentar o motor, é a: Válvula de alívio. Bomba principal do motor. Luz de aviso de baixa pressão. Válvula de corte, na parede de fogo do motor.

O micro-organismo que se desenvolve nas interfaces entre a água e o combustível é do tipo: Fungo. Vírus. Germe. Bactéria.

Uma das finalidades da válvula seletora do sistema de combustível é: Interromper o fluxo de um tanque. Fornecer combustível sob pressão para o FCU. Aliviar a pressão em excesso na linha de combustível. Selecionar o filtro por onde passará o combustível.

No sistema de combustível, o componente responsável pela distribuição, denomina-se: Tanque. Carburador. Bomba principal. Válvula seletora.

A gasolina que tem índice de octanagem igual a 115/145 terá a cor: Azul. Verde. Púrpura. Amarela.

Os tanques de combustível integrais são construídos: Em nylon. Em borracha sintética. Dentro da estrutura da asa do avião. Interligados à parede de fogo do motor.

Em uma aeronave que utiliza um sistema de alimentação por gravidade, os tanques de combustível são montados no: Mesmo nível dos motores. Nível abaixo dos motores. Nível acima dos carburadores. Nível abaixo do carburadores.

No sistema de combustível, o componente que prove um meio de cortar o fluxo de combustível é o(a): Tanque. Carburador. Bomba principal. Válvula seletora.

Uma das finalidades da válvula seletora do sistema de combustível alimentado por gravidade e selecionar: A bomba, que enviará o combustível ao motor. A linha do sistema a ser usada, em caso de entupimento do filtro. Um tanque em particular ao sistema, do qual o combustível será consumido. O motor, que receberá o combustível através da bomba centrífuga de reforço.

O combustível de pouca volatilidade: Produz pouco vapor. Evapora-se facilmente. Forma calço de vapor. Torna a mistura mais rica.

A parte superior de cada tanque de combustível é ventilada para o ar externo, a fim de: Reduzir o peso do tanque. Permitir a expansão do volume de combustível. Manter a pressão atmosférica, dentro do tanque. Manter a temperatura atmosférica, dentro do tanque.

A formação de bolha de vapor na tubulação de combustível é ocasionada por uma propriedade que o combustível possui esta propriedade denomina-se: Pureza. Detonação. Viscosidade. Volatilidade.

Entre os combustíveis abaixo, aquele que é menos volátil é o(a): Benzol. Álcool. Gasolina. Óleo diesel.

A gasolina de aviação de grau 91/96 e a de grau 100/130, possuem respectivamente, a coloração: Incolor e azul. Azul e verde. Púrpura e verde. Vermelha e azul.

Em alguns tanques de combustível são equipados com dispositivos que tornam possível a descarga rápida e segura do combustível, em voo, tais dispositivos denominam-se. Bombas de reforço. Válvulas de alívio. Válvulas de alijamento. Drenos de transbordamento.

O dispositivo utilizado para alimentar com combustível o carburador, no caso de falha da bomba acionada pelo motor, é denominado: Bomba principal. válvula dosadora. Bomba de recalque. Válvula lançadeira.

A propriedade que o combustível possui, que pode causar a formação do calço de vapor nas tubulações, denomina-se: Viscosidade. Volatilidade. Poder calorífico. Poder antidetonante.

Em determinada situações, a bomba principal recebe combustível sob pressão proveniente da bomba: Manual. De retorno. De recalque. De pressão da cabine.

Na temperatura de volatização do combustível tem-se: Vapores. Explosão. Auto ignição. Combustão química.

No liquidômetro tipo bóia, de leitura direta, a letra "E" indica que o tanque está: Vazio. Cheio. 1/4. 3/4.

O liquidômetro que é conectado a uma bóia flutuante, também denominado indicador de leitura direta, este é um instrumento do tipo: Elétrico. Mecânico. Capacitivo. Eletrônico.

Instrumento que indica a quantidade de combustível nos tanques, denomina-se: Manômetro. Tacômetro. Fluxômetro. Liquidômetro.

As posições das válvulas de corte de combustível são. Vazio e cheio. Aberta e fechada. Aberta, fechada e desligada. Esquerda, direita e desligada.

formação de cristais de gelo no combustível passa através do(a). FCU. Bomba. Filtro. Transmissor.

Um combustível com baixa volatilidade e apresenta características que são convenientes para: Dificultar as partidas em voo. Facilitar as partida em tempo frio. Reduzir a possibilidade do calço de vapor. Facilitar as perdas do combustível por evaporação.

As tubulações identificadas somente com a cor vermelha pertencem ao sistema: Hidráulico. Pneumático. De combustível. De lubrificação.

O componente do sistema, que tem a finalidade de cortar o fluxo de combustível que sai do tanque, é o(a): Dreno. Filtro. Válvula seletora. Válvula de transferência.

No caso do combustível estar contaminado, as impurezas depositar-se-ão no elemento filtrante. Assim sendo, a pressão na entrada do filtro: Diminuirá. Aumentará. Será nula. Permanecerá inalterada.

Durante as decolagens e pousos, para garantir uma alimentação positiva de combustível, as bombas de recalque deverão: Permanecer desligadas. Estar sempre ligadas. Estar engrazadas ao motor da aeronave. Estar na posição automática, caso ocorra pane elétrica.

No liquidômetro, quando o ponteiro está indicando a letra F, significa que o tanque está: Vazio. Cheio. Na reserva. Pela metade.

Os combustíveis líquidos são classificados como: Voláteis e não voláteis. Detonantes e anti-detonantes. De alta e baixa viscosidade. De combustão interna e externa.

O elemento sensível usado no liquidômetro de leitura direta é o(a): Termopar. Bóia. Capacitor. Diafragma.

A gasolina e o querosene utilizados na aviação, resultam da destilação do: Xisto. Betume. Petróleo. Carvão mineral.

A válvula que permite ao combustível fluir ao redor do rotor de uma bomba acionada pelo motor, sempre que a mesma estiver inoperante, é a de: Alijamento. Corte. Derivação. Alívio.

Para se efetuar uma soldagem no tanque de combustível, qual o mínimo de horas para permanecer em ventilação?. 8h. 12h. 24h. 48h.

Os três tipos básicos de tanque de combustível são: Borracha sintética, chapa de metal soldada e ventilado. Chapa de metal soldada, o integral e a célula de borracha. Chapa de aço soldado, borracha sintética e ventilado. Estrutural, ventilado e célula de borracha.

Quando a detonação ocorre, a primeira porção da carga queima de forma normal; porém, a última porção queima quase que instantaneamente, criando uma pressão momentânea excessiva e desbalanceada na câmara de combustão. O aumento excessivo na velocidade de queima diminuirá a eficiência do motor e : Poderá resultar em pré-ignição. Aumentará a temperatura na cabeça do cilindro. Causará desbalanceamento geral no motor. Poderá resultar no empenamento do cabeçote do motor.

Qual a cor do combustível entre 100/130?. Verde. Azul. Púrpura. Vermelho.

Qual a cor do combustível entre 115/145?. Verde. Azul. Vermelho. Púrpura.

Qual a cor do combustível entre 91/96?. Clara. Púrpura. Azul. Verde.

Tipo de combustível que tem uma ação deformadora sobre alguns tipos de mangueiras é outras partes de borracha do sistema de combustível: Aromáticos. Pesado. Bruto. Não volátil.

As condições de formação de gelo no carburador, são mais severas na faixa de temperatura do ar exterior: -1° a 4°C. 0° a 4°C. 1° a 3°C. 0° a 3°C.

O sistema de alijamento de combustível é usualmente dividido em dois sistemas separados e independentes, uma para cada asa, com objetivo de: Permitir o abastecimento simultâneo de ambas as asas. Permitir a transferência de combustível em voo de uma asa para outra. Alimentar ambos os motores em caso de falha ou sinal de fogo. Manter a estabilidade lateral pelo alijamento de combustível da asa pesada, caso necessário.

A volatilidade da gasolina de aviação é considerada: Alta. Baixa. Negativa. Variável.

Um motor que utiliza gasolina 100/130, é abastecido erroneamente com gasolina 80/87, a consequência deste fato poderá ser: A detonação do motor. O acumulo de chumbo nas velas. O resfriamento excessivo do cilindro. Falha de ignição.

O uso prolongado de uma gasolina de alta octanagem, acima do recomendado pelo fabricante, poderá provocar: Detonação. Acúmulo de chumbo no cilindro. Falha de ignição. Apenas B e C estão corretas.

O combustível de aviação deve cumprir as seguintes especificação, exceto: Elevado poder calorífico. Facilidade para fluir nas mais variadas condições de operação. Combustão completa nas diversas condições de voo. Baixa resistência à detonação.

A quantidade de energia na forma de calor liberada pela combustão de determinada quantidade de combustível é denominada: Poder anticorrosivo. Poder calorífico. Poder antidetonante. Volatilidade.

A bomba auxiliar de combustível é acioinada: Pelo próprio motor. Eletricamente. Pneumaticamente. Hidraulicamente.

O balanceamento do combustível entre os tanques é controlado pelo piloto através da(o): Manete de potência. Seletora de combustível. Chave dos magnetos. Bomba de combustível principal.

São vantagens do sistema de injeção em relação ao carburador, exceto: Dificuldade de partida do dias frios. Controle mais preciso da mistura ar/combustível. Rápida resposta do motor aos movimentos na manete de potência. Aumento na eficiência do motor.

Report abuse