option
Questions
ayuda
daypo
search.php

Gestão de Processos

COMMENTS STATISTICS RECORDS
TAKE THE TEST
Title of test:
Gestão de Processos

Description:
GTI 2018

Creation Date: 2018/05/10

Category: Others

Number of questions: 166

Rating:(0)
Share the Test:
Nuevo ComentarioNuevo Comentario
New Comment
NO RECORDS
Content:

Gestão de Processos (do Inglês: Business Process Management) é um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação. A partir deste afirmação, assinale a alternativa correta: O foco da gestão de processos é a eliminação das tarefas nas organizações através da reengenharia dos seus processos de trabalho. O foco da gestão de processos é o controle das tarefas nas organizações através da padronização dos seus processos de trabalho. O foco da gestão de processos é a otimização dos resultados das organizações através da melhoria dos seus processos de trabalho. O foco da gestão de processos é a padronização dos sistemas de informação das organizações através da tecnologia da informação. O foco da gestão de processos é o controle dos resultados das organizações através da melhoria dos seus sistemas de informação.

Toda Organização é uma coleção de processos que são executados. Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa sem um processo. Portanto, processos é o resultado da articulação de: I. Pessoas II. Instalações III. Equipamentos e IV. Outros recursos (materiais) Os itens acima que estão corretos são: Os itens I, II, III e IV;. Apenas os itens II e III;. Apenas os itens I e IV;. Apenas o item II;. Apenas o item I;.

Leia a definição a seguir e faça a correta relação ao significado correspondente. " Conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transforma insumos (entradas) em produtos (saídas).". Processo. Projeto. Modelagem de processos. Avaliação de projeto. Estratéria organizacional.

É comum confundirmos o significado das palavras processo e projeto, por sua proximidade e relação com objetivos organizacionais. Um projeto é desenhado para gerar melhorias e, consequentemente, atender a seus objetivos, que devem estar sincronizados com os processos da organização. Com relação às diferenças entre processo e projeto, avalie as afirmações seguintes: I. Processo é um conjunto de atividades realizadas em uma sequência lógica, de forma coordenada e integrada, cujo objetivo é produzir um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes. II. Projeto é um esforço (ações/atividades) permanente, repetitivo (gera o mesmo produto várias vezes), rotineiro (as pessoas desempenham as mesmas tarefas a cada ciclo de trabalho), padronizado e constante. III. Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início e fim bem definidos, que se destina a atingir um objetivo claro e específico (gerar um produto e um resultado exclusivo). IV. A diferença entre eles é que o projeto não é repetitivo, ele obedece a parâmetros predefinidos de tempo (temporário), custo, recursos envolvidos e qualidade. São verdadeiras SOMENTE as afirmações: II e III. II, III e IV. I, II e III. I, III e IV. I, IV.

É o conjunto integrado de insumos, infraestruturas, regras e transformações, que adiciona valor às pessoas que fazem uso dos produtos e/ou serviços gerados: diretriz organizacional. política empresarial. processo. estratégia. missão.

A gestão dos negócios em ambiente competitivo intenso e atendendo a clientes crescentemente exigentes implica flexibilidade e, ao mesmo tempo, solução rápida e precisa dos problemas que ocasionam defeitos nos produtos e erros de atendimento nos serviços. Assim os processos passaram a ser vistos como uma categoria específica, quando se trata de negócios. A definição de processos de negócios mais completa entre as seguintes alternativas é: São sequências lógicas de atividades que visam o controle dos resultados de uma organização. São conjuntos de atividades desempenhadas de acordo com procedimentos escritos e com uso de recursos humanos, máquinas e tecnologia visando agregar valor para os clientes;. São conjuntos de atividades que visam melhorar o desempenho de um negócio;. São conjuntos de atividades que visam um objetivo de negócio, no contexto de uma estrutura organizacional;. São conjuntos de atividades ordenadas para agregar valor para os acionistas da organização;.

Em um processo de elaboração da folha de pagamento, podemos definir como entrada: O percentual do valor total da folha de pagamento em relação ao faturamento da empresa. Os cálculos de descontos de INSS e IRRF. Os comprovantes de pagamento. As informações sobre o desempenho dos funcionários. As informações de dias trabalhados e o valor dos salários.

Na relação existente entre Processos e Projetos é correto afirmar que: Ambos devem possuir recursos para que as ações sejam realizadas, além de exigirem início e fim determinados. Os projetos não possuem sincronia com os processos da organização, pois a sua agregação de valor sempre quebra o status quo. Ambos produzem um resultado único e exclusivo que tem valor para um grupo especifico de pessoas. Ambos promovem agregação de valor de forma rotineira e constante para que a rotina seja cada vez melhor. Os resultados colhidos pelos projetos devem redesenhar os processos para que os ganhos sejam direcionados aos clientes externos e internos da empresa.

Considere as seguintes expressões abaixo: - i. Um processo é uma atividade realizada em uma sequência lógica, cujo objetivo é produzir algo que tem valor para um grupo específico de clientes. - ii. Processos são atividades logicamente relacionadas aos recursos do negócio e que produzem resultados reais. - iii. Em todo processo de negócios, encontramos um objetivo, insumos, recursos, normas, dinâmicas repetitivas e resultados. - iv. O impacto do insucesso de um único processo pode comprometer os resultados operacionais de uma organização. Com base nas afirmações acima, podemos concluir: i, ii e iii são verdadeiras e iv é falsa. i é verdadeira, ii, iii e iv são falsas. Todas as proposições são falsas. Todas as proposições são verdadeiras. i e ii são verdadeiras, iii e iv são falsas.

Comparamos uma Organização Funcional com uma Organização por Processos. Muitas pessoas acreditam que a gestão por processos pode burocratizar a atividade organizacional, engessar ou reduzir a flexibilidade da organização, na execução de tarefas ou na tomada de decisão com a padronização das atividades de produção. A fim de demonstrar a contribuição da gestão por processos, para melhoria da gestão empresarial, marque opção que caracteriza uma evolução para a rotina das empresas: As empresas precisam fazer investimentos em infraestrutura, aumentando o custo operacional. Apenas as empresas novas possuem o modelo de gestão por processos, as empresas tradicionais não precisam se preocupar com isso. A gestão por processos é uma onda passageira, em breve as empresas voltarão ao modelo tradicional de fazer gestão. Gerenciar os processos de negócio é uma exclusividade para empresas de grande porte. O processo de negócio aperfeiçoou os processos produtivos nas empresas, tornando-se um diferencial competitivo agregando valor ao produto ou serviço.

Gestão de Negócios tem como objetivos: I - Obter vantagem competitiva. II - Alinhar os processos de negócios com as estratégias de correção. III - Melhorar os processos das organizações, por meio do uso de métodos, técnicas e ferramentas. IV - Garantir padrão de qualidade. Pode-se dizer que as AFIRMATIVAS são: II, III e IV são verdadeiras, e a I é falsa. I, II, III e IV são verdadeiras. I, II, e IV são verdadeiras, e a III é falsa. III e IV são verdadeiras, e a I, e II são falsas. I, II, e III são verdadeiras, e a IV é falsa.

Os Processos podem ser vistos de diferentes enfoques, como por exemplo: Ordenação específica das atividades que compõem apenas as entradas determinadas. O planejamento e a gestão de todas as atividades envolvidas em; identificar fornecedores, comprar, fabricar e gerenciar as atividades logísticas. Um grupo de atividades realizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou serviço. Uma estrutura para a ação em produto ou serviço específico, sem a previsão das entradas. Qualquer atividade ou conjunto de atividades que agrega valor apenas num output específico.

Processo pode ser definido como uma sequência de ações interligadas que se caracterizam por apresentarem insumos mensuráveis (inputs), atividades que agregam valor e saídas (outputs). Entre os componentes que fazem parte das atividades que agregam valor estão: Situação-problema, instalações, projetos, recursos materiais e equipamentos. Foco, recursos materiais, instalações, projetos e equipamentos. Saída, pessoas, instalações, equipamentos e projetos. Pessoas, recursos, instalações, equipamentos, projetos e recursos materiais. Planejamento, pessoas, instalações, equipamentos e projetos.

A gestão de processos. privilegia a visão funcional da organização. possibilita uma visão mais ampla e horizontal do negócio. impede o envolvimento dos funcionários de todos os níveis. dificulta o balanceamento do uso dos recursos. tem como foco a alta gerência.

Sobre os processos e a cadeia de valor podemos afirmar: I- A cadeia de valor descreve as estruturas e processos com os quais as organizações se preparam estrategicamente para projetar, produzir, comercializar, entregar e apoiar seu produto ou serviço. II- A cadeia de valor se divide em dois grandes grupos de processos: primários e terciários. III- O valor é representado pelas características e atributos que as organizações proporcionam sob a forma de produtos ou serviços pelos quais o clientes está disposto a pagar. É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s): I e III, apenas. I, II e III. I e II, apenas. I, apenas. II, apenas.

Na gestão das empresas ou empreendimentos do Estado é frequente desde a história antiga a necessidade de se usar algum tipo de projeto para administrar os recursos de uma organização. Modernamente surgiu o conceito de processo e mais recentemente a abordagem de gestão de processos. Diante desses fatos podemos afirmar: Projetos são empreendimentos exclusivos, compostos de atividades inter-relacionadas que resultam em uma entrega singular, num prazo determinado, após a qual o projeto se encerra. Projetos são sequências de atividades rotineiras de uma organização, destinadas ao cumprimento de sua missão;. Projetos e Processos podem ser considerados como sinônimos, pois ambos são sequências lógicas de atividades destinadas a entregar um valor ao cliente;. Um processo só é usado no caso de algum empreendimento extraordinário que ocorre na organização, já os projetos fazem parte do dia a dia da organização. Processos são sequências de atividades não rotineiras que visam a uma entrega única;.

Nas organizações geridas por processos a ampla abrangência, tanto dos processos de negócio quanto da autonomia e responsabilidade designada aos colaboradores (empowerment), implica: No melhor aproveitamento dos insumos e na redução do potencial dos funcionários dos níveis inferiores que deve atender as competências individuai na busca pela redução das perdas e aumento da produtividade;. No melhor aproveitamento do potencial dos funcionários e num processo contínuo de capacitação que deve atender as competências transdisciplinares requeridas ao longo do processo;. No melhor aproveitamento dos cargos superiores pelo aumento do controle dos cargos inferiores que deve atender as competências multifuncionais dos cargos superiores;. No melhor aproveitamento dos insumos e na redução das perdas por uma melhor estruturação de cargos em salários que deve atender as necessidades de redução do custo operacional;. Na hierarquização dos procedimentos gerando uma melhor formação dos níveis intermediários de chefias que deve atender a demanda do mercado na redução das perdas;.

Com relação aos conceitos de processos, sob a visão da qualidade organizacional, assinale a alternativa falsa: Um processo definido é aquele descrito em detalhes, de modo que possa ser consistentemente repetido. As organizações implantam a gestão de processos visando única e exclusivamente aumentar os seus lucros, sem qualquer preocupação com um grupo específico de clientes. Processo é um conjunto de atividades relacionadas que irão transformar entradas em saídas. Processos definidos auxiliam no planejamento e na execução de um serviço. Um processo é um conjunto definido de passos para a realização de uma tarefa;.

Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa sem um processo empresarial. Da mesma forma, não faz sentido existir um processo empresarial que não ofereça um produto ou serviço. Com base nas afirmações acima, qual a opção abaixo NÃO é verdadeira: Um processo tem por objetivo produzir um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes;. Os processos empresariais visam apenas os clientes internos;. Os processos organizacionais são centralizados na organização;. Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo;. Os processos empresariais são atividades coordenadas.

Algumas empresas trabalham com visão funcional e outras com visão via processos. Quais os atributos mais utilizados pela visão por processos: Objetiva a prevenção de custos; foco na chefia. Relacionamento primário de cadeia de comando; objetiva a redução de custos. Foco na chefia; estilo participativo. Relacionamento primário do cliente ao fornecedor; orientação hierárquica. Estilo participativo; relacionamento primário do cliente ao fornecedor.

A gestão dos processos de negócios consiste em empregar o cuidado permanente à maneira e forma como as atividades são executadas, controlando e avaliando os seus resultados e melhorando-as. Dentre as características ou aplicação listadas abaixo, qual a que pertence à categoria organizacional ou de integração?. viabilizam o funcionamento e a coordenação dos vários sistemas da organização;. não são suportados por processos internos;. incluem as ações de medição e ajuste do desempenho. são focalizados nos gerentes e suas relações;. caracterizam a atuação da empresa;.

Sobre as vantagens da gestão por processos, podemos afirmar: I- Cria condições para prever, promover e controlar mudanças organizacionais. II- Aperfeiçoa e maximiza o uso dos recursos disponíveis. III- Cria condições para uma gestão mais eficiente das equipes de trabalho. É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s): I, apenas. I, II e III. II, apenas. I e III, apenas. III, apenas.

Sobre a visão por processo, em contraposição à visão funcional, identifique qual sentença é verdadeira: Todos os participantes do processo tomam decisões. O foco é na qualidade do produto ou serviço. O relacionamento obedece a uma cadeia de comando. A empresa é orientada ao lucro. O objetivo é a eliminação de resíduos.

Em uma empresa de fabricação de móveis para escritório, os processos de negociação de preços com os fornecedores enquadram-se na categoria de processos: de direcionamento. gerenciais. primários. organizacionais. de monitoração.

Uma organização formal, também conhecida como tradicional, compõe-se de camadas hierárquicas, enfatizando: os funcionários. os processos. funções e tarefas . o meio ambiente. ferramentas.

Complete a sequência abaixo corretamente: As__________ ou inputs se aplicam ao fluxo de insumos, os ____________ estão relacionados à transformação e as________________ ou outputs estão ligadas a entrega de mercadorias (tangíveis ou intangíveis). saídas, entradas e processos. entradas, boletos e saídas. cadeia de valor, produtos e empresas. entradas, processos e saídas. mercadorias, fluxogramas, empresas.

Adotar a gestão por processo exige quebra de paradigmas. É necessário abandonar a visão do todo para um direcionamento mais voltado às funções. ASSIM As organizações com lideranças fortes e que acompanham permanentemente os resultados de suas ações são capazes de adotar mais facilmente o modelo de gestão baseado em processos. CONSIDERANDO AS DUAS FRASES ACIMA É POSSÍVEL CONSTATAR QUE: A primeira é falsa e a segunda é verdadeira. As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não complementa ou reforça a primeira. As duas são verdadeiras e a segunda complementa ou reforça a primeira. A primeira é verdadeira e a segunda é falsa. As duas são falsas e a segunda complementa ou reforça a primeira.

A gestão de processos estabelece como necessidade para sua implantação uma grande mudança dentro da organização, que tem como principal meio: Máquinas, equipamentoe e alta tecnologia são os meios de mudança nas organizações. As pessoas são o principal meio para um processo de mudanças na organização;. Redesenho de cargos são os principais meios para a mudança na organização;. Máquinas e equipamento de alta tecnologia são responsáveis pelas grandes mudanças;. Informações são as molas propulsoras da mudança nas organizações;.

Marque a opção correta: A Gestão por Processos diferencia as organizações desde sua estrutura até os projetos que geram seus resultados. Podemos observar que enquanto na visão por processos o foco é nos clientes, na visão funcional o foco esta centrado. na chefia. na produção. na administração. na hierrquia. nos lucros.

A aplicação da gestão por processos em uma organização, quando usada em um sistema de gestão integrada, possibilita à organização atuar: de forma flexível e com pouca visão sistêmica. de forma rígida e autoritária. com ineficiência nos recursos e com ineficácia nos resultados. de forma autoritária e com pouca visão sistêmica. com eficiência nos recursos e com eficácia nos resultados.

Sobre as características dos processos, quando comparado com as características das hierarquias, podemos afirmar: I- As hierarquias têm um desenvolvimento muito mais dinâmico e natural do que os processos, obtendo melhores resultados para os clientes. II- Os processos oferecem barreiras naturais, enquanto as hierarquias atravessam toda a organização, ou seja, elas são catalisadoras para agregar valores. III- Nos processos, em razão da estrutura ordenada de atividades sequenciadas de trabalho, suas entradas e saídas são facilmente identificadas, gerando produtos e/ou serviços. É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s): I e III, apenas. II, apenas. I, apenas. I, II e III. III, apenas.

Numa seguradora, um importante processo é o da emissão de apólice, que se inicia com o preenchimento da proposta de seguro, e termina com a da apólice, e sua remessa ao segurado. Na classificação geral dos processos empresariais, o exemplo acima é considerado como sendo um: processo gerencial;. processo de negócio;. processo intraorganizacional. processo organizacional;. processo de suporte;.

A Gestão por Processos diferencia as organizações desde sua estrutura até os projetos que geram seus resultados. Observe as opções apresentadas e assinale a que NÃO representa a visão da organização por processos. Objetivo - prevenção do custo. Orientação - processo. Relacionamento - hierarquia. Foco - cliente. Estilo - participativo.

A Gestão de Processos gera mudanças significativas nas organizações, desta forma marque a alternativa falsa, quanto às mudanças ocasionadas pela sua implementação: Aumento no fluxo de retrabalho. Eliminar Gargalos e Entraves do Processo;. Eliminação de Situações de Retrabalho;. Monitoramento de Indicadores de desempenho;. Ordenação nos fluxos Organizacionais;.

Assinale a opção correta: A Gestão por Processos diferencia as organizações desde sua estrutura até os projetos que geram seus resultados. Podemos observar que enquanto na visão funcional o objetivo é a redução de custos, na visão por processos, o objetivo visa. a prevenção do custo. assegurar a qualidade do produto/serviço. a eliminação do desperdício. a manutenção dos clientes. a maximização da produção.

Sabemos que os processos empresariais podem ser classificados em três categorias. Assinale a alternativa que identifica essas três categorias: De controle de qualidade, de negócios e gerenciais. Gerenciais, de negócios e organizacionais. De lucratividade, gerencias e organizacionais. Organizacionais, operacionais e de negócios. De lucratividade, de negócio e organizacionais.

Em uma empresa de fabricação de móveis para escritório, os processos de monitoração do planejado e do orçamento enquadram-se na categoria de processos: de transformação. gerenciais. organizacionais. de direcionamento. primários.

Em todas as organizações, independentemente de seu porte, existem três níveis de planejamento. Qual alternativa abaixo indica o nível responsável pela definição dos objetivos e planos da empresa?. nível tático. nível operacional. nível estratégico. nível de serviços. nível qualificado.

A utilização da gestão por processos significa um diferencial competitivo porque permite: Marque a alternativa INVÁLIDA. prever e minimizar a ocorrência de erros e problemas. planejar a organização estratégica da alta cúpula da organização. dispor, de forma mais ágil, de meios para efetivar mudanças operacionais. definir e aplicar indicadores de desempenho do processamento. aperfeiçoar e maximizar o uso dos recursos disponíveis.

A missão e os objetivos gerais da organização a conduzem à formulação de estratégias nos 3 níveis organizacionais, começando: Nos funcionais, segue nas unidades de negócio e, depois nos empresariais. Nos empresariais, segue nas unidades de negócios e, depois nos funcionais. Nos empresariais, segue nos funcionais e, depois nas unidades de negócios. Nas unidades de negócios, segue nos funcionais e, depois nos empresariais. Nas unidades de negócios, segue nos empresariais e, depois nos funcionais.

O planejamento estratégico envolve atividades de vital importância para a organização atingir sua plenitude. Somente uma das alternativas abaixo mostra uma atividade que NÃO está relacionada ao planejamento estratégico. Qual é essa alternativa?. o diagnóstico do ambiente em que a organização está inserida. a avaliação da organização em relação à sua missão e à sua visão. a análise do ambiente externo para identificação de oportunidades. a avaliação da organização em relação aos seus recursos e às suas competências essenciais. a avaliação das competências da liderança para comunicar os objetivos da corporação.

Considerando os três níveis de planejamento de acordo com Baterman e Snell (1998), assinale a afirmativa correta: Os gerentes, no nível estratégico, definem o planejamento de cada tarefa ou operação. Os gerentes, no nível tático, definem o planejamento de cada tarefa ou operação. Os executores, no nível operacional, definem o planejamento da organização como um todo. A alta direção, no nível estratégico, define o planejamento de cada divisão ou unidade. A alta direção, no nível estratégico, define o planejamento da organização como um todo.

A gestão eficiente dos processos é um diferencial competitivo, pois apresenta várias vantagens à organização. Somente uma das alternativas abaixo mostra um aspecto que NÃO é considerado vantagem desenvolvida pela gestão de processos. Qual é essa alternativa?. presumir como as entradas se transformarão em saídas. alavancar as vendas diretas aos consumidores finais. prever e minimizar a ocorrência de erros e problemas. desenvolver uma visão sistêmica de suas atividades. aperfeiçoar e maximizar o uso dos recursos disponíveis.

Sobre as vantagens da gestão por processos, podemos afirmar: I- Cria condições para prever, promover e controlar mudanças organizacionais. II- Aperfeiçoa e maximiza o uso dos recursos disponíveis. III- Cria condições para uma gestão mais eficiente das equipes de trabalho. É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s): I, apenas. II, apenas. I, II e III. III, apenas. I e III, apenas.

O gerenciamento de processos pode identificar atividades não requeridas pelos clientes e outras que não precisariam existir - aquelas que podem ser descartadas, pois nada acrescentam à empresa. Dessa forma, o processo será otimizado. Em função disso, as empresas podem gerar ganhos significativos valorizando seu negócio. Diante deste contexto podemos afirmar que: Há um esforço para verificar quais serão os eventos que poderão ocorrer, com base no registro de uma série de probabilidades. Uma visão funcional do sistema e de suas atividades será mais bem desenvolvida. A gestão de processos pode prever e minimizar a ocorrência de erros e problemas. O Planejamento estratégico poderá ser implantado sem que haja a necessidade do alinhamento dos processos. A agregação de valor não precisará ser medida, pois os processos quando otimizados geram valor superior as perdas.

Segundo Steiner, o planejamento não deve ser confundido com previsão, projeção, predição, resolução de problemas ou plano, pois cada um desses conceitos trazem aspectos específicos. Qual alternativa abaixo apresenta a definição do conceito de previsão?. documento formal que constitui a consolidação das informações e atividades desenvolvidas no processo de planejamento. aspectos imediatos que procuram, tão somente, a correção de certas descontinuidades e certos desajustes entre a empresa e as forças externas que lhe sejam potencialmente relevantes. esforço para verificar quais serão os eventos que poderão ocorrer, com base no registro de uma série de probabilidades. situação em que o futuro tende a ser igualado ao passado em sua estrutura básica. situação em que o futuro tende a ser diferente do passado, mas a empresa não tem nenhum controle sobre seu processo e desenvolvimento.

Ao levar em consideração a estrutura de processos, dividida em Entradas , Processos e Saídas, a avaliação dos resultados obtidos pela empresa no final do processo, pode ser definido por: Vantagem Competitiva. Cadeia de Valor;. Feedback. Benchmarking;. Downsizing;.

A evolução da gestão no mundo globalizado tem tornado a gestão de processos como um requisito relevante as grandes mudanças do mundo organizacional moderno, por: Ajudar e facilitar o planejamento, a organização, a liderança e o controle de tudo o que é feito na organização;. Ajudar a dificultar o controle, a eficiência, a liderança e o controle das normas e regras desenvolvidas na organização;. Ajudar a facilitar o planejamento, a produção de regras e normas, a liderança e o controle de todas as pesssoas;. Ajudar a facilitar a burocracia, a padronização, a centralização das decisões e o desenvolvimento de regras e normas na organização;. Ajudar a facilitar controle das pessoas, a padronização, a qualidade e o desenvolvimento de regras de conduta pessoal.

É correto afirmar sobre a Gestão Estratégica, EXCETO: Tem como foco central a relação entre a análise ambiental externa e a análise organizacional interna, tendo em vista a formulação de objetivos. Pressupõe uma relação entre fatores ambientais externos e internos, buscando identificar ameaças e oportunidades. Enfatiza metas precisas que só podem ser alcançadas no curto prazo, tendo em vista reduzir a incerteza que predomina em ambientes competitivos. Ajudar a empresa a operar, de maneira bem-sucedida, num ambiente dinâmico e complexo, tornando-a mais competitiva. Visa obter um efeito de sinergia entre as capacidades e as potencialidades da organização, envolvendo-a como um todo.

Segundo Steiner, o planejamento não deve ser confundido com previsão, projeção, predição, resolução de problemas ou plano, pois cada um desses conceitos trazem aspectos específicos. Qual alternativa abaixo apresenta a definição do conceito de resolução de problemas?. aspectos imediatos que procuram, tão somente, a correção de certas descontinuidades e certos desajustes entre a empresa e as forças externas que lhe sejam potencialmente relevantes. situação em que o futuro tende a ser diferente do passado, mas a empresa não tem nenhum controle sobre seu processo e desenvolvimento. documento formal que constitui a consolidação das informações e atividades desenvolvidas no processo de planejamento. esforço para verificar quais serão os eventos que poderão ocorrer, com base no registro de uma série de probabilidades. situação em que o futuro tende a ser igualado ao passado em sua estrutura básica.

Com relação à Gestão Estratégica, marque a opção INCORRETA: A Gestão Estratégica é cada vez mais necessária nas organizações, principalmente se considerarmos o alto índice de competitividade existente no mercado, que se tornou um grande desafio nos dias de hoje. Gestão Estratégica evoluiu a tal ponto que seu principal valor consiste em ajudar a organização a operar, de maneira bem-sucedida, em um ambiente dinâmico e complexo, no qual mudanças ocorrem muito rapidamente. Trata-se do conjunto de decisões e ações estratégicas que determina o desempenho de uma corporação a longo prazo. A missão e os objetivos gerais da organização a conduzem à formulação de estratégias em nível funcional, posteriormente em Unidades de Negócios e, finalmente, em níveis empresariais. Muitas organizações já implantaram sua Gestão Estratégica, incluindo visão, missão, valores e objetivos. Porém, infelizmente, não basta que isso fique definido somente no papel. É preciso ter a coragem de colocá-la em prática.

Em todas as organizações, independentemente de seu porte, existem três níveis de planejamento. Qual alternativa abaixo indica o nível responsável pela promoção eficiente do contato entre a alta liderança da empresa e os níveis operacionais?. nível de serviços. nível estratégico. nível tático. nível qualificado. nível operacional.

Segundo Steiner, o planejamento não deve ser confundido com previsão, projeção, predição, resolução de problemas ou plano, pois cada um desses conceitos trazem aspectos específicos. Qual alternativa abaixo apresenta a definição do conceito de predição?. esforço para verificar quais serão os eventos que poderão ocorrer, com base no registro de uma série de probabilidades. documento formal que constitui a consolidação das informações e atividades desenvolvidas no processo de planejamento. situação em que o futuro tende a ser igualado ao passado em sua estrutura básica. situação em que o futuro tende a ser diferente do passado, mas a empresa não tem nenhum controle sobre seu processo e desenvolvimento. aspectos imediatos que procuram, tão somente, a correção de certas descontinuidades e certos desajustes entre a empresa e as forças externas que lhe sejam potencialmente relevantes.

Ao realizar o levantamento de processos na empresa em que trabalha, Nilson identificou a existência de alguns processos relacionados à essência do negócio e capazes de proporcionar valor significativo para os clientes. Como Nilson deve classificar esses processos?. Processos gerenciais. Processos-chave. Processos de projeto. Processos existenciais. Processos de apoio.

Considere as afirmativas abaixo: i. Cada organização deve escolher a modelagem mais adequada às suas necessidades. ii. O fluxograma é a representação gráfica, de forma analítica, da sequência de um trabalho. iii. Por meio do fluxograma, podemos observar a maneira como as funções foram divididas entre os setores da empresa. Com base nas afirmações acima, podemos concluir: i é falsa, ii e iii são verdadeiras. i e iii são falsas e ii é verdadeira. i e ii são falsas e iii é verdadeira. iii é falsa, i e ii são verdadeiras. ii é falsa, i e iii são verdadeiras.

A etapa de levantamento de elementos relativos aos processos consiste na identificação e na visualização das partes essenciais aos processos de trabalho. Esses elementos são encadeados sequencialmente, nesta ordem: FORNECEDOR, ENTRADA/INSUMO, PROCESSO, SAÍDA/PRODUTO, CLIENTE/USUÁRIO. Qual dos conceitos a seguir explica melhor o significado de CLIENTE/USUÁRIO: Conjunto de atividades realizadas em uma sequência lógica, de forma coordenada e integrada, cujo objetivo é produzir um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico de clientes. Pessoa, área ou instrumento de trabalho que envia, fornece ou disponibiliza o insumo necessário para a realização de determinada etapa do processo. Pessoa, área ou instrumento de trabalho a quem se destinam resultados; aquele que receberá o que foi gerado pelo executor da etapa do processo. Informação, documento ou material produzido pelo executor da etapa do processo - aquilo que representa o resultado do trabalho. Informação, documento ou material necessário para que se desenvolva a etapa do processo, sem o(a) qual não é possível realizá-la.

Em relação a modelagem de negócios, as organizações do futuro apresentam algumas características em termos de negociação: 1) Foco no cliente e no mercado; 2) Alianças estratégicas com outras organizações para obter sinergia; 3) Implantação de equipes autogeridas; 4) Disseminação da informação a todos os membros da empresa; 5) Aumentar os níveis hierárquicos. Assinale a única alternativa correta: Somente as questões 2, 4 e 5 estão corretas. Somente as questões 1, 2, 3 e 5 estão corretas. Todas as questões estão corretas. Somente as questões 1, 2, 3 e 4 estão corretas. Somente as questões 1, 3 e 5 estão corretas.

Sobre a visão de modelagem dos processos podemos afirmar que: I - Precisamos analisar o processo pela ótica de quem o criou, a fim de evitar a criação de expectativas. II - Ao modelarmos um processo precisamos fugir um pouco de nossa preocupação em simplesmente terminar uma tarefa. III - Temos que evitar uma disciplina maior, uma visão mais objetiva de padronização, consistência e segurança, fugindo totalmente de uma base científica. Somente a II está correta. Somente a III está correta. Somente a I está correta. I e III estão corretas. II e III estão corretas.

Sobre a visão de modelagem dos processos podemos afirmar que: I - Precisamos analisar o processo pela ótica de quem o criou, a fim de evitar a criação de expectativas. II - Ao modelarmos um processo precisamos manter nossa preocupação em terminar as tarefas o mais rápido possível. III - Temos que buscar uma disciplina maior, uma visão mais objetiva de padronização, consistência e segurança, cuja base seja mais científica. Somente a I está correta. Somente a II está correta. Somente a III está correta. I e III estão corretas. I e II estão corretas.

Sobre a visão de modelagem dos processos podemos afirmar que: I - Precisamos analisar o processo pela ótica de quem o criou, a fim de evitar a criação de expectativas. II - Ao modelarmos um processo precisamos fugir um pouco de nossa preocupação em simplesmente terminar uma tarefa. III - Temos que buscar uma disciplina maior, uma visão mais objetiva de padronização, consistência e segurança, cuja base seja mais científica. I e II estão corretas. II e III estão corretas. Somente a III está correta. Somente a I está correta. Somente a II está correta.

Considere as afirmativas abaixo: i. Para que possamos fazer um levantamento dos processos existentes em uma empresa, devemos considerar quatro pontos importantes: objetivos, resultados, fatores críticos e metodologia. ii. Dependendo da organização, os processos de apoio podem-se tornar processos-chave. iii. A etapa de levantamento de elementos consiste na identificação e na visualização das partes essenciais aos processos de trabalho. ii é falsa, i e iii são verdadeiras. i e iii são falsas e ii é verdadeira. i e ii são falsas e iii é verdadeira. iii é falsa, i e ii são verdadeiras. i é falsa, ii e iii são verdadeiras.

De acordo com diversos autores, existem quatro tipos de processos-chave, assinale a opção que NÃO representa um desses processos. Processar pedido. Pós-venda. Venda. Criar produto. Gerar pedido.

Sobre a visão de modelagem dos processos podemos afirmar que: I - Precisamos analisar o processo de diversos ângulos e por diversas óticas, buscando, a cada dia, superar nossas expectativas. II - Ao modelarmos um processo precisamos fugir um pouco de nossa preocupação em simplesmente terminar uma tarefa. III - Temos que evitar uma disciplina maior, uma visão mais objetiva de padronização, consistência e segurança, fugindo totalmente de uma base científica. I e II estão corretas. Somente a I está correta. I e III estão corretas. Somente a III está correta. Somente a II está correta.

Sobre a visão de modelagem dos processos podemos afirmar que: I - Precisamos analisar o processo pela ótica de quem o criou, a fim de evitar a criação de expectativas. II - Ao modelarmos um processo precisamos manter nossa preocupação em terminar as tarefas o mais rápido possível. III - Temos que buscar uma disciplina maior, uma visão mais objetiva de padronização, consistência e segurança, cuja base seja mais científica. Somente a II está correta. Somente a III está correta. I e II estão corretas. Somente a I está correta. I e III estão corretas.

Um dos passos mais importantes no levantamento de processos é a identificação de quais são os processos-chave. Considerando a atividade de treinamento e desenvolvimento, em qual tipo de organização seria enquadrada como processo-chave?. Consultoria de Informática. Consultoria de RH. Indústria Naval. Lavanderia. Escritório de Contabilidade.

Sobre a visão de modelagem dos processos podemos afirmar que: I - Precisamos analisar o processo de diversos ângulos e por diversas óticas, buscando, a cada dia, superar nossas expectativas. II - Ao modelarmos um processo precisamos manter nossa preocupação em terminar as tarefas o mais rápido possível. III - Temos que evitar uma disciplina maior, uma visão mais objetiva de padronização, consistência e segurança, fugindo totalmente de uma base científica. Somente a II está correta. Somente a I está correta. I e II estão corretas. I e III estão corretas. Somente a III está correta.

Na busca pelo aperfeiçoamento do processo de Manutenção de Geladeiras, pertencente a uma empresa especializada em refrigeração, foi realizado inicialmente o levantamento dos elementos que o compõe. Nesse levantamento, foi relacionada a Ordem de Serviço, documento muito importante para o processo, já que detalha o tipo de manutenção que será realizada e outras informações necessárias para execução da manutenção. Desta forma, podemos classificar esse documento como. Processamento da atividade. Entrada para o Processo. Transformação do Processo. Cliente para o Processo. Fornecedor para o Processo.

Sobre a visão de modelagem dos processos podemos afirmar que: I - Precisamos analisar o processo pela ótica de quem o criou, a fim de evitar a criação de expectativas. II - Ao modelarmos um processo precisamos fugir um pouco de nossa preocupação em simplesmente terminar uma tarefa. III - Temos que evitar uma disciplina maior, uma visão mais objetiva de padronização, consistência e segurança, fugindo totalmente de uma base científica. II e III estão corretas. Somente a III está correta. Somente a I está correta. Somente a II está correta. I e III estão corretas.

Para que possamos fazer um levantamento dos processos existentes ou mesmo de novos, devemos considerar: as metas da organização, os objetivos do planejamento estratégico e o perfil dos clientes. as metas da organização, os resultados esperados e as ameaças que devem ser enfrentadas. os resultados esperados, os custos operacionais e o perfil dos clientes. os objetivos da empresa, os resultados esperados e os custos operacionais. os objetivos do nosso negócio, os resultados que esperamos e quais os fatores críticos de sucesso do nosso negócio.

Um dos passos mais importantes no levantamento de processos é a identificação de quais são os processos-chave. Para diversos autores, existem quatro tipos de processos-chave, que são: Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidade, Ameaças. Fornecedor, Insumo, Produto, Cliente. Criar Produto, Gerar Pedido, Processar Pedido, Pós-Venda. Introdução, Desenvolvimento, Maturidade, Declínio. Planejamento, Organização, Direção, Controle.

O que a Estrutura por processos permite que o gestor realize de forma mais objetiva?. A análise específica e profunda dos processos dentro das áreas funcionais de forma individual. A integração da áreas funcionais, porém sem a integração dos objetivos. A definição das prioridades de mapeamento dentro das áreas funcionais e seus objetivos. A priorização das atividades dentro da áreas funcionais, detrimento aos processos essenciais. A integração dos processos essenciais e o aperfeiçoamento da equipe de trabalho.

Assinale V (VERDADEIRO) e F (FALSO) e posteriormente a alternativa que determina a seqüência CORRETA: I ( ) - Na estrutura por processos, o empregado é responsável apenas pela atividade que realiza diretamente, embora ele deva conhecer o processo como um todo. II ( ) - Em relação à estrutura funcional, o fluxo de informações na estrutura por processos é mais ágil e direto. III ( ) - Em geral, no modelo de estruturação por processos, a tomada de decisão é de responsabilidade do líder do processo, a quem compete decidir de forma autocrática. IV ( ) - Apesar dos diversos métodos existentes para a avaliação do desempenho organizacional, suas estruturas básicas referem- se, em geral, à eficiência no uso dos recursos aliada à eficácia na realização de objetivos. V ( ) - Na gestão estratégica, a análise da situação atual é etapa prévia à implementação das medidas definidas. Já na implementação de novos processos, essa análise deve ser realizada somente após o primeiro ciclo do processo, como instrumento de monitoramento dos resultados. Estão corretas as afirmativas I, II, IV. Estão corretas as afirmativas I, II, IV, V. Estão corretas as afirmativas II, IV. Estão corretas as afirmativas II, III, V. Todas as afirmativas estão corretas.

Em reunião da diretoria da empresa ZZZ S.A, onde participavam os principais executivos dos departamentos de 1ª linha: Finanças, Comercial, Logística, Recursos Humanos e Operações ¿ com objetivo de superar problemas operacionais. A diretoria de operações propôs como base do novo desenho da estrutura organizacional a priorização dos processos desenvolvidos pela organização e, buscava superar o impasse criado pelo diretor comercial que alegava que a proposta poderia enfraquecer os departamentos e a equipe, com a perda de eficiência dos trabalhos, oriundos dos ganhos com a especialização. Analisando o impasse, indique a alternativa que melhor se enquadra no conceito de Gestão de Processos: É preferível agrupar as atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da empresa;. As funções não devem ser priorizadas em detrimento dos processos essenciais;. Na exigência de produtos ou serviços de qualidade superior, a organização por funções deve ser priorizada;. Agrupar especialistas sobre uma única chefia pode auxiliar no processo de especialização/treinamento;. Os processos são secundários e o que importa é a estrutura funcional que suporta todas as atividades desenvolvidas pela organização.

Sabendo que o IDEFO serve para representar a estrutura do sistema de objetos analisados, podemos afirmar que seus elementos básicos são: Funções, entradas, saídas, indicadores de desempenho e mecanismo. Funções, entradas, saídas, controle e definição de requisitos. Funções, entradas, saídas, controle e mecanismo. Configurações de modelos, definição de requisitos, clientes dos processos, entradas e saídas. Fornecedores, entradas, saídas, indicadores de desempenho, clientes.

O que é o mapeamento de processos de negócio?. Técnica para descrever os benefícios do processo. São as etapas necessárias para descrever como um projeto ocorre. Ferramenta de modelagem que possui características gerenciais e analíticas e de comunicação objetiva. É a representação dos elementos que fazem parte das operações da empresa. É a utilização de uma série de símbolos de fácil reconhecimento para que o processo possa ser executado.

A ferramenta que facilita a observação da situação atual da empresa, gerando tensão estrutural e impulsionando a mudança organizacional é: Diagramas UML. Organograma Hierárquico Funcional. Mapeamento dos processos. SIPOT. IDEFO.

O objetivo do IDEFO é modelar um sistema de objetos em top-down (de cima para baixo), e que os modelos de gráficos gerados criam diagramas hierárquicos para: Gerenciamento do processo, formação de indicadores, modelos de aperfeiçoamento contínuo, definição de requisitos. Gerenciamento de configuração de modelos, análise de necessidades e de benefícios, definição de requisitos e modelos de aperfeiçoamento contínuo. Gerenciamento de configuração, definição de modelos, formação de indicadores de desempenho e modelos de aperfeiçoamento contínuo. Gerenciamento da informação do cliente, análise dos requisitos de processos, formação de indicadores de desempenho e modelos de aperfeiçoamento contínuo. Gerenciamento de configuração, análise dos requisitos de processos, formação de indicadores de desempenho e modelos de aperfeiçoamento contínuo.

Ao buscar entender o funcionamento da organização através de suas principais atividades e melhorar a performance dos produtos e serviços desenvolvidos pela empresa, Damião, gerente de processos recém contratado, utiliza uma metodologia que atende essa necessidade. Indique abaixo a metodologia que possibilita entender os processos da organização e que deve ser utilizada por Damião. Fluxograma global. Modelagem dos processos;. Fluxograma parcial;. Mapeamento dos processos;. Organograma funcional;.

Segundo autores que trabalham a modelagem de processos, o Modelo SIPOC consiste em descrever os elementos do processo da seguinte forma: Marque a opção adequada. Fornecedores; entradas; saídas; indicadores de desempenho; clientes do processo. Entrada; processamento e saída. Entrada; processamento; saída e feedback. Insumos de Entrada; processamento e saída. Fornecedores; insumos; indicadores de desempenho.

Dentre as ferramentas apresentadas a seguir, qual delas NÃO foi concebida para realizar análise de processos?. Diagramas UML. SIPOT. Organograma hierárquico funcional. Mapa de processos. IDEFO.

O Mapeamento de processos é uma ferramenta de modelagem que possui características gerenciais e analíticas e seu objetivo é: Definir a execução, o registro e o controle dos fluxos de trabalho. Implantar uma estrutura para melhorar os processos existentes, além de facilitar a comparação da situação atual com a mudança que se deseja implantar. Descrever os elementos do processo e seus fluxos de informação. Modelar um sistema de objetos em top-down. Visualizar os processos e as habilidades para avaliar as alternativas que irão suportar a engenhara de processos.

Sabendo que as ferramentas de modelagem são softwares para mapear processos de negócio criando modelos que retratam a atividade produtiva, podemos afirmar que o SIPOC possui sua melhor utilização para: Fazer a representação visual dos processos e seus instrumentos. Representar a estrutura do sistema de objetos analisados. Descrever os elementos dos processos. Realizar o registro do fluxo de trabalho e como ocorre a execução do processo. Realizar análises gerenciais e comunicação objetiva.

Na modelagem de processos, encontramos cinco grupos distintos de modelos. Dentre os modelos citados abaixo, qual deles não é utilizado na modelagem de processos?. SIPOT. Organograma hierárquico. Diagramas UML. Tabela verdade. Mapa de processos.

Várias são as ferramentas que possibilitam uma análise mais específica e profunda do processo. Dos exemplos apresentados, assinale a que NÃO representam a melhor opção para a análise de processos, pois não foram concebidos para essa finalidade. SIPOT. Organograma Hierárquico Funcional. IDEFO. Diagramas UML. Mapa de Processos.

Em modelagem de processo temos um grande número de ferramentas e algumas com bases de dados, ou seja, com registro estruturado em um banco de dados. Qual seria o grande diferencial da utilização desta ferramenta. Este tipo de ferramenta pode facilitar a implementação de processos de produção em linha. Este tipo de ferramenta cria condições para que a empresa possa ampliar de forma exponencial seus negócios . Este tipo de ferramenta permite a extração de informações e possibilidade de um número amplo de análise. Este tipo de ferramenta permite a globalização dos negócios da empresa por ser de uso universal. Este tipo de ferramenta amplia as condições de mercado em especial para as empresas de médio e pequeno porte.

Várias são as ferramentas que possibilitam uma análise mais específica e profunda de um processo. Uma delas é descrita da seguinte forma: "Ferramenta (ou técnica) de modelagem de processos cuja finalidade é descrever os elementos dos processos, dentre os quais citamos: fornecedores; entradas; saídas; indicadores de desempenho e clientes dos processos". Esta descrição corresponde à: Diagramas UML. IDEFO. Mapa de Processos. BPR. SIPOC.

Constituem etapas da modelagem de processos, exceto: Simulação. Construção do modelo. Controle de qualidade. Divulgação. Análise de requisitos.

Os diversos tipos de modelos tem a finalidade de facilitar a análise, mas algumas ferramentas são muito técnicas, oferecendo dificuldade de compreensão mais imediata. Devemos então ter alternativas para que a linguagem seja assimilada por diversas pessoas e contribuindo para a melhoria do processos. Segundo autores que trabalham a modelagem de processos, o Modelo SIPOC consiste em descrever os elementos do processo da seguinte forma: Marque a opção adequada. Entrada; processamento e saída. Entrada; processamento; saída e feedback. Fornecedores; insumos; indicadores de desempenho. Fornecedores; entradas; saídas; indicadores de desempenho; clientes do processo. Insumos de Entrada; processamento e saída.

Sobre os fluxogramas utilizados na modelagem de processos podemos afirmar: I- Tem a mesma função do organograma. II- É uma representação gráfica mostrando todos os passos de um processo. III- É também utilizado para identificação de possíveis problemas no fluxo de produção. É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s): I e II, apenas. I, II e III. I, apenas. II, apenas. II e III, apenas.

Muitas organizações têm destinado grande atenção aos seus processos. Daí, justificando a necessidade de envolver as áreas na busca de soluções para identificar e resolver as ineficiências existentes. Diante disso, pode-se afirmar que: Existem poucas ferramentas que podem ser aplicadas no ambiente empresarial. Cada instituição deve escolher o processo mais adequado a sua necessidade. A modelagem de processos pode ser feito por qualquer profissional que atua em uma empresa. Modelar processos é uma atividade pouco complexa e não envolvem níveis hierárquicos superiores. As áreas envolvidas na modelagem de processos devem obrigatoriamente possuir poucos recursos humanos.

Um chefe de área, muito preocupado em modelar um processo, emprega constantemente um fluxograma para buscar o entendimento da ocorrência de erros sobre a execução de atividades. Uma vez, comentando com os seus subordinados disse que um fluxograma pode ser conhecido de diversas maneiras. Assinale a única opção em que essa ferramenta não pode ser chamada: Gráfico de sequência. Gráfico homem-máquina. Carta de fluxo do processo. Gráfico de processamento. Flowchart.

Para buscar pontos críticos presentes em uma determinada área de uma empresa, o gestor responsável pela área sugeriu empregar ferramentas que possam ser aplicadas para modelar processos. Esses instrumentos são úteis para: Licitar compras de novos equipamentos. Levantar informações. Capacitar recursos humanos para o trabalho em máquinas. Prever quantidade de produtos em áreas de estocagem. Identificar demandas em mercados consumidores.

O fluxograma segundo Oliveira (2002) é representação gráfica que apresenta a sequência de um trabalho de forma analítica, caracterizando as operações, os responsáveis ou as unidades organizacionais envolvidos no processo. Por ser uma importante ferramenta de modelagem alguns cuidados devem tomados em sua elaboração, EXCETO: Adote a técnica - gostos pessoais e variações não são admitidos, já que não utilizam a linguagem padrão. Identifique, no início, que fluxograma utilizará. Os processos não são isolados, por isso, identifique os reflexos. Simplifique processos, ou seja, elimine passos. Seja detalhista no levantamento de informações.

A modelagem de processos dispõe de ferramentas que objetivam o mapeamento dos processos como forma de alcance da melhoria contínua, dentre elas o fluxograma que oferece condições ao usuário de: Estabelecer graficamente uma sequência lógica de processos, de forma detalhada oferecendo condições de visualização das ações e de possíveis desvios;. Estabelecer uma sequência aleatória de tarefas, detalhando apenas os passos mais importantes, de modo a criar condições a melhoria contínua;. Representação gráfica de forma não detalhada de uma sequência lógica de processo;. Representação gráfica de forma detalhada dos fornecedores, entradas, saídas e indicadores de desempenho para o controle do sistema operacional;. Estabelecer graficamente uma sequência qualquer da entrada de insumos, processo de transformação e das saídas visando o controle do retrabalho;.

Veja a definição de Oliveira (2002) sobre uma importante ferramenta de modelagem de processo: "Representação gráfica que apresenta a sequência de um trabalho de forma analítica, caracterizando as operações, os responsáveis ou as unidades organizacionais envolvidos no processo". Esta definição corresponde à: BPR. Diagramas UML. SIPOC. Fluxograma. Mapa de Processos.

Durante a realização de um curso de gestão de processos, um instrutor recomendo aos seus alunos que tomassem sempre um certo cuidado quando precisam empregar as ferramentas de modelagem de processos. Assinale a única alterativa que corresponde a uma orientação correta indicada pelo instrutor do curso: Não ser detalhista no levantamento de informações. Identificar, no início, que fluxograma utilizará. Simplificar os processos, eliminando todos os passos envolvidos em sua consideração. Os símbolos empregados na modelagem não devem ser uniformes. Não vincular a análise de processos ao estudo de layout.

O símbolo abaixo utilizado em fluxograma define qual etapa de um processo?. Exibição. Decisão. Finalização. Processamento. Conexão.

As ferramentas de Modelagem de Processos, são extremamente importantes como instrumentos de ações da Engenharia de Processos de grande complexidade. Segundo Barbará(2006), a representação gráfica que detalha da seqüência lógica dos processos, suas ações e seus desvios é o: Organograma Hierárquico. Organograma. Organograma Funcional. Fluxograma. Fluxograma Hierárquico.

Segundo Barbará(2006) trata-se da representação gráfica, de forma detalhada da seqüência lógica dos processos. Suas ações e seus desvios. Fluxograma. Organograma Hierárquico. Fluxograma Hierárquico. Organograma. Organograma Funcional.

Os docentes da universidade Alfa tem reclamado que a rotina de Solicitação de Material de Audiovisual não está funcionando a contento, pois são surpreendidos pela não colocação do equipamento (retroprojetor, data show e TV/vídeo) em sala de aula. A não colocação do equipamento prejudica todo o planejamento de aula feito pelo professor. Você, na função de Analista de Processos, foi designado para levantar a rotina: - O Professor emite o formulário "Solicitação de Material de Audiovisual" em duas vias e encaminha as mesmas à Coordenação de Professores; - A Coordenação de Professores confere o preenchimento do formulário, e se estiver correto o seu preenchimento, data e assina as duas vias. A primeira via é encaminhada ao setor audiovisual, e a segunda é devolvida ao professor; - O setor de audiovisual preenche o mapa de controle de material de audiovisual (que está arquivado temporariamente), e arquiva temporariamente o formulário de solicitação. Quando do envio do material de audiovisual, desarquiva o formulário de solicitação e preenche o número de série dos equipamentos, colocando em seguida o material na sala do professor. Na análise da rotina, você identificou que a mesma apresenta uma falha, e propôs como solução: Restringir o uso de equipamento de audiovisual, cada professor só poderá fazer reserva uma vez por semana. Contratar mais um funcionário para o setor de Audiovisual;. Treinamento para todos os funcionários do setor de Audiovisual;. O setor de Audiovisual deverá verificar a disponibilidade de equipamento, antes de efetuar o registro no mapa de controle;. Emitir o formulário de "Solicitação de Material de Audiovisual" em 3 vias, ficando a 3ª via na coordenação de Professores;.

É inquestionável as justificativas para o uso de fluxogramas dentro das organizações de negócios. Aponte uma função que pode ser realmente associada a estas ferramentas: Identifica os pontos menos importantes das atividades visualizadas. Permiti uma menor flexibilização e um melhor grau de análise para um gestor de área. Padroniza a representação de métodos e de procedimentos administrativos. Descreve apenas métodos que não são realizados através da demonstração gráfica. Possibilita a verificação da relação entre as diferentes partes de um sistema não integrado.

O fluxograma apresenta cores diferentes para distinguir procedimentos, quando queremos apresentar interação sistemática, utilizamos qual cor?. Amarela. Vermelha. Verde. Azul. Preta.

Quando falamos do instrumento de administração que auxilia o gestor na análise dos processos e na sequência das rotinas de trabalho , nos referimos a: Gráfico PDCA;. Organograma;. Fluxograma;. Cronograma;. Feedback.

Após a realização de uma pesquisa de opinião sobre os serviços prestados pela Empresa Omega Linhas Aéreas, você é contratado para realizar o levantamento dos processos e atividades desde o atendimento inicial dos passageiros até o embarque dos mesmos. A empresa tem como princípios a Gestão Participativa e a Melhoria Contínua. Logo, diante do cenário encontrado, qual das práticas abaixo você escolheria para gerar, num curto prazo de tempo, grande quantidade de ideias, de modo isolado ou associativo, com a finalidade de levantar os principais ofensores desses processos e/ou atividades?. Brainstorming. Indicador de Desempenho. Plano de Ação. Diagrama de Pareto. Histograma.

Ao perceber que a entrega dos produtos de sua empresa estava ocorrendo com um considerável atraso, Paulo decidiu realizar uma análise de todo processo de venda. Logo, seu trabalho começou pelo levantamento do processo a fim de identificar as causas por esse atraso. Qual das ferramentas abaixo é mais adequada para que esse gestor alcance seu objetivo inicial?. Matriz BASICO. Diagrama de resultados. Matriz SWOT. Histograma. Diagrama espinha-de-peixe.

Qual das ferramentas de qualidade abaixo é uma técnica na qual um grupo se reúne para chegar a um denominador comum a partir de opiniões, sugestões e pensamentos diferentes?. 5S. PDCA. Diagrama de Ishikawa. Brainstorming. Checklist.

Em qual das ferramentas abaixo os problemas podem ser classificados em tipos específicos?. Diagrama da Ishikawa. Diagrama de Pareto. Fluxograma de processos. Lista de verificação. Brainstorming.

A Análise e Modelagem de processos sugere algumas ações a serem tomadas antes de seu início dentre elas: Identificação dos processos-chave do negócio; Definir-se os objetivos e metas que devem ser alcançados com base na gestão por processos. Mapeamento de um único processo em um único nível; Estabelecer o mapeamento de todos os processos em todos os níveis de processos. Identificação de todos os processos sem nenhuma excessão; Desenvolver um plano de trabalho contendo os objetivos, as atividades e os resultados de uma única fase. Mapeamento de todo os processo em todos os níveis; Fazer análises críticas esporádicas sem a necessidade de feedback a quem quer que seja. Identificar todo e qualquer processo do negócio; Definir todos os objetivos e as metas que podem ser superados.

[CESGRANRIO - PROMINP/2006 ] O diagrama de causa-efeito, também conhecido com Diagrama de Ishikawa ou diagrama espinha de peixe, é uma ferramenta de representação: da dispersão dos valores das causas e efeitos de um processo de produção, em eixos x-y. de causas, de forma agrupada por categorias, que levam a um determinado efeito. de 20% das causas mais influentes em relação a 80% dos efeitos, através de um gráfico de barras. do processo japonês de incentivo para qualidade nos serviços e produtos. de variáveis que constituem a espinha dorsal de um processo, num gráfico, para diminuição da variabilidade.

Qual o objetivo da técnica brainstorming?. Debater como as ações de melhoria poderão ser adotadas pelos membros da equipe de processo. Descrever passo a passo as etapas de um processo através do debate entre os membros da equipe. Apresentar ideias inovadoras e de qualidade que poderão levar a melhoria do processo. Listar os problemas e ações de correção adotadas pelas equipes dos processos. Classificar as possíveis causas de um problema de processo e a sua solução por meio do debate entre os clientes do processo.

Como gerente da rede de joalherias Joias Caras, você deseja criar uma maneira de auxiliar os gerentes de cada loja no fechamento das mesmas. Devido aos valores dos produtos comercializados, existe uma série de procedimentos a serem realizados no final do dia, inclusive os voltados ao acionamento de alarmes. Logo, diante desse objetivo, qual das práticas abaixo você escolheria para ajudar seus gerentes a evitar o esquecimento de qualquer um desses procedimentos na hora do fechamento das lojas?. Diagrama de Pareto. Histograma. Indicador de Desempenho. Diagrama de Ishikawa. Check-list.

Que ações servirão de apoio para implementação do projeto de simplificação administrativa?. Elaboração do manual de procedimentos e treinamento dos envolvidos nos novos processos de trabalho. Treinamento dos envolvidos nos novos processos de trabalho e Reduzir o número de atividades necessárias para o atingimento das metas. Selecionar processos que possuem fácil assimilação de novas atividades e treinar as equipes envolvidas. Elaboração do manual de procedimentos e treinamento dos novos funcionários que irão realizar o trabalho. Reduzir o número de atividades necessárias para o atingimento das metas e apresentar manual de procedimentos.

Para obter um melhor resultado de análise e modelagem de processos com o uso do checklist devemos fazer as seguintes verificações: Identificar os fluxos de trabalho e as suas interações. Identificar os responsáveis pela execução dos processos e as metas que deverão ser alcançadas. Identificar os processos-chave de seu negócio e definir, com base na Gestão por Processos, os objetivos e as metas que devem ser alcançados. Identificar os processos-chave e definir quais a interações mais importantes. Identificar os usuários do negócio e quanto falta para o atingimento da meta.

Uma determinada empresa que presta serviços em telefonia móvel numa grande cidade, recebeu significativo número de reclamações de clientes por falta de sinal para fazer e receber ligações. A partir da origem das reclamações, identificou-se que 80% do problema de sinal estava relacionado a 20% dos clientes que residiam ou tentaram utilizar o serviço na zona sul da metrópole. Ao analisar o mapa da rede e as antenas disponíveis, verificou-se que estes clientes da zona sul estavam muito afastados das antenas disponíveis, e esta configuração de antenas deverá ser ampliada para melhorar a qualidade do sinal nessa zona. Assim, a técnica utilizada para mensurar os percentuais acima apresentados foi: Análise de Pareto. Brainstorming. Gráfico de Gantt. Análise de Custo-Benefício. Mapa mental.

As ferramentas da qualidade são métodos e técnicas consagradas utilizadas para a melhoria das operações empresariais. Qual alternativa mostra somente exemplos de ferramentas da qualidade?. Fluxograma e Caminho Crítico. Checklist e Treinamento. Plano Estratégico e Medidas Preventivas. Diagrama de Pareto e Modelagem de Projetos. Brainstorming e Diagrama de Ishikawa.

São ferramentas de Planejamento do Levantamento: Lista de verificação, Diagrama de Ishikawa e Análise Vertical. Lista de verificação, Brainstorming e Matriz Convexa. Diagrama de Ishikawa, Brainstorming e Análise Horizontal. Brainstorming, Lista de verificação e Diagrama de Ishikawa. Diagrama de Ishikawa, Matriz convexa e Análise horizontal.

A abordagem inicial de qualquer tipo de intervenção dentro das empresas sempre deve incluir seus processos. Por isso, primeiramente, precisamos entendê-los. Somente dessa forma, teremos uma ideia exata da estratégia que devemos escolher para executar o planejamento de ações em prol de mudanças. As ferramentas de qualidade estão inseridas nesse contexto. Com relação às ferramentas de qualidade, avalie as afirmações seguintes: I. Diagrama de Ishikawa, também conhecido como diagrama espinha-de-peixe ou diagrama de causa e efeito. É uma ferramenta gráfica utilizada para o gerenciamento e o controle da qualidade em processos. Ele retrata as causas de um possível problema (efeito). II. Brainstorming é uma técnica na qual um grupo se reúne para chegar a um denominador comum, a partir de opiniões, sugestões e pensamentos diferentes. Como resultado, surgem ideias inovadoras e de qualidade que levam a melhoria dos processos. III. Checklist é uma técnica praticada pelas empresas que consiste em avaliar seus próprios processos, comparando-os com o desempenho de processos encontrados em outras organizações concorrentes ou não, que sejam reconhecidas como representantes das melhores práticas administrativas. É um processo de pesquisa, contínuo e sistemático, para avaliar produtos, serviços e métodos de trabalho, dos outros, com o propósito de melhoramento organizacional e superioridade competitiva. São verdadeiras SOMENTE as afirmações: II e III. I e II. I e III. I, II e III. nenhuma.

[CESGRANRIO - PROMINP/2006 ] Uma das ferramentas utilizadas nos processos de qualidade é o brainstorm, que é um processo de: avaliação crítica das idéias levantadas pelos colaboradores das linhas de produção de uma empresa. medida do desempenho das equipes de trabalho com base em técnicas americanas de pressão e persuasão. controle estatístico dos resultados obtidos pela padronização das atividades de uma empresa. busca dos responsáveis pelas falhas de qualidade e não-conformidades do sistema de produção. trabalho em grupo no qual os indivíduos emitem idéias de forma livre, sem críticas, no menor tempo possível.

Qual a aplicação do diagrama de Ishikawa?. Ferramenta gráfica utilizada para o gerenciamento e controle de qualidade dos processos. Ferramenta da qualidade utilizada para identificar a quantidade de erros em um processo. Gráfico de controle do lead time de produção. Ferramenta gráfica aplicada no controle de qualidade do produto. Ferramenta gráfica aplicada na execução de planos de ação.

O ciclo PDCA tem a finalidade de resolver problemas, desenvolver planos para alcançar metas, promover melhorias nos processos existentes. O "P" deste ciclo significa: Pressão para redução de custos. Processo. Plan (Plano em Inglês) e significa a etapa de análise do problema, determinação de causas e plano de ação para eliminar as causas. Planejamento no sentido de analisar os custos e cortar os excessos. Pesquisa de tecnologia.

Há alguns requisitos fundamentais para a geração de indicadores. Entre as opções abaixo indique a que aponta o que ele NÃO precisa ser: Simples e claros - de fácil compreensão. Representativos e abrangentes - passíveis de inferência. Importantes - apontando, exatamente, o que será medido. Relevantes - apontando o que será passível de medição. De alto custo - de mensuração viável.

Na gestão de processos os indicadores são uma forma de representação quantificada das características de um processo, utilizados para acompanhar e melhorar os resultados ao longo do tempo. Sobre os indicadores podemos afirmar: I- Surgem da necessidade de aferir resultados (indicadores de resultado). II- Visam transmitir as necessidades e expectativas dos clientes. III- Contribuem de forma especial para melhoria dos processos e produtos. É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s): I, II e III. II e III, apenas. III, apenas. I, apenas. II, apenas.

Indicadores são dados ou informações, preferencialmente numéricos, que representam um determinado fenômeno e que são utilizados para medir um processo ou seus resultados. Dentre as expressões abaixo, indique a opção FALSA: Indicadores de eficácia e de desempenho do processo são indicadores de processo. Indicadores de eficácia e de direção são indicadores de processo. Indicadores de qualidade e de desempenho do produto são indicadores de processo. Indicadores de eficiência e de produtividade são indicadores de processo. Indicadores de qualidade e de capacidade são indicadores de processo.

Segundo Rogério valle, são fatores que limitam a utilização de indicadores de desempenho nas organizações; Marque a alternativa correta: A falta de dados; o extravio de informações; a falta de registros do desenvolvimento e prática de processos, como mapas, manuais, fluxos, organogramas, etc. O extravio de informações; crise no departamento de infromação da organização. Ter relevância política (simples, fáceis de entender e comparar); solidez (ter validade, bem fundamentados); serem mensuráveis (medidos, qualidade reconhecida). O excesso de informações; uma mudança no estilo de gestão; uma crise no departamento financeiro.

O Ciclo PDCA é um método gerencial de controle de processo composto de quatro fases básicas de controle, quais sejam: Planejamento / execução / verificação / controle. Planejamento / definição da metodologia / controle / atuação corretiva. Planejamento / execução / verificação / ação corretiva. Projeto / controle / verificação / ação corretiva. Projeto / execução / controle / atuação corretiva.

Gerenciar os processos consiste em estabelecer a manutenção da melhoria dos padrões que servem como referência para a organização. Um sistema de indicadores e medição bem planejado facilita a padronização de processos, a tomada de decisão e o planejamento, o que contribui para a melhoria dos processos, produtos e serviços de uma organização. Existe um tipo de indicador que é conceituado da seguinte maneira: "Medidor que indica a proporção de recursos consumidos em relação à saída dos processos". Que tipo de indicador é esse?. Indicador de desempenho do produto. Indicador estratégico. Indicador de desempenho do processo. Indicador de qualidade. Indicador de produtividade.

Dentre as expressões abaixo, indique a opção falsa. Indicadores de eficiência e de produtividade são indicadores de processo. Indicadores de eficácia e de direção são indicadores de processo. Indicadores de qualidade e de desempenho do produto são indicadores de processo. Indicadores de eficácia e de desempenho do processo são indicadores de processo. Indicadores de qualidade e de capacidade são indicadores de processo.

Sua empresa realizou alterações na equipe de gestores de processos. Você foi indicado como o novo gestor de um processo organizacional que, segundo a administração da empresa, encontra-se fora de controle. Devido a dessa situação, ao assumir a sua nova função, uma de suas primeiras iniciativas para viabilizar o controle do processo deve ser: Deixar as coisas como estão. A tendência com o tempo é melhorar. Convidar sua nova equipe para um "happy hour" para comemorar sua indicação. Definir indicadores de controle e verificação para te auxiliar na avaliação do desempenho do processo. Trocar a maior parte dos profissionais que compõem sua nova equipe e buscar profissinais competentes no mercado. Identificar os profissionais de sua equipe que são culpados pelas falhas dos processos.

São procedimentos ou regras que associam práticas sociotécnicas a escalas, que descrevem hierarquias ou ordens de preferência nos estados do mundo. Seu objetivo é transmitir as necessidades e expectativas dos clientes, viabilizando o desdobramento das metas e dando suporte à análise crítica dos resultados do negócio. Consideramos esta ferramenta de Gestão de: Resultado. Compromisso. Objetivo. Unidade. Indicador.

Entendendo que a Gestão da qualidade visa a conceber, controlar, melhorar os processos de forma sistêmica na organização e mensurar a qualidade dos produtos e serviços por meio de indicadores de desempenho, assinale a alternativa que não complementa essa visão. Gerir processos com qualidade significa entender sua interdependência em um conjunto de sistemas que, para ser melhor gerenciados, devem ser desdobrados em processos menores. A organização excelente aprende não só com as próprias atividades e desempenho, mas também com a experiência de outras organizações. Deve estar sempre atenta às oportunidades de melhoria e de inovação que surgem. A melhoria do desempenho dos processos tem de ser um dos objetivos externos da organização. Melhoria contínua é alcançada sempre, como resultado da execução do processo implementado há mais de dez anos. A melhoria de processos deve ser atingida a partir de abordagens estruturadas que possibilitem o desenvolvimento e a implementação de mudanças com efeitos benéficos e sustentáveis.

NÃO se constitui como um tipo de indicador de desempenho: Indicador da Capacidade. Indicador de qualidade. Indicador genérico. Indicador Estratégico. Indicador de Produtividade.

Através da análise desses indicadores, é possível proporcionar melhorias dentro da organização. Um sistema de indicadores e medição bem planejado facilita a padronização de processos, a tomada de decisão e o planejamento, o que contribui para a melhoria dos processos, produtos e serviços de uma organização. Existe um tipo de indicador que é conceituado da seguinte maneira: "Medidor que distingue o produto para atender às necessidades e expectativas do cliente, satisfazendo-o". Que tipo de indicador é esse?. Indicador de produtividade. Indicador estratégico. Indicador de desempenho do produto. Indicador de capacidade. Indicador de desempenho do processo.

Dentre os diferentes tipos de indicadores de resultados apresentados a seguir, qual deles é utilizado para avaliar o quanto a organização está distante de suas metas futuras, refletindo seu desempenho em relação aos fatores críticos de sucesso. Indicador de qualidade. Indicador de produtividade. Indicador de capacidade. Indicador estratégico. Indicador de desempenho do processo.

Indicadores são dados ou informações, preferencialmente numéricos, que representam um determinado fenômeno e que são utilizados para medir um processo ou seus resultados.Dentre as expressões abaixo, indique a opção falsa. Os ambientes interno e externo afetam a criação de indicadores e metas. As características do mercado afetam a criação de indicadores e metas. Os referenciais de comparação afetam a criação de indicadores e metas. Somente o ambiente externo afeta a criação de indicadores e metas. As necessidades e expectativas da organização afetam a criação de indicadores e metas.

Um sistema de indicadores e medição bem planejado facilita a padronização de processos, a tomada de decisão e o planejamento, o que contribui para a melhoria dos processos, produtos e serviços de uma organização. Existe um tipo de indicador que é conceituado da seguinte maneira: "Medidor que distingue o produto sob o ponto de vista do cliente, ou seja, a partir de seu julgamento originado da apreciação das características do produto. Isso é o que vai determinar sua satisfação ou insatisfação. Trata-se, portanto, de um indicador de eficácia". Que tipo de indicador é esse?. Indicador de desempenho do processo. Indicador de qualidade. Indicador estratégico. Indicador de capacidade. Indicador de produtividade.

Qual é o profissional de processos de negócios que responde pela montagem de um processo para a melhoria e otimização das atividades, eliminando desperdícios, gargalos e retrabalhos?. Mapeador e modelador. Arquiteto. Gestor de processos. Gestor de projetos. Cobridor interno.

Um Escritório de Gestão por Processos (EGP) é um órgão que busca favorecer a disseminação da cultura de Gestão de Processos e a internalização dos princípios do Modelo de Gestão da Excelência. Assinale abaixo a alternativa que descreve a missão do EGP. Informar e proteger o consumidor, em particular, quanto à saúde, à segurança e ao meio ambiente. Além de estimular a melhoria contínua da qualidade. Direcionar os esforços e recursos humanos e financeiros, para que os projetos possam ser entregues dentro dos prazos estabelecidos pela direção da empresa. Supervisionar e gerenciar os processos a partir da atividade de modelagem, realizada com base no conceito de estruturação. Respeitando as ferramentas necessárias à análise e melhoria contínua dos processos, o propósito é fortalecer a cultura da inovação e a gestão das informações. Supervisionar o uso das ferramentas necessárias à análise e melhoria contínua dos processos, o propósito é fortalecer a cultura da inovação e a gestão das informações. Supervisionar e gerenciar os processos a partir da avaliação da conformidade. Respeitando as ferramentas necessárias à análise e melhoria contínua dos processos, o propósito é fortalecer a cultura da inovação e a gestão das informações.

Motivo para a escolha de um processo passar por uma intervenção de melhoria?. Processos com diversos comandos. Necessidade de estar à frente dos clientes;. Empregados desmotivados;. Escolhido pela diretoria sempre voltado aos resultados;. Processo com baixo resultado ao cliente;.

O Escritório de Processos é designado pela sigla: PMO. BPMO. BPMN. BPMS. PO.

Aquele cuja responsabilidade é desenhar todas as etapas e atividades dos processos da organização, ou seja, descrever como eles funcionam no momento é chamado de. Arquiteto do Projeto. Arquiteto do Processo. Gestor do Processo. Mapeador do Processo. Gestor do Projeto.

Pontos relevantes que devem ser considerados quando buscamos a melhoria contínua dos processos: Fluxo de caixa; Superprodução. Transporte; Fluxo de caixa. Produtos fabricados; Transporte. Produtos defeituosos; Produtos fabricados. Superprodução; Produtos defeituosos.

Para o Kaizen, trabalharemos e viveremos de forma mais equilibrada e satisfatória possível se, pelo menos, três quesitos forem atendidos no ambiente de trabalho: I. Estabilidade financeira e emocional ao empregado. II. Clima organizacional agradável. III. Ambiente simples e funcional. Pode-se dizer que as AFIRMATIVAS são: I, e III, são verdadeiras, e a II é falsa. Todas são falsas. II, e III, são verdadeiras, e a I é falsa. Todas são verdadeiras. I, e II, são verdadeiras, e a III é falsa.

O profissional de processos de negócios que tem como função responder pela gerência e pelo controle dos principais processos e de suas atividades é o: Gestor de processos. Gestor de projetos. Arquiteto. Mapeador. Modelador.

Em um mundo tão competitivo como o atual, as empresas buscam continuamente adaptar-se para atender à demanda crescente do mercado. Existe uma ferramenta simples e de fácil aplicação que tem ajudado os gestores a melhorar cada vez mais seus sistemas de produção. Com esta ferramenta (instrumento ou filosofia) busca-se praticar uma mudança para melhor, uma melhoria contínua na vida em geral - seja ela pessoal, familiar, social - e principalmente no trabalho. De acordo com essa filosofia, é sempre possível fazer melhor. Nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada na estrutura da empresa ou no indivíduo. Que tipo de filosofia ou ferramenta é esta?. Downsizing. Benchmarking. Empowerment. Kaizen. Joint Venture.

Entre os profissionais de processos de negócios estão: o gestor de processos, o arquiteto, o gestor de projetos e mapeador e modelador de processos. Entre as opções abaixo escolha a que considera a correlação correta entre o profissional e sua função: Mapeador e modelador: Aquele que responde pela montagem de um processo para a melhoria e otimização das atividades, eliminando desperdícios, gargalos e retrabalhos. O objetivo é chegar aos processos ideais em uma situação-futuro. Gestor de processos: aquele que responde pela implementação dos projetos e que transfere a condução para a área responsável. Mapeador e modelador: aquele cuja responsabilidade é desenhar as etapas e atividades dos processos da organização, ou seja, descrever como eles funcionam no momento. Arquiteto: Aquele cuja responsabilidade é desenhar as etapas e atividades dos processos da organização, ou seja, descrever como eles funcionam no momento. Gestor de projetos: Aquele que responde pela gerência e pelo controle dos principais processos e de suas atividades.

A partir da visão de todos os colaboradores, o mecanismo de gestão KAIZEN de melhoria contínua permite: Identificar procedimentos automatizados; Eliminar as falhas. Minimizar falhas; Garantir a satisfação dos clientes. O atendimento dos requisitos da ISO 9000; Minimizar falhas. Eliminar as falhas; Identificar procedimentos automatizados. Garantir a satisfação dos clientes; O atendimento dos requisitos da ISO 9000.

Considerando que todo processo pode e deve sr melhorado. Qual o motivo para a escolha de um processo passar por uma intervenção de melhoria?. Escolhido pela diretoria sempre voltado aos resultados;. Processo com baixo resultado ao cliente;. Empregados desmotivados;. Necessidade de estar à frente dos clientes;. Processos com diversos comandos.

O termo Kaizen significa mudança para melhor, melhoria contínua na vida em geral, seja ela pessoal, familiar, social e no trabalho. De acordo com essa filosofia, é sempre possível fazer melhor. Nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada na estrutura da empresa ou no indivíduo. Com base neste conceito podemos dizer que o Kaizen: provaca mudanças num produto ou num processo para entregá-lo ao cliente, não importando se essas agregaram valor. aborda de maneira funcional a estrutura e os processos da empresa a fim melhorar os resultados da mesma. procura realizar mudanças drásticas e permanentes nos processos que apresentam indicadores abaixo da meta. busca a melhoria contínua dos processos e dos produtos a fim de atender as necessidades identificadas nos clientes. cria processos ou rotinas fechados a fim de manter os padrões pré-estabelecidos e evitar mudanças.

Alguns aspectos devemos considerar quando buscamos a melhoria contínua dos processos: I. Há dois tipos de superprodução: quantitativa e qualitativa. II. Qualquer elemento ou processo que não adicione valor ao produto deve ser otimizado. III. É um desperdício antecipar-se à demanda e produzir mais, além do que o momento pede. IV. Problemas de qualidade são grandes geradores de desperdício no processo produtivo, pois representam perda de materiais e gastos. Pode-se dizer que as frases verdadeiras são APENAS: I e IV. III e IV. II e IV. I e III. I e II.

Para o INMETRO a Avaliação de Conformidade consiste no processo sistematizado, acompanhado e avaliado, de forma a propiciar adequado grau de confiança de que um produto, processo ou serviço, ou, ainda, um profissional, atende a requisitos preestabelecidos em normas e regulamentos técnicos com o menor custo para a sociedade. Com base nesse conceito podemos de dizer que são objetivos da Avaliação de Conformidade EXCETO: Fortalecer o mercado interno. Evitar a concorrência por empresas. Facilitar o comércio internacional. Estimular a melhoria contínua da qualidade. Informar e proteger o consumidor.

Considere as afirmativas abaixo: i. A organização dos processos e sua estruturação lógica por meio da burocracia contribui para sua melhor compreensão. ii. Nas empresas gerenciadas por processos, é importante que haja um esforço maior para que os funcionários sejam mantidos. iii. Um dos fatores importantes para a implantação da Gestão de Processos nas empresas são as pessoas envolvidas. Podemos concluir: i e iii são falsas e ii é verdadeira. ii é falsa, i e iii são verdadeiras. iii é falsa, i e ii são verdadeiras. i é falsa, ii e iii são verdadeiras. i e ii são falsas e iii é verdadeira.

Para que serve os indicadores de desempenho, assinale a alternativa INCORRETA: Acompanhar o desempenho dos processos e, como conseqüência de toda a organização. Definir objetivos e as metas da organização e, como conseqüência a cada processo. Números irrelevantes para mostrar a situação da empresa para a diretoria. Eventualmente redefinir objetivos e metas. Identificar as áreas onde devem ser feitas ações corretivas ou de melhoria.

Para a filosofia kaizen, as pessoas trabalharão e viverão de forma mais equilibrada e satisfatória se, pelo menos, os seguintes quesitos forem atendidos no ambiente de trabalho: i. Proporcionar estabilidade financeira e emocional ao empregado; ii. Proporcionar salários acima do mercado ao empregado e iii. Ambiente alegre e sem responsabilidades. iii é falsa, i e ii são verdadeiras. ii e iii são falsas e i é verdadeira. i e ii são falsas e iii é verdadeira. i é falsa, ii e iii são verdadeiras. i e iii são falsas e ii é verdadeira.

Os processos são um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos ou serviços (saídas), que têm valor para um grupo específico de clientes. Os processos podem ser divididos da seguinte forma: I- Processos finalísticos - são aqueles que caracterizam a atuação da organização e são apoiados por outros processos internos. Resultam no produto ou serviço que é recebido por um cliente externo. II- Macroprocessos (MP) - São conjuntos de processos para obtenção de soluções integradas de produtos e serviços capazes de satisfazer às necessidades dos clientes/usuários. III- Processos gerenciais - são processos de informação e decisão necessários para coordenar as atividades de apoio e os processos finalísticos. É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s): I, II e III. I, apenas. III, apenas. II, apenas. I e III, apenas.

As estruturas organizacionais convencionais apresentam algumas características peculiares que impactam no desempenho das empresas: elas priorizam as funções (áreas verticais), em detrimento dos processos essenciais, e fazem da divisão de tarefas um de seus pontos fortes, pois adotam o critério da otimização do funcionamento das áreas funcionais, o que leva à hiperespecialização. Já em relação à gestão de processos é possível afirmar que: A organização por processos diferencia-se pela descentralização na execução das tarefas e centralização do comando como forma de garantir o alcance dos objetivos;. O sucesso é fruto do esforço individual somado, que poderá ser maior advindo de um e menor de outro, sendo necesário, como já defendia Taylor, pagar mais a quem produz mais. A organização por processos valoriza o trabalho em equipe, e exige que cada especialista dentro das equipes assuma a responsabilidade pelos resultados obtidos;. A organização por processos exige a existência de lideranças formais em cada equipe, como forma de inibir o surgimento de lideranças informais, que comprometam o alcance dos objetivos pretendidos;. A organização por processos valoriza o trabalho em equipe, a cooperação como forma de transferir a todos o entendimento e a responsabilidade dos processos;.

A visão clássica da administração teve como um dos centros de desenvolvimento o controle. Era preciso controlar as pessoas como forma de garantir que a eficiência necessária fosse alcançada. Sendo este um dos pontos de seu sucesso de ganhos em produtividade, sendo assim o indivíduo passou a exercer um trabalho abstrato desaparecendo as funções sociais e as necessidades humanas e o trabalho tornou-se uma atividade ideologicamente alienante. Surge assim o primeiro paradigma da Administração, que o homem deve ser controlado através da racionalização das tarefas. Já em relação ao controle a gestão de processos defende que: A gestão de processos encara o controle como uma forma de medir os resultados e a qualidade dos processos apontando possíveis correções de rumo, desvinculando-os do controle das pessoas;. O controle deve ocorrer como forma de garantir o respeito a hierarquia dentro da organização;. Na gestão de processo o controle é uma forma necessária de garantir que a hierarquia rígida será respeitada, e as determinações dos superiores cumprida. O controle na gestão de processos é visto como uma forma de separar o joio do trigo, ou seja, os produtivos dos que não querem nada;. Na gestão de processos o controle serve para garantir que os objetivos sejam alcançados inibindo a existência de objetivos pessoais;.

A gestão de pessoas é importante para a execução dos processos porque: I - todos os envolvidos nos processos devem ter a qualificação adequada para sua atividades; II - a remuneração será relacionada ao desempenho dos processos; III - as pessoas devem estar comprometidas com suas atividades; Quais afirmações acima estão corretas?. Somente a III. I, II e III. I e III. Somente a I. Somente a II.

A Metodologia utilizada para o correto Diagnóstico Organizacional, e consequentemente uma melhor gestão dos processos, consiste nas seguintes fases em ordem lógica: Diagnóstico Situcional das Causas, Planejamento e Implentação de mudanças. Diagnóstico Situacional das Causas, Estudo das soluções dos problemas e Planejamento e implementação de mudanças;. Planejamento e implementação de mudanças, Diagnóstico Organizacional, Estudo das soluções dos problemas;. Estudo das soluções dos problemas, Diagnóstico Organizacional e Planejamento e implementação de mudanças;. Planejamento e implementação de mudanças, Estudo das soluções dos problemas, Diagnóstico Organizacional;.

Como podemos hierarquizar os processos: depósito de dados, tarefas, processos, visão. entidade externa, casos de uso, visão, processos. visão, atividades, microprocessos, entidade externa. macroprocesso, processos, atividades, tarefa ou operação. diagrama de contexto, visão, tarefas e processos.

A visão clássica da administração teve como um dos centros de desenvolvimento o controle. Era preciso controlar as pessoas como forma de garantir que a eficiência necessária fosse alcançada. Sendo este um dos pontos de seu sucesso de ganhos em produtividade, sendo assim o indivíduo passou a exercer um trabalho abstrato desaparecendo as funções sociais e as necessidades humanas e o trabalho tornou-se uma atividade ideologicamente alienante. Surge assim o primeiro paradigma da Administração, que o homem deve ser controlado através da racionalização das tarefas. Já em relação ao controle a gestão de processos defende que: A gestão de processos encara o controle como uma forma de medir os resultados e a qualidade dos processos apontando possíveis correções de rumo, desvinculando-os do controle das pessoas;. O controle deve ocorrer como forma de garantir o respeito a hierarquia dentro da organização;. Na gestão de processos o controle serve para garantir que os objetivos sejam alcançados inibindo a existência de objetivos pessoais;. Na gestão de processo o controle é uma forma necessária de garantir que a hierarquia rígida será respeitada, e as determinações dos superiores cumprida. O controle na gestão de processos é visto como uma forma de separar o joio do trigo, ou seja, os produtivos dos que não querem nada;.

Considere as afirmativas abaixo: i. A organização dos processos e sua estruturação lógica por meio da burocracia contribui para sua melhor compreensão. ii. Nas empresas gerenciadas por processos, é importante que haja um esforço maior para que os funcionários sejam mantidos. iii. Um dos fatores importantes para a implantação da Gestão de Processos nas empresas são as pessoas envolvidas. i e ii são falsas e iii é verdadeira. iii é falsa, i e ii são verdadeiras. i é falsa, ii e iii são verdadeiras. i e iii são falsas e ii é verdadeira. ii é falsa, i e iii são verdadeiras.

Abaixo estão listados pequenos conceitos a respeito dos indicadores utilizados na gestão da qualidade. Classifique as alternativas como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F): I. Indicadores da quantidade de produtos ou serviços gerados em um determinado período de tempo, exprimem o critério quantidade de produção e são conhecidos como indicadores de saída ou de volume de produção; II. Um bom exemplo para o indicador que exprime o critério qualidade de produção é: "toneladas por homem-hora"; III. Indicadores da proporção entre a quantidade de produção, que está conforme aos padrões requeridos, e a quantidade total de produção, exprimem o critério qualidade de produção e o exemplo para sua medição seria: se um médico fez 30 diagnósticos errados em 100 pacientes atendidos, ele terá 70% de conformidade; IV. Um bom exemplo para indicadores que exprimem o critério quantidade de produção é: clientes atendidos por semana; V. Indicadores da relação entre as saídas de um processo (bens ou serviços), e os recursos nele utilizados, exprimem o critério produtividade. Assinale a alternativa correta: V, F, F, V, F;. F, V, V, F, F;. V, F, V, V, V;. F, V, F, V, F;. V, F, V, F, V.

A etapa, onde se coleta informações comparativas e identifica as melhores práticas, mediante: o estudo de padrões referenciais de excelência (benchmarking); a identificação de oportunidades de melhoria; a confirmação das metas (intermediárias e finais) de sucesso; e a elaboração do novo mapa do processo, contemplando informações básicas sobre as partes interessadas, a estratégia, as melhores práticas, as causas dos problemas e os recursos disponíveis, corresponde a: Definição de metas de melhoria;. Elaboração dos planos de melhoria;. Solução de problemas;. Definição dos requesitos;. Identificação Inicial.

O treinamento de toda a equipe da organização para lidar com as diversas etapas da Gestão de Processos deve ser estruturado em 4 níveis. O nível de Manutenção do Conhecimento trata de: Garantir o nível mínimo exigido de conhecimento quanto ao novo processo e sistema. Contextualizar a prática do sistema, através da apresentação de novos processos, políticas, procedimentos e conceitos. Simular uma situação real no novo sistema com o suporte de multiplicadores. Otimizar os resultados da avaliação de conformidade. Possibilitar, através de ferramentas de suporte, o reforço do conteúdo aprendido após o treinamento.

O controle dos processo tem o objetivo de informar sobre determinada situação dando indicações se os objetivos estão sendo alcançados ou não, além de alimentar o processo decisório; dessa forma um determinado sistema pode ser avaliado e mantido dentro de um padrão de comportamento desejado. Desta forma, escolha a opção que identifica corretamente aspectos relacionados ao processo de controle: Uma das formas de apresentar informações é por meio de relatórios verbais ou escritos, gráficos e mapas, telas de computador, escalas;. Os componentes ou etapas do controle são: definição de padrões de controle, obtenção de informações, comparação e ação corretiva, e revisão do planejamento;. O controle pode ocorrer em diferentes níveis hierárquicos: estratégico, administrativo/gerencial e operacional;. A função de finanças pode usar como informação para o controle: índices relativos a lucro, retorno do investimento, margem operacional bruta, liquidez. As principais características de um sistema de controle eficaz são: foco estratégico, aceitação, precisão, rapidez, objetividade, ênfase na exceção.

Podemos visualizar um processo utilizando diferentes enfoques quanto a sua amplitude e abrangência. Quando estamos falando de um processo que possui objetivos específicos e se organiza de acordo com linhas funcionais, chamamos o mesmo de. Microprocesso. Subprocesso. Função. Macroprocesso. Sistema.

Report abuse